¶ Podcafé Da TI
MÚSICA . Pode tá certo .
Pode , tá certo , muito bem , muito bem , muito bem . Estamos começando mais um .
Podcafé da , TI , podcast , tecnologia e cafeína . Meu nome é Anderson Fonseca . O Mr Anderson tem uma mensagem pra você Cerveja não vai resolver os seus problemas , mas água também não . Então vamos que vamos . Aqui é Guilherme Gomes da Acess Software , e eu prefiro cerveja do que resolver esses problemas . Mas água também não .
Então vamos que vamos Aqui é Guilherme Gomes da Access Software , e eu prefiro cerveja do que água hein , com certeza Aqui é Diogo Junqueira , ceo da Access Software , e pra nós é um prazer receber o convidado de hoje Nesse copo . Aqui a gente jura que é café , vai pra entender o porquê agora mesmo . Mas eu vou deixar o nosso próprio convidado se apresentar .
Bom , eu sou o André Franken , sou superintendente de tecnologia lá no Banco BV e com uma história grande aí de empreendedorismo aí , sensacional , muito bom .
Bom , antes de começar , vamos fazer o procedimento padrão . Você que é de TI , você já sabe que tem que seguir as regras abrir o chamado ou clica aqui embaixo curte , segue , compartilha .
Vamos fazer um esquema certo Clica no sininho , né cara Sininho . Notificação Velho me ajuda , clica aí , faça para os amiguinhos compartilha .
Compartilhar Vocês sabiam curiosidade ? né No Spotify , nós estamos no top 1% mais compartilhado do mundo em tecnologia . Me arrepia toda vez que eu falo porque é um negócio surreal E por que isso não está acontecendo no YouTube . Compartilha a gente no YouTube .
Vamos lá , estamos começando agora a questão de videoteca .
Estamos começando o canal no YouTube . Pessoas tão .
Então vamos ser real .
Eu sei que frustrou uma certa expectativa . Eu sei que nós fazemos um grande sucesso no Spotify , ainda não tanto no YouTube , porque no YouTube eles estão vendo a gente e tá claro o problema .
Com certeza , se vocês não quiserem ver a gente , cara põe numa outra aba e vai ouvindo pelo . YouTube também , que já ajuda a gente com o YouTube .
Com certeza agora com inteligência artificial vocês podem colocar uma vada quero colocar Vamos dar uma resolvida nisso Pronto .
tá aí , hein ? Aí a gente vai entrar em problema de direito autoral , talvez .
Ou não , né Pode viralizar vai .
Faz aquela pequena alteração assim de efeito suave .
Tá certo , andré , pra gente começar aqui né nossos convidados conhecer um pouco mais da sua carreira , sua trajetória podia passar pra gente contar um pouco como é que começou essa grande carreira em tecnologia e tem a gente começou a comentar aqui também que você tem uma cervejaria e tem vários empreitados .
conta um pouco mais da sua história pra gente bom , eu não tenho curso universitário .
Acabei não seguindo carreira acadêmica por questões de déficit de atenção . Nunca me dei bem em ficar quatro horas , cinco horas numa sala de aula , ensino formal , daquela coisa lá , ah , meu Deus não dá . Então acabei indo na época né era muito difícil você conseguir um emprego sem diploma , né Então , e eu sempre fui de querer inventar coisa .
Meu sonho sempre foi ser inventor , cientista , essas coisas . E então eu comecei a ir pro lado do empreendedorismo , que eu podia fazer o que eu quisesse e tal , e foi aí que eu comecei a me desenvolver . É fundei muitas empresas , oito no total , oito , cara , afundei quase todas elas .
Acontece isso aí é parte do processo , mas é aquela história né vai errando vai aprendendo .
Você está fazendo o seu lab exatamente errar em produção .
E aí acabei em 2010 , acabei fundando uma startup de inteligência artificial pre-commerce em 2010 ?
galera , nós estamos em 2024 , 2023 foi o grande hype aí , com o chat , apt se popularizando e agora qualquer coisa com IA vende , né Café com IA Pô , vamos comprar porque tem IA cara , tem inteligência de tirar o café , deve ser melhor . Então conta pra gente como é que esse foi o desafio em 2010 , cara Conta .
Como é que surgiu a ideia ?
Exato em 2010 .
Bom , em 2003 , trabalhávamos numa empresa de software , de localização de software .
Então a gente fazia software da Disney , da The Learning Company , traduzia eles para português e espanhol , américa Latina , e aí tinha recém-casado então com a minha colega de trabalho E aí a empresa fechou e decidi abrir uma agência de publicidade digital que era programadora e ela era designer ilustradora , e aí começou a dar muito certo vários projetos no começo , até
que realmente consegui me estruturar e a gente chegou a ter 15 , 18 funcionários , aí uma época Cara . Isso era bem no início da parada mesmo , né ?
Então você deve ter pego uns clientes interessantes que não tinham no mercado .
Não , e a gente fazia praticamente toda a linha infantil , juvenil , do Boticário de produtos de design de produtos CD-ROM de treinamento pras franquias fazer CD-ROM .
O cara faz CD-ROM .
Geração jovem querendo CD o cara não sabe o que é CD-ROM é .
Não , não sabe meu filho , cara o João , não sabe o que é é porque o João já veio desde o P3 , né no Spotify Drive mas CD-ROM era uma experiência é .
e é engraçado porque essa empresa de localização de software ? em 2000, . quando eu decidi morar em Curitiba , eu era de Santa Catarina , onde eu nasci eu não sabia nada de meu sonho era trabalhar com tecnologia , mas eu nunca tinha tido contato , até porque interior era muito difícil .
E aí eu fui pra Curitiba morar com meu pai e meu pai falou falou , tá , mas você vai trabalhar com o que Eu falei , eu vou trabalhar com TI , mas você já trabalhou algum dia ? Não ?
Não importa , vamos aprender . Aí eu comprei uma pilha de livros .
Comecei a estudar virar madrugada e aí essa pessoa dessa empresa de localização de software falou cara , eu falei você não tem vaga aí pra mim . Ele falou ó tenho , tá difícil de achar gente qualificada pra esse tipo de trabalho , que é uma coisa muito específica . Mas eu não posso te ensinar nada . Você tem que saber fazer .
Eu falei beleza , me explica o que eu tenho que aprender .
E vou atrás , vamos lá . localização de software . Como é que é essa parada ? Porque assim você traduzia , você tava fazendo um front-end fazer o translation como que funciona .
Né a Disney pegava , tinha um kit lá de desenvolvedor , mandava pra eles com o software aberto , aí eles tinham que pegar os scripts todos porque era um Disney , né dublagem , dublador oficial , tudo mais . Então tinha uma equipe de pedagogos , faziam tradução , depois montavam esses scripts em português e espanhol .
Daí vinha , tinha um estúdio de gravação dentro dessa empresa E a gente gravava todas as trilhas ali de dublagem .
O pessoal ia pra lá , tipo o dublador do Mickey , isso ia pra lá .
Os Herbert Richards da vida Caramba velho A Camila vai ficar assim Era muito legal . A Camila vai ficar assim , ela vai apaixonar nisso , cara , era muito legal .
E aí eu aprendi a editar áudio E era interação com o aplicativo . Interação com o aplicativo Era o Mickey tipo Clica nesse botão .
Isso exatamente .
É nesse botão azul , E aí a gente , Ele não ia falar pô é a Disney Lembra dos pedagogos antes né Ele tá imitando o Mickey do . South . Park O Mickey do South Park , o Mickey do South Park , ele botou azul . Entendi , entendi ?
O que que acontecia Então . Gravava tudo isso . Depois eu tinha que editar todas as falas . Tinha um ID , tudo certinho , pro software puxar . Depois tinha que pegar todas as imagens que o software tinha com textos . Tinha que reeditar isso para português , para espanhol .
Depois tinha que pegar e fazer a reengenharia desse software , montar tudo de novo montar o instalador .
Tinha que compilar e tinha que rodar o negócio . Isso exatamente . E era um negócio medonho em Mac Sim , escrito em C , um negócio bem De loucura De trash E aí tinha alguns softwares que tinha que modificar Porque tinha , e com isso você deve ter crescido um absurdo em programação pra você ir na engenharia reversa liberada . Exato , e eu não entendia nada né .
Na época não entendia nada . Então eu ia na tentativa e erro , até que dava certo Caramba velho , que massa cara .
Sensacional , Aprendi fazendo né Tem até um caso legal que nessa empresa ainda desculpa entrar muito nesse assunto .
tem história pra caramba , é muito legal , cara veio um software uma vez , que era Mickey em busca das chaves secretas , nunca vou esquecer e ele era feito em director , em Adobe Director pô usei muito só que era um software diferente , que essa empresa nunca tinha trabalhado . A novidade era a Adobe .
Naquela época a gente não sabe como a gente vai fazer . Usei muito Isso , só que era um software diferente , que essa empresa nunca tinha trabalhado né . Daí ele falou esse negócio aqui a gente não sabe como que a gente vai fazer .
Daí eu falei ó , deixa eu levar pra casa , eu vou estudar e vou ver se eu consigo fazer . Aí eu olhei e falei ah , da Director , já baixei trial , já brinquei com esse negócio . Aí eu falei pra ele ó , eu acho que eu consigo fazer , Mas eu preciso . Talvez chegue num momento aí alguma coisa cabeluda , a gente precisa de ajuda .
