00:00:00:00 - 00:00:23:08
Desconhecido
Hoje a gente vai falar sobre medicina tradicional chinesa. Óbvio que há um diálogo entre esses sistemas que são, sei lá, primos e eu queria principalmente te dar três dicas para você ter mais energia. Eu já fiz algumas lives e alguns vídeos aqui para o canal do YouTube falando sobre como ter mais energia da perspectiva do Ayurveda. Enfim, você está aqui.
00:00:23:08 - 00:00:46:24
Desconhecido
Se você não viu, tem uns vídeos muito bons, inclusive que tem uma quantidade de visualizações bem grande. Eu vou ver se eu coloco ele aqui em cima para você depois. Mas hoje eu vou trazer o Lucas, que é especialista em MTC em Medicina Tradicional Chinesa, para a gente conversar um pouquinho sobre princípios, devem ser o que é Medicina Tradicional chinesa e te trazer umas dicas práticas que você pode sair da sala de hoje e aplicar na sua vida.
00:00:47:00 - 00:01:06:20
Desconhecido
Para você que está aí meio que se arrastando, Você que acorda de manhã e pensa Meu Deus, mais um dia na quinta feira, hoje e as vezes a pessoa já ataca, Pelo amor de Deus! Chega sábado na gente, quer tentar te dar algumas ferramentas para você talvez olhar de outra forma para sua vida e aí sair daqui com alguma coisa prática que você possa aplicar.
00:01:06:21 - 00:01:29:12
Desconhecido
Então deixa eu puxar aqui o Lucas. Salve, salve família! Vida Venda para jantar oito Santos no ar Lucas vem pra live! Seja muito bem vindo ao Projeto 800! E aí a gente estava começando a trocar uma ideia off line. Eu falei cara, deixou entrar o Vivo aqui e vou fazer essa conversa ao vivo, porque eu acho assim a coisa mais interessante para as pessoas de repente ainda não te conhecem.
00:01:29:18 - 00:01:51:05
Desconhecido
É começar entendendo daonde você a gente quer. Sei lá, brasileiro não vem dessas tradições orientais. É sempre interessante saber como é que a pessoa foi parar no Block C ou caiu um parafuso da cabeça. Que que houve? Então conta um pouco, pra começo de conversa da tua história, como é que você foi parar na medicina tradicional chinesa? Eu acho que daí a gente já inicia o papo, combinado?
00:01:51:08 - 00:02:11:28
Desconhecido
Então, primeiramente, agradecer Matheus, é um prazer imenso estar aqui. É um prazer de verdade. Eu nem dormi direito, então eu nem estou com tanta energia. É louco isso. A gente fica, a gente fica. E uma das coisas que a gente tem que conversar para ter energia e o sono. Mas vamos por partes. E eu não estava ansioso, nervoso mesmo.
00:02:11:28 - 00:02:50:25
Desconhecido
Então assim, muito legal, porque eu acompanho seu trabalho há muito tempo. Eu vi seu primeiros vídeos, acho que o primeiro até no YouTube atrás e desde então te acompanho, mas não fazia o que eu faço hoje do jeito que eu faço. Então assim, você sempre foi uma inspiração realmente. E eu vejo como é difícil se isso ficar mais, porque eu falo caraca, é uma luta esse online e realmente é passar esse conhecimento para as pessoas que estão acostumadas com pílulas mágicas e aí a gente fica sempre e fora todo o trabalho.
00:02:50:25 - 00:03:12:24
Desconhecido
Mas assim, admiro você como pessoa, como profissional e me espelho realmente. Então, para mim é uma realização profissional mesmo e pessoal. Estar aqui falando é ótimo poder e você é assim. Você é um troll de carteirada porque você conhece minha mãe, né? Então minha mãe já me falou de você É mó tempão voltar, Você tem que começar com esse cara da tradução chinesa.
00:03:12:24 - 00:03:35:27
Desconhecido
Ele é demais. Não sei que ela fez o teu, o teu filme assim. E aí quando outra coluna atropela minha mãe, não tem jeito, né? Vai direto no coração. Então ainda. E olha, e mesmo assim demorou bastante, porque eu falei que eu acho que eu até uns anos já uns três anos e uns três anos eu falei pô, ele é muito ocupado.
00:03:35:27 - 00:04:04:03
Desconhecido
Ai falei com quase alguém da sua equipe também, aí chegou o assistente e não sei o que nós. Aí falei com gente dessa equipe aí depois eu deixei um tempo porque ela falou que ia ver um negócio, aí eu deixei passar. Aí depois de um tempo, eu entrei em contato com ela de novo, Ela Lucas, eu saindo, vi da vida, mais eu tenho o contato de todo mundo lá, entrei em contato com tal tal tal que está no meu lugar, eu não lembro o nome dela agora, mas deu certo.
00:04:04:03 - 00:04:26:06
Desconhecido
Finalmente estamos aqui. O tempo nos deuses, como a gente fala na Índia é tudo no tempo dos deuses. É como eu te disse no nosso online, eu disse para você lá no direct que realmente eu coloquei no meu caderninho, porque a gente tem que visualizar. Eu falei assim porque eu comecei a entender algumas coisas que eu tenho que praticar muito mais.
00:04:26:08 - 00:04:53:04
Desconhecido
Gostei muito do seu e da sua história, dos 12 princípios, Magia das Coisas é entender a visualização do que você quer para pra sua vida, é você se imaginar lá. É muito difícil esse exercício, mas é um exercício que eu comecei a fazer e eu tenho o caderninho de gratidão aqui com nove. Cadê? Cadê? Com um monte de coisa escrita.
00:04:53:06 - 00:05:28:28
Desconhecido
E aí? E aqui no caderninho de gratidão tem material, fazer, conversar, parceria. Vão todos. Chegamos, Chegamos nesse dia, então deu certo. E é assim. Mateus O como eu comecei na medicina chinesa, eu posso dizer que foi lá atrás, quando eu era criança. Primeiro minha mãe e meus pais tem uma história muito legal com com espiritualidade, com alimentação natural e meus pais são vegetarianos até hoje.
00:05:29:04 - 00:05:51:14
Desconhecido
Então eu cresci assim. Hoje eu não sou mais, mas eu fui até meus 23 anos mais ou menos, quando eu mudei para a Bahia e comecei a comer peixe e aí depois foi pro frango e tudo mais. Mas assim não como carne vermelha. Só que até o meus 23 anos, 22 anos, nenhum tipo de carne era. Era minha vida era ali.
00:05:51:17 - 00:06:19:07
Desconhecido
Eu fui vegetariano, naturalista, que a gente chamava antes e foi minha vida toda assim. Meus pais são discípulos de Yogananda, então eu criei. Eu cresci nessa, nesse nessa pegada hinduísta, vamos dizer assim, desde sempre. Eu fui batizado, não na igreja. Eu fui batizado na selfie, realizei um fellowship que é de Yogananda e minha mãe é professora de yoga.
00:06:19:07 - 00:06:44:22
Desconhecido
Minha mãe já fui pra Índia, fiz curso de Ayurveda na Índia, então ela é psicóloga e professora de óleo de yoga. A vida dela toda Então assim então teve teve essa história e minha mãe me fala. Me lembro que eu era pequeno, devia ter uns cinco, seis anos. A gente passou em frente uma academia de kung fu em Campinas, quando eu morava lá e lá eu apontei, eu falei não quero fazer isso, eu não falei assim eu quero fazer isso.
00:06:44:23 - 00:07:05:22
Desconhecido
Eu falei Mãe, eu já fiz isso, Oh, isso deve assim quando eu lembro, porque foi aí que começou a minha história com a medicina chinesa, eu fui para o kung fu. E aí, como ela viu que ela que eu falei eu já fiz isso como eu fosse um chinesinho, né? Ela me colocou no kung fu e começou ali e eu comecei nas artes marciais.
00:07:05:24 - 00:07:34:08
Desconhecido
Então fui campeão paulista, regional, brasileiro de kung fu e lutei muito, Participei, era minha, meu tesão mesmo. Queria ser campeão mundial. Queria ir pra China lutar lá. Só que é a vida leva a gente pra tantos lugares loucos de meu professor que eu amava. Assim saiu, foi para o lugar. Aí eu fui, botei com dor, saí, mas continuei minha pegada na arte marcial.
00:07:34:10 - 00:08:01:06
Desconhecido
E ali o meu sonho virou um sonho olímpico. Queria ir para as Olimpíadas e fui campeão brasileiro até quando eu também fui campeão paulista. Enfim. Só que aí a vida levou para outros lugares, outras coisas. Fui para a Bahia, parei de treinar, comecei a me dedicar ao estudo, coisa que eu não imaginava que eu ia fazer faculdade, algumas coisas assim, porque eu queria ter minha academia, queria ser atleta.
00:08:01:08 - 00:08:37:19
Desconhecido
E fui. Tudo foi levando. Sou fisioterapeuta de formação, mas na formação de fisioterapia fui me levando, não conscientemente. Descobri a massoterapia e na massoterapia para ganhar dinheiro comecei dar aula de massoterapia para pagar faculdade, tudo mais e as técnicas que eu dava. A aula que eu mais gostava era shiatsu e treinar técnicas orientais. E daí começou toda essa onda que a escola que eu dava aula trouxe a pós graduação de acupuntura e eu ganhei uma bolsa de 50% para professor.
00:08:37:22 - 00:09:02:02
Desconhecido
E começou aí toda a história em cima da medicina chinesa. Eu estava me formando em fisioterapia e ia fazer depois de ortopedia. Eu queria trabalhar com ortopedia na área de esporte e aquela coisa. Só que eu fui assistir uma aula de acupuntura e a primeira aula foi apaixonante, ia em energia, eu falei é isso que eu quero agora, é isso que eu vou fazer.
00:09:02:04 - 00:09:27:18
Desconhecido
E me apaixonei realmente. E só que no meio de tudo eu falei que o que eu vim fazer aqui, velho, que essa loucura era não entendia nada e não via difícil. Eu falei que era mais fácil usar o conhecimento que eu tinha em fisioterapia para fazer a pós de ortopedia. Eu ia usar aquele conhecimento prévio. Parece que eu estou fazendo outra faculdade, outra totalmente, mas muito apaixonante.
00:09:27:18 - 00:09:53:16
Desconhecido
Ainda. Então foi isso. Foi assim que eu comecei meus primeiros caminhos, mas eu me desviei. Depois que a gente falou lá em cima, falou que eu posso falar um pouco dessa história e aí eu desviei por que eu tinha pressa. Vamos dizer, eu não entendia meu lugar no mundo, né? Hoje eu entendo muito mais e eu não era tão novo.
00:09:53:16 - 00:10:05:21
Desconhecido
Entrei na faculdade com 26 anos. Então tem pessoas que hoje a gente vê aí na rede social e tal, que tem pessoas com 26 anos fazendo milhões.
00:10:05:23 - 00:10:12:01
Desconhecido
Perdido no mundo sem saber o.
00:10:12:03 - 00:10:41:25
Desconhecido
Acho que travou um pouquinho. Será que foi o meu? Ou será que foi o Lucas que travou? Não, Vocês estão aqui. Vocês tem. Eu acho que voltamos. Se travou um pouquinho o Lucas, agora você voltou. Você estava meio perdido. E os jovens fazendo 20, te fazendo milhões. E aí eu cara, terminei minha faculdade com 31 e. Eu sempre fui muito sonhador, então não tive muito.
00:10:41:29 - 00:11:02:09
Desconhecido
Não sei, nunca tive muita realidade de que é a vida assim? Eu nunca fui. Eu sempre fui Peter Pan, vamos dizer assim. Até eu falando com um amigo meu, psicanalista, que o Lucas tem a síndrome do Peter Pan. Parece que a vida sempre foi muito fácil, Você não quer crescer, sabe? Assim eu via. Eu tinha essa ideia, né?
