¶ Introdução e apresentação dos participantes
Música . Muito bem , muito bem , muito bem . Sejam todos muito bem-vindos . Estamos começando mais um Podcafé , tech Podcast , tecnologia e cafeína . Meu nome é Anderson Fonseca , o Mr Anderson . Hoje você vai . Se você não é de tecnologia , você vai tirar dúvida básica Se você pronuncia totos totvis , eu sei que tem gente que tem dificuldade . Vamos , vamos , fred .
Aqui é Guilherme Gomes da ACS , pro voltando com a sexta temporada .
É Diogo Junqueira , CEO da ACS Pro e da AC Cyber Pro , E pra nós é um prazer estar aqui com meus colegas pra mais uma temporada Agora , a sexta De volta , De volta pra sexta temporada . Né , cara , Agora é culpa de Café Tech , novidade né . Mas antes deixa eu passar pra nossa convidada , ela mesmo se apresentar . O Mister Anis já deu uma pequena introdução .
Vou deixar ela mesmo se apresentar .
Bom , boa noite . Meu nome é Mara Maihara , eu sou CAIU na TOTS e vim aqui hoje bater um papo gostoso aqui nesse café .
Sensacional . Seja muito bem-vinda Amar . Mas antes da gente aprofundar um pouco mais com a nossa convidada , não sei né antes que história é essa cara . Por que Pode Café Tech agora cara .
Pois é , não cabia mais dentro de Pode Café da TI . A gente tem um problema sonoro , sempre tivemos Da TI , é meio es de café .
Tinha explicação da TI . Porque a gente convida a gente de gestão de TI . A gente fala sobre gestão de TI , mas faz muito mais . né , não era só TI , faz muito mais desde sempre A gente chama advogado engenheiro agrônomo .
A gente começou falando a coisa de não era TI né cara Envolvia TI mas não era de . A gente começou falando de GPD Tech é pop .
Então é tech . Pode de café . Agora , oficialmente é tech . E melhor do que isso ?
um domínio fácil , Pode de café ponto tech , ponto tech sensacional Com lojinha e tudo né Com lojinha , ah outra coisa Depois de cinco anos .
Mara , você não faz ideia . Mara gostou da caneca , adorei , pois é , adoram as canecas . Faz cinco anos que eles pedem caneca pra gente , dezenas de e-mails . Cinco anos que eles pedem camiseta pra gente .
E a gente manda . Faz cinco anos que a gente manda . Chegou um ponto que não dá mais pra mandar .
Agora a gente pôs a lojinha né , então tem a lojinha online . Pode entrar lá pegar no precinho . Vai ter cupom também pra ouvinte . E é isso , estamos de volta .
Vamos lá , mara , para os nossos convidados , te conhecer , conhecer a sua jornada , cio hoje da TOTOS TOTOS . Para quem não sabe , se você não está nesse mundo , não é de tecnologia . É uma das maiores Empresas de tecnologia do Brasil , na América Latina , líder de mercado De market share , de IRP , superando grandes
¶ Mudança para PodCafé Tech e novidades da sexta temporada
players globais . Então , assim é uma sensação do Brasil e você , hoje , cio dessa empresa , conta um pouco para os nossos ouvintes da sua jornada , mara . Bom , a minha jornada .
Ela começou há 34 anos atrás . Então estou aí no alto dos meus 34 anos de carreira , sempre na área de tecnologia Sensacional . Aí , durante aqui a nossa conversa , a gente vai falar um pouquinho sobre isso . Né , não foi uma vocação de berço , mas ela foi sempre bastante constante .
Eu nunca saí da área de tecnologia e eu vim desenvolvendo a minha carreira em varejo indústria . E tô indo aí pro meu décimo ano dentro da TOTOS né como CIO de uma empresa de tecnologia serviços , né e com o tema , o business core mesmo tecnologia , que é bem diferente .
Né você atuar numa empresa onde o business core é de tecnologia é diferente de você atuar numa área de tecnologia diferente ?
porque a tecnologia ? é fim e não é meio .
Né então é diferente a pegada eu costumo dizer que eu cozinho pra chefes porque eu tenho os meus clientes .
Ilustração perfeita os meus clientes são muitos colegas de mercado , inclusive , que já trabalharam comigo em outras empresas inclusive , e hoje são meus clientes e eu preciso atendê-los e , obviamente , conquistar confian , conquistar o respeito E como são pessoas que fazem o meu trabalho né , então é por isso que eu falo é cozinhar pra chefe , porque sempre alguém tem né .
Não , a analogia é perfeita . Perfeita é Não tem como definir melhor . Nunca tinha ouvido nada parecido cara . Nada parecido , cara . Acho que assim acertou 100% . Mas como começou Quando o bichinho da tecnologia te picou ? né Como é que foi o start da tua carreira Quando você decidiu ir pelo caminho da tecnologia .
Não foi , como eu disse , não foi uma vocação que veio de berço , até porque na época que eu decidi ir pra área de tecnologia eu não tinha gente , nenhuma decisão certeira de que eu tinha uma vocação para isso . Então no século passado , quando eu ingressei na faculdade , a internet estava chegando aqui no Brasil .
gente , eu não tinha esse acesso todo ao que a gente tem hoje de informação . as referências eram muito poucas , então eu não sabia que eu estudei em escola pública . então eu também não tinha grandes bagagens requintadas pra poder definir uma vocação e eu não tinha certeza nenhuma que eu queria ir pro mundo de tecnologia .
Eu simplesmente prestei letras , advocacia e processamento de dados .
Caramba , três áreas completamente diferentes . Pra vocês verem como eu tinha certeza do que eu queria .
É , e talvez a única influência que eu tinha na minha casa era um irmão que era analista de sistemas e que eu achava muito legal alguém ligar de madrugada e ele ter que sair correndo pra resolver .
Ela gostava disso . olha só , que legal Eu achava assim pô . Ele é muito importante eu queria ser importante , assim como ele tá vendo galera , você que é plantonista e fica ligando , se liga , você é importante e aí assim eu falava não , eu acho que vou precisar processar meus dados porque eu quero ter essa relevância .
Muito legal , só ele pra resolver os problemas de madrugada
¶ A trajetória de Mara Maihara: 34 anos em tecnologia
não quero adiantar a conversa , mas tenho certeza que quando aconteceu você percebeu que não era tão legal assim .
Deu de um spoiler né Spoiler alerta .
É um belo de um spoiler , exatamente .
Mas aí foi isso e eu acabei passando em processamento de dados , gente . E aí eu fui , entrei .
agora eu vou fazer Então assim numa época , inclusive , inclusive , em que as salas até hoje a maioria é masculina , mas a sala era muito poucas mulheres , inclusive no encontro de 30 anos de formados recente , das poucas mulheres que foram , eu era a única que tinha permanecido na área de tecnologia . As demais , todas que se formaram comigo enfim tomaram outros rumos .
Né , e foi impressionante olhar aquilo 30 anos depois . né É uma realidade que a gente vê na prática acontecendo , né Sim , com certeza Foi assim que eu entrei no mundo da tecnologia .
Mas você não apenas permaneceu , você fez um estrondoso sucesso .
É , eu fui né aproveitando as oportunidades . Eu acho que a gente quando procura fazer o melhor que a gente pode , independente da área que você está , as oportunidades aparecem e você está ali para poder aproveitar as oportunidades também . Então eu acho que o meu crescimento eu não fiz carreira em muitas empresas , eu trabalhei em poucas empresas .
Até hoje foram quatro empresas por onde eu passei e eu sempre fiquei muito tempo dentro dessas empresas E eu acho que isso também dá a chance de você plantar , colher e poder crescer com o benefício da colheita , Atividades diferentes .
Essa jornada de crescimento sempre vem né . Você começa num ponto e vai pra outro , Até você chegar ao ponto que você tá agora , como você disse , cozinhando pra chef . Você teve outras atividades completamente diferentes antes disso , né Como é que foi essa tua jornada .
Comecei programando . mesmo gente É Cobol , cobol . né , olha só o mercado . Tá que se disto pra Cobol , você viu o caso , se você quiser voltar ontem a gente conversou sobre isso .
Tem um monte de vaga pois é porque não acha mais agora você pega os mais 50 você acha ali uns profissionais de Cobol , mas amava assim e fiz curso extraissionais de Cobol , Mas amava assim E fiz curso extra , você começou com Cobol .
O que teu irmão mais velho fazia Era assembler Fortran .
Era cartão perfurado Quando ele começou . E ele também já programava em Cobol E eu escrevi alguns capítulos do livro que eu cito ele como uma inspiração . Ele fica todo orgulhoso .
Ah , então conta pra gente sobre esse livro também Fala do livro , é interessantíssimo . O link vai estar na descrição do episódio . Conta pra gente sobre o livro .
É assim eu , durante esse período que eu enfim de mercado , a gente acaba se engajando com vários grupos . Né enfim de mercado , a gente acaba se engajando com vários grupos . Né , e durante a minha passagem pelo varejo eu fiquei quase 10 anos no varejo teve uma iniciativa de um grupo de mulheres de escrever um livro . Cada um escreveu o capítulo .
Isso agora tá bastante comum . Né A gente vê vários livros sendo lançados , e aí era Mulheres do Varejo , a primeira edição , e eu escrevi o meu capítulo ali , que foi a minha experiência no varejo . E aí passa por essa questão de como é que você começou e tal . Então eu citei ele , fiz uma menção ao nome dele lá e ele ficou todo emocionado .
Depois eu participei , eu fiz um outro livro que é por trás da TI . Esse já não foi uma experiência no varejo , mas foi muito mais falando da minha vida mesmo , da minha história , um capítulozinho , e quando eu tava escrevendo aquele capítulo eu falava nossa , mas tem tanta coisa pra falar .