Daí ele falou não , tudo bem , então vamos fazer . Aí beleza . Aí eu falei ó , vou fazer e vou aprender junto . né . Daí fechou , fechou , pegou o projeto . Do nada a Disney manda uma pessoa pra sentar do meu lado pra fazer o negócio .
Porque acho que Eles acharam .
esses caras não vão saber lidar com o negócio , e era um negócio difícil , mas que eles nunca tinham feito . Entendi .
Cara , eu vou . Eu tive que pesquisar pra lembrar o nome da linguagem Lingo , lingo , exatamente . Cara , eu nunca conheci ninguém mais que se interessou por isso . Porque eu fazia ? eu mexia com isso na época , dizer , quando eu me apaixonei pelo assunto , eu recebi um cartão de Natal interativo que o cara clicava e coisas aconteciam na animação . Cara , o que é isso ?
Os caras estão mexendo com animação e programação na minha Sabe Tipo . Assim , cara , eu pirei quando vi isso .
Não , e aí assim eu sabia fazer as coisas , mas tinha algumas coisas que não E mandaram um cara , com certeza um cara que ia ser um expert né . A pessoa da Disney lá era Amy , o nome dela . Eu não falava inglês , Oh meu Deus , Na época . Então eu falava com ela com Google Translator .
Ela sentava do meu lado de 2003 e era muito engraçado porque daí com ela do meu lado durante o dia , eu fazia tudo que eu já sabia fazer .
Quando ela ia embora às 6 horas da tarde , eu resolvia aprender o resto que tinha que fazer no dia ela ficou , acho que uns 10 não lembro direito se foi uma ou duas semanas que ela ficou lá , mas teve dias que ela chegava de manhã eu ainda tava lá trabalhando .
Claro , você tá passando a noite e abria a porta pra ela .
Ah , bom dia , bom dia , como se eu tivesse chegado um pouquinho antes , só que eu tava lá .
Ainda , eu tô desde ontem aqui foi uma experiência Pô imagina cara .
Na cabeça dela tava assim porra , esse cara só tem essa roupa .
Depois ainda tinha que fazer um instalador híbrido Mac PC em Adobe Director com o InstaShield .
Ficou mestre em língua . Né Tem tipo vocês olham de língua aqui na cidade Ele gerava um negócio .
Era esqueleto , não era .
É aí , tive que de novo instalar em o Stall Shield , ver como é que fazia o instalador que eu nunca tinha feito na minha vida .
Então assim , porque o ?
instalador do Stall Shield era pra Windows e aí o Director tinha um instalador de Mac .
Então , nessa época eu nunca nem tinha chegado perto de um Mac . Entendeu Porque Mac era um negócio assim . Mac então era outra pegada . Entendeu , eu via um Mac assim de longe , pô , meu sonho é ter um Mac .
É , muita gente olhou principalmente nos filmes , né cara Sempre olhava , era aquele coloridinho , porra cara . quando aparecia o iMaczinho aquele lá nossa , era lindo , aquele cringe lúcido . Não sabia , nem pra que que servia né , Mas eu queria ter também , entendeu .
Aí nessa empresa adquiri bastante experiência com mil coisas que eu nunca tinha visto na vida . Quando ela fechou abri essa agência de publicidade , aí começamos a fazer coisa pro Boticário , aí comecei a vender CD-ROM , aí fiz CD-ROM pra Volvo pra Boticário . aí comecei a vender CD-ROM , aí fiz CD-ROM pra Volvo , pra Boticário , pra várias empresas , massa demais .
Aí veio depois em 2007 , teve aquela crise .
Você usou essa tecnologia no CD-ROM .
Eu fazia em Director e fazia em Flash também .
Puts show de bola . Se eu falar em Flash , eu tenho trauma de Flash . cara , é que a tua ?
experiência com Flash .
Flash navegador e tal só que o flash você podia gerar executável , era muito bom .
E aí em 2007 , teve a crise lá da bolha imobiliária , começou a impactar . Comecei a ter problemas porque era uma empresa que eu estava bem , mas sempre vendendo almoço com o cliente . Então era bem complicado , Muito alavancado , E aí tinha uma filha pequena , já tava com duas , na verdade 2007 .
Tinha recém nascido a minha segunda E a agência , às vezes o boticário ligava assim numa sexta cinco da tarde e falava vem aqui pra conversar sobre um projeto . Chegava lá , não , o projeto é isso , Quanto você cobra . Daí eu já sabia né , Porque no começo eu peguei cada uma que Aí eu já sabia que ia ser bomba .
Eu falava chutava um valor lá em cima , Fechado .
¶ Inovação Em E-Mail Marketing
Nem negociava . Só que assim tem que entregar segunda-feira E era às vezes CD-ROM . assim o negócio que eu tinha que desenvolver o CD-ROM , fazer toda a parte de animação , ilustração , tudo e gravar dois mil CDs , porque eram duas mil e quinhentas franquias , eram dois mil e quinhentas .
CDs Gravar no final de semana com os 15 computadores que tinha na empresa isso que foi um monte de zero rodando burn que tava o tempo todo ali aí o que eu fazia galera que trabalhava comigo voltava do boticário na sexta falava ninguém sai , daí fica todo mundo aí oferecia uma grana pra galera pra ficar o final de semana virado , não tem como , e a gente virava
duas noites às vezes seguidas .
E aí só que eu tava cansado dessa vida . Tinha filho pequeno e daí eu tinha uma ideia .
Tinha uma empresa que eu atendia , que era a Editora Quantum , tinha um site da Venda , mais eles tinham um portal e a gente começou a ter ideias de fazer , de vender os eventos que eles faziam , e eram desenvolver um disparador de e-mail marketing que quando você clicava no e-mail você entrava no site e o pessoal do Televendas lá ficava com o site aberto , com o
tracking das pessoas que entraram e clicaram no e-mail , então você sabia onde é que a pessoa estava Pra poder ligar .
E aonde está clicando ?
Aí eles ligavam pra pessoa , tipo a pessoa estava num produto X , lá eles ligavam pra pessoa na hora , você que está olhando o produto . Falava assim ah , putz , aqui é da X empresa . Daí a pessoa falava assim Nossa , que coincidência . Eu tô online , no site Coincidência , Que bacana liguei no bom momento , então , então , a conversão disso era absurda . Vendia muito .
E aí eu tive a ideia Cara , eu vou transformar isso num produto . Então , 2008 , comecei a ter A amadurecer essa ideia . Em 2009 Falei eu vou fechar a agência . Estava muito difícil para mim financeiramente , Aí demiti todo mundo .
É uma hora difícil .
dessas horas , tinha um contrato com o Boticário que ia me sustentar mais ou menos até quase o final do ano de 2009 .
E aí comecei a desenvolver esse negócio , só que E aí já era a ideia de recomendação de produto com base no histórico , navegação e tal não sei o que Só que começou com uma solução que levava as pessoas através do e-mail marketing para o site e dali eu fazia o rastreamento e o comportamento dela .
O pessoal fazia o inbound E aí a ideia era esse televendas do site pra vender .
Ainda não era uma conversão online .
Exato , até porque é um momento ali em que pouca gente iria converter online , mas interessava e a pessoa ligava Pô você tá vendo , tem um interesse , vamos vender , e aí eu comecei a desenvolver esse negócio , só que daí eu fui amadurecendo essa ideia , conversando com pessoas , e aí fui indo pra história da Amazon que na época do Netflix , que fazia uma recomendação
de produto com base no perfil da pessoa , e aí comecei a ir pra essa linha e aí nisso , a solução que eu desenhei era uma grande rede colaborativa de todos os sites de e-commerce . Então tinha Depois , quando essa startup já estava lá no Buscapé , a ideia era ter mil lojas virtuais E essa , essa grande rede colaborativa .
Então você entrava num site , pesquisava uma coisa , entrava em outra , pesquisava outra . Então você ia compondo o teu interesse em todos os sites da rede . Sim , sim . Então era um negócio muito inteligente , muito foda , só que a dificuldade era o quê Tinha uma tag JavaScript ali que eu tinha que fazer trafegar dados entre cookies de sites diferentes .
Só que isso não é possível , né Eu tinha que explorar uma falha do browser pra poder fazer isso . Ok , é uma vulnerabilidade ali , Só que assim o que que acontecia Todo programador É porque eu , de verdade , assim Eu não era o senhor programador , né , então eu não tinha o conhecimento pra fazer isso .
Eu só era metido , mas era a construção do raciocínio .
Eu era bom nesses raciocín , caras ninjas que eu conhecia , pra fazer , só que todos desistiam .
E aí eu lembro Marco Antônio , nome do programador ainda se ele assistir , ele vai lembrar , ele trabalhava numa empresa e eu chamava ele depois que ele saia da empresa , no fim do dia pra trabalhar comigo até as 3 , 4 da manhã , quase todo dia e aí chegou um dia que ele quase chorou lá ele falou caralho .
E aí chegou um dia que ele quase chorou lá ele falou cara , eu desisto , isso aqui não dá pra fazer , não vai dar pra fazer , é impossível trafegar esses dados . E aí naquela noite já tava com a corda no pescoço , já tava endividado pra caramba . Eu falei cara , não vou fazer esse negócio . Tá muito perto , tá muito perto . Implorei pra ele ficar .
