00:00:00:00 - 00:00:20:11
Desconhecido
Menopausa tem tratamento natural. Acho que essa pergunta e a pergunta que eu botei para você aí no tema do título da Live e assim vocês. No início do ano eu fiz um help lá no Instagram e falei o que vocês querem? Na dúvida la em 2025? E talvez a pergunta mais comum que todo o mundo me fez foi.
00:00:20:13 - 00:00:44:25
Desconhecido
Menopausa, menopausa, menopausa, menopausa, fala de menopausa, sintomas da menopausa, Tenho calores da menopausa, Então eu estou bolando um monte de programações no dia da venda, ao longo do ano inteiro, inclusive uma aula especial daqui alguns meses em nossa comunidade sobre menopausa, efeitos da menopausa totalmente menopausa, tudo menopausa. E aí, meus amores, eu chamei talvez a culpada disso tudo aqui, que se não fosse essa mulher, ouvi da vida Eu não sei nem se ela existia, né?
00:00:44:27 - 00:01:13:00
Desconhecido
Que é a Laura Pires. Então Laurita, que é uma das pessoas minhas pessoas preferidas do mundo, a gente não se fala já tem um tempinho aqui oficialmente no YouTube e aí a gente vai quebrar esse jejum hoje, agora mesmo. Então, salve, salve família, vida, vida! Projeto no ar! Esse é nosso projeto 800 Episódio 997 na reta final aí para o projeto era 800 número 1000 E hoje a gente vai falar sim dela da menopausa.
00:01:13:06 - 00:01:30:28
Desconhecido
Quer dizer, menopausa tem tratamento natural, tem dicas práticas a respeito da menopausa. De acordo com o Veda, o que você pode fazer sobre a menopausa? Eu não vou encarar esse desafio sozinho. Eu vou falar aqui junto com a Laura que é. Enfim, não vou nem falar que a Laura eu vou deixar a Laura se apresentar, que a Laura um monte de coisas, agora uma potência.
00:01:31:03 - 00:01:48:26
Desconhecido
Então Laura Pires, venha para a Live, Laurita, seja muito bem vindo para o jantar 800 Você sem botox com essa boca de batom natural. Vamos ao vivo. Ela está me ouvindo direitinho? Tá tudo certo aí do teu lado.
00:01:48:28 - 00:02:14:07
Desconhecido
Laura Matheus, eu não te escuto. Eu estou ouvindo, vendo seu lar. E quando você começou a falar, eu parei o negócio no estúdio. A gente se eu estava escutava escutando você, a gente estava se escutando super bem, do nada absoluto. Acho que você tem que sair e entrar de novo. Ensaia de novo, sair, entrar. Beleza. A minha leitura labial tá boa, mas eu não te escuto desde que você entrou.
00:02:14:10 - 00:02:36:04
Desconhecido
Pior é que a gente estava. A gente estava trocando uma ideia aqui durante uns dez minutos antes. Vocês do chat, vocês estão me ouvindo? Todo mundo que está ao vivo tá tranquilo. O som da maravilhosa beleza. A galera do insta está me ouvindo? A galera do YouTube vocês estão ouvindo ou não estão ouvindo? Me dá um ok Zen, porque a Laura tava me ouvindo super bem até agora.
00:02:36:07 - 00:03:03:00
Desconhecido
Você continua não ouvindo o áudio, então deve ter algum problema no teu som. Todo mundo tá ouvindo, então todo mundo ouve bem, você também. Agora vamos voltar então. Talvez voltar agora com. Laura seja muito bem vinda. E assim começa se apresentando pra quem mora dentro duma rocha e nunca ouviu falar de você. Porque a gente é amigo, tipo assim, sei lá, há quase 20 anos, Deve ser.
00:03:03:02 - 00:03:26:07
Desconhecido
Você é talvez uma das grandes, senão a maior culpada pra existência. Dúvida? Verdade. Eu vim pra Índia fazer medicina há 11, quase 12 anos atrás. A gente era amigo e eu lembro de jantar na tua casa e falar pra você Cara, eu vou pra Índia fazer essa parada e aí, tipo assim, tudo começou de lá. Foi você que me chamou pra ir ao Brasil quando eu estava no terceiro ano e falou vai dar palestra, vai ter paciente.
00:03:26:07 - 00:03:45:25
Desconhecido
Eu falei Deus me livre, De jeito nenhum. Então, assim, muito disso aqui é graças a você. Assim, eu honro muito a sua existência. Tem que botar uma foto sua no meu altar assim, acender um incenso para você de manhã e eu acho que a gente vem. O que eu tenho achado muito lindo é que a gente vem evoluindo na nossa amizade e no nosso conhecimento ao longo dessas décadas, né?
00:03:45:26 - 00:04:05:22
Desconhecido
Porque quando a gente se conheceu lá atrás, você era terapeuta ayurveda, depois você fez nutrição. De lá pra cá, você já fez umas 25 pós graduações em coisas diferente. Você vem para a Índia todo ano, Então você tem uma coisa de uma sede de conhecimento. Meio surreal assim, né? E aí você sai das redes sociais, fica com bode e você volta e faz uns conteúdos.
00:04:05:23 - 00:04:27:03
Desconhecido
É muito maneiro aí daqui, então você tem um fluxo que eu acho muito admirável, véu de ficar meio que sentindo o que você está precisando fazer e às vezes te dá uns dois minutos. Você fala cara, cansei dessa parada e vou fazer outra coisa. Aí tu dá um tempo e some aí, porque tu volta. Então você tem tipo o ritmo circadiano de uma estrela cadente.
00:04:27:06 - 00:04:51:28
Desconhecido
Quando você aparece de vez em quando, você some de novo e se apresenta para as pessoas e fala tipo um pouquinho dessa trajetória só para o pessoal saber quem é você. Bom dia pessoal! Muito bom tá aqui. Obrigada pelo convite, Matheus, e obrigada pelas palavras. É até difícil definir. Fazer uma bio. Uma geminiana Íris É isso aí, Tem que escrever Geminiana número um.
00:04:52:00 - 00:05:26:26
Desconhecido
Não entendo muito de astrologia, mais do que o pouco que eu sei. E isso tem milhares e milhares de braços e milhares de possibilidades. É exatamente como você falou observar muito o momento, mas sem perder a base. Então assim, apesar da gente ter essa definições, essa biografia é como você falou, eu comecei um caminho dentro da vida e depois eu fui para a nutrição e aí fui fazendo pós graduação na área da ciência moderna, Nutrição moderna em neuropsiquiatria e Terapia em gerontologia.
00:05:26:28 - 00:05:55:02
Desconhecido
Eu fui buscando esse conhecimento também dentro da ciência moderna e tendo começado lá pelo Ayurveda. E foi quando a gente se conheceu e eu lembro quando você foi a primeira de uma palestra minha lá no Leblon correr com a Renata, né? E aí vocês foram lá na palestra e depois a gente ficou amigo depois dali. Eu lembro o dia que você tava lá decidindo lá em casa, a gente jantando, sentado lá no chão, lá da nossa, da minha sala, e aí você decidindo que ia para a Índia.
00:05:55:02 - 00:06:15:19
Desconhecido
E aí tudo que se passou e você aí está de volta agora em Nagar, que eu não fui de visitar a Índia Me Nagar ainda não. Não sei se eu pretendo ir na casa do clima de John Nagar e depois eu desço para ver você por aqui em outros lugares que tu vier aqui. Laura Eu vou ter que botar você dando uma banheira de óleo de balas vagando, entendeu?
00:06:15:19 - 00:06:51:11
Desconhecido
Para você ficar tranquilo, porque é seco mesmo, não é muito. Imagina então assim, dentro do meu caminho profissional. E hoje eu busco cada vez mais. Estou estudando. Acabei de voltar da Índia, fiquei dois meses aí e voltei. Tem nem não tem nenhum respeito. Duas semanas, basicamente, que eu cheguei em casa depois de dois meses na Índia, aonde eu fui, levei um grupo para passear, levei um grupo para fazer uma semana de experiência dentro de uma clínica de Ayurveda de um de tratamento ayurvédico, mas de autocuidado, de relaxamento.
00:06:51:13 - 00:07:23:00
Desconhecido
E depois eu fui estudar e onde eu fui fazer ambulatório para ver paciente de manhã e depois à tarde eu tive aula para a gente estudar um pouco junto com o pessoal da pós graduação, para estudar um pouco mais de nutrição. Inclusive, depois a gente conversou, eu conheci um colega seu lá, ele era da Nagato, dessa faculdade, ele está fazendo pós lá e aí a gente teve, a gente trocou um pouco lá nas aulas da pós e ele fez uma receita para me ensinar também.
00:07:23:03 - 00:07:56:10
Desconhecido
E tomarem juntos, Enfim. E aí, dentro desse caminho eu venho cada vez me especializando, porque eu voltei para o consultório. Eu tinha parado de atender na pandemia por conta de não queria atender online. Hoje eu atendo presencial e online também. Acabei me rendendo como você fala, eu sempre fui muito resistente para a questão online. Ainda tem os momentos que eu entro na rede social, tem outros que não, mas hoje eu tenho uma prática clínica bem assim.
00:07:56:11 - 00:08:27:07
Desconhecido
Dentro do meu tempo do dia eu tenho me dedicado bastante ao consultório e a maior parte das minhas pacientes ou dos meus pacientes são pessoas que estão buscando melhorar a qualidade de vida. São pessoas na faixa etária de 50, 60, 70, mais. E então a gente tem uma realidade de maior longevidade no mundo e no Brasil. E com isso, esse olhar, esse cuidado tanto de doenças que afetam o sistema nervoso como doenças que afetam o sistema mental e como o processo natural de envelhecimento.