Eu acho que um dia eu vou escrever um livro um livro da história inteira sabe por que gente eu passei por várias coisas . Assim 34 anos dá pra passar por bastante coisa né Algumas revoluções digitais aí né Nossa não pensa no primeiro Black Friday do Brasil . Entendeu , É o primeiro programa de cashback do Brasil .
Então , assim foram coisas Muitos primeiros né Bug do milênio , é exato , passou por vários . Toda aquela né as ondas de outsourcing , as ondas de outsourcing as ondas de cloud , as ondas , a própria
¶ Os primeiros desafios e o início na computação
onda do mobile , né da internet . Enfim , agora a gente tá Aí . Você viu o RP crescendo como a existência do RP , né porque não existia o conceito de RP antes .
Não , então é tudo . tudo foi sendo desenvolvido . Eu fui acompanhando né gente esse curso do Rio todo , então tem muita história pra contar . E aí , quando eu tava escrevendo um capítulo , eu falei nossa , mas é tanta história que eu não sei nem o que escolher pra colocar , né Aí me deu uma vontade assim de escrever um livro .
Eu falei quando eu tiver condições de parar né gente , porque eu ainda tô , o tempo é corrido , tô com um at bem escasso , que é o tempo , mas quando eu tiver condições de parar , eu acho que eu vou fazer isso eu imagino o tempo é sempre .
Tem que ter o momento certo pra administrar ao longo da sua carreira . Se você pudesse citar os seus principais desafios que você poderia mencionar pros nossos usuários , pros nossos ouvintes , aliás , e principalmente pra mulheres , que com certeza tem muitas nos ouvindo aqui .
A gente tem uma audiência feminina bem bacana , a gente sempre apoia iniciativas , né , e tem muita mulher que fala cara , eu não vou chegar a um cargo de gestão , eu não vou ser uma CIO , porque a gente sabe como é que é o mercado , a gente tá lá no mercado no dia a dia .
Então , eu imagino que você pode ter algumas histórias pra contar , histórias pra contar alguns desafios , o que você pode falar pra gente .
Nossa tem bastante E a gente tá no mês das mulheres né gente Exatamente .
É importantíssimo mencionar .
E aí é muito gostoso poder compartilhar a história , porque quando a gente fala a gente vive de novo , né Com certeza Aquele capítulo da vida , né Eu acho que assim vários desafios , né É difícil escolher , mas eu acho que talvez o principal tenha sido escolher mesmo qual é a carreira que eu ia querer trilhar na minha vida .
Porque assim , na verdade , gente , o estudo pra mim ele acabou sendo uma fuga pra não acatar o que o meu pai queria que eu fizesse , que era tomar conta do negocinho dele que era uma oficina mecânica . Ele achava que eu tinha que seguir com o negócio da família , não tinha que estudar , eu tinha que ficar ali .
Inclusive , eu sei limpar carburador , eu sei trocar pneu , eu sei fazer funilaria , eu sei pintar carro , eu sei fazer um monte de coisa de oficina mecânica . Lá em casa eu faço a escolha dos carros , eu não tenho dúvida . Entendeu , só que eu não queria isso pra mim e pra eu fugir dessa ideia do meu pai . Eu sempre acabei me me escondendo no estudo .
Foi um estudo em escola pública e tal , mas eu era sempre muito aplicada porque eu queria fugir mesmo de ter tempo pra que meu pai pudesse me alocar . Então com isso eu acabei investindo bastante tempo nos estudos , mas , como eu falei , a quantidade de informação não era assim volumosa como é hoje . Então eu não tinha muito direcionamento de para onde eu estudava .
Eu era sempre uma das primeiras da sala de aula , tirava sempre muito boas notas E decidi que eu queria fazer uma faculdade que obviamente eu não conseguia pagar . Então eu tive que começar a trabalhar pra começar a pagar a minha faculdade .
E aí começam os desafios né De você decidir o que você quer fazer , conseguir pagar aquilo , né Porque você não tem financiamento e nem incentivo para e conciliar . Então eu tive que conciliar a minha vida de trabalho com a minha vida de faculdade . Mas jovem tem energia .
Então sempre foi um desafio , mas foi um desafio que dava para tocar com a energia que a gente tem . Eu acabei aproveitando os relacionamentos da faculdade e ingressando em boas empresas . Então aí , assim eu acho que o primeiro desafio tá em você começar esse primeiro salto . Ele é difícil né .
Esse primeiro step ali realmente .
É . E assim , gente , eu , pra procurar o meu primeiro emprego , que foi como recepcionista de um banco , eu tatilografei o meu currículo , pus no envelope , pus no correio e assim foi , olhando no jornal . Então , assim é difícil . Esse acho que foi o primeiro desafio de todos .
A partir daí , eu acho que o desafio da tecnologia ele não tinha nem esse contexto de tecnologia . Quando eu comecei a trabalhar , eu , dentro da segunda empresa por onde eu passei , eu acompanhei a retirada das máquinas de escrever e a chegada dos computadores .
Galera jovem que está aí . Cara , existe uma coisa que se chama uma máquina de geografia . Eu tinha um curso na geografia . Você fala ah , STFGH . Então A gente fazia curso antigamente disso . Só você Google , aí que você vai achar . Vai no TikTok , sei lá , você vai achar .
Cara assim essa geração .
Eles não têm a menor ideia , eles já nascem . Não têm a menor ideia de nada . Porque assim , igual ela tá dizendo , ela foi , pegou um jornal e encontrou uma vaga e datilografou , só que assim a galera já não sabe nem o que é pegar um jornal ainda mais datilografar .
A gente tinha um anúncio no jornal , por que tinha um anúncio lá , porque não tinha outro meio não tinha um linkedin ali pra você achar um cato . Minha mão dói ainda porque a minha profess falar de teolografia Um cato . Né Minha mão dói ainda porque a minha professora da teolografia , lá de Guiatura , não dava reguada quando eu errava na minha mão .
Sabe , Nossa Senhora , ela era brava .
Hoje em dia a gente não consegue mais escrever . Você já percebeu , Eu não desisto de escrever .
Não consigo . É a nossa caligrafia é onorosa hoje em dia .
Grafado de olhos fechados , então eu estava à frente de vários candidatos né , porque eu tinha habilidades ali , mas eu acompanhei , então eu peguei o iniciozinho . Gente , e eu tô falando isso de uma empresa de ponta , não é , não é qualquer empresa . Não Vou citar o nome aqui pra não expor .
Mas é uma empresa . Se quiser citar pode , não tem problema , se não quiser , não tem problema empresa . Se quiser citar pode , não tem problema , se não quiser , pode falar . A gente não tem isso aqui , não .
Gente , eu peguei situações das pessoas pisando no mouse e achando que era pedal .
Não , mas era naquela época normal . E era assim , e era assim que a coisa funcionava .
Nossa , se zoaram . Já é difícil hoje , imagina antes .
Né , Você não conheceu um mouse com bolinha Lógico que eu conheci , um mouse com bolinha Lógico que eu conheci , o mouse com bolinha . Ah , conheceu tá bom , calma , calma . Não , eu sou mais ou menos .
Peguei ali ó Primeiro computador . Tinha mouse com bolinha .
Eu já fui encarregado de treinar equipe de pessoal que carregava móvel pra usar o computador . Eu falei ó seguinte , vamos começar do início . Você pega o mouse , literalmente .
A tela .
Eu falei ah Tá vendo .
O cara tava no outro Então assim é tão engraçado quando a gente relembra isso . Parece piada pronta . Mas não é , não aconteceu de verdade mesmo né . Então você falava assim ah , manda uma cópia pra mim . A pessoa tirava a cópia do disquete , né No caso é isso aqui , que só que era o grande né .
E era o maior esse é o pai desse E colocava na máquina de xerox Todo mundo tem história , dessa pra contar .
Mas isso era mega comum , né ? Então , o desafio de conseguir trabalhar com tecnologia sem você conhecer , sem você ser introduzido , sem você ter um treinamento robusto ou sem você ter histó treinamento robusto ?
ou sem , você ter histórico .
Não tinha era novidade pra todo mundo Referência . Você não tem referência de como funciona . Então , a partir daí , trabalhando numa , isso sempre foi na área de tecnologia que eu trabalhei , então assim as pessoas olhavam pra você e esperam que você , obviamente Claro , dê as respostas , né Dê as respostas todas .
Você tá na área de tecnologia Ex E as respostas , né E as respostas todas .
Você tá na área de tecnologia Exatamente A sua família toda olha pra você . você tem que fazer o computador da família inteira funcionar . Sim .
E assim Consertar a impressora às vezes o ar-condicionado , geladeira , tudo tudo .
Eu tenho uma dúvida dessa época . Até hoje eu não consigo responder , cara , Se vocês me ajudarem capa .
Ele sentia frio né cara . A gente tinha que cobrir ele da noite .
É verdade , cara , cara , eu lembro direitinho meu computador .
eu tinha que pôr a capa no céu .
A capa .
Eu todo dia penso assim , gente . por quê Eu tinha que ir com a corte ? por que que eu ponho a capa naquele ? Eu gostava de ar , mas será que ele sentia frio A poeira .
A poeira não gruda tanto , não fica tão amarelo Até hoje .
eu acordo perguntando por que que eu cobri né ?
Tá vendo Agora , se você quiser saber o porquê das roupinhas de crochê que as vós faziam pra cobrir liquidificador eu quero saber Aí não dá , aí não dá , vamos concentrar .