Ele falou não , não aguento mais , não consigo dormir mais , tá difícil , tem vida . E aí ele foi
¶ Jornada Empreendedora De Sucesso
embora . No outro dia meio dia eu liguei pra ele e falei eu consegui fazer o negócio . Ele falou eu não acredito . Ele saiu da empresa , foi lá , olhou , falou cara , parabéns , eu não conseguiria . Só que assim eu consegui na sorte né sorte , fui tentando coisas até que foi muita coisa sai .
Assim o negócio é tentar te ver e aí consegui fazer esse negócio .
Então , 2009 , ali as vezes eu tinha um insight de madrugada , tipo 3 da manhã , levantava de pijama , sentava no computador e as vezes ficava 48 horas sem sair da frente do computador . Só levantava pra pijama , sentava no computador E às vezes ficava 48 horas Sem sair da frente do computador . Só levantava pra ir no banheiro .
Minha esposa na época Trazia comida E eu de pijama .
Tem gente que não tem noção do que é essa parada .
E assim . O engraçado é que Os meus amigos diziam que eu ia ser preso Porque eu explorava uma vulnerabilidade . O meu pai dizia Cara , larga esse negócio . Isso aí não está te dando dinheiro vai procurar emprego . Você está louco , você tem família não sei o quê .
E a minha esposa na época dizia eu vou me separar de você , eu não aguento mais , meu Deus do céu . a pressão estava Porque às vezes chegou épocas assim que eu não tinha 100 reais pra ir no supermercado . Então era um negócio muito . Tava situação complicada mesmo . Eu tava num risco absurdo .
Assim só eu acreditava naquilo , e são as coisas loucas . Você assume compromisso , né ? você me fez lembrar uma das primeiras empresas que eu tive . Eu fiquei 3 dias no computador . Aí o nego fala assim ah , ficou 3 dias no computador . O cara acha que você levantou , dormiu alguma coisa ? não , fiquei 3 dias no computador , 3 dias sentado , trabalhando .
E eu ficava .
Ficava fácil assim , e empolgado ainda você fica se eu comi alguma coisa que eu não me lembro , alguém levou pra você adrenalina que você tá ali cara não dá , nem sono e aí no fim eu desenvolvi lá um negócio .
Aí eu consegui achar programadores que aceitaram os desafios né E a gente desenvolveu um negócio chamado EverCookie lá que a gente chamou que era um cookie . Depois que você achou a ideia . Aí você acha um monte de gente , né Que era um cookie de oito camadas lá , então assim quase que tinha que formatar o computador pra deletar o cookie .
E aí a gente conseguiu fazer esse negócio . Então ele pegava todo o histórico de navegação , colocava vitrines ali de recomendação de produto no e-commerce . Então às vezes você entrava num site , pesquisava uma coisa , você entrava num outro site que nunca você nunca tinha entrado o site . Já sabia o que você queria com base no histórico que você gerou .
Rapaz eu acho que o Baidu copiou a ideia sua cara pra fazer . Você falou tem que formatar o computador , é Baidu . Você falou não tem como , não tem como remover .
Olha , só hoje você pega um Google da vida . O cara te dá o navegador . Você tá usando o Chrome , você tá usando o Google pra pesquisar você . Já .
As fontes de informação . Eles tão te entregando tudo pra poder , mas você tá dirigindo na estrada dos caras é outra história ele não , ele conseguiu fazer algo similar .
Ele teve que construir a estrada dele exatamente as vulnerabilidades da época e os desafios da época tinha uma a camada mais superficial de Cook , pegava o cabeçalho do Browns e gerava um hash com isso e era um identificador teu , aquele hash , porque daí tinha o teu sistema operacional , com as atualizações , tinha a versão do browser , tinha um monte de situações ali
que geravam uma geravam um . ID teu mais ou menos ali pra te identificar . Que ideia massa . E aí a gente no final de 2009 , começo de 2010 conheci o pessoal da Cia Shop , lá de e-commerce , e começamos a testar em algumas plataformas . Começou a dar muito certo . E aí em março de 2010 eu conheci o Romero Rodrigues .
Lá o fundador do Busca Pé Tinha uma apresentação que ele ia . Ele foi pra Curitiba na época eu morava em Curitiba foi pra Curitiba pra conhecer , fazer a apresentação pra ele . Eu peguei o time mais umas pessoas que eram do tempo da agência ainda , que faziam vídeo , faziam animações e tal .
Eu falei cara negócio é o seguinte tem uma apresentação amanhã cara do Busca . Pé tem um pitch , preciso fazer uma apresentação , fodida , só que eu não tenho dinheiro . Então assim , se ele gostar , se ele resolver investir na empresa , se eu receber o dinheiro , eu pago vocês . Se não ficou na amizade , valeu o desafio . Ficamos lá a madrugada inteira fazendo .
Eu lembro que a gente terminou , era umas 7 da manhã . Sentei no sofá , assim dormindo em pé , que já estava dois dias virado . Ele chegou às nove . Só deu tempo de eu ir em casa tomar um banho . Chegou às nove , fui lá , apresentei tudo nervoso pra ele e tal Não sei o que ele achou do caralho o negócio Des .
Do caralho , mesmo Do caralho mesmo Inclusive , qual era o nome da ferramenta Se não fosse ia ? ser o excelente nome Do caralho , ferramenta do caralho , cook do caralho , cook do caralho .
E aí no final ele falou puta , o que você acha de investir na tua empresa ?
X milhões , tal não sei o quê . Caralho velho E ó eu tava já março de 2010, .
Mais 30 dias , eu ia ser despejado da casa onde eu morava . Já tava com três prestações atrasadas do meu carro . O negócio tava crítico . Quase busquei a pensão .
Tava assim no limite do limite . Tava no limite do limite , Fam , Não , já tava todo mundo contra mim .
E aí quando eu cheguei em casa e falei Consegui , cara , foi foda , ninguém acreditou também .
né Eu tô arrepiado velho , É uma história , É .
E o cara chegou casou milhões na empresa pra dar aquela virada .
Daí puta . isso aí mudou a minha vida total . Com certeza Mudou total .
Cara , como é que é acred sentindo aqui . Sempre acreditou porque todo mundo tava no limite .
Sei lá persistindo chamando os caras velho , história , foda velho não tinha mais dinheiro né e eu tinha que ainda pagar freelancers e tal eu pegava dinheiro em banco assim metia a cara . E ia metia a cara , financiava , refinanciava , pagava uma conta com a conta de outro , e chegou lá nesse final , aí eu já tava com um milhão e meio de dívida .
Você não tava alavancado , você tava emburacado .
E alavancado é uma coisa .
Você tava assim fudido , tava fudido , tava totalmente fudido E só virou tanto que a due diligence dessa empresa durou seis meses porque tinha tanta coisa no meu nome de dívida que eles falaram cara , não dá pra investir nesse cara aí , porque ele tá tudo ferrado , Ele tá doido né . Vamos investigar direito .
E aí o que que eu fiz A gente fez um combinado , então que parte desse investimento ia pagar essas dívidas , né Lógico , Até porque você também não queria ficar com a gíria .
Você era só acreditando .
E aí então aí deu tudo certo mas foi um negócio assim , no risco , no limite do limite , no limite do limite cara que história bonita , inspiradora , cara , essa história , assim de arrepiar cara inspiradora , assim não se inspirem , porque não é todo mundo que sai desse buraco aí que tá .
olha só se você se inspira , não no movimento e não na merda . Não , mas é velho Você acredita muito naquela ideia .
A ideia é boa , Cara eu sou a favor de .
Alguém vai velho , mas tem um negócio maneiro que é o seguinte , mas tem que É o cara pronto pras consequências .
Exato E tem assim pô . Não adianta você acreditar na ideia e ficar deitado .
Achando que executar .
Ele ralou pra caralho , fica virado da frente do computador , não sei o que . lá aproveitou todas as oportunidades E na oportunidade de ouro juntou um time e falou velho é agora sabe o que eu acho fantástico , andré , você nunca parou no obstáculo do .
Eu não sei , não tem essa .
Ah , eu , não sei Pô . Já dizia Charlie Brown Jr cara porra aí é música .
Ontem eu ouvi uma frase . Eu estava visitando um cliente . Eu ouvi uma frase do outro lado da rua . Não sei se você reparou . Estava escrito o impossível é uma questão de tempo .
É , é lógico , É que a gente cria as limitações né E acha impossível .
Só é impossível até alguém fazer Ex . A gente cria as limitações e acha impossível . Só é impossível até alguém fazer exatamente foguete .
Não dava de ver até o Elon Musk acabou a piada acabou a piada o Elon Musk acabou com a piada
e é justamente daí cara assim espetacular . E de fato é uma coisa de mindset . Você ver o quanto que o mindset faz diferença . Ele começou em TI sem skill né Não sei , mas é isso que eu vou fazer .
É o que eu quero E encarava todas , né cara .
Ah , não sei , Mas é justamente por isso que ele não foi
¶ Desafios De Infraestrutura Em Startups
mais um entendeu .
Exato . Ele não virou mais um programador mais um isso mais um aquilo .
Não , ele foi além .
É a mente de empreendedor . O Diogo citou o Elon Musk . A mesma coisa Ele tava ali no Cara . A SpaceX foi no finalzinho , ele tava no risco . Mais uma falha ele falia . E o cara pegou todo o dinheiro que ele fez com o PayPal e cara é Tesla e apostou tudo . Ele fez a mesma coisa . Cara , se não der certo isso fudeu , porque ele não tinha o plano B .
O plano B era fazer o plano aficionado .
