00:00:00:00 - 00:00:32:15
Desconhecido
O ano está acabando e eu quero encerrar o ano com algumas sleeves especiais aqui para você. E essa daqui vai ser uma live sobre o assunto que eu acho que mais bomba no da vida. Tem alguns assuntos que bomba pra caramba, mas o assunto talvez que mais bombe no fim da vida sobre nutrição, sobre alimentação, que a gente come mal, a gente come mal, As pessoas que a gente ama comem mal e parece que o Ayurveda vem salvar a gente de alguma forma, porque traz uns princípios, traz umas dicas que a gente consegue aplicar na prática da nossa vida.
00:00:32:17 - 00:00:56:07
Desconhecido
Às vezes de forma intuitiva, às vezes de forma contra intuitiva. E a gente consegue melhorar a nossa alimentação, se sentir melhor, acordar melhor, dormir melhor. Enfim, na live de hoje, no projeto de hoje, eu vou falar sobre três dicas práticas para você poder melhorar a sua alimentação de acordo com o VEDA. E eu não vou fazer, Me recuso, Me recuso a fazer isso sozinho.
00:00:56:10 - 00:01:19:05
Desconhecido
Eu vou fazer isso muito bem acompanhado com a minha querida Tai Lis e Gola, que a professora Dina, nutricionista, professora de Nutrição, dentro da minha formação. Vamo que vamo, Vamo Sol! Família da Venda, Projeto 800 no ar e hoje é o nosso projeto 800 Episódio 987. Eu acho que em janeiro a gente bate 1000 em vez de cair.
00:01:19:11 - 00:01:37:17
Desconhecido
E se você ainda não tá aqui no YouTube com a gente, ou se inscreve no canal e aperta o sininho, já deixe seu like. Aquela história todo de YouTube se inscreve no canal meu amor, se inscreve no canal. É só isso que eu posso te dizer. Estamos chegando A3001000 pessoas inscritas aqui no canal. Tem conteúdo terças, quintas e sábados.
00:01:37:17 - 00:01:58:13
Desconhecido
Eu acabei de chegar na Índia, me mudei para Morando, Vou ficar três anos morando agora na Índia, estou fazendo meu mestrado e residência clínica agora aqui sim, voltei e voltei para as origens do Vida BEDA e cara, os conteúdos que eu estou bolando para vocês aqui estão animais. Então tipo isso se inscreve no canal que não tem erro, tá?
00:01:58:16 - 00:02:23:02
Desconhecido
E para eles. Igor, lá vem a paralaxe. Então tá. Seja muito bem vindo ao projeto 800. Você já é completamente de casa, mas se apresenta para as pessoas. Por favor, Assim, fala um pouquinho sobre quem é você e vou entrar nessas dicas aí que eu estou tipo animado pra a gente Faz uma live delas pelo -1 vez por ano pra chamar, Dá uma chacoalhada nos seres humanos e dizer a si mesmo que está com medo.
00:02:23:02 - 00:02:46:17
Desconhecido
Sim, porque tem mais, mas começa se apresentando. Tem bom dia, bom dia, bom, eu fico muito feliz de ser de casa. Eu acho que é também com você. Voltando às origens, assim não tem como. Eu também volto às origens de quando a gente se conheceu, de como tudo isso começou, né? Então. Bom, meu nome é Tales Igor. Olha, eu sou nutricionista e estudante de Ayurveda.
00:02:46:17 - 00:03:22:18
Desconhecido
Aí já voltando para as origens desde 2017, 2018 e é muito engraçado eu falar um pouquinho dessas origens, porque eu me tornei professora devido a vida, mas eu fui aluna do que da vida e sou aluna do Vida Vida e é o seu impacto na minha vida. Ele foi exatamente assim com alimentação, principalmente porque não sei se você lembra, mas eu estava fazendo uma live e eu estava assistindo um outro curso que eu fazia e aí o Matheus falou assim Ah, eu é porque eu como duas vezes ao dia e não sei o que é tal.
00:03:22:18 - 00:03:44:29
Desconhecido
E eu falei sim, gente, que que esse maluco tá falando? Eu fazendo faculdade de nutrição é completamente outro mundo. E aí eu falei assim tá, então vou ter que colocar em prática e vou testar isso aqui e ver como isso funciona. E foi muito maravilhoso. Então, olhando para essas origens, eu acho que traz muito desse desse nosso encontro também.
00:03:45:01 - 00:04:15:20
Desconhecido
Então sou nutricionista, clínica, trabalho com nutrição e de acordo com o VEDA, sou professora de árabe queniana, que é o módulo de nutrição Alimentação de acordo com a verdade. E é isso. Estou muito feliz em mais uma vez estar aqui. Vamos fechar o ano e começar o ano, porque 2025 tem. Tem muita coisa pra gente aí. Nós vamos começar o ano em janeiro, com certeza, assim, com muita coisa pra agregar para todo mundo.
00:04:15:22 - 00:04:44:18
Desconhecido
Total E só para vocês que estão aqui como eu, com a gente ao vivo, saberem. A gente tem uma formação em Ayurveda e saúde Integrativa no Vida Veda é o módulo que começa em janeiro, dia 11 de janeiro, sábado, e com a Thaís Gola no nível um pelo menos Sobre alimentação, vou começar dois módulos novos em janeiro, um módulo 04h01 módulo comigo o módulo com ela do nível um é pra galera que está começando o módulo comigo e para o nível dois e a galera já intermediário.
00:04:44:18 - 00:05:11:24
Desconhecido
Eu vou dar um módulo de terapêutica ayurvédica que a gente chama de Kit pizza carinhosamente aqui. Então, mas hoje o assunto é alimentação. E para você que é pirada, quer aprender, gosta? Quer melhorar a sua alimentação? Venha para a nossa formação que em janeiro dá um módulo inteiro. São seis aulas, 04h00 por lá por aula de um. O conhecimento da nutrição no Ayurveda um tem um, dois e três.
00:05:11:26 - 00:05:29:02
Desconhecido
Para vocês verem como a alimentação é importante para a gente. E aí a gente sempre antes de módulo, quando está começando alguma coisa que vai ser super profunda, a gente tenta vir aqui nas redes sociais e trazer um pedaço desse conteúdo que seja prático para as pessoas. E eu acho muito animal, porque assim, semana que vem coisas horríveis vão acontecer.
00:05:29:05 - 00:05:55:07
Desconhecido
Semana que vem, semana e as pessoas, elas, sei lá, elas botam a toquinha e elas sabem que elas vão, tipo de cabeça, fazer tudo errado. Elas vão navegar o mundo de chester, de tender, de arroz, de polvo, de uns negócios que ninguém nunca come, Mas uma vez por ano as pessoas falam já era, eu vou me perder. E aí eu acho perfeito.
00:05:55:12 - 00:06:20:00
Desconhecido
A gente vai falar sobre três dicas práticas para a pessoa melhorar a alimentação, levando em consideração que somos todos seres humanos. As pessoas não são perfeitas, elas não vão comer que nem os sábios do Himalaia. Muitas pessoas que estão aqui agora, das centenas estão aqui. Agora. A gente sabe que vão enfiar os dois pés na jaca num duplo carpado tipo Simone Bay, lisa, sem dor da perdição de linha.
00:06:20:03 - 00:06:44:01
Desconhecido
E a gente faz salvar essas pessoas e ajudar essas pessoas de alguma forma, tá ligado? Toca pouca responsabilidade para a gente. Tá tranquilo, né? Na responsabilidade as assim, é assim que a gente faz. Tá aí já começa logo, já me manda aí uma uma primeira dica de cara sobre e assim, o que eu acho muito maneiro. O que eu quero discutir é porque você tem experiência clínica com nutrição, né?
00:06:44:03 - 00:07:04:18
Desconhecido
E eu queria que você falasse também um pouquinho dentro dessas três dicas que a gente vai começar sobre coisas que você se pega falando o tempo inteiro também para os seus pacientes. Sabe porque os seres humanos a gente acha que a gente é super único, mas a gente meio que faz as mesmas besteiras, né? Eu vejo na clínica as pessoas de novo e de novo e de novo, de novo, de novo, de novo.
00:07:04:20 - 00:07:33:03
Desconhecido
Então tá, aí, vai, Manda brasa. Bom, vamos lá. Eu acho que sim, tem isso. Você já falou. A gente começa entrando nesse ponto porque a primeira aula do módulo ela é toda olhando para o corpo e é muito louco isso, porque a gente está falando de alimentação, mas eu chego com uma aula falando sobre o corpo, né? Porque para mim, a alimentação de acordo com a vida é o que tem faltado muito nas pessoas.
00:07:33:03 - 00:08:01:14
Desconhecido
Assim é usar o nosso corpo como referência, sabe? A gente perdeu essa ideia do corpo como referência e a referência lá está sempre sendo qualquer coisa, menos o meu corpo. Então é o Ayurveda. Assim, pra mim, o Ayurveda, ele é uma ciência que a gente aplica no corpo e eu só consigo aplicar essa ciência no corpo da pessoa se a pessoa também reconhece que ela mora num corpo, que ela tem um corpo, que ela vive em um corpo, Então eu falo que esse encontro é o primeiro passo.
00:08:01:14 - 00:08:34:24
Desconhecido
Assim, para a gente entender e usar o corpo como referência, ter essa ideia que eu preciso voltar para o meu corpo, questionar mais o meu corpo. Então a gente passa lá uma aula falando sobre a natureza humana, sobre o corpo, sobre como esse corpo é construído, porque os locais, eles são bem claros para nós, não. O corpo é constituído de alimento, Então os meus tecidos, eles são constituídos de alimento e a forma que eu faço essas escolhas como eu tô me nutrindo, Isso constrói ou destrói o meu corpo?
00:08:34:26 - 00:08:55:14
Desconhecido
Então, eu acho que para mim, a primeira já fica muito assim. A primeira dica é observar o corpo, inclusive quando a gente fala sobre as as dez regras de acordo com a vida. A décima. Para mim ela deveria ser a primeira e é por isso que eu trago ela sempre como a primeira, que é observar o seu corpo Está lá.