Então acho que esse desafio de você começar a trabalhar na tecnologia no início de tudo é uma outra coisa bem interessante pra gente destacar . Eu acho que eu não senti , apesar de saber que eu passei por várias situações de ser preterida por ser mulher , talvez alguma oportunidade .
Eu senti muito pouco isso , talvez porque eu tivesse sempre que trabalhar muito , porque eu nãoivesse sempre que trabalhar muito , porque eu não tinha a opção de voltar , de desistir , de falar não tô gostando , vou sair .
Sabe , essa coisa de ah não tá me agradando muito , vou tentar outra coisa , não tinha muito , eu não tinha essa possibilidade , até por conta do meu histórico . Então eu tinha que dar .
Certo , eu tinha que ir pra frente . Mas desde sempre , né você saiu pô , não queria ficar no negócio da família . Eu só tenho essa opção . Eu vou seguir , cara , eu vou seguir Então , assim eu .
Por mais que eu tenha passado e eu passei , posso até contar depois algumas situações aqui de assédio e tudo mais cara , eu olhava até porque eu não tinha assim o ib que tem hoje uma reclamação sobre esse tema Antigamente o pessoal estava Se você vai reclamar que você está passando alguma coisa .
certamente você vai ser exposta e é capaz de você ainda pagar caro por conta disso . Então assim a gente tocava a vida , ignorava vamos embora . e assim foi , né ?
Então eu passei por alguns desafios como esse , mas como eu sempre trabalhei bastante gente várias horas enfim na mesma linha de que foi na escola , eu acabava Aparecia uma oportunidade e acabavam me cogitando praquilo porque ?
Sabe aquela coisa de .
Você dá mais trabalho pra quem trabalha muito e não pra quem não trabalha Você sabe que quem trabalha muito vai dar um jeito de Vai te entregar o que você precisa .
Vai te entregar Que é uma questão de post pra quem não trabalha .
Você sabe que quem trabalha , muito .
vai dar um jeito de Vai te entregar o que você precisa de novo , vai te entregar .
É uma questão de postura . Eu sempre trabalhei bastante assim , mais do que normalmente uma pessoa trabalharia . Então eu acho que com isso eu fui né acabei crescendo . E aí vem o desafio de você sair de um aspecto mais técnico também e entrar numa linha de liderança de pessoas , que é um outro bicho .
São fatias diferentes . Porque as pessoas não lembravam de você , porque era mulher . Não lembrava porque você dava resultados . Chega num ponto que as pessoas querem escalar . Eles querem que você ajude outras pessoas a darem tanto resultado quanto você dá , e aí você vira líder .
E aí que eu ia fazer a pergunta quando é que você decidiu ? né Chegou no ponto da sua carreira , tá o Y ok , eu tô aqui no Technicase , no Bit and Byte e vou pra gestão , vou tomar essa decisão , porque são decisões diferentes .
Né Você acaba tendo que lidar com pessoas muito mais do que às vezes ali , com tecnicês do dia-a-dia , né Como é que você surgiu isso e como é que foi pra você essa transformação .
Na verdade , eu não decidi nada , não Decidiu você Foi assim .
O negócio é assim .
Olha agora você vai coordenar esse time .
Ah , meu Deus Tá bom .
Pronto , eu não ia falar não . não porque eu acho que eu não tô preparada , não tem isso .
Não existe a possibilidade de não fazer , só existe um caminho só pra frente , coisa legal e tal .
Agora você vai passar a cuidar desse time e tal Aí . Daqui a pouco , mais um Aí , mais um Aí , você vai se virando gente . Você vai se virando Você vai se virando , obviamente que a empresa também as empresas por onde eu passei , foram dando capacitação . Né eu fui e você vai desenvolvendo soft skills porque você tem que se virar .
Então você vai também de se descobrindo , né que tem uma outra coisa bem interessante nisso tudo que hoje eu falo com bastante clareza gente , nada como você se conhecer , conhecer as suas habilidades , saber no que você é bom e no que você não é trabalhar no que você não é e usar as suas habilidades .
Saber no que você é bom E no que você não é E no que você não é . Trabalhar no que você não é e usar as suas habilidades para que você é bom , para você poder crescer . Isso é fantástico . Só que na época que eu estava na guerra , na luta , no crescimento , não tinha tempo para isso . Não É assim .
Eu tinha que me virar , entregar o trabalho que estão me pedindo E eu preciso das pessoas . Então , gente , eu tive desafios de liderança . Eu era sei lá , tinha 20 e poucos anos e eu cheguei a ter que liderar pessoas de 50 , pessoas de 40 , com muito mais experiência do que eu , mas que não tinham habilidade de gestão .
Então vinha pra debaixo de mim e é difícil você conquistar , você ganhar confiança , você gerar engajamento e tirar resultado .
Disso tudo Eu tive que liderar Tudo isso lá atrás , né Lá atrás . Lá atrás , onde principalmente a área técnica . Era aquele cara que não queria , é o cara do Zero soft skills , exatamente Conseguir engajar esse tipo de pessoa que ainda mais .
Não é bem difícil , e assim eu tive que liderar Colegas que passaram a responder Pra mim . Eram pessoas Meus colegas Viraram , viraram funcionários Subordinados . Eu tive que liderar meu marido . Foi por pouco tempo , mas ele acabou Ficando debaixo do meu time . Eu fiquei debaixo do time dele , depois ele , em outra oportunidade , ficou debaixo .
Então assim são desafios , de lidar com situações e saber diferenciar as coisas que são muito complicados , né E saber que você dali tem que extrair um resultado disso , né Você tem que dar o seu melhor . Então assim , desafio de liderança , gente é um negócio , ele é atemporal . Hoje eu tenho outros desafios . Por exemplo , liderar gente sênior não é uma coisa fácil .
Hoje eu tenho um grupo de pessoas muito sênior trabalhando comigo Liderar a geração Z também não é fácil .
É outra história , É exato .
A geração Y né a geração .
Z é bem complicado também .
A geração Y , a geração Z , é bem complicado também E tem o benefício de você também conseguir mesclar , mas também não é uma coisa fácil . Então , assim , por isso que eu falo que o desafio só muda de tipo , mas o desafio de
¶ Desafios de liderança e gestão de equipes
liderança ele existe a todo tempo , Para , para , para para Pô galera .
Eu sei que eu te interrompi aqui na sua programação , mas é por uma razão importante . Queria convidar vocês a não se esquecer de se inscrever aqui no canal , dar o seu like , compartilhar , seguir as nossas redes sociais , que está aqui na descrição .
Estamos no LinkedIn , no TikTok , no Instagram e também os nossos apoiadores acsprobr no Instagram e accyberpro eu estou captando uma coisa assim de comportamento teu , porque assim eu vejo que você já tava super trabalhando . Vão te dar mais peso , te dão mais peso , te dão mais desafios e você não reclama Não é Nunca teve , não é Sempre pra frente .
Não faz parte de você . isso Não exato . Eu captei a mesma coisa .
Fala sobre isso , sobre a forma , como você encara a vida Danado você .
Mas é cara A mesma coisa que eu captei aqui também .
É nunca reclamei E também nunca pedi aumento .
Uau , muito bom .
E eu acho que eu sempre fui reconhecida , acho que eu isso é impressionante , é uma coisa que eu , inclusive , se eu tiver que fazer eu não sei fazer , então eu , assim eu realmente nunca reclamei , e não é só na questão profissional , na questão pessoal é a mesma coisa . A gente tem vários desafios na vida , né gente .
Então , hoje em dia a minha mãe é minha filha , eu tenho uma mãe de 92 anos , então eu cuido dela . Na verdade , então a gente tem vários desafios na vida pessoal .
Eu sou mãe , eu sou irmã , eu sou enfim , sou amiga , né Sou esposa , então sem vários papéis na vida toda , assim vem os desafios e a gente vai tocando , mas de verdade eu nunca recusei mesmo nenhum desafio , porque eu acho que é aquela coisa de você dar para quem sempre está ocupado , porque vai dar um jeito de resolver Essa habilidade de você se adaptar ,
encaixar . Isso não é uma coisa simples E assim eu acho que isso talvez seja a forma como eu lido com essas possibilidades que vão caindo .
É uma vocação e um dom . praticamente vou te falar porque não é simples desenvolver esses skills , não é simples .
Às vezes dá uns probleminhas , às vezes dá uns cansaços a mais , né Às vezes a saúde sente , aí você também tem que dar um step back e saber que você precisa cuidar do corpo , porque senão não adianta você ter disponibilidade , habilidade , sabedoria que não vai conseguir usar .
Eu acho que isso que você está compartilhando é uma grande lição para diversas gerações , para todas , porque a gente encontra muito isso , gente que está chegando agora no mercado e não quer falar com resultados .
Você falou muito com resultados os resultados falam muito alto e a pessoa não quer falar com resultados né . Você falou muito com resultados .
Eu não tenho paciência dos resultados . Os resultados falam muito alto né .
E a pessoa .
Não eu quero . Eu quero né recompensas Rápidas , exato . As pessoas falam sobre recompensas , não sobre resultados né . Então é muito impactante . Você construiu com resultados . Os teus resultados falam por você e as coisas vão se organizando .
E também tem uma coisa que eu acho que é conectada com isso que você tá falando que é assim e não tem nada assim a curto prazo , né Isso é importante . É , não é assim . Eu vou fazer isso aqui porque rapidinho vai vir , não tem isso , entendeu ?
Então é por um propósito maior , sabe , é por você gerar transformação e agregar valor naquilo que você tá fazendo pra empresa . É por você construir um ambiente de trabalho muito bom , onde as pessoas crescem com o que tem de contato com você . É como você contribui com a vida delas , é como elas se transformam .
