A Sagrada Família
A Sagrada Família é a lembrança que todos nós precisamos de uma, e que precisamos cuidar e rezar pela nossa e por todas, para que tomem como exemplo a união entre Jesus, Maria e José.

A Sagrada Família é a lembrança que todos nós precisamos de uma, e que precisamos cuidar e rezar pela nossa e por todas, para que tomem como exemplo a união entre Jesus, Maria e José.
O terceiro domingo do Advento é conhecido como o Domingo Gaudete, pela palavra alegrai-vos ou gaudete em latim. A consciência de Deus sempre próximo nos enche da alegria firme e verdadeira.
O dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora nos enche de esperança de sermos, como ela, totalmente de Deus. Buscar em tudo a Vontade de Deus e lutar contra o pecado.
O reinado de Cristo não é deste mundo, mas Ele quer que a nossa vida e as nossas sociedades possam ser caminho para o reinado definitivo de Deus, no fim dos tempos.
Jesus Cristo mostrava aos fariseus a sua incoerência pois não praticavam o que ensinavam. Para que nossas ações sejam retas temos que viver a humildade.
Pertencemos a família dos santos, os do céu, do purgatório e os da terra. Tudo o que fazemos, pela realidade da comunhão entre todos, repercute nesta família.
O mês de novembro nos leva a pensar na vida eterna. As bem-aventuranças são o caminho para o céu e para a felicidade na terra.
O chamado dos apóstolos deve fazer crescer o nosso zelo. Toda a nossa vida pode e deve ser apostolado, para que a Igreja nunca cesse de crescer.
A Deus devemos dar toda a nossa vida. Essa entrega pressupõe também a busca do bem comum, a entrega pelos outros e pela sociedade.
O Senhor nos convida desde já para o seu banquete, especialmente através da comunhão sacramental. Por isso é tão conveniente a confissão frequente dos pecados veniais.
Os anjos foram criados por Deus para nós ajudar a percorrer o caminho da vida. São Rafael é um bom exemplo da ajuda que eles nos prestam.
Quando são Josemaria viu o Opus Dei ajoelhou-se em ação de graças. Sua atitude de agradecimento cresceu ainda mais a partir desta data, que o levou a trabalhar com fidelidade pela Igreja.
Agradar a Deus, meta da nossa vida, é lutar contra o pecado, combater para sermos melhores.
Os espíritos impuros que aparecem no Evangelho impediam as pessoas de falarem. É o símbolo da nossa soberba que nos fecha a voz de Deus. A sinceridade é a forma de expulsar o demônio mudo.
Deus nos deu tudo, com infinita generosidade. Nossas relações com Deus são necessariamente relações de entrega.
A preguiça não é um defeito pequeno, mas a renúncia à própria dignidade. Olhar para a grandeza à qual estamos chamados e procurar fazer a Vontade de Deus são as melhores maneiras de superar esse defeito.
A misericórdia é a característica suprema da caridade. Saber perdoar nos aproxima de Deus e dos outros.
Muitos personagens do Evangelho nos dão um grande exemplo de fé, como o centurião. Crescer na fé.
Como São Pedro, pensamos as coisas dos homens, com uma lógica humana, e não as coisas de Deus. Nossa vida cristã deve nos dar uma nova lógica, a lógica sobrenatural que necessariamente passa pela Cruz.
Muitas vezes Jesus se aproximou das pessoas e disse: coragem! Nem sempre era diante de situações especialmente difíceis, pois para seguir Cristo, viver como pensamos com a luz da fé, é necessário coragem!
Jesus é o bom samaritano da parábola, que termina com essas palavras: vai e faze tu o mesmo. Para vivermos a caridade temos que ser como Cristo.
"Ser contemplativos no meio do mundo" era uma expressão usada por São Josemaria para descrever a pessoa comum que procura viver a santidade. Podemos ter uma vida de profunda relação com Deus, um alto grau de oração, no meio das próprias atividades profissionais, sociais, etc.
"Maria se levantou e partiu apressadamente".
No dia 5 de agosto comemoramos a dedicação da Basílica de Santa Maria Maior. Nossa Senhora quis que fosse construída e, como sinal, fez com que o local ficasse cheio de neve em pleno verão. A neve nos lembra a sua pureza, manifestação do seu amor perfeito.
Aquele que é da verdade escuta a voz de Cristo. Fomentar a sinceridade com os outros e com Deus.
O para um cristão o Evangelho é um sistema de valores que íntegra todos os aspectos da sua existência. Sua vida tem uma unidade que lhe dá força, coerência e credibilidade.
A presença do mal no mundo pode nos inquietar. Contudo toda a doutrina cristã nos dá resposta ao mal e nos leva a esperar o triunfo da bondade do nosso Criador.
A parábola do joio e do trigo nos fala da inevitável presença do mal, da luta pelo bem e da esperança que o mal não prevalecerá.
A parábola de Cristo do semeador, que é autobiográfica, nos ajuda a pensar na nossa correspondência às graças de Deus
A virtude da temperança é essencial para viver segundo o Espírito, como sugere São Paulo na sua Epístola aos Romanos.