É exatamente , Não tem plano B , É , mas assim esse foi só o começo dos desafios , né A hora que a gente entrou no Buscapé , a primeira coisa foi assumir o tráfego do Buscapé dentro da plataforma que não rodava o negócio Era do Buscapé . Dentro da plataforma que não rodava o negócio Era impossível assim .
Então começamos a fazer arquitetura de software , redesenvolver tudo , mas assim , quando começou a escalar , mesmo que a gente começou a ter 200 , 300 milhões de transações por mês , não parava em pé o negócio E a minha infraestrutura . Na época eu estava usando um data center da LocalWeb lá eu ligava todo mês pra eles lá .
Preciso dobrar a infraestrutura no mês que vem . Preciso dobrar a infraestrutura todo mês . Eu dobrava o mais .
Os nossos sites estavam lentos na LocalWeb porque ele tava consumindo tudo Exatamente .
Eu já chego nessa história , eu já chego nessa história porque eu fui convidado a me retirar do LocalWeb .
Exato O cara tava consumindo o recurso todo velho . A infra deles não era pra isso .
Não , Não era o AWS né que preparava pra crescer , Não era o AWS , né Não era exatamente Não era pra rodar . A aplicação era pra rodar . Eu lembro que teve uma época que Isso foi em 2012 . Chegou em 2012, . Tava com um tráfego muito grande A LocalWeb , Um custo muito alto . O cash burn é absurdo na startup .
Por causa disso , né A infraestrutura é muito cara E todo mês precisando aumentar , aumentar , aumentar . Era uma aplicação que tinha . Era muito intensiva de gravação e leitura e os algoritmos rodavam no storage , no banco de dados que tinha lá . então era um negócio muito artesanal , né , e aí . e ainda tinha outras coisas que eu tinha feito lá .
eu lembro que tinha uma máquina virtual que eu pagava , acho que 300 reais por mês , uma máquina virtual , só que dentro rodava um disparador de e-mail que era medonho . o negócio Era um negócio que subia 5 mil threads , ele disparava 10 mil e-mails por minuto .
Ela ia te convidar a retirar mesmo E é engraçado , porque assim precisaria , para isso funcionar , precisaria de uma infraestrutura absurda .
Mas o que eu fiz , eu instalei lá nessa máquina virtual , um RAM disk .
Então eu pegava a memória , transformava num disco . Nesse disco , em memória rodava um SQL .
Célibro Olha a gamba cara . Olha a gamba , que ideia cara cara .
Que ideia cara era um negócio que rodava em memória numa máquina virtual de 300 reais . Processamento absurdo tinha 250 IPs na placa de rede dessa máquina pra disparar 10 mil e-mails por minuto . O negócio era absurdo e aí bom resumo da história . Chegou um momento a LocalWeb . Falou assim cara , não consigo mais te atender .
Pelo amor de Deus , vai embora . E outra . Eles não tinham clareza do que você estava fazendo também Porque é o seguinte tu estava fazendo meio que um overclock ali de tudo , entendeu , Sugando todos os recursos da parada toda , e os caras falavam cara , o que ?
esse cara está fazendo E lá de suporte pô , não tá funcionando .
Ele até não explicava , mas parecia que o computador tava possuído . Os caras sabiam o que tava acontecendo , e pra mim eu tinha achado a solução porque essa máquina ?
virtual era um negócio que gastava quase nada barato . Pra você era ótimo . E aí o que que eu fiz pra eles nem custava pra você .
Né tinha uns lá , que tinha um amigo que era engenheiro da Foxconn , que fazia a placa-mãe lá em Curitiba , e aí o cara tinha .
Consultei o cara e tal pra fazer um hardware PCI Express pra plugar nos servidores da local web que era que ia rodar tudo em memória , tipo quase uma GPU , só que daí eu liguei pra local web e falei cara , eu tenho um hardware , eu queria plugar num servidor .
aí O cara falou você não vai entrar no meu data center . Você tá louco . Mas você coloquei enche aqui agora .
Abri servidor pra colocar hardware . Você tá louco . Os caras não conseguiram nem entender o que eu queria . Aí chegou , fui convidado a me retirar .
Eu já tava com um custo absurdo , Aí a gente não estava conseguindo mais processar os dados nessa época , a luz da local web baixava assim e falava ah , andré , ligou a máquina eu lembro , né em meio ao convite de sair da local web , o processamento absurdo que a gente tinha com um custo que não era compatível com o que eu tinha de dinheiro na startup .
O fundador do BuscaPel Romero me chamou e falou qual que é a solução ? Está muito caro esse negócio e a gente está no meio da escalada ainda . Daí eu fui atrás as soluções pra processar o volume de dados que eu já tinha na época era Oracle Exadata , era IBM , custava tipo 7 , 10 milhões . Aí eu falava cara . A solução custa o triplo do que a startup .
Do valuation da startup é impossível contratar um negócio desses . Daí ele chegou , me chamou lá e falou assim ó negócio é o seguinte você tem que dar um jeito nisso . Aí Temos duas opções . Primeira opção fecha a startup o dia que tiver uma tecnologia compatível com o custo , porque o negócio é um negócio de escala . A gente abre de novo .
E aí a gente faz Segunda opção volta pra Curitiba , você tem 30 dias pra fazer alguma coisa .
Eu falei beleza claro que você pegou essa opção peguei e voltei pra Curitiba .
Falei pra galera . O negócio é o seguinte precisamos desenvolver uma arquitetura pra processar esse volume de dados . Temos 30 dias ligou pra . NASA né se não fudeu , cada um vai procurar seu emprego e vão voltar para a realidade . E aí a gente conseguiu fazer uma arquitetura , uma arquitetura usando conceitos de sólido e outras coisas .
Você fez uma reengenharia no software para ele reduzir o processamento e o seu consumo de recursos .
É , e aí a gente conseguiu fazer essa arquitetura e no meio desse caminho chegou a Amazon para o Brasil . Porque a minha latência ? eu tinha 35 milissegundos para receber os dados do usuário , processar , consultar os algoritmos , as recomendações montar o HTML e cuspir de fora , Montar o HTML e devolver o request para imprimir uma vitrine no site .
Não tinha como botar nos Estados Unidos no cloud , Tinha que ser Latência Brasil , Porque Latência não ia ser . E aí então ?
a Amazon veio para o Brasil .
A AWS Salvando a parada . Falei cara libera um trial aí pra mim . Isso era uma sexta-feira libera pra mim libera um trial , pra mim gratuito .
Vou precisar de 10 pentaflops . Não foi gratuito , mas olha só , eu falei .
Libera uma conta pra mim sem limite de quantidade de instâncias , nada . E aí eu vou testar isso . Era uma sexta-feira , eu me lembro bem ainda , de repente era três da tarde , liberaram , era nove da noite . Me liga o gerente de contas da AWS e falou assim cara , o que você tá fazendo aí ?
Porra , é essa , né O cara .
você ligou tudo aqui duas vezes , você já subiu não sei quantas instâncias O que você tá fazendo aí dentro . Falei não . Não , já tô testando , Tô só começando .
Calma , Se você explicasse direitinho a Amazon tinha comprado isso .
Aí era , acho que era tipo sei lá meia-noite Ele pegou e me mandou uma mensagem de novo . Ele falou cara vocês ainda tão subindo , coisa . Aí Eu falei é tamo subindo tamo subindo . Ele falou mas o que você tá fazendo ? Eu falei não , eu já tô migrando tudo , Tô migrando tudo . Então , assim , eu peguei uma conta de teste e comecei a fazer a migração .
Já foi produção , E aí o que acontece Passamos , porque era só um cluster que eu tinha .
Até porque um comentário aqui o teste que fazia sentido pra você era a produção . Não tinha .
Porque não dava pra ter outra De novo ?
não tinha plano B .
Não dá pra simular a parada .
Você bota tudo lá e vê se aguenta ou se não bota . Entendeu , É isso aí .
E aí o que acontece ? Só um cluster que eu tinha de Cassandra , que eu usava na época , eram 10 , nós 1 tera em cada anão . Só que assim como é que eu migro 1 tera pela internet em 2012 sem conexão dedicada , então assim a gente fez uma migração de 72 horas tu tava usando o que pra se conectar nessa época .
Era , sei lá , era o que era Velux nessa época . Tinha um link era DSL para se conectar nessa época . Era , sei lá , era o que Era Velux nessa época , o que tinha .
Tinha um link , lembra Era DSL , tipo um mega de link , só que a gente entrava por VDI nos servidores e aí do servidor transferia para o outro servidor pela internet . Então eu usava a conexão dos data centers aí pela internet , Mas assim foram 72 horas de migração .
A gente no escritório só saía pra ir no banheiro pra comer E aí na terça-feira vira o DNS , quando começou a escalar volume , o negócio não parava em pé Na AWS , na AWS . E aí a solução da AWS é pôr em mais volume , o negócio não parava em pé na AWS , na AWS . E aí a solução da AWS é pôr em mais instâncias .
Eu falava não , não posso aí não vai valer a pena . O problema não é esse , porque eu tinha calculado as instâncias , tinha que dar e eles falavam não , essa instância aqui era M1 LARGE , lembro ainda . Ela tinha que dar 100 megabits lá de rede e chegava a 60 . Falavam não , essa instância aqui era M1 LARD , lembro ainda .
Ela tinha que dar 100 megabits lá de rede e chegava a 60 , chapava o negócio e começava a cair .
