Perda com ICMS pode ser de R$ 2 bilhões no Ceará, diz Elmano - podcast episode cover

Perda com ICMS pode ser de R$ 2 bilhões no Ceará, diz Elmano

Dec 01, 202232 minSeason 2Ep. 328
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

O governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse que o Estado pode perder até R$ 2 bilhões em receita por causa do projeto de lei que limita o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos. Para compensar a perda, disse que buscará uma solução para a arrecadação junto ao governo Lula. 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a lei 194/2022 em junho deste ano, com o objetivo de baixar o preço dos combustíveis. Na ocasião, o chefe do Executivo vetou dispositivos que previam compensação financeira para os Estados. O texto aprovado limita cobrança do imposto sobre esses itens à alíquota geral de ICMS, de cerca de 17%.

“Evidentemente que compromete a minha capacidade de investimento e a lei prevê uma compensação para os Estados, mas nós precisamos clarear quando e como será feita a compensação pela União. São discussões que nós queremos poder realizar com o governo do presidente Lula porque efetivamente foi feito uma retirada de receita dos Estados de maneira abrupta, comprometendo claramente os nossos planos plurianuais e nossas leis orçamentárias”, disse o governador eleito em entrevista ao Poder360.

For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android