00:08:55:14 - 00:09:22:02
Desconhecido
Está num texto clássico de não sei quantos 1000 anos atrás, ele falando olha, você precisa prestar atenção no seu corpo. É uma das nossas regras dentro da visão do Ayurveda, porque prestar o quanto ele dá muita resposta para a gente prestar atenção no corpo traz muito entendimento e clareza. Mas a gente está tão confuso hoje porque o corpo não é mais a nossa referência de alimentação.
00:09:22:02 - 00:09:48:14
Desconhecido
Ela fica ainda mais confusa porque ela está sempre tipo de um lugar muito distante de mim. Eu não me consulto mais. Eu estou sempre consultando qualquer coisa que não seja o meu corpo e eu acho que a diferença maior, de acordo com a vida, é que ele traz mesmo isso. Olha, o seu corpo é a referência, a nossa referência, o nosso objeto de estudo, o nosso material para para questionar, para entender.
00:09:48:14 - 00:10:17:12
Desconhecido
É o corpo físico. Então como é que a gente vai fazer isso se a gente está longe do corpo, se a gente está sempre olhando para fora, não sabe como a gente funciona. Então, para mim, a primeira dica é voltar para o corpo e olhar para esse corpo e entender que esse corpo é constituído de alimento. Entender que esse alimento, a nossa alimentação, ela está ou nutrindo ou construindo tecidos ou destruindo completamente tudo o que a gente está fazendo em relação ao nosso corpo.
00:10:17:14 - 00:10:50:29
Desconhecido
E a gente precisa começar para começar a falar de Ayurveda e alimentação de acordo com a ver. A gente precisa olhar para esse corpo, porque sem esse corpo, sem a referência do corpo todo, o restante praticamente é quase impossível de aplicar. Total. Não sei. Como assim? Eu quero fazer um comentário antes, mas queria aprofundar. E para você dar tipo pelo -1 exemplo ou dois exemplos de como é quando as pessoas não ouvem o corpo só para que assim para a pessoa que sabe ouvir.
00:10:51:01 - 00:11:12:04
Desconhecido
Quando você fala assim, você está escutando essa música, a pessoa fala Claro que estou. Mas para a pessoa que não sabe ouvir você falar pra ela ouvir, ela não consegue ouvir. É que nem a pessoa que está brava e você pede para ficar calma. Ela não sabe como é que vai ficar calma, ela vai ficar brava com você, de você fala para ela ficar calma, então é isso que se está falando é absolutamente fundamental na nossa perspectiva.
00:11:12:07 - 00:11:40:12
Desconhecido
Eu acho que você traz uma visão que é disruptiva, no sentido de que realmente, nessa era nutricional existem muitas vezes a nutrição moderna. A gente tem uma visão pouco considerada da pessoa, fala assim a pessoa tem que comer menos, pega qualquer pacote de alimento e tem a recomendação diária. Quantos porcento daquele da recomendação diária aí tem ali não sei quantos gramas de proteína, 20% da recomendação diária.
00:11:40:18 - 00:12:03:12
Desconhecido
A mesma coisa. Como é uma recomendação diária pra quem? Tipo assim minha avó e minha sobrinha, a mesma recomendação diária, o valores de referência. Então parece que a gente está fazendo um menu para um ser humano X um modelo X. Só que a pessoa individual, as centenas estão aqui com a gente agora e milhares com isso depois, não são esse modelo X.
00:12:03:14 - 00:12:30:16
Desconhecido
Cada uma é um modelo Y diferente. Então é muito maluco você pensar que a nossa visão de nutrição é o que tem evoluído aí nas últimas décadas e agora está melhorando muito. Mas ela começou de um lugar muito de. O ser humano precisa de x 1000 gramas x 1000 microgramas. E você falou aqui ser humano, tipo um atleta olímpico, o cara que trabalha com internet, quem sabe?
00:12:30:18 - 00:12:50:24
Desconhecido
Então dá uns exemplos, por favor. Do que você vê que acontece quando a pessoa não ouve o corpo? Ou então o que que é ouviu? Tipo assim, a pessoa tem que meditar, sabe? Ela tem que ir para um monastério. Como é que fala? Tipo assim ó, que bom que essa fala do corpo, porque o que é exato. Exato.
00:12:50:26 - 00:13:08:22
Desconhecido
É muito legal o que você falou, porque assim a gente precisa começar a questionar essa coisa das médias também. Aí, se eu não for a média, dez, dez dessa pessoa que estão falando que eu preciso de tantas gramas de tal coisa, mas e se eu não for essa média? E se para mim essa média não for desse jeito?
00:13:08:28 - 00:13:36:13
Desconhecido
Eu acho que essas as recomendações, elas são importantes, Mas a gente precisa questionar isso. Será que é só chegar nesse número? Ou talvez a média? Para mim aconteça uma forma de uma forma diferente? Eu acho que isso é importante, é como é que é ouvir o corpo. Então eu falo que o corpo, ele fala quando ele dói. Isso é muito ruim de certa forma, porque a gente só consegue no início.
00:13:36:13 - 00:14:02:10
Desconhecido
Talvez vamos colocar assim no início dessa jornada. É mais fácil prestar atenção no corpo quando ele reclama. Hoje, para mim é tão legal assim a escuta que eu tenho do meu corpo que às vezes eu eu sei quando eu pode ser que eu vá adoecer, porque você começa a prestar atenção no mínimo detalhe. Só que isso é um trabalho de muitos anos que a gente precisa ter esse contato com o nosso corpo.
00:14:02:17 - 00:14:26:01
Desconhecido
O Ayurveda fala que a gente deveria a primeira coisa que a gente deveria fazer ao acordar é observar o corpo, observar como você está se sentindo naquele dia, como eu estou, como eu estou me sentindo, o que eu preciso nesse dia? E eu tenho falado isso para as pessoas. Se a gente se nossa, não precisa ser a primeira pergunta, Mas se uma das perguntas no início do nosso dia for o que que eu posso fazer pelo meu corpo hoje?
00:14:26:08 - 00:14:51:06
Desconhecido
O que que eu preciso fazer pelo meu corpo hoje? Já mudaria muito, Já mudaria muito e não é? Talvez eu preciso entre numa obrigação, mas o que eu posso sim, o que eu posso fazer por esse corpo hoje? Então, para mim, esse primeiro contato, ele vem de um lugar onde a gente precisa talvez começar entendendo as reclamações do corpo.
00:14:51:09 - 00:15:12:08
Desconhecido
Acho que eu iria por aí. Então eu como algo como eu me sinto depois de comer aquilo, Eu não como algo. Como é que eu me sinto depois de não comer aquilo? Eu treino, eu faço um movimento. Como é que eu me sinto depois de me movimentar? Como é que eu me sinto depois de parar um pouquinho e respirar?
00:15:12:10 - 00:15:35:24
Desconhecido
Isso tudo vai dando respostas pra gente desse corpo, porque a gente vive num aspecto muito mental. E para sair desse mental, a gente precisa começar a questionar as coisas do corpo, o meu intestino, como ele está hoje? O que aconteceu? Eu fui ao banheiro, não fui ao banheiro. Isso tudo é a comunicação do corpo. Eu bocejei. Opa, por que eu estou bocejando 10h00?
00:15:35:26 - 00:15:59:14
Desconhecido
Isso é o corpo falando com a gente. A minha boca está seco. Eu tive uma leve dor de cabeça 14h00. Será que pode estar relacionada com o meu almoço? Será que tem relação com aquele prato que eu comi? Isso tudo para mim é o caminho do corpo e a gente só constrói exercitando isso ao longo de muitos anos.
00:15:59:16 - 00:16:17:16
Desconhecido
Mas também, mas ainda tem muitos anos assim. É muito louco você começar a fazer isso em uma semana. Você vai ver assim que é absurdamente revolucionário e assim a pessoa não tem opção, ela está viva, ela vai estar todo mundo que está aqui, 100% das pessoas estão assistindo, só que estão vivas. E o que a gente tem em comum?
00:16:17:19 - 00:16:38:26
Desconhecido
100% das pessoas que estão vivas assistindo isso aqui habita um corpo. Então você tem duas opções você pode aprender sobre isso que você mora dentro dele o tempo inteiro, ou você pode ser completamente ignorante sobre isso que você mora. O tempo pergunta nele, Quer dizer, tipo assim, mesmo que leve anos, tu vai ficar aí vivo esses anos mesmo.
00:16:38:26 - 00:16:58:27
Desconhecido
É melhor usar esses anos para você saber quem você é um pouquinho melhor, porque é bizarro como a gente vive, mas não vive. É o que você está falando. A gente, a pessoa, ela tá ali, viva, mas ela habita aqui em cima, dando a cabeça dela e o resto dane se. Aí, como você disse, ela come lá uma rabada no almoço, aí ela se sente super pesada.
00:16:58:29 - 00:17:17:15
Desconhecido
Aí ela pensa Eu estou pesado, vou dormir, Aí ela deita pra dormir, aí ela acorda toda zuada. Depois de ter dormido, ela pensa estou todo zuado, não vou trabalhar não e não trabalho. Parece que é só uma reação, Parece que em nenhum momento a pessoa pausa um pouco, fala assim Como é que você quer morrer? Essas coisas que estão acontecendo são causas e efeitos das minhas decisões, tá ligado?
00:17:17:15 - 00:17:35:15
Desconhecido
Tipo assim, eu estou morrendo de fome que eu decidi como a rabada. Será que eu não posso revisitá, Tá, Essa decisão será que eu sou vítima de uma decisão que foi tomada há gerações, sabe? Tipo assim eu nasci no Paraná ou no Rio Grande, então vou ter que comer Se barreado de repente não tem que comer esse barreado.
00:17:35:15 - 00:17:54:14
Desconhecido
Você pode parar para pensar, tipo assim Olha, não acho que esse barreado é a melhor coisa que vai fazer para minha digestão, então é tudo isso. Como você está falando? Maravilhosamente bem, começa de um lugar de observação, tipo não tem como alguém virar para você e falar assim Olha, pai, a gente é treinado para isso. Eu fiz isso com você.