00:08:27:07 - 00:08:51:17
Desconhecido
Como você falou, menopausa é um processo natural que todas nós mulheres vamos passar. O meu foco muito grande em estudo e que eu fui lá discutir muito e conversar muito com os professores no ambulatório e nas aulas é olhar cada vez mais para essa integração entre a ciência moderna, a nutrição moderna e a medicina moderna com o Ayurveda e outros tratamentos naturais.
00:08:51:19 - 00:09:15:28
Desconhecido
Afinal, eu tenho 43 anos, quase 44, então assim, eu estou no climatério, eu estou bem nessa pele. Menopausa eu comecei nos últimos seis meses a sentir a menopausa, essa pré menopausa chegar e aí, mais do que nunca, onde eu já estava engajada nesse cuidado e nesse estudo para as minhas pacientes, para as minhas alunas, mas ainda por uma questão pessoal.
00:09:15:28 - 00:09:39:22
Desconhecido
E aí, quando a gente começa a entender na pele o que é, o que acontece, eu tenho um histórico de vida em relação a isso. Então é por conta de eu ter que cuidar e ter esse cuidado intenso da minha saúde. Há tantos anos que o HIV me ajudou e me ajuda até hoje. Mais ainda. Eu quero entender não só para o meu cuidado, mas para para poder ajudar outras pessoas.
00:09:39:25 - 00:10:05:24
Desconhecido
E isso é muito maravilhoso. Eu acho que a nossa combinação sempre foi muito interessante, porque a gente é muito oposto em muitas coisas. Tipo você é a geminiana, eu sou caprica, eu sou enorme, você é pequena, tem uma foto nossa de, sei lá, dez anos atrás, que as pessoas tipo, ficaram chocadas como você bate na minha cintura quase sempre e você?
00:10:05:24 - 00:10:26:01
Desconhecido
E eu tenho uma estabilidade de saúde muito grande. Você tem uma sensibilidade muito impressionante. Assim você precisa cuidar da sua saúde mesmo com muito cuidado, porque é o que a gente estava brincando antes e antes da gente entrar ao vivo. Eu estava falando cara, lá está de batom. Nunca vi a Laura, acho que de batom. Ela falou Não, não estou de batom.
00:10:26:01 - 00:10:44:08
Desconhecido
Falei Não é possível que não está de batom. Sua boca está tipo vermelha, carnuda. Isso aí, Com certeza um batom. Ela falou Matheus, eu nem tenho batom, nem tenho maquiagem. E aí a gente estava brincando sobre a Laura está falando como ela tem alergia a essas coisas e se foram maquiar ela, ela ficou toda empolada. Então você tem mesmo a sensibilidade, né?
00:10:44:14 - 00:11:09:29
Desconhecido
Tem aquelas histórias clássicas sua de você viajando com forninho elétrico, cozinhando quietinho ali no aeroporto. Você não pode comer comida do meio da rua, então. E eu posso? Tipo, se eu comer no Mac Donald's, não faz diferença nenhuma no meu corpo, Então eu acho que você é um exemplo muito incrível para as mulheres que estudam com você e para suas pacientes, porque você realmente coloca essas coisas todas na prática.
00:11:10:01 - 00:11:32:26
Desconhecido
E aí eu queria te ouvir um pouquinho, porque é verdade. Queria te ouvir muito porque você escreveu um livro também sobre longevidade e o último que você publicou chamado Longevidade. Então você se debruçou bastante sobre esse tema e continua se aprofundando nele. Então eu queria começar a primeira camada dessa live com um pouquinho de o que significa a menopausa e o que significa longevidade.
00:11:32:26 - 00:11:54:21
Desconhecido
Assim, e por que a gente deveria estudar a longevidade? Não é só a gente, tipo relaxar e deixar a vida fluir que vai dar tudo certo no final. Qual a importância disso? Na estrofe? E falando não, não tô de batom e não estou de filtro, porque esse negócio aqui não tem filtro. Porque hoje o pessoal bota esses filtros aí, não tem filtro.
00:11:54:24 - 00:12:21:19
Desconhecido
Foi um puta carma. Acabei de voltar da Índia, fiz um puta carma, tô seguindo tudo bonitinho. Esse pós pode a karma e me cuidando que eu acho que isso é importante. E aí você falou também, né? Das coisas que a gente tem de forma, coisas tem coisas opostas e coisas parecidas e de vivenciar aquilo que a gente estuda, aquilo que a gente busca, aquilo que a gente entende e colocar em prática esse conhecimento no nosso dia a dia.
00:12:21:21 - 00:12:47:13
Desconhecido
E isso faz toda diferença para que a gente possa viver melhor. Então, assim, e aí a gente entende que tem questões de saúde, porque tem outras questões que advêm do nosso cuidado do passado, que fazem com que, por exemplo, você tenha uma saúde mais fragilizada, fragilizada ou uma saúde mais forte e consequentemente, isso vai te gerar um cuidado maior e para outras pessoas não precisa tanto.
00:12:47:13 - 00:13:16:03
Desconhecido
Então assim, dentro desse olhar e olhando e entendendo que a gente tem uma expectativa de vida maior, porque antes é mais de uma expectativa de vida, era 40 anos 40. Então assim, hoje a expectativa de vida é 76, 78 anos. Então a gente entendendo que a gente tem uma expectativa de vida maior, a gente tem condições de saneamento de água em alguns lugares, não no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
00:13:16:03 - 00:13:46:01
Desconhecido
Quando a gente vê esses marcadores em relação demográficos, em relação à expectativa de vida, dependendo da onde a pessoa mora, a expectativa de vida é menor. Simplesmente pela questão, né? Se nós não simplesmente, mas uma questão muito importante, que é a questão do saneamento básico, de acesso à saúde, de acesso à água, de acesso à comida. Isso vai influenciar nessa expectativa de vida e entendendo que a gente tem uma expectativa de vida maior.
00:13:46:01 - 00:14:11:15
Desconhecido
Mesmo nesses lugares onde as condições elas não são das melhores, a expectativa de vida ainda e já é maior do que há 50, 60 anos atrás. E aí a gente precisa ter esse olhar pra essa vida mais longeva. Apesar dos textos herméticos de escreverem que a marca está lá falando. Se você seguir esses ensinamentos, você vai viver 100 anos livre de doenças.
00:14:11:18 - 00:14:35:28
Desconhecido
Mas ao mesmo tempo que a gente vai chegando nesse, nesse olhar, nesse cuidado e nesse e nesse conceito da Ayurveda de que a gente pode viver 100 anos a vida moderna, ao mesmo tempo que ela trouxe facilidades e benefícios pra gente poder chegar aos 100 anos. A gente tem situações que a gente fica exposto, que acaba nos levando pra um outro lado.
00:14:36:00 - 00:15:02:17
Desconhecido
Então, de você ter acesso a um monte de produto ultraprocessados que não existia de você, a gente está, por exemplo, a questão da poluição. Eu voltei da Índia muito, muito abalada com o que está acontecendo em formas positivas na Índia e outras negativas. Porque você deve tá vendo a Índia me Eu não sei, mas a Índia está crescendo a qualquer custo e a qualquer custo.
00:15:02:20 - 00:15:26:29
Desconhecido
Tem tem um impacto muito grande para a saúde pulmonar de todas as pessoas, porque a poluição está horrorosa. Aí também tá horrível, horrível. E é isso. Tem cada quatro prédios, tem um prédio sendo construído, é uma poeirada, é uma sujeira e é o país mais populoso do planeta Terra. Então é 1,4 bilhões de seres humanos que não tem educação, por exemplo, de gestão de resíduos.
00:15:26:29 - 00:16:09:14
Desconhecido
Então é lixo pra todo lado. É um horror completo. As pessoas implicam comigo. Eu falo assim tá vendo? Eles não praticam ayurveda aí não, Eu falo não. Tipo assim não pratica. Quem dera praticassem, mas eles não praticam. Não tem uma farmácia Harvard que em cada esquina não tem, entendeu? Então assim, é isso. Então assim, a questão que existem outros fatores então que influenciam a nossa saúde e é a gente olhando pra essa longevidade, a gente vivendo mais, nós mulheres, com a questão de ter uma longevidade maior, A gente também vai ter um período na menopausa, que é um período onde a gente vai e vai encerrar a menstruação ou um ano.
00:16:09:14 - 00:16:51:05
Desconhecido
A menopausa em si, ela é um diagnóstico, digamos assim. Ela é definida de determinada e quando a mulher fica 12 meses sem menstruar e aí, a partir disso, não tem mais a menstruação. É como uma longevidade maior. A gente provavelmente vai passar a maior parte da nossa vida na menopausa. Então, assim, depois de encerrar a menstruação, então o nosso cuidado ele tem que ser muito maior e o nosso olhar tem que ser muito mais intenso pra nossa saúde, Porque a menopausa é um rito, é uma passagem, Ela é o momento natural e esperado em que a gente vai passar.
00:16:51:11 - 00:17:17:10
Desconhecido
Não é uma doença. Então não dá para pensar qual o tratamento da menopausa, a menopausa. A gente não pode olhar como uma doença porque ela não é uma doença, como todo período de transformação. Quando a gente passou, inclusive, eu escrevi isso lá no meu livro de longevidade. Por que isso? A gente passou pela nossa adolescência e a gente teve uma série de alterações no nosso corpo, crescimento dos pêlos, crescimento da mama.
00:17:17:12 - 00:17:43:27
Desconhecido
Tudo mudou, o odor mudou tudo. O corpo vai mudando. Os os nossos, o nosso, o nosso humor. Então, assim como mudou na adolescência, então assim a gente tinha oscilações de humor. Alguns tinham mais pele oleosa, mais a acne, menos a acne. Então assim, todo mundo passou por esse processo na adolescência, uns de forma mais intensa e outros de forma menos intensa.
00:17:43:27 - 00:18:12:03
Desconhecido
E a gente não encara como uma doença nossa. A gente, a gente escuta as mães falarem eu não tive filho, mas a gente consegue perceber. O Tá na Aborrecência nessa expressão é super comum. E esse humor aí que a gente nunca sabe o que está acontecendo na adolescência. Então acontecem mudanças e a gente entende que isso acontece e que isso vai passar no período de três, quatro, cinco, seis anos.
