¶ História De Um Programador De Tecnologia
Música Pode tá certo .
Pode tá certo Muito bem , muito bem , muito bem . Estamos começando mais um Podcafé da TI , podcast , tecnologia e cafeína . Meu nome é Anderson Fonseca , eu sou o Mr Anderson E esse episódio não é um oferecimento do escritor Lima Barreto , mas teremos o homem que falava javanês .
Vamos que vamos . Aqui é Guilherme Gomes da Access Software , direto da África do Sul .
E hoje eu já resgatei dois pinguins .
Adriano , o mano a ser CyberSec . Diogo Junqueira , senhor da Access Software . Pra nós é um prazer receber o convidado de hoje , Ele que é colega podcaster também do Coda . Mais Fala , Vou deixar ele mesmo se apresentar .
Boa galera , bom dia , boa tarde , boa noite . Não sei que hora você está assistindo ou ouvindo . Eu sou o Rafa , sou diretor de tecnologia da Versil , da Start e da Devaria , algumas empresas de tecnologia ali que a gente tem no grupo .
E junto com todo esse conglomerado de empresas , a gente tem o ex-podcast Primo Tech , que a gente assumiu junto quando a gente assumiu a operação da Start , que virou hoje o Coda Mais Fala que vocês acabaram de falar É exatamente Sensacional , cara , cara , até para a nossa audiência se situar .
Podia falar um pouco mais da história do Rafa , cara ? Como é que você surgiu aí apareceu no mundo da tecnologia ? Como é que é a sua história ? Como é que você chegou nesse momento aí ? Só pra gente entender um pouco .
Boa bora . Comecei cedo , comecei como programador com 17 anos consegui uma oportunidade ainda no colégio , no ensino médio , fazer aquele ensino médio técnico . Do ensino médio eu entrei numa vaga de estagiário de Java . Tá vendo , eu represento o Café de certa forma .
O Fézinho tá sempre lá , né Tá atualizando . Atualizando o PID já vendeu .
Entendeu Então assim o Café e o Java , já pagou muito boleto . E aí trabalhei como programador praticamente a minha vida inteira . Já vão ser 18 anos que eu trabalho , trabalho como programador Ao longo do crescimento de jornada . Já trabalhei em grandes instituições . Já trabalhei em Citibank , caixa Econômica Federal , smiles , entre outras empresas .
Fiz uma especialização de gestão de projeto onde eu consegui conhecer o meu sócio . Ali foi onde eu montei a ideia de tipo hum , acho que eu posso ter uma empresa . Isso foi para 2016 , 2017 . Começamos a trabalhar na aquisição de cliente . Então começamos a trabalhar na aquisição de cliente . Então eu já era gerente de uma fábrica de software grande .
Ele era gerente de sistemas de uma outra empresa grande , uma multinacional inglesa . A gente falou tá , bom , vamos procurar clientes que não sejam os clientes que a gente já conhece . Então vamos começar do zero . Startup realmente é uma empresa do zero .
Lá pra 18 , 19 a gente conseguiu os primeiros clientes da Verso , que é a nossa empresa principal , que é a nossa tech alliance , a nossa empresa de software . Começamos a operação em abril de 2019 . 2020 , eu fui pro mercado de ensino de tecnologia .
Eu fui pra FIAP pra Impacta , pra estar mais perto também do mercado de ensino , mas também pra melhorar a capacidade dos programadores . Vi que isso , embora ajudava a comunidade , não ajudava tanto . Sentei com o Dani , que é meu sócio Vocês vão ver eu falar bastante do Dani , porque a gente toma muita decisão junto .
Sentei com ele e falei cara , eu acho que dá pra gente fazer mais . E aí a gente sentou , rabiscou um bootcamp , rabiscou uma ideia , e aí surgiu a Devaria , que é a nossa formação . Pra quem ? gente conseguiu aí , desde 2021 pra cá , um pouco mais de 11 mil alunos . A gente conseguiu fazer uma parada legal ensinar a galera fazer uma galera .
começar aí na programação . continuamos com o Verzel e Devaria ao longo desses anos e no ano passado a gente recebeu a oportunidade de assumir a operação da Start , que até então era do Grupo Primo .
eles tinham uma mudança estratégica de continuar cuidando de finanças e de negócios ali E essa parte de tecnologia eles estavam querendo que alguém assumisse , mas alguém que já fosse efetivamente do mercado de educação , de tecnologia . A gente recebeu essa honra de poder receber E junto com isso veio o podcast . A gente começou esse ano o podcast .
A gente está no 16º episódio da segunda temporada E é mais ou menos isso Sensacional , cara .
Vamos lá pra começar . Vou começar pelo podcast . Cara , como é que tá sendo essa experiência aí . 16º episódio Foi bacana . já tinha feito antes . Como é que foi isso , cara .
Como a gente veio do ensino de tecnologia , a gente começou o ensino na Devaria dando aula ao vivo .
Então na hora que você já dá aula ao vivo , você já pega .
Já era , né , cara , é a mesma coisa . É , entendeu Ainda mais programação , que é aquele negócio que deu tela azul . Aí você vai lá , tem que corrigir . Abre o Stack Overflow no meio da aula . Hoje não existe mais .
Tem jovem que nem sabe o que é Stack Overflow , não exato , a gente vai falar disso depois , mas isso já deu você na hora que for fazer um podcast segurar no papo .
Exatamente você precisa .
Ali tá conversando e mantendo exatamente então , assim como a gente já veio da aula ao vivo e depois a gente foi pra gravada e a gente tinha o DevariaCast antes de ter o Coda Mais Fala , então a gente já tinha feito uma temporada do DevariaCast e também era ao vivo .
Então quando foi pro Coda e o Coda foi gravado , aí já fiz até assim , eu já até relaxei na hora de gravar , foi tranquilo . Eu vou te falar ao vivo . Eu não sei se a gente fazia não cara ao vivo . Eu acho que o negócio ia muito palavrão , que a gente fala , a gente até fazia só que a gente ia ser cancelado .
A gente ia ser cancelado talvez .
A gente tem um editor pra salvar a gente Tipo assim , a dificuldade não é fazer a dificuldade é permanecer lá .
A primeira temporada com o Anderson , do jeito que ele tava certeza que a gente .
Não tinha passado até a primeira temporada .
O advogado tinha todo o processo , tava perdido entendeu , É , tem um pouco de se polir ali . então Até volume . Né , Você fica no ao vivo , você fica assim .
Não posso falar alto , não posso falar baixo , porque não dá tempo de edição , É , não dá pra masterizar ali o negócio , né cara Cara e o que que a Versio você falou , que é o principal da aliança , conta pra gente um pouco da Versio , pra gente pessoal pô falou .
Contextualizar ali né É contextualizar . E ela é a empresa que acaba engolopando todo o resto . Então faz sentido começar por ela . Ela começou com uma fábrica de software . Então , na hora que eu saí do MBA e eu e o Dani , a gente sentou e falou assim tá , o que você sabe fazer , legal , eu sei fazer software e você , eu sei fazer software .
Então vamos abrir uma fábrica de software . Eu já era gerente de uma fábrica de software e começou como uma fábrica de software . Conforme a gente foi crescendo e a gente cresceu num número bem interessante . A gente começou com seis pessoas . Hoje a gente tá com novent .
O valor que a gente gera pro nosso cliente não tem a ver com o software que a gente entrega E quanto mais o tempo passa , o resultado de uma boa entrega hoje pro cliente não tá a ver com a quantidade de linhas de código , tem a ver muito mais com o valor que você gera às vezes de uma linha estratégica , de você falar cara .
Acho que isso não precisa fazer do zero , por que você não contrata um CRM e a gente só pluga o CRM . Então o que a gente percebeu , o famoso menos é mais . Né A gente percebeu que obviamente , como fábrica de software , quanto mais linha de código mais eu ganho , mas eu quero trabalhar no valor do cliente .
Eu quero ser interessante para o cliente , e não interessante É a vontade de entregar a solução . Isso é muito bom , você entra para resolver a parada . Alguém de fábrica de software falar isso aqui merece um corte , porque assim eu já vi tanto cara querendo fazer o cliente inventar roda , que nem você falou no exemplo clássico .
Um cara quer fazer um CRM do zero . Exato , pra quê , velho , um RP do zero .
Exato , exato . E tem muita gente de fábrica de software querendo fazer isso .
Porque é como ganha o dinheiro , entendeu . Então , naquela fase de sobrevivência para ela , quanto mais linha de código melhor . A gente foi percebendo o contrário .
Eu falei , cara , como que eu posso fazer para que o projeto do cliente , por mais que seja refazer um iFood da vida , como que eu posso fazer para que ele valide esse MVP , porque hoje o mercado é muito voraz .
Então a ideia é você tem que ter um time to market para a pessoa conseguir entrar no mercado o mais rápido , rápido possível , valida e dali pra frente você começa a implementar features e você faz o incremento . Então o que a gente percebeu , cara , não reinventa a roda , é o que você falou , diogão , é pegar e fazer assim . Cara , você precisa disso aqui .
Isso é a única coisa que não tem no mercado . A gente desenvolve isso aqui e o restante a gente pluga um ecossistema , faz integração , seja com código ou não pode , igual não e te entrega e bota pra rodar . Entendeu , soluciona o seu problema . Então a gente migrou , né Hoje a gente se posiciona . A gente nasceu como uma fábrica de software .
Hoje a gente se posiciona como uma aliança tecnológica . Por quê ? Porque às vezes o cara chega precisando de um SharePoint e daqui a pouco ele sai fazendo uma integração .
Então a gente entendeu que a gente não é o valor , não é sobre fazer o software chegar pra ele e falar assim ó tá vendo aqui , ó , os meninos da C-Software tem o que você precisa , vai lá e fala com eles , eu só tô te indicando .