00:11:02:12 - 00:11:30:25
Desconhecido
E aí quando eu me formei, eu já achei que eu ia conseguir me sustentar, que eu ia já, pá, pá, pá, não ganha milhões. Mas também não é assim. Você tem que se esforçar, tem que ralar, você tem que fazer acontecer. Você tem que ser conhecido. Você tem que fazer várias coisas. E nesse sentido eu achei que era acupuntura, que era fisioterapia e saí da área de saúde por influência do meu ex-cunhado e tal, que era piloto de helicóptero.
00:11:30:25 - 00:11:47:12
Desconhecido
Eu, por ser piloto de helicóptero na cidade de então. Foi nessa hora que entrou o troço do piloto de helicóptero. O cara não tem nada a ver e assim ele ganhava bem. E aí eu peguei ele. Eu vou ganhar desse.
00:11:47:14 - 00:12:20:02
Desconhecido
Aí assim, sem saber. E assim foi maravilhoso. Foi uma puta experiência. Quem não gosta? Por exemplo, homem, principalmente de uma máquina, um carro ou uma moto? Isso de algum brinquedo de gente grande. E eu tive a oportunidade de passar dois anos estudando isso e voando. E voei, me formei e nisso consegui um emprego. Fui lance de voar um ano como piloto premium para um empresário, para um político.
00:12:20:02 - 00:12:44:09
Desconhecido
Lá. Mas ele não deu certo. A vida me levou para vários lugares da Honda lá embaixo. Depressão, pânico. E eu falei velho, aquela vida dizendo assim tá ruim esse caminho não tá bom. E aí ela da de dar uma dica leve primeiro de sair, não é? Não, Não vai ser assim. Não, não, não vai ser assim. Então depressão vai.
00:12:44:11 - 00:13:19:14
Desconhecido
Não quero, vai, volta. Muito louco, muito louco. E eu não quis dar o braço a torcer porque eu tinha família. Na época eu era casado, então tinha toda a expectativa da família em cima de que três anos desempregado, tentando um helicóptero para voar sem falar não vou voltar para de saúde. Resumindo história voltei, voltei para a área de saúde, comecei a atender fisioterapia normal e na fisioterapia consegui um link para fazer a acupuntura.
00:13:19:14 - 00:13:55:10
Desconhecido
Comecei a atender acupuntura, mas minha prática clínica era péssima de raciocínio clínico. E aí o que eu decidi não tinha ainda a internet ativa realmente cursos online. Morava em Fortaleza e fui fazer outra pós graduação de acupuntura clínica avançada especificamente mais pra clínica no Break, que é uma das faculdades hoje mais conceituadas em medicina em medicina chinesa. E fui lá e fiz outra pós de acupuntura clínica avançada para começar me levar para os eixos de novo.
00:13:55:13 - 00:14:23:14
Desconhecido
E aí voltei a me apaixonar pela medicina chinesa. Aí fiz outra, emendei outra pós de fitoterapia chinesa. Aí fiz Phyto. Então fiz hoje. Phyto pós de acupuntura de novo e depois me apaixonei mais ainda pela Phyto. Fiz uma pós de Phyto Ocidental, então fui me levando por esse caminho das ervas e voltei outra e outra. Entendi que esse era meu propósito, entendi que tinha que levar isso para mais pessoas.
00:14:23:16 - 00:14:44:17
Desconhecido
Entendi que a medicina chinesa é minha cara e tem essa história. Eu já sabia desde pequeno. Aí você teve que dar uma volta para depois voltar. É que nem quando a gente tem que se arrumar para sair, aí bota a primeira roupa e nunca bota aquela roupa e bota um monte de roupa. No final, sai com a mesma roupa que foi a primeira roupa.
00:14:44:20 - 00:15:03:21
Desconhecido
Você tem que ter essa jornada do herói para poder voltar para casa no final, transformado e realizado. São sempre. Eu fico pensando e se eu tivesse virado piloto de helicóptero? Será que não teria sido muito melhor parar? Então você vai se lasca inteiro e volta falando Não, não, não é isso. É isso aqui. Minha felicidade também. Matheus Por quê?
00:15:03:22 - 00:15:33:14
Desconhecido
Mas não precisava mais. E logo isso eu precisava. Precisava, Na verdade precisava. Porque como hoje eu dou valor por mais dos perrengues que a gente passa na vida toda. E a vida de adulto é assim. Entendi isso. Não sou o Peter Pan, entendeu? Então a gente vê a realidade e eu, eu percebo que eu falo isso até que tenho isso dentro de um helicóptero e pagando 100.000 R$ por mês.
00:15:33:14 - 00:16:03:21
Desconhecido
Aquele helicóptero dos sonhos, aquela máquina não ganho 100.000 R$ por mês, está longe disso. E fala Lucas, tá aqui, eu não aceito porque meu propósito não é mais dinheiro. Antes eu ficava pensando nisso porque eu tinha essa visão de que era isso que eu precisava e não é isso que eu preciso hoje. Eu preciso levar esse conhecimento para mais pessoas, fazer elas entenderem e através disso, ter essa troca que o universo pede de dar e receber.
00:16:03:24 - 00:16:33:27
Desconhecido
Ter isso equilibrado. E hoje eu tenho muito claro isso dentro de mim e a proposta em si e com a medicina chinesa. Só que aí me dizem mais ainda porque a coisa era acupuntura e fisioterapia e cito até. Mas o que aconteceu realmente com anos depois, quando eu comecei a engatilhar esse tesão? Por tudo isso, veio que é pandemia, veio a pandemia e eu estava lá com acupuntura.
00:16:33:27 - 00:17:08:11
Desconhecido
Bem legal, com diquinhas de fito, nada muito mais diquinhas de fita. Usei esse naquela acupuntura, aquela conversa. Eu tomei esse chá nada sem prescrição terapêutica. Conversa ali na maca com paciente, depois com tudo. Você pode tomar esse chá como esse alimento, blá blá blá e tudo bem. E quando veio a pandemia, me vi em outro buraco, sem saber o que fazer e sem ter o como que eu vou atender com acupuntura de longe?
00:17:08:11 - 00:17:44:07
Desconhecido
Assim não dá, né? E comecei. Veio o on line e comecei a estudar muito alimento, porque eu tive um mentor, vamos dizer assim, um cara fantástico que infelizmente faleceu no acidente de carro novo. Rafael Prado era professor da. Ele tinha uma instituição de pós graduação que dava curso de Nutrição Estética e Medicina Chinesa. Eu era professor de lá do curso de Medicina Chinesa de acupuntura e estava nesse impasse aí bem antes da pandemia.
00:17:44:07 - 00:18:09:21
Desconhecido
Um pouco tipo porra, eu amo acupuntura, mas falta meu tesão, realmente alimento. Então assim resumida eu gosto trabalhar com alimento então. Só que eu não sou nutricionista, não tenho como vou trabalhar com alimentos, já que eu tive essa pegada a minha vida toda. Atleta saúde. Sempre gostei de me cuidar. Lucas A dieta, a medicina chinesa tem a dieta terapia, mas dá para trabalhar só com isso.
00:18:09:23 - 00:18:27:09
Desconhecido
O velho ele começou a me falar Você vai começar a falar só disso. Então aqui vou tirar você das aulas de acupuntura. Você só vai falar de alimento com a visão da medicina chinesa. Então ele tinha uma visão lá na frente e eu falava Velho, como que eu vou falar disso? Entendo disso, blá blá blá. Então já vinham os medinhos.
00:18:27:11 - 00:18:50:05
Desconhecido
Mas deu super certo, super certo. Aí veio a pandemia. A gente começou a fazer vários trabalhos on line em cima desse trabalho. A gente criou uma formação em dietas, terapia chinesa para profissionais da saúde, muito massa. Então hoje eu tenho a minha formação em dieta terapia chinesa, que eu ensino profissionais da saúde a usar o alimento como uma estratégia terapêutica.
00:18:50:07 - 00:19:14:09
Desconhecido
E tem o meu curso também de chás dentro dessa desse curso, onde eu ensino de bônus esse curso. Mas é um curso que é meu xodó, porque é um curso bônus que tem quase 80 horas, 60 horas de aula. É um curso, é um curso bônus e eu falo de chás na visão da medicina chinesa, com ervas chinesas, mas mais com ervas brasileiras.
00:19:14:12 - 00:19:39:17
Desconhecido
Ervas ocidentais com essa pegada energética de cor, sabor, onde atua, como atua. Então eu trabalho com isso. E cara, é isso que eu faço hoje. Através disso eu atendo meus pacientes, dou me as formações. Então com esse trabalho que eu me espelho muito em você nessa sua comunicação de levar isso, porque é isso hoje, o que eu faço?
00:19:39:17 - 00:20:03:11
Desconhecido
Levar a medicina chinesa para as pessoas entenderem como conseguir ter um pouco mais de saúde e qualidade de vida? Calma, mas deixa, deixa eu te freiar e vamos voltar. Para quem nunca ouviu falar nisso, conta um pouquinho sobre o que é medicina tradicional chinesa, porque às vezes, sei lá, tem muita gente aqui que já viu outros vídeos, tem gente que nunca ouviu falar e é completamente assim.
00:20:03:13 - 00:20:26:11
Desconhecido
Diferente do Ayurveda, por mais que a gente tenha conceitos às vezes que se tocam bastante, então explica um pouquinho para quem é leigo brevemente, o que é medicina. Tradução chinesa, para a gente poder se encaminhar também para o objetivo da Live, que é falar sobre três coisas ou três elementos dessa medicina. Eu acho que você já está apontando tantas coisas interessante falando de dieta, terapia, falando sobre fitoterapia.
00:20:26:11 - 00:21:01:18
Desconhecido
Eu já estou com a expectativa assim de que uma dica seja a ver com fitoterapia. Uma dica de repente pode ser de alimentação. Eu não sei que que tu preparou, mas enfim, preparei o que a MTC vai. Bom, a MTC é uma medicina chinesa, ela é uma prática médica, então assim é uma prática médica, porque não existe MTC na China, é medicina na China a medicina indiana é medicina, na Índia, Então é uma prática médica, um conceito médico onde tem os seus pilares, que a gente chama de ramos raízes.
00:21:01:18 - 00:21:33:07
Desconhecido
Então tem o desenho de uma árvore onde você consegue ter as práticas da medicina chinesa. Então, se você quiser se tornar um médico chinês, infelizmente aqui não existe essa prática, então você tem queria ter aqui na China. Aqui você pode estudar as práticas da medicina chinesa separadamente, Então se você quer ser formado e ser um médico chinês, você tem que saber esses ramos da medicina chinesa que engloba acupuntura, que é o que é mais conhecido aqui, engloba a dieta terapia chinesa.
00:21:33:09 - 00:22:01:10
Desconhecido
A fitoterapia chinesa atua na que atua na. A massagem que a gente conhece aqui. Mas atender lá é como se fosse uma fisioterapia, é como se fosse uma osteopatia. A trilha lá é a manipulação de tecidos ósseo, articulares, músculo articulares, então é a manipulação dos seus tecidos, das suas articulações. Então a treinar e é a osteopatia é a que me fugiu.
00:22:01:10 - 00:22:33:08
Desconhecido
A outra quiropraxia, né? Então a era bem legal lá é e tem as práticas corporais, que é o Chi Chuan, que é o Tikun. Então essa engloba a medicina chinesa e tem os ramos internos e externos de tratamento que a gente fala que o principal pilar da medicina chinesa é a alimentação. O chinês fala isso. Tem o aflito, que é muito conhecida, que as pessoas vão no médico, toma os remédios e tal e tal.
00:22:33:10 - 00:22:56:24
Desconhecido
E a Fito chinesa, que é o que é mais conhecido lá. Só que o pilar para levar a saúde, o que você come todo dia é a alimentação, a dieta, a terapia chinesa. Depois vem a fitoterapia e aí o Tikun. São práticas internas. Quando você cura de dentro para fora ou engloba as duas coisas, porque ele pega uma parte corporal que faz tanto uma prática externa quanto uma prática interna.
