¶ Apresentação dos participantes
MÚSICA . Muito bem , muito bem , muito bem . Estamos começando mais um Podcafé , tech Podcast , tecnologia e cafeína . Meu nome é Anderson Fonseca , o Mr Anderson , e não existe tentar só fazer Frase de dioda .
Aqui é Guilherme Gomes de Morrinhos , porque agora eu vou defender a bandeira do interior de Goiás . Bora pro podcast Sensacional , diogo Junqueira . Dioda né , o CEO da ACS Pro e da AC Cyber Pro E co-host aqui com meus colegas . Saudade , sexta temporada do Podcafé Tech E temos hoje um convidado especial . Vou deixar ele mesmo se apresentar .
Fala aí , galera Alexandre Ricói , eu sou de Campinas . Apresentar . Fala aí , galera Alexandre Ricói , eu sou de Campinas , não torço pra nenhum dos dois times da cidade . Meu esporte é automobilismo . Ah , sensação , automobilismo cara , muito bom .
Nossa e ele contou umas bastidoras . Agora a gente vai perguntar mas antes cara temos que explicar pro nosso pessoal . Estamos aqui na sexta temporada . Mister Andres , que história é essa cara ? Era pó de café da TI , agora é pó de café tech . Conta pra gente ? Ah ?
você que tá aqui assistindo esse episódio , você tá se perguntando duas coisas . Primeiro , por que o Diogo tá tão curvado pra frente ? Não sei Boa pergunta , é , eu também não sei , é boa pergunta . E segundo , o que houve Mudaram de nome , não apenas de nome . Na verdade , já não cabia mais dentro de pó de café da TI tudo o que a gente está fazendo .
Esse negócio não para de crescer , os assuntos não param de explorar cada vez mais os confins da tecnologia . Por isso saímos do apenas gestão de TI para falar de todo o tech . Então agora para frente , pó de café tech , não apenas com essa novidade , mas muitas outras novidades , começando pelas redes sociais . Você pode seguir lá , arroba Pode Café Tech , você pode .
Enfim , você vai ver a lojinha do Pode Café .
Comprei .
Há cinco anos .
Comprei Genial o endereço Podecafétech . Podecafétech nosso website Sensacional Tech com H . no final né cara .
Tech , de tech . Então assim , você ouvinte está perturbando a gente . Já faz cinco anos querendo comprar camiseta querendo comprar uma caneca dessa . Quantas canecas e camisetas a gente mandou de graça . A gente mandou assim uma muita coisa . Isso não vai mais acontecer . Centenas .
Acabou essa farra .
Quem ganhou , quem ganhou ganhou , quem não ganhou , o nego não acredita . Mas assim um dia a gente mostra as provas . Até ano passado o pessoal mandava pra gente pedindo e a gente mandava sabe , o cara se dava o trabalho de mandar um e-mail e pedir , a gente mandava pra casa do cara . A gente fazia isso até ano passado . Acabou essa moleza .
Agora você vai ter que comprar comprar .
Não , a gente vai continuar ajudando vocês . Quando vocês mandarem o e-mail , a gente manda o link da loja . Ah , vocês têm um cupom , o cupom , o cupom , a gente vai mandar , o cupom , a gente vai mandar . Vamos lá . Desconto de ouvinte . É desconto de ouvinte . Vai ter , vai ter , vai rolar , mas vamos lá , vamos começar com o nosso convidado .
Ricói Encore além de ser de Campinas , gostar de automobilismo . Como é que você veio parar na área de tecnologia ? cara , era tipo assim . Vou dificultar para explicar lá em casa o que eu faço . Como é que você surgiu nesse mundo ? aí , eu estava vendo o seu LinkedIn aqui . Passou por várias empresas ,
¶ De estatística a programação Basic
grandes empresas , cargos extremamente importantes , né Chegou ali . A CIO Conta para a gente um pouco da sua trajetória , encore .
Cara , na verdade é uma trajetória bem interessante . Eu entrei na faculdade , na Unicamp em Campinas , em estatística . Cara , estatística , negócio lindo , você tem que calcular os negócios maravilhosos . No segundo ano de estatística eu estava de tanto saco cheio que a professora foi escrever um exercício na lousa .
Eu falei eu vou ler primeiro , porque eu não tô mais com esse saco , né Entendi . E o exercício era assim considere que a probabilidade de chover hoje é 10% e sabendo-se que ontem não choveu e anteontem choveu , calcule a probabilidade de chover amanhã . Calcule a probabilidade de chover amanhã .
Eu falei ah , não chegou , acabou acabou , acabou , acabou , acabou , acabou acabou , eu saí da sala de aula e fui no SAI , no Serviço de Atendimento , e tranquei a minha matrícula pra você ver o livro cara eu não quero saber mas assim agora eu vou ter que fazer um ponto estatística .
é muito fácil é tudo 50-50 ou é ou não é Acabou .
Qual que é a gente ? chuve 50% , ou chove ou não . chove Acabou E outra sai de guarda-chuva . né Põe um guarda-chuva no carro que se chover .
Você tem guarda-chuva E aí eu fui na cantina da Química , que é onde tinha né um clima assim mais legal , né Um clima mais legal A cantina assim imaginando né Tinha cerveja Vida e álcool na cantina Tinha álcool , tinha que vender álcool Tem que ser .
No mínimo eles aprenderam a fazer vodka cara . Era um unicamp , né Em 1980 .
A cantina da Química era eu tava bem zen pra comer Então eu fui pra lá me diverti um pouquinho lá e fui pra casa . Fizemos isso , eu e um amigo juntos . fizemos juntos . também chamamos Alexandre . A diferença era que esse Alexandre era rico , tinha uma agência de turismo .
o pai era cheio da grana , então ele foi trabalhar com o pai E eu , quando cheguei em casa e contei pro meu pai que era taxista , que eu tinha trancado a matrícula na Unicamp , cara , ele me zerdou naquele momento do nada que ele tinha e arrumou um emprego pra mim .
Falou agora você vai trabalhar E me pôs pra trabalhar com o primo dele numa software house pra programar basic .
Olha , só Caraca . Mister Anderson , encontrando a galera dele , pode ser por ?
isso .
Ninguém , mais aqui programou em Basic .
Você acredita .
Então , e aí .
A primeira linguagem que eu aprendi foi Basic , a minha também .
Aí , o cara tinha lá uma empresa que fazia um software pra laboratório de análise clínica e tal , e eu entrei nesse projeto e comecei a programar e tal e não gostei Cara peraí .
Desculpa , aonde foi isso Em Campinas ?
Em Campinas , mesmo Em Campinas é Chama , a empresa não existe mais . Né Chama Sisaplik . A empresa de um primo da minha mãe chama Eduardo Falsarela , um grande mentor da minha carreira . Né Me ensinou muito , me ensinou pra caramba . Ela não existe mais , essa empresa . Mas foi o meu berço , foi onde eu aprendi a não gostar de TI .