00:17:54:14 - 00:18:15:07
Desconhecido
Você foi minha paciente há muito tempo atrás. Eu falo assim Meu amor, você não precisa dessa parada. E aí, Audácia do médico de virar para a pessoa e dar uma chacoalhada nela. Mas às vezes a gente, a gente é tão surdo pro nosso próprio corpo que a gente precisa vir alguém de fora e fala assim tu não precisa comer clube social, para de comer isso, para de ser louco, né?
00:18:15:09 - 00:18:34:18
Desconhecido
E aí a pessoa fala como será que eu estou sendo louco? Deixa aí, você fala muito bem, deixa eu experimentar. Aí fui lá, experimentei e aí falei Bróder, eu não preciso dessa parada. Eu tava viajando, eu tava comendo isso e era isso que estava desencadeando toda uma reação que bagunçava o meu sono, que eu ficava sem disposição. Então tem essa causa e efeito.
00:18:34:18 - 00:18:54:27
Desconhecido
Às vezes realmente a pessoa de um professor ou de um médico, de um nutri ou de alguém vir falar assim você está muito louca para e aí a pessoa lá. Mas em última análise, a gente tem que passar o bastão para a mão do aluno, da aluno, do paciente. Sei que falou assim, então eu te chamei a atenção umas três vezes, agora acho que tu já pegou, agora segue aí.
00:18:54:27 - 00:19:32:06
Desconhecido
Às vezes o paciente fica com não, não, não, não comeu, não me abandona, não falou não, não é abandono, é que você tem que aprender porque é teu, né? Mas é a primeira vez. É uma permissão, né? Vem desse lugar de permissão também. É por isso que eu falo que a regra décima regra do das regras de alimentação de acordo com aquilo que eu falo, que é a primeira, porque para mim soa hoje na nossa sociedade que a gente tem, é como se é uma permissão para você cuidar do seu próprio corpo e ela tem que ser a primeira, porque assim, todo o restante que a gente vai falar de Ayurveda exige esse olhar.
00:19:32:09 - 00:19:53:11
Desconhecido
É por isso que pra mim a gente tem uma complexidade até mesmo hoje, dentro do que é falado de nutrição de acordo com o VEDA, porque eu vejo também que a gente está num lugar só, parece que reproduzindo regras também. Daí a gente tem que tomar muito cuidado com isso, porque o Ayurveda não é uma ciência que só reproduz regras.
00:19:53:13 - 00:20:16:27
Desconhecido
E quando a gente está falando de alimentação, se a pessoa está distante do corpo dela, ela não consegue aplicar todas essas coisas. Do jeito que a gente está falando, com autonomia e com essa permissão e essa percepção que o Ayurveda exige, porque ela se concentra só em reproduzir algo que alguém falou para ela de um mundo ayurvédico. Mas eu também tô distante do meu corpo.
00:20:16:27 - 00:20:38:21
Desconhecido
E aí eu falo assim Tá, você está distante do seu corpo e produzindo uma regra de acordo com a vida, Mas você não está aplicando a Ayurveda de uma forma como foi ensinado, eu acho. Então, essa permissão de acesso mesmo a esse corpo, sabe? Olha, esse corpo é seu. Como é que a gente entra aí e nutre esse corpo da melhor forma possível.
00:20:38:23 - 00:21:01:13
Desconhecido
E a gente faz isso com essa observação primeiro assim, de entender eu tem um corpo, eu moro aqui, maravilhoso, maravilhoso, acho que beleza, Pegamos a primeira dieta, a primeira dica, a dica para 20, 25 inteira. Se você que está na live aqui agora, priorize. Você está no YouTube, deixa uma curtida aí no vídeo que você pega só essa dica e vai com ela pra 2025.
00:21:01:13 - 00:21:25:23
Desconhecido
Sua vida já muda inteira, mas pode. A gente já fica tranquilo, né? Que você só larga o óleo antes de ir e vai, mas assim já queima já cataia de uma generosidade maravilhosa. Eles borla falam porque depois vão para a segunda dica é porque assim eu acho que janeiro também começa com aquela coisa de tipo assim qual é a melhor dieta?
00:21:25:23 - 00:21:53:11
Desconhecido
E a gente tem umas lives aí depois dá um um Google, pesquisa qual a melhor dieta e tudo isso a gente fala. E eu acho que essa primeira dica ela é muito importante pra gente começar o ano se apropriando do corpo que a gente tem e não colocando qualquer coisa pra dentro dele, no sentido saudável também. Porque me falaram que essa dieta eu preciso fazer e começar o ano fazendo.
00:21:53:13 - 00:22:26:15
Desconhecido
Eu falo que a melhor dieta é você trazer esse relacionamento com o seu corpo para o seu corpo. Então é isso. Assim, a melhor dieta é aquela que você vai construir, se relacionando com o seu corpo e aí entendendo o que é prioridade pra ele. Eu acho que isso é importante. Isso é muito lindo, cara, isso é muito lindo você ter a oportunidade uma vez na vida de se relacionar de maneira honesta, no relacionamento mais inescapável que você tem, porque só escapa dele na última conta, o último suspiro.
00:22:26:17 - 00:22:53:22
Desconhecido
E você pode passar a vida inteira sem conhecer esse ser humano que é você mesmo. E é muito maluco. Como você acabou de comentar também que a gente consegue viver uma vida inteira cuidando dessa única coisa que a gente tem de verdade um mal muito mal. E você consegue. Tipo, e ter mais qualidade na gasolina que você bota no seu carro do que na comida que você bota no seu corpo.
00:22:53:22 - 00:23:13:27
Desconhecido
Assim a gente consegue pegar essa única relação que é a mais importante de todas, que não tem como te abandonar. Os seus filhos algum dia vão pra faculdade, vão criar a vida deles, sua esposa, seu marido. Pode ser que vá embora, pode ser que fique, pode ser que morra antes de você. Muito grande, Dramático, Mas é verdade. Você está aí com você do início até o final.
00:23:13:29 - 00:23:54:09
Desconhecido
Você não tem opção. E a gente entende mal essa relação, lida mal com ela, tem umas relações abusivas de você com você. Mesmo assim. Então tem sido 2025. Você se dedica só a melhorar esse relacionamento e isso. E tem. Acho que é um dos slogans que eu mais gosto assim e que o Eddie fala assim, que o corpo é constituído de alimentos saudáveis e eu fico sempre quando eu leio um slogan eu piro assim tipo porque eu fico pensando gente, isso aqui foi escrito muito tempo atrás, não tinha clube social, não tinha, sabe?
00:23:54:09 - 00:24:21:20
Desconhecido
Não tinha um negócio assim. Eles estavam, eles estavam alertando a gente pra isso. Eles tipo gente, vai dar ruim, vamos olhar pra isso agora, entendeu? Vai ficar esquisito. Que tal? A gente antes entende? Porque daí ele fala o corpo é constituído de alimentos saudáveis e aí ele coloca uma orientação lá Olha, você deve se alimentar. Após uma cuidadosa avaliação, essa cuidadosa avaliação.
00:24:21:20 - 00:24:46:27
Desconhecido
É por isso que eu fico pensando e às vezes, tipo isso pira minha cabeça assim, uma cuidadosa avaliação. E a gente não está falando assim, não tinha internet, não tinha coisas pra você se distrair, não tinha alimentos ultraprocessados como a gente tem, tem hoje. E eles estavam falando lá olha, você precisa só comer. Depois de uma cuidadosa avaliação e ainda depois dessa cuidadosa avaliação, você não deve se alimentar.
00:24:46:29 - 00:25:11:15
Desconhecido
Como assim? De acordo com a sua ignorância ou gula, ele fala isso para a gente. Assim, a gente precisa começar a começar a comer de acordo com o nosso corpo e não assim ele fala assim. Não ser ignorante de comer qualquer coisa, de comer coisas insalubres, de colocar coisa pra dentro, qualquer coisa pra dentro. Então pra mim é muito rico isso.
00:25:11:15 - 00:25:36:06
Desconhecido
Assim eu não consigo nem explicar o quão rico esses louca é, porque se a gente pegar cada linha dele hoje em dia, a gente vai aplicar um pouquinho disso. Você já vai entender que assim não tem como a sua nutrição não melhorar. Total, total. E é isso. Lembra que não tinha supermercado nem hipermercado? Lembra que era um super mercado?
00:25:36:06 - 00:26:00:03
Desconhecido
Hoje você vai na lateral dele normalmente. A lateral direita no Brasil é onde tem os legumes, frutas e verduras. E aí o resto 90% dos mercado é um bando de coisa que não existia há 100 anos atrás. E pensa que há 150 anos, 200 anos, 1000 anos atrás, o mercado era só a parte da direita que tinha frutas, legumes e verduras.
00:26:00:05 - 00:26:23:06
Desconhecido
Eu viajei recentemente para Omã. Eu estava nos Emirados Árabes. Agora eu estou aqui de volta na Índia e é impressionante ver como aqui eu me lembro de quando eu era moleque, que a gente ia no mercadinho da esquina. Às vezes tem a coisa, às vezes não tem, às vezes. Agora, por exemplo, a estação de fruta do conde James Nagar, então tem muita fruta do Conde vendendo em tudo que é lugar.
00:26:23:09 - 00:26:44:12
Desconhecido
E a estação. Eu amo fruta do Conde e a estação de fruta do Conde. Ela dura um pouquinho, daqui a pouco acaba e aí reza pra voltar, entendeu? Aí daqui a pouco entra a estação da manga e aí tem manga. E aí a gente come manga loucamente, porque não vai ter manga direto, a manga vai acabar. Tem algumas coisas que tem o tempo inteiro e tem outras coisas.
00:26:44:12 - 00:27:08:21
Desconhecido
A maioria das coisas é sazonal e isso é 2024 Indian Nagar, onde eu moro aqui no interior da Índia agora, e tem muitos lugares no mundo que continuam obedecendo a essa regra. Mas a maioria das pessoas que está aqui com a gente que mora em São Paulo, Rio de Janeiro, grandes capitais, não vive nem nem sabe o que a sazonal do lugar onde mora, porque a pessoa ela quer comer as mesmas coisas, sempre tem lá a prescrição da nutri.
00:27:08:29 - 00:27:24:13
Desconhecido
Às vezes a nutri nem mora onde ela mora, nem sabe o que tem, onde, onde ela mora. E aí falou olha, você tem que comer isso aqui. Três Aquela duas colheres de não sei que alívio e a pessoa que se vire para comprar online e entrar no IRB e entra no Amazon. Você quer lá e compra esse troço.