Hoje , gente , eu tenho o prazer de trabalhar com pessoas que eu tenho certeza que eu contribuí pra que ela crescesse profissionalmente , pra que ele crescesse profissionalmente .
Isso não tem preço né Não tem . Essa é uma recompensa que você vai ter ali no seu dia a dia , que cara ninguém vai te dar , é sua e do seu trabalho . Então é um negócio que eu falo muito pros meninos que é cara já não é mais sobre o dinheiro E não é sobre nossa ganho muito Cara , dinheiro é importante , mas precisa sobreviver .
A partir disso , cara não pode mais ser só sobre dinheiro , é sobre o propósito . Entendeu O que você quer levar pra frente E eu nunca ia dizer não , eu nunca ia precisar pedir um aumento , porque você sabe que uma hora a recompensa vai chegar .
É isso . Então é muito sobre isso que eu acho que acaba sendo a transformação no ambiente que você tá . Isso é muito ligado inclusive ao trabalho que eu faço com o Instituto de Oportunidade Social .
Conta pra gente um pouco mais sobre o IOS .
O IOS é meu xodó .
Pois é , conta o que foi pra gente .
O IOS é um instituto que nós temos fundado há 27 anos E ele trabalha com o propósito de dar formação tecnológica e alocar no primeiro emprego jovens em vulnerabilidade de 16 a 29 anos .
Então você pega aquelas pessoas que não têm condições de ingressar num curso e você coloca um conteúdo tecnológico importante pra um mercado né gente que tá super carente de especialistas .
Sim extremamente .
E esses jovens , quando eles vêm , eles são selecionados , eles são mega engajados , então assim é uma oportunidade deles . Transformarem a vida deles , deles , transformarem o entorno , a família deles .
Então a gente treina esses jovens com uma série de soft skills , inclusive às vezes a gente dá reforço de matérias básicas português , matemática , porque é necessário se ingressar em um trabalho . A gente trabalha a alocação deles nas empresas , faz o acompanhamento , inclusive do desempenho por um tempo , e assim a coisa vai girando .
A Tots é mantenedora principal , mas a gente tem Microsoft , zendesk , dell , grandes parceiros de mercado , e isso é uma coisa que eu faço com um carinho tremendo . Eu faço parte da diretoria , junto com outros executivos da TOTS , na administração desse instituto E é um prazer imenso porque a gente vê a transformação . É isso que ele falou , que não tem preço .
Você vê a pessoa E eu tenho várias pessoas alocadas no meu time hoje que são extremamente importantes dentro do time , operando numa estrutura de desenvolvimento em agilidade que vieram de lá . Não é só eu que tenho , não Várias áreas tem e as pessoas contam né , E isso é como depoimento Mudou realmente a vida de muita gente .
Muito legal . Pra quem quiser conhecer mais , o link vai estar na descrição , né iosorgbr Vai estar lá na descrição do episódio pra pessoal querer conhecer um pouco mais do Instituto . Sensacional . Mara , você passou por várias transformações digitais , várias mudanças digitais durante a sua carreira .
Como é que você vê nas empresas principalmente , você participou de algumas por bastante tempo . como é que É a resistência a implementar novas tecnologias ? Como é que os obstáculos que você sentiu ? Porque mudança assim ? todo mundo , ninguém gosta de mudança né . Vamos ser sinceros , toda vez que chega uma mudança você tem aquela coisa .
Pô , eu já fazia assim , dava certo . E de repente você tem que mudar que é algo que tá funcionando pra algo que tá evoluindo faz parte né . Como é que foi isso pra você ?
ainda é né ainda tá sendo né . Isso é um negócio que nunca vai parar né isso é inevitável , a gente gravou um episódio há pouco tempo sobre computação quântica que é brand new ?
é brand new tava bugado fiquei no site do episódio .
Meu Deus do céu , que difícil mas eu acho que vem mudando , por incrível que pareça , porque essas novas gerações que a gente tava comentando , elas são mais adaptáveis , elas já vêm com uma condição de flexibilidade diferente .
Então , quando você pega empresas que a idade das pessoas já é da geração X , né É um pessoal mais de idade , mesmo mais alta , eu acho que essa resistência ainda é maior Porque mudar é difícil mesmo né Pra gente se muda alguma coisa dentro de um software que você tá acostumado a usar . Um app Muda um botão , você… Você fica perdido .
ali Apple , eu odiei o novo foto .
Eu adorei , cara Tá vendo a opinião Adore Eu odiei o novo Photos .
Eu adorei cara , Eu adorei Apple .
Essa é a geração QY É Olha lá . Então assim ele odiou .
Você imagina , mas assim ó .
Alguns pontos que eu acho que é legal citar . Né Sempre tem resistência nas empresas de adoção de novas tecnologias , por receio mesmo Receio de pô , eu tô acostumada a fazer isso daqui uma nova tecnologia vai tirar a minha dependência , a necessidade do meu trabalho .
Com relação a isso , então , a gente enfrenta ainda hoje menos , menos , porque as pessoas estão mais aguçadas pra inovação por conta de tudo que a mídia agora pulveriza , principalmente de ir no mercado . Mas existe essa resistência de querer assumir uma coisa que pode tirar a dependência da sua atuação .
Existe a questão da tecnologia ser nova mesmo né , e das pessoas tatearem e não saberem muito bem como lidar com isso .
Isso atrapalhar a produtividade dela .
Também tem essa parte que é real , isso acontece . E tem essa parte que é real isso acontece . E tem essa questão de você ter ser muito bom , você ter pessoas novas dentro do time pra poder fomentar essa troca .
Eu ia até chegar nessa parte . Como é que ? que estratégia você acha que é importante pra tentar engajar os colaboradores nessas mudanças , daqui que eu vejo que qualquer mudança , vamos pegar por exemplo a mudança de RP . Cara , se chega pra alguém falar mudança de RP é um pesadelo de qualquer CIO .
Normalmente a gente tava conversando com um aqui ontem que ele tava nossa , tava fazendo uma virada meu Deus , tem daqui 3 vezes tava pensando uma virada do RP dele tem 2 anos de planejamento inclusive ele tá indo pra Totos , é o pessoal é o pessoal da Lorenzetti quando eu ia mandar um abraço pra ele aqui daquele go live deles há pouco tempo .
Ele tá muito tranquilo , assim descrito , certo , mas pô planejamento e assim sempre é complicado . Né então mudança não é simples .
É cirúrgico , é uma cirurgia .
O cara se prepara pra cirurgia , pré-cirúrgico vai lá um RP , um botão , outro RP , O RP é você tá mexendo no coração do negócio , né , você tá mexendo com todo mundo .
Gente , é assim . O nervoso de CIOs é a troca de tecnologia , inclusive tecnologia de base . Assim é um negócio que mexe com as entranhas , as engrenagens da empresa . Isso é bem complicado . Mudança de versão de RP gente , por incrível que pareça eu faço uma por ano , porque lá a gente implementa primeiro dentro da TOTOS as versões que a gente libera no mercado .
Eu faço toda a parte porque a operação da TOTOS é uma operação complexa . Então assim a gente faz a troca , testa e depois disso vai ao mercado .
Então eu faço , faz parte das minhas atividades fazer Sensacional .
Então a gente já teve que achar uma forma de acomodar .
isso É a rotina dela , só que agora é conversão beta .
Entendeu , entendeu , então , mas assim como que a gente faz para quebrar as resistências . Eu me recordo muito bem quando a gente implement pra quebrar as resistências . Né Eu me recordo muito bem quando a gente implementou colaboração dentro das empresas , né As pessoas .
Elas tinham o hábito de trabalhar com softwares que eram todos locais , organizar suas pastinhas né , e ter tudo ali , o arquivo no seu computador e tudo mais . E como que você fala que agora está tudo na nuvem , você não precisa organizar em pasta , você faz um search e você encontra e a pessoa buga né .
Bom , primeiro , eu acho que é um para mitigar essa mudança que muitas vezes é bem drástica . Eu dei um exemplo aqui , mas tem outros exemplos bem , mais complicados . Eu acho que a comunicação é fundamental E assim , quando a mudança é muito profunda , é bem importante você ter uma figura de liderança importante , envolvida gente .
Então eu já tive situações em que eu precisei que o CEO fosse lá na TV conversar com todo mundo . Isso aqui não é uma mudança de tecnologia , é uma mudança de cultura . A tecnologia é a forma como a gente vai adaptar a nossa cultura . É o meio .
Então , assim muitas vezes você precisa do engajamento do top pra que as pessoas embaixo , pra que a liderança se engaje . E a liderança engajada , aí ela faz a coisa descer . Então a coisa tem que vir de cima pra baixo . Eu acho que pra mudanças mais drásticas essa é uma receita que eu
¶ Superando resistências: transformação digital nas empresas
já passei por ela e já vi que deu . Certo , eu também já fiz mudanças drásticas sem esse envolvimento e deu bem errado tive que fazer fallback de uma coisa que custou caro , porque o fallback nunca é legal e você gera um estresse bastante importante na operação . Então assim eu já vi a forma que deu certo e a que deu errado primeiro .
Então eu posso dizer assim por experiência , que isso é algo que funciona . Me diga , tem que vir de top-down . Fora isso tem toda a questão do letramento que você tem que dar . Às vezes a tecnologia traz conceitos novos , então você tem que ter uma série de ações pra você pulverizar esse conhecimento em todas as camadas .
Tem que garantir que as pessoas frequentem , porque também não vai e depois não sabe fazer e põe a culpa no software , mas de fato não houve engajamento . Então tem todo um change management que a gente precisa fazer , que passa por comunicação e passa por engajamento , que eu acho que é fundamental pra essa mudança de tecnologia .