Certo , você começou a codar ali e não gostou . Pense que era uma bíblia . Chegou aí Não mas assim você começou como quase todo mundo . né , porque TI não se desapaixonam . Não , não . Normalmente as pessoas entram na faculdade às vezes tipo assim o cara entra num curso técnico sem saber o que é programação , acha que vai lá ?
hoje em dia vai mexer no Facebook , no Instagram na minha época era no Orkut Na hora que você dá a primeira entrada , assim pô programação lógica , essas coisas Não , não rola cara que o universo , porque assim pouca gente sabe disso .
Na verdade Você vai ali a tua experiência num laboratório de exames clínicos . Você vai lá , pega o resultado e vai . Mas assim é um universo . Eu já trabalhei também muitas coisas que eu fiz . Eu fui tecnologia em laboratórios clínicos .
Então assim eu conheço o rolê . É cheio de complexidade . Que legal . Tem uma empresa muito legal lá em São José do Rio Preto que faz um sistema muito bacana . Não vamos fazer .
Não pode , Pode .
É um ramo interessante . É um ramo muito bacana , não interessante o suficiente para te segurar lá . Não .
Cara . E aí eu comecei a programar , comecei a enjoar daquilo . Eu falei ó quer saber , cara me leva pra outro lugar . E aí esse meu primo , o primo da minha mãe , ele dava aulas de sistemas e aplicações na People , lembra da People Computação .
Eu lembro A People é o pioneiro aí na questão de aula de informática .
Isso exatamente Era informática né Era informática , curso técnico e tal , e aí eu comecei a entrar nesse mundo de educação . Né Dar aula lá dentro da People , e naquela época , revelando a idade , agora a gente dava aula de DOS , né DOS 3.3 .
Eu fiz aula de DOS cara .
WordStar . né cara , a gente dava aula dessas coisas de lógica , de programação , introdução à informática , esses negócios . né Até tem uma historinha bacana pra contar , lá onde eu tava dando uma aula ensinando o pessoal como que formatava um disquete .
né Porque aquela história de criar as trilhas , criar os setores e tal , fazer um desenho bonito na louça e tal , e naquela época , não sei se vocês lembram , era assim você estava com o disquete , você tinha um computador que tinha um drive , um drive Exato . Então você botava ele e ficava o disquete lá dentro . Tinha que ficar o disquete boot lá dentro .
Normalmente tinha lá o aplicativo , o WordStar , que você estava usando . você rodava o WordStar e estava escrevendo o pra salvar tinha que ter espaço no disquete , porque se não tivesse espaço no disquete você ia ter que tirar o disquete , mas você não podia tirar o disquete . Se tirasse , ia travar . Você só podia tirar se você tivesse outro .
Então eu falava nessa aula de formatação . Eu falava assim pessoal , quando vocês comprarem uma caixinha de disquete ? lembra aquela verbatim .
Inclusive . Eu sou um anterior desse . Aquele disquetão , aquele disquetão .
Aí eu falava pros alunos quando comprava deixa os 10 formatados , porque vai chegar aquela hora do Ctrl S , você vai precisar de um disquete já formatado Naquele momento . não dá , se não tem outro computador não dá pra você formatar , então já deixa formatado . Beleza , beleza pessoal .
Ó , entendeu como é que formata formate B2 , pontos , barra , não sei o quê e tal Barra Y barra Y vamos testar . Vamos Aí todo mundo testando os drivers . vão rodando daqui a pouco o aluno lá no fundo , cara dúvida É Como é que eu coloco 10 disquetes dentro do drive se só cabe 6 ?
Calma aí Ele enfiou 6 disquetes lá .
Peraí , peraí , peraí . Calma que essa pergunta Não peraí ?
Peraí , me conte-me mais . Você lembra aqueles drive-ons antigos .
Eu lembro , mas Você batia o dedo e foi pá Tá O cara enfiou seis disquetes .
E ele foi colocando .
Na hora Foi colocando e deu o comando
¶ Disquetes e histórias da computação inicial
Formate B , dois pontos Caralho . E aí quebrou né .
Quebrou o drive , é óbvio . Né Quebrou o drive . Ah , achei de formato dos três . Primeiro , é óbvio que ia dar . Eu tenho medo desse , cara , cara . E aí a aula acabou .
A aula . Acabou aí A aula . Acabou porque ninguém conseguia parar de rir , né A aula e o drive né , e o drive , é óbvio , né . E depois eu adotei isso pras próximas aulas . Formata os dez disquetes , mas Um de cada vez , um de cada vez .
Vamos deixar claro um de cada vez . né Um de cada vez Não cabe , não é um . Existia ainda aquelas Iria ser inventada aquela disqueteira que colocava . CD lá que tocava vários CDs ao mesmo tempo . Por isso que é idiota . Ele fala isso pra gente .
O óbvio tem que ser dito . Tem que ser dito . O óbvio tem que ser dito . Tem que ser dito , cara , ainda mais no TI . cara , se você não falar o óbvio , o cara faz errado .
Faz errado , tá aí um exemplo clássico , clássico , clássico E cara . e quando é que foi saindo dessa área , começando ali chegar a ser um CIO de grandes empresas ? como é que é pra você essa jornada , como é que significou pra você essa jornada ?
Cara , foi assim , ó , depois que eu dei essa ralada boa aí de dar aula de construir sistema né Desenvolver BASIC , clipper , delphi , aí vai entrando todas as linguagens , bancos de dados e tal , eu comecei a me interessar mais pelo lado da liderança , pelo tema liderança . Na verdade , hoje , hoje mesmo , eu trabalho com governança , inovação e liderança .
Então o posicionamento é governança e inovação , mas não dá para falar de nenhum dos dois temas sem liderança . Se você não tem um líder engajador e tal , você não consegue botar essas coisas em pé . Então , desde lá de trás , eu comecei a me interessar por esse negócio . Como é que é liderar gente , Como é que é esse ser chamado gente ?
E aí foi quando apareceu a primeira oportunidade . Até antes disso teve uma passagem bastante legal na IBM , até antes disso teve uma passagem bastante legal na IBM trabalhando com mainframe , adquirindo todo esse background aí .
E aí eu fui ser gerente TI de uma empresa lá em Campinas , e aí foi onde eu comecei a aprender um pouquinho a liderar gente de TI e ao mesmo tempo conhecer tecnicamente o que a gente estava implantando . Então , poxa , a empresa precisava implantar um RP . Quais os RPs que tinham no mercado . Então vamos conhecer os RPs .
A gente chegou a implantar o DataSul né Antes da TOTS comprar .
A TOTS aí comprava todo mundo .
Magnus , famoso Magnus .
Eu gostaria de fazer um . Essa separação que você fez agora me parece mais correta . Ele falou assim me interessei por gente . Mas quando você fala gente de TI , você está falando de outra coisa .
Não é isso .
É um tipo de gente de TI . É uma espécie , É uma espécie especial cara , não é só gente , é gente de TI .
E você sabe , anderson , esse livro que tem um capítulo escrito por mim É sensacional .