00:27:24:16 - 00:27:45:28
Desconhecido
E como a pessoa vai ter fruta do conde da Índia? Exatamente, às vezes desidratada e tudo mais? E aí você está comendo muito longe da sua própria realidade. Então isso conecta com a primeira dica que você falou também do tipo assim é muito fácil. Eu acho o Tai já era fácil há 3000 anos atrás a pessoa se distanciar da realidade do corpo dela.
00:27:45:28 - 00:28:09:24
Desconhecido
Por isso que hoje são mitos, falam sobre isso lá atrás, mas eu tenho a sensação de que hoje em dia está mais fácil porque a gente se confundiu, entendeu? Quando eu era criança e muitas pessoas que estão aqui regulam comigo, vocês lembram que que comida era um troço que a gente comprava na feira e em casa não tinha tanta coisa feita por engenheiro de alimentos, assim como tem hoje.
00:28:09:27 - 00:28:27:26
Desconhecido
Hoje em dia você pega um troço embalado, meio que num papel alumínio, aí tu abre ele. É um negócio meio meio branco e aí eles chamam aquilo ali de queijo e falam que você deveria comer. E eu, polenguinho e o seu queijinho do dentinho do lado fazem uma rima com no diminutivo horrível. E aí, você acredita que aquilo ali de comer entendeu?
00:28:27:26 - 00:28:48:01
Desconhecido
Mas não é de comer. Eu brinco com os meus alunos e alunas. Eu falo toda vez que olhar para um alimento desses ultraprocessados, bizarro, bisnaguinhas e vem bosquejo polenguinho olha e fala assim isso é igual a chinelo havaiana porque é igual. É que nem você pegar um chinelo havaiana, botar na torradeira em casa, depois partir com medo, não devia estar comendo esse troço.
00:28:48:03 - 00:29:09:21
Desconhecido
E tem um bando de comida hoje em dia que não é comida. Produto alimentício não devia entrar na tua boca, mas é o que você está falando. A gente não sabe quem a gente é e o que a gente precisa. E a gente também não sabe o que a comida é e o que comida faz. A gente foi educado de uma maneira que é de lasanha de quatro queijos da Sadia.
00:29:09:21 - 00:29:31:26
Desconhecido
É comida, mas não é. E aí a pessoa come aquele troço e aquilo ali enche a barriga dela, né? Ou como a melhor expressão que eu conheço no Brasil é a maranhense que diz aquilo ali te torou bucho, então aí torou o bucho. A gente acha que está ok. Estou cheio, estou satisfeito. Minha vida ela segue, mas não é comida, sabe?
00:29:31:28 - 00:29:49:06
Desconhecido
Eu nem sei se a gente já está na segunda. Tipo, se a gente já não é isso que eu ia falar, eu ia fazer um convite. Então vamos pro dica dois. Eu vou embora. Você já abriu, você fez o caminho, não é? O Matheus não sabe das minhas dicas, Da nossa a gente não conversou, não tem assim, não tem seguidores.
00:29:49:08 - 00:30:13:27
Desconhecido
E isso eu aprendi fazer esse negócio aqui porque eu virei professora, porque ele me colocou numa vai, vai ter professora. Aí eu falei opa, então eu preciso organizar minhas ideias e agora eu tenho um caderninho com todas as melhores dicas, entendeu? É isso. Então, assim, a dica dois acho que chega muito nisso que você está falando que comer não é igual no trem.
00:30:14:00 - 00:30:42:12
Desconhecido
Que a Raquel pode falar assim Aí a gente já temos o que? Temos umas 04h00 para a gente falar. Temos um módulo inteiro que começa no dia 11 de janeiro. Venham para o módulo Detalhes e Gola de Nutrição, porque isso aqui é uma pitada do início do ano de antipasto. Então que você venha para o módulo que você vai ter 24 horas de nutrição catálise para poder se aprofundar nesses temas todos.
00:30:42:12 - 00:31:02:01
Desconhecido
Mas tá Elise, como assim comer não tem a ver com Nutrida. Eles, é isso? Tipo, eu comi. A comida está dentro do meu estômago, mas eu estou me nutrindo daquilo. Aí a gente tem algumas etapas, né? A qualidade daquilo que eu estou comendo. Você está me gerando nutrição, porque acho que é um pouco disso que a gente está falando hoje.
00:31:02:01 - 00:31:27:09
Desconhecido
A gente, como a gente, perdeu muita referência do que é comida, eu só estou comendo, mas eu não estou me nutrindo. E eu vejo que a nossa sociedade hoje ela quando pensa em comida, é sempre num olhar muito assim. O que é mais prático, o que é mais rápido, que é mais saboroso? Sim, e aí eu estou falando, falo você, Você está pegando se perguntando o que é mais prático, o que é mais rápido, O que é mais saboroso?
00:31:27:09 - 00:31:55:25
Desconhecido
Você não está perguntando o que é mais nutritivo ou você não está considerando de fato aquela nutrição, A nutrição daquilo que você está comendo. E isso é muito perigoso porque eu estou comendo, Tá, mas eu não estou me nutrindo. E hoje a gente vive num contexto onde é muito mais excesso de comida. Então ainda a gente tem pessoas que não têm acesso a uma alimentação, mas é muito.
00:31:55:27 - 00:32:16:04
Desconhecido
A parcela disso é muito menor. O que a gente vive é um excesso. Então tem um monte de gente comendo, mas tem poucas pessoas se nutrindo. E isso que é muito delicado, né? Então, por conta da qualidade. Mas aí eu acho que entra num contexto que para mim é mais significativo dentro da visão do Ayurveda, que é a digestão.
00:32:16:06 - 00:32:37:25
Desconhecido
Então essa é a segunda dica. Ela essa fala eu estou comendo, mas ela não está me nutrindo, então ela é toda baseada dentro do conceito da digestão, porque a gente fala, mas eu já falou isso sei lá quantas 1000 vezes aquilo que eu estou não é sobre o que eu estou comendo e sobre o que eu estou digerindo.
00:32:37:27 - 00:33:02:00
Desconhecido
Aquela famosa frase Você é aquilo que você come. Tá, mas o quanto eu estou digerindo daquilo que eu estou comendo? Porque é isso que eu sou Na verdade, é só quando a comida começa a fazer parte de mim. É como a gente está vivendo no medo também, principalmente pessoas que têm mais acesso à informação. A galera tem muito medo de não comer, porque isso também é um efeito da indústria, sabe?
00:33:02:00 - 00:33:26:13
Desconhecido
Do tipo assim não, Você precisa comer isso, que é um pouco do que você estava falando, você precisa comer. Então eu atendo muitas pessoas, às vezes subnutridas, com medo de ficar sem comer. E aí vem a coisa da permissão também, porque às vezes é essa clareza tipo olha para o seu corpo, ele está desnutrido, não? Então será que eu preciso realmente de toda essa alimentação?
00:33:26:15 - 00:33:49:29
Desconhecido
Essa semana passada eu fiz um atendimento que me marcou muito e depois a paciente me mandou uma mensagem super emocionada e que ela falou assim eu nunca tinha parado para pensar que eu não, eu não tinha fome porque eu não precisava daquela refeição. Estou aqui porque ela falou assim que eu me agradeceu tanto e aí eu fico ponderando Eu vou nesse meu Deus, por que?
00:33:50:01 - 00:34:11:17
Desconhecido
Por que essa pessoa está me agradecendo tanto? Por permitir que ela não se sinta culpada por não comer, porque ela não está com fome? Tipo, olha essa frase, sabe? E aí pra ela aquilo foi assim, absurdamente revolucionário. E ela falou Eu me sentia culpada porque eu achava que eu tinha algum problema. Eu só tenho fome duas vezes ao dia.
00:34:11:19 - 00:34:42:24
Desconhecido
Eu e é isso mesmo. Tá tudo bem, pode ficar tranquila. Então, isso tudo que a gente está falando, por isso que eu falo que uma coisa vai conectando a outra. Se eu estou distante do meu corpo, eu não. Eu estou distante da minha digestão. Se eu estou distante da minha digestão, eu estou distante da minha nutrição. Então, se um prato hoje que é considerado incrível, alguém monta um prato incrível para você que tem todos os nutrientes que você precisa para aquele dia, esse prato ele encontra uma digestão ruim.
00:34:42:27 - 00:35:14:17
Desconhecido
A sua nutrição não melhora. Total total. A gente está vivendo pela primeira vez na história da humanidade já há algumas décadas, uma situação que nunca nem era impossível até pouco tempo atrás, que é você ter seres humanos que são e que têm excesso de peso, por exemplo, e são subnutridos. Antigamente, se a pessoa estava comendo o suficiente para ela crescer muitos tecidos, ela provavelmente estava comendo comida porque só tinha comida.
00:35:14:20 - 00:35:57:14
Desconhecido
Hoje em dia a pessoa consegue comer um monte de fast food, desses que todo mundo acha que ama muito do Louis e que só criam tecido, mas que não nutrem na pessoa de nenhuma forma. Então é muito e muito drástico como isso realmente mudou, como a nossa sociedade ela hoje pode oferecer produtos alimentícios que não é comida. Você come aquele negócio, você sente que você de alguma forma tá cheia de boa de botar aquilo no corpo e aquilo ali fracassa em nutrir você adequadamente e assim, pensem tem centenas de pessoas na Live que com a gente, uns quase 400 pessoas.
00:35:57:17 - 00:36:15:12
Desconhecido
A 100 anos atrás, 50 anos atrás, eu não quero parecer que eu estou querendo voltar vocês no tempo que lá atrás era tudo melhor. Eu acho que a gente fez a melhor época da humanidade hoje assim, mas só precisa entender um pouco de como é que é o corpo humano, de onde a gente veio, esse bicho que a gente já está milhões de anos evoluindo para ser isso aqui.
00:36:15:14 - 00:36:43:06
Desconhecido
Pensa que há 100 anos atrás o seu bisavô, de repente, o seu avô, ele tomava café da manhã, roçava a manhã inteira, depois voltava do roçado, almoçava arroz, feijão, legumes, carne. Roçava a tarde inteira. Aí jantava e acabou. Aí pensa que surgiu toda uma indústria há 50 anos atrás, que não existia na maior parte da humanidade, na nossa história.