00:18:12:05 - 00:18:40:06
Desconhecido
E chegamos na vida adulta agora, no período da menopausa. Esse período de pausa, essa premissa no pause, esse momento que antecede esse climatério que pode durar dez anos antes da menopausa, ele vai trazer alterações, porque nós teremos alterações hormonais no envelhecimento muito mais do que vocês homens. A gente já tem alteração hormonal todo mês, então assim, lidar com as mulheres, entender essas diferenças é importante.
00:18:40:12 - 00:19:03:26
Desconhecido
Você como homem, você consegue perceber, mesmo você não tendo essas alterações hormonais, suas, mas você lida, convive com mulheres, não total. E assim eu falo isso sempre que tenho live com mulheres com genéricos e tal e tal. Eu acho que a gente que é homem também tem essas oscilações. Não, não as mesmas, obviamente. Não num grau tão elevado.
00:19:03:28 - 00:19:24:02
Desconhecido
Mas eu percebo que a minha, o meu corpo, ele muda na lua cheia. Pra lua nova, por exemplo, eu tenho alterações, Elas são mais suaves, sem dúvida nenhuma. E aí você fez um comentário que eu acho muito interessante. Se você pensa numa Europa medieval que as pessoas viviam 40 anos, uma mulher, ela podia viver a vida inteira e nunca entrar na menopausa.
00:19:24:04 - 00:19:45:16
Desconhecido
E aí, a medida que a gente vai ganhando longevidade na nossa sociedade, se você tinha uma expectativa de 50 anos e a mulher entra na menopausa com 45, ela teve cinco anos de menopausa. Mas quando você fala de uma mulher que tem 100 anos de idade, 110 anos de idade e que entrou na menopausa aos 50, ela efetivamente passou ou tem o potencial de passar a maior parte da vida nessa fase.
00:19:45:18 - 00:20:07:10
Desconhecido
E eu acho que a gente olhava muito para a menopausa e como o final da vida da mulher, muito por causa dessa perspectiva de longevidade europeia de 1000 anos atrás, se pensava que a mulher entrou na menopausa, agora ela é uma vovó neta do tipo assim é. A realidade de hoje em dia é completamente diferente disso. Então, a menopausa não é mais o final da vida da mulher.
00:20:07:10 - 00:20:28:18
Desconhecido
Muitas vezes é o meio. Muitas vezes é o primeiro quarto e último assim que a gente faz, porque você precisa passar por esse processo. Acho que a sua analogia da adolescência é maravilhosa, porque você não passa pela adolescência, pensa que a vida acabou. É uma segunda fase da vida. Você passa pelo não, pela menopausa e uma terceira fase da vida.
00:20:28:20 - 00:21:02:22
Desconhecido
Mas e aí, Laurita, Do tipo eu quero tirar dicas práticas para as pessoas nessa live, não só para elas entenderem a importância disso, mas para elas poderem aplicar. Então, acho que a primeira coisa que eu queria te perguntar dentro desse contexto é o quanto você acha que a gente pode efetivamente fazer. Que eu, conversando com a minha mãe, ela passou mais tranquila pela menopausa e ela sempre falava que ela acha que tem um elemento meio genético assim, porque a minha avó passou bem tranquila pela menopausa também.
00:21:02:24 - 00:21:28:26
Desconhecido
Então parece que vocês também carregam uma informação genética, familiar, mas talvez tenham elementos de você passar melhor ou pior por isso, de acordo como como você vive a sua vida? Você nutre a tua alimentação, por exemplo? Ela pode afetar isso para melhor ou para pior? E você como nutricionista? Quando você vê pacientes de menopausa na clínica, o que você mais mexe nessas pessoas?
00:21:28:26 - 00:21:45:29
Desconhecido
Quer dizer, quais são as dicas que você se vê dando o tempo inteiro para pacientes que estão peri ou que estão sofrendo de calores? Tem que tem alguma coisa que vocês podem fazer, tem dicas que a gente pode dar. É tipo assim segura na mão de Deus e vai. E não tem muita coisa que que pode, que se pode fazer, né?
00:21:46:00 - 00:22:18:04
Desconhecido
Então assim é importante. Primeiro ter acompanhamento de um médico, né? Porque é importante fazer essa checagem de como que estamos e como que estamos, esses hormônios, como é que está essa alteração. Assim, principalmente quando você começa a sentir alterações. Então, antes simplesmente as alterações de humor, de irritabilidade ou de uma sensação mais depressiva eram simplesmente encaradas como problemas emocionais e toma remédio para tratar os distúrbios emocionais.
00:22:18:07 - 00:22:45:06
Desconhecido
E não se olhava da forma como se deveria olhar e não se falava e tinha todo um tabu em relação a menopausa, como você mesmo falou. Ah, vai passar só cinco anos, a mulher chegou na menopausa, ela já é vovó e hoje não. Essa realidade hoje se fala mais. Hoje no Instagram, por exemplo, tem centenas de perfis no Instagram de mulheres compartilhando o que acontece com elas na menopausa, inclusive para poder dividir, para poder acolher e para poder se ajudar.
00:22:45:13 - 00:23:15:20
Desconhecido
Porque isso a gente está chegando no climatério, numa menopausa, já na menopausa, aonde a gente tem uma vida ativa em todos os sentidos, em termos de trabalho, em termos de cuidar de casa, em termos de relação sexual, de tudo diferente de uma mulher de 40 anos, um há muitos anos atrás. Então, com isso a gente tem outras questões para a gente poder lidar, para a gente conversar e que a gente pode manejar e que a gente pode olhar para a nossa rotina.
00:23:15:27 - 00:23:44:02
Desconhecido
De que forma a gente pode melhorar essa passagem, De que forma que a gente pode passar por esse climatério e por essa menopausa com menos sintomas ou manejando? Mas voltando o que eu falei lá, sem encarar como uma doença, sem encarar como eu preciso tomar remédio, eu preciso fazer reposição hormonal imediato. Isso não é uma questão que você vai decidir sozinho.
00:23:44:08 - 00:24:17:17
Desconhecido
Isso é, inclusive uma questão que você precisa ter um acompanhamento médico para você fazer os exames. Em relação ao histórico familiar de câncer familiar, Sim, se não, ou o seu histórico pessoal em relação quando esse climatério está chegando, quando essa menopausa chegou ou vai chegar outros marcadores muito importantes que essa mulher ela precisa olhar, que é como essas mudanças hormonais da menopausa, o nosso tecido ósseo e o nosso tecido muscular.
00:24:17:17 - 00:24:51:16
Desconhecido
Eles são extremamente impactados e principalmente o tecido ósseo, a osteopenia e a osteoporose são questões muito importantes que a gente precisa olhar, porque a perda óssea ela é. Ela acontece de forma natural, tanto para vocês, homens como para nós mulheres. Mas ela fica mais acentuada nas mulheres por uma questão da diminuição de estrogênio. Então, na mudança hormonal que acontece, estrogênio, progesterona e toda essa alteração nesses hormônios vai fazer alteração então no nosso tecido ósseo e essa perda óssea?
00:24:51:16 - 00:25:19:26
Desconhecido
Ela é silenciosa, né? Então assim, se não está ali, não é igual. Você também está sentindo calor. Se ela está sentindo mudança de humor ou de elusiva, os outros estão percebendo e ela quer uma solução rápida, imediata e um chá para poder aliviar ou fitoterápico. Então tem questões mais silenciosas como essa companhia, que é uma perda também muscular, que acontece no processo de envelhecimento, que é natural do processo de envelhecimento, a perda muscular.
00:25:19:26 - 00:25:47:22
Desconhecido
Mas ela se acentua na questão da menopausa. E aí a gente precisa olhar para esses dois pontos mais silenciosos, digamos assim, e fundamentais, que podem comprometer a nossa qualidade de vida Aos 70, aos 80, Agachar, pegar as coisas, então ter mais autonomia. Então, se tem uma dica, se eu posso dar uma orientação que eu digo eu já postei isso várias vezes nas minhas redes sociais.
00:25:47:23 - 00:26:20:08
Desconhecido
Eu falo que é inegociável para as mulheres que estão no climatério ou já chegaram na menopausa. É atividade física, é movimentar o corpo. Não tem jeito, o tecido ósseo. Não adianta você se entupir de alimentos ricos em cálcio. Você suplementar cálcio se você não fizer atividade física regular e não tomar sol adequadamente, Então isso é inegociável, porque a gente precisa comer bem.
00:26:20:11 - 00:26:53:28
Desconhecido
A gente precisa ter bons hábitos. Dormir bem é fundamental, mas a atividade física, ela é importantíssima. O xará que ele já fala para você ter firmeza no corpo, para você poder realizar o seu trabalho. Para você ter uma boa digestão, você precisa fazer o movimento. Você precisa movimentar o corpo. Então, essa é a minha orientação número um. É indispensável para você, mulher que está pensando na sua longevidade e está aí no climatério ou já chegou na menopausa.
00:26:54:01 - 00:27:14:11
Desconhecido
Número um. Cara maravilhoso. Eu acho que eu volto você falando assim. Eu me lembro da gente sentado lá naquele Marapendi, na primeira palestra que a gente deu junto. Foi a primeira, a primeira vez que eu abri a boca para falar em público sobre a Ayurveda, que eu falei sobre esse troço dos quatro pilares da saúde, sobre a. É sobre movimento.
00:27:14:13 - 00:27:32:15
Desconhecido
E como aqui na Índia também não é comum, como eles mesmos não são bons e não praticam esse troço. E eu fico entrando em conflito aqui com os meus professores e com os outros alunos que eles não sabem nem de escada ou a faculdade. Assim, senha. Todo mundo entra no elevador e eu falo gente, vocês não estão fazendo aplicar o Ayurveda, tá ligado?