Então a gente percebeu que o nosso trabalho tá muito mais em ter parceiros excelentes como vocês e ao mesmo tempo ter o core business de desenvolver , do que efetivamente refazer tudo do zero . Sabe , cara Rafa ?
é uma approach completamente diferente do mercado . Né , É assim . É algo sensacional de ouvir , porque realmente tem hora que eu vejo , cara , eu vejo cada , Eu já comprei , eu já comprei , Você já foi nessa . Né , cara , Então , assim , basicamente velho , sem você pensar só aquele pedacinho que às vezes o cara .
Um CRM é um exemplo muito clássico de poder usar ele , porque tem muitas vezes tem empresas que tem processos completamente diferentes de outros E às vezes o CRM mais completo , o Salesforce da vida , ou o Zoho CRM , que é o tipo da Manage Engine , o Zoho CRM é melhor .
Então , nesse caso , Vamos vender o produto que tem dentro de casa por favor .
Customizável pra caramba . Sabe , assim é um susto completo . Aqui tem o QR Code .
Agora É tá aqui , tá o link aí na descrição . Mas vai acontecer que um negócio cara uma coisa muito específica do modelo de negócio que pô , vai precisar fazer uma coisa extra , vai precisar desenvolver uma API pra conectar alguma coisa .
É nesse sentido que você Exatamente E a gente acredita que pra que a gente funcione bem como um fornecedor do cliente a gente nunca tem que ser um custo . Quando você é um custo é um saco , porque toda vez é sempre chato , é sempre caro , etc e tal . A hora que você gera valor pra empresa , aí você começa a ser interessante .
Então o que a gente vê na Versa é o que faz sentido .
¶ Estratégias De Desenvolvimento De Produto
Pô , deixa o cara ganhar um dinheiro , deixa ele validar e ele vai fazendo as features conforme ele validar . Já aconteceu isso .
Eu acho que é um case da gente contar Já teve muito cliente lá no começo da Versa que a gente tava falando de fábrica de software pequena que você vai lá e orça o projeto , aí o projeto dá 200 mil reais , aí a pessoa paga com todo o dinheiro suado dela Só tinha 200 mil reais . Aí beleza , o software tá lá E marketing e vendas e estratégia .
O cara não tem um centavo pra gastar com tráfego Acabou , esse cara não vai ganhar dinheiro , entendeu ?
Então isso foi uma consciência que a gente teve do tipo assim , cara , eu prefiro custar pra você 30, . Eu vou ganhar pouco , mas em contrapartida você vai ter chance de competir no mercado e eu sei que , como aliança , se você crescer .
Você virar um unicórnio . Você vai confiar em mim , vocês também ganham dinamicidade . com isso Você consegue atender um e pular pro próximo e pular pro próximo sem ficar também preso construindo pirâmide , né Exatamente exatamente .
O cliente em nenhum momento precisa estar com a gente . A gente fala assim cara , entregamos o que você precisa de escopo , agora roda um pouquinho no mercado e se você quiser ir pro próximo passo , a gente tá aqui . Isso foi uma coisa que a gente sempre cria empresas sempre com uma dor ou com alguma resolução de mercado .
Né , quando eu e o Dani a gente sentou pra falar da Versa , a primeira coisa que a gente falou era o que a gente não queria ser , então coisas que a gente colocou .
Por exemplo , eu já cheguei a perder muito o Dev porque o Dev tinha um MacBook dele na casa dele e aí ele era obrigado a trampar com o notebook do trampo , que era um Windows 8 com 4GB de RAM . Você mata o engajamento do cara .
Eu nem ia na entrevista , eu nem iria desculpa , mas você passa pensa você já pediu demissão do outro trabalho .
Você já aceitou , já assinou o contrato ninguém te fala qual computador que você vai usar na entrevista .
Aí você entra lá , o cara te mete um computador com 4GB de RAM que você não consegue subir No meu caso do Java , você não consegue subir um servidor de aplicação . Pronto , você matou o engajamento do cara . Então a gente começou com esses , o que a gente não quer fazer . Então , cara , eu quero que a pessoa trabalhe .
A gente ficou isso é uma história até engraçada . A gente ficou uns 2 , 3 anos rodando com a galera usando o e-mail pessoal deles em reunião , etc .
Porque a roda com o e-mail pessoal e eu falo cara , se o cara for roubar o dado , ele vai roubar com o e-mail pessoal dele e o corporativo Agora sim , o quão chato é pro cara ter cinco contas de e-mail E gerenciar ao mesmo tempo vários calendários .
A gente falou cara , precisamos , a gente é micro , a gente é pequenininho , eu tinha dez funcionários , eu preciso ter uma conta arroba combr . Cara , eu não preciso desse ego , usa seu e mail , seu e-mail é mais confortável pro seu calendário . Usa seu e mail . Ah , mas o cara vai roubar seu meu cliente .
Se o cara conseguiu roubar o meu cliente comigo aqui não é porque ele é competente é porque eu sou incompetente , É a minha deficiência Conta .
Sim , concordo plenamente com o que você disse Sim , tô , são aproxos completamente diferentes do que você vê no mercado .
Exato , mas eu concordo É a gente tentou criar uma parada porque de novo fábrica de software , se eu apontar ali , se eu tocar naquela câmera cai 5 . Então assim o que a gente faz de diferente , como que a gente consegue entregar um valor de verdade diferente , entendeu , e foi onde a gente foi começando a aprender a tautear o mercado .
Obviamente a gente errou , a gente já fez cliente quebrar , a gente já fez , a gente Putz , tivemos um prejuízo nesse projeto , mas a gente vai pegando amadurecimento ao longo da jornada . Faz parte né cara Faz parte o amadurecimento .
Talvez por você ter essa linguagem tão familiar pro desenvolvedor . aí vem a devaria Exatamente Que você forma . você tem uma categoria de base dentro da casa .
Você sacou a jogada , o que a gente olhou como que a Devaria chegou nesse rolê . Estávamos crescendo , a Versio estava indo bem e aí a gente estava contratando . Foi entre 20 e 21 , a gente estava contratando onde todo mundo estava contratando o desenvolvedor , ou seja o mesmo desenvolvedor . Anderson estava sendo assediado pela Versio , pelo Nubank pelo C-Six etc .
Eu olhava e falava assim cara , eu não tenho bala , eu sou muito pequeno pra pagar o que essa galera paga de salário . Tá ligado . E aí eu falei opa , deixa eu entender como que eu posso fazer isso . Então eu sentei e falei onde a gente tá errando , e aí é uma opinião . Quero ouvir a opinião de vocês .
Eu acho que o Brasil peca muito nessa parte de desenvolvimento de produto , porque tudo tem que ser um zilhão de sêniors . Então você vai pegar projeto grande . Ah , vamos fazer um projeto aqui eu preciso de cinco sêniors , dois pleno e um júnior . Não faz o menor sentido . Mas é como o Brasil é .
Se se você for falar de software é assim como é fábrica de software no Brasil , ou enfim empresa de produto , qualquer coisa , e aí a gente foi nessa linha de tipo cara vamos tentar fazer uma pirâmide , direito , se isso funciona na Índia , se isso funciona no México se funciona no . Vale do Silício , por que que no Brasil precisa ser tudo sênior .
E aí a gente foi nessa construção . Isso aqui é onde a gente começou a esbarrar , justamente que os júniors estavam Inter . Como é que eu compito com esses caras ? mano O cara pagando 13 conto . CLT com PL e os caramba 4 . E aí foi onde a gente começou a ideia da Devaria , pra resolver primeiro a nossa dor , pra criar seus profissionais ali .
Sem a menor dúvida isso . Eu não tenho a menor vergonha . A Devaria surgiu porque eu falava assim tudo bem , eu vou entregar mil desenvolvedores pro mercado , mas os 10 melhores são meus .
Os 10 melhores são meus porque eu sei antes de todos .
Você escolheu , você formou , então a gente fez isso , tanto que eu tenho cases da Devaria de gente que veio como trainee e hoje já é LT em 4 anos Por quê ? Porque eu peguei aquele . Eu peguei o Cristiano Ronaldo , creme de la creme , é , entendeu . E aí foi onde a gente rampou a galera muito em cima disso .
Então a gente subiu o nível da Verso porque a gente colocou uma galera desde o júnior com alto nível , a gente criou um ambiente legal pra galera . Realmente tá numa competição do tipo mano , a galera aqui é embaçada , hein véi . E aí foi onde a Devaria fez toda a estratégia pra gente conseguir .
É , você tem como atestar a qualidade , não é o cara que tinta e um git roubo que você nem sabe onde é que veio aquilo . Não tem como rastrear nada , você joga o cara lá dentro pra ver o que acontece . No teu caso era diferente . Você já tinha tido toda uma experiência .
Eu passei um ano com essa pessoa sabendo o quanto ela entregava semana a semana , e você conheceu o soft skill daquela pessoa você teve ali .
É sensacional a ideia né cara pra um mercado carente é genial , né cara é genial o pessoal .
Vivemos agora em janeiro lá na na Índia batendo papo com o pessoal da Zorro .
Eles tem a Zorro , tem a Zorro School a Zorro tem só nesse , nesse campo são 15 mil colaboradores , né é uma empresa bootstrap completamente de um dono só eles tem a Zorro School , então eles começam lá na Moleque do berçário já os filhos dos colaboradores ou da comunidade em volta , E depois eles têm a Zorro University , Então eles começam a formar a galera em
volta .
Da base do B a B literalmente .
E sai ali cara já com o emprego . Se você for meter no business case , você vai ver que vale a pena , porque o que você gasta às vezes de turnover , o que você gasta às vezes de contratação , de pagar headhunter , etc .
E tal cara paga o investimento de você
¶ Estratégias De Formação Profissional
. cuidar dessa pessoa E contratar errado é algo muito complicado , né , cara ?
Dói muito mais Dói , muito mais É e é caro contratar errado demais .
Claro , você coloca na mão do cara tanta responsabilidade , tanta energia , tanto tempo .