A área de TI tem um papel fundamental nisso , porque ela acaba sendo o centro de referência . Com certeza , quando você não sabe o que fazer , o que você faz , você vai lá e pergunta para quem é uma referência . Então a gente tem que garantir que assim .
Vamos lá para o TikTok Exato , é o certo a ser feito Hoje . Nós falamos sobre isso aqui .
Anteriormente , quando você precisava , por exemplo , de uma opinião matemática , eles chamavam aqui agora o matemático Oswald de Souza que entende do assunto vai dar a opinião dele . Hoje em dia não qualquer um dá a opinião e a opinião ela simplesmente viraliza Em vida verdade sem ninguém contestar né Sem ninguém .
Isso é bem ruim . Né gente É bem complicado . Hoje em dia a situação é difícil .
Essa metodologia . isso vale dar um destaque nisso aqui , porque isso que você narrou realmente acontece . Às vezes você recebeu da liderança da empresa uma missão e você sozinha pega aquela missão e vai propagar essa missão , bate no peito , você encontra vários outros líderes que se amotinam contra você e a coisa simplesmente não vai .
Você tem que ter um sponsor ali tem um negócio só galera .
Esse aqui é decisão de negócio é assim , a gente vai seguir , todo mundo vai remar pra lá , exatamente .
E a parceria é fundamental né gente Ninguém faz nada sozinho E eu acho que esse é um dos pontos bem importantes , que assim , quando a tecnologia faz o que você falou , bate no peito , fala eu vou lá fazer , cara não rola , não vai .
Vou dar o exemplo aqui quando a gente implantou colaboração dentro da empresa , na empresa que eu implantei anteriormente , deu muito errado porque eu fui sozinha como tecnologia , vou lá e vou implantar , porque eu sou a pessoa que faz a gestão do contrato , eu contrato , eu vou lá , eu instalo , cara não foi , não foi legal .
E quem fez não ir , por incrível que pareça , foi a camada de secretárias . Eu acredito Não é complicado isso , por incrível que pareça . Agora , na segunda tentativa que foi um sucesso , foi parceria com RH , parceria com a área de marketing teve um engajamento de cima pra baixo teve uma construção , o negócio gente foi um sucesso . Virou case de mercado .
Então é assim quando a gente vai sozinho , eu tenho uma experiência muito boa pra contar sobre isso , que assim eu fui pra fazer , enfim , desenvolver uma atividade como diretor , e assim só resistência , pei , pei , pei , pei , pei . Tentei de jeito A , não deu , de jeito B , não deu , de jeito C , não deu , e vamos conduzindo aí .
Depois o CEO chegou lá e falou assim gente , eu quero desse jeito . E simplesmente veio pra ele . Ele falou pra mim viu , como é fácil , é só chegar e pedir É uma diferença , de cranchar Exatamente . Eu sei que é fácil , inclusive , eu tentei isso . E por que você não fez , então não é simples assim . As pessoas começam a remar contra Tod .
e por que você não fez , então não é simples assim . as pessoas começam a remar contra toda vez que você tira elas da zona de conforto elas remam contra .
É a resistência a novas tecnologias . Natural , né . E o que tem de legal é que quando você engaja e destaca os benefícios , a gente só tem benefícios , a gente não quer colocar uma nova tecnologia . Ninguém quer complicar a vida de ninguém , né , cara Eu tô aqui colocando uma nova tecnologia , porque eu tô achando que a nossa vida tá muito tranquila .
Eu quero causar uns problemas E também tô querendo tirar produtividade . Vocês estão muito produtivos .
Ninguém vai fazer um negócio desse .
Não tem lógica né cara , mas é importante a comunicação É O porquê o , como é lógico , tem que ser top down , mas durante a mudança o cara tem que entender o porquê da mudança . isso é muito importante , porque não é uma mudança só porque a gente não tá fazendo isso só pra gastar um tempo e um dinheiro .
Tem um porquê , explica o porquê e pede ajuda pra gente chegar no resultado . Não é só o porquê , é o porquê e a forcinha pra empurrar o porquê ?
Porque ?
só saber o porquê não é suficiente .
não Tem que ter o porquê dela . Não é porque o senhor pediu e aí a gente vai conseguir fazer isso .
Agora vamos falar um pouco de cultura organizacional . Olha , o trava-língua Pô a TOTOS comprou uma empresa , pra caramba deu correda sai , compra uma , compra outra . Como é que é tentar manter inovação e cultura organizacional dentro da empresa , tradição e cultura , e passar isso ?
porque eu penso no mundo da totes , toda hora pô comprou essa , comprou aquela e tem aquela coisa de culturas e culturas , né . Como é que você vê isso no seu dia a dia ? A pergunta é de um milhão né A gente não tem receita . Não mas é sua experiência , porque receitas ?
tiveram . O que eu posso falar é a experiência que vem dando certo . Quando eu cheguei na Tots quase 10 anos atrás , eu recebi um backlog de incorporação de empresas .
Eu imagino porque é muitas .
Para fazer porque a Tots vem crescendo através de aquisição . Há bastante tempo . E eu tinha uma lista de backlog , de verdade , de empresas que eu tava atrasada pra incorporar .
Né , e a gente é isso falando do ponto de vista de processos , de sistemas , e tem a questão cultural também E a gente veio fazendo isso ao longo dos anos , a gente acabou criando uma esteira pra isso . Então , hoje em dia a gente tem uma estrutura que roda e que a gente compra uma empresa e ela já tem data para ser incorporada , ela já tem um modelo .
Na verdade a gente acaba fazendo parte até do due diligence da empresa mesmo porque a gente antecipa Caso dê certo o deal , a gente antecipa .
O framework já está ali organizadinho .
É um framework que olha do ponto de vista de tecnologia , olha contratos , olha infraestrutura olha sistema , olha segurança , olha dispositivos , olha soluções , olha tudo é a parte de comunicação .
Adivinha qual R&P vocês vão usar e tem a questão de você .
quando a gente vem , então lapidando muito bem esse processo e trabalhando a parte da cultura mesmo das pessoas , então como é que você faz pra você trazer as pessoas , pra elas não acharem que elas serão dispensadas ou simplesmente descartadas , mas pra elas fazerem parte de uma cultura que tem um crescimento muito bacana pra entregar , com várias oportunidades .
Então tem várias frentes a frente de RH que entra , a frente de back-office , que entra , a frente de TI , que entra a engenharia corporativa entra também . Então tem todo um aparato para poder fazer isso que ele falou , que é importantíssimo comunicar , e as pessoas se sentirem parte daquilo , né E não a parte daquilo , porque é isso que gera o problema .
Agora não é flores , não são flores , Não é flores imagino Claro que a gente tem diferença de cultura , tem diferença muitas vezes de localidade né Distância . Tem questões de conflitos de modelo de atuação . Tem como né Tem muita preocupação da gente comprar e garantir o atendimento dos clientes daquela empresa , não causar nenhum dano .
A gente quer que o negócio prospere e a gente quer capturar oportunidades com o que a gente trouxe E não , obviamente , esmagar e prejudicar clientes . Não é esse de hipótese alguma o objetivo . Então , com isso a gente tem todo um cuidado pra tomar conta disso .
Tem uma lenda urbana no mercado que diz que o cara falou ah , o TOTS vai comprar a empresa TOTS , em latinha é todos né . Então , assim , qual empresa ? Aí ele respondeu TOTS . Entendeu , é a lenda urbana do Codemir .
É só lenda urbana .
Nem conhecia eu tava falando do RP Summit um ano desse .
O cara falou aí o cara me explicou o que era todos em latinha .
Boa é , o colega , faz todo sentido .
Me pegou ali no RP Summit um ano desse claro , vocês são frente em tecnologia , trazendo coisas , e como é que vocês escolhem tecnologias , que vocês estão adotando O que você traz para a mesa ?
O que você vê de nova tendência agora Inteligência artificial , etc . Como é que está isso aí ? Como é que é isso ?
Porque as coisas estão mudando . Vai vir coisa para a mesa . Tem coisas que você tá observando que Como é que é essa dinâmica lá ?
Gente , a inteligência artificial ela chega com uma força violenta , né A gente não participa de evento absolutamente nenhum hoje que o tema central não é o tema inteligência artificial .
É inevitável .
Tem certeza que todo mundo aqui tem a mesma sensação . Você vai pedir um hot dog . tem IA no meu hot dog Tem IA . com IA ou sem IA É exato ?
A gente tem um ponto lá de observação que é bastante reforçado , que não é a tecnologia pela tecnologia Não é falar que a gente está usando IA porque é moda usar IA , não é isso , mas é usar a tecnologia para potencializar o que a gente tem de objetivo e estratégia nos nossos produtos .
A gente tem o objetivo de fornecer o melhor produto para o nosso cliente , fazer com que as empresas cresçam , e esse é um dos pilares da nossa cultura
¶ Instituto de Oportunidade Social (IOS) e impacto social
inclusive , e para isso a gente usa o que tem de melhor em tecnologia . Nesse momento . Agora é IA , mas a gente já passou por várias outras fases a claudificação , por exemplo , a sastização dos produtos , que os produtos passam de on-prem para SaaS .
A gente tem os dois modelos , isso A conexão entre os produtos para que a gente atenda um escopo muito maior nos nossos clientes . E é muito bom .
Eu , como cliente , digo para você que o que eu mais gostaria é de ter menos produtos e que eu tivesse parceiros que me atendam no maior escopo possível , porque me dá menos trabalho de gestão desses parceiros gestão de contrato e conexão de tecnologias diferentes é um negócio que dá muito trabalho para a gente .