00:27:32:15 - 00:27:52:28
Desconhecido
Você tem o PhD em Ayurveda e não aplica o Ayurveda. Não adianta só ler o livro sem viver esse troço. E é impressionante como eu estou vendo cada vez mais matérias e livros e tal falando sobre a longevidade, o segredo da longevidade e a atividade física, que não é segredo nenhum, mas todo mundo repetindo esse troço o tempo inteiro.
00:27:52:28 - 00:28:14:05
Desconhecido
Então é excelente você ter levantado essa bola. E aí eu acho que eu quero entrar na tua área mesmo, de especialidade em termos de alimentação. Laurita É até suplementação. O que você tem visto nas pós que você está fazendo? O que que é mito, por exemplo, que você vê o tempo inteiro e você fica tendo que repetir para as pessoas, sabe?
00:28:14:05 - 00:28:36:18
Desconhecido
De fato tá, todo mundo tem que tomar coenzima Q10 ou magnésio ou sei lá, e chia, sabe? Tem sempre umas loucuras e ou é ou é. Pelo contrário, tem alguma coisa que você se pega prescrevendo muito, tipo em termos de alimentação ou de suplementação. Eu acho que vou fazer um parêntese antes de ouvir a resposta, que é obviamente o que eu falava aqui não é uma consulta médica.
00:28:36:18 - 00:28:58:08
Desconhecido
Se você precisar de orientação específica e todo mundo precisa de orientação específica, sei lá, aproveita que a Laura tem uma agenda aberta que daqui a 3/2 já tá mais aberta e marca uma consulta e vai lá na nutri e vê o que está precisando fazer. Mas eu estou querendo mais assim, em termos gerais, o que você está o tempo inteiro desbancando e o que você sente que você tá o tempo inteiro prescrevendo.
00:28:58:10 - 00:29:25:16
Desconhecido
Antes disso? O que mais eu vejo assim, dentro das perguntas de caixinha de O pouquíssimo que eu faço e do que chega também no consultório e eu quero, Eu vim aqui porque eu quero uma consulta nutricional e de Ayurveda, porque eu não quero usar tratamento alopático e eu quero tratamento pra substituir a terapia natural natural pra substituir a terapia de reposição hormonal.
00:29:25:18 - 00:30:03:05
Desconhecido
Não existe tratamento ayurvédico que substitui a terapia de reposição hormonal. Isso não existe. O olhar e a forma como o Ayurveda trata Encare, cuida dessa mulher no climatério, na menopausa é diferente de como age a terapia de reposição hormonal e a terapia de reposição hormonal. Ela vai sim indicar individualmente isso. Vai ter uma conversa, inclusive dentro de uma consulta nutricional, observando quais são os fatores que essa mulher tem de histórico de saúde, de questão de como que alimentação e de outras doenças associadas.
00:30:03:12 - 00:30:32:00
Desconhecido
Se, por exemplo, na sua vida que não seja, por exemplo, doenças cardiovasculares que ela tende a piorar ou as mulheres quando a gente entra no climatério, na menopausa em si, o risco cardiovascular ele aumenta. Então, esse cuidado com a alimentação, esse cuidado com a rotina para cuidar do coração, para se cuidar do sistema cardiovascular é extremamente importante. Associado, por exemplo, a diabetes, a pressão, a alta, doenças autoimunes, doenças neurológicas.
00:30:32:03 - 00:31:03:21
Desconhecido
Então tudo isso vai influenciar na decisão de quando começar uma terapia de reposição hormonal ou de não fazer. Em que casos você pode fazer que você não pode fazer e às vezes as pacientes elas falam eu não vou fazer em hipótese alguma. E aí a fitoterapia? Tenho que fazer a fitoterapia. Ela tem muito a ajudar. O Veda tem ervas, por exemplo, que utiliza pra ajudar nesse processo do climatério e da menopausa, mas não é uma substituição.
00:31:03:28 - 00:31:41:02
Desconhecido
Você em casos você vai usar as ervas como um coadjuvante da terapia de reposição hormonal ou para empurrar um pouco mais o início dessa terapia de reposição hormonal, caso essa mulher tenha começado uma menopausa aos 42, aos 43, aos 44 anos, então isso é muito individualizado. Isso cada vez mais as pessoas tem que olhar e não dá pra ficar na dica de do Instagram que todo mundo tem que tomar coenzima, que todo mundo tem que tomar ômega, que todo mundo tem que tomar, mas toma shake de proteína porque você está no climatério, na menopausa e você tem que fazer isso.
00:31:41:02 - 00:32:09:17
Desconhecido
Não é muito individual, A gente entende que a perda óssea e a perda muscular ela é mais acentuada, os calores incomodam e incomodam muito e a gente pode sim, com a alimentação em conflito, terapia, ajudar. Existem inclusive alguns fitoterápicos que são autorizados no Brasil para uso no climatério e na menopausa, mas que são de prescrição exclusivamente médica. Como assume se fuga, assume se fuga.
00:32:09:17 - 00:32:50:14
Desconhecido
Ela é leão fitoterápico. Muito bom no no cuidado, como por exemplo os calores da menopausa, que é algo que incomoda demais as mulheres pelas ondas de calor, os fogachos na madrugada e durante o dia. E aí no seu médico ele vai lá fazer a sua prescrição deste fitoterápico analisando todas as questões. Então existem fitoterápicos, como por exemplo o glicina e Max, por exemplo, como a soja que também tem essa ação nos receptores de estrogênio e ele vai atuar como se fosse um hormônio e ele também tem um impacto positivo na saúde da mulher neste momento de climatério e menopausa.
00:32:50:16 - 00:33:21:09
Desconhecido
A fitoterapia. Existem muitos fisioterapeutas no Brasil e muitos médicos também especialistas em fitoterapia, nutricionistas também fisioterapeutas que se especializar em fitoterapia e que a gente pode fazer as prescrições de alguns fitoterápicos, por exemplo. Assim, se fuga, que é só de prescrição médica que podem auxiliar. Mas na rotina do dia a dia, por exemplo, eu, dentro de uma experiência pessoal com Ayurveda, eu uso o Ayurveda de forma intensa na minha vida.
00:33:21:11 - 00:33:48:17
Desconhecido
E o Ayurveda entende que não são só mudanças na alimentação e o uso da fitoterapia. O Alfredo entende que uma terapia de Pancha Karma, uma terapia de Shodan, uma terapia de purificação, como é chamada na vida. Ela é muito importante para a mulher passar nesse período do climatério, ele perto da menopausa, para a gente poder limpar os tecidos Mateus e fortalecer esse corpo para esse novo momento aí da menopausa.
00:33:48:24 - 00:34:13:22
Desconhecido
E aí ter a decisão dessas ervas, desses componentes. Por exemplo, eu acabei de voltar da Índia, fiz o meu pai tinha carma e o meu Pitta está mais agravado. Tem tido uma tendência de maior agravamento. E com esse climatério, com essa peri menopausa, minha menopausa chegando aí, quem sabe em um, dois, três anos a gente e esse aumento de Pitta.
00:34:13:29 - 00:34:34:15
Desconhecido
Ele pode comprometer a minha saúde de todo o meu histórico passado de saúde e esse cuidado maior de ter que fazer, por exemplo, um pode a carma de ter que ter um cuidado maior e trazer as ervas para usar. Da mesma forma. Eu Eu faço o uso concomitante, por exemplo, de suplementos, se eu precisar de suplementos modernos, porque a gente também.
00:34:34:16 - 00:34:58:09
Desconhecido
Eu entendo que dentro da suplementação, como por exemplo óleo de prímula, já tem boas evidências que ele também pode ajudar as mulheres nesse momento do climatério em alguns casos. E a coenzima vai ser importante para essa mulher, mas é tudo muito individualizado. Ervas como por exemplo a sálvia. A sálvia é uma das ervas que eu gosto muito que ela tem um bastante.
00:34:58:11 - 00:35:36:23
Desconhecido
Já tem também algumas evidências científicas e ela mostra o seu benefício para as mulheres com fogachos, com calores. Então a gente pode usar tanto o extrato da sálvia que aí você vai para um prescritor para poder fazer a prescrição do extrato mais na rotina, nos chás, na sua rotina também pode acontecer. Então você pode botar sálvia na comida, você pode fazer uma infusão com sálvia para poder te ajudar e, claro, aumentar o consumo daqueles alimentos que tem uma ação positiva no seu sistema, cuidando do seu intestino, cuidando do seu coração e cuidando do seu cérebro, cuidando de tudo.
00:35:36:23 - 00:36:06:20
Desconhecido
Mas se você quiser especializar que as pessoas gostam, que é fundamental intestino, coração e cérebro, vamos lá. Sim, total! Nossa, você falou tantas coisas importantes, Eu queria desempacotar um pouquinho para mesmo quem não estuda Ayurveda ficar na mesma página que a gente. Então, primeiro você comentou sobre a tua volta para o Brasil e essa sensação de Pitta mais agravado pra galera que estuda Ayurveda, eu acho que vale a pena observar.
00:36:06:21 - 00:36:30:21
Desconhecido
Nem a Laura. Ela estava aqui na Índia, numa estação do ano que é mais fresca, até no sul da Índia. É uma estação mais fresca e agora janeiro no Rio de Janeiro. A Laura tem esse sotaque maravilhoso, mas mora no Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro é um lugar quente em janeiro, é úmido pra caramba, então esse calor e umidade eles são tudo o que você precisa para o Pitta da pessoa explodir mesmo.
00:36:30:21 - 00:36:56:28
Desconhecido
Fisiologicamente, isso já aconteceria no Rio de Janeiro. E aí, depois de um carma, você fica ainda mais suscetível, mais sensível, né? Outra coisa que a Laurita falou que eu acho que vale a pena desempacotar para vocês é essa ideia do que que é um Pancha Karma nessa palavra que as pessoas que estão aí, o valor vem muito aí, que tem uma atração, que tem uma gravidade na direção do puxa karma.