00:36:43:08 - 00:37:04:08
Desconhecido
E essa indústria inventou uma barrinha. E aí eles pensam como é que a gente vai enfiar essa barrinha na comida da pessoa? Tipo assim no almoço quem é que faz arroz, feijão, legumes e barrinha? E aí eu invento um clube social, aí eu invento um requeijão, aí eu invento um bolo de pacote, aí eu invento tudo o que a gente entra no mercado hoje, ver essas coisas.
00:37:04:08 - 00:37:26:14
Desconhecido
Elas não tinham lugar na nossa dieta há 100 anos atrás. Ninguém ia comer se você levar para sua bisavó. Se ela tivesse viva, ela ia falar Meu filho nem tem interesse. Como esse negócio não tem onde enfiar. E aí já tem uma história atrás. Desculpe interromper, mas só você. E eu acho que isso é muito legal Quando foi inserido, tipo a parte da margarina, vamos colocar assim.
00:37:26:16 - 00:37:50:27
Desconhecido
É tipo, a indústria foi tão forte que eles deixavam a margarina em frente a casa das pessoas, convencendo aquela galera a usar e que elas não queriam usar a margarina, mas tipo assim, estava lá o tipo, eles deixavam lá. Então a introdução de todo o processo dos alimentos ultraprocessados eu acho que foi feito até de uma forma violenta com a humanidade total, total.
00:37:50:27 - 00:38:16:16
Desconhecido
E é isso sim, vale a pena parar para só olhar e questionar um pouquinho. E todos os alimentos que precisam de propaganda na televisão provavelmente são alimentos que você não comia naturalmente. Se a empresa precisou comprar a imagem do Papai Noel para te falar que o Natal vem vindo, vem vindo o Natal, o Natal vem vindo. Vem, vem no Natal, comemore a essa festa.
00:38:16:18 - 00:38:44:09
Desconhecido
Se ela for martelar essa mensagem na sua cabeça é porque ela não é natural para você. Você nunca viu grandes campanhas de brócolis em lugar nenhum, sabe? Outdoor? Cenoura não tem. Então, assim, essa indústria ela precisou inventar lugares para enfiar a comida dentro do seu corpo. E aí a gente precisou inventar que você precisa comer a cada duas, 03h00, que se não fecha a sua janela metabólica dará.
00:38:44:09 - 00:39:14:29
Desconhecido
Então você precisa de um shake que senão, como é que você vai tomar shake? Não tem hora. A barrinha que olha essa comeu a barrinha, um biscoito de pacote, um Doritos, uma porcaria dessas não tem, entendeu? Essas coisas. Não tem espaço na sua vida, não tem espaço na sua saúde e elas só servem para uma coisa esses alimentos todos, a campanha da Coca-Cola, do Papai Noel, tudo isso só cumpre um propósito eles enriquecem os acionistas dessas empresas.
00:39:15:01 - 00:39:42:12
Desconhecido
Não acha que você está sendo beneficiada de nenhuma maneira, que é o seu livre arbítrio tomar qualquer porcaria? Aí que um bando de ácido fosfórico, corante, queimar caramelo número quatro e açúcar, você não ganha nada com isso. Por mais que você defenda dentro da sua cabecinha esses produtos. E agora você está brigando comigo contra o celular, a verdade é que essas empresas não estão nem aí para você e nem para a sua saúde.
00:39:42:14 - 00:40:11:05
Desconhecido
Eu e a Tay é que estamos. Então eu acho que tem muita gente que defende comida desse tipo de comida e que a gente não pode falar de comida, não pode nem chamar de comida. Mas assim tem uma galera defendendo. E o pior para mim é que tem profissionais de saúde defendendo o produto alimentício e falando que as pessoas isso, Isso me dói porque é um lugar que eu falo assim gente, vocês estão defendendo um negócio que foi criado para dar lucro, não para para pensar.
00:40:11:05 - 00:40:44:14
Desconhecido
A nutrição de uma outra pessoa é a Síndrome de Estocolmo. O nome disso é Síndrome de Estocolmo, que para em Estocolmo. Lá não sei quando. A década de 70 aconteceu Um fenômeno que marcou a nossa visão de psicologia. Para quem não conhece. Uns sequestradores acho que tomaram lá um banco e aí viram Pela primeira vez documentamos pela primeira vez esse fenômeno que é as vítimas dos sequestradores começaram a defender os sequestradores contra a polícia e as mulheres e homens se apaixonavam pelos sequestradores.
00:40:44:14 - 00:41:05:07
Desconhecido
Depois vieram a casar com sequestradores e então eles estavam sofrendo uma violência. E aí, a partir da violência, eles se apaixonam pela pessoa que estava lá, violentando. Então assim, é muito maluco. Mas é isso. O capitalismo de certa forma, produz uma síndrome de Estocolmo. É a pessoa que vai vir aqui brigar comigo para defender a Coca-Cola. Tá ligado?
00:41:05:07 - 00:41:29:26
Desconhecido
Quando eu estou aqui para tentar te ajudar a ter uma saúde melhor e a Coca-Cola não está nem aí para sua vida, entendeu? Você é um consumidor, só uma carteira para eles, então vale a pena vocês lembrarem disso. Essas coisas não existiam há 100 anos atrás. Não existiam 1 milhão de anos atrás. Toma cuidado se você não está sendo um agente aí de Síndrome de Estocolmo dessas, porque elas não vão estar nem aí quando você tiver doente, elas não vão segurar na sua mão.
00:41:29:26 - 00:41:52:18
Desconhecido
Não são eles que vão ali pegar e cuidar de você. São médicos, são nutricionistas e são essas pessoas que cuidam assim. Não sei se tem a ver com a dica número três, mas eu estou abrindo caminhos para antecipando. Mas a dica para a gente condensar e finalizar a dica número dois é sim. Depois essa questão do comer e não ser igual a nutri.
00:41:52:20 - 00:42:19:19
Desconhecido
Eu acho que isso tem que estar muito claro, porque para o Ayurveda você é aquilo que você consegue digerir, então você é aquilo que você consegue digerir, mas é acima de tudo, a gente precisa cuidar dessa digestão, porque a sua nutrição ela só melhora se a sua digestão estiver melhor. Se você tiver um magnésio eficiente. Porque aí para a gente ilustrar também dentro das aulas, eu levo muito dos doces loucas, dos textos clássicos.
00:42:19:19 - 00:42:44:27
Desconhecido
A gente fala muito sobre sobre isso. Isso é muito incrível. Assim a gente fica trazendo esses slogans para para, para a nossa atualidade. Colocando isso em prática também. É um dos slogans que eu gosto muito. É onde eles falam os. Aí deixa claro que o alimento, ele é importante, o alimento, ele é muito importante. Ele nutre os tecidos, ele forma os tecidos, mas é o Agni que importa mais.
00:42:44:27 - 00:43:09:18
Desconhecido
No final de tudo isso é a digestão que importa mais que os alimentos. Então o alimento é importante, mas a sua digestão ela é mais importante. E aí ele segue esses louca falando porque olha, a gente não consegue formar tecido, é um alimento mal digerido, a gente não consegue formar tecido. E aí eu coloco um parêntese aqui que a gente não consegue formar tecido com produtos alimentícios.
00:43:09:20 - 00:43:36:28
Desconhecido
A gente não consegue formar tecido com o troço que o meu corpo não reconhece como comida. A gente não consegue formar tecidos e a minha digestão não tiver digerindo, metabolizar. Ando absorvendo aquilo que eu estou comendo. Então eu acho que isso já para a gente deixa claro isso. E aí a gente precisa entender que para o alho vedar o comer, ele depende da fome e ele depende do Agni.
00:43:37:00 - 00:43:59:11
Desconhecido
Então a sua nutrição, na visão do Ayurveda, ela depende da qualidade da sua digestão, que vai depender da sua fome. E é por isso que a gente está aqui falando, não sei pela qual milésima vez, que a gente precisa comer com fome. E aí, como é que põe que uma dica vai se ligando na outra? Se o comer de acordo com a sua vida?
00:43:59:11 - 00:44:26:17
Desconhecido
Ele é um comer com fome e eu estou distante do meu corpo e eu não consigo consultar a minha fome. A minha nutrição não funciona. Por isso que uma coisa vai encaixando na outra. Eu me observo, eu entendo a minha digestão, eu entendo a minha fome, eu entendo a minha necessidade e isso tudo vai me dar uma boa qualidade de digestão para me dar uma boa qualidade de nutrição.
00:44:26:20 - 00:44:55:05
Desconhecido
Perfeito! E realmente as pessoas têm que aprender porque a gente não foi educado para olhar para nenhuma dessas etapas. A gente não foi educado para observar o próprio corpo, a gente não foi educado para entender o que é fome. Eu acho que a maioria das pessoas assim, eu fui 100% educado para estar cheio, sabe? Tipo assim você está vazio, come mais e a gente inclusive e confunde.
00:44:55:07 - 00:45:20:12
Desconhecido
Então assim, só 2/2 de anatomia do sistema digestivo para vocês e não sai correndo só por fazer anatomia, pelo amor de Deus! Então você tem a boca e a boca. Tem um tubo que chama esôfago que conecta com o seu estômago. Aí o estômago entra no delgado delgado para o grosso e sai. O que precisa sair depois? Então pensa que quando você come, engole a comida, Ela vai para o seu estômago e o estômago.
00:45:20:12 - 00:45:45:24
Desconhecido
Ele retém essa comida durante um tempinho. Essa comida ela recebe líquidos ali, tem uma digestão química e tem uma digestão física. O estômago tem a musculatura que contrai e no final do estômago tem um buraquinho que chama o esfíncter pylori, com que a comida vai devagarzinho passando por ali, indo para o intestino delgado. Dependendo da comida que você come a comida, ela pode ficar 30 minutos a 01h30 no estômago.