00:22:56:27 - 00:23:24:26
Desconhecido
E depois tem a acupuntura e a treinar. Então a medicina chinesa engloba essas práticas e a teoria dela é você e na sua função energética, vamos dizer assim, para ficar mais fácil de entender porque é o TI, você mobiliza esse TI com essas práticas. Então, quando você trabalha com alimento, quando você trabalha com ervas, quando você trabalha com acupuntura, a base vai ser mesmo um raciocínio de entendimento para você utilizar.
00:23:24:26 - 00:23:55:16
Desconhecido
Essas práticas. São as bases da medicina chinesa, as bases teóricas que engloba o entendimento de Yang, que é a energia como um todo. Tudo no universo ele tem essa polaridade. Para medicina chinesa, nós somos reflexos dessas duas energias opostas e complementares. Então o universo, ele reflete essas energias tanto externamente quando interno, internamente. Então nós somos o macro inserido no micro, o macrocosmo, o nosso planeta e tudo o que acontece nele.
00:23:55:18 - 00:24:21:21
Desconhecido
E nós somos o microcosmo, os seres humanos que refletimos o que acontece fora e vice versa. Então isso tem tudo a ver com o Yang e essa polaridade. O Yang TI é o ente que tudo é energia, uma energia mais densa, outra energia, mais imaterial, mais sutil. E aí engloba toda essa teoria de raciocínio, de atendimento em cima desses pilares.
00:24:21:24 - 00:24:51:01
Desconhecido
Então, se você quer trabalhar com medicina chinesa, com alimento, com agulha, com manipulação, com erva, não tem para onde correr. Você vai ter que passar por esses pilares em Yang, cinco elementos, que seriam cinco movimentos. Você vai ter que passar por entender de canais e substâncias, substâncias vitais, como é a formação de TI Xue'er, que é o sangue, como a formação da Mente que é o Shen, a essência que são nossas, nossa energia ancestral.
00:24:51:03 - 00:25:11:20
Desconhecido
Então tudo isso você tem que entender que seria em analogia ao nosso DNA. Então a gente tem que tudo entender essa base para você trabalhar com o alimento, por exemplo, que é a minha prática clínica hoje, total eu não faço, não trabalho mais com acupuntura. Minha prática é com alimentação. Eu só trato meus pacientes com alimento e fito.
00:25:11:22 - 00:25:42:21
Desconhecido
Então é dessa forma que eu trago, porque para mim é o pilar base e é o pilar com mais dificuldade de entendimento de todo mundo. E aí a gente tem que entender que o alimento ele vai gerar um equilíbrio ou desequilíbrio no seu yin e no seu yang. Porque então o homem deixa eu deixa eu de repetir o que você está falando Para para ver se eu peguei fazendo o papel de um aluno que está aqui assistindo a aula.
00:25:42:21 - 00:26:08:25
Desconhecido
Então eu tenho um dois padrões de energia. Não há dualidade no universo que as pessoas conhecem. Aquela coisa daquele círculo que tem um negocinho, aquele fio que é meio que tem lojas ainda no mundo verde, tem lá um lugar que tem umas rodelinhas dessas e aí tem essas duas energias, uma mais sutil e uma mais densa. E elas governam o universo, mas também governam o nosso corpo.
00:26:08:25 - 00:26:34:29
Desconhecido
De certa forma, é o que você está me dizendo é que a maneira como eu interajo com a vida e especificamente, o que você está falando sobre a alimentação. Ele mexe com essa energia do meu corpo de certa forma, e eu posso estar num lugar de equilíbrio ou botar no lugar de desequilíbrio. Então as doenças, elas viriam de um desequilíbrio dessas energias dentro do corpo da pessoa.
00:26:35:02 - 00:26:57:09
Desconhecido
E aí você. O teu argumento é que a dieta ou terapia chinesa, ela pode ser uma ferramenta para reorganizar esse fluxo de um lugar de desequilíbrio, um lugar de equilíbrio. Mas como é que você vê que a pessoa tá em desequilíbrio do tipo assim? Como é que você que é um terapeuta de medicina, tradição chinesa, sei lá, quando você bate o olho na pessoa e você fala isso não está legal não.
00:26:57:15 - 00:27:24:10
Desconhecido
Tipo, como é que você sabe que ela. Então é exatamente isso. Todas as doenças para a medicina chinesa, elas podem ser doenças frias e doenças quentes. Aí que tá o trabalho inicial, porque Yin é uma energia mais introspectiva, que ela leva essa energia mais fria para o organismo e para o universo. Por quê? Porque o inhame ele tem uma simbologia com noite e com lua.
00:27:24:12 - 00:27:56:15
Desconhecido
Então a gente entende por analogia, sim, é noite, Lua. O que vem com tudo isso? Quando a gente pensa introspecção, relaxamento, frio, a noite, a noite é mais fria que dia, naturalmente. Então a gente vai entendendo. Lembra Macrocosmo, o microcosmo, o que reflete fora vem dentro. Então, por analogia, os chineses, quando fazendo essas comparações yang, a energia do dia, a energia mais sutil, a energia de movimentação Yang tem essa função.
00:27:56:18 - 00:28:25:24
Desconhecido
E qual é a relação com Yang? Sol e dia? Relação com lua e noite? Então a gente pega correspondências que tem essas relações. Então as doenças para a medicina chinesa tem relação com existem doenças frias, perdão, existem doenças quentes e para a gente ter saúde, longevidade, eu tenho que fazer o quê? Equilibrar a térmica corporal, Essa. Vamos ver o resumo e o resumão de tudo não é tão simples assim.
00:28:25:26 - 00:28:52:11
Desconhecido
Mas resumindo, para você ter saúde e longevidade você tem que estar em equilíbrio. Vamos dizer que os chineses eles fazem essa tem um gráfico muito simples que é um gráfico. Procure um gráfico branco. Existe aqui uma linha da normalidade que os chineses chamam de linha homeostática, dinâmica. É dinâmico porque o yin yang ele não pára, ele é dinâmico, então ele está toda a área ficar num lugar que acabou para o osso.
00:28:52:11 - 00:29:21:14
Desconhecido
Então, saudável, nada mais vai acontecer, porque aí vem a noite esfria de novo e eu já me embolei todo de novo. Lá no céu a brincadeira não tem fim. Eu estou terminando. Você é um desequilibrado, Você é uma mutação constante. Então, por isso que é tão legal a gente entender que preu trabalhar com alimento e eu trabalhar com erva, eu tenho que trabalhar em cima do relógio biológico, o chinês.
00:29:21:14 - 00:29:45:17
Desconhecido
Ele tem um relógio biológico que dita todos horários do corpo e os horários dos órgãos e vísceras, com maior ou menor energia que vai circular aí. E aí eu tenho que entender que eu tenho que trabalhar algumas questões mais yang durante o dia, a depender dos horários e mais sim, durante a noite, porque isso tudo vai trazer esse equilíbrio relativo?
00:29:45:19 - 00:30:14:07
Desconhecido
Porque na medicina chinesa tudo é relativo, depende da comparação que você está fazendo. Eu posso ser yang comparado a quem sabe, porque às vezes eu não sou tão yang quanto fulano de tal, mas eu sou yang. Às vezes a gente vê a pessoa em mas ela é eu e ela somos sim, nós somos introspectivos. Mais calmo, só que eu comparado a ela, eu sou mais yang que ela.
00:30:14:10 - 00:30:35:27
Desconhecido
Então sim, só pra entender que isso muda constantemente e às vezes é as duas coisas loucas, porque eu posso ser mais introspectivo, mas aí no casamento da minha irmã eu fico louco e aí danço em cima da mesa e piro. E aí no dia seguinte eu estou um pouquinho mais calmo de novo, tipo assim a mesma pessoa, ela pode ter as duas coisas.
00:30:36:00 - 00:31:14:11
Desconhecido
É exatamente isso que é a grande dúvida dos meus alunos, das pessoas, que é essa? Exatamente. Nós somos as duas coisas, não é dissociado. Eu sou yin e Yang, você é em Yang, o universo em Yang eu posso ter uma individualidade biológica, uma individualidade de nascimento, onde eu tenho características, mais o mais é muito importante aí, porque eu posso ter características mais sim, mas isso não muda de eu passar momentos mais yang, ou seja, yin e mais introspecção pessoal.
00:31:14:11 - 00:31:43:13
Desconhecido
E Yang é mais ativação, mais movimentação, mais euforia, vamos dizer assim, mais stress, mais calor. Mas não só coisa ruim, coisas boas, mais amor, mais contato. Isso é Yang. Yin é aquela introspecção. Mas eu sou assim no meu DNA, eu nasci assim. Só que isso não quer dizer que você vai ter sempre assim. Você vai passar momentos, muitas vezes essa vida yang e às vezes patologias yang.
00:31:43:15 - 00:32:07:19
Desconhecido
E aí numa avaliação eu tenho que entender o como é meu paciente. Beleza, Ele tem uma característica yin, só que ele está passando por um momento onde as queixas principais dele são Yang. O que eu trato? O Yang? Agora, quando a gente fala de uma pessoa que tem falta de energia, ela tá com pouco yang ou com muito ruim.
00:32:07:19 - 00:32:30:18
Desconhecido
Quer dizer, ela está muito introspectiva ou ela está com você. Entende o que eu quero dizer, Mas eu não sei se as pessoas entendem. Eu tenho uma polaridade e uma delas entra para dentro e outra causa para fora. Se essa que é para fora tá fraquinha, a pessoa vai acabar ficando para dentro. Então tipo a pessoa esse sangue fraco, ele não tem cara de in, não é a mesma coisa ou são coisas diferentes.
00:32:30:18 - 00:32:56:04
Desconhecido
O que você faz com isso? Baixa energia. É assim, eu tenho essa característica, eu tenho as polaridades aqui. Deixa eu ver. Aqui tem é que espelhado para mim. Mas, por exemplo, o yin e o Yang são pólos opostos e complementares que um é base material para o outro. Isso é muito importante porque entra nas dicas que a gente vai conversar.
00:32:56:06 - 00:33:24:17
Desconhecido
Se um é base material para o outro, não existe eu ter mais Yang e Win não ser consumido. Porque quando eu tenho mais de uma energia, porque elas são complementares, antagônicas e elas estão ali, uma consumindo a outra, eu tenho que quando eu tenho mais calor na gangorra, então não necessariamente não tem como os dois estarem torrando, são na perspectiva de vocês.
00:33:24:17 - 00:33:47:27
Desconhecido
A pessoa não está com isso explodindo e o Yang explodindo ao mesmo tempo, ao mesmo tempo. Não, mas posso ter o Yang explodindo. Se eu tenho o Yang explodindo, eu consumo muito em. Então, se eu não tenho Yin yang e uma energia fria resumidamente, então se eu não tenho wing para controlar o calor, se eu não tenho frio para controlar o calor, o calor está certo.
00:33:48:00 - 00:34:17:17
Desconhecido
Da mesma forma, se eu não tenho calor para controlar o frio, o frio se manifesta. Então, quando eu não tenho calor no meu organismo, eu vou ter sinais de frio. Eu vou ter fezes moles, pastosas, língua pálida, face pálida, introspecção, depressão. Eu vou ter sinais do frio no meu organismo. Eu vou ter secreções abundantes, urina clara, então eu vou ter sinais de frio.
00:34:17:20 - 00:34:44:10
Desconhecido
Quando eu tenho muito calor, urina não segura isso. Eu vou ter sinais de calor no meu organismo, como ansiedade, insônia, fezes ressecadas, prisão de ventre, falta de fluídos, pele seca. Então tudo isso vai começar a desequilibrar esse. Esse mecanismo acontece o tempo todo. Saúde para a medicina chinesa é um pistão de carro, o Yang. Ele está o tempo todo assim.