00:36:57:00 - 00:37:16:18
Desconhecido
A gente fala Eu tô dando aula agora na nossa formação de kite kits de terapêutica ayurvédica, então tem três tratamentos básicos na três maneiras de olhar para eu ver. Eu fiz um, li uns outro dia sobre isso também rapidinho. Então, só para vocês saberem, a primeira coisa que a gente faz com qualquer tratamento, o VEDA, é tentar eliminar a causa do problema.
00:37:16:20 - 00:37:48:04
Desconhecido
Então, se a pessoa naquela hora estava falando anteriormente sobre você, quer fortalecer os seus ossos? Você quer melhorar a questão do saco? Opinião E aí você precisa fazer atividade física ou sedentarismo. Ele está na base desse desses dois problemas. Então a gente precisa primeiro eliminar a causa do problema. Não adianta você ficar. Laurita falou isso muito bem, se entupindo de suplementação de cálcio, vitamina D e K2 e se não levanta a bunda do sofá, então, sem fazer atividade física é o primeiro passo sem eliminar a causa do problema.
00:37:48:07 - 00:38:07:03
Desconhecido
A segunda terapia que a gente faz no vida ser uma vida a vida no meio do segundo passo para a terapia é chamada tickets. A gente, a gente diz, é apaziguar o desequilíbrio. Então a Laura estava comentando você tem calor? E hoje você e umas pessoas estavam falando aqui nos comentários. Laurita o como tudo que eu como estufa.
00:38:07:06 - 00:38:30:17
Desconhecido
Então, por exemplo, a digestão fica desequilibrada, problemas de sono a pessoa fica mais insone, acorda muito durante a noite, dificuldade pra pegar no sono. Todos esses problemas são desequilíbrios, A gente chama de nos doshas da pessoa. E aí a gente pode entrar com terapias, com alimentação, com as plantinhas ou com terapêutica diferente, olhar, ação e tudo mais pra apaziguar esses doshas agravados.
00:38:30:17 - 00:38:51:17
Desconhecido
Então, toda vez que você pega uma pessoa aí e dá, por exemplo, o óleo de prímula, como ela exemplificou, o que a gente está fazendo chama na etiqueta que chama se está tentando apaziguar os doshas, os desequilíbrios que essa pessoa tem na hora que você dá uma chuva ganda, um chato árvore que são essas plantinhas super famosas usadas muito na menopausa ou então folha de amora, essas coisas.
00:38:51:23 - 00:39:11:11
Desconhecido
Você está fazendo o chá uma noite aqui só tentando apaziguar os doshas. E aí o terceiro passo na terapêutica ayurvédica a gente chama de show da Jequiti, que é pegar esse desequilíbrio e tentar expurgar ele da pessoa. É o que hoje em dia a gente chama comumente de detox. Fazer uma desintoxicação, você pegar o que está desequilibrado e botar pra fora.
00:39:11:13 - 00:39:40:27
Desconhecido
E isso é feito por cinco terapias básicas. É o número cinco em sânscrito chama punch e a palavra terapias ações chama karma. Então a gente tem essa palavra que chama Pancha Karma, que são essas cinco terapias básicas que podem ser feitas. Isso demora mais ou menos 21 dias, no mínimo. Na verdade, eu já fiz a cama de dois meses com paciente, mas no mínimo a gente gosta de fazer umas três semanas para conseguir fazer um karma bem feito antes, durante e depois.
00:39:40:29 - 00:40:02:23
Desconhecido
Então quando a Lola falou eu fui pra Índia para fazer um post a Karma. O que ela está dizendo para você que é um pouco mais leiga, é isso. Ela veio pra Índia e ficou. Quantos dias se ficou Laurita para fazer o seu para fazer o dessa vez e 21 dias porque nem precisava tanto. Eu fiquei duas semanas, só não fiz muita coisa, mas duas semanas já deu para resolver legal.
00:40:02:23 - 00:40:24:17
Desconhecido
Normalmente você ou você ficava um pouquinho mais de tempo ou você sempre fica menos, né? Geralmente depende. Às vezes eu ficava 21, 28 dias, que é o máximo no máximo, Mas assim, para ficar internada já fiquei mais do que 28 aguentando ainda mais brasileiro gringo no máximo um mês ninguém aguenta mais assim. Depende da sua condição de saúde, né?
00:40:24:19 - 00:40:49:19
Desconhecido
Quando você está doente mesmo e aí você vai ficar sem precisar ficar uns dois meses e vai ficar. Mas como eu não tinha nenhuma questão urgente, nenhuma questão grave e eu estava, eu fui buscar mesmo, pois tinha karma pra esse olhar mesmo, desse cuidado, desse climatério e da menopausa. Daí em duas semanas já foi suficiente para poder fazer esse tratamento.
00:40:49:22 - 00:41:28:09
Desconhecido
E até porque assim, mesmo eu tendo viajado antes e tal, eu estava estudando antes em Puna, eu estava cuidando da alimentação, eu estava fazendo meu exercício, então assim e é isso, eu estava lá mantendo aquilo, estou fazendo musculação, então eu não fazia lá, lá no lá na faculdade, aonde eu estava, no hostel de estudantes, tinha uma academia. Então assim eu ia fazer meus exercícios todos os dias, caminhava de manhã, então essa manutenção e esse cuidado, ele também é importante, porque não adianta você só ir fazer um pot karma e se você não faz o seu cuidado no dia a dia.
00:41:28:09 - 00:41:55:18
Desconhecido
Isso é só, digamos assim, a cereja do bolo. Porque aí também, porque se você faz um tratamento como esse e você volta para sua casa e você não muda os seus hábitos, isso pode inclusive piorar a sua saúde, porque você vai se debilitar, você vai se enfraquecer e aí, se você não se fortalecer e você não voltar pra rotina, se bota dinheiro fora, você gastou tempo, você perdeu uma oportunidade incrível e você não vai colher os benefícios.
00:41:55:18 - 00:42:19:24
Desconhecido
Então é um conjunto, né? Então assim, você pacifica você pura quando você precisa. Mas você tem que ter a manutenção daquele dia na cara, da rotina, de hábitos, do dia a dia que é fundamental para a longevidade e para a mulher no climatério e na menopausa, que principalmente aquela que está tendo mais sintomatologia. Ela precisa dessa mudança hormonal.
00:42:20:02 - 00:42:43:05
Desconhecido
Ela precisa efetivamente ter esse olhar que tem que mudar alguns hábitos. Eu entendo que é difícil, eu entendo que não é fácil, que tem outras questões, que tem filho, tem família, tem trabalho, tem uma série de questões que a gente né, do dia a dia, que a gente não tem como, qual é a rotina ideal, Mas qual é a rotina possível agora?
00:42:43:12 - 00:43:12:11
Desconhecido
Mas também não é só pra ficar na rotina possível agora, sem almejar chegar próximo da rotina ideal e ficar querendo só adaptar esses essas orientações para o que você tem hoje. Porque o que tem hoje de sintomatologia que pode estar sendo pior, pode ter a ver com a qualidade da sua, da sua rotina, dos seus hábitos, da sua alimentação que não está adequada, que você não está comendo fruta, que você não está bebendo água.
00:43:12:13 - 00:43:33:28
Desconhecido
Então quando você perguntou lá, eu achei massa isso, fez um post recentemente que foi tipo de simplicidade. Laurita Tipo, galera, vai beber água se eu vou? Então vocês ficam me pedindo um monte de dica aí querendo saber qual é o segredo do alto da montanha do Everest, vai beber água? Vocês não bebem? Ninguém bebe água direito porque isso é uma.
00:43:33:29 - 00:43:57:12
Desconhecido
Quando você perguntou ali no consultório o que você mais prescreve beber água, Entendeu? Cuidar da água? Porque se você não bebe água, se você não bebe a quantidade de água, o intestino não vai funcionar bem. Se você está, por exemplo, no climatério, se você está na menopausa e está sentindo calor, você vai transpirar mais, você vai perder mais líquido e você precisa beber mais água, não tem jeito.
00:43:57:18 - 00:44:36:24
Desconhecido
Então, assim, a negligência da água, por exemplo, vai te dar indisposição, vai dizer ah, eu tô com fadiga. Então às vezes a pessoa fala ah, é, de manhã, eu fico tão fadigados, me sinto indisposto pra poder fazer alguma coisa, Eu não tenho energia. E aí a falta de energia pode ser falta de água, entendeu? É porque você não está hidratando, Então antes de você usar esta terapia, antes de você usar um suplemento pra poder aumentar a sua capacidade, antes de você tomar uma maca peruana, por exemplo, que é boa, Mas antes de você tomar uma maca peruana, você bebe água.
00:44:36:27 - 00:45:02:17
Desconhecido
Sabe porque isso é fundamental? E é isso, é a simplicidade. Isso é uma coisa que a gente já conversou lá atrás, quando a gente fazia bastante água, que estava em curso junto, que é a base da base que você continua falando, isso é a base. A base Benfeita vai nos ajudar a passar por essas. Essas mudanças que acontecem de forma natural na nossa vida, mas que podem ser mais intensas porque às vezes a turbulência é maior, entendeu?
00:45:02:17 - 00:45:34:09
Desconhecido
Não tem jeito. E aí é o que você pode fazer. Primeira coisa você vai beber água, você vai fazer atividade física e tem que aumentar o consumo de frutas. Aí na Índia, por exemplo, as pessoas comem pouca fruta, né? Tem tratamento ayurvédico, principalmente. Sabe que aqui em gold barato eu acho que isso é diferente. Tem muita loja de fruta e as pessoas tem esse hábito de tomar suco, de comprar fruta, tem fruta pra todo lado, mas quando vou para o sul da Índia é muito menos do comum do que aqui em cima.