00:45:45:24 - 00:46:17:13
Desconhecido
Não tem um tempo fixo, mas aos pouquinhos vai acontecendo o que a gente chama de esvaziamento estomacal. A comida. Ela para no estômago. Dá aquela sensação que todo mundo tem de peso e tal, de que você comeu está cheio e aí você aos pouquinhos vai ter um vazamento estomacal. A maioria das pessoas confunde. É esvaziamento estomacal completo, que é quando o estômago está vazio, com fome, do tipo assim meu estômago já está vazio, então eu posso comer mais coisas.
00:46:17:13 - 00:46:36:23
Desconhecido
Então, a mais de 01h30, duas horas depois de comer, você vai estar com o estômago realmente vazio. Só que o estômago está vazio. Não significa que a digestão acabou porque a digestão continuou no intestino delgado, continuou no intestino grosso. Por isso que a gente fala nos textos clássicos da Ayurveda. Eles sugerem que você deveria separar as refeições em umas 05h00 mais ou menos.
00:46:36:26 - 00:46:58:14
Desconhecido
Você dá tempo da comida passar por todas as etapas da digestão que ela precisa. A maioria das pessoas come a comida para do estômago. Ela para de comer a comida trabalhada ali no estômago. Dependendo da comida, em meia hora, o estômago está vazio. Dependendo da comida, em 01h30, o estômago está vazio. Quando dá aquela sensação de vazio, as pessoas acham Isso é fome.
00:46:58:16 - 00:47:29:14
Desconhecido
Então estou falando tudo isso. Um parêntese nerd. Mas só para te dizer muitas vezes você precisa agora parar depois de adulto para entender que estômago vazio não significa fome necessariamente. E a gente foi educado para tá sempre cheio porque nossos avós, bisavós passaram muita necessidade, muito perrengue. Então a minha bisavó passou perrengue, ela ensinou para minha avó, ensinou para minha mãe que ensinou para mim e eu tenho que tomar cuidado para não morrer de fome.
00:47:29:17 - 00:47:57:04
Desconhecido
E a intenção não era ruim, percebe? Tipo, ela estava querendo me proteger, ela estava querendo que eu ficasse vivo. Só que ela passou perrengue e você talvez hoje em dia não esteja mais passando perrengue de escassez alimentar. Você está passando abundância alimentar é comida demais. Aí penso só você pega uma mentalidade de escassez alimentar o pensamento de que você não pode passar fome, de que você está o tempo inteiro, tem que ficar enchendo o corpo de comida.
00:47:57:07 - 00:48:25:15
Desconhecido
Só que junta isso numa realidade de abundância alimentar. Vocês pegaram. É um pensamento de escassez, com uma realidade de abundância. Aí. A matemática aqui é super perigosa, porque aí você tem uma pessoa que ela não tá passando necessidade na prática e a maioria de vocês estão aqui na Live, não estão? Só que ela tem isso dando à cabeça dela aquela escassez de que ela precisa comer, senão alguma coisa vai acontecer, senão ela vai desmaiar, ela vai passar mal.
00:48:25:17 - 00:48:51:20
Desconhecido
Sabe o que a pessoa está fazendo? 18 refeições por dia. E ela ainda tem essa neurose, essa ansiedade alimentar. É porque é também de fato assim. Mas muitas vezes, como a pessoa se sente, porque ela não, Se ela não sente com mais energia, ela não se sente com mais nutrição e aí ela entra nisso, buscando o tempo todo comida, porque de fato não é o que ela está sentindo, Que como ela não está se alimentando, ela só está colocando comida para dentro, comida.
00:48:51:20 - 00:49:17:08
Desconhecido
Ela só está colocando coisas para dentro. A nutrição não melhora e aí a pessoa continua nisso. Ela está sempre cansada, ela está sempre com fome porque é estimulada isso o tempo todo. É isso que você falou para deixar o exemplo claro que eu deixo para os pacientes, que eu acho muito legal. É que assim eu me preocupo, como quando o meu estômago está vazio, mas o estômago, ele é uma cavidade que ele foi feita para ficar vazia, né?
00:49:17:11 - 00:49:44:03
Desconhecido
E aí a gente não tem a mesma preocupação, por exemplo, com a bexiga. Você também é um dos exemplos que eu acho maravilhoso, porque assim você esvaziou a sua bexiga, Tá, só a bexiga está vazia. Quando é que você se preocupa para tomar água? Quando vem a sede, então, a fome. Ela é uma referência completamente diferente de estômago vazio.
00:49:44:05 - 00:50:06:17
Desconhecido
E é isso que a gente precisa começar a cultivar. Então, da mesma forma que eu não me preocupo com com a minha bexiga que está lá vazia, acabei de esvaziar. Aí eu vou beber a água quando eu estiver com sede. O meu estômago é igual. Tudo isso é muito maravilhoso. A anatomia eu aprendi com o professor assim, deixar as coisas simples.
00:50:06:20 - 00:50:27:00
Desconhecido
Eu tenho feito isso ao longo dos anos. Eu aprendi com um professor muito bom a tentar simplificar as coisas. E é por isso que a gente está aqui hoje. Sim, Thay, você é uma excelente aluna, é uma excelente professora mesmo. O Thay a gente falou da terceira dica, então no final eu perdi a bomba. Então vamos a gente.
00:50:27:02 - 00:50:57:01
Desconhecido
A gente falou de pelo menos umas dez dicas, se alguém, se alguém tiver anotando, aí a pessoa já notou umas dez coisas. Com certeza a pessoa não tem como ver essa live e não ter um 25 em 2025. Só nutrição melhor eu acho. Eu particularmente acho que. Então a última dica na verdade é um condensado de três condutas prejudiciais de acordo com a maior vida que eu acho.
00:50:57:01 - 00:51:16:00
Desconhecido
Vamos bater nelas rapidinho assim, só para a gente finalizar. Não precisa se aprofundar porque vai casar com muita coisa que a gente falou aqui, mas eu acho que com o VEDA ele vem com essa maestria de simplificar. Olha, isso aqui é prejudicial ao extremo para a sua alimentação e aí encaixa com tudo isso que a gente está falando.
00:51:16:03 - 00:51:42:13
Desconhecido
As três condutas que eu falo eu deixei até anotado aqui para a gente colocar um pouquinho de sânscrito também para as pessoas. Não se assustem, não se assustem mais. Assim tem. Tem um caminho muito bonito, depois a gente simplifica, mas essa margem abaixo e vice a margem, que são as três dicas, três condutas prejudiciais. Vamos falar sobre cada uma delas rapidinho.
00:51:42:16 - 00:52:03:09
Desconhecido
A primeira eu acho que é muito e muito do que a gente vive hoje através desse discurso, que é um pouco de comida boa e um pouco de comida ruim só. Ok, então um pouco de droga, um pouco de salada, um pouco de droga, um pouco de salada, que é o que o pessoal fala e a galera fala isso rindo, sabe?
00:52:03:09 - 00:52:27:15
Desconhecido
Tipo assim Ah, é um pouco de droga, um pouco de salada pro invés de ser péssimo cara, tipo os dois. Os dois podem ser ruins, a droga e também a salada, inclusive, pode ser ruim também. Inclusive já você está vendo que é assim a gente. Quando a gente estuda Ayurveda, um sloka, ele tem 50.000 explicações. Aí a gente começa a criar umas frases que também tem tipo várias explicações.
00:52:27:18 - 00:52:47:27
Desconhecido
Aí a gente me diz então por que eu acho que isso é importante? Porque a gente precisa se conscientizar que não é ir para um lado extremismo, que daí eu não como mais nada e não sei o quê, porque a galera às vezes vai para esse lugar. Não é sobre isso, mas eu preciso cuidar, porque às vezes melhorar um pouquinho a minha alimentação, mas continuar com coisas que me prejudicam muito.
00:52:47:27 - 00:53:18:03
Desconhecido
Isso de acordo com o vida é muito ruim. Então não é só. E aí eu já entro numa parte que é muito maravilhosa da nossa alimentação, que eu vejo muita gente se preocupando com a via positiva, que é tipo assim, o que eu incluo para minha alimentação ficar muito boa. Só que eu esqueço que havia negativo. Ela é muito mais importante, que é o que eu paro de fazer, que é o que eu deixo de fazer para que a minha nutrição melhore também, porque senão, às vezes eu estou colocando lá um prato incrível e aí eu termino tomando uma coca zero.
00:53:18:06 - 00:53:49:17
Desconhecido
Nem consigo falar qualquer zero, tipo tá vendo? Trago aqui Coca zero. E isso porque é isso, o quanto daquela refeição eu vou realmente absorver, me nutrir dela. Porque eu estou tomando ali, junto com um refrigerante que alguém me diz que zero é bom. Então é nesse contexto que entra essa conduta prejudicial. O número um maravilhoso Vambora! Conduta para só do número dois, tá?
00:53:49:19 - 00:54:10:14
Desconhecido
Então essa a número dois. Ela vem de um contexto que a gente estava falando dos lanchinhos, que é comer depois de comer. Sim, que é. Eu tô comendo uma refeição e depois eu vou e faço mais uma refeição e mais uma refeição e mais uma refeição. Isso de acordo com a vida, é muito ruim por todo o contexto que a gente já explicou para vocês, né?
00:54:10:15 - 00:54:36:10
Desconhecido
Esse comer várias vezes ao dia é muito ruim, principalmente porque eu não dou tempo para a minha digestão, Eu não dou tempo para o meu corpo, entendeu Que aquilo ali foi recebido, que ele está sem, tá metabolizado, está se nutrindo. Então eu falo que esse intervalo entre as refeições para a gente trocar esse vazio por um descanso, porque esse vazio ele tem um aspecto muito negativo.
00:54:36:10 - 00:55:01:24
Desconhecido
Às vezes, por conta do nosso passado e de todas essas coisas, eu acho que o vazio ele soa ruim, mas quando a gente pensa poxa, é um descanso para o meu sistema digestivo, sabe? É um descanso, assim como todo. Tudo precisa descansar. O meu sistema digestivo também precisa descansar. Então deixe ele descansando ali um pouquinho. Eu acho que isso soa de um lugar mais, mas confortável para a gente.
00:55:02:00 - 00:55:24:14
Desconhecido
Não estou no vazio não. Assim como a sua bexiga descansa, o seu estômago também merece descansar. Vamos, vamos, vamos nesse caminho total. Eu concordo muito com o que você está falando, porque essa ideia que a gente chama de a de acha lindo em sânscrito a ideia de que você come, depois come, come, depois come, come, depois come ela não é um problema só para a alimentação.