Então , o que a gente quer , a gente quer aumentar a nossa penetração , ser mais relevante dentro dos clientes e para isso a gente usa a tecnologia que está disponível .
Agora tem IA que vai potencializar isso , então a gente vai sim olhar onde que é melhor aplicar essa tecnologia , para que a gente vai sim olhar onde que é melhor aplicada essa tecnologia para que a gente possa chegar nesse objetivo . Então tem essa máxima da gente ter casos de uso para a tecnologia e não só usar a tecnologia pela tecnologia .
E aí você tem claramente um envolvimento profundo com o que é o business Tem que ter . Então você entende qual é o business , para onde está indo , o que ele precisa , e tecnologia é ferramental . Né Exatamente Ao mesmo tempo que vocês têm fim como tecnologia segue sendo meio também para vocês irem mais longe , exatamente .
E aí tem N cuidados que você tem que tomar . né Porque assim , da mesma forma que se proliferam várias oportunidades , prolifera riscos , certo , plorifera situações em que você pode não prever , isso pode te trazer problemas que você acabou sendo potencializado lá na ponta . Então a questão de segurança é sempre um tema que está na mesa com a gente .
com essa questão da expansão do uso de várias tecnologias , porque não é uma surgem várias E obviamente que a gente testa , a gente tem um acesso muito fácil a todas essas tecnologias que chegam Com um clique , você baixa e usa aonde você quiser .
Coloca a sua foto , a sua foto vai parar não sei aonde você coloca os teus dados , essa foto e esse dado treina algum LLM que tá aí em algum lugar do planeta . Então assim , tudo isso , quando você fala de dados corporativos , é um baita desafio .
Por quê A gente obviamente não quer tolir o teste e a avaliação das ferramentas e a avaliação do benefício que aquilo pode trazer . Não tem que tolir , mas por outro lado você tem que cuidar para o negócio não pulverizar o risco na sua estrutura .
Eu faço analogia com a educação de criança , porque assim você pode assumir uma postura proibitiva , mas também você pode assumir uma postura proibitiva , mas também você pode assumir uma postura de monitoramento . Então vou proibir acesso , vou proibir de ver , de mexer , de aprender . Não , você não tem como . Então você começa a monitorar , você começa a observar .
Não , é aí você fica assim com o seu filho , lá nos family links da vida , né O software de Quanto que você deixa porque ele precisa , né De se desenvolver E o quanto você tem que calibrar pra ele não ficar viciado . Você tem que estar sempre ajeitando , ajustando , entendeu E mudar o humor , inclusive , né Porque essa postura de vício altera o humor .
Então , assim , esse equilíbrio que existe na adoção da tecnologia na vida nossa , né quantos casais gente hoje não brigam , não se estressam e muitas vezes se separam por questões de uso de tecnologia excessiva ?
Sim , com certeza Nesse converso né Entendeu .
Ou quantas pessoas que eu não conheço que se falam por mensagem dentro de casa . Então isso , mas é o dia a dia . Então isso , mas é , é o dia a dia . Então isso , o cuidado que a gente tem Que ter com a nossa vida , são coisas muito semelhantes Dentro de uma corporação , com o nível de risco que a gente pode Colocar pra dentro .
Então como você equilibra Isso ? eu não posso Ignorar , mas eu também não posso Abrir a bel prazer .
Isso é uma coisa bacana até de te provocar para falar um pouco mais sobre o humano , porque assim legal , temos inteligência artificial , temos tanta solução tecnológica para tanta coisa . Mas eu te vejo na tua narrativa de toda a tua história de carreira é sempre muito humano , é muita relação entre pessoas , é comunicação .
E isso a gente vê , até pra quem cai no mercado falou assim falta soft skill . Né A gente encontra tanto profissional que não consegue se comunicar bem . A comunicação é uma coisa muito básica e importante pra quem tá em tecnologia .
Né Eu acho que a comunicação , ela é importante . Eu vou dizer pra você em tudo sabe Você sabe que hoje , às vezes eu participo de algumas discussões , né Falando sobre liderança e tal , e o pessoal me pergunta assim ah , que soft skill que você acha que é ?
Eu acho que o soft skill necessário pra qualquer profissão gente é capacidade de comunicação e relacionamento . Isso é o que eu falo . Se você não tiver esses dois atributos , até mesmo o hard skill que você tem , que pode ser ?
assim exímio , cara você não consegue , você não consegue passar . Não vão trocar você por um cara que consegue conversar .
No mínimo .
Ou consegue se relacionar cara ?
Porque adianta ? um cara que não consegue conversar não adianta .
E assim a comunicação não é eu falar e você ouvir , né É você conseguir ouvir , é você ter leitura de ambiente , é você saber estruturar pro público o que você tá passando . A informação , que tipo de informação que não faz sentido você colocar porque você vai causar um problema vai tirar o foco do negócio .
Então assim tem toda uma estratégia na comunicação que é uma quando você tá com o seu time , é outra . Quando você tá com o board da empresa é outra . Quando você tá num conselho é outra . Quando você tá com um time de desenvolvimento é outra .
Quando eu tô com um grupo de mulheres ela é muito diferente , essa capacidade você falou algo impressionante , porque eu falo isso pra muita gente a galera às vezes pô . Mas você fala diferente com esse , fala diferente com aquele quem me vê em vários ambientes . Óbvio , são situações diferentes , são grupos diferentes , pessoas diferentes . Tem que ser diferente de falar .
Não tem como A comunicação tem que ser diferente né , e às vezes a galera não entende isso .
Agora uma coisa muito única até da tua raiz lá , mara . cara , você teve contato lá no início com oficina mecânica . Né Papo com o mecânico , o cara pintando o carro o cara que chegou lá com Isso moldou muito Exato uma capacidade de comunicar com perfis completamente diferentes né .
Bem diferente . E uma coisa que eu nem contei antes , inclusive de ficar no Uma capacidade de comunicar com perfis completamente diferentes . Né É bem diferente . E uma coisa que eu nem contei antes , inclusive de ficar no escritório da Oficina Mecânica . Gente , eu fazia venda de catálogo , sabe , venda de produtos de catálogo . Sim a Avon .
A .
Avon , christian Grey , daya Tapoer . Muita gente que está ouvindo a gente aqui não sabe nem do que eu estou falando .
Eu já tive um business de venda para o catálogo . Eu produzia catálogos . Ah , você produzia , Não eu vendia .
Depois eu montei uma rede de vendedoras aí eu passei a centralizar . Mas eu tinha Eu tinha 14 anos de idade . Olha só empreendendo . Eu não tinha dinheiro para comprar minhas coisinhas . Eu tinha que arranjar dinheiro em algum lugar , então era a forma .
E você sabe que quando eu comecei a fazer essas vendazinhas de catálogo , uma coisa que eu percebi é que a empatia de você se aproximar de alguém para vender alguma coisa é um negócio difícil , sim , e até hoje eu me lembro de como que eu tinha vergonha de vender . Eu falava mas como é que eu chego nas pessoas e eu arranjava artimanhas pra fazer isso ?
sabe , deixava o catálogo assim aberto , de repente numa página com alguma coisa que eu sabia que a pessoa gostava , e aí de repente já tava uma rodinha ao meu redor e aí é venda que vai então assim . Tem umas coisas que passaram por várias situações diferentes mesmo , mas eu acho que eu herdei da minha mãe .
Essa Não foi do meu pai japonês , certamente Não é um soft skill do meu pai , mas a minha mãe boa mineira né Ela Vai pelas beiradas .
Eu sou goiano , eu conheço bem os mineiros . vai sempre dando jeito .
Gente , a minha mãe ela fazia assim , ela virava a consolidadora das vizinhas . Né Então tem uma coisa assim que eu acho que eu peguei ali de aprendizado com ela . Né , sensacional .
Mara assim . a geração Z tá chegando , milênios tá chegando . eu vi uma pesquisa que muito em breve a geração Z vai ocupar a principal fatia de mão de obra do mercado . Como é que você vê né essa nova geração , principalmente uma geração que hoje tá acostumada
¶ Estratégias de adoção de novas tecnologias como IA
e é ansiosa , né Você ficou pô , construiu bastante tempo ali na carreira , você deu paciência , e eu vejo às vezes a geração hoje ainda , até Que é o , hoje o imediato muda por 100 reais aqui , 200 reais ali , e está sempre impaciente querer muito imediatismo . Como é que você vê isso Está impactando as estratégias da empresa ?
Como é que as empresas estão lidando com essa questão hoje ? Porque eu acho que todas as empresas vão passar pela mesma situação né Vão porque estamos todos no mesmo momento da , história né Bom , eu acho que está impactando .
Muda muita postura . Existe um imediatismo , sim , existe uma casca fina que a gente fala né Eles não aguentam muito , tranco . Então por muitas vezes quem pode né Ter esse tipo de reação né Decide mudar muito rápido .
Lembrando que não é generalizado porque tem a galera que pô . Não vou passar por isso . Vamos deixar bem claro .
Tem a galera da minha turma lá que também não pode passar por isso , e aí tem que seguir . Mas sim , existe um comportamento diferente . E existe um comportamento também . Eu tava outro dia vendo algumas reportagens sobre essa questão da geração Z , o quanto eles eles dão foco pra propósito . Eles tem uma questão de de dar um valor pra questões éticas .
Toda essa questão de diversidade e inclusão é uma coisa que tá na pauta dessas pessoas . Gente , eu fico me pensando na idade deles na época a gente não pensava , nisso . Imagina se pensava em diversidade e inclusão .