É o clássico né , vamos ser honestos , isso acontece em qualquer um que está né Sempre o cara diz a essência não chega .
Não , e aí só que a AWS é muito fiel ao que ela fala . Ela é honesta . O que acontece é que tava chapando por algum motivo e eles diziam aí veio um indiano , ficou uma semana comigo lá e não o problema é de vocês , tal nisso que daí eu peguei , fiz isso , foi assim o último dia que eu aceitava ficar na AWS . Depois eu ia voltar tudo e ia desistir .
Fiz um TCP dump , lá botei um monte de ferramenta lá na rede pra provar pra AWS que o problema era lá e não na minha infraestrutura . E aí mandei e-mail de madrugada . Falei ó , eu acho que a AWS veio pro Brasil pra passar vergonha porque eu tô decepcionado .
Aí os caras acho que era umas 5 da manhã mandaram um e-mail com uma imagem de uma instância , uma imagem nova , porque acharam um bug numa placa de rede da Citrix Tá vendo Caralho Num driver lá . E aí mandaram essa imagem com a correção do bug . Aí botei rodou , perfeito . Aí virei o DNS mesmo e comecei a trabalhar na Amazon .
Então eu posso dizer que eu achei um bug na Amazon .
Aí , você mandou o DNS eu avisei É viu . Eu estava .
A camiseta do .
Diogo , né , É , eu estou discutindo . Eu estou apenas explicando o que eu estou fazendo .
Cara caramba , imagina os caras chegando no Brasil , a recepção que os caras tem , o Jeff Bezos devia estar na discussão , lá Vocês falaram , só tinha índio lá . Olha o que esse cara Tá fazendo ali , já consumindo o recurso todo deslagado .
Derrubando a rede , achando bug na Citrix É mas eu lembro assim A gente foi fazendo otimizações Absurdas e usando tudo que a Amazon tinha de recurso de automação . Então auto-scaling usava spot Cara , assim tinha uma automação absurda
¶ Aventuras Na Cervejaria Artesanal
. Pra você ter uma ideia , chegou um momento lá que a gente pegava instâncias . Tinha uma instância lá que era ter um micro . Ela tinha um burst de processamento maior que a LARD por 30 segundos no minuto . Depois ela ficava muito pequena , que era o tamanho dela , só que ela custava uma fração de qualquer outra instância .
O que a gente fazia Subia sei lá mil instâncias , dava aquele burst de processamento , baixava , botava o pico lá e voltava , matava , subia mais mil , então assim fazia um monte de O time . Lá fazia muita automação , muita coisa bacana .
Assim Usava tudo que tinha . Eu acho mais , deve ser muito mais Do lado da . Os caras não estão entendendo nada que está acontecendo . É uma loucura O que esses caras estão fazendo . Velho Consumia voltava Caramba .
E aí eu lembro , na época a gente tava processando um milhão , um milhão e pouco de um bilhão desculpa de pay-to-views , mês de transações com mil reais por mês de infraestrutura na água aí você voltou lá e problema resolvido , voltou surfando bonito caramba sensacional eu fui um dos top 10 clientes da AWS no Brasil . Um bom tempo sensacional .
Eu fui um dos top 10 clientes da AWS no Brasil um bom tempo sensacional . Que história bacana .
Muita coisa , muito desafio a gente tinha que falar da cerveja .
Eu já entendo porque que eu ia fazer cerveja , tanto desafio tanto no limite agora ou nunca , tanta cerveja que você ia tomar depois pro zap hour , tanto desafio tanto às vezes no limite ali da Agora ou nunca .
Você vai falar vou ter que montar uma cervejaria , porque tanta cerveja que você ia tomar depois para o Zap Hour né cara Conta para a gente , como é que você chegou aí a montar a cervejaria cara Conta para a gente um pouco mais da Startup Brewer , né Bom , só rapidinho .
Então Fiquei no Buscapé né Me tornei execut 2014 . Vim pra São Paulo e aí apareceu uma oportunidade no Itaú . Acabei indo pro Itaú , lá construí todo o cloud privado .
Fiz parte do saiu ali da parte de e-commerce pra ir pro financeiro e aí foi engraçado , porque Itaú contratar uma pessoa superintendente sem formação universitária .
Isso é , era um negócio disruptivo pra caramba . Até pra hoje em dia contratar uma pessoa , um superintendente ?
sem formação universitária . Isso era desruptivo pra caramba até pra hoje em dia hoje já tá superado isso aí lá .
Mas assim foram muitos desafios e em 2017 2016 eu comecei pra me desestressar . Sempre tinha amigos que faziam cerveja de TI normal . Sempre gostei faziam cerveja , né De TI normal , sempre gostei muito de cerveja . Em 2016 , resolvi fazer cerveja em casa . Aí chamei um amigo que hoje está no Canadá inclusive para me ensinar a fazer cerveja em casa .
Ele levou as panelinhas lá . A gente fez em casa , contaminou , fiquei com o pé da vida . Aí comecei a estudar porque contaminava . A cerveja é a maior rola disso . Aí descobri que é a qualidade de equipamento , de processo e tudo mais . Aí comprei um monte de equipamento .
Gastei uma fortuna na varanda do apartamento , aí já saí de 10 litros da panelinha pra 50 , caldeirão , caldeirão .
Só que era tudo automatizado na varanda , de casa caramba , e aí eu fazia às vezes viagens pros Estados Unidos .
Todo mundo trazia eletrônico . Eu trazia equipamento , coisa de aço box pra cervejaria e aí comecei a fazer cerveja em casa . Um amigo meu da época do Buscar Pé , que fazia cerveja há muito tempo viu no Facebook uma vez que eu publiquei , falou cara , o que você tá fazendo , posso ir aí ver teu equipamento ?
Aí ele foi lá em casa , daí ele falou putz , eu vou comprar tudo igual , vou comprar tudo igual que você tem . Daí comprou , começamos a fazer todo sábado eu fazia cerveja na minha casa , no outro sábado eu fazia na casa dele .
Então a gente fazia 50 litros por semana . Mas vem cá , tu já tava com um fermentador de inox , pelo teu jeito já tava tudo redondinho lá Já .
O negócio deu errado ali .
né É cara , ele vai A pergunta é já tava alcoólatra 50 litros por semana ?
Tem que chamar os amigos , né cara .
Quem é ouvinte aqui sabe que eu tinha cervejaria né , e agora , quando ele mostrou a foto da dele , eu falei assim então eu tinha uma baby cervejaria , eu tinha uma microscopic cervejaria .
E aí começamos a fazer cerveja em casa . Começou a cerveja muito boa . Esse meu amigo é muito metódico E eu também gosto muito disso .
Estava com um pio .
Sim , a gente começou a fazer vitibir , que é uma receita que eu tinha que era muito boa , e eu fazia uma vitibir com um fermento totalmente diferente , com coisas bem aleatórias , e ficava muito bom . Jogava lá e E aí ele fazia todos os . Ele realmente é um crânio .
Mestre , cervejeiro mesmo .
Eu era metido , só Ele .
realmente é o cara que entende de cerveja É porque você é um cara de repetir Para você a regra é para os amadores Como é que eu faço diferente , exatamente E aí a gente começou a fazer cerveja em casa .
Primeiro 50 litros por semana , só que os amigos começaram a gostar muito 50 litros já não dava . E a demanda não dava nem para a gente beber . Aí começamos a fazer 100 por semana Na varanda de apartamento , fazendo 100 litros por semana no sábado .
Aí você já tinha um problema de envase , que você já começava a botar isso pra algum lugar .
Não , a gente invasava em casa .
Era assim a gente produzia no sábado 100 litros e depois invasava também no sábado Você jogava pra garrafa Garrafa E aí você fazia a carbonatação na garrafa .
Não Aí , eu inventei um jeito de carbonatar no tanque com uma bomba .
Muito bom .
Eu comprei um negócio nos Estados Unidos que era de carbonatação , era uma pedra sinterizada lá . E aí eu fiz um esquema com uma bombinha que circulava , a cerveja no tanque e passava nesse carbonatador . Então em 20 minutos . O tanque estava carbonatado E aí já fazia em vase tudo por conta da pressão , tudo em casa , sensacional .
A gente já tinha a cervejaria top no barulho de casa .
Isso é um baita desafio . Os meus tanques eu comprimia o tanque e carbonatava com a fermentação .
Então já saía , carbonatava com a fermentação , então já saía carbonatado .
É que daí você acaba tendo off-flavors . Ali Eu podia ter off-flavors , mas aí eu tinha todo um esqueminha que eu fazia pra Não vamos entrar nessa maluquice agora . Mas tinha um esqueminha que eu fazia pra não dar isso E funcionava , dava legal .
Bom , mas resumo da história A gente conseguia fazer mais ou menos 180 garrafas de cerve E distribuía para os nossos amigos E mesmo assim a gente não atendia a demanda . Então a gente começou a limitar Cada produção é seis garrafas por pessoa .
Às vezes dava briga E aí um belo dia isso já final de 2017 , meio de 2017 , mais ou menos julho eu chamei um amigo meu , porque daí todos os amigos falavam assim o dia que isso aí virar um business , eu quero ser teu sócio .
Pô , vamos chamar esses caras agora Tem muita gente falando isso Esses caras gostando da cerveja .
Foi cevando a galera , dando cerveja , literalmente cevando . Literalmente cevando .