00:45:34:12 - 00:45:57:07
Desconhecido
Um negócio que eu queria fazer. Um parêntese você está falando da hidratação. É impressionante como é lindo o conhecimento do Ayurveda, né? A gente fala a transição para a pessoa, para a terceira fase da vida é uma transição para uma predominância natural de vata dosha no organismo. E qual é a primeira característica aqui? Por exemplo, o Daime. Os clássicos do Ayurveda atribuem ao vata.
00:45:57:07 - 00:46:22:03
Desconhecido
Dosha é a característica da secura. Então as mulheres reclamam de ressecamento, por exemplo. É um dos sintomas que são muito comuns da pele menopausa, menopausa, ressecamento vaginal, por exemplo, ressecamento das mucosas De forma geral, é só uma característica que a gente fala muito no Ayurveda, que é derivada de uma predominância fisiológica. De fato, dosha, às vezes patológica. Então a hidratação é a única ação que a gente ainda nem tocou na operação.
00:46:22:06 - 00:46:57:14
Desconhecido
Mas eu quero abrir um para no finalzinho, a gente encaminhando para os 15 minutos finais de live, para a gente falar daqui a pouquinho sobre o óleo ação e a hidratação e a operação. Elas são fundamentais para a gente fazer as três terapias básicas de eliminar a causa do problema apaziguar os doshas, eliminar os doshas. Olá, eu queria que você falasse um pouquinho sobre o negócio de puxa carma que a gente começou a falar e eu tenho certeza que muitas pessoas vão ter curiosidade, porque na hora que você fala, as pessoas querem fazer, depois você sabe que você gera moda, né?
00:46:57:17 - 00:47:18:26
Desconhecido
Então, a Laura foi muito paciente, muito aluno fala assim porque a Laura as pessoas sabem tudo da sua vida, que quando a Laura voltou da Índia ela comia. Eu não sei o que eu não sei lá, eu falo como é que tu sabe o Leo? Ela não li o livro e eu vi que ela fazia isso. Eu também tenho que fazer que nem a Laura, porque eu não vou fazer que nem a Laura, porque a Laura vive comendo quietinha e eu não quero ficar.
00:47:18:29 - 00:47:44:06
Desconhecido
Então hoje, Pessoa, você fala que fez o negócio aqui, todo mundo quer fazer também. Então tu falou tu vai para Índia todo ano fazer carro. Eu tenho certeza que vou me mandar 250 e-mails. Como é que eu faço para índio? Qual é o hospital que a Laura vai? Então me leva pra ir. Exato. E como eu estou aqui agora, fazendo mestrado nos próximos três anos, eu vou começar a receber grupos pra fazer ponte a Karma numa clínica de confiança que com a minha, com o meu acompanhamento.
00:47:44:06 - 00:48:12:19
Desconhecido
Observação Eu tenho certeza que as pessoas estão ouriçadas com esse negócio. Então assim a gente falou sobre eliminar a causa do problema. A gente falou sobre algumas medidas para você dar uma apaziguada e preocupações que a gente tem que ter. E como o. A pergunta fundamental é a menopausa tem mesmo tratamento natural? E eu acho que você fez uma observação muito importante sobre a reposição não ser uma não é ayurvédica e o Ayurveda não substitui a reposição.
00:48:12:21 - 00:48:32:19
Desconhecido
Eu acho que você tira um estigma muito grande porque tem uma galera que é natureba como você e como eu é que acha que não pode fazer reposição de reposição. Proibido. E eu faço livros e mais livros com ginecologistas falando de repente reposição é pra você. A gente não tem nada contra reposição, reposição não é proibido, reposição não é um pecado.
00:48:32:21 - 00:48:53:21
Desconhecido
Só que tem caminhos diferentes. Se você por algum motivo não puder fazer reposição, não quiser fazer reposição. O Ayurveda tem uma série de perspectivas mais naturais entre aspas, e uma delas é essa sequência de melhorar a tua alimentação, estilo de vida, beber mais água, dar. E se no final das contas você precisar, tá lá essa negócio durante a Karma te esperando.
00:48:53:27 - 00:49:20:16
Desconhecido
Então sim, há um pouquinho em 21 dias, em 28 dias nesse seu histórico de 20 anos vindo pra gente fazer praticar, dar uma pincelada minha para as pessoas dizem que é Pancha Karmas e massagem e fica você vai no paz de 1 R$. Você bota um sari, você pode, você pode ir, Você pode fazer isso tudo antes, depois você não pode pensar em fazer nenhum passeio.
00:49:20:16 - 00:49:44:19
Desconhecido
Já para começar a história, Se você quer aproveitar a sua vida, propõe te a Karma. Você faça antes, pois a Karma não é um spa de fazer a karma, não é você ir para a Índia e você ficar lá num lugar, recebendo massagem, ficando, fazendo só a meditação. Ficar no lugar pode ser que a Índia Nagar você o lugar que você vai levar as pessoas possa ser mais tranquilo, menos barulhento.
00:49:44:21 - 00:50:15:25
Desconhecido
Mas quando você vai para a Índia pelo menos todos os lugares que eu já fui e você entende o que é, você tem a total realidade do que é meditar de verdade na vida, no que é o universo, no que é o planeta. Porque você não vai encontrar. Pode até encontrar em Rishikesh, Haridwar e algum lugar num lugar mais silencioso, com o incenso nos mantras, na maior tranquilidade aonde você vai sentar.
00:50:15:25 - 00:50:40:12
Desconhecido
Ali você vai meditar no silêncio, na tranquilidade. A Índia te traz pra trás e fazer botar a meditação na vida mesmo. E o que é essa prática do silêncio no lugar silencioso? É para te preparar, inclusive para você passear na Índia, você vivenciar a Índia porque tem barulho o tempo todo, tem. Tá cheio de gente, a popular maior população do mundo.
00:50:40:12 - 00:51:21:11
Desconhecido
Então é tudo lotado. Você vai dividir o tapete ali, um espaço para meditar com várias pessoas perto de você. Então isso é isso é a Índia. Então é essa preparação. Então, se você acha que você vai chegar num Pancha Karma, você vai para um lugar. Pode ser que tenha lugares mais tranquilos. Existem clínicas no alto da montanha que são mais silenciosas, mas o ponto de karma não é um lugar que você vai para você ter conforto, digamos assim, no sentido não é um lugar confortável, não é Definitivamente, o karma não é o conforto, o objetivo não é te trazer conforto durante o Pancha carne Pancha Karma é um processo, como você falou, um terapeuta de
00:51:21:11 - 00:51:45:02
Desconhecido
Shodan, não uma terapia de pares de passes de purificação, de limpeza, de tirar aquilo daquele dosha que está em desequilíbrio, ou um ou dois ou três que está em desequilíbrio. Você vai precisar colocar ele para fora e para você colocar esse dosha em desequilíbrio para fora é intenso e para você colocar alguma coisa para fora que seja. Qual dos quanta karma são?
00:51:45:02 - 00:52:15:05
Desconhecido
Cinco Pancha Karmas Se você vai fazer uma purgação, se você vai fazer uma terapia de vômito, se você vai fazer os enemas, você precisa estar em ambiente hospitalar, ou seja, num hospital ayurvédico com todo suporte para que você possa passar por esse momento. Bem que você faça o seu repouso, que você fique quieto, que você não se preocupe com a comida, que você não saia para comer a comida da rua, que você siga todas as orientações dos médicos.
00:52:15:12 - 00:52:49:04
Desconhecido
Então isso é importante porque o Pancha Karma ele é transformador. Ele mexe no seu corpo físico, ele vai mexer com as suas emoções e ele tem impacto em vários aspectos que você nem imagina. Então é importante você ter esse cuidado. Então porque a Karma ele envolve dieta? Ele envolve calma, silêncio, mais cuidado, mesmo que externamente tenha barulho que você está no quarto, tem barulho, tem gente passando, tem muita gente e isso é você aprender a lidar.
00:52:49:10 - 00:53:09:24
Desconhecido
Você vai ter que aprender a lidar com seus desconfortos e olhar para você. É o momento de você com você mesmo. Então eu sempre coloco, eu desligo o celular, eu desligo o WhatsApp, eu desligo as redes sociais e aí eu coloco lá Gente, eu não estou aqui, eu botei. Até quando eu entrei lá no tratamento, eu botei em tratamento.
00:53:09:24 - 00:53:33:10
Desconhecido
Não, não perturbe, né? Não, não, não tem distúrbios, não é para me perturbar. Eu coloquei o meu post, foi exatamente esse tratamento, então não atendo telefone, não abro mensagem, o meu WhatsApp ainda não consegui dar conta da quantidade de mensagem que chegou nesse período que eu estava no tratamento e eu não consegui dar conta ainda de todo mundo que me mandou mensagem.
00:53:33:18 - 00:53:57:29
Desconhecido
Porque? Porque eu realmente tiro esse tempo. Pra quê? Para poder olhar para o que está acontecendo no meu organismo e ele colocar para fora, dizer que membros que estão acontecendo. E aí vem emoções em situações que você vai lembrar que você vai ter que trabalhar e você tem que ter o cuidado. E aí você tem um suporte da equipe aonde você está tomando medicamentos ayurvédico, você vai passar por mais, por terapias corporais.
00:53:58:06 - 00:54:29:08
Desconhecido
Então o karma envolve todos os aspectos, cuidar do corpo, né? De forma que está cuidando externamente e internamente. Tudo isso está envolvido num vai lá só para receber a massagem. Tem. Tem terapias corporais com óleo? Tem, tem com terapias corporais, com pó, tem sauna. E depende, né? Mateus Depende do que cada pessoa precisa. Então eu nunca fiz todos a carmas, eu não fiz e fiz só três tipos de ponte a Karma e eu espero nunca precisar passar pelos outros dois tipos de ponte a Karma.