00:34:44:12 - 00:35:12:08
Desconhecido
Só que quando o vinho Yang ele se altera muito, aí que começa a ter os problemas de doença, doenças frias e doenças quentes. Então assim o yang excessivo consome o yin, o yin excessivo consome o yang. Então assim, o que é yang excessivo? Loucas É Yang. Excessivo é você ter calor no seu corpo, extremidades quentes, face quente. Yang é fogo.
00:35:12:10 - 00:35:34:18
Desconhecido
O chinês. Ele também tem a teoria dos cinco movimentos. Cada elemento, o elemento fogo tem um movimento, um movimento que leva o Chi para algum lugar que leva essa energia para algum lugar. Então o movimento Fogo a gente vê o fogo para onde o fogo vai, ele ascende. Então essa ascensão do fogo. Então o fogo tem um movimento ascendente.
00:35:34:20 - 00:36:06:07
Desconhecido
Então eu posso imaginar se eu tenho muito fogo, muito yang. Esse fogo tem a tendência de ir para cima, então eu vou ter insônia, pensamentos exacerbados, alterações de humor, alterações emocionais, stress, ansiedade, medo, pânico, irritabilidade. Então vai alterar o que o meu Shen? A minha mente. Posso ter Falta de foco, atenção, concentração, tudo isso cansaço. Fogo consome o yin.
00:36:06:09 - 00:36:34:22
Desconhecido
Se o fogo consome o yin, eu não tenho a energia que dá base e estrutura, porque o yin a estrutura e aí se eu não tenho mim eu vou ter cansaço, porque eu tenho muito fogo consumindo a minha energia. Então tem mais também. Eu tenho o Yang positivo que o Yang é calor como o sol, então o Yang gera felicidade, alegria gera o metabolismo Yang.
00:36:34:24 - 00:37:14:09
Desconhecido
Nesse eu necessito para todas minhas funções basais, eu preciso de Yang para que meu corpo funcionando funcione adequadamente. Eu preciso de Yang para ter boas liberações enzimáticas, boa liberação de hormônio, ácido clorídrico, peristaltismo intestinal, batimentos cardíacos. Eu preciso do meu yang basal, metabolismo basal, então eu tenho que ter essa energia fluindo. Tanto é que é uma dúvida muito grande de todo mundo que estuda medicina chinesa que quando tem um calor eu não posso administrar calor para o paciente, ai que dá errado porque a pessoa tem um calor patológico e aí vêm os erros porque a pessoa tem calor.
00:37:14:12 - 00:37:47:13
Desconhecido
Então vou dar só alimentos frios e frescos energeticamente ou ervas frias e frescas. É errado. Você vai consumir o Min Men, que é o fogo meta bola que você vai consumir o fogo do baço do estômago, que são os fogo e é o fogo necessário para te gerar um metabolismo basal. Eu preciso dessa energia. Então tem um ditado na medicina chinesa que chama Fu yang eu tenho que dar suporte a esse Yang, independente da condição que esse paciente tenha, eu tenho que entender a fazer o quê?
00:37:47:15 - 00:38:11:02
Desconhecido
Equilíbrio térmico Eu tenho que entender que ele tem um calor positivo, um calor exacerbado, um excesso de calor. Isso vou ter que tirar esse calor tóxico com ervas e alimentos frias e frescas. Ótimo, Mas eu não posso esquecer de jogar ali a.
00:38:11:04 - 00:38:35:21
Desconhecido
O pouquinho a peladinha de um equilíbrio. Então, por exemplo, se eu vou dar legumes e verduras que tem uma característica mais fria e fresca para esse pessoa que está com excesso de calor, como que eu vou fazer para o estômago conseguir metabolizar esses alimentos que são difíceis de ser metabolizados pela energia? A energia mais densa e fria com especiarias.
00:38:35:23 - 00:39:10:08
Desconhecido
Então o chinês helvético usa muitas especiarias para gerar equilíbrio térmico. Então joga lá orégano, manjericão ali no gengibre para gerar esse equilíbrio, mas numa quantidade pequena, porque está precisando não exacerbar esse calor. Então tudo é um raciocínio de como está o nosso paciente e olhar para isso. Da mesma forma, um paciente que está com muito frio, Se eu ficar administrando muito calor para ele, eu vou secar esses líquidos orgânicos, porque o frio tem um problema o frio gera estagnação, faz parar as energias.
00:39:10:10 - 00:39:37:04
Desconhecido
Se essa energia para o frio tem uma tendência, se mantida no corpo, gera calor, porque imagina a energia, ela não tem como parar. Se a gente parar, ela morre. Então, se eu tenho frio, está de novo. Parou o meu time. Ele vai continuar a tentar vencer essa barreira. E aí, o que é isso aqui? Fricção, fricção gera calor.
00:39:37:06 - 00:40:13:21
Desconhecido
Então uma estagnação por frio vai gerar calor. Mas qual é a raiz dez desse calor? O frio. Então eu vou ter que. Vou ter que dar calor para uma pessoa com calor para tirar essa estagnação que a raiz era frio. Então é um raciocínio. Mas estruturado. Não sei se eu estou indo muito afundo aqui, mas não zero. Eu acho que é interessante para as pessoas também entenderem que não é só tá quente, esfria, estar frio, esquenta porque tem uma nuance, porque o metabolismo humano tem um nível de complexidade interessante.
00:40:13:24 - 00:40:47:28
Desconhecido
E o que eu achei muito interessante, porque realmente, num primeiro momento, quando você está explicando a sensação que me dá é ah, então se a pessoa está com pouca energia, ela deve estar com o Yang baixo e o em alto. Então a gente deveria só toral dar um monte de coisa quente para ela. Mas pelo teu comentário parece que é tipo assim calma, calma, calma, Não é bem isso não, é só tipo tocar fogo na pessoa, porque pode ser que você toque fogo na pessoa, se nela esturricar ela e aí você piora o problema potencialmente.
00:40:47:28 - 00:41:10:12
Desconhecido
Então eu estou curioso pelos próximos 15 minutos. Quando você vai me explicar? Tipo e aí, o que que eu faço então? O que que eu faço? Clinicamente? Porque com certeza você vê muitos pacientes hoje em dia. Eu vejo que chegam muito cansados as pessoas, elas acham que elas estão com falta de libido. Na verdade, a pessoa está cansada, ela acha que ela está deprimida.
00:41:10:12 - 00:41:30:22
Desconhecido
Na verdade ela está cansada. Ela acha que ela está ansiosa. Na verdade ela está cansada e eu acho muito interessante. Eu estava outro dia aqui em Berlim com um amigo português que estava com uns dois filhinhos e duas crianças. A gente estava num restaurante de noite, o pessoal estava jantando e as crianças e eu. Eu adoro criança lá, então.
00:41:30:27 - 00:42:03:21
Desconhecido
E eu não estava comendo. Eu já eram dez e meia da noite. Então tá brincando com as crianças, inventando jogos e brincando de mímica e distraindo as crianças? Os adultos poderiam também trocar uma ideia. E é muito interessante porque as crianças nesse horário da noite elas foram aumentando a energia delas. Elas foram ficando mais animadas, mais agitadas. E aí foi interessante porque o pai, quando a gente acabou o jantar, elas estavam tipo Ah, eu vou aquecidos, correndo para um lado, para o outro e ele falou um troço que eu sei, eu acho que eu não sou pai, mas todo pai sabe que é assim.
00:42:03:23 - 00:42:27:11
Desconhecido
Antes da criança pegar no sono, ela começa a ficar muito agitada e às vezes chega num ponto que esse agito vira choro, vira birra, vira briga, vira problema, né? E aí ele falou isso aí e tá dois minutos de dar problema, de quando ela começar a chorar, de começar a dar porque? Porque está com sono. E na nossa mentalidade, às vezes parece contrassenso, algo nessa.
00:42:27:18 - 00:42:52:11
Desconhecido
Como assim? A pessoa está com sono? Então ela fica agitada. Mas tem muitos adultos que deitam para dormir, estão morrendo de sono, mas não conseguem. Fica girando, rodando da cama e tal e tal. Então eu vejo na clínica muita gente que chega com uma sensação de ansiedade que eu falo isso é cansaço, isso não é ansiedade. Você está tão sem energia que o seu corpo não está conseguindo equilibrar.
00:42:52:14 - 00:43:35:00
Desconhecido
A gente dá outros nomes para essas coisas nos nomes que você está trazendo, mas a lógica fisiológica e anatômica é muito parecida. Então eu queria guiar o nosso raciocínio, que eu acho que está muito interessante para um lugar de é a falta de energia e o que a gente pode trazer para as pessoas bem práticas. Assim que eu acho que com esse raciocínio clínico que está botando que é muito massa, porque eu acho que torna tudo muito lógico, de certa forma, se você entende isso, fica fácil atuar, porque eu levei muito tempo para isso, se automático e fácil de raciocinar, Porque na acupuntura a gente tem um problema também, porque você vai lá, a pessoa
00:43:35:00 - 00:44:18:19
Desconhecido
está sem energia, se tonifica no ponto, se faz circular. Mas sei que vamos ficar uma pessoa que está sem energia. Com quê? Tem de gerar energia primeiro nela. Por isso que muitas pessoas não conseguem tanto resultado só com a pintura. Você precisa ter a base, quem gera energia, o alimento, bebidas, alimentos e bebidas, principalmente. Mas também tem outra questão aí, porque quando você me pediu três coisas, eu falei de uma vez me colocando na boca de porque eu não sei dar, por mais que é um trabalho da dica no Instagram, a gente sabe que a gente fala caramba, não é isso só como é que eu vou explicar?
00:44:18:19 - 00:44:41:24
Desconhecido
E aí eu tenho muita dificuldade, porque meus vídeos no Instagram eles têm três, quatro, cinco minutos, porque eu quero tanto tentar. E não é não ter forma, logo assim, é difícil você colocar esse raciocínio para que a pessoa entenda que, por exemplo, eu estou aqui, eu trouxe o meu chá, que é um chá, tomo que vai gerar energia.
00:44:41:26 - 00:45:09:26
Desconhecido
Aqui tem ginseng, Bunchen, aqui tem um matchá que é excelente, Então são tônicos que vão ajudar eu ter energia para o meu dia a dia. Mas a gente tem que entender tônicos tem uma capacidade de consumir também essa energia. Se eu não tenho isso aqui, venho fazer não tão legal, porque aqui tem o equilíbrio térmico, Tenho o ginseng e o matchá.
00:45:09:28 - 00:45:37:19
Desconhecido
Ginseng é mais morno, mais yang. O matchá, por mais que tenha cafeína, ele tem uma natureza em. Então gerei um equilíbrio térmico. Aí tudo bem, Mas mesmo assim ele vai ter uma capacidade de me movimentar, só que não de elevar como a cafeína, porque aqui eu seguro o Yang ruim. Eu tenho um equilíbrio que está fazendo essa, essa, esse equilíbrio térmico.
00:45:37:22 - 00:46:10:09
Desconhecido
E se a gente for pensar analogicamente, analogicamente, fisiologicamente, o. O ginseng é uma adaptação para medicina ocidental, onde melhora um pouco aquele controle de stress, ansiedade, mas para pessoas que já estão com uma base de estrutura boa de sangue de mim, de energia, porque se a pessoa tiver muito estressada, muito ansiosa a patógeno para a medicina ocidental vai piorar.
00:46:10:11 - 00:46:25:07
Desconhecido
E aí você põe o matchá que o matchá ou o chá verde equilibra. Isso por conta que o matchá ele tem. Ele termina o matchá, ele faz. Ele impede que a cafeína seja.