00:55:24:17 - 00:55:45:27
Desconhecido
Ela é um problema para tudo. E a pessoa que faz seis cursos on line ao mesmo tempo é a pessoa que faz coisa de má um para um segundo. Não tem um minuto de descanso. Mães, por exemplo, que não tem tempo, nem a mulher. Ela vai para o trabalho. Quando chega em casa, pega os filhos, aí dá de comer, aí arruma mochila e faz o jantar.
00:55:45:29 - 00:56:05:04
Desconhecido
E essas super heroínas que tem na hoje em dia que a pessoa que tá aqui. Aí você pergunta né? Outro dia eu estava falando com uma mãe dessas, tadinha desesperada que ela falava Cara, o meu sonho eu tenho pais, quando vou ao banheiro, tipo. Então às vezes eu deixo as crianças ali com o marido ou com a ou com alguém.
00:56:05:06 - 00:56:38:09
Desconhecido
Eu só quero tipo tomar um banho em silêncio. Então olha que interessante. Se você se expõe a estímulos excessivos, pode ser barulho demais, pode ser comida demais, pode ser luz demais. E cansa. Não. Nosso corpo fica exausto, nossa mente fica exausta e tudo o que a gente quer e precisa às vezes é uma pausa e a digestão. Ela é assim e a gente às vezes passa o dia inteiro botando comida para dentro, mastigando um negocinho, pegando uma coisa que é crocante ou uma ou um doce.
00:56:38:09 - 00:57:02:23
Desconhecido
Aí come mais uma coisa. Isso fica o tempo inteiro. Sobrecarregamos seu processo digestivo e o seu estômago. Tudo o que ele quer é um momento só para ele. Assim do tipo cara, pára de me dar trabalho. Tipo, eu brincava antigamente, eu falava assim Imagina que você está no seu escritório trabalhando e aí vem o seu chefe, bota uma pilha de documento em cima da mesa para você resolver.
00:57:02:25 - 00:57:24:08
Desconhecido
Aí, daqui a 20 minutos, meia hora, ele vem botar outra pilha de documentos e resolver. Aí mais meia hora, bota outra pilha de documentos a resolver. Aí mais meia hora, bota outra pilha. Aí no final do dia, depois de 08h00 de trabalho, o chefe entra na sala e fala ou cadê aquele documento que eu botei aqui hoje de manhã, como se você estivesse tipo não quer fazer mais nada?
00:57:24:10 - 00:57:41:12
Desconhecido
E você falou Olha o chefe, desculpa se botou esse documento para eu resolver de manhã, mas depois dele acaba 20 minutos. Não botou mais alguma coisa aqui em cima da minha mesa. Então se eu não dei conta de fazer isso tudo e eu contava essa historinha para dizer para as pessoas a digestão, ela é assim também e o seu corpo precisa de tempo para digerir o troço direito.
00:57:41:12 - 00:58:05:26
Desconhecido
Mas na hora que você teve um esvaziamento estomacal completo, que agora as pessoas já sabem o que é, você vai lá e come mais alguma coisa. O corpo falou e meu Deus, tem a digestão do intestino para fazer uma volta. Todo mundo para o estômago. Então o corpo ele não consegue parar nunca. E aí, pai, É meio mágico quando a gente bota às vezes os pacientes para jejuar em cenário clínico, por exemplo, aqui na Índia, durante um ano, trocaram durante uma terapia mais profunda.
00:58:05:29 - 00:58:38:26
Desconhecido
A gente tira as refeições das pessoas e aí é maluco porque a pessoa ficou anos sofrendo de algum problema. Ela vem até a Índia para resolver esse problema. Só de ajustar a alimentação, parece que o corpo agora tem tempo e energia sobrando para cuidar do problema que não estava conseguindo cuidar. Porque pensa, além de ter essas pilhas de comida entrando o tempo inteiro, que o corpo tem que estar gastando energia para processar, Tem alguma coisa que está desequilibrada ali a mó tempão que o corpo também está precisando processar e aí ele bota atenção numa coisa e falta atenção para outra.
00:58:38:29 - 00:58:59:22
Desconhecido
Quando a gente diminui a frequência alimentar, muitas vezes sobra energia, foco, digamos assim. E aí o corpo ele pega e resolve a rinite. Aí você fala aí, agora que que eu faço? Não, agora resolveu, já foi só você dar uma intervalada legal, porque agora o seu corpo, ele tem energia sobrando para poder dedicar para os outros problemas. Pensa na mãe que eu acabei de dar o exemplo.
00:58:59:22 - 00:59:25:14
Desconhecido
Ela está tão pegada com as crianças que a casa vai ficando suja. Agora imagina que é uma mulher que está ali sozinha, O homem que tá ali sozinho. Se você pega e tira as crianças durante um dia inteiro e bota elas numa escola daquelas em período integral, de repente a mulher tem tempo, Eu encontrei com uma amiga. Eu lembro tanto as mães, cara, mulheres, Ela estava falando botou agora a criança entrou em idade escolar e aí finalmente ela consegue.
00:59:25:15 - 00:59:51:21
Desconhecido
Está conseguindo fazer o cabelo, fazer as unhas, porque ficou anos da vida que ela não conseguia olhar para essas coisas. Isso é realidade. Todo mundo aqui já viveu isso que você está tão atabalhoado de coisas que você vai deixando outras coisas que considera menos importantes para o seu corpo. Faz isso também o seu corpo. Ele está tão atabalhoado com a sua alimentação, com as coisas que você bota para dentro, que te informando o tempo inteiro que ele não tem tempo para olhar para enxaqueca.
00:59:51:24 - 01:00:14:26
Desconhecido
E aí essas coisas ficam vindo à tona também. Deus não sabe por quê. Então, isso que está trazendo a de Hashaná é você dando um pouco de respiro para o seu corpo. É um milagre ao mínimo. E o terceiro olho, só para complementar, isso é uma coisa que as pessoas não têm. Essa, essa clareza. Eu acho que eu gosto de dar ênfase nisso.
01:00:14:29 - 01:00:37:08
Desconhecido
É que comer e digerir cansa. Então eu sei que está todo mundo cansado, sem energia, mas não é você comendo mais, porque se fosse não, a gente não ia. Tá todo mundo cansado, né? Porque tá todo mundo comendo mais e todo mundo cansado. Por quê? Porque comer cansa. Comer gasta energia com o alimento, ele traz energia, mas antes disso ele desgasta o corpo.
01:00:37:10 - 01:01:11:00
Desconhecido
Então, essa pausa, esse tempinho entre uma refeição e outra, ela é importante por isso, né? Então, só para a gente dar ênfase nisso, nisso mesmo, porque eu acho muito importante. E por último, a gente chama de vice e vice a máxima que é essa parte de comer em horários inadequados. E aí eu já gosto de falar uma coisa que é assim gente, essa é a único, o único possibilidade de a gente fazer ceia e semana que vem.
01:01:11:03 - 01:01:38:10
Desconhecido
Por favor, vamos combinar assim, vamos deixar combinado? Uma por ano, tá bom, uma por ano a gente libera e a gente, a gente tá tudo bem. E a semana que você pode fazer ceia e semana que vem o resto não precisa, O resto não precisa. Por favor, me ajuda nessa matéria. Vamos fazer uma campanha então não vai. Vamos fazer um post compartilhado Ceia só no Natal?
01:01:38:10 - 01:02:05:27
Desconhecido
Então vamos começar uma campanha boa. Adoro que pessoas comem tarde demais da conta e é essa essa conduta que o Ayurveda considera inadequado você comer em horários irregulares, que é tipo assim comer 22h00, comer 05h00. Tá, não é só 22h00 que é ruim não, gente, 05h00 Se você não está com fome também é terrível comer que daí aqui para mim é o.
01:02:06:00 - 01:02:28:21
Desconhecido
Basicamente é esse desencontro entre fome e necessidade. Eu acho que é por isso que a gente tem que ir avaliando se eu realmente preciso e esse horário inadequado dessa combinação, quando eu não tenho fome, mas eu estou ali fazendo uma refeição. E também tem esse contexto de comer mais do que eu preciso e comer menos do que eu preciso.
01:02:28:28 - 01:02:50:16
Desconhecido
Porque, de novo, como a gente estava falando nessa? Como a gente começou falando como a gente está distante do nosso corpo. Se alguém me manda comer tantas gramas de alguma coisa, eu preciso comer isso 50 gramas de alguma coisa, tá? Mas se não, eu não tenho fome. Se eu não preciso daquele alimento, isso é uma vida, Não é uma coisa muito legal de se fazer.
01:02:50:19 - 01:03:21:23
Desconhecido
Então, esse é o problema da gente ficar fixo com uma recomendação externa que não atende a nossa necessidade interna, principalmente que não se adeque a nossa necessidade, a nossa possibilidade, o nosso desafio. Dentro de uma visão do Ayurveda, como como a referência é o corpo e o olhar para essas recomendações, muito mais entender a necessidade de cada corpo e a possibilidade de cada corpo para aplicar essas recomendações e não o contrário.
01:03:21:26 - 01:03:55:20
Desconhecido
Então o primeiro eu olha para a pessoa, depois eu olho para as recomendações e eu acho que esse esse último, ele entra muito com esse aspecto de entender o que cada pessoa precisa e não negligenciar isso. Então, evitar comer nos horários que não foram feitos para comer no horário que eu não tenho fome ou uma quantidade maior daquilo que eu posso digerir ou até menor, porque daí a gente entra num contexto também onde as pessoas querem emagrecer ou querem comer menos e acabam comendo menos do que elas precisam nesse momento.
01:03:55:20 - 01:04:28:24
Desconhecido
E isso também é uma conduta bem prejudicial para o Ayurveda total. Você está falando de emagrecer e de botar essas coisas na prática e eu quero aqui um uau! A gente recebeu uma mensagem da Drika no Instagram dizendo Eu apliquei esse conhecimento, perdi 31 quilos e aí agradecendo, falando obrigado e tal e tal. E eu tenho muitas pacientes e muitas alunas que eu chamo de pacientes as vezes, mas eu nunca vi na clínica, porque a pessoa vem aqui no Instagram, no YouTube, aprende coisas ali que me diz Matheus, esse troço mudou a minha vida completamente.