00:54:29:11 - 00:54:52:22
Desconhecido
Então assim depende do que a pessoa tem de que a pessoa precisa. Quais os dois que você nunca fez, o Vamana irá que está moksha não são os dois que são, eu imagino, porque eu já tive com você, pelo menos em cotacao assim quando você estava fazendo. E é realmente assim, eu nunca vi. Eu te conheci há muito tempo, Você com nenhum desequilíbrio que fosse caso de araque da moksha, não, por exemplo.
00:54:52:27 - 00:55:20:09
Desconhecido
Então, enfim, sem conversa paralela. Mas eu queria dar um exemplo também aqui para as pessoas. Eu tenho essa função de aluno e intérprete aqui nessa live é o Pancha Karma. Ele é o nome das do evento principal, digamos assim, né? Só que ele tem três fases, então tecnicamente você tem o pré Pancha Karma. O karma é o pós onde a Karma.
00:55:20:12 - 00:55:48:16
Desconhecido
Isso tudo acontece dentro desses 21 dias, 28 dias. Como a Laura estava fazendo. Os grupos que eu vou trazer para Índia são de 21 dias fixo e como você falou muito bem e a gente recomenda que se a pessoa quiser vir fazer turismo, que ela faça isso tudo antes do procedimento que acabou o procedimento. Não tem condição fisiológica da pessoa ficar dando rolezinho pela Índia, pegando Henrique Chopra, ir para tratar de Mahal, pegando fila, não tem como.
00:55:48:18 - 00:56:10:18
Desconhecido
E aí o que a gente faz mais ou menos, é dividir esses 21 dias em três etapas. A primeira etapa é a preparação. E aí tem uma preparação do Agni, da pessoa, da capacidade digestiva. E muitas vezes o nome disso é uma parte. A gente faz um dips na patena para preparar o organismo da pessoa digerir o que pode atrapalhar o processo de ponte calma e começar a olhar o corpo dela.
00:56:10:20 - 00:56:32:29
Desconhecido
Então tem um elemento que eu acho que você não comentou, que é como a operação, ela é central no processo de contra karma. A gente passa óleo fora do corpo da pessoa, passa óleo dentro. Você não deve nem ter comentado porque estou ainda deve estar meio enjoada de tanto óleo que está ali nesse corpo, tipo toma óleo, passa óleo, toma óleo, acorda, toma óleo, dorme, passa óleo.
00:56:32:29 - 00:57:03:00
Desconhecido
Então, eu adoro a Bianca, faz parte da minha rotina. Ela é fundamental. Mulher no climatério, na menopausa, não tem jeito, é outro ponto indispensável olhar a ação. Mas agora, nesse momento, assim, chega 01h00. Sim, teve um dia até dessa vez lá. Eu cheguei lá para o médico, falei hoje eu não quero. Hoje eu acordei e hoje eu não quero que ninguém me coloque óleo, porque ontem eu já fiz a Bianca com dois, dois terapeutas me massageando.
00:57:03:02 - 00:57:25:14
Desconhecido
Eu já fiz xixi odara, eu já tomei óleo de manhã, eu já tomei óleo a noite. Eu não hoje, ontem, hoje, vários dias, hoje eu não quero. E aí tem esse momento também. Como é que você está? E aí sentar para conversar com o médico? Por que eu não estou conseguindo o óleo hoje? Porque quero. Eu não. Eu não quero que ninguém me toque hoje, que ninguém me bote O óleo dá para fazer uma terapia sem óleo.
00:57:25:14 - 00:57:49:05
Desconhecido
Hoje não total. E assim é muito importante, porque o final da primeira etapa, da primeira fase da terapia, normalmente ela chega nesse lugar de externa, deixa que a gente fala e quando o paciente começa a ter aversão ao olhar, são aversão física e mental. Muitas vezes é o corpo da pessoa dizendo assim acho que agora já deu, né?
00:57:49:09 - 00:58:09:19
Desconhecido
E aí a gente passa para a segunda fase, que é a fase do karma propriamente dito. Como a Laura comentou, se você vai fazer uma purgação terapêutica, se você vai fazer um ciclo de enemas, por exemplo, aí a gente que ali faz esse procedimento pode durar uma semana ou oito dias. Às vezes, para fazer um yoga básico, por exemplo, Aí você faz o prato principal, digamos assim.
00:58:09:21 - 00:58:31:29
Desconhecido
E aí no finalzinho, depois que você acabou, a gente faz o terceiro, terceiro, terceiro momento do ponto de karma, que é preparar o organismo para a pessoa poder voltar para a vida dela. Esse momento que muitas vezes a gente chama de samsara, de uma calma que a pessoa vai ser alimentada para voltar para a vida normal, vai voltar, começar devagarzinho para as atividades normais.
00:58:32:06 - 00:58:54:00
Desconhecido
Por isso que a Laura comentou muito corretamente que o Pão de Açúcar ele é hospitalar. Ele não é ambulatorial. Você não deveria fazer 1/1 do pão de acaba na sua casa. Você não deveria fazer o post a cama principal de ir embora, porque tem muita coisa ainda acontecendo no corpo da pessoa. Na terceira parte parece que já acabou, mas ainda não acabou e pode dar muita coisa errada.
00:58:54:00 - 00:59:12:03
Desconhecido
Inclusive eu não sei se tu já viu Laurita ou se você já passou perrengue. Encontrar Karma que dá errado assim, no finalzinho, quando a pessoa está, dizem que a gente bate o carro na maior parte das vezes dentro da garagem e quando está chegando em casa a pessoa acha que já chegou em casa, já passou pior, ela relaxa.
00:59:12:03 - 00:59:33:06
Desconhecido
É aí que ela arrebenta o carro. Na pilastra e no carro isso acontece demais. A pessoa sente que já passou o principal e aí ela foge do rolê e vai comer um pastel na esquina e aí fica toda ferrada e detona o processo. Eu estou pronto para fazer. Comento um pouquinho da tua experiência, Já, já vi e já vi isso.
00:59:33:06 - 00:59:56:20
Desconhecido
Já vi gente fugindo para comer peixe, por exemplo, fora do hospital. Hoje em dia as clínicas e algumas eu já fui. Já fiz tratamento em vários lugares, tem segurança mais restrita assim na para as pessoas não saírem, porque apesar das orientações e isso a pessoa começa a querer comer coisas fora e aí a galera pira, a galera pira completamente.
00:59:56:27 - 01:00:21:28
Desconhecido
Então é importante ter este olhar e aí chegar e conversar com o médico. Por isso que está ali o médico, os terapeutas e aí dividir o que está acontecendo, dividir essas questões emocionais que elas estão aflorando nesse momento para poder lidar com isso tudo e aí poder passar melhor e aí poder aproveitar mesmo o tratamento da melhor forma possível e seguir também as recomendações no pós tratamento.
01:00:22:00 - 01:00:53:16
Desconhecido
Porque se você não segue os cuidados no pós tratamento, você também pode colocar tudo a perder. Então assim pode dar errado, pode dar tudo errado assim, tudo não, mas boa parte. Então, assim é muito importante a sua volta para casa, ela também ser cuidadosa Aonde? Né? Como mais, como mais rigorosidade no sentido de mais cuidado. Ser mais cuidadosa com o que está comendo no dia a dia para poder manter a saúde e aproveitar os benefícios do que você foi fazer no tratamento não foi a Karma.
01:00:53:23 - 01:01:28:15
Desconhecido
Seja para cuidar de alguma patologia, seja, ou então para cuidar de um processo de climatério, menopausa ou fazer uma terapia de semana como prevenção. Não é muito importante esse teu último comentário, né? Porque você fica 21 dias na Índia, por exemplo, aqui comigo fazendo a cama e quando você volta pra casa, o sofrimento continua. Ou a pessoa volta com meses de remédio para tomar, por exemplo, com uma rotina super rigorosa lá, num livro que contava a história da tua vida, falava que vocês com um ano, um ano e meio depois, fazendo esses negócio, eu queria te ouvir um pouquinho sobre isso, porque é isso o quanto te acalma.
01:01:28:15 - 01:02:10:28
Desconhecido
É isso, o início, meio e fim. E a Laura assumiu, Mas depois que você termina o processo de karma, você tem que voltar pra casa. E é muito importante vocês entenderem que quando você volta pra casa, tudo o que estava na tua geladeira vai estar te esperando na geladeira, né? E aí você vai voltar pra casa Depois de um mês de processo de renovação celular, de mudança de perspectiva e você vai ter que lidar com essa, com essa nova pessoa que agora você potencialmente é, lidando com uma realidade que meio que já passou, mas pode ser, por exemplo, social, pode ser uma realidade familiar, pode ser dentro do seu relacionamento, pode ser no trabalho, mas
01:02:10:28 - 01:02:35:07
Desconhecido
também fisiologicamente e mentalmente você volta pra aquela realidade que você estava antes. Eu não sei se a Laura vai conseguir voltar porque ela realmente sumiu aqui da Live, não sei se acabou a bateria do negócio que ela tava usando, mas eu quero comentar isso com vocês um pouquinho. Pronto, Laurita voltou. Eu quero comentar isso com vocês porque é muito interessante você lembrar que tem esse retorno para casa depois.
01:02:35:07 - 01:02:53:20
Desconhecido
Eu tenho pacientes que já vieram para a Índia fazer ponte, carro. A pessoa fica um mês aqui fazendo e aí quando ela volta pra casa, o primeiro post que a pessoa bota no Instagram é ela indo no Burguer King comer o sanduíche chão. Como sei que é lá e eu pensar no meu biotipo que tocou fogo no dinheiro e potencialmente detonou a própria saúde.
01:02:53:22 - 01:03:17:29
Desconhecido
Aí Laurita, acho que pra terminar essa live eu queria te ouvir um pouquinho, falar sobre a importância dessa volta pra casa e você fala um pouquinho da observação e tudo mais. E eu queria te perguntar assim na tua experiência, que é a coisa mais difícil do Pancha Karma, do tipo assim é ir para a Índia, que é o mais vir para a Índia, que é o mais difícil é a parte de tomar o óleo e a preparação.
