Fundo de estabilização é melhor que subir juro, diz Belluzzo - podcast episode cover

Fundo de estabilização é melhor que subir juro, diz Belluzzo

May 14, 202245 minSeason 2Ep. 228
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo, 79 anos, defende a criação de um fundo para conter a volatilidade do preço do petróleo –bancado via imposto sobre a exportação do barril. Na teoria, o mecanismo evitaria aumentos bruscos nos preços dos combustíveis (diesel e gasolina), como o Brasil vem registrando nos últimos meses.

Belluzzo argumenta que o custo financeiro do mecanismo seria baixo, já que esses aumentos dos combustíveis são repassados para toda a cadeia de produção –como o transporte de pessoas, alimentos e produção de energia (muitas termelétricas brasileiras são movidas à diesel, por exemplo), e elevam a inflação.

Na visão do economista, o fundo de estabilização seria uma maneira mais vantajosa de conter o avanço dos preços do que o Banco Central subir a taxa básica de juros, a Selic –hoje em 12,75% ao ano, a maior taxa em 5 anos.

For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android