Aí eu peguei o mais empolgado dos amigos e falei chamei um dia ele pra um almoço . Aí falei negócio , é o seguinte os amigos falando bem de cerveja é uma coisa , o mercado é outra . Eu quero testar a cerveja no mercado de forma profissional e preciso de dinheiro . Daí ele falou não , beleza , vou ser teu sócio , quanto você precisa .
Eu falei não , você não vai ser meu sócio , eu preciso testar o mercado . Preciso de 350 mil reais . Esses 350 mil reais , é assim . Vou fazer a cerveja . Se ela ficar boa , se vender , eu te devolvo o dinheiro . Se não ficar boa , a gente vai ter que beber e eu não te devo nada . Ele falou beleza , aí botou o dinheiro .
Fomos pro Rio Grande do Sul , achamos uma cervejaria lá e aí chegamos lá pra produzir 2.500 litros de cerveja pra um teste . Aí botou o dinheiro . Fomos pro Rio Grande do Sul , achamos uma cervejaria lá e aí chegamos lá pra produzir 2.500 litros de cerveja pra um teste . Saímos de lá com um contrato assinado de 20 mil litros . Meu Deus .
Deu certo pra caramba o negócio .
Eu vou criar um termo , eu vou dizer que eu franquei o cara Assim , se tu chegava velho , você entra , se der certo se deu bem , se não perdemos dois . Isso é o Frank . quem é o cara ?
Peguei Frank , quem é ?
o cara .
Porque eu sempre tinha uma lógica que eu não gosto mais de falar ela porque já sofri muito com ela , que é assim , já que vai doer , vamos fazer doer o máximo possível tudo de uma vez , só porque depois Se o remédio é ruim vão tomar de uma vez . É isso aí .
É isso É que é ruim , né , porque não é muito fácil depois , mas assim produzimos os 20 mil litros . Daí a gente fez um lançamento no IAP aqui em São Paulo . O lançamento era O dono do IAP falou assim não traz duas caixas de cada rótulo e um barril . E é O lançamento , é isso
¶ O Lançamento Da Cervejaria Artesanal
. Eu falei não , você não conhece meus amigos , você não conhece meus amigos . A galera bebe e bebe . Não , você tá iludido . Todo mundo que lança uma cerveja no mercado fica iludido , que vai vender muito porque os amigos compram e depois não é assim .
Eu falei ó , assim vamos fazer o seguinte deixa eu trazer a quantidade que eu acho que eu preciso e se não vender , eu levo de volta consegui nada , não precisa me pagar nada . Ele falou ah , então beleza , aí beleza . Esqueceu de dizer .
E aí é engraçado porque a noite , pra você ter uma ideia , o lançamento foi dia 6 de novembro de 2017 , o lançamento do EAP . Uma semana antes eu não tinha nem CNPJ pra produzir as cervejas . Eu consegui convencer todos os fornecedores que eu ia arrumar um CNPJ pra emitir a nota um dia comprei tudo na física e aí o lançamento era sábado .
O CNPJ saiu na segunda-feira . Na segunda-feira a gente mandou imprimir os rótulos que na época , como eu ainda tinha saído o CNPJ , eu não tinha ainda o código de barra .
Não tinha nada , só Eu não tinha o número do mapa não tinha nada Mapa . Isso . Então Eu tirei o mapa antes . imagina o rolê que foi . É difícil pra caramba .
É que o mapa daí foi da cervejaria que produziu Daí , não tinha data de validade , não tinha nada .
Então , assim a gente fez um rótulo que permitiu que escrevesse à mão algumas coisas tipo data de validade , mas mapa , essas coisas já estavam tudo ali E aí a gente foi de carro pra Bento Gonçalves , 1.200 quilômetros , buscar a cerveja que a gente ia vender no sábado Caraca . Com qual carro ?
Só por curiosidade , na época , como eu tinha uma X3 na época , só que eu vendi troquei por um Up porque eu tava investindo na fábrica .
Um Up . O Gomes quase derrubou o microfone .
Se não um Up aqui , eu já me É que eu pedi .
Nessa época , novembro de 2017 , eu já tinha pedido demissão do Itaú . Então eu falei cara , vou reduzir todos os meus custos possíveis . Então troquei por um Up E o meu amigo tinha uma , um mini SUV desses aí . Aí a gente foi com os dois carros , viemos com os carros até o teto assim , de cerveja .
Só um comentário Eu preciso comentar sobre isso É o seguinte eu tinha um Kicks na época que eu tocava cervejaria .
Então ele tinha um Kicks .
Eu já carreguei 12 barris de 50 dentro de um Kicks de forma inexplicável . O que acontece com um Kicks , quando você bota 12 ? Que assim , ah , cabem os barris , cabe . Aí eu b e falei vai dar certo , quando você coloca ele cheio , o carro vai lá pro chão e daí você sai matando formiga no caminho .
Então daí a gente trouxe 66 caixas , A gente trouxe 66 caixas de garrafa e 8 barris de chope de 30 litros nos dois carros . Bom , resumo da história O up é pequenininho .
Não cabe muita coisa .
Os rótulos ficaram E olha só , eu fiz tudo na promessa . Né O dono do bar queria a nota fiscal da cerveja . Eu falei não , não , eu vou te dar um dia , fica tranquilo , tá chegando .
No dia do lançamento . Você vai ter E pera aí quem tava dirigindo o que que você era . Você vai se fuder em algum momento . Vai ser legal . Você vai ter uma história boa pra contar , mas em algum momento Não , e é engraçado porque a gente saiu .
Eu lembro a gente foi buscar essa cerveja , então acho que era tipo quarta ou quinta-feira . Saímos do trabalho , Pegamos o carro 1.200 quilômetros pra Bento Gonçalves Pertinho . Carregamos volta dirigindo . Então em dois dias a gente dirigiu 2.400 km caramba pro lançamento . Lançamento sábado . Aí sábado de manhã a gente tava rotulando as cervejas , encaixotando .
Eu decidi levar 24 caixas de cerveja rotulou no braço 24 caixas de cerveja levamos pro lançamento e 8 barris aí chegou lá com a cerveja o dono do bar . os caras são doidos , Tá louco . Bom resumo da , história 4 da tarde . Lançamento abriu Era 6 da tarde . Tinha gente até do outro lado da rua E já tinha acabado a cerveja .
Nossa , as 24 caixas .
Uau . Daí falei cara , o que que nós vamos fazer , O que que nós vamos fazer , Tinha mais 40 caixas lá em casa , Só que sem rótulo . Vamos montar uma operação aqui . Aí , os amigos estavam lá falaram não vamos ajudar aqui , Vamos montar uma operação de rotulagem e encaixotamento no estacionamento na frente do IAP . Nossa cara , tem uns vídeos aqui .
Cara , imagina Aí galera E temperaturaando tava quente . Mas é que o pessoal tava comprando pra levar porque quem tava bebendo lá tava bebendo o chope e aí então operação de rotulagem , encaixotamento no estacionamento . A gente levava as caixas . Quando a gente chegava , aquela que tinha levado antes já não tinha acabado .
Vendeu as 66 caixas E os oito barris de chope , foi tudo . O dono do EAP fala que nunca tinha visto na vida dele um lançamento desses , no dia do lançamento por conta do bus que gerou , esses meus amigos falaram não , você tem que montar uma fábrica , você tem que montar uma fábrica E essa era a tua receita toda da cerveja .
É , tinha a Viti Beer , tinha uma IPA que esse meu amigo tinha feito , era isso . Aí Mandou bala , mandou bala E aí no lançamento , no bar , os meus amigos , não temos que montar a fábrica , vamos montar a fábrica . Falei beleza , vocês querem montar a fábrica ? Preciso de 6 milhões e meio para começar . Se organizaram lá e falaram beleza , vambora Já foi .
E aí começou , cara Sensacional . Só que daí o que eu fiz , né Pedi demissão do Itaú . Eles falaram não , ninguém vai pagar teu salário . Investimento pra pagar salário de sócio não é investimento , né É despesa . Eu falei beleza , então eu pago meu salário por 12 meses , mas no 13º mês a empresa tem que ter condições de me pagar .
É , tem que ter , pô , bora , né Tem que ter . Eles falaram beleza , o problema é teu , é você que vai montar .
Você tem 12 meses pra fazer isso , dar certo .
Chegou a tua vez agora .
Aí o que eu fiz , né 12 meses . Eu tive que construir uma fábrica que eu determinei 3 meses o prazo de construção dessa fábrica . Então teve obra civil lá dentro , tive que comprar equipamento . Daí comprei os fabricantes de equipamento . Falei , cara , eu só fecho o negócio se você me entregar nessa fábrica .
Então fiz todo um cronograma de entrega parcial quebrada , mas que eu conseguiria estar com a fábrica funcionando em junho . Isso E licenciada , você tinha que licenciar também . Né Tinha que licenciar , só que só pode licenciar uma fábrica quando ela está pronta .
Está pronta porque acho que ela vai me inspecionar .
Ele vem inspecionar a produção É tudo documentado .
Então , assim eu construí a fábrica em três meses , fazendo gestão de 50 pessoas , entre eletricista pedreiro mec , entre eletricista pedreiro mecânico , tudo com Scrum Kanban .
Fazia dele com pedreiro todo dia , dami , com pedreiro , é o que te falaram .
Quem já ?
passou por obra sabe . Eu já ia falar assim você planejou três e fez em seis .
Você fez em três O cara tá usando até ágil com pedreiro . O cara piou .