01:04:28:24 - 01:04:51:23
Desconhecido
Então eu acho que essas dicas que a Tay está trazendo, elas são fundamentais, São o iniciozinho, a pontinha do iceberg, digamos assim, desse tipo de pesquisa, desse tipo de estudo que é o Ayurveda. E a gente. Vou reforçar o convite primeiro, se você está no YouTube, se inscreve no canal. Eu agora estou aqui na Índia e vou voltar a produzir conteúdo.
01:04:51:25 - 01:05:12:11
Desconhecido
Fique afastada umas semanas aí que eu estava em transição e dia 11 de janeiro a gente vai começar um módulo novo da nossa formação em Ayurveda e Saúde Integrativa. O vídeo Alaya e a Tai, a professora de nutrição Ayurveda número um, que é a introdução à nutrição Ayurvédica. A gente tem três módulos de nutrição e o primeiro módulo que é Introdução.
01:05:12:11 - 01:05:37:15
Desconhecido
A nutrição começa em janeiro, tá no YouTube e o primeiro link da descrição para vocês. Se você está vendo isso no Instagram, você pode escrever a palavra formação Agora aí nos comentários que eu mando o link para você por DM também vou tá aí. Acho que vale a pena dar uma resumida assim de um minuto e nas três coisas que você trouxe só para a gente, está uma aclarada para as pessoas dessa última dica, né?
01:05:37:15 - 01:06:10:06
Desconhecido
Porque na verdade são todos tipos. Eu acho que o tipo sabe, Na verdade é a de todas as 18 dicas que a gente trouxe, 1054 dicas, essa live deveria dar 1000 dicas de como melhorar a seu alimentação de acordo com a vida. Vamos mudar o que tá bom? Então vamo! Vamo organizar a primeira e ter essa base de observação do corpo, entender, se aproximar do corpo, ter esse encontro com o corpo, começar o seu dia perguntando o que você pode fazer pelo seu corpo.
01:06:10:06 - 01:06:31:00
Desconhecido
Acho que isso é muito maravilhoso. Entender esse seu corpo precisa ou não de um alimento? Como ele se sente depois de fazer ou não uma refeição, Fazer ou não uma atividade física? Isso tudo importa. Isso tudo é importante pra gente dentro da visão do Ayurveda, esse olhar para o corpo. E aí depois é entender que comer não significa nutrir, né?
01:06:31:05 - 01:06:52:11
Desconhecido
Que só colocar uma comida para dentro não é nutrição. Então eu preciso olhar para a qualidade daquilo que eu estou comendo e também para a digestão, porque se eu só estou colocando o alimento para dentro, por que me mandaram comer tanto de alguma coisa? Mas isso não significa que eu estou absorvendo, usando e aquilo está fazendo parte dos meus tecidos.
01:06:52:14 - 01:07:27:12
Desconhecido
Então comer não é igual a nutrição. Comer não é igual a nutrir. Eu preciso. Tem uma etapa que para a gente dentro da visão do Ayurveda, isso é muito importante, né? E aí a última que a gente que eu fiz, esse que são três. A terceira dica tem mais três observações, Vamos colocar aí então a primeira, essa parte que a gente está pensando em colocar mais coisas saudáveis, mais as vezes negligenciando as coisas que a gente precisa retirar da nossa alimentação.
01:07:27:15 - 01:07:48:06
Desconhecido
Então não é porque eu estou comendo um prato incrível e aí se eu estou depois tomando uma coisa que preta que vai acabar com a nutrição daquele prato, talvez não seja muito legal. Assim que essa ideia de comer algo saudável, comer algo não saudável para o Ayurveda, isso aqui não se equilibra. Isso aqui não é uma coisa legal.
01:07:48:06 - 01:08:09:22
Desconhecido
Isso aqui é uma coisa que a gente precisa avaliar e aí olhar para via negativa. O que eu preciso tirar da minha alimentação para deixar a minha alimentação boa? Não só incluir, porque às vezes a gente gasta muita energia, incluindo coisas enquanto tem péssimos hábitos ali que a gente precisa. Assim, às vezes vai gastar mais tempo. Eu sei, vai demorar mais, eu sei, vai.
01:08:09:25 - 01:08:34:26
Desconhecido
Vai gastar mais energia. Mas a gente tem que pensar a longo prazo, né? E aí por último, essa coisa de não comer em horários inadequados, não comer mais do que você precisa ali, não comer mais do que a sua digestão pode. E não comer menos também, né? E aí eu acho que essa parte do comer menos já para a gente se encaminhar para o final de janeiro.
01:08:34:26 - 01:08:57:25
Desconhecido
Eu sei que é um mês onde muitas pessoas querem não só mudar a sua alimentação, mudar a alimentação, mas também às vezes querem perder peso e tem um contexto por trás da nossa alimentação que dizem que o certo é comer pouco. E isso é muito ruim na visão do Ayurveda, porque se eu estou comendo menos do que a minha necessidade, isso vai me equilibrar muito.
01:08:57:27 - 01:09:23:06
Desconhecido
Então é até um cuidado para deixar para vocês, porque de fato é janeiro. Todo mundo acha que tem que melhorar a alimentação, quer melhorar a alimentação e esbarra muito nisso de comer menos ou de comer só salada, como Mateus pontuou aí também. E isso tudo pode te atrapalhar. Então pega a primeira dica lá e se observa melhor e vê se se isso realmente faz sentido para você.
01:09:23:09 - 01:09:49:27
Desconhecido
Maravilhoso, Eu acho. Que bom, fica aqui o convite. Se você está no YouTube e quiser conhecer mais do trabalho da Thaís e arroba, tá? E Luis Igor rola com Y no Instagram. E se você quer se aprofundar mais em nutrição, Se você ama esse assunto e a maioria das pessoas ama, vem para o módulo que vai começar a nossa formação agora em janeiro 11 de janeiro, sábado, 09h00 de nove e 13h00 a gente tem a nossa primeira aula.
01:09:49:27 - 01:10:11:22
Desconhecido
São seis aulas, seis sábados com a Thay para ela te aprofundar nesse com esse conhecimento maravilhoso que é o Ayurveda aplicado à nutrição no YouTube e o primeiro link da nossa descrição no Instagram, basta você escrever a palavra formação aí nos comentários que eu mando o link para você por DM. Eu acho que fizemos o nosso trabalho aqui.
01:10:11:22 - 01:10:32:28
Desconhecido
Tá liso por alguma últimas palavras. Para encerrar. Não, eu só acho que faltou eu falar. Eu acho que eu só falei de duas no final. Eu falei do comer, comer uma coisa saudável, comer uma coisa. Não saudável. A segunda é comer depois de comer. Eu acho que alguém colocou nos comentários ali. Comer depois de comer é que é ruim.
01:10:33:00 - 01:10:57:16
Desconhecido
É comer em horários inadequado. Só é tipo uma uma organização melhor. Dessa última dica que tem essas três observações aí tá fitness? Então fica só o meu convite para todo mundo, para para esse módulo, para realmente olhar para esse corpo da forma que a gente merece, que esse corpo merece, né? Então não é tão difícil assim cuidar da nossa alimentação.
01:10:57:16 - 01:11:21:28
Desconhecido
Eu acho que falam muito mais quando a gente entra em contato com o nosso corpo, ele dá tantas respostas pra gente, é tão confortável, é um caminho tão gostoso de nutrir o corpo a partir da perspectiva que ele nos mostra a cada dia, sabe? Isso tudo vai entrando de um lugar tão carinhoso, tão de cuidado. Mesmo assim, sabe que é esse o caminho.
01:11:21:28 - 01:11:40:11
Desconhecido
Tá confortável, precisa desse, desse encontro e não mais uma briga que às vezes a nossa alimentação ele tem até esse contexto de briga, de não pode. E quando a gente olha para esse corpo e se pergunta como é que eu posso nutrir esse corpo da melhor forma possível? Acho que esse é o convite do Ayurveda. Esse é o meu convite também.
01:11:40:11 - 01:12:00:14
Desconhecido
É o convite do Matheus todos os dias aqui que tem feito um trabalho incrível há tantos anos. E é isso. Muito obrigada, Josias! Tem o que eu acrescento ao que a Thay acabou de falar fofamente e que você não tem opção. São de opção, sabe? Do tipo assim faz, É gostoso de fazer e não é difícil de fazer, não é?
01:12:00:14 - 01:12:17:11
Desconhecido
E você não tem opção, você tem que fazer, Você está vivo, você tem um corpo quarta opção, outro vai ter uma vida boa, vai ter uma vida bosta, ou você vai se alimentar bem, ou se você ainda pode tranqueira, ou você vai ficar saudável, tu vai ficar doente. Então quer dizer, entre a opção de ficar saudável, ficar doente, escolhe, fica saudável?
01:12:17:13 - 01:12:37:14
Desconhecido
Eu vou sim, Por favor, por favor, pra você, Nem pra mim eu nem ganho nada quando você faz isso. Mas por favorzinho? Só porque vai ser bem mais legal pra tua vida E aí depois você vem aqui, me deixam nos comentários Como eu estava, comentei o caso da Drika que tá maravilhosa no instagram falando Galera, não é difícil galera.
01:12:37:19 - 01:12:57:05
Desconhecido
A Drica que falou perdeu 31 quilos, mas é bom e acabou o efeito sanfona e eu nunca mais não sei que lá só contando glórias. Então venha ser a Drica em alguma próxima live. Drica Obrigado, Deus abençoe o seu exemplo. Porque isso, tá ligado? Eu espero que você pegue tudo isso que a gente tá falando ao longo de 01h15.
01:12:57:05 - 01:13:17:16
Desconhecido
Quase aplique na sua vida e vem aqui depois inspirar outras pessoas e deixar nos comentários. Seja a Drica na próxima live, tá? Então tá. Um beijo pra você, Um beijo pra todo mundo. Obrigada, Obrigada, gente! Tamo muito juntas! Seu projeto 800 episódios 987, tá? Um beijo pra vocês e até a próxima.