Vamos lá , fala um pouco . Vamos lá , vamos falar sobre o livro aproveitar apresentar o livro .
Não é sobre nós , apesar de não parecer . Criativos , inovadores e vencedores . Eu olhei e falei assim caraca , mas vamos lá .
Ele nasceu exatamente depois de eu ter um tempo trabalhando com gente e perceber algumas características nesse ser de TI . Então , por exemplo , esse ser conversa bem com Basic , conversa bem com Python , conversa bem com inteligência artificial , faz os prompts melhores que existem , mas põe ele para conversar com gente , se comunicar .
Põe ele para defender um projeto na frente do presidente do conselho da empresa , que é aquele cara que te dá a pitch de elevador .
Você tem aqueles
¶ Liderança e resolução de problemas
minutos e já era cara . É sua chance .
Não é . Então eu fui passando por tudo isso também . Teve empresa que eu trabalhei que eu tinha que justificar implantação de BI e eu levei 400 slides para fazer a apresentação . No quinto slide o presidente falou some daqui velho .
Você tá mandando .
Some vai embora né .
Então eu fui aprendendo essas coisas e fui vendo em mim também que faltava essas competências de vender , saber vender os projetos e tal . E também eu vi a dificuldade no meu time , nos meus times de TI .
Então , por exemplo , às vezes o cara está lá com um problema , ele tem um problema , e ele chega em você que é o superior dele , e fala chefe , temos um problema . Acho que essa é a pior frase que a gente que eu pelo menos poderia escutar . Não , não é um problema .
Acho que essa é a pior frase que a gente que eu pelo menos poderia escutar Identifico muito com o que você está falando .
Não , não é cara .
Qual é a solução ?
Eu me lembro quando eu era TI , ti e tal , até assim , meu chefe na ocasião era Rogério Onofre . Um abraço , ele era o prefeito , cara brilhante . O sujeito preparou um PPT , um powerpoint de 2 giga pra rodar num pentium , sei lá o que . O negócio não abria , não abria , não abria . Aí ele , o senhor , vai começar .
Quando então , rogério , o problema é que tem que abrir . Ele falou assim eu não te pago pra me dizer qual o problema . Você tá aqui pra me dar a solução mas é isso aí e ele tá certo ele tá completamente certo .
Ele tá certo . Talvez a forma né que ele fez não seja legal .
Foi lindo foi lindo nunca mais esqueci opa , calma aí qual o nome dele . Rogério Novo de vez em quando . Eu vou citar o Rogério de vez em quando eu chegar . Tem um problema ?
já tem a solução . Vamos discutir a solução e é um negócio .
Rogério , anota pra mim que eu vou gravar a frase do seu Rogério mas é uma parada que é importante .
Eu tenho altamente . Assim me incomoda , vocês sabem disso . Eu não gosto de discutir muito problema com liderança eu gosto de discutir muito problema com liderança . Eu gosto de discutir solução . Solução Porque peraí eu estou aqui , para quê ?
É ? eu costumo falar o problema é seu , a solução é nossa , vamos lá né .
E aí entra a inovação né Funil de inovação , ideias , mvp e tal . Isso é bacana . E aí , quando eu percebi que o time de TI que eu liderava tinha essa dificuldade , chegava em mim e falava assim o Ricoi , eu tô com esse problema , o que eu faço , então naturalmente você tem um pouco mais de conhecimento , você direciona , vai por esse caminho .
Só que quando você faz isso , você tá sendo injusto . Você tá sendo injusto com você e tá sendo injusto com o cara , porque o cara não vai aprender , nunca Entendeu . No próximo problema que ele tiver ele vai vir de novo .
Eu concordo plenamente com você .
O caminho que ele aprendeu é vou no recolhe o recolhe dá uma solução e eu sigo no recolhe e falo O cara não aprende a pensar E eu vou ficar lá resolvendo o problema e dando solução Não , não , não . Eu quero ficar pensando em podcast quero ficar pensando em tecnologia , vamos ensinar esse cara a resolver problema .
Então eu fazia pequenos workshops de resolução de problema com o cara Conte , mais cara , vamos lá . Então , quando o cara chegava , ó , eu estou com esse problema . Por exemplo , uma das coisas bacanas que está aí nesse livro , inclusive Inclusive eu já tô .
Vou sair daqui , vou ler esse livro e vou falar pra todo mundo que tem que ler esse livro . Tem que ler , tem que ler , já tô empolgadíssimo , vamos lá , tem que ler .
O cara chega com um problema e fala assim ó , eu tenho esse problema , o que que eu faço ? Aí , às vezes o problema é simples . Você tem a solução , é segura a Jerusa . A Jerusa quer sair pra sua boca e a solução Não segura . Não conta , segura . Faz pergunta . Então como é que você faria se você estivesse com essa situação ?
essa situação , essa situação , ah , não sei , tá difícil , né , esse curso tá difícil , tá beleza . Então , ó , pensa em alguém na empresa que é muito inteligente , que você admira , pra caramba , mas não precisa me falar . Só pensa como que esse cara resolveria esse problema .
Aí o cara fala assim não esse cara , aí ele faria isso , isso , isso , bingo , vai lá e faz , vai lá e faz , não é . Então você pondo o cara pra pensar na solução . E é muito lindo isso , porque às vezes leva 30 minutos , uma hora de discussão e o cara sai com a solução . E você não deu a solução pra ele , ele descobriu a solução .
Então acontecia muito assim . Né acabava a conversa , a pessoa falava Rico , aí o que você fez cara terapia , nada , ter o que você fez cara Terapia Nada .
Terapia no cara , entendeu , não fiz nada Você simplesmente cara , pôs o cara pra pensar .
Eu fiz pergunta . Então eu adoro fazer pergunta Quer ver um exemplo ? Um exemplo bem legal cara , uma empresa grande , forte , fazia coaching pra esse CIO . Lá , cio , hein , um dia eu tô numa sessão com ele , uma quinta-feira , era uma hora de sessão . Ele falou assim eu tô com um problema .
Qual o problema é o seguinte eu tenho que assinar esse contrato com um grande provedor de software do mercado . Começa com um O e se eu não assinar , se eu não assinar eu vou parar a operação da empresa inteira e deve ser contrato caro .
Eu vou parar a operação da empresa inteira E deve ser contrato caro que é com a Oracle , entendeu ? Fica a dica . Não foi o que eu falei . Não foi o que eu falei .
Não , eu tô falando Aí o que acontecia , eu falava bonitão , o que falta pra você assinar esse contrato . Não , o diretor financeiro não me recebe , mas você tá tentando há quanto tempo ? Tem três semanas , cara assim . Você tá esperando pra eu meter o pé na porta dele , eu jogar o contrato na mesa e Vai parar tudo . Não é Não , mas eu já fiz isso .
E ele não quer fazer . Eu falei não , essa empresa tem , presidente , tem O que você tá esperando , cara , tem um borgia , tem alguma coisa , tem dono ? né , vai subindo . Velho , vai subindo , falou Não , mas isso eu não vou fazer , isso eu não vou fazer .