E sobre energia . Uma coisa que eu percebo em toda atividade que você descreveu , cara , é o quanto vocês delegam muito bem energia . Vocês não colocam energia no lugar errado , não para isso aqui , isso aqui não tem por que gastar energia com isso daqui .
Vamos focar na outra parada , vamos focar nesse lance , de lance de direcionar bem o foco faz muita diferença , né .
É o fato da gente trabalhar 16 horas por dia . Né , é pesado . A gente tem um sonho , acho que todo mundo aqui tem um sonho , e a gente bota o sonho e dobra todo o cronograma pra realizar esse sonho E aí você bota o exercício em cima disso .
Cara , preciso fazer isso , precisa lançar que nem hoje , não sei quando esse episódio tá saindo , mas provavelmente a gente acabou de fazer o lançamento da Start , que vai ser no comecinho de junho . Então , assim é uma energia de cada vez saca .
Muito bom , E assim até pra Tenho que fazer essa pergunta né Duas editecs , né Ali dentro do grupo de vocês . Agora , Qual que é a estratégia , a diferenciação das duas ? Como é que vocês vão estrategicamente falando ? São ?
produtos bem diferentes mesmo , mas é legal até pra mostrar , assim como você deu o exemplo do Zorri , quem somos nós na fila do pão . Mas a gente pensa numa estratégia muito em cima disso , que é o quê , beleza , eu tenho a Devaria , que é a base de uma pirâmide , que ela pega a pessoa que sabe zero ou nada de programação . E essa era a ideia .
Né A gente veio um pouquinho antes da pandemia , né Depois da pandemia . Surgiu muito diversas edtechs com essa mesma promessa .
A gente veio um pouquinho antes ali e a gente veio com essa promessa Cara , vamos formar melhor os Júniors , beleza , depois disso , legal , o Júnior estudou com a gente , ficou 12 meses , arrumou o primeiro trabalho dele , pô , ele já tem uma certa fidelidade , ele já gosta do que a gente fez , o que ele precisa agora .
Agora ele é júnior , ele precisa ser treinado pra virar pleno pra virar sênior pra virar tech lead e assim sucessivamente . Então , qual que é o nosso sonho ? A gente construir todos os ecossistemas pra que a gente consiga chegar . Então a Start ela veio como um presente pra gente . Por quê ? Porque a Start ela tem um formato diferente .
A Devaria ela é um bootcamp . Então , qual é o formato de bootcamp ? A pessoa se inscreve , forma-se uma turma e eu fico com aquela turma por 12 meses , ponto . Então , assim eu vou ter os melhores , eu vou ter os piores . É um projeto , né In , assim você paga uma mensalidade . Ela é um Netflix , você paga a mensalidade e você estuda aonde quando de que ?
forma você quiser .
E aí a gente alinhou e falou assim legal , a Start hoje , quando a gente fez a aquisição , ela falava tanto com o Júnior quanto com o Pleno . A gente falou temos um ponto , atende o júnior , o que eu vou fazer .
Então eu vou subir agora o próximo nível da pirâmide e vou colocar a Start pra falar com o Plano , com o Sênior , com o Tech Lead que tá sempre querendo um novo conhecimento , desenvolver novos skills lá em cima .
Então aquele cara que também às vezes precisa dessa flexibilidade de tempo , né Exatamente .
O cara não quer ser cobrado , tipo ela é um EAD , um Pay to Learn , onde você paga uma mensalidade , uma anuidade e você assiste o que você quiser , quando você quiser , no formato que você quiser , com foco em ongoing O cara que já está na atividade e Exatamente Vai evoluindo as skills dele O que a gente fez , né Aprendizado de novo da gente conseguir fazer a
próxima startup , o próximo MVP . Quando a gente pegou a Start , a gente falou assim , cara , vamos parar de achar o que eu acho , vamos ouvir o que a comunidade acha , o que eles querem . E a gente foi pra linha de pesquisa . Ali a gente tinha uma base legal . Começamos a ouvir essa base e o resultado foi Rafa , eu não sei o que fazer .
Depois que eu arrumei o meu emprego , eu virei pleno e agora , como que eu faço pra virar sênior ? Eu não tenho essa resposta . Depois eu gostaria de estudar com pessoas que hoje o mercado de digital não é à toa , que a gente tá aqui num podcast , o influente ou a autoridade , ela tem muita força no mercado .
Eu queria estudar , pô , eu gosto de jogar , eu queria um curso , eu quero uma aula do jogo . Então eu quero estudar com autoridades , eu quero estudar com pessoas que eu já gosto do lifestyle e eu quero estudar com elas . E a gente foi ouvindo todas essas coisas , falando pronto , achamos .
E aí uma das últimas coisas foi é muito bonito alguns treinamentos que a gente vê na internet , só que o treinamento ele não diz a realidade do mercado né Quando você vai pegar o modelo de um treinamento é Oi , tudo bem , eu sou o Rafa . Hoje aqui vai ser de Nodejs , a gente vai ensinar você a fazer uma réplica do Instagram . Isso não é o dia-a-dia .
O dia-a-dia é você vai ter uma reunião , você vai ter uma treta , na reunião vai ser definido o escopo de um projeto . Do escopo de projeto vai pro time de arquitetura , do time de arquitetura vai pro time de design .
E depois , se você não traz isso pro conteúdo , você perde , mas eu não vou ter que copiar o Instagram Eu não vou ter que fazer um Netflix . Não .
Exatamente . E aí a gente entendeu que Quando a gente ouviu esses três pontos a gente falou cara , então a gente tem uma meta . A meta é a gente trazer autoridades . Segunda meta a gente está trazendo o senso da pessoa , de continuidade ou seja , saiu uma novidade nova no mercado , saiu , sei lá , integ , só que trazendo o how to do dia a dia .
Você mantém o cara atualizado onde interessa .
Exatamente , só que no formato do dia a dia . Vamos supor que a C Software agora vai fazer um projeto novo aqui dentro das coisas do humano , pô , dentro de cyber sai uma ferramenta nova . Não vai ser só olha , aqui vamos ensinar como funciona a plataforma X .
Não olha dentro de um projeto , aqui eu tenho um cliente , esse cliente tem essa dificuldade , vamos mostrar porque que esse projeto faz sentido pra esse cliente saca . E aí a gente tentou , vai fazer o lançamento agora no comecinho de junho , e aí é onde a gente vai tentar transformar a plataforma pra isso sabe Legal , cara .
E aí você sai do modelo de ensino comum .
Né , porque hoje o que a gente vê nas faculdades e tudo mais é bem esse modelo de ensino de você aprende um mundo onde , quando você cai no mundo real , é completamente diferente e aí você toma mais um baque mesmo fazendo sei lá 5 anos de um curso , 4 anos de um curso , você vai ter que passar mais 6 meses ou 1 ano aprendendo o que você precisa pra viver
o mercado e aí com esse tipo de curso você consegue ter essa visão real do . Foi mais ou menos essa a pegada de vocês pra esse modelo de treinamento de curso .
Foi , foi sim , gomes A ideia . Primeiro que assim , se a gente for falar de faculdade , o que que eu acho sobre faculdade , ela é um caminho importante , só que ela ainda tem principalmente Ela é lenta E assim principalmente Faz 40 anos , 100 anos , sei lá .
E quando você ?
vai pro público É mais lento ainda . Por quê ? Porque você ainda tem todo o trâmite de Diário oficial de liberar Matéria . Então o que que acontece ? Leva-se de 2 a 3 anos pra você poder Ter o chat GPT , uma engenharia De prompt na grade da USP , ou seja , se estamos em 2024 , em 2027 É que vai entrar .
O cara que entrou quatro anos atrás começou a estudar tecnologia em quatro anos . É ultra , é muito lento , entendeu . Até entrar lá um conteúdo e tal , se o cara não estiver fazendo o servicinho dele buscando por fora , o cara já chega afogado , entendeu Exatamente .
Então , assim , falando de faculdade , eu vejo que , infelizmente , exatamente . Então , assim falando de faculdade , eu vejo que infelizmente a gente tem dois problemas A velocidade que o Anderson falou , que não tem o que dizer , e a segunda coisa de você não ter grade opcional .
O modelo que você vê principalmente nas faculdades americanas é cara , você tem uma grade obrigatória e o restante das matérias complementares você decide , é e é flexível , você consegue ir lá e E essa é a primeira coisa que eu acho que a gente deveria ajustar aqui .
Mas além disso , é o que o Gomes falou do tipo assim mas beleza , eu vou aprender lá , vou fazer dois semestres de Java , legal , Mas isso não é o Java do dia a dia .
E aí onde a gente É , porque o professor que tá te dando aula às vezes é um cara que assim não tô falando mal de professor , pelo amor de Deus às vezes o próprio professor , ele não sabe o que o mercado tá pedindo .
E eu já tive algumas discussões porque quando eu tava fazendo faculdade eu tava na C-Software , que eu comecei na C-Software Com 12 anos ele trouxe um adotando ele . Com 12 anos É 12 , né .
Desculpa .
Ele tava prometido pra esp É 12 , né .
Desculpa . É ele me trouxe pra cá . Ele tava prometido pra ir pra esposa dele . Trouxemos dois Aí um ficou no suporte e o outro veio pra .
Justo É , já tem junto . O Canadá faz as importações de pessoas com profissão . Eu cheguei eu fui muitos anos .
Todo ano em janeiro eu passo lá uma , duas semanas na Índia .
Eu vi esses meninos , lá vim , e falava português . falei rapaz , vou levar para o Brasil , levou lá para Morrinhos , fechou o contrato de parceria e teve que levar duas crianças indianas . né , isso foi mais ou menos isso .
É exatamente assim , Falei , leva esses dois aí que vão te ajudar lá a abrir o mercado . Continue aí , Gomes .