00:46:25:09 - 00:46:50:15
Desconhecido
Tem esse pico por conta da elite junina que vai lá no nosso cérebro, na barreira hemato cefálica e tira esse calor excessivo. Então se consegue ter um foco ou uma tensão melhor. Mas vamos pensar nisso que você falou aí. Como que a gente consegue melhorar isso no nosso paciente? Por que nem se fala das crianças. A criança estava lá no excesso e depois chora.
00:46:50:17 - 00:47:16:29
Desconhecido
E a polaridade? Matheus, O yin e yang. Quando eu chego no máximo de uma energia, o nosso corpo para proteger a gente de não fundir, ele tem a tendência a ir para o oposto. É o que acontece numa ansiedade, no stress exacerbado, uma síndrome do pânico. Você já está lá, lálálá. O que acontece? Te dá uma depressão profunda justamente para você não estourar os seus fusíveis e morrer, vamos dizer assim.
00:47:17:02 - 00:47:41:27
Desconhecido
Então, quando se chega no máximo de energia, o seu corpo perfeitamente te leva para o oposto disso para gerar esse equilíbrio, mesmo que o oposto disso seja uma depressão profunda, porque era o que você tava precisando ali para depois tentar sair. Então tem um ditado na medicina chinesa que eu trouxe aqui que eu gosto muito que fala assim Quando alguém está enfermo, primeiro é necessário reorganizar a alimentação e o estilo de vida.
00:47:42:00 - 00:48:07:15
Desconhecido
Ele engloba isso que ele fala aqui. Na maioria dos casos, uma mudança significativa nesses setores é suficiente para que se apure, estabeleça. Então tem outro ditado do Sweyn que é o Livro do Imperador Amarelo, século II antes de Cristo, que fala. Os médicos primeiro devem encontrar a causa da doença e determinar qual a desarmonia prevalecente frio ou calor, por exemplo.
00:48:07:17 - 00:48:35:03
Desconhecido
E para equilibrar a desarmonia, a primeira e principal medida é uma dieta apropriada. E aí a gente vai entrar exatamente no que eu quero falar, que eles falam exatamente isso de eu ter energia antes de eu pensar num tônico do que do yang, do yin, eu tenho que pensar como o corpo vai absorver isso. Então eu tenho que olhar para o centro.
00:48:35:05 - 00:49:07:16
Desconhecido
A medicina chinesa tem um ditado que fala assim A terra, que é o movimento terra, que tem o estômago e o baço, que o baço é só baço para medicina ocidental, baço para a medicina ocidental, é um órgão muito poético. É um órgão que vai levar melhorar nossa humanidade, levar linfócitos B para o nosso corpo. Mas para medicina chinesa, o baço, o fogo metabólico onde a panela é o estômago e aqui é o fogo que aquece, digere o que está aqui, Então preciso desse fogo metabólico.
00:49:07:16 - 00:49:33:07
Desconhecido
Então o baço. Por analogia, nosso sistema gastrointestinal como um todo engloba o intestino. Então olha o que a medicina chinesa fala na terra é o centro de todos os outros movimentos. Então para eu ter saúde em todos os meus órgãos e vísceras, saúde física, mental, emocional e espiritual, eu tenho que ter o centro forte, o baço e a raiz do tipo central.
00:49:33:09 - 00:50:04:24
Desconhecido
Aí o que ele fala também. Quando o baço e o estômago estiverem prejudicados, o tipo peitoral fica afetado e todos os tipos de doença podem ocorrer. Ele quer dizer o que com isso? Porque te peitoral e o te superior? Então, quando eu como eu como alimentos e bebidas é metabolizado pelo estômago, na verdade cai no estômago. O baço faz essa função de transformação e transporte do que caiu no estômago e esse ti ascende.
00:50:04:24 - 00:50:31:01
Desconhecido
Esse tipo ascende para o alto. Esse de puro vai para o alto e se conecta. Contida a respiração, que é outra forma energética super importante para gerar energia e se um TI não é formado adequadamente com o outro, te dá respiração, porque eu te tenho tido ar e eu tiro os alimentos e bebidas quando um e outro não se conecta, todos os tipos de doença podem comer pode acontecer.
00:50:31:04 - 00:50:58:29
Desconhecido
Então, para eu ter energia em TI a partir daí, se você quer ter energia, eu tenho que ter uma boa digestão e eu tenho que ter um bom sistema digestivo funcionando adequadamente para metabolizar os alimentos que entram ali e fora. Tem que ter uma boa respiração, porque um vai se conectar com o outro. Para a medicina chinesa tem uma uma continha que eles falam se eles fazem assim, 70% da formação energética do nosso corpo, tanto energética.
00:50:58:29 - 00:51:33:03
Desconhecido
Porque quando eu falo a energia nessa energia sutil que eu não vejo sangue, é uma manifestação energética, então o sangue é mais, mas é energia em energia densa. Então para eu ter tanto gente quanto Inti 70% formado pelo baço, pelo estômago, pelos alimentos e bebidas, 20%, 25% vem da respiração, Então praticamente 90%, 95% da nossa energia toda vem de alimentos, bebidas e da nossa respiração.
00:51:33:06 - 00:52:00:26
Desconhecido
E aí, quando eu penso em ter mais energia, eu tenho que pensar que antes de eu pensar no tônico, eu tenho que ver se você está absorvendo bem esse tônico e tem que ver se você tem energia base estrutural para queimar. Porque não adianta você dar um tônico que vai acelerar seu metabolismo se você não tem isso, se você não tem fogueira, então a fogueira a lenha é a base estrutural.
00:52:00:28 - 00:52:30:10
Desconhecido
E olha o que o chinês fala. Ele fala que é normalmente no elemento terra, sistema gastrointestinal, a raiz dos problemas do desequilíbrio do corpo. E é na altura das raízes que encontramos as soluções. Então olha o que ele fala também, que eu gosto muito. Estou passando aqui analogias para vocês compreenderem o que eu vou passar para vocês. Sweyn Ele fala assim também quando alguém come excessivamente, danos no estômago, intestino vão aparecer.
00:52:30:12 - 00:53:01:26
Desconhecido
Então, independente se você está comendo comidas saudáveis ou um monte de porcaria, se você comer excessivamente, você vai sobrecarregar esses órgãos, porque eles vão ter que trabalhar de mais para metabolizar aquilo. E às vezes você não tem energia para metabolizar aquilo. Você não tem lenha, você não tem fogueira, você não tem um. Então, se alguém deseja ter uma vida longa e saudável, viver sem doenças, não sobrecarregue os intestinos.
00:53:01:28 - 00:53:36:22
Desconhecido
Se você quer ter uma vida cheia de longevidade, não sobrecarregue o estômago. Então são passagens que afirma o quê? Se você quer ter energia, saúde, qualidade de vida, longevidade, você tem que pensar em melhorar a absorção dos seus nutrientes através de um fortalecimento do seu centro, para que o centro e mãezona do nosso corpo que vai alimentar todos os outros filhotes, todos os outros órgãos e vísceras, mas lógico que pode ter raízes de outros órgãos e vísceras.
00:53:36:25 - 00:54:02:00
Desconhecido
Sim, mas quando eu penso em utilizar alimentos e ervas, eu tenho que pensar que eu tenho que trabalhar esse centro. E aí eu trouxe algumas coisinhas pra gente, pra gente entender. Aqui eu posso falar como é que é, Tô na tua volta, estou te ouvindo e tomando notas mentais aqui, Porque é assim, o baço é o nosso sistema gastrintestinal.
00:54:02:03 - 00:54:33:23
Desconhecido
Então o baço ele precisa de calor. Lembra que, em analogia, ele é a lenha que queima a nossa panela, o nosso caldeirão? Então, baço seria nosso geleia, gerente do nosso metabolismo. Ele é o gerente do nosso corpo. Então o baço fraco é o mesmo dizer que nosso estômago não está produzindo ácido clorídrico suficiente e mesmo dizer que eu tenho baixas funções enzimáticas é o mesmo que dizer que meu intestino não está fazendo a absorção adequada dos nutrientes, podendo levar anemia, cansaço.
00:54:33:26 - 00:55:05:23
Desconhecido
Então, baço fraco. Pessoal, é a mesma coisa que eu falar microbiota alterada, baço fraco. Eu consigo. A pessoa que tem mais fraco, ela engorda, tem celulite, então baço fraco e dia de colite fica prejudicado. Baço fraco e baixo estímulo de quebra de lipólise. Então você quer emagrecer? Não adianta você ficar tomando um monte de coisinhas que o sistema gastrointestinal não está podendo trabalhar com aquilo, Então baço fraco e biogênese mitocondrial prejudicada.
00:55:05:25 - 00:55:33:19
Desconhecido
Ou seja, a gente entra aí falta de energia, não tem energia, não tem usinas. Então qualquer forma de eu ter um baço forte é o produzir mais mitocôndria. E aí eu tenho que usar ervas que fortalecem o TI e o yang. Existem várias ervas que eu trouxe aqui, só que aí a gente tem que tomar cuidado com isso, porque o Baço gosta de calor.
00:55:33:21 - 00:56:03:15
Desconhecido
Lembra que eu falei Então vamos dar calor? Nem se falou, é só dar calor. Aí entra naquilo que você falou, não é só isso, Porque se eu ficar pensando só nesse raciocínio que eu acabei de falar, eu vou errar por porque o baço está fraco. Tá faltando calor sim, mas também pra eu dar essas ervas eu preciso ter uma base que lembra que o Yang é base para o Yin e o Yang, a base para o Yang.
00:56:03:18 - 00:56:31:09
Desconhecido
Então eu tenho que ter aí uma estrutura que vai fazer uma edificação que vai dar uma sustentação ali no meu time eu chorei no meu rim. Então se eu ficar por exemplo, dando, olha que as ervas são tônicas do yang e do dia, eu trouxe algumas feno grego é um tônico fantástico, só que ele é quente, é uma das ervas mais quentes, então ele tem uma natureza mais quente.
00:56:31:12 - 00:56:57:24
Desconhecido
Não é para usar para qualquer pessoa. E olha só que engraçado feno grego. Ele é muito Phyto estrógeno. Por ele ser feito estrógeno é usado acidentalmente para mulheres na menopausa com calor em. Não é uma para medicina chinesa, isso não pega muito bem, não quer dizer que não possa usar. Ele pode ter uma aplicabilidade legal para a menopausa com calor mais usado como mono erva isolada.
00:56:57:24 - 00:57:18:15
Desconhecido
Não existe nada isolado na medicina chinesa pessoal, tudo é combinação de alimentos, de ervas e de agulhas. Então se eu quero o resultado o feno grego. Por isso que de cânhamo toma se no grego feito estrógeno. A pessoa vai lá com um calorão, um é jogar álcool na lenha, galera, e jogar álcool na linha. Vai piorar o calorão.
00:57:18:18 - 00:57:46:12
Desconhecido
Então, o que a gente tem que fazer? Colocar o feno grego numa dosagem menor, que vai fazer essa função que ele espera e colocar outras ervas que equilibrem. E então feno grego, ginseng, outra erva fantástica que eu trouxe aqui, que é o panache de sem a fáscia que é o ginseng brasileiro. A própria acho a danda que eu ginseng indiano são todos tônicos do tipo estragá los.
00:57:46:15 - 00:58:17:25
Desconhecido
Catuaba, alcaçuz são excelentes tônicos desse tipo. Só que o erro daí está usar essas ervas como mono erva. Então toda vez que você tiver sem saber se você está com um time muito elevado, por exemplo, você está com muito calor, está muito desgastado para você melhorar a sua energia, você tem que fazer um equilíbrio com outras ervas, ervas, umidificadores, porque só tem um tônico de Tianguá.