Já tô até me preparando , mandando meu currículo , porque vai parar tudo , tal , tal , tal E aí , e ele vai ser o culpado . Se parar , ele , entendeu , vai ser o culpado . É ób hora , falei eu vou embora . Acabou a sessão . Vou te dar uma missão , e missão dada , missão cumprida Você vai assinar esse contrato hoje .
Eu não sei o que você vai fazer , mas eu espero uma ligação sua às nove da noite me dizendo que você assinou o contrato , simples assim . Essa é a missão que eu tô te dando . Eu não sei o que você vai fazer , mas você vai assinar esse contrato Eu me assino , mas tem que resolver isso . É , aí , fui embora e ficou puto .
Né Ficou puto , me xingou e não sei o que , e tal Deu 9h05 e ele me ligou , cara , ele falou Ricó , eu assinei o contrato . Não sei o que você tem na cabeça , você é muito louco . Falei , cara , atitude , só isso que faltava pra você . Leva lá e fala que vai parar E assina esse negócio . Não tem quem não assine esse contrato .
Por mais , se parar , né Na sessão a gente acabou fazendo conta né Se parar , quanto custa parar ? Custava três vezes o valuation da empresa . É tá louco Que é uma empresa . Aí ele falou cara , eu posso usar esse argumento . Eu falei você deve usar Já demorou né Exatamente Consequências .
Tem que calcular as consequências .
Quando eu fazia medicina .
Só de adendo aqui ele te ligou 9h05, . Se você tivesse me ligado 9h05 , eu ia falar .
Você tá cinco minutos at eu não quis ser tão moço porque ele me xingou tanto quando ele me ligou só pra ter certeza , entendeu você tá assim meu outro trás , você tem relógio e você sabe o que eu ia falar quando
eu tava fazendo medicina , eu tive uma aula lá onde você aprendia a fazer a reanimação o médico explicando mostrando lá , o professor mostrando o processo , aí tem boneco pra você simular a reanimação . Eu fiz a seguinte pergunta cara , mas peraí , com essa força toda que você tá falando pra colocar , eu não corro risco de quebrar a costela do cara .
Ele parou a aula toda e falou assim excelente pergunta corre sim . Agora , se você não quebrar a costela do cara , o cara morre . Você vai medir a consequência . Você vai falar assim não , não vou fazer essa força , porque pode ser que eu quebre uma costela . Meu querido , é isso , ou morrer Você tem duas opções .
Você está na situação pô empresa corre risco , então a empresa corre risco , tudo corre risco .
Você tem que medir a consequência E aí você consegue ordenar aquilo que é mais importante É isso aí Cara assim você passou de grandes empresas e eu tenho certeza de grandes transformações e eu estava acompanhando bastante você conversar no seu LinkedIn , postar muita coisa sobre a questão de TI tradicional . Primeiro , o que você define aí
¶ TI tradicional vs. TI inovadora
O que é a TI tradicional E como é que é essa questão dessas migrações das empresas da TI tradicional pra nova TI . Eu não sei como é que você tá definindo vamos lá , me conta um pouco sobre isso .
eu considero assim a TI tradicional , aquela TI que tem as áreas bem definidinhas ali dentro , uma área de sistemas que cuida da sustentação dos temas que estão ali legados , que faz a implantação dos temas que cuida legados , que fazem plantação dos temas , que cuidam do SAP , do TOTS , aqueles caras desenvolvedores , essa galera .
Tem uma área de infraestrutura que cuida da rede , do Wi-Fi , dos firewalls e tudo mais . Tem uma área de segurança de informação que pode ser mais robusta ou menos , dependendo do negócio , dependendo do grau de maturidade . Então eu considero esses três pilares uma TI tradicional E na verdade , se você me perguntar para que serve isso , eu vou te dizer para nada .
Não serve para nada . Serve para manter a empresa rodando .
Não vai gerar nada novo , não está gerando nada novo , não está agregando ao negócio . É sustentar ali o negócio e Não é , é isso aí .
Aí , você está ali na frente de uma TI tradicional e ainda quer reconhecimento . Sabe ser humano , ser humano quer ser reconhecido . Que confete . Ninguém vai te reconhecimento . Sabe ser humano . Ser humano quer ser reconhecido . Ninguém vai te reconhecer porque você fez uma implantação de SAP bem feita , Esquece . Ninguém vai te reconhecer .
É o mínimo . Você tá ali pra isso .
Ninguém vai te reconhecer porque o Wi-Fi tá funcionando perfeitamente .
Parabéns , o Wi-Fi tá funcionando . Vou te dar um troféu aqui um aumento é né muito esforço .
Eu pus fortinet e tal que é o melhor beleza , o cara para tudo .
Eu queria parar tudo . Agora o presidente da empresa agradecer porque eu estava no banheiro a conexão funcionou , funcionou funcionou perfeitamente , meu tiktok tava tranquilo enquanto eu na verdade é o contrário .
Né Quando a internet cai , Aí vai dar ruim , O que acontece Ao invés de você ser reconhecido você é unido . É sempre Quando o sistema , o SAP , cai , a empresa não consegue faturar por três horas . Nossa senhora , é o caos , é o seu que roda . Ah é Então , essa pra mim é a TI tradicional que você tem que botar .
Gente boa , ferramenta boa , deixar tudo funcionando e entregar pra alguém E sustentar aquele negócio . Entrega isso pra um terceiro cara , sei lá , pense em alguém aí . Sei lá , umas empresas dessas aí que fazem sustentação , entrega cara isso pra eles . Só não agrega nada dentro da empresa , a não ser que você seja uma empresa de TI , né .
Depende qual é o seu negócio O core né O core business do negócio CTI .
Na grande maioria das empresas que eu trabalhei o TI não era core , entendi . Então eu , quando acabava de montar uma TI tradicional , eu ficava boring , não tinha muito o que fazer . Eu falava cara , acabou , tem que procurar outra coisa para fazer . Não dá mais . Cara , sinto muito , tem projeto E abria isso claramente para os meus superiores .
Vou até aproveitar agora .
Você , que nesse momento teve um insight ouvinte , teve um insight Caramba , isso aqui eu podia estar terceirizando esse serviço . Por exemplo , fala sobre o nosso apoiador a C-Cyberpro . Que fazem isso inclusive ?
Que é ?
serviço gerenciado , você pega aquele básico .
Ao invés de usar a sua equipe para fazer aquilo , você coloca um terceiro que faz só que está pronto , é isso aí Eu apoio totalmente dessa forma .
É uma . É como se você terceirizasse a TI , Como É como se você terceirizasse a TI né Como se você A .
TI tradicional A base ali né . É que é manter né , agora aí você vai chegar e falar , porque muita gente não tem essa mentalidade . eu acho que aí que é interessante , mas e aí Eu não vou ter TI , o que a TI vai fazer Não é bem assim , né Conta pra gente . como é que seria essa TI inovadora ?