E aí assim eu tive discussões gigantescas com professores que os caras estavam , por exemplo , iso . Os caras estavam explicando a ISO de um jeito que cara . Não é assim que o mercado vê , não é assim . Os caras vão muito no teórico , às vezes até por não ter vivência do mercado . Que às vezes o cara já tá lá 5 , 6 , 10 anos sem estar trabalhando no mercado .
Que cara com tecnologia . Quando a gente está falando de advocacia , medicina , é um cenário um pouco diferente , cara .
Mas tecnologia , infelizmente para a escola pública , que foi o caso que eu fiz na faculdade federal , é triste , porque assim a grade está antiquada , a grade está atrasada , está totalmente desfocada do que realmente o profissional precisa pro dia a dia . E aí , quando você cai na vida real , você toma um choque e aquela burduada de porra .
Eu vou ter que continuar estudando , mas eu tenho que voltar a estudar bem os básicos , porque o que eu aprendi na faculdade serve mais como um norte do que como conteúdo pra você realmente levar no seu dia a dia . Pelo menos essa é a percepção que eu tive de . Assim . quem fez faculdade há 4 anos atrás pode ser mudado ? mas acredito que não .
Acho que não , não muda , não acho que tá assim desde sempre .
Não , mudou , nos últimos 100 anos .
Você acha que mudou nos últimos 4 ?
você tá muito otimista , meu amigo não , e aí é por isso que tem essa dor tão grande de quando a pessoa consegue o trampo e fala e agora Porque ? ela vai falar assim beleza , já foi um sacrifício conseguir passar no processo seletivo , mas eu não faço a menor ideia de como eu continuo evoluindo o meu conhecimento . E precisa , né , cara .
É tecnologia . Se você não evolui com o seu conhecimento , você morreu . Você tá fora , né cara .
Você tá fadado a ficar estagnado ou fora , não tem como evolui e aí a dor depois de voltar pro mercado , como acontece , é muito pior , né É muito mais difícil a .
Start ela consegue te entregar curso pra alta gestão também , porque eu entendo que a Devaria e a Start , agora elas se complementaram é a base topo da pirâmide a gente tem algumas estratégias que a gente imagina , assim a Start nesse momento .
eu acho a gente tem algumas estratégias que a gente imagina , assim A Start nesse momento . eu acho que a gente tem que focar uma energia por vez . A energia agora é mercado de dev . Então assim a gente tá gastando energia agora pra que os devs tenham qualidade , porque é o nosso expertise , depois dali pra frente .
eu acho que tem muito caminho dentro da linha de operação de projetos . Então tem design , tem user experience , tem segurança , tem você pode pegar gestão de projetos PO ali .
você tem muitos caminhos , mas aí eu acho que é de novo ouvir a demanda da galera , o que que eu imagino pensando na trilha do dev , né não trazendo gestão na carreira Y ali , mas trazendo pro dev que quer crescer dali pra frente .
eu imagino que no futuro , dependendo de quanto a gente conseguir evoluir nessas coisas , faria sentido a gente ter MBAs dentro da sacada . Então assim o próximo passo seria cara , você quer uma especialização agora em cibersegurança , ou você quer uma especialização em dados ? Você quer uma especialização em arquitetura de software , arquitetura distribuída ?
A gente ir para uma linha de pós-graduação ali de MBAs E talvez depois alguma coisa para o dev que quer virar CTO , talvez aí pra fechar a ponta da pirâmide , ali , Respondendo aquelas perguntas de pô , como é que eu me torno CTO ?
Que competência eu tenho que ter pra chegar no próximo nível ? né ?
Exatamente , se dá toda a escadinha pra ele Exatamente .
¶ Estratégias Educacionais No Mercado De Tecnologia
Acredito que isso é um roadmap de uns 3 , 4 anos ainda . tá Tô falando coisas que a gente já sonhou . não sabemos nem se o mercado , se a gente vai ter desenvolvimento do jeito que a gente tem hoje .
Então , mas isso é muito legal . Ô Rafa , quem teve o estopim e falou assim , cara devaria , só pra eu reconhecer .
Acho que fui eu . Assim eu cheguei pro Dani e falei cara , não tô satisfeito . Acho que a gente pode o que é extremamente necessário e o que é useless Não useless , mas assim o que é filler . Então vou separar esses dois e aí nisso , daí vou condensar e vamos dar um jeito de dar isso num ano .
Acho que essa ideia foi minha e o Dani comprou a ideia , sabe por quê .
Você pega primeiro uma escassez de mão de obra gigante e que a gente às vezes deixa tudo na conta da instituição de ensino . E se você resolve esse problema , por mais que você forme 100 e entregue 90 para o mercado , você está fazendo algo de impacto social .
Mas também está resolvendo o problema do seu mercado de tecnologia , que pode passar dois meses e esse cara pode voltar a trabalhar para você . Dos 90 que você não pegou Total , Então esse ganho de consciência de melhorar o setor , isso é louvável , sabe , é ?
a mesma pegada que a gente tem do Tech Alliance da Verso . A gente entende que o resultado financeiro ele vem de você prestar um serviço , né A remuneração . Ela é pelo valor que você gera e não efetivamente pelo que você faz . Então tem o Dave Jr , eu sempre respondo essa pergunta o que eu faço pra virar pleno .
Eu viro pra ele e falo assim quanto que você gera de valor pra empresa hoje , você tem que gerar pelo menos 20% a mais . Linda a resposta . É isso , velho , Entenda isso , pô se hoje você gera tanto de valor pra empresa , gera 20% a mais que você vira pleno Ele tem que entender . Ou vai despreparado .
Exato , cara , ou então ele tá sem saber o que tá fazendo .
Ele não tem que entender que valor que tá entregando cara Exato .
Se o cara não entende o valor que tá entregando , Que é ?
o que você comentou do sênior de quatro anos . O que tem acontecido Tem um efeito inverso , né trouxe vários malefícios pra gente como sociedade . E um desses malefícios foi A gente teve uma digitalização forçada . Ah é , todo mundo precisou se digitalizar E vamos pro e commerce . E aí o que aconteceu ? Cresceu-se uma demanda .
Junto com isso , cresceu-se todos os bootcamps . Hoje você vai ver que tem bootcamps muito maiores que a Devaria , e aí a gente pode entrar do porquê que eles são maiores . Eu acho que vale a gente entrar nessa questão de promessa , que é uma coisa que pra gente sempre foi inegável .
Vocês não vendem promessa não quer enganar ninguém .
Então assim é muito fácil o cara vender que ah , eu te entrego um desenvolvedor em três meses . A gente sabe que isso é mentira eu nunca vou conseguir falar isso .
Só que o cara compra . entendeu , Eu sou puto com nisso porque a galera compra e às vezes acreditando realmente , muitas vezes colocando a economia toda dela ali , Porque ela não tem noção .
Ela tá vindo muito fora da bolha . E aí se eu falar sei lá , eu não sei quanto tempo leva pra virar um técnico de enfermagem , mas se alguém me falar que leva dois meses , eu vou acreditar , porque eu tenho zero conhecimento de técnico de enfermagem .
Eu também não vou ter a menor ideia , e aí sobre um assunto . Mas você acha que sabe ? Exatamente , é uma loucura .
Você não sabe nada pra embasar o quanto você não sabe .
É um paradoxo . Agora , tem uma coisa muito bacana nesse tipo de iniciativa e nessa pegada , porque eu tenho as minhas birras com o ensino tradicional e eu vejo que a faculdade tá muito mais focada , o clima , a vibe da faculdade tá muito mais focada em formação de pessoas do que de profissionais .
Então , quando tu entra naquele ambiente de faculdade , os caras tão discutindo filosofia , tão discutindo política , tão discutindo um monte de coisas e não o mercado de verdade Exatamente . Então assim , cara esse papo de faculdade loucura , os caras tão discutindo , sei lá , sexualidade , trocentas outras coisas .
Quando você vai para um bootcamp como esse cara , é outra pegada . Está discutindo o negócio , o trabalho como é , que é , como é que não é , é outro mindset , né Isso faz muita diferença , também até na própria moral do soldado que você está formando .
Exatamente porque você está prepar , preparando ele pra guerra , né , usando a analogia aqui e aí pô , vou falar assim . não , você resolve a guerra aqui com a caneca , a gente sabe que não vai resolver . então assim precisa treinar a pessoa pro mercado e falar a verdade . é o que a gente falou , que é inegociável de todas as empresas .
A gente não vai mentir pra ter mais aluno . Cara , não vai ser fácil . Essa verdade que te vendem , que dá pra você trampar da piscina lá , da fotinho lá , mentira E é isso , entendeu Essa não é a vida real , né cara , Não é a vida real , a primeira coisa que a gente conversou aqui , que o Mano me perguntou ah você ?
também é dos car , diretor de tecnologia de três empresas , que trabalha 16 horas por dia . Então assim chegar pro Dei e falar assim não , você vai trabalhar 8 horas e vai ser de boa , é mentira é cara e assim agora a gente tem que falar numa parada que eu ouço isso direto .
Às vezes o pessoal vê só a espinha que a gente bebe e não vê os tombos , não vê muitas vezes quantas horas você trabalha por dia . Então eu falo o povo olha assim pra mim e fala cara , mas eu só te vejo no Instagram , pois é né cara Nas outras horas que eu não tô fazendo isso , eu tô trabalhando .
E eu vou te contar Instagram pro nosso momento . é trabalho também , porque é crescimento de autoridade , é crescimento de range , é trabalho também .
E assim como é que isso Foi a loucura pra você , né Fundador de empresa , Tá começando de novo aí . Não tem empreitado esse friozinho na barriga que é sempre bom . Imagino que você deve estar sentindo adrenalina . Como é que foi chegar assim . Pá , quero empreender , é isso que eu quero .
Essa é a loucura que eu vou escolher , porque tem gente que acha que é fácil E a gente sabe que porra é difícil pra caralho né velho , ainda mais empreender no Brasil .