Os caras falavam assim cara , esse cara é chato todo dia de manhã ele . Ele mexia o saco , cada um vai fazer quanto tempo vai levar . e botava os post-its lá .
Caramba , você realmente fez isso com os pedreiros Nossa cara .
Genial do amor de Deus , Não ia engraçado Vamos pedir autorização pra usar a sua imagem pra fazer uma charge na sexta-feira , cara , e aí assim ó , os pedreiros , e tal eram pessoal , tudo de outras cidades ali perto de Itupéva , né , e eu falei ó , vamos fazer o seguinte segundo andar do galpão , aqui a gente vai transformar num dormitório . Vocês vão morar aqui .
Ninguém sai daqui enquanto não acabar esse negócio . Caramba velho , porque eu já conheço como que são os pedidos .
Terminou com o Ero .
O negócio atrasou entendeu Daí , só que assim eu chegava lá sete da manhã e ia embora às vezes meia-noite . Cara Almoçava com eles , levava eles . Tinha uma churrascaria num posto de gasolina ali perto , eu levava eles almoçarem todo dia na churrascaria .
Acho que a cara ficava felizão É Não .
e a churrascaria era assim , o piso era de cerâmica , assim escorregava de tanta gordura , tanto que a gente apelidou de gordurol o nome do restaurante E aí então consegui em três meses conseguir construir o negócio , só que ao longo desses três meses eu fui aumentando o escopo deles .
E aí cada vez tinha que negociar .
Tanto que chegou uma semana antes da inauguração que já estava tudo fechado com banda uma , banda de Santa Catarina . Prefeito todo mundo já Tinha feito um puta buzz em cima do lançamento . Eu falava cara , data está fechada , não tem um dia de , não dá para mudar .
Então , assim , uma semana antes eu estava com metade da fábrica que os meus sócios chegavam lá e falavam cara , é melhor mudar essa data , você não vai conseguir terminar . Eu falei vou .
Aí , cheguei pros pedreiros e falei ó negócio é o seguinte temos uma semana e os caras já não aguentavam mais , já estavam pedindo pra sair , e aí eu falei ó , o negócio é o seguinte eu vou dar mil reais pra cada um se a gente terminar na data . Ah , esses caras não doíram mais . Aí era madrugada , toda madrugada a gente tava trabalhando lá .
Você ouviu os pedreiros com martelo às três da manhã .
Lanterna no .
No dia do lançamento tava lá preparando banda , preparando tudo pro evento . Ainda tinha pedreiro arrumando coisa , detalhezinho , então assim o negócio foi loucura . Depois a gente conseguiu montar a fábrica , né Aí licença do mapa . Às vezes tem fábrica que leva um ano pra tirar licença do Ministério da Agricultura . Eu tirei em um mês .
Uau , o que a gente fez , dei entrada , vou fazer gestão do cara . Aí ligava lá no Ministério da Agricultura Quem que é a pessoa que tá com o meu processo ? Ah , é o tal beleza , ligava todo dia lá . O tal tá aí , não , não , nunca o cara tava aí . Eu falei beleza , aí fui um dia você foi lá pegou
o cara foi lá sentei numa cadeirinha lá eu fiz a mesma coisa colei no cara , cheguei lá na recepção , cadê o cara .
Ah não , não sei nunca , nunca se acha e sabe quem é o cara .
Eu falei beleza , vou sentar aqui .
Sentei todo mundo saindo para o almoço . Como é que é teu nome ? Como é que é teu nome ? Até que achei o cara . Eu falei opa , você está com o meu processo , quero saber . Não sei o que dele . Ele falou não , mas eu estou indo almoçar .
Eu falei beleza , te já era Duas . dois dias depois o cara mudou o número do celular .
Cara , se o cara soubesse , ele ia achar carimbado antes de qualquer coisa .
Aí o cara , o que ele fazia , né Ele gerava todas as pendências do meu processo . Ele gerava as pendências Você ia lá e . A gente já estava no site . Olhando assim , chegava a pendênciaonto amigo Ó , já resolvi as pendências , aí tá com você . Daí ele falava não , você não viu , mas eu acabei de te mandar um monte de pendência nova .
Eu falei sim , eu tô falando dessa Tá com você . Não , não acredito , Não é possível . Aí cara , eu fiz um inferno na vida desse cara .
Imagina ele lembra disso até hoje . Certeza entendeu .
E eu ligava pra ele , ligava pra chefe dele e falava assim vocês estão ferrando com o empreendedor brasileiro , estamos tendo prejuízo aqui . não sei o que , não sei o que Puts . Acho que eles nunca vão esquecer de mim lá .
Não , não vão .
Tem uma foto sua lá .
Tem uma foto sua lá Aí conseguimos aí conseguimos toda a documentação , tudo
¶ Crescimento E Reinvenção Da Cervejaria
.
Acho que era agosto , setembro a gente começou a produzir e final do ano já tava dando faturamento . Já tava produzindo 35 mil litros mensais sensacional , cara caramba .
O que que é isso ? cara a gente , acho que a gente , Eu acho que a gente conseguiria falar aqui uns 12 horas , eu acho , mas Não dá vontade de engatar em um outro dia Não dá vontade de parar nunca . mas eu tenho que te perguntar né cara , como é que você voltou assim a cervejaria ?
tá lá , tá rodando , né tá Inclusive a gente Os links no final ele vai deixar os links , mas vai estar todo aqui na descrição do episódio .
Quando é que você decidiu discutir o collab da cerveja no pote de café ?
É pô cara é sensacional . Quando é que você pensou e voltou de novo pro mercado ? você tá no BV . Como é que você voltou pro mercado financeiro ? Como é que foi isso , essa história , bom ?
2020 , pandemia , né a gente , tava bombando a cervejaria . Tava crescendo 300% ao ano , tava bombando mesmo porque era um modelo . A gente conseguiu criar um modelo que já tinha no mercado , só que estruturado do jeito que a gente fez , com a qualidade que tinha e o preço por conta do volume .
Todo mundo queria produzir com a gente eles estavam se ganando total a gente chegou . Teve épocas que a gente produzia para 25 cervejarias .
Cigana é quando você produz para outras marcas , bota os brands lá .
E a nossa marca , que era a Unicorn , na época que era Assim , estava em todos os bares de São Paulo . A gente estava muito bem Estava bombando assim Tanto que a gente não conseguia nem dar foco pra entrar no varejo que a gente não atendia a demanda construiu uma logística própria , porque as logísticas não atendiam o volume que a gente tinha .
Putz , o negócio foi só . Eu só ligava pros meus sócios cada uma vez por mês cara , preciso de mais um milhão , preciso de mais um milhão e meio . Então o negócio foi realmente crescendo e aí o o que acontece Quando estourou a pandemia , o faturamento nosso estava X .
A gente estava aí chegando num break-even e de repente estourou a pandemia , o faturamento foi a zero Porque os bares todo fechou .
todo mundo estava para baixo .
E aí eu fiquei um mês em depressão em casa . Aí falei cara , acho que eu tive uma ideia . Daí chamei os sócios , falei ó negócio é o seguinte meu plano pra gente sair dessa .
A gente tinha uma marca chamada UX Brew que era User Experience , e eram cervejas malucas , assim que a gente fazia com ingredientes muito loucos cerveja de quiabo , sei lá , é e aí , e o design dos rótulos era um negócio muito legal , assim .
Tinha toda uma história que a gente criava e a gente montou um processo na fábrica que em 30 dias a gente idealizava uma receita . No caso , normalmente eu escolhia qual era a mistura mirabolante que a gente ia fazer . O André Kunrad , que era o meu sócio mestre cervejeiro , transformava isso em realidade com uma receita .
Então a gente pegava em 30 dias e idealizava um rótulo novo , uma cerveja fazia a receita , comprava os insumos e aqui não tinha teste , teste , era produção . Então se desse errado , era 2 mil litros de cerveja no lixo . Já era , não tem , e aí era um prejuízo de 50 , 60 mil .
Você só sabe como é que vai ficar depois que está pronto . E depois que está pronto , leva um tempinho de produção Não é amanhã .
E no começo da fábrica às vezes as cervejas não ficavam boas . Eu abria o tanque no ralo de 8 mil litros .
Só as pessoas ficavam loucas Eu imagino Cara a cerveja tá boa .
Não não tá tão boa .
Ficou muito . isso Porque ?
é o seguinte é um compromisso com a qualidade . Você pegou , tem uma flavor , tem um negócio cara . lixo Como assim .
lixo Não , mas dá pra beber Como assim Lixo Não , mas dá pra beber O que eu vendo não é o que dá pra beber , é isso aí . Então esse modelo em 30 dias a gente idealizava a receita , fazia , comprava os insumos , produzia , fazia todo o rótulo , o marketing e tava no mercado em 30 dias Entregue no Brasil inteiro .
Então assim era um processo muito usando , muito aqui , gestão de projeto , mesmo waterfall pra fazer cerveja . E aí eu falei cara , a solução pra sair dessa é pegar . E aí os lançamentos dessas cervejas malucas , eles davam um buzz muito grande no mercado .
Falei , cara , nós vamos fazer o seguinte vamos reduzir o volume de produção pra mil litros , que era o mínimo que eu conseguia fazer . Vamos fazer pequenos lotes , muita variedade , porque o lançamento ele vende . Então eu não podia fazer um volume muito grande , porque senão ia ficar em estoque .