Então aí o que acontece Quando você está sendo selecionado no mercado o briefing vem assim né O cara tem que ser inovador , tem que saber de inteligência artificial , tem que ser parceiro do negócio , construir uma TI , parceira do negócio Balela .
Se ele for lá pra sustentar , é balela .
Você concorda . Concordo totalmente Se o cara quer você só pra sustentar , então , cara , assim , ó pega um , pega a C , entrega a sustentação . Cara , Não precisa pensar mais , É só sustentar Agora , quando realmente né , e isso acontece muito nas startups , nas empresas que nasceram digital .
Eu tenho muito orgulho de falar da CIT lá em Campinas , muito orgulho de falar excelente empresa , um cliente nosso pessoal , extremamente competente , galera eu sou amigo do Cesar Gon e do Fernando Mati e do Bruno desde a fundação da empresa .
Eu sempre brinco com eles que eu perdi a chance de ser sócio deles naquela época A gente trabalhava junto numa empresa E eu tenho uma admiração gigante por eles . Então , quando você vai visitar eu estive lá semana passada o Mauro me recebeu . Mauro , se você estiver vendo isso aqui , pô , cara , foi sensacional .
E você vê o ambiente , você vê a maneira , você vê o flow , você vê a inovação , você vê o negócio acontecendo . É uma empresa que nasceu assim , nasceu digital , nasceu dessa forma Numa empresa .
Aí , quando você pega e aí é onde que está o erro , né Você é um TI tradicional e você é desafiado a inovar , não funciona , porque não é o mesmo perfil , cara , você é TI tradicional , você é o CIO , lá você consegue negociar , mas na hora da inovação você precisa ter uma TI , aí sim , realmente sentada do lado do presidente .
Presidente , o que você pensa , onde , eu tenho que atacar . Quais são os processos de negócio que vão fazer com que o meu EBITDA aumente ? Porra mudou a conversa . Não estou falando de bit-byte , né Mudou a conversa . Quais são os principais problemas que você tem na sua receita ou na sua inadimplência ? Como é que está a sua inadimplência ?
Minha inadimplência está em 42% . Não aguento mais O que a gente poderia fazer com essa inadimplência . Esquece o TI tradicional . Tem um SAP , esquece . Vamos pensar em ideias para resolver a inadimplência . Eu posso simplesmente , e numa empresa que eu passei a gente fez isso e foi muito bacana .
Eu falei assim vamos zerar a inadimplência , vamos , vamos contratar uma empresa . Tem empresas aí que compram dívida dos outros . Uma porrada . A gente entrega todos os nossos boletos para essa empresa , inadimplência Zero , e ele fica com o BO . Ele vai cobrar nossos clientes . Se o cliente não pagar , paga ele . Ele assume o risco .
É lógico que ele põe um preço , nisso . Mas nós estamos falando de zerar inadimplência , não do custo . Estamos falando de zerar inadimplência . Então existe essa possibilidade . Então , cara , eu falei de TI , ah , porque o SAP tem um módulo de cobrança que se a gente utilizasse , dane-se cara , entendi deixa pra lá o negócio .
se a gente utilizasse Dane-se , cara , entendi , deixa pra lá o negócio . Ele tá lá fazendo a coisa dele , etc . É invento na nossa cabeça .
Tu vai precisar de um grupo que trabalha dentro da caixa e um grupo que trabalha fora da caixa Fisicamente , Anderson , Inclusive .
Tá , Qual que é a minha ideia , a minha proposta , né Que não é minha , É de um cara do MIT do livro Organizações Exponenciais , que é um livro bacana . Eu acho que tem muito empresário aí que precisava ler esse negócio E se quiser , liga para mim que eu mando o resumo Com o Prata lá que você dá um call de palestra , Não tem custo .
Eu mando o resumo . Comprata lá que você dá um call de palestra , Não tem custo , não tem custo . Eu mando o resumo do livro e acabou Essa galera que pensa em inovação .
ela tem que ficar fora da nave mãe . Ela não pode ficar no escritório onde tem aquela porradaria , onde tem o dia-a-dia , onde tem Não . Tira essa galera , Monta uma squadzinha , põe um cara de dados , põe o Scrum Master ali , põe o Dev , põe três , quatro Dev , começa pequeno E lá fora vem beber o dado aqui da nave mãe e faz o negócio aqui acontecer .
A hora que estiver pronto , você vai lá e mostra , Mas não pede , por favor . Olha presidente , eu preciso de um dinheiro pra montar um escritório com cinco devs . Qual vai ser a resposta ? É não . É óbvio que é . Não Entendeu , Ou vai ser assim , o que você vai trazer de retorno . Você já sabe o que você vai trazer de retorno ?
Você não sabe .
Então faz , faz , não pede , pede desculpa .
Chega lá e faz , é a máxima .
Né melhor pedir desculpa do que permissão , vai lá , faz . Você gastou um dinheirinho pequeno , se der errado , você errou pequeno . Aí você volta pro presidente , volta pro povo . Cara , eu investi 20 mil lá do meu orçamento que tava aprovado , e a gente perdeu esses 20 mil .
Então , cara , mas olha , a gente evoluiu , a gente chegou nessa ideia a gente aprendeu , entendeu O que acontece . então , respondendo a sua pergunta , essa é a TI que eu vejo próxima do negócio , e não tradicional . Nós de TI temos essa capacidade de conhecer os processos do laboratório . Quando a gente for fazer o sistema , a gente conheceu o processo .
Quando a gente for implantar um sistema de RP , a gente conheceu o processo da empresa . Então a gente tem na nossa cabeça o processo desenhado .
Sempre , sempre processo .
Na hora que você pega um cara desse e bota ele pra pensar em inovação . Ele inova no processo . Ele inova não na tecnologia , esquece de novo , né Esquece a tecnologia . Ele inova no processo E muitas vezes o que eu chamo de inovar no processo . A gente fez isso numa das fábricas que eu trabalhei . A gente tirou um cara que sentava numa sala .
Tinham dois caras , um sentava numa sala , outro na outra E o processo demorava porque o papel ficava parado aqui e o cara esquecia de levar . Por que não pôr um do lado do outro ?
Coisa simples Inovação Inovou pra caramba Tá pronto , aqui , faz aí agora .
Pronto , melhorou a produtividade da área em 39% .
Tem , e agora Pronto , melhorou a produtividade da área em 39% . Tem uma parada que , se não me engano , eu não me lembro , acho que é Fábula do Cavalo Morto , alguma coisa assim .
Você conhece né .
É exatamente essa pegada . Existe essa tendência de investir no cavalo morto . O cara está lá , tipo a ferramenta já nasceu morta ou já foi superada e o cara começa . O cara continua construindo adões puxadinha . Várias coisas não quer reconhecer que o cavalo tá morto exatamente , e aí gasta muita energia pra você refazer uma coisa que já existe pronta 20 soluções .
Ah , não , realmente o cavalo tá morto .