Não vou contar mentira , vou falar a verdade de novo .
Vamos lá sempre .
Eu nunca sonhei em ser empresário . Nunca foi no meu cerne Quando eu comecei lá que eu falei pra vocês no comecinho que eu entrei muito rápido na carreira junto com isso . Vocês já devem ter percebido pelo perfil eu sou que junto com a tecnologia eu sempre toquei O que você toca velho . Eu toco guitarra e violão .
Mas se ele não tocasse guitarra , o look tava todo errado .
É exato , Ele tem totalmente guitarra , Exatamente Rock , Cara . Eu já toquei de tudo , Como eu já sonhei em ser músico . Eu já toquei sertanejo na noite já toquei jazz . Não , você sertanejo é legal , eu aprendi , eu melhorei muito minha guitarra por causa do violão de sertanejo . Sério , é porque você aprende coisas fora da bolha .
Né você tá tocando rock lá você começa a aprender .
Aprende na força do ódio , mas assim , tecnicamente falando , você tira vantagens .
Né pô , você não tem como não , não tem como você não negar a vantagem de uma viola entendeu Tipo assim , pô o que a galera faz uma viola etc . Você aprende , não é mais , é um missato , não é mais sertanejo , mas sacaram . Entendeu Então assim ?
eu tinha muito esse cerne de , eu quero ser músico . Por muito tempo o trampo era pagar minhas contas . Né , nunca vim de , não vim de uma família com condições . Então assim , desde sempre , sempre paguei todas as minhas contas , inclusive minha faculdade , eu que paguei minha faculdade entre todas as coisas . Então o trampo pagava minhas contas .
Mas o sonho era , e eu tinha essa rotina louca que a gente acabou de falar , eu trabalhava na Berrini , morava em Guarulhos , então só aí eu já perd dia 4 horas Uma hora tinha dias bons 4 horas . Não era 4 horas . Assim . 2 dias de ida , 2 dias de volta .
Aí trabalhava 8 horas , fazia faculdade em Guarulhos , chegava em casa sei lá 11 horas e ia tocar até 1 , 2 da manhã pra no outro dia acordar 5 . Fiz isso por 4 anos . Final de semana saia pra fazer show , ensaio , tudo doido . Gastei Por isso que eu tenho com 35 , esse monte de cabelo branco .
Eu gostei da sua empatia que você veio com o cabelo preso . Obrigado , Deixa eu te falar uma parada aqui .
Eu já falei sobre isso aqui e eu continuo me aprofundar nessa questão . mas música e código tem muito a ver , Tem muita similaridade . A questão da harmonia do código tem muito a ver .
E é uma curiosidade minha , que todo dev foda que senta nessa mesa aqui . O cara é músico também . Eu já fiz essa pergunta pra vários .
Tá ligado ?
tá ligado , Eu acho que é o formato de como o raciocínio da pessoa funciona , como a música . Ela tem essa questão de tipo ah , se você fizer isso , isso , isso acontece isso , a programação sai a mesma coisa . Eu digito linha 1 , linha 2 , linha 3 , acontece isso . Então casa , né ?
eu acho que o raciocínio que a galera tem muito medo de ser matemático , que não é matemático , é lógico . Mas o raciocínio lógico da música pro do trabalho do desenvolvimento é o mesmo . Vou dar um exemplo . Acho que esse exemplifica bem .
Se eu pegar pra uma pessoa que é um bom dev , que já tem costume , e falar assim Cara , pega esse algoritmo em Java , em Fize e Python , ele tá transpondo , mas ele vai entender a lógica De um e vai transpor no outro , é a mesma coisa .
Você pedir pra um músico e falar assim Tá vendo essa música que tá lá Toca em C bemol , cara , transpôs , é exatamente a mesma harmonia , a mesma melodia , só que transpondo De um tom pra outro . Então tem muito vínculo . Você foi muito didático na sua resposta .
Vale um corte Mal de professor , é uma droga , né , você tá vendo ? Foi muito didático na resposta .
Eu não entendi a parte da música . Eu não entendi a parte da música , mas eu achei bem legal .
Eu só não entendi o sertanejo , cara , porque o cara tem pinta de roqueiro , entendeu , tip , pinta de roqueiro , entendeu , tipo assim , o Jorge o Matheus , cara , o Matheus odeia sertanejo . Eu sei que eu conheço , é meu vizinho , entendeu , ele odeia sertanejo . Ele toca lá bêbado . Ele fala assim Por que ele toca sertanejo ?
Porque me paga as minhas contas , mas cara é essa a analogia , por exemplo , e ele é lá de Buriti , lá de Tubiara , ali pertinho , lá que se guia a tuba .
então assim É a mesma analogia .
Eu tava lá na faculdade querendo tocar e você quer , quero viver de música . Se eu quero viver de música , eu preciso ganhar a maior quantidade de dinheiro possível com música .
Aí você vai tocar rock .
Você vai tocar rock , você faz , chutando muito , seis shows no mês . Você tira 300 conto por show , cento Beleza . Você vai tocar sertanejo , você ganha duzentos reais por entrada , a entrada é de uma hora e meia . Você consegue fazer vinte entradas no mês .
Puxado , né Sacou Por isso que você vai ver que a maioria dos roqueiros da galera de metal , de jazz , tudo toca sertanejo , porque é uma questão de pagar muito mais , entendeu . E aí , hoje , né hoje , você tem como headliners aí de música pop E o sertanejo , o funk não tem banda , só os artistas muito grandes , gloria Groove , etc .
Tem banda , o restante não tem . Então , no final das contas , o que sobra Sertanejo .
Não tem opção .
E aí eu vou citar uma frase de sertanejo de Tãozinho Xororó que é o artista vai onde o povo está . É isso aí Vai ter que ser ué fazer o que
¶ A Transformação Pessoal Através Do Empreendedorismo
.
Então , e aí , só pra trazer essa história pra vocês , sacarem do porquê que eu virei empresário . Tá , tinha todo esse sonho de ser músico . Eu sou por parte de pai , eu sou evangélico , eu sou de uma família evangélica , fui criado na igreja e aí um dia tava num churrasco .
Acho que na casa do meu pai , um dos pastores olhou a mim e falou assim falou , cara , deus tá mandando te dizer que você tá gastando muita energia com o que você acredita que seja o seu propósito na vida , mas que Deus te deu um dom e você não tá usando esse dom . Não tô mentindo , tá , gente , foi exatamente isso que aconteceu . E aí você pode continuar .
Né a profecia dizia você pode continuar , mas você vai fazer muito esforço pra ter pouco retorno . A decisão é sua .
Cara , o cara já foi Assim . O teu lance de direcionar energia já veio , divino , né Já veio assim , cara , foca no que tem que focar , entendeu ? E aí ?
mas aí aconteceu o degrau . Né Aconteceu o que a gente estava falando da pessoa que quer voltar para o mercado depois , porque o que aconteceu , A programação para mim era pura e simplesmente pagar minhas contas .
Eu tinha uma facilidade , eu tinha uma proficiência , né , então eu conseguia , tava numa empresa legal , eu já era , eu acho que eu já era arquiteto de sistemas , alguma coisa assim , só que eu fiquei sem norte . Sabe , quando você volta não sei se vocês já passaram por isso , eu espero que vocês nunca passem que é você ficar sem objetivo de vida ?
sabe Você olhar e falar assim cara tô pagando minhas contas , acorda e dorme sem saber o que você vai fazer da vida ?
sabe , apático , eu fiquei por um período nisso e aí , período de dois anos , quando deu esses dois anos , eu falei aí , sabe , quando você sai assim né de baixo d'água , eu falo não acho que agora eu preciso , eu entrei na pós e foi na pós que eu conheci o Dani E aí foi onde tudo desenrolou .
Então assim Eles vão se encaixando isso , porque até muita gente fala assim ah , mas eu vim do jornalismo , ah , eu vim da matemática , eu não era pra eu estar aqui , se fosse racionalmente falando . Então não importa o caminho que a pessoa veio , entendeu , não importa pra onde você vai seguir ali o que você quer saca .
Aí , quando você encontrou o Dan lá você pô vamos empreender e seguir em frente Foi mais ou menos Foi um ano e meio de MBA , mba , e aí o que que acontece ? Eu sentava na primeira fileira , o Dani sentava na terceira . A gente , eu fiz pós na FIAP , que também foi outro case legal de eu fui como aluno e voltei como professor .
Sou professor de MBA , então eu conto isso pros meus alunos toda vez que eu começo , que eu me apresento pra galera da FIAP . Eu faloende de você , entendeu . Então eu tava lá na frente , o Dani tava pra trás , e aí a FIAP , ela tem um modelo que eu acho muito legal de TCC , né ?
A maioria dessas formações tem que é o Startup One , que é pra quem não sabe . Vou explicar rapidinho . O Startup One é assim ao invés de você entregar um TCC num formato lá , né de a BNT de você , fazer um papelzão . Eles falam assim junta um grupo e cria uma empresa E apresenta um pitch de venda dessa empresa .
Não importa se você vai fazer , se você vai desenvolver ou se você não vai desenvolver , até porque eles usam isso pra todos os MBAs . Então , ao mesmo tempo que você tem um MBA de gestão empresarial , você tem o MBA de arquitetura de software . Então , assim como que você faz , que todos eles se comuniquem iguais .
Cara abre uma empresa , então no final das contas o TCC era abrir uma empresa , só que a FIAP ainda bota isso numa gamificação . Ela vai lá e fala assim só que vocês vão apresentar , o melhor da sala vai pra um top 30 , esse top 30 vai apresentar pra uma banca de orientador , orientador , se o orientador gostar .
O top 10 vai pra uma banca de investidor e o melhor ganha uma viagem pra Babson de uma semana , tudo pago Ficou interessante , não é interessantíssimo , aí na hora que eles falaram isso .