01:03:18:00 - 01:03:41:21
Desconhecido
Não é o karma propriamente dito. E depois ficar comendo papinha de arroz e a volta pra casa. Sabe que horas que você acha que é mais difícil para você? E é assim para as pessoas que você tem visto ao longo dos anos. Sabe? Bom, pra mim, boa comida não é algo que me incomoda assim, eu já passei por essa karma só na papinha de arroz por um bom tempo.
01:03:41:23 - 01:04:08:01
Desconhecido
Isso não é uma coisa que me incomoda. A questão da comida é um eu. Como eu falei, eu costumo ficar quieta. Eu costumo ir sozinha e não ter contato e viver lá o lugar do tratamento e então estar ali sozinha É mais assim pra mim. A questão que pega é sempre a mesma o que eu vim fazer aqui quando eu chego bem lá, né?
01:04:08:03 - 01:04:41:09
Desconhecido
Assim pra fazer? E aí você está tomando ghee, está botando óleo, tá tomando óleo na Naná. Então assim, chega 01h00 que aí aquelas ervas amargas, dessa vez partir para cuidar do meu Pitta era tipo os Caxias Amargos, amargos, amargos. E aí eu fiquei pensando o que é que eu vim fazer aqui, entendeu? Porque assim, pô, eu acordei com dor de cabeça Pô, hoje eu vou ter que fazer um procedimento diarréia E tava bem, eu não tava tão boa assim.
01:04:41:14 - 01:05:00:22
Desconhecido
O que eu vim fazer aqui? Aí eu tenho que parar e pensar não, eu passo o ano todo, bem, sabe? Está tudo bem, isso faz parte do processo e eu estou sendo bem cuidada aqui. Estou sendo bem orientada. Eu só estou fazendo porque realmente eu preciso. Você não faz um post a karma sem precisar se não vou lá.
01:05:00:25 - 01:05:21:29
Desconhecido
Já cansei pra ir pra lá pra ficar três semanas eu não ganho Pancha Karma, fico lá só fazendo terapia de chá e tá tudo certo. Só massagem e algumas ervas. Mas quando a Karma é isso aqui que eu vim fazer aqui, sabe? E aí dá essa sensação de que eu não quero mais tal. E é isso, sabe? E vai embora.
01:05:21:29 - 01:05:40:22
Desconhecido
E aí a pessoa Bom, fica claro para as pessoas que não é uma delícia assim, sabe? Eu, por exemplo, pra vir pra Índia fazer a ponte a Karma comigo, a pessoa primeiro tem que passar em consulta. Eu não aceito, tipo a pessoa Ah, eu tô afim de experimentar, Não tem essa parada, você tem que passar em consulta. Eu tenho que ter certeza que você é caso de karma.
01:05:40:22 - 01:06:08:12
Desconhecido
Se você não força, não vai vir, pelo menos não vai vir comigo, vai fazer outro em outro lugar que aí não é responsabilidade minha, tua, mas dentro da minha responsabilidade perante a Karma. Não é brincadeira. Eu tô há sete anos falando isso para as pessoas e perante a carne. É o seguinte isso é uma regra básica. Está escrito lá nos textos que mesmo que o paciente precise de um Pancha karma, se ele não tem força mental para poder suportar e passar por um processo de Pancha Karma, ele não vai receber um 20 acaso.
01:06:08:14 - 01:06:30:20
Desconhecido
Mesmo que a doença exija um põe te a cara pra eu ver. Dá Ele não vai passar. Então cuidar dessa questão mental ou ela é fundamental e você está preparado para tudo que vem aí, não é? Não é SPA, sabe? Não é? Definitivamente não é um spa. Mas depois os benefícios. Depois de um tempo eles vêm e engana se.
01:06:30:22 - 01:06:48:27
Desconhecido
Eu nunca tive essa experiência de voltar pra casa e estar no meu melhor momento depois. Eu não tinha karma. Não é assim. Você acha que vai sair de lá e que já tem que na segunda semana está melhor do que você chegou? Ou que você chega em casa e você já tem que estar 100% bem do que você foi buscar e às vezes demora.
01:06:48:27 - 01:07:11:08
Desconhecido
Isso demora seis meses, demora um ano, demora. Tem o seu tempo, né? E é total. É como reorganizar a casa, né? Eu penso muito nesse troço. Assim, se você entrar na casa de uma pessoa que está no meio de uma arrumação da casa, parece que a casa está mais bagunçada do que ela estava antes de começar a arrumação, a pessoa está tirando tudo do armário.
01:07:11:08 - 01:07:32:29
Desconhecido
Você fala Meu, dessa casa está a zona. Ela não estava tão zoneada antes, fala assim, mas eu preciso primeiro tirar tudo do armário, depois dobrar tudo de novo para depois a casa organizar. Tem isso né? Depois do ponto de acalma, você está as vezes com a conceção de que a casa está toda desorganizada e aí aos pouquinhos você vai colocando as coisas nas prateleiras e você fica mais sensível e frágil.
01:07:33:05 - 01:07:55:01
Desconhecido
Começo pelas redes sociais. É isso, É isso, é isso Maravilhoso! Laurita, Laurita. E quais são os próximos, hein? Fala pras pessoas aí que tá rolando agora, Tipo, você está atendendo de novo já! Você está dando curso, Você vai dar alguma? Eu vi que tem algum workshop seu, acho que de Rio de Janeiro. Dá uma ideia para as pessoas como é que elas podem aprender mais contigo.
01:07:55:05 - 01:08:18:17
Desconhecido
Eu vou dar um workshop de culinária ligada a cuidados digestivos para azia de indigestão, constipação no próximo final de semana. Aqui no Rio, só no Rio, só presencial e acho que é 20 e 05h26. No outro final de semana. Depois eu vou fazer um retiro em abril com a Sônia, minha amiga, que trabalha com exercícios faciais, com movimento.
01:08:18:17 - 01:08:46:24
Desconhecido
A gente vai fazer um retiro lá Itatiaia, na Fazenda da Serra de autocuidado de principalmente para mulheres de cuidados naturais para o dia a dia e eu tenho uma imersão que eu sempre faço que é sobre saúde da mulher 40 mais que eu vou fazer uma nova, uma nova edição em fevereiro e aí é isso, Está devagarinho, mas está indo e você tá devagarinho, Fez uma lista de coisas.
01:08:46:24 - 01:09:08:03
Desconhecido
É só ir devagar, ainda por cima. Mas antes era muito mais, mas agora mais calmo. Tá tudo certo. A vocês que não conhecem o perfil da Laura no Instagram e a arroba Laura Pires Underline, foi por causa de Laura Pires. Underline que eu botei. Vida vem da underline, diga se de passagem, lá atrás e tem todas as informações na descrição, na bio dela.
01:09:08:03 - 01:09:25:15
Desconhecido
Se vocês quiserem alguma coisa, manda DM lá para Laura no Instagram. E se allora da nossa comida no Instagram, não estranha não que tem esses momentos que são muito importantes também é outra coisa. Laura que eu ia te perguntar você falou a gente falou muito de olhar ação. Você dava um curso de a Bianca, você fazia, Ainda tem esse rolê?
01:09:25:16 - 01:09:50:22
Desconhecido
Eu tenho um curso que é totalmente gravado, que é totalmente sobre a Bianca, o passo a passo para você fazer algo. A Bianca tem aula teórica, tem aula prática. Eu ensino fazer só na cabeça, só no pé, No corpo inteiro tem vídeo partido, tem vídeo. Eu fazendo ela inteira, tem de várias, várias formas, todas a parte teórica de Auto, a Bianca e também a parte prática tá lá.
01:09:50:23 - 01:10:14:21
Desconhecido
Ele é 100% gravado, está disponível para venda e eu tenho um curso também que está lá, que é totalmente gravado, que é chama mais temperos na sua cozinha para você começar a usar os temperos na sua rotina no dia a dia, com receitas rápidas e fáceis, é bem simples, só o que todo mundo precisa. Então, se você. Se você tem um estômago, você tem que aprender com a Laura.
01:10:14:21 - 01:10:33:03
Desconhecido
Se você tem pele, vale a pena ir lá. Esse curso de Bianca eu acho que é muito interessante para vocês. Estão tentando aprender como é que usa os olhinhos e os workshops todos da Laura, de todas as minhas pacientes e todas as minhas alunas amam quando fazem coisa contigo, mandam mensagem, tiram foto a eu tocar. Laura As pessoas amam muito a Laura.
01:10:33:05 - 01:10:53:12
Desconhecido
A Laura é um chaveirinho. Quando você encontra com ela ao vivo, você não estranha não, mas o que ela tem de chaveirinho? Ela compensa de energia de palco dando aula com o Laurita. Cara, brigado pela tua presença. Acho que a gente podia ficar aqui o dia inteiro trocando ideia. E se vocês quiserem saber mais arroba Laura Pires underline alguma coisa para a gente fechar a Laurita.
01:10:53:12 - 01:11:13:08
Desconhecido
Falamos tudo isso. Obrigada pela oportunidade. Está aqui. Saudade de você. Não vou te visitar, É de amargar. A gente pode se encontrar em outro lugar na Índia, no Brasil, em qualquer lugar do mundo. Mas tá tudo bem. Tá muito, ser muito seco. Aí eu acrescentou Agora calor em maio. Em maio eu estou no Brasil dando curso, Quem sabe?
01:11:13:08 - 01:11:41:24
Desconhecido
Quem sabe a gente não combina de se encontrar? Parabéns pra você pela caminhada. Parabéns por aí tá de volta! E aí também, sempre nesse cuidado, sempre estudando e sempre se aprofundando para ajudar cada vez mais. Seria legal você crescer. Parabéns aí a gente ama estudar e aprender, então a gente não tem opção. Laura Então você indo pra quase ésima pós graduação e eu fazendo mestrado, então beijo pra você e até a próxima.
01:11:41:27 - 01:11:42:17
Desconhecido
Jornal.