Chegou na mesma confusão e é muita energia que se concentra nisso que você começa a mobilizar mobilizar , mobilizar assim clientes nossos . Já aconteceu algumas vezes . O cara não , eu tenho uma solução em house que faz o que sua ferramenta faz . Eu falei assim , cara , eu te provo que sai mais barato usar
¶ Lidando com resistência à mudança
a nossa e você vai ter melhores resultados ? Eu duvido . Eu falei assim . Esse vai ser um desafio interessante .
Tá fisgado .
Sentamos pra bater papo , colocamos na ponta do lápis O cara tava gastando o dobro do que ele ia gastar na ferramenta pronta E eu tinha muito mais recursos .
É incomparável O dobro anualmente Tenta inventar roda recursos .
É incomparável O dobro . anualmente Tenta inventar roda , porque tem o custo escondido né Que a galera não percebe , né cara . E aí é o X .
Mas assim eu percebo que tem ainda Mudar . Né O ser humano tem resistência à mudança . Empresas tradicionais então tem muita resistência . Como é que você lida ? você vê o mercado , principalmente as empresas tradicionais , lidando com essa questão de ter que mudar , de ser mais inovador . Todo mundo é no papel muito bonito .
Vamos ser mais inovador , vamos ser mais E na prática , Cara é um trabalho muito difícil .
Sinceramente , cara É um trabalho muito difícil . Eu tenho feito esse trabalho já tem uns seis meses , participando de alguns conselhos de empresas tradicionais , muito tradicionais .
você pega agro , por exemplo , eu sou agrônomo , eu entendo bem do negócio do . Goiás , do Goiás eu entendo bastante do negócio é muito tradicional .
Mas quando , por exemplo , campinas , que é a cidade que eu moro , né Você pega empresas lá eu tenho trabalhado algumas empresas lá que você imagina , até que são empresas não muito tradicionais , mas na hora que você entra existe a curva da mudança , existe a curva da resistência . Então , como é que trabalha isso , cara ?
Como é que eu aprendi a trabalhar nisso Errando de novo ? né Como que eu aprendi a trabalhar nisso errando de novo , né como que eu errei . Qual foi o erro ? vamos pra inovação . Vamos pra inovação . Vamos pra inovação tentar evangelizar . Um dia eu falei que eu ia tentar evangelizar numa empresa onde todos os seis sócios eram muçulmanos . Meu .
Deus do céu .
E aí os caras me disseram não , aqui a gente vai islamizar , A gente não vai , Não vai evangelizar . Não , Eu , falei puta , tem que acabar de ser contratado . Falei nossa , você quer cancelar o contrato ? Já cancela . Fala agora , falei nossa você quer cancelar o contrato , já cancela , fala , agora Não .
Então , essa evangelização , que passa muito mais do que por uma mudança de postura da TI , passa por uma mudança de cultura dentro da empresa . Essa empresa nasceu , ela tem 70 anos vindo nessa tocada do tradicional , do tradicional , lembra os 5Ps do marketing . Então você muda gente , muda pessoa , muda praça e aqueles botõezinhos , você acha que não é mais assim .
O Philip Kotler , ele fala que não é mais assim . Então , gente , para Vamos ler Philip Kotler , vamos assistir uma palestra desse cara , pelo amor de Deus , nós temos que entender que não é mais assim . Então , gente , para Vamos ler Philip Kotler , vamos assistir uma palestra desse cara , pelo amor de Deus , nós temos que entender que não é mais assim .
Então , o que eu tenho feito , eu tenho participado dos conselhos e dou a minha opinião com relação à inovação , e já espero a pancada Já vem , né Ela já vem E eu vou lá só pra me divertir porque é uma pancada diferente da outra .
Imagino ainda mais em empresa tradicional , entendeu , vem um que fala de um jeito , sempre foi assim funciona . Resultado é x , y , z .
Imagino quem é você na fila do pão que chegou ontem aqui já querendo dar palpite aqui no nosso processo , que nós temos que mudar o que deu certo de 25 anos , eu já faço , já está dando certo Tem 50 anos essa empresa , três gerações . Não mexe nisso , cara , pelo amor de Deus . E aí você vai quebrando a próxima reunião , você leva dado .
Você fala a sua empresa tem 15 produtos , tem 10 deles que não estão vendendo . O gráfico de venda está para baixo e esses 15 produtos são os mesmos 15 produtos que vocês usam desde que a empresa existe . Então nós temos que inovar no produto , mas temos que mudar alguma coisa .
Se não está vendendo , será que não está na hora de descontinuar o produto desapego né cara , mas o na hora de descontinuar o produto . Desapego né , cara , né . Mas o cara não quer descontinuar o produto . Cara Por quê ? Porque foi ele que criou o produto , foi ele que ganhou dinheiro com o produto , foi ele que ficou rico com aquele produto .
Ele vai falar vou matar o meu filho , vai , você tem que desconstruir . Né Você tem que desconstruir , né Você tem que esquecer .
E construir tudo de novo . É , a gente viu durante os últimos anos , aí grandes empresas morreram . Vamos falar de Blockbuster agora , Walgreens saindo da bolsa depois de 100 anos na bolsa , porque fez uma escolha errada de aumentar a loja física em vez de ir para o e-commerce .
E aí você vê empresas que estão em 100 anos listadas na bolsa , o cara dando um puta passo pra trás . Por quê ? Porque tá no fio de quebrar por uma direção errada , por não ter entendido que tinha que mudar .
Por não ter inovado . Por não ter inovado .
E também vemos o inverso , que eu posso citar aqui . você falou de BlackBerry , a gente pode falar de Netflix . Isso Que tava ali alugando os DVDs por alugando os DVDs por correio e evoluíram . Você sabia que eu fui assinante da Netflix . Chegou a Netflix .
Eu fazia high school nos Estados Unidos e assinei Netflix pelo correio porque eu tinha preguiça de ir na Blockbuster .
Mas aí você vê que era uma empresa . Eu tinha preguiça de ir na Blockbuster .
O foco da empresa é buscar a inovação .
Mas aí essa que é a parada , E aí quando a gente fala sobre missão , visão da empresa e tal , quando você entende qual é a entrega real , o meio , ele pode mudar , Você mantém a entrega . Entendeu , É como empresas seríssimas aí do ramo , como a 51 , por exemplo , que segue entregando aquela felicidade líquida momentânea pro cara , entendeu ?
De várias formas .
Essa que é a parada Você mantém a coisa funcionando .
Eu sou cachaceiro , tá Opa , somos todos .
Bem-vindo .
Você acha que é água aqui , mas cachaceiro é diferente de pingus Cachaceiro é quem produz cachaça , então eu sou pingus Cachaceiro é quem produz cachaça .
Sério , então eu sou pingus , eu queria ser cachaceiro , eu gosto de cachaceiro . Eu conheço o processo . Não tive o prazer ainda de fazer cerveja .
Ele é cervejeiro .
O ramo de fazer alcoólicos eu gosto .
Eu e o Gomes somos pingus em todas as áreas .