Eu tava lá no meu grupo e falei cara , eu quero tentar , já que eu tô aqui , que eu tava sem objetivo , já que eu tô aqui me esforçando , e agora eu vou voltar pro mercado , vamos . E as pessoas , elas estavam muito bem resolvidas nos seus mercados .
Né Um era gerente de projeto , o outro trabalhava na marinha , trabalhava no projeto de submarino nuclear , assim já tinha uma patente legal , ele já era oficial . E tinha um outro que era o diretor de uma empresa de voos , né De FIIs aéreos .
O mais fraco tava projetando Exatamente . Não é muito ruim . O último da fila , não o mais fraco era eu .
e aí eu virei e falei assim galera , quero fazer isso aqui pra dar certo . Ah , não tô afim , não mano , só quero fazer pra passar . E aí conversei no grupo , fiquei com esse sentimento , guardei pra mim o Dani . Teve a mesma conversa , o mesmo feeling , a mesma coisa com o grupo dele e também não rolou . E aí sabe , meio começo de relacionamento .
Eu comecei a pensar cara , quem da sala que eu posso fazer esse trabalho pra dar certo ? E aí me veio o nome do Dani , porque qual que era a característica dos dois , Os dois muito comunicativos , os dois eram quem sempre apresentava o trabalho .
Então , tipo assim ah , vai ter o trabalho do grupo do Dani , O Dani apresentava , Vai ter o trabalho do grupo do Rafa , O Rafa apresenta . Então , Só se o que usa tava identificado ali . Aí , eu falei cara , acho que o Dani é um cara que talvez vale a pena porque ele é bem faca na caveira E guardei isso pra mim . Saí pro intervalo .
Quando eu saí pro intervalo , o Dani me chama e fala assim Rafa , cara , tô aqui com o meu grupo , O meu grupo não tá afim , cara , a única pessoa da sala que eu pensaria de fazer é você Bora , eu bora , cara , caramba , que história Foi isso . E aí a gente fez o Startup One , resumo da história .
A gente passou , foi o melhor da sala , a gente passou pro Top 30 . A gente passou pra banca . Muito meninos , a gente talvez não fez o melhor produto na época . Depois eu posso contar pra vocês uma outra… Qual que era esse produto , mas era uma ideia legal . É uma dor que tem até hoje , que é GPS em shopping . Hoje você não tem um GPS em shopping .
Eu falo assim ah , eu quero ir na Zara E eu odeio ir em shopping , justamente porque eu chego lá e não sei onde fica a porra da loja Exatamente .
Então a gente tinha passou nisso , e aí a gente sentou e falou beleza , legal , a gente não fez , mas a gente recebeu elogios dos orientadores e falou cara , vocês foram a melhor apresentação , porque a gente ensaiou . Sabe , isso aqui que a gente tá fazendo aqui de tipo O pitch , era muito bom . Mano a gente ensaiou Sensacional . A gente foi pra cabeça mesmo .
E aí , beleza , a gente saiu de lá e falou tá bom , e o que você faz de bem Vamos tentar . A gente viu que tem uma sinergia . Temos Então o que você faz de bem . Aí ele perguntou pra mim . Eu falei cara , eu sou gerente de software de uma fábrica de software . Tem mais de 300 devs aqui comigo , etc e tal .
E você , mudando a fábrica de software e cai sempre .
Agora eu vou aproveitar para fazer um heads up de uma coisa muito importante , que nós comentamos algumas desvantagens do ensino acadêmico tradicional , mas vamos enaltecer uma grande vantagem , que é a oportunidade de networking .
Exatamente Você , conhecer gente , você que está fazendo faculdade , você que está fazendo pós , o que for a oportunidade de conhecer gente e desenvolver soft skills é o mais importante .
Cara , eu acho que conhecer gente até por a gente gravou agora mesmo no episódio anterior . você conheceu dentro do elevador , cara Conhecer gente pra mim é um negócio que é importante em qualquer lugar . Eu tava jantando ontem a Silvia , né tava falando pô e que ir pra outro lugar tinha um monte de gringos sozinho .
Falei cara , eu chego num lugar , já chego me apresentando prazer , diogo , eu vou fazendo amizade , não importa , cara , entendeu , mas é cara , tem mil oportunidades ali .
É eu não tô nem Sabe por que funciona , porque se você tiver mil amigos é mais chance . Nunca vai conseguir . Mas o meu objetivo é ter um amigo em cada país do mundo .
Se eu conseguir , eu cumpri , mas eu tenho muitos países já , cara Não tá fácil .
Não , não tá fácil , não Aí falta muitos Pra montar um roadmap aí cinco anos , seis anos , Não , não não , Então não nasceu a Verzel nesse momento .
Não , a gente fez ali o startup . Chegamos lá , passamos , e aí a gente falou tá , bom , então vamos fazer uma fábrica de software . Aí o que a gente fez , ambos da Zona Norte , antiga Saraiva , que tinha ali no Center Norte , a gente se reunia duas vezes na semana pra sentar lá e falar cara , o que a gente faz .
Aí começamos ah , vamos procurar nome do nome , vamos procurar o que a gente faz . Aí a gente começou realmente a construir um business case efetivamente E aí surgiu o nome da Verso . E aí , por que que surgiu ? né Porque o formato como a gente tinha ali do que a gente queria .
Começamos a buscar cliente porque , bem ou mal , eu era programador e virei gerente , mas eu não era vendedor .
Você não tinha um comercial pô . Não , nenhum dos dois era vendedor , Então tinha dois programadores . e quem é que vocês resolveram isso ?
Cara transformação . A gente foi se transformando Tanto que hoje eu não sou diretor de tecnologia de nenhuma das empresas , Eu sou diretor de vendas .
Eu me transformei ao longo dessa daqui Eu sou o diretor de venda das empresas E aí eu posso dizer que , assim como a música , vendas tem muito a ver com programação , porque ela é um processo , se você consegue trazer a Porque é um processo , então nenhum dos dois era vendedores , mas a gente precisava de cliente .
Então a gente começou a aprender exatamente isso que o Adriano falou cara , vamos começar pra nossa rede de network e depois vamos abrindo . Aí pô o Dani , o pai do Dani tinha um conhecido , assim que , tavaças a Deus , eu consegui duas oportunidades de começar dois projetos no mesmo dia , no mesmo mês .
Assim junto A gente já nasceu a Verso primeiro dia de operação com dois clientes .
Depois você me passa os livros porque a gente tá abrindo uma . Agora tô brincando , deixa eu te falar e o nome .
O Mano é um sacana , vai lá e o nome Porque tem um fone . O Mano é um sacana porque ele tá com uma base de 1.500 clientes pra ele explorar .
Nós estamos conto muito , nós estamos Eu tenho que contar essa história ?
porque ele veio fazer pergunta lá com relação ao faturamento do primeiro ano de empresa .
Pô , você não conta essa história É vou ter que contar .
Aí eu contei a história pra ele e tal Ele ficou olhando assim com a cara pra mim assustado . Aí a gente foi jantar lá em São Francisco .
A gente tava lá semana passada no RCA Conference , aí com dois amigos meus era aniversário de um deles , né o Dirk Fomos jantar no Steakhouse e tal tá lá aí o Joey , que é comercial pra caramba muitos anos de mercado , chegou contando a história da duas semanas . Tinha feito um milhão de dólares na empresa .
Basicamente eu olhei Adriano , tá vendo , você tem duas semanas aqui na empresa e agora você tá brincando .
Você ainda não fechou um milhão de dólares . Vou contar com os meus amigos Anderson e Gomes nesse momento
¶ Gestão De Vendedor vs Desenvolvedor
. Entendeu .
Eu cheguei e olhei pra cara do Adriano e você tava impressionado com o meu número Anderson e Gomes . nesse momento Entendeu . Eu cheguei e olhei pra cara da Diana , assim , e você tava impressionado com o meu número , que demorou um pouco mais .
Eu tava fechando outro milhão de dólares , então tá fechando mesmo . Você fecha o teu pô .
Se não for todo mês dá problema , entendeu ?
Dá bastante O nome . tem um fonema aí diferente . Como é que isso surgiu ?
Primeira coisa , eu fui na linha de naming com nome . Eu acredito muito nessa ótica de tipo o nome tem que ser fácil . Vocês perceberam Start , devaria , version , então é uma coisa que eu particularmente tenho essa crença que o nome ele tem que remeter a alguma coisa que seja fácil de lembrar . E aí , qual que foi o racional pra chegar no version ?
A gente queria um nome que fosse próprio , então , que não fosse sigla , que não fosse nada tipo , nada contra , mas a gente queria um nome que a pessoa pudesse dizer E aí a gente começou a procurar porque aí o Dani e a gente tem descendência italiana . Eu sou Tomaselli , mazzucato , ele é castelo .
Então a gente , os dois tem descendência italiana , outro italiano não é mesmo . E aí a gente descobriu porque não sei se vocês sabem , mas manja o Azure da Microsoft , ele é um arquipélago de ilhas , arquipélago de Azure . Então eles pegaram o nome de um lugar geográfico e a gente falou é uma boa ideia , vamos começar a procurar .
Que é a primeira pegada da Apple com os sistemas operacionais Exatamente Todos eles , todos eles , né .
E aí a gente descobriu que existe um monte na Itália que chama Punta di Verso . E a hora que a gente viu Punta di Verso , a gente falou é aí Que legal . E aí a gente foi lá e pegou o Verso , tanto que se vocês olharem mesmo hoje , que é um pouco mais geográfico , o símbolo da Verso , é o cume de uma montanha É .
Real , real , sensacional .
E é isso .
Vocês já . Bandeirinha da Verso lá né .
Tem que ir cara Cara agora . Tem que fazer uma pergunta O que é mais difícil gerenciar Deve ou vendedor Entendeu .