Então a gente fazia lançamentos aquele público queria experimentar aquela coisa diferente e morria ali e aí a proposta pra eles , pra pandemia foi assim nós vamos pegar , vamos pegar as sommeliers que a gente tem , vamos fazer live , vamos pegar a somelete que a gente tem , vamos fazer live de lançamento , pandemia .
Né vamos chamar convidados , vamos misturar tecnologia e assuntos aqui com os rótulos , tanto que o primeiro , o primeiro rótulo que a gente lançou na pandemia foi Double Quarantine , o nome dele .
Muito bom , double Quarantine é um bom nome e fez muito sucesso . a gente fez a Double Quarantine o nome dele . Muito bom , double Quarantine é um bom nome .
E fez muito sucesso . A gente fez a Double Quarantine 1.0 , 2.0 , 2.5 , 3 , 4 .
A gente também achou que ia ser só um ano de pandemia .
Não , e aí o que acontece . Esse Double Quarantine . Eu falei cara , nós vamos fazer Pandemia , não tem recurso , né As cervejarias estão produzindo álcool em gel pra ajudar na pandemia . Não tem , é exato . A cadeia produtiva não tem mais insumos pra vender . Não tinha mais lata , não tinha rótulo , não tinha nada . Era difícil comprar insumos .
Então nós vamos usar o que a gente tem dentro da fábrica , os ingredientes que a gente tem na fábrica . o rótulo vai ser da impressora térmica que a gente imprime a etiqueta das caixas da logística . A gente vai usar de rótulo aquilo . Então vai ser roots . O negócio E puta ficou deu um sucesso absurdo .
Aí o pessoal saiu da questão .
E aí a proposta é nós vamos produzir cerveja num volume que a gente nunca produziu antes E vamos ver o que dá . E o sócio falou cara , assim vai gastar mais dinheiro . A gente já tá ferrado , vamos fazer , começamos a fazer Os caras ligaram pro psiquiatra e falaram assim ó fica de plantão .
E nós vamos internar . Pode ser que a gente precise internar esse cara dessa
vez . Tem um cara que gosta de viver no limite , é . E o que aconteceu Isso foi em maio . Em junho a gente começou essa história . Em julho a gente bateu o recorde de produção e de faturamento E aí começou a crescer . E lives , fiz uma live , uma vez , de criptomoedas .
O rótulo da cerveja era CryptoHops , o nome Tinha easter eggs de logos , de todas as criptomoedas . Aí chamei um especialista de Bitcoin , de blockchain , pra falar na live . Puta , foi muito legal . Que bacana cara . Então eu ficava inventando essas coisas . Um dia achei vocês conhecem o Linux Tips , ele tem um podcast também , faz live e tal de tecnologia .
Basicamente ele era um cara de Linux , tem bastante seguidor , ele mora na Holanda e a gente começou a exportar a cerveja pra Holanda . Um dia eu mandei um lote de cerveja lá pra ele .
Um monte de coisa chegou na casa dele lá e ele fez uma live com a cerveja e aí eu fiz uma cerveja chamada Python Hops pra ele então assim , cara , a gente começou a inventar um monte de coisas e começou a dar muito hype e começou a dar certo . Então saímos do buraco . Você criou um nicho . Você criou um nicho E aí tava indo bem .
a gente criou um buraco financeiro nos primeiros meses ali , porque a gente não tinha mais capital de giro .
Mas o que já não te assustava , porque você sabe que Exato a gente estava trabalhando , alavancado a gente estava trabalhando alavancado , estava dando para respirar , só que chegou no final de 2020 , a segunda onda da pandemia veio , e aí a gente não tinha mais de onde tirar dinheiro . E aí foi um problema .
E aí eu sempre tinha por conta do meu histórico de tecnologia . Volta e meia me ligavam headhunters me oferecendo oportunidades . E aí eu cheguei pro meu sócio e falei cara , já cortei todos os custos da fábrica , não tem mais onde otimizar . O maior custo agora sou eu . Eu vou me demitir e nós vamos tocar a fábrica remoto . Vai ter um SEO virtual .
Aí , porque eu não vou mais tocar esse negócio , porque a gente precisa economizar custo . E aí , junto com isso , eu recebi uma proposta pra conversar com o pessoal do BV lá . E aí gostei e isso foi em novembro 2020 , dia 7 de dezembro de 2020 , comecei no BV .
Fiz um acordo lá que eu ia tocar a cervejaria , ainda part-time , por uns meses até eu conseguir estabilizar . E aí fui atrás de uma empresa de um outro grupo de cerveja , pra fazer uma fusão , pra passar a operação pra eles , e aí a gente conseguiu fazer .
esse grupo é a CBCA , né Hoje , agora essa fábrica e os sócios , todos da startup fazem parte do grupo CBCA . A gente é acionista lá , que bacana cara . Então foi assim que eu acabei caindo no BV .
Ai cara , se demitindo da própria cervejaria . Você voltou para o mercado financeiro e voltou para o BV e a metade TI , cara sim sinceramente , E é o cara que não para né . Qualquer um vai ligar para o PD e falar eu estou com uma ideia aqui para a gente abrir uma construtora Muitas vezes na vida .
Eu conheço um cara , sinceramente , com a história tão fascinante , com tanta história para contar , igual você , andré Tipo . Assim acho que eu ficaria aqui o resto do dia a gente ia ter assunto pra conversar .
A história não falta Cara , mas infelizmente Mas não é o flow , galera , não é o flow .
Não é o flow ainda . Não é o flow ainda .
Mas haverão oportunidades , com certeza .
Vamos ter que gravar outro . Continuar a segunda versão Será um prazer . Foi muito bacana Porque ?
cada assunto aqui tem tanto pra tirar de cada assunto que assim não é apenas sobre a sua história . É realmente inspiração , perspectiva , a forma de você encarar as coisas e cara a tensão de onde é que você termina a história Exato .
eu tava sempre em agora , em agora , em agora , Vai dar certo no vácuo . Vai dar certo no vácuo . Que deu certo deu , Eu queria saber como né . Que deu , certo deu , Eu queria saber como né . Aí que é o X .
Deu , certo , tá vivo , cara O cara . Tá vivo , o cara quer saber o que houve agora Exato , é isso aí .
Mas chegamos naquele momento né , mr Anderson .
Terminamos sempre com considerações finais do nosso convidado . A gente deixa o microfone à vontade . Se fazer jabá enfim deixar mensagem esperacional co enfim .
Deixar mensagem inspiracional cobrar quem tá te devendo , fica bom tá contigo no microfone , link , se quiser .
cara . eu acho que a mensagem que fica da minha experiência é nunca desista quando você tem um sonho . se você pensar muito bem , se você não desistir , se você acredita , acredita em você , não no que os outros vão te falar , vai atrás que vai dar certo .
Claro que tudo tem a ver com o quanto de risco você quer assumir na tua vida , o quanto de percalços você quer ter e o quanto você está disposto , porque depois que você começou você não pode parar . Desistir na metade é a pior opção . Então eu diria que Desistir na metade é a pior opção .
Então eu diria que acho que não desistir é um bom conselho quando você tem um objetivo . Eu sempre me inspirei muito nos grandes líderes E todos eles têm histórias muito difíceis de muita persistência , né ? Então acho que tem muita gente que fala aí , os coaches da vida , aí né , que falam a persistência ganha sempre do talento , né ? E é isso .
Tá aí um exemplo , tá aí um ótimo exemplo . Então , realmente , pra mim , mim , a persistência é a palavra e a segunda é o mundo vai se dar bem no futuro .
na verdade , agora , agora é o futuro , mas quanto mais o tempo passa , mais importante é as pessoas aprenderem a aprender , então ninguém mais é especialista numa coisa , só as tecnologias estão mudando muito rápido . importante é as pessoas aprenderem a aprender ? Então ninguém mais é especialista numa coisa , só as tecnologias estão mudando muito rápido .
Se você não tiver o skill do aprendizado no teu DNA , vai ter problemas futuro . né , porque as profissões , elas vão se transformar muito rápido .
Sempre , né ,
¶ Legado Inspirador Da Cervejaria Artesanal
cara . Essa mensagem é profunda , vale uma camiseta inclusive , né Vamos sempre estar dispostos a aprender , a aprender , André . Muitíssimo obrigado , cara . Os links pessoal . Quem quiser conhecer o perfil um pouco mais da história da cervejaria vai estar tudo na descrição aqui do episódio . Clica lá que vale a pena , Sensacional .
Agradeço muito por ter compartilhado essa história com a gente , com os nossos ouvintes . É inspirador . Eu tenho certeza que todo mundo que ouviu aqui agora e todo mundo que tem aquele sonho , aquela ideia , sai com a energia renovada de ouvir sua experiência , cara , E parabéns pela sua história de vida . É sensacional , É um prazer .
É um prazer . Acho que a experiência tem que ser compartilhada , né Senão não vale pra muita coisa , né Quando a gente tava falando de legado , né Qual o legado que você quer deixar . Sim , verdade , eu acho que é isso , sabe , é poder ensinar as pessoas , ajudar as pessoas com a experiência que eu adquiri na minha vida .
Sensacional . Muito bem É isso aí Fica aqui .
esse aqui é uma contribuição pra eternizar esse legado . aí Vamos espalhar essa mensagem . André , obrigado pela tua presença E galera , vocês sabem que esse é o primeiro com o André Teremos mais Teremos , mais Vamos ver sua agenda .
Obrigado , galera .
Valeu .
Obrigado , pode . Café da TI , quinta temporada .