O ramo lá na 5 mais 1 , aí que você falou cabeça e rabo , chama é Como é o nome , é Aguardente . Então o que você tá bebendo na 51 não é cachaça , não aquilo é de Desculpa , é bom pra É álcool , é etanol , quase entendeu .
Você falou cabeça e raba . Eu achei que você tapitou também Que água né . Essa semana eu vi um meme na internet de área 51 nos Estados Unidos , aquela toda Área 51 no Brasil .
É exato , Ali vira sinunga fica né Você lembra daquela história que eu contei que o cara vinha com problema e tal .
Sim , sim .
Aí eu implementei um método pra resolver isso mais rápido .
Olha só , nossa Senhora , eu vou comprar um trem desse . Olha só .
Chefe , eu tenho um problema . Pode falar . Você tem 10 minutos Nossa Entre o problema e a solução .
Nossa . Vocês sabem que Puta merda . Todo dia o Diogo amanhece com Vai fala aí .
Ai , ai , ai , Nos 10 minutos você me fala o problema , mas você me fala a solução . Também Vai Mercadolivrecombr .
Vamos comprar uma ampuleta aqui , vai usar em todos os setores .
Eu quero ver o Diogo fazer uma de 10 minutos A dele fazer de 5 .
É , vou arrumar uma de5 ou de 10 , depende do tipo de programa .
Cara é que eu usei isso aqui muito e o que deu , certo vocês não tem noção . Ah , imagina .
Não tem noção .
Porque você obriga o cara . Ele fica olhando pra ampulheta , ele fala não , mas Cara é 10 minutos . É 10 minutos Vai falando .
Vai falando . Às vezes você ergue um pouquinho assim , né Para o cara ver né Vai falando .
Como é que você vai resolver isso aí ? Chefe , eu tenho um problema , eu também Peraí . Agora o problema é seu . Você tem 10 minutos para explicar o problema e resolver .
Eu vou ter um puleto e vou estar método .
Ricói , eu vou batizar esse método , vou dar crédito todos os dias pra você . eu vou utilizar , eu prometo pra você .
eu vou mandar imagens utilizando o método Recall na empresa . O marketing tá aqui também . A Fernanda tá representada . Todas as áreas , todos os squads nossos vai ter o método Recall implantado a partir de amanhã .
Entendeu , o mercado devia entregar rápido , mas aí você escuta o que a pessoa tem pra dizer .
Claro , tem de 10 minutos . Você tem que dar 10 minutos . Vai dar problema e é a solução .
Tem caso até que é o seguinte quando o cara tá indo bem , o cara tá indo bem ou tipo tá assim né E o cara não tá indo na linha . Eu falo velho , vai pensar e volta aqui .
Seu tempo tá parado ? Boa , tá vendo , tenho 2.0 . Excelente , porque às vezes o cara chega lá com um problema e não pensou na solução .
Vai pensar Você deu um tempo pra ele Vai pensar O cara tá indo bem , tá indo bem , ele tá indo bem , só que você já percebeu que não vai dar tempo em 10 minutos . O problema é ele é complexo , não vai dar tempo em 10 minutos , ele já coleta maior . Aí a gente vira espera dar os 10 minutos né .
E fala não vai Tudo mais 10 . Vai .
Continuei , fala aí mais um pouquinho , é importante .
Tem que saber disso , mas não pode passar de 20 , tá , porque senão ?
vira conversa de É cinco pro jogo . Acho que a gente nunca conversou 10 minutos sobre alguma coisa assim você sabe que eu comecei com 3 minutos , não rolou fui pra 5 minutos gastei com polieta brincadeira .
Imagina patrocina .
Você achou o padrão . Já vou usar o recorde . 10 minutos foi o ideal .
10 minutos foi o ideal 10 minutos foi o ideal Eu tenho um na minha mesa .
10 minutos foi o ideal .
Agora , se o cara você virou duas , três vezes e não resolveu , sabe o que você faz ? Opa .
Cartão vermelho é Vai conversar com a Clark , entendeu ? Vai embora , cara . Pelo amor de Deus , cara Tchau , não preciso de você . Ai , muito bom , você não tá tendo problema pra mim , né , cara .
E se ele resolveu parcialmente , Aí você dá uma amarelinha e vira aqui ó , ok , mais uma lista de compras .
Volta a pensar Sensacional , ricó , eu vou , com certeza . Vou ver o que o Marco utilizar na empresa todos os dias .
O Ricoi tem idade suficiente pra me perguntar isso . Tu lembra do cartão azul ?
Cartão azul lembro Ficava 20 minutos fora É .
As pessoas não sabem .
Existia cartão azul . Ficava 20 minutos fora , 20 , 10 , não lembro .
O cara tava ah uma boa né É uma punição .
É uma boa . Aí , ó , você É uma punição , é uma boa , você vê , você está vendo Ideias , inovações .
Quando a gente compartilha a ideia e não tem vergonha de compartilhar . Eu vou dar uma ideia . Como é que você volta O cara vai copiar a minha ideia . Acabou de me dar um insight aqui , para todos nós , o cartão azul Sensacional .
Às vezes o cara não queria expulsar o jogador , mas o cara tinha que dar uma esfriada , entendeu ?
e aí , cara , ele tava ele tava muito esbaforido , né ele tava muito estressadão no jogo e tal .
dando pontapé , eu acho que eu tomaria alguns cartões azuis na minha carreira E é até pra falar nisso , né cara , Na hora de inovar tem que se permitir errar , Porque se a gente não errar , duvido que você vai estar inovando . Essa é a minha opinião , pelo menos . O erro faz parte da inovação .
Você não tem , ninguém vai ter a receita certa de primeira .
O primeiro vídeo , o primeiro podcast , qualquer coisa de alguém não vai ser o melhor Nunca , e a tendência é melhorar . E aí é uma questão que eu acho que empresas tradicionais têm que entender .
Você deu o exemplo , pô , eu gastei 20 mil e tal tem que entender que tem que permitir o erro , né , cara , tem Conta pra gente aí , coy , cara , eu já passei por experiências onde a empresa realmente permitia e incentivava o erro , e era muito bacana . Porque você errava pequeno . É o que o César da CIT fala Erra pequeno pra acertar grande lá na frente .
Cara , esse é o ponto , boa visão . Põe o cliente no centro , põe o cliente no centro , erra pequeno e acerta grande lá na frente . Porque se você errar pequeno com o cliente no centro , você errou e o cliente viu , ele participou do erro , entendeu , então é um investimento . Ele viu você fazer um investimento , então ele vai te dar valor praquilo .
Você sai vitorioso . Agora , quando não tem espaço pra errar , cara , é assim , é o principal motivo da falha , do fracasso da inovação . E pode ser pior , tá ? Já passei por situações onde o erro
¶ Cultura organizacional e transformação
era punido .
Aí é pior ainda .
Né O cara tenta inovar e você vai punir Aí o cara não se sente mais à vontade para trazer nada .
Não Aí , você inibe completamente a cultura de inovação , né Você comete um erro de 20 mil e perde o seu emprego . por exemplo meu . que imagem você está passando pro ? Ninguém mais vai fazer nada Pro time né O time vai falar assim cara . Nós estamos trabalhando num presídio . Se a gente errar , nós estamos mortos .