Boa pergunta , cara . eu acho que deve , você acha que deve ? Eu acho que deve , porque isso é uma missão difícil . Então deve ser difícil pra caralho , mas vocês vão sacar . Eu acho que é a questão do engajamento , porque quando você vai gerenciar o vendedor , o vendedor geralmente trabalha por comissão .
Então , quando você coloca a motivação dele , tá fácil porque você trabalha na motivação , você dá o ambiente , você dá uma estrutura digna pro cara Tipo assim não dá pra você pegar e falar assim toma aqui dois contos por mês de salário e traz o cara da Ferrari , não tem como ele , não tem nem convívio para estar no mesmo lugar que essa pessoa .
Então você dá uma condição digna , você dá o ferramental e dali para frente é comissão . Se a pessoa performar bem , bom para ela . Se ela performar mal , a gente olha a métrica . Se estiver abaixo da régua troca . Sim . Então essa é a parte fácil , entre aspas do vendedor , o dev .
Eu vejo que , principalmente quando você vai no formato de funcionário e a gente se fala muito . Vocês são mais ou menos da minha idade .
A nossa geração é uma geração que lidou com trabalho e veio o termo do workaholic e tudo mais que é pejorativo , se for ver , às vezes a gente já se doou demais por muita empresa que não valorizou a gente E a geração mais nova vê isso de uma forma pejorativa .
Inclusive tem muitos criadores de conteúdo que batem forte , tipo assim ah , por que a galera não quer ser líder . Porque , mano , olha os líderes de hoje em dia , todo mundo com a pálpebra tremendo , tá ligado . Então , beleza , pega esse moleque que veio sem referência , que veio de uma pandemia , etc .
E tal , e primeiro , como que você coloca esse cara num senso de pertencimento de propósito e depois disso , como que você faz pra gerenciar isso no micro , pro cara entender quando ele tá performando bem ou não .
Porque , como que você avalia , tipo assim tem muita empresa que não pratica estimativa , então se o cara não estimou , como que você valida essa pessoa entregou bem ou não e aí se estimou , essa estimativa foi válida . Válida baseada em que , qual que é o método , qual que é o racional de estimativa .
Então , dito tudo isso , eu acho que gerenciar vendedor é bem mais fácil .
Sensacional . A resposta Tá dito e feito . Eu tô convencido Com certeza . Ainda bem que eu não tenho trabalho de iniciador .
Eu não quero gerenciar drive , nem fudendo . Cara você tem no vendedor , você deve me cancelando agora Porra Rafa , não mas você tem no vendedor .
primeiro , o vendedor já é um cara cheio de soft skills , gosta de dialogar , de negociar , né E você tem dinheiro pra incentivar . assim é muito diferente . Você tem uma pegada realmente , e o dev normalmente é o cara que Você tem que trabalhar soft skills . nesse cara É um cara que pô . É diferente , é um perfil completamente diferente de pessoa .
Não necessariamente quer interação .
Ele quer só receber especificação .
Quer ter as tasks dele seguir ?
vai embora Por mais que ele seja racional é difícil . ele Pensa assim o dev tá lá na ponta fazendo o botão de login , o que esse cara tá enxergando do business plan .
PN . Muitas vezes ele não tá interessado . Não entendeu .
Eu acho que é até pior . Eu acho que ele até se interessaria . Eu acho que a informação não enxerga pra ele . Você acha que não tá fluindo ? Não , eu acho que não chega , Porque quando chega vamos fazer a decupagem . Beleza , O estratégico Passou pra alta gestão , pra alta gestão fazer todo o roadmap .
A alta gestão passou pro time de operação , pro time de operação construir . Não chegou a informação , lá com certeza . Tipo assim .
O que chegou lá foi assim olha , a gente tem que fazer esse projeto em três semanas , porque isso aqui vai entrar em produção .
Tal dia Não explicou a motivação como que a empresa vai ganhar dinheiro , Então assim Tá aí um approach que às os gestores têm que trabalhar , né cara .
Exatamente , Eu acho que até na camada de gestão , que tem gente de gestão que não entra no jogo de não sabe o que o projeto está fazendo , Principalmente eu que vendo software para cliente , é mais difícil ainda porque uma coisa é eu vender o software da Verso , Porque aí está todo mundo lá , aí você tem o Verso Day , aí todo mundo se reúne .
Agora eu vou vender o projeto da Csoft . Será que realmente todo PO , todo LT vai realmente entender como que a Csoft ganha dinheiro pra sabe passar isso pra uma cadeia de comunicação forte .
Muito bom , isso muito bom . Ó , nós estamos com um grupo lá na empresa , nós chamamos de Instituto Xavier , que é nosso grupo de líderes . Estamos formando nossos líderes lá dentro e uma das questões que a gente tem abordado é que você ser líder é muito diferente de você ter o conceito de ser chefe , exatamente .
Então , assim , um líder , ele necessariamente , ele precisa encantar os seguidores com a ideia , com a visão , pra eles embarcarem na mesma direção que você tá indo .
Não é só falar assim vamos pra lá , é não , ó galera , é o seguinte Aconteceu aqui uma parada , assim , assim assado , estamos analisando que parece que o único caminho é por ali , o que vocês estão achando , vocês acham também que pô , então vamos todo mundo pra lá , Então você consegue embarcar a galera na mesma visão e conduzir na mesma direção .
Não é pegar e mandar Vamos , e o resultado disso é muito diferente , exatamente , é muito diferente , porque é justamente o que você falou de colocar a pessoa no jogo .
Qual que é a diferença da pessoa receber a task pra colocar o botão na tela e , ao mesmo tempo , a pessoa participar da concepção do projeto , que o projeto vai mudar o norte da empresa e a responsabilidade dele é ajudar nesse projeto .
Ele já entra num outro engajamento , é outro vibe Dá para essa pessoa a legítima e eu digo legítima , a legítima oportunidade de também opinar se aquele botão vai ser a melhor solução , Exatamente Porque de repente essa pessoa ali vai vir com um outro insight e pode ser que ela mude o game Exatamente . Lá de baixo lá da ponta . Então assim isso é muito legal .
Tem um case legal . não sei se vocês já chegaram a ver Vocês conhecem a Atlassian né Empresa do Gira né . Sim claro . Tem um case muito legal que a Atlassian . Ela estipulou um Atlassian Week , que é tipo um evento que ela falou assim cara , durante uma semana a gente vai fazer uma série de ações
¶ Autonomia E Desenvolvimento Profissional
. Aqui vai ter piscina de bolinha , vai ter não sei o que lá vai ter uma par de coisas . Aqui vai ter comida à vontade , vai ter bebida à vontade . Vocês não têm trampo . Durante uma semana vocês vão fazer o que vocês quiserem . Se vocês quiserem vir para o escritório , vocês vão vir . Se vocês quiserem pular na piscina de bolinha , vocês vão pular .
E se vocês fazer , no final dessa semana a Atlassian puxou . Ela teve sei lá diversas ideias de novos projetos . Ela teve uma par de backlog , de bug que foi reduzido . Por quê ? Porque a galera de base pôde fazer o que ela sabia que precisava ser feito , só que ninguém dava autoridade ou autonomia pra eles fazerem Opa é agora a minha chance .
Nossa , eu tô incomodado com esse bug aqui faz dois meses . Aí a pessoa foi lá e corrigiu vou resolver isso agora legal cara . Essa ideia é muito boa .
Realmente é um case massa então , e aí mostra um pouco do que o Anderson tava falando , do tipo cara , dá autonomia , pega a pessoa ali .
Óbvio tem um custo de você botar 100 pessoas , 200 pessoas numa sala de reunião , mas por que que você não faz algumas jornadas de brainstorming com os times pequenos , ouve o feedback disso daí e só depois pensa no business plan , entendeu ?
Então concordo 100% com você É fantástico , cara , e assim desenvolver essas skills dá trabalho . Dá muito mais trabalho do que os caminhos tradicionais , mas , cara , os resultados também são fantásticos . São muito bons os resultados . Nós temos tido boas experiências e eu estou ansioso pelo que vem adiante .
É porque vocês vão ter um time de cabeças pensantes e não de executores , né Porque uma coisa é a pessoa que executa , outra coisa é a cabeça pensante que pensa antes de executar , né .
Um beijinho aí para os X-Men .
X-Men . Sensacional , rafael cara . Eu tenho que fazer a pergunta . Sensacional , rafael cara . Eu tenho que fazer a pergunta como é que você Java ? você sabe que não é pessoas muito normais que escolhem Java , não , né , cara .
Vocês já perceberam , com esse tempo que vocês estão conversando comigo , que normal eu não sou .
Eu tinha que fazer essa pergunta . Que pô ? ah JavaScript , todo mundo tá Ok , mas Java , cara , quando é que você falou pô é Java .
Cara fui escolhido Mes .
Mesma coisa .
Eu fiz um ensino médio técnico , que é aquele ensino médio que você faz de manhã a aula e de tarde você faz uma aulinha técnica . Então o primeiro ano , sei lá , eu tive Word , pacote Office . Segundo ano eu tive o falecido Flash DreamWorks ali Cara era tão bom isso cara .
Você achava bom . Eu adorava Flash , eu achava legal também .
Eu adorava muito Flash Tinha como é que é Tinha lá o jovem que tá assistindo isso não vai saber mas tinha a vaianda de pau Nossa , era Nossa .
Muito bom Macromídia .
Macromídia . Aquele negócio travava velho , Aquele negócio era muito ruim . Aquele negócio fez Sabe o pavor que eu tenho de Windows . Muita coisa tem a ver com Flash .
Aquilo ali foi revolucionário em vários aspectos .
Não , sim O .
HTML5 não seria o HTML5 . Sem isso Cara não existe o .
HTML5 pra acabar com o Flash .
Mas eu acho que teve um pezinho de tipo isso aqui a gente tem que fazer .
De um jeito certo Pode ser , Foi foi . Porque eles arrumaram um jeito pesadão complicado , que não dava , pra fazer nada não dava pra ler , Mas cara não .