Gente , eu se passei por algum assédio eu tive , eu desprezei pra não precisar pensar as registrações , encarar o que podia vir de impacto se eu reclamasse de alguma coisa . Então , assim , no caso dos jovens de hoje , os tempos são diferentes , bem diferentes .
Então o acesso à informação é muito rápido , o acesso a opiniões públicas é muito rápido , então eles se sentem empoderados , inclusive porque as redes sociais elas viram uma vitrine muito fácil .
Eu sei que isso vem transformando a forma como a gente trabalha , porque esses times eles , quando entram dentro dos e eu acho excelente a gente mesclar , porque é aquela coisa da mesma forma que eles tem esse imediatismo eles também trazem uma capacidade de adaptação e uma visão muito diferente que complementa muito quem é da geração X por exemplo e que tá dentro de
um time e gente , toda essa visão diferente , né que é a bandeira da diversidade , eu acho fenomenal , eu também , eu acho que ela colabora . E esse equilíbrio , essa questão híbrida , eu acho que ela traz benefícios muito mais do que falar . Eu vou ter que lidar com muita coisa diferente ao mesmo tempo . Isso vai me exigir energia .
Eu acho que ela traz muito mais benefícios do que a questão das dificuldades que isso pode gerar . Agora , as empresas justamente porque esses jovens compõem um time de consumidores diferentes , eles compõem um time de divulgadores diferentes .
Quando você pega os influencers aí , gente , a gente pega pessoas muito novas , extremamente milionárias e algumas bilionárias só passar o dia a dia falando , construindo conteúdo divulgar , fazer o marketing . Bilionárias . Só passar o dia a dia falando construir conteúdo . Divulgar fazer o marketing digital , vender um produto de uma forma diferenciada .
Então isso traz concorrência pra empresas que muitas vezes gastam milhões com times pra desenvolvimento de um produto e não chegam no resultado numa performance .
Sem querer citar nome , eu já tô lá em Goiás . Ela tá lá pertinho , então .
Faz uma live e vende 100 milhões . É uma live ? É uma live Como ?
que a empresa concorre com isso . Cara concorre não Traz pra dentro Traz pra cá . Vamos ver o que ela tá fazendo , que tá dando certo Traz pra cá . Então muda a forma , como você faz as estratégias dos produtos , como você pensa a comunicação dela , como você divulga , como você engaja as pessoas , se você coloca ou não alguém como vitrine do seu produto .
Então assim eu acho que a geração nova e vai mudar mais ainda daqui a pouco sai a outra geração depois da Z Vai , vai chegar a alfa , beta , etc . São os que hoje estão com 10 , que estão com 10 , que estão com 14 , daqui a pouco a nova geração .
Já vai ter uma abordagem completamente diferente .
Mais imediatista ainda , muito mais Daqui a um tempo . A gente está vendo a galera que está crescendo com IA .
Vou contar esse fim de semana Minha filha de 7 anos . eu apresentei para ela o chat GPT . Aí ela depois falou pai , posso falar com a moça do celular , pode ? Aí ela depois falou pai , posso falar com a moça do celular ? Nossa , olha só Pode . Aí eu abri pra ela o GPT e liguei a câmera .
O GPT já reconheceu que era ela e falou oi , nina , tudo bom Ela , oi , tudo bom . O GPT falou assim , vamos brincar . E começou a puxar com ela uma brincadeira . Eu falei gente , é .
Tá vendo , Imagina , isso Vai cada vez mais evoluir cara .
Pra ela é a mesma experiência de estar fazendo uma videochamada com alguém . Com certeza . E é uma máquina E pra gente assim pra gente aquilo é surreal , pra ela vai ser a coisa mais natural do mundo , É super natural .
Não sei se vocês viram a reportagem recente das pessoas que estão se casando com robô né É loucura É loucura . É loucura , Loucura pra caramba gente isso daí agora tá sendo divulgado , mas já acontece há um tempo razoável .
Olha como vai mudando gente , muda muita coisa é muita coisa então eu acho que essa transformação , ela não gente , eu não acho que ela vai acelerar , não , tem como e a gente é o seguinte a gente tem que se adaptar , trazer pra perto , ver o que a gente traz de benefício pra dentro do negócio , pra dentro dos times , fazer essa mistura e aí ver como que a
gente vai construindo juntos entendeu , querendo ou não os nossos clientes , os usuários , o mundo é diverso , né cara .
E assim eu vi muita empresa , até empresa gringa , empresa gigante , falando ah , parei , eu vim envolvendo muito com o pessoal de RH , alguns eventos . A nossa empresa não vai contratar uma geração Z por causa disso , disso , daquilo . Eu falei ok , mas vem cá seu produto , você produz também pra geração Z , você acha que não é seu consumidor .
E aí você não vai contratar , você vai . Qual visão que essa empresa vai ter ?
Fiquei Vocês vão trabalhar por quanto tempo Exato ? Vai chegar o momento que vocês vão fechar as portas .
E o pior , eu tô falando de coisas grandes , cara que eu vi dando depoimento desse . Eu fiquei meio assustado , assim Falei gente . Eu acho que essa galera tá vivendo num mundo que eu não tô porque é inevitável né .
E quando você fala da diversidade , que tá tão em voga agora a gente trabalha com algumas cadeiras .
Fala pra gente . Como é que funciona , como é que está essa questão , O pilar de diversidade .
a gente tem cinco cadeiras hoje . A cadeira de gênero , que eu sou embaixadora .
Sensacional , Inclusive . depois . a próxima pergunta é sobre isso .
Vamos lá A cadeira pessoas com deficiência LGBTQ . A cadeira pessoas com deficiência LGBTQI e APN+ , raça e cor . E agora a última cadeira que a gente adicionou , que é o Mais 50 . Ok , e eu ?
acho Cheio de programador de comola . Eu não podia deixar de falar .
A experiência que a gente traz com essas pessoas é muito bacana . É muito bacana . Então eu tenho no meu time várias pessoas , mais 50 . Eu adoro Prazer de trabalhar com eles , porque assim é um outro tipo de comportamento , sabe E é muito bacana quando junta com os demais é nossa Entre aspas .
farra bruta ali todo mundo .
E aí o que a gente quer com isso ? né , e aí o que a gente quer com isso ? Dar várias visões diferentes para que a gente possa com isso construir uma coisa mais abrangente que atenda um público mais amplo .
Estratégia correntista , então eu acho que é o grande motivador e o grande propósito da gente trabalhar e cada vez mais impulsionar essa questão da diversidade . Com certeza , e as pessoas se sentem bem trabalhando num ambiente assim . Essa é uma outra característica da geração Z , né Eles dão valor pra isso .
Isso pra eles gera um respeito com relação ao local por onde eles estão trabalhando e isso naturalmente gera engajamento . Então isso também gera um movimento positivo .
Né , é bem bacana isso E existe uma função real pra essa diversidade porque , por exemplo , você citou 50 a mais . Um cara com menos de 40 , ele não vai perceber o quão pequena tá a letrinha naquele sistema . É um exemplo prático . Um cara de 40 , ele já não enxerga mais , ele já não consegue mais ler aquilo .
E aí você tá vendendo um RP que pô O não enxerga , mas já não consegue mais ler aquilo . E aí você tá vendendo um RP que Não é deu . Um exemplo prático ali Não vai , o cara tem dificuldade de usar . Entendeu , é deu um exemplo prático , é , mas dia a dia né . Mas é fato entendeu .
Todo produto vai ter uma questão dessa .
Se me dando opinião não tá te dando nada Mara falando da sua cadeira .
Né Você veio de uma geração onde já tinha pouquíssimas mulheres , quase nenhuma .
Né Hoje você tem visto muita gente , muitos movimentos , mcio , que vê que você participa , muitos movimentos , muita gente tentando engajar , mas ainda a gente ainda não vê a quantidade que deveria ser proporcional na sociedade , na área de tecnologia principalmente , o que você pode falar um pouco pra gente dessa questão E qual a dica que você dá pra muitas mulheres que
às vezes ainda tem o receio de entrar pra área de tecnologia , pra vir pra essa área , que tem medo , alguma coisa nesse sentido .
É , eu acho que eu tenho uma visão positiva . Né , eu quero sempre acreditar que a gente tá melhorando , e talvez é porque na minha vez não , mas melhorou bastante , não tem dúvida , na minha vez , agora , no momento em que eu estou vivendo , eu participo , eu sinto muita movimentação nesse assunto .
Então , sim , estamos longe da equiparação e tem até uma estimativa de tempo pra que a gente , se a gente tirasse uma foto hoje , aonde que nós estaríamos , nós levaríamos aí . Acho que , se não me engano , são 115 anos Pra poder equiparar as situações . Isso se não mudasse nada , se ficasse na mesma velocidade sem acelerar entendi ? Que é uma coisa que não ?
acontece justamente pelos movimentos que a gente colocou aqui .
Então eu acho que tem bastante ainda pra ser feito né , Mas eu sinto um movimento muito grande gente , porque eu sou , eu tô no meio dele né , então eu vejo o burburinho . As mulheres CIO , por exemplo , né O grupo das mulheres CIO , que hoje agora é uma organização , ela é uma rede de apoio muito importante .
A gente ali mentora , por exemplo , mulheres em transição de carreira Fora N outras linhas ali de serviço que a gente presta . Mas não é só isso . As empresas eu tenho ouvido mais empresas e eu posso falar inclusive da nossa , da minha , que é um trabalho intencional na contratação de mulheres , no aumento de mulheres em cargos de gestão .