00:58:17:25 - 00:58:46:11
Desconhecido
Eu posso aumentar esse calor. E se eu aumento esse calor porque o baço gosta de calor para metabolizar, isso é importante. Em contrapartida, tem um efeito colateral que eu vou secando os líquidos orgânicos. E se eu aumento o calor que acontece com mim ou em diminuir o líquido, minha sangue, minha estrutura, o minha unha, todos os líquidos e linfa, o sangue, o líquido corporal.
00:58:46:18 - 00:59:10:12
Desconhecido
Então, pele muito seca. Você já está vendo que está com falta de in. Então, quando eu dou esses tônicos, eu tenho que harmonizar para tirar o contralateral desses tônicos E quais ervas que eu posso usar Tônicas do show e tônicas do IN, por exemplo. Então aí eu trouxe ervas que vocês podem até conhecer o Gold, dizem que é o Gold Berry.
00:59:10:15 - 00:59:32:28
Desconhecido
O Gold Berry é excelente tônico do vinho e do sangue para você usar junto com esses outros tônicos que ajuda a dar uma levantada. Então tem outros aqui, por exemplo, não estão muito quentes se eu pegar outro, porque tem outros tônicos fáceis também que vocês podem usar aí, que é canela, cúrcuma, gengibre, anis estrelado, cravo, fazer um chá.
00:59:32:28 - 01:00:01:16
Desconhecido
Aí você faz um chá e com essas especiarias o chai é uma excelente tônico para tirar o cansaço pessoal. Só que olha que maravilha que é o chai. O chai tem essas especiarias todas, mas o que mais tem no Chile? O leite. O leite é um tônico do baço. Por promover umidificação, ele causa um balanceamento nessas ervas secas que vão gerar calor e aumentar a nossa energia disposição.
01:00:01:18 - 01:00:25:27
Desconhecido
Mas, em contrapartida, tem o leite ali. Ah, eu tenho intolerância. O leite. Faça um suco de pêra, uma batida de pêra que a pêra é altamente edificante. É um chá e com pêra Mateus fica uma delícia! Olha só, eu nunca mexi com pêra porque a pêra para medicina chinesa tem e a beira da cremosidade, mas tem que deixar ela cremosa mesmo.
01:00:25:27 - 01:00:54:25
Desconhecido
Você pode pegar aquecer ela com água em uma panela e fazer aquela papinha com ela, colocar um pouquinho de água, bater ela fica um leite vamos dizer assim de pêra e você faz o chai e substitui e substitui o leite. A pêra altamente nutridora do Wim. Ela edifica e gera um equilíbrio para tirar o contralateral. Lembrar que medicina chinesa pessoal é sempre equilíbrio térmico.
01:00:54:27 - 01:01:29:14
Desconhecido
Eu tenho que tirar o contralateral, o contralateral, o colateral daquelas ervas e aí? E em contrapartida isso eu posso fazer outra combinação com ervas também frescas. Então eu dou uma erva morna que vai ativar. Como coloquei essas dez especiarias que são fáceis para vocês, canela, cravo e até a camomila erva doce são ervas fantásticas, porque olha só, camomila e amarela, erva doce amarela.
01:01:29:16 - 01:01:57:11
Desconhecido
A cor do movimento terra é amarelo, Então, energeticamente, por afinidade, essas ervas vão atuar no movimento Terra. E quando a gente vê alguns estudos já científicos hoje, a gente antes tomava camomila e erva doce para relaxar, dormir. O que acontece hoje em estudos ocidentais mostram que acaba o milho. Erva doce tem uma atuação muito forte para repara o gastrintestinal e a medicina chinesa.
01:01:57:12 - 01:02:26:07
Desconhecido
Só falar isso há 5000 anos pela cor amarela. Essas ervas atuam melhorando o sistema gastrintestinal. Se o melhor sistema gastrintestinal, melhor absorção, seu melhor absorção do que eu consumo, eu tenho mais energia, mas eu posso fazer um balanço com essas ervas para tirar um pouco esse excesso de energia. Yang com o chá verde que nem eu fiz aqui, fiz um equilíbrio com o chá verde.
01:02:26:10 - 01:03:01:03
Desconhecido
Tem a flor de sabugueiro, que é uma erva fresca que aumenta nosso imunidade. Também atua no pulmão, melhorando aquela energia que eu falei do superior para eu conseguir respirar melhor. A flor de sabugueiro tem uma atuação muito forte na imunidade pulmonar e aí, na linha de ciclos de energia da medicina chinesa, a flor de sabugueiro é muito importante para melhorar a imunidade junto com todas essas ervas que trabalham em cima da do movimento Terra.
01:03:01:06 - 01:03:26:19
Desconhecido
Mas eu tenho ervas mais fáceis para vocês, assim, por exemplo, a hortelã. A hortelã é uma erva excelente para colocar aí em equilíbrio com outra, porque ela é uma erva fria, é uma erva que ela não tem a capacidade de ser tônica. Ela não vai te dar energia, só que ela vai entrar em equilíbrio para conseguir tirar o excesso desse calor para você não ficar tão agitado.
01:03:26:21 - 01:03:50:24
Desconhecido
E fora isso, Matheus, só resumido rápido. A gente já chegou praticamente a 01h00. A gente tem que entender que eu tem que usar alimentos base para fazer a estrutura, para fazer a cama ali. Então eu tenho que usar raízes, eu tenho que usar alimentos, nutre dores do rim, porque não adianta eu dar tônico essas ervas que a gente colocou.
01:03:50:26 - 01:04:16:05
Desconhecido
Se eu mudar a base estrutural para que esse calor queime, eu tenho que dar lenha ali. Se eu não tiver lenha, não vai ter se esse fogo todo necessário e vai começar a consumir muito mais a minha estrutura. Então eu tenho que forrar minha cama ali com mim. Como é que eu faço isso? Alimentos, raízes, Porque a raiz vem da terra.
01:04:16:07 - 01:04:51:09
Desconhecido
O in é mais terra, mais material. O Yang tem outra analogia céu e terra. Minha terra é Yang, é céu. Então, por analogia, as ervas e alimentos que ficam abaixo da terra tem característica de nutrir o yin. Então batata doce ganha me cará e todos os grãos também integrais. Arroz, lentilhas, vida são formadoras de Xue e tonifica dores e sangue e tonifica dores do nosso, do nosso bem.
01:04:51:11 - 01:05:17:02
Desconhecido
Então, se eu tenho Yin, eu posso dar tônico, porque eu vou ter base material para queimar. Se eu não tenho em vocês, vão tomar tônicos mesmo naturais, e vão viver mais cansados, que é o que acontece. Todo mundo fica naquele ciclo vicioso de tomando tônico, até natural. Eu tomo ginseng, tomo chá verde, tomo canela, vou fazer um chá e mesmo ter equilíbrio.
01:05:17:04 - 01:05:49:14
Desconhecido
Mas está totalmente estressado, está totalmente sem dormir. Então eu falei Na verdade, Matheus, você me perdoe porque eu acabei falando de um único pilar que me pediu três dicas. Só que a primeira única dica que eu falei aqui é fortalecer seu sistema digestivo com esses tônicos. E mais dentro de tudo, 15 dicas aí já! Pô, tipo uma dica só em cima do entendimento de facilitação do nosso processo digestivo, outros pilares tem que entrar pessoal, não é só isso.
01:05:49:16 - 01:06:18:12
Desconhecido
O pilar sono é um dos mais importantes. E quando a gente pensa em estudos científicos, hoje os estudos já falam. Por exemplo, nós temos nossos telômeros, em analogia, os telômeros, que é a ponta do nosso cromossomo. Ele, em analogia para o chinês, ele é a nossa essência. O chinês fala que a gente tem uma energia ancestral que vem de nossos pais, Essa energia ancestral, ela está com a gente desde nosso nascimento até nossa morte.
01:06:18:14 - 01:06:58:14
Desconhecido
E essa energia ela não é reposta. Então, por ela não ser reposta, nós temos que preservar ela muito. Como nós preservamos ela com bom pós nascimento, Existe uma energia antes do nascimento, é uma energia pós nascimento. A energia pós nascimento é tudo isso que a gente falou agora. Então eu tenho que ter um bom sistema digestivo. Eu tenho que ter um boa respiração, um bom sono, fazer atividade física, ter os pilares de saúde, Ou seja, eu tenho que ter um bom estilo de vida para que eu tenha onde puro metabolismo basal, vamos dizer assim, ou por doenças ou por várias coisas vai acontecer.
01:06:58:14 - 01:07:21:21
Desconhecido
Ao longo da minha vida. Eu não consumo minha essência, eu consumi só o que eu fabrico. Então se eu estou dormindo bem, eu estou fabricando energia pós natal boa. Se eu me alimento bem, eu estou fabricando energia pós natal boa, preservando a minha essência, a essência, por analogia, são nossos telômeros. Então o que desgasta mais a nossa essência é nossos telômeros, noites mal dormidas.
01:07:21:23 - 01:08:01:07
Desconhecido
Tem um estudo muito legal, se quiser, depois tem um gráfico cheinho e nesse gráfico tem lá o sono. Atividade física é tipo e vai diminuindo só na atividade física. Alimentação é o que mais atrapalha os telômeros, mais desgastes. Telômeros são noites mal dormidas, então se você fica só em tônico pessoal, tônico, tônico, tônico, por mais que seja natural, você vai atrapalhar essa sua energia aí, porque o yin yang excessivo você fica só com tônico, tônico, tônico, vai gerar yang excessivo, Yang excessivo, consome o rim e tem relação com quê?
01:08:01:09 - 01:08:34:15
Desconhecido
Noite Se eu não tenho um, eu não durmo. E aí, você está fazendo tudo para consumir assim. Aí chega a noite, você não tem sono, você não tem base material para sua mente repousar, Porque o chinês fala que nossa mente repousa no sangue do coração, onde o sangue do coração é formado. Porém, quem dá estrutura para o sangue ou em alimentos, raízes, grãos.
01:08:34:17 - 01:08:58:25
Desconhecido
Então, se eu não tenho in, a minha mente não vai para o sangue do coração repousar e você não entende. Sono profundo é a base protein, é a alimentação pessoal. Então olhe a base aí como ele fala. Se você quer ter uma vida longa e saudável, não sobrecarrega os intestinos. Se quer ter uma vida longa e próspera, não sobrecarregue o estômago.
01:08:58:27 - 01:09:29:09
Desconhecido
Então, se você quer curar todas as doenças, a base e a alimentação é um bom sistema digestivo, porque através daí se dorme bem. Aí engloba outros pilares saúde mental A respiração que vai entrar. Mas eu acho que é isso. E eu posso falar de várias coisas que ajudam no sono também, mas eu acho que vocês conseguirem entender. Mas se quiser alguma coisa específica, me pede aí quem tiver.
01:09:29:09 - 01:09:50:11
Desconhecido
Se a gente fala maravilhoso e eu acho que a gente pode ficar o dia inteiro aqui trocando ideia, porque esse assunto eu afundo da minha vida e também da sua, pelo visto. Então envolve 1000 dúvidas diferentes. A gente tá com 500 pessoas na Live aqui agora nas duas plataformas, então eu tenho certeza que vão surgir mais dúvidas. E esse troço é infinito.
01:09:50:11 - 01:10:09:22
Desconhecido
Então eu já vou avisar para as pessoas que estão aqui no YouTube que você pode achar o Lucas Vila Nova no Instagram arroba Lucas Villa Nova BTC. O link para ele está aqui na descrição desse vídeo no YouTube também. E aí você vai lá e azucrina a vida do Lucas, manda DM Não sei se tu abre caixinha, responde lá os negócio que é isso?
01:10:09:29 - 01:10:35:08
Desconhecido
Eu falo para as pessoas Hoje em dia vocês tem uma oportunidade que muitas vezes a gente não tinha há 15, 20 anos atrás. Eu quando fui estudar MTC no Rio de Janeiro eu tinha 16 anos, eu fui ter aula com o Juracy Cançado, tinha que ir na casa do maluco, entendeu? Tipo, não é? Não era assim. Você abre o teu celular no conforto do seu sofá e aí você manda um DM para o Lucas e o Lucas.