Eles evoluciaram . Tá lá o negócio . Eu não sabia que a baile de pau foi flash . Caramba .
Eu abri um negócio baseado em flash .
Nossa , realmente vocês estão , eu ganhei dinheiro legal com isso , claro , e isso enganava a galera a fazer um negócio que demorava 10 anos pra baixar um plugin , naquela época da internet , pra você poder ler um negócio lá . Ah , porra velho .
Bom , legal , vai falar que você não passou noites baixando um MP3 e tá reclamando de baixar um pluginzinho , pois é , mas aí tinha um ano de noivas , mas eu tinha música , pô , não era terrível velho , então , e aí , eu fiz esse ensino médio , no último ano eu tive VB6 .
Então eu tive programação . Aí o último ano foi de programação , vb6 .
E aí , no meio desse , desse ensino médio , surgiu uma oportunidade meu pai é policial militar e aí uma das empresas que meu pai prestava serviço lá aliás o contrário , uma das empresas que prestava serviço pra polícia chegou e falou ah , tamo com umas vagas de estagiário de Java , aí você não tem ninguém pra pra indicar Oswaldo , e meu pai trabalhava na área de TI
da polícia . Aí ele falou ah pô , acho que meu filho faz . E aí eu entrei . Eu já entrei como estagiário de Java , fiz uma entrevista eu nem lembro como foi a entrevista , mas eu fiz alguma entrevista . Provavelmente mostrei que sabia programar , mas eles entendiam que era um estagiário .
Entrei como programador de Java , entrei , assim que eu bati , eu falei cara , eu preciso saber dessa parada . Aí o que que eu fiz Antiga Deve existir ainda hoje . Né , vocês conhecem a Alura , mas a Alura ela nasceu da , ela nasceu da escola , Da escola de programação , lá que eu não lembro o nome .
Era .
Tinha a Global Code , a Kyla . Isso então tinha essas duas empresas que faziam esse tipo de camp de Java por 6 meses era mano , era puxado , era todo sábado das 9 da manhã às 19, . Todo sábado , por 6 meses , aí o que eu fiz , eu falei cara , preciso saber dessa parada .
Eu fui lá , paguei e fiz 6 meses de Java todo sábado , aí já saí de lá aí perto dos outros estadiários . Eu já tinha muito mais conhecimento assim .
Então foi assim . O Java me escolheu . Você não tomava café nessa época , ainda não . Não .
Vai ser que às vezes foi o pavor de ver um negócio assim do Java . Eu falei eu sou a falha no Matrix do Java porque eu sou o javeiro mais javeiro que não toma café . A gente já gravou mais de uma hora que atualizações de Java Olha só que legal .
Mais ou menos isso Cara e Vocês já viram o meme . Pra trabalhar em Java . O cara chega e oferece mil reais pra trabalhar com Java ou dobra e passa pro próximo Eles fizeram isso com Java e com PHP . Cara chegaram em 60 mil . O cara falou eu trabalho uns meses , é por isso que eu fiz a pergunta e eu podia deixar e terminar o podcast .
É isso É sensacional .
Antes da gente concluir na parte final , você deu liberdade pra gente tocar um pouquinho na parte pessoal . Você é músico , você é empresário , Você toca uma empresa , várias empresas .
Cristão com o Leão de Judá tatuado .
Tem professor . Tem alguma posição onde você se identifica mais ? hoje , você se sente mais confortável , você gosta mais de fazer ? É aquela pergunta pro ator de cinema , teatro ou novela .
Cara , hoje eu sou empresário . O meu foco principal , todo o resto eu entendo que é aquilo que a gente tava conversando aqui Todo o resto é canal de aquisição e branding pra seguir no plano de empresário . Então eu entendo que hoje eu ser diretor de vendas , eu ser professor , eu ser né podcaster , etc e tal , isso compactua com o fato de eu ser empresário .
Do lado pessoal , música pra mim é meu saco de areia . então assim , tem gente que pega o videogame , tem gente que faz coisa eu preciso abrir um estúdio , ligar o volume no 10 e tocar minha guitarra . Entendeu ? Então é o meu desestresse . Fora isso , eu tenho um filho .
Eu tenho um filhinho de seis anos cabeludinho , mais cabelo do que eu , e é literalmente a minha rotina .
Ela se baseia literalmente assim cara , tempo de qualidade pro João , depois preciso do meu desestresse com academia , natação e obviamente a música e o restante trampo Eu acho que junta tudo isso , né são as peças , o músico , o programador , o professor , e tal é o megazord .
você pega várias coisas diferentes e constrói o empresário Porque é uma coisa que ninguém fala e deveria ser estimulado .
Não importa de onde você vem , não importa o que você estudou , todo conhecimento é válido para o que você vai fazer . Cara , se você for pedreiro , você vai ser um bom gerente de projeto . Se você se especializar , por quê ? Porque alguma forma de construir uma obra de uma casa vai te dar um raciocínio pra você ser um gerente de projeto .
Então é um pouco disso , cara . Como a gente falou , o músico me ajudou a ser gerente de projeto , ser executivo ou professor ou ser podcaster e tudo mais .
Cara , eu ia te convidar pra um grupo aqui , mas você já está estar no grupo . Acabei de colocar o músico Stek que a galera tá aqui . Eu achei sensacional . Quem me convidou foi o Eric .
Tô esperando o show sair vou te dizer , vou contar um segredo que eu acho que ninguém sabe sabe essa essa guitarrinha aí que tá na capa do grupo . O Eric me entregou semana passada . Falou mano , eu não tô tocando , pega ela aí pra você , pra você tocar , tá comigo . Vou mandar foto pra vocês . Sensacional cara .
Ele me entregou e falou assim Rafa , eu ia te falar desse grupo , eu ia te Pô , cara , ele vai , tá aqui , não tem paz , ele não tá aqui . Que todo o Dev foda que a gente conversou aqui tá nesse grupo . Não , o Eric Catu falou , mas Rafa , de onde você surgiu ?
Porque a gente não conhece você . você não tá em grupo , nem nada . Eu falei cara gente , eu tava no corporativo , eu tava ali tocando , tava trabalhando , pô . Eu tava trabalhando E aí a galera foi vendo pô , você conhece esse , você conhece esse .
É gente , a banda tem que sair . Você tem que fazer um show a band larga .
Tem outros nomes . Tem outros nomes legais a gente já falou de fazer The Death Band . Tem alguns outros nomes que a gente tá , mas aí , qual que é a sacada , o problema é casar a agenda com todo mundo . Porque eu joguei de ideia , eu falei gente , vamos fazer assim , vamos fazer um cover , e aí cada um fala o que cada um quer tocar .
Pô , você quer tocar guitarra , e aí marca , grava uma sessão de estúdio , pode ser em casa , alguém junta , edita , mixa e sobe isso num YouTube , no Instagram da vida E agenda .
O Eric hoje tá no Panamá a galera , tipo a galera , tá no Google IO eu final de semana tô viajando pro Rio e aí é isso , é isso .
Mas esse DevBand , aí eu sou o que tu mais enche no saco , diga-se de passagem . Não , eu acompanho aqui , eu vi aqui agora , entendeu .
Você viu que eu mandei várias mensagens . Eu falei ei galera , tirei essa música e aí vamos .
Aí É , eu vi aqui , você pôndo pilha na galera sensacional Chegando .
são as considerações finais .
Convenhamos , vocês passaram o dia inteiro nisso , Cara não .
Foi só papo bom . Finalizar a noite aqui , cara , e deixar para até amanhã .
Isso aqui hoje foi sensacional E fechando com chave de ouro aqui contigo , vou deixar o microfone na tua mão para você deixar desde mensagem motivacional a jabá link , o que for , fica à vontade , está contigo .
Então , Adicional , ajabá , link o que for fica à vontade , Tá contigo , Então bora . Bom gente , primeiro eu queria agradecer a oportunidade de estar aqui . Vou , já que vocês me botam numa sinuca , eu vou devolver . Eu quero um episódio com vocês no Coda , Mais Fala .
Então já vou fazer o convite ao vivo aqui , Pra não ter como negar né , porque se não já tá assim É entendeu .
Aí , eu já jogo no ao vivo porque a galera nos comentários agora vai começar a encher o saco , entendeu ?
Então assim , primeiro agradecer o convite , agradecer o papo . Quero muito aprender mais com vocês .
Hoje eu estive aqui falando , mas eu queria no próximo estar aqui como aluno , poder falar , conversar mais mais com vocês , entender mais como vocês fazem e só agradecer pra toda audiência a galera que curtiu o Gomes também , que tá longe ali , ele não tá vendo , mas eu tô agradecendo a participação dele .
E , cara , quem quiser aí trocar uma ideia , quem quiser dúvida de carreira , como você se tiou , como você se essou , quem quiser falar de música
¶ Presença Digital E Conexões Profissionais
, me adicione aí . tem no Instagram Rafa Tomazelli . Em qualquer uma das redes , vocês vão achar LinkedIn , vocês vão achar no Instagram , no TikTok , etc . E tal . Eu vou ser sincero quem olha o meu TikTok é mais minha social . Então assim , mais fácil .
É o problema da nossa geração . aquele negócio parece um pouco complicado , Eu ainda não aprendi a mexer lá .
Então , se você quiser falar comigo , é mais fácil no LinkedIn e no Instagram . Mais fácil ainda no Instagram é só mandar um salve lá que a gente se conecta .
Sensacional .
Mais uma vez obrigado meninas amei conhecer vocês e que a gente possa se ver mais vezes .
Rafa , prazer foi nosso , o microfone tá aberto . Convite tá aceito , só falar a data , a gente vai .
Já vou ver a agenda . Você já se ferrou , já estamos juntos . Valeu demais . Brigadaço , cara .
Valeu , valeu , galera .
Pode café da PI . Qu Pode Café da P&E ? quinta temporada .