É um campo de concentração , então fica aquele clima , então fica na sua , ali para errar menos Empurrando o erro para o outro . Não fui , eu , não fui eu , não fui eu , não fui , eu , não fui eu . E a empresa não vai para frente . Alguns posts que eu faço no LinkedIn eu sempre coloco que hashtag janela .
Resultado não entra pela janela , quem faz resultado é gente .
E essa é uma frase que eu usei uma vez numa empresa que eu trabalhei , que ficava no 22º andar , e um dia eu cheguei pro meu superior e falei pra ele falei chefão , a gente precisa fazer aqui um workshop de liderança , a gente precisa pegar os nossos líderes , tirar daqui , levar pra algum lugar , fazer uma dinâmica , sabe De todo mundo , remar pro mesmo lugar , o
barquinho , essas coisas que são clichês mas que servem pra caramba . Sempre serve , precisamos fazer um negócio desse . E aí ele me falou assim pô Ricoia , você não entendeu nada . né O que foi cara Nossa empresa , ela é focada em resultado , ela . O que foi cara Nossa empresa , ela é focada em resultado , ela não é focada em gente .
Aí , imediatamente eu fiz assim a janela , uma janela de vidro .
né Falei assim , olha lá , O resultado entrou . Fecha a janela , abre a janela . Vamos caçar o resultado .
entendeu Aí ele falou o que foi , falei o resultado Vai entrar . fecha a janela .
Ou abre . Você quer o resultado , deixa ele abrir .
Passou , eu fiz assim . Né Você viu Como passou rápido . Aí ele falou assim . Mas você é foda , né Eu falei , cara não existe Não existe isso , cara Quem faz ? o resultado são as pessoas , Cara quem faz o emprego são as pessoas . Você se apaixona por gente .
velho , você tem que se apaixonar por gente , seja você a mulher que faz o café , seja você o presidente da empresa , você tem que se apaixonar por gente e te falo mais quanto mais a possibilidade você tiver , mais tem que gostar de gente , porque eu te falo que a medida que minha carreira foi ganhando mais e mais possibilidade , mais eu tinha que lidar com gente
. é gente . o que você faz é lidar com gente . É gente . O que você faz É lidar com gente o tempo todo , Não importa Interno e externo . É isso que a gente faz .
E a inovação . Ah , aí , você fala assim . Ah não , nós temos que mudar a cultura da empresa .
Ah , aí você vai Vou até . Né me corrigir se eu estiver equivocado , mas eu sou uma pessoa que Eu sou apaixonado pela inovação , pela ideia de fazer coisas de forma diferente e encontrar resultados diferentes . É meio que eu gosto muito disso , é um lance que mexe muito comigo .
Primeira coisa paciência , porque às vezes uma inovação que você quer trazer não está na hora o cara que pensa na frente normalmente ele não está na hora ainda . Às vezes leva um ano para você conseguir implantar uma inovação , uma ideia nova . Então paciência importante . E a segunda coisa eu vou resgatar a palavra que você usou agora há pouco , que é evangelismo .
Por quê Evangelho significa boas novas . Né Você tem novidades para distribuir , então boas novas . Resgata o evangelho . Você tem que ser evangelista também .
Você tem que compartilhar , porque quanto mais você contagia com uma visão nova , e aí vem um impacto na cultura você consegue fazer a implantação de uma inovação , senão você não consegue cara qualquer coisa que eu quero trazer de inovação e diferença . A primeira coisa que eu faço é falar com esse cara porque assim , se eu não conseguir convencer esse , cara .
Eu não tenho não conseguir convencer esse cara .
Eu não tenho ajuda pra convencer a nossa outra diretora a Cris , aí o Gomes comprou . Vamos na Cris , aí temos os três .
Vamos no Diogo e aí você vai fazendo inovação é isso aí , mas é tem que ser , Porque assim por exemplo , o Diogo é o cara do pitch elevador .
Se eu for levar uma ideia pra ele , três segundos depois ele não . já sei o que você vai dizer . não concordo , não , é isso aí , mas você nem me ouviu .
eu já sei , Já entendi . Eu não tenho uma puleta lá , não , mas o o Instagram me deu um link de um negocinho digital que você tem 5 , 10 é um timer você vai colocando agora toda hora que ele começa , já vira um negócio também cara .
A gente não tem tempo é muita gente toda hora que eu vi história .
Não sei o que , pelo amor de Deus , resumo o que você tá falando , entendeu a revolução não vem de uma pessoa só , nunca vai ser só de uma pessoa só .
Não .
Nunca vai ser só de uma pessoa .
Não .
Você precisa , tem que ter , você tem que ir fazendo parcerias .
né Você tem que ir construindo parcerias dentro da organização pra isso ir tomando o corpo , né Quando você tá dentro . Agora , se você tem aquele cenário que a empresa tá coada , as pessoas têm medo de errar , você não consegue fazer a parceria , porque o cara fala não peraí , você tá falando um negócio aí que Você vai ser demitido aí .
Olha aí o cara você vai rodar o seu emprego por causa disso .
Você tá danado . Eu trabalhei numa empresa em linha com cultura , né que você falou que era muito bacana , que foi a Lynx . Eu posso dizer eu falei com o Alberto hoje , com o Alberto Menaschi que era o presidente da Lynx , eu reportava pra ele . Me ligou hoje do nada , achei sensacional , até falei pra ele quando ele me ligou .
Eu falei , alberto , me deu um frio na barriga porque eu lembrei de quando você me ligava então eu pensei caramba , o que eu fiz errado .
Ele disse que foi vendido , Ele tava dando dinheiro .
Foi vendido E assim a gente gosta muito de zoar . A gente perdeu um amigo , mas não perde a piada .
Ah não , eu sou favor da seleção .
A gente me identifica muito com os seus negros . Então eu não podia deixar De falar hoje pra ele o que eu falei . Eu falei , roberto , eu tô num novo mercado . Não , ô Rico , como é que você tá . Eu tô num novo mercado aqui , que é um mercado de máquina de contar dinheiro .
Você não quer comprar não , eu não quero comprar né cara . Nem eu dei um preguiçom sei lá quantos bi aí né cara .
Aí tive que ouvir uns xinguinhos dele lá , mas tá tudo certo , e aí o que acontecia Lá era um negócio super bacana , porque a A gente tinha um BSC , um Balance Scorecard . Todo ano A gente revisava aquilo . O time de liderança saía , a gente revisava , discutia , tinha abertura para falar e tal .
E numa das reuniões finais do BSC que é onde os caras colocam os responsáveis pelos projetos estratégicos sobrou um projeto estratégico lá que era um projeto sobre cultura , e o diretor de RH eu era diretor de sistemas , o diretor de RH não levantou a mão para pegar o projeto .
E eu levantei O Alberto falou você é louco , você vai pegar , você é TI , cara , você vai pegar o número de cultura . Falei