01:10:35:08 - 01:10:58:23
Desconhecido
Daqui a pouco está fazendo uma live respondendo sabe de você, é um milagre. O mundo que a gente vive hoje pode ser usado para destruição absoluta, essa tecnologia também, mais ela pode ser usada para o melhorar a sua saúde, a saúde da sua família. Então fica aqui de repente uma primeira pitada. Eu falei vamos fazer três dicas. A gente fez 23 dicas e aí vocês podem.
01:10:58:28 - 01:11:20:24
Desconhecido
Mas acho que assim a base é muito interessante. Eu chamo de quatro pilares da saúde, por você ter uma colocar relevância dentro da importância do sono da alimentação. Tá alinhado com o que os textos clássicos do Ayurveda também dizem que eram os três pilares básicos da saúde agora e Nidra Alimentação de sono são a base do funcionamento da nossa fisiologia e metabolismo.
01:11:20:24 - 01:11:52:21
Desconhecido
Então é e entender de maneira mais ampla que se você está com o sono desregulado ou se você não está se alimentando direito, o que você está comendo? A maneira como você absorve isso, a frequência e a quantidade desses alimentos pode estar interferindo. E é muito interessante, eu acho. Para mim, como estudante aqui, como seu aluno nessa live in, olhar para como a gente parece que pirou na nossa sociedade, é um bando de gente.
01:11:52:24 - 01:12:12:06
Desconhecido
E é interessante que para mim eu tô lembrando a tua própria história assim. Parece que é um bando de gente que sabe o que precisa para ser feliz. Eu sabia desde pequeno que queria fazer kung fu e essas coisas chinesas, mas tá todo mundo aí fazendo o curso de piloto de helicóptero, sabe Quando pilotando um helicóptero e eu vi um paciente ontem que foi assim?
01:12:12:09 - 01:12:48:09
Desconhecido
Ele falava Matheus, eu durmo 03h00 por noite, eu acordo já pilhado e tudo mais. E aí eu vendo o caso dele, ele dizia assim em jejum, logo que ele acordava ele toma algum energético, porque se não ele não funciona. Então ele tinha que tomar guaraná, Café era melhor era. E aí eu obviamente aponto para ele o óbvio de volta falou assim Calma, você me disse com uma mão que você não consegue dormir, está muito agitado, dorme muito pouco e com a outra mão você me diz que se você não tomar um energético, você não consegue funcionar.
01:12:48:11 - 01:13:13:27
Desconhecido
Essas duas coisas são contraditórias em termos, quer dizer, e se você não tomar o energéticos, você não dorme. Melhor não manter o seu, não tomar o energético ou não funciona durante o dia. Então ele me falou isso com as próprias palavras. Ele falou Eu tô num círculo vicioso. Eu tomo o energético porque senão não funciona o energético Bagunço meu sono, eu durmo pouco e acordo zuado.
01:13:14:00 - 01:13:33:17
Desconhecido
Como eu tô zuado, não tomo a energia de como eu consigo trabalhar, de funcionar, então assim me ajuda a sair dessa roda, porque eu não consigo. Eu tô preso nisso já tem uma década, aí já sabe como sair falado, ele já sabe aquela coisa ele te falou eu tô no ciclo vicioso, então eu sempre as pessoas, elas tem que entender que isso é muito difícil.
01:13:33:17 - 01:13:59:00
Desconhecido
Lógico, eu já me vi nessa situação em vários momentos da minha vida, mas o que a gente tem que entender é que a gente não quer ficar cansado, por exemplo, durante o dia, e tá tudo bem você ficar cansado. Você tem ficar cansado durante o dia para conseguir regular seu sono. E aí entra aquilo que eu falei lá atrás um pouco de regular seus ciclos cada ano, seu relógio biológico, estipular rotinas.
01:13:59:00 - 01:14:29:29
Desconhecido
Então, outra coisa que eu faço muito no meus atendimentos é trabalhar organização de rotina antes de eu passar alimento fitoterápico e várias dessas coisas. Apesar de que eu não passo. Um paciente acha que não fez a sessão, então a gente vai lá e dá um fitoterápicos e tudo mais. Mas o que que vai ajudar o paciente a melhorar é sair desse ciclo vicioso, entender que ele tem que ter horário para acordar, tem entender que tem horário para as alimentações e entender que tem que ter horário para dormir.
01:14:30:01 - 01:15:07:24
Desconhecido
Bom, não tô dormindo, ótimo não. Dormir a noite toda independente. Acorde todo dia naquele horário, não toma energético, não toma estimulante. Ah, eu vou passar um zumbi. Passamos o beer uma semana. Duas semanas depois seu corpo vai querer descansar e enquanto isso, vai dando as coisas necessárias para e organizando essa rotina. Mas um dos pilares que a gente pode chamar aqui, outro é estipular organização do seu relógio biológico, criar rotinas para que você consiga se programar e melhorar, sair desse ciclo vicioso.
01:15:07:28 - 01:15:28:25
Desconhecido
Sem rotina a gente não sai por aí, Dá trabalho, mas não tem outro trabalho que tem que ser feito. Então agora você está aqui. As pessoas que estão assistindo aqui, a gente agora, principalmente, que estão falando. Matheus Eu estou muito cansado, eu tô sem energia, eu acordo suado e tal e tal. E eu entendo que você de repente queira fazer um chá de ginseng como você quer lá.
01:15:28:25 - 01:15:51:01
Desconhecido
O que você aprendeu aqui na Live. Mas tem um elemento que eu acho que talvez seja mais fundamental, que é você tentar voltar para a sua natureza, sabe? Tipo, talvez você esteja fazendo mais cursos e mais trabalho e mais atividades do que você deveria. E a gente realmente está numa sociedade hoje que coloca um nível de pressão, de performance contínua e tal.
01:15:51:01 - 01:16:14:10
Desconhecido
Parece que a gente está com uma pressa, tá todo mundo indo em direção a morte, uma correndo na direção da morte. Parece de boa. Eu não sei por que a gente tem tanta pressa, nenhuma pressão de performance. Então muitos pacientes meus hoje em dia eu preciso desinflar. A pessoa diz assim tipo cara, tira quatro coisas, você está fazendo a sua vida porque não cabe, tá ligado?
01:16:14:11 - 01:16:34:08
Desconhecido
Tipo, é uma mentira que cabe e para de seguir influenciador de performance no Instagram, porque é tudo mentira. Eles também não. Eles também não fazem. Mas é fácil durante 01h00 de performance, não ali no Rio, Mas aquilo ali é mentira. Para vender um curso de performance para você ou alguma outra baboseira dessas. Mas a real é que está adoecendo.
01:16:34:08 - 01:17:00:16
Desconhecido
Você está adoecendo, Sua família sabe disso e fala de quem a gente. E essa fala precisa ser dita. Matheus é o paciente. Muitas vezes está precisando ouvir exatamente isso que você falou, porque ele precisa entender onde ele está errado, porque está tão em si. Ouvir que ele tem a consciência. Às vezes ele sabe, mas precisa ouvir de alguém.
01:17:00:18 - 01:17:26:27
Desconhecido
E às vezes nós somos. Somos um direcionador, eu falei. Ele não seguiu comigo. Aí ele passa por outro profissional da mesma linha. Se tiver a sorte. E aí eu consigo. Conseguiu comigo, porque o que eu falei foi muito novo. A beleza vai lá, passa, a prescrição te dá puxão de orelha, um vai pro outro, profissional não segue, mas já vai a sementinha sendo plantada.
01:17:27:00 - 01:17:49:00
Desconhecido
Aí ele chegou no Matheus, o Matheus falou a mesma coisa, ele falou nossa, outro outro puxão que eu fui falar a mesma coisa Se eu não fizer, eu vou continuar dando murro em ponta de faca. Aí desperta. Então, quer dizer, a gente espera que desperte, porque não é fácil, mesmo vendo tudo isso que a gente vê e as comparações, né?
01:17:49:03 - 01:18:17:26
Desconhecido
Eu caí muito nessa. Então, assim é muito difícil realmente. Imagina quem não tem todo esse entendimento Para quem tem? Vou dizer a real é super difícil às vezes, porque gente tem nossos compromisso, sonhos, a gente tem nossas coisas para fazer e a gente fala cara, mente muito agitada. Então, meditação, tikun, acolhimento, perdão, né? Você se acolher para você conseguir dormir.
01:18:17:26 - 01:18:45:09
Desconhecido
Porque se você ficar com a mente muito agitada, se comparando, olhando o outro realmente e assumindo compromissos que você não pode, vai ti. Porra, eu acho que não sei você porque eu acho que você já estava nessa estrutura bem consolidada do seu propósito. Mas quem aí não virou o louco dos cursos? Nem poderia. Eu comprei trocentos 1000 achando que ia dar conta.
01:18:45:11 - 01:19:08:17
Desconhecido
Não assisti nem o cara deixei. Perdi dinheiro, o monte, porque aí não consigo, nem consigo. Pô, porque eu queria aprender tudo para ajudar, para estar fazendo o que eu estou fazendo hoje. Mas não dei conta e levou um desgaste e trouxe pessoa que me trouxe tudo isso que a gente tá falando aqui. Então o que o Matheus falou é muito legal tirar o que você tem de excesso.
01:19:08:17 - 01:19:35:12
Desconhecido
Aí joga os cursos no lixo um pouco, né? É isso o exagero. Eu acho que a gente é uma sociedade do excesso. O excesso de consumo, essas de informação, excesso de relações. A gente conhece mais pessoas hoje do que a gente jamais conheceu. Você quer seguir 3450 pessoas? Eu falo para todo mundo que eu conheço pouco. Se você tem mais do que se você segue mais de 150 pessoas no Instagram para.
01:19:35:14 - 01:19:56:26
Desconhecido
Porque se não vai, você não vai seguir tanta gente assim. Não tem como, entendeu? Eu no meu Instagram pessoal eu tenho. Eu sigo 66 pessoas e ouvi da vida que é do tamanho do que dá vida. É tipo 200. Você não consegue mais do que 1000 pessoas, não tem como. Então tem umas coisas que são muito bobas. Assim que eu falo para os meus alunos e alunas do tipo assim entra agora nas suas redes sociais e deleta.
01:19:56:29 - 01:20:16:23
Desconhecido
Então aí só vê quem é que você está seguindo. Você nem sabe que a pessoa é, você tá de favor? Desde 1974 te falou bem porque entendeu. E eu acho que a gente precisa dar uma esvaziada mesmo na vida, um pouco, abrir espaço para o novo. Eu vi uma paciente, o retorno de uma paciente essa semana, agora que passou e ela ela veio para mim.
01:20:16:23 - 01:20:43:20
Desconhecido
Na consulta ela falou assim a Matheus optou por me preparando para emagrecer, para engravidar e tal. E aí eu falei para ela, dei umas dicas para ela sobre gravidez, mas eu disse para ela, falei olha, sim, a primeira coisa que você precisa fazer se você quer gerar alguma coisa atividade de criatividade, a atividade de criar. Então, para você ter a possibilidade de gestar uma criatura, você precisa abrir espaço na vida.
01:20:43:23 - 01:21:11:03
Desconhecido
Não tem como você estar totalmente preenchida de coisas e ainda enfiar o ser humano e o útero. Ele tem que estar vazio. Então tem que ter espaço para expandir esse útero durante nove meses e tal e tal. Então, a primeira coisa que você precisa fazer é óbvio que eu passei coisa mais concreta. Eu não sou filósofo, mas a gente trocou essa ideia e foi interessante que ela voltou em retorno essa semana e gravidíssima da E ela.