Um banco de talentos , elas na TOTUS , que é um banco de dados de mulheres pra facilitar o que . A busca de profissionais de tecnologia mulheres . Quando a área de seleção tem ali um pool pra trabalhar
¶ Diversidade e inclusão nas organizações modernas
, elas vão direto ali . Nós não temos meta ainda de contratação , mas é um próximo passo que eu acho que é uma evolução importante . O que pode melhorar ainda ?
Pô a gente pode colocar meta nessa intenção né , que já é um passo a mais pra você buscar isso , mas assim já tem um trabalho o próprio trabalho da cadeira de gênero que eu faço ali com reuniões de mulheres do Brasil todo . Eu comecei esse trabalho na TI com , acho que nós éramos 18 mulheres .
Hoje a gente tem um trabalho que abrange a empresa no Brasil e no mercado internacional com por volta de 400 mulheres . É muito bacana , isso E as empresas que a gente vai adquirindo vão engrossando esse caldo , o que também é muito bacana . E isso ajuda inclusive na integração das empresas que a gente recebe e isso aí é uma bandeira .
As empresas , elas acabam enxergando isso com muitos bons olhos e a gente conecta trabalhos de mulheres das empresas com o trabalho de mulheres . Na TOTOS a gente faz isso com parceiros Google , com Dell , com Cisco . A gente faz isso com parceiros Google , com Dell , com Cisco .
A gente faz isso com uma série de parceiros nossos , a gente faz isso com nossos clientes , a gente faz isso com as nossas franquias .
Então assim eu vou vendo as redes se apoiarem Agora , nessa época do mês de março , que é o mês das mulheres , uma quantidade de convites pra contar história , pra dar o incentivo , e eu acho que isso é uma coisa que pode endereçar o que você falou Essas mulheres que acham que não têm condições , não me acham capaz , né Aquela situação de baixa estima de achar
que não consegue . É assim o depoimento , as dificuldades das mulheres que conseguiram . Eu acho que assim é um bálsamo pra que uma pessoa que acha que não é capaz olhe pra si e fale se a pessoa ali conseguiu , não é possível que eu não vou conseguir torna palpável a minha história ela não é uma história fácil .
Eu tenho situações bem difíceis na minha história e eu já tive situações história fácil .
Eu tenho situações bem difíceis na minha história E eu já tive situações em que eu contei essa história em detalhes e depois eu recebi pessoas ali no final né do painel dizendo nossa , eu preciso conversar um pouco mais com você E assim , e a gente entrar no detalhe e você ver o quanto aquilo fez diferença .
Isso é tão bom , sabe , quando você sai assim , poxa , eu gerei algum resultado importante para alguém mudar a postura . Isso é muito bacana . Então , esse é um movimento que a gente se incentiva muito , principalmente dentro das mulheres CIOs , mas eu participo de vários outros grupos .
Women in Tech , enfim tem vários programas que se conectam né , vocês devem conhecer vários né , a Silvia tava aqui agora mesmo com a gente . Programaria enfim tem uma história de duas mulheres que eu acho fantástico .
Não me recordo o nome delas agora , mas elas largaram as posições executivas delas e viajaram o mundo e geraram um livro com depoimento de como é o comportamento das mulheres no mundo , como são as mulheres na faixa de Gaza , como são as mulheres em Israel , como são as mulheres nos Estados Unidos , como são as mulheres na Alemanha , como são as mulheres na Índia .
Gente é fantástico , fantástico . Então , assim é muito legal , porque a gente está aqui na nossa realidade , né Olhando a nossa cultura Agora , quando você vai para países que são bem machistas .
É Gaza , África Saudita , o próprio Japão , né gente O .
Japão não tem isso . Eu tenho um exemplo dentro de casa , né Eu cresci vendo a minha mãe colocando meia nos pés do meu pai , então do meu pai , então assim o Japão é um país que tem essa cultura , os países orientais vários deles . Então assim eu acho muito bacana .
Eu acho que a divulgação , o trabalho que elas fazem de divulgar como isso funciona , incentiva a gente a saber o que está acontecendo e valorizar o que a gente tem aqui , com pouco crescimento que a gente tem , a gente fazia disso muito .
Sensacional . Eu vejo assim vários elementos e assim eu não posso deixar de destacar uma coisa que eu acho essencial é que você está preparada , sempre , se preparando Essa fatia .
Acho que essa coisa do estudar , do se preparar , que foi te abrindo portas e conduzindo , acho que é uma coisa pra gente ressaltar porque assim , no fim do dia , essas vagas , esses lugares que estão sendo abertos são pra talentos femininos , né pra dar espaço , não é só porque é mulher , é porque está preparada pro lugar .
Esse é um incentivo pra elas se prepararem pra não deixarem de realmente buscar , estarem prontas porque as portas vão se abrir .
Nossa isso é um ótimo ponto . Você sabe que eu Vou falar aqui . Acho que ele vai brigar comigo , mas eu sou casada com um CIO também .
Então é muito engraçado porque Por várias vezes A gente acaba Sendo abordado No mercado com oportunidades Que estão aí espalhadas para todos os lados , e ele fala Eu até , ele fala não , mas eu até me interessei , mas eles querem uma mulher , eu até me interessei , mas eles querem uma mulher , e uma mulher que tem experiência e uma mulher que então assim , no final
das contas , hoje a gente tem uma camada de oportunidade pra mulheres , gente preparadas , porque também esse é um ponto importantíssimo que você colocou . entendeu Assim ? olha , não deixem de se preparar , porque conteúdo não falta , gente , oportunidades não faltam .
Hoje em dia está mais fácil ainda , né Muito .
O conteúdo está aí , gente , assim a gente está em outra realidade hoje . Então o conteúdo existe , existe uma série de entidades para apoiar , para existe uma série de entidades para apoiar , para elevar essas pessoas , seja no aspecto do conhecimento , do soft e do hard skill . Então assim olha , se preparem , porque tem fatia grossa de mercado .
Pensando na diversidade , pensando nos soft skills que a mulher traz , na visão que ela traz , agora também não adianta você não ter a condição de tocar o negócio , porque acima de qualquer coisa a gente precisa dar o resultado para a empresa traz .
Agora também não adianta você não ter a condição de tocar o negócio , porque acima de qualquer coisa a gente precisa dar o resultado pra empresa .
Tem que ser entregue eu assisti uma entrevista .
Eu gostaria de me lembrar o nome dela , não me lembro , mas ela falou justamente sobre nós . Não estamos à procura de mulheres , nós estamos à procura de talentos femininos .
E ela fala exatamente sobre isso , porque as pessoas têm uma visão equivocada de não estamos contratando mulheres , estamos contratando etnias diversas Não são talentos de etnias diversas , talentos de gêneros né É diferente . Então se preparem .
É diferente . Se preparem , gente , o papo tá bom pra caramba . Eu queria ficar aqui até amanhã conversando Mara , você é uma pessoa sensacional , um ser humano forte , um exemplo . Eu tenho certeza que esse podcast aqui , esse Podcafé eu agradeço já em nome de todos os ouvintes que com certeza vão engajar que é um exemplo pra ser seguido Vai inspirar muita gente .
Obrigado pela sua generosidade , mas a gente chegou naquele momento , né , mr Anderson ? Qual que é o momento ?
Sim , com pesar , estamos Muito pesar , em considerações finais , um oferecimento da CSPRO , da CSBPRO , agradecer eles pelo apoio e te entregar o microfone pra você falar o que você quiser Falar do IOS , deixa propaganda link fala do IOS . Fala do que quiser , fica à vontade , por favor .
Pode falar pra aquela link pessoal , Fica à vontade .
Gente . Primeiro eu queria agradecer muito . Eu acho que é uma oportunidade muito boa . Quando a gente fala , a gente se ouve , a gente vive situações importantes que ficam ali no fundinho do baú , né , e a gente não vive isso . Então é sempre muito gostoso falar da nossa história , da nossa experiência .
Eu acho que principalmente também entender e sentir que isso pode fazer diferença pra alguém . Eu acho que é o principal ponto . Então acho a iniciativa de vocês muito bacana , super parabéns . Pode . Café Tech estará no Spotify do meu carro , certamente . Eu super agradeço e eu ressalto aqui a questão do iOS , que vocês vão colocar como um link .
Quem quiser conhecer mais sejam muito bem-vindos . O IOS conta com oportunidades pra quem quiser contribuir , quem quiser fazer essa diferença na vida de jovens . É uma oportunidade encantadora que tem um valor sentimental muito grande e eu agradeço , no mês das mulheres , de poder estar falando aqui como uma mulher para várias mulheres que podem estar ouvindo .
Se vocês quiserem me seguir , eu posto no LinkedIn com uma frequência importante , até por conta do papel ali de porta-voz da empresa . Então eu tenho ali um trabalho que eu faço junto com o marketing . Sempre tem uns conteúdos ali bastante relevantes de tecnologia , e às vezes não só de tecnologia mas de outros assuntos .
E é isso e agradeço muito e espero voltar aqui pra receber uma outra caneca bonita como essa . Fazer uma coleção , com certeza .
Mara , será um privilégio , uma
¶ Considerações finais e despedida
honra nossa . vamos ver o microfone . A gente hoje só arranhou super . É , a gente tem lá pra falar . assim , se a gente deixasse até amanhã , cara ia virar o Flow Podcast aqui . agora mesmo A Helena tá batendo na gente ali , mas assim os microfones vão estar sempre abertos .
A gente adora , é algo que a gente faz com muito carinho , algo que a gente faz com muito carinho , algo que a gente faz por hobby pra comunidade . E eu tenho certeza que hoje quem ouviu ou quem assistiu no YouTube , aí esse podcast , você impactou vidas de muita gente , muito obrigado Mara , muito obrigada a vocês , obrigada mesmo .
Quero café , quero café .