01:21:11:05 - 01:21:35:03
Desconhecido
Eu falei pra ela, falei cara, você precisa abrir espaço na sua vida porque você está completamente soterrada e querendo o que mais não dá. E tipo, você está com a xícara completamente cheia e dizendo pra ela bota mais chá. Eu falo mas não cabe mais chá, entendeu? Tu botar mais coisa vai transbordar. Então, sem esvaziar a xícara, primeiro abre espaço na sua vida primeiro, porque senão tem muita gente.
01:21:35:03 - 01:21:52:16
Desconhecido
Eu já passei por isso muito tipo assim. Ai tudo o que eu queria era ter uma relação. Que horas sabem dessa relação? Não, não tenho horário, então não adianta, porra, tem que abrir espaço na sua agenda primeiro, depois você arruma uma com o relacionamento. Então é tudo cento E assim, eu acho que isso é tudo na vida, sabe?
01:21:52:17 - 01:22:13:02
Desconhecido
Eu tenho alunos que vem, falou Quero muito, Está aí o VEDA com você falar. Então a gente tem esse curso aqui com 04h00 por semana, mas eu não tenho 04h00 por semana. Eu falei então você não quer estudar? Aí o VEDA, porque vai te demandar muito mais de 04h00 por não. Mas é porque eu já estou fazendo duas pós graduações em um curso de mala japonesa e eu também tenho três filhos para criar e emprego de 08h00 por dia.
01:22:13:09 - 01:22:34:11
Desconhecido
Eu falo assim Primeiro de tudo, não estudei o VEDA. É tipo porque você já está muito ocupada, entendeu? Termina o curso de mala japonesa primeiro, depois você tem que começar comigo. 1000. A gente está numa ânsia, numa loucura, entendeu? As pessoas tem 18 pares de calça. Você só tem duas pernas. Você não precisa de 25 chapéus diferentes. Só tem uma cabeça.
01:22:34:14 - 01:22:58:00
Desconhecido
Só que você pode montar uma variedade na vida, mas não tem necessidade de tanta coisa, sabe? Eu acho que a gente está muito soterrado. É interessante como mais energia, a sensação que os meus pacientes sempre têm, meus alunos e alunas também. E eu quero mais que que eu faço o Matheus, O que é que eu boto? Qual o chá que eu adiciono, qual comida que preciso?
01:22:58:03 - 01:23:26:09
Desconhecido
Parece que a gente só quer mais empilhar mais coisa. E eu costumo dizer liberal, né? Exato. Se você quer mais, menos. Porque você está com o coração cheio de a pessoa com crise de bronquite asmática, ela está toda cheia de ar e fazendo. Isso tem que virar paciente. Falou assim expira primeiro, você primeiro expira primeiro. Você esvazia o seu pulmão para ter espaço para entra mais ar.
01:23:26:12 - 01:23:48:29
Desconhecido
E a gente, eu acho que está com vendas, que não tem espaço para ter mais energia, porque a pessoa já está completamente soterrada, sabe de coisas. Então, sei lá, fica aqui um convite, porque te ouvindo falar quando você fala de digestão, do baço, do pâncreas, essas coisas todas de como é que a gente manipula e administra energia cada vez melhor.
01:23:49:01 - 01:24:12:08
Desconhecido
E a preocupação que eu fico muitas vezes com esses alunos, com essas pessoas, estão aqui assistindo a gente e às milhares que depois é Tomem cuidado para vocês não fazerem mais listas de mais coisas. Isso acaba gerando mais cansaço na sua vida, porque agora você ainda tem que sabe. Tipo, saber fazer o chá perfeito, sabe? É muito importante tudo isso, mas menos também, né?
01:24:12:10 - 01:24:39:03
Desconhecido
Não é perfeito porque aí entra naquela, naquela coisa do compromisso de jogar outra coisa. Aí eu estou tomando esse chá, então não vou ter energia. Ah, esse chá é tônico, mas eu não estou comendo grãos para gerar a minha fogueira por aí. Já dá mais preocupação, então é tentar. Realmente, eu acho que é o pilar principal, é esvaziar xícara, dar espaço realmente.
01:24:39:06 - 01:25:14:29
Desconhecido
Mas saber que você tem que ter uma rotina é por coisas que seu corpo aproveite. Saber se ouvir e buscar. Se você não sabe por onde seguir, buscar mentores, buscar pessoas que te inspirem como o Matheus aqui está aqui no Vida da Vida, trazendo essa informação maravilhosa para a gente. Então ouvir você é sempre um presente, mesmo porque a gente tira de verdade várias reflexões de como seguir o nosso caminho nesse mundo que está louco.
01:25:14:29 - 01:25:29:27
Desconhecido
Então assim é um presente mesmo o seu trabalho pra gente, esse seu trabalho velho, eu sempre falo se o seu youtuber dia ter mais de dois, 3 milhões de inscritos, aí.
01:25:30:00 - 01:25:53:21
Desconhecido
Sim, porque a gente tá precisando disso, a gente está precisando dessa informação e essa informação tem que chegar e você está fazendo seu trabalho perfeitamente aqui, assim como as pessoas gostam realmente de te ouvir e eu sou uma delas. Então sim, para mim é um presente Realmente só de te ouvir aqui eu já peguei várias coisas que eu preciso fazer esvaziar a xícara, porque eu entrei em outra coisa.
01:25:53:21 - 01:26:19:00
Desconhecido
Agora que eu te falei, vou falar aqui, estou fazendo nutrição e assim, por que eu estou fazendo nutrição? Não precisaria estar fazendo nutrição, mas faz todo sentido. Você faz a nutrição? Lucas Faz muito sentido. Não faz todo tipo assim e eu quero fazer algum tempo. Mas eu falava assim Eu já fiz fisioterapia, já fiz não sei quantas foram na semana, que foi aquele período que você está de nutrição, eu estou no quarto de gente.
01:26:19:00 - 01:27:03:29
Desconhecido
Você deve se irritar muito na faculdade e a sorte é que eu estou fazendo o híbrido, então eu vou duas vezes puro por semana presencial e só tem garoto, eu estou com 47, então é só moleque lá. Eu acho que a sala lotada e a sorte é que tem as outras matérias. Eu faço tudo online, então é híbrido e é a forma que funciona para mim, porque eu não conseguiria ir para uma faculdade de óleos e eu estou fazendo a nutrição realmente para estruturar melhor esse conhecimento que eu quero passar e para realmente alcançar um outro tipo de público, porque eu quero que essa, essa minha voz, eu quero que a medicina chinesa chegue mais
01:27:03:29 - 01:27:29:11
Desconhecido
longe e a nutrição vai me ajudar nisso, né? A nutrição vai me ajudar mais. Eu estou colocando mais coisa para dentro quando eu preciso estudar medicina chinesa e o que eu gosto e está é tão rico esse conhecimento que não para. Eu tenho dúvida de milhares de coisas em cima da medicina chinesa. E aí eu falo cara, eu estou estudando nutrição, quando que eu vou estudar medicina chinesa?
01:27:29:13 - 01:27:57:18
Desconhecido
Aí está tudo ok. Mas eu sinto que eu preciso nesse período fazer isso. Faz essa pressão para conseguir estar fazendo um trabalho como você faz. Então, sim, eu quero ter esse trabalho, sabe? Eu quero fazer o que você faz assim tão belamente? Realmente é levar essa informação da medicina chinesa, desse equilíbrio da pessoa conseguir se olhar a se ouvir.
01:27:57:20 - 01:28:25:00
Desconhecido
E eu tenho uma parceria muito legal com minha mulher que ela faz mais feliz. Então ela é psicóloga, é antes psicóloga, Ela se formou na Universidade de San Diego. É mais difícil e eu passo meus pacientes e fala dessa paciente que precisava esvaziar a xícara. Eu falo muitas coisas assim com a visão da medicina chinesa, mas eu falo lá e era exatamente para engravidar.
01:28:25:02 - 01:28:55:18
Desconhecido
Ela ia fazer uma filha e eu falei olha, você precisa realmente trabalhar esse mental, mas não só como uma terapia terapia fantástica, mas se precisa praticar um, praticar alguma coisa, tem dever de casa aprender a respirar. Aí eu passo para minha mulher, onde minha mulher faz esse trabalho de ir com minha fluidez em cima dessas pacientes que mudam porque a paciente pessoal as pessoas não sabem respirar.
01:28:55:20 - 01:29:21:02
Desconhecido
É impressionante como elas não sabem sentir o corpo pé no chão, bumbum na cadeira, toda aquela questão. Então, isso é muito importante. E aí entra nesse conjunto que mesmo por mais que a gente estude, por mais que eu esteja fazendo nutrição, que eu entenda de fisioterapia, fisiologia humana, que eu entenda da parte energética de medicina chinesa, a gente nunca vai conseguir pegar todas as arestas.
01:29:21:04 - 01:29:44:03
Desconhecido
A gente chega ali e precisa da equipe multidisciplinar, precisa de outro trabalho. Tô trabalhando. A alimentação com a visão energética vai melhorar, mas é a mente dessa pessoa. Se ela não souber inspirar, né? A respiração é um pilar importantíssimo dela saber se ouvir. Eu tive momentos na minha vida com toda essa transformação. Meus pais, um discípulo de jogar na.
01:29:44:07 - 01:30:08:03
Desconhecido
Eu cresci sabendo que a meditação. Minha mãe não lia passagens da Bíblia, era lia passagens do Bhagavad Gita para mim. Então é assim, você Sei da importância, mas teve momentos na minha vida que eu não conseguia fechar o olho porque eu fechava o olho, me dava agonia, eu fechava o olho, não conseguia fechar meus olhos, sabe? Então, ô gente, você não sabe respirar?
01:30:08:05 - 01:30:40:04
Desconhecido
Então expandir para entrar ti. Então é tanta coisa que a gente precisa fazer, mas também com leveza, né gente? É isso que o Mateus está falando, não colocar isso como uma forma é um positivo que vai entrar negativo, então não pode ter essas cobranças também. A gente está vivendo no mundo de que o natural hoje está sendo invejado, Então se você não faz isso, isso e aquilo, você não está dentro da bolha.
01:30:40:06 - 01:31:04:26
Desconhecido
Aí então você não está dentro da bolha. Não sou nada, não sou vegano. O Nossa, eu a pessoa vai ter cobranças, Existe Isso é louco, né? Então a gente tem que relaxar realmente total total. Cara Lucão, obrigado pelo hotel, pelo carinho, pela participação. Vocês estão aqui na Live agora vocês podem ir lá no arroba Lucas Vila Nova MTC.
01:31:04:26 - 01:31:31:22
Desconhecido
O link está na descrição desse vídeo aqui do YouTube também. Últimas palavras, convites, Alguma coisinha antes da gente encerrar? Não acho que é isso. Eu só quero agradecer mais uma vez, agradecer a vocês que estão aqui. Obrigado. É uma honra estar falando com o Matheus e para o público dele e me mostra a disposição para vocês no Instagram, que é meu canal, que eu sou mais ativo realmente.
01:31:31:24 - 01:31:56:19
Desconhecido
Então, qualquer dúvida, se também vocês quiserem ser atendidos por mim com a visão da medicina chinesa, tem o link da bio lá do meu Instagram que ele direciona o WhatsApp do atendimento e vamos junto Nesse caminho precisar de mim. Eu e o Matheus tamo junto, Conta comigo sempre que precisar. Gratidão pela abertura do espaço para falar o que eu amo E é isso, Que bom!
01:31:56:19 - 01:32:28:08
Desconhecido
Tamo junto! Obrigado pela tua presença, Obrigado a todo mundo! Esse foi o nosso projeto 800 Episódio um 959. Olha só, um beijo gostoso, grande, um beijo e todo mundo. E a gente se vê no sábado de novo, na próxima. Tchau, tchau, tchau.
01:32:28:10 - 01:32:36:11
Desconhecido
O.
01:32:36:13 - 01:32:42:16
Desconhecido
Futuro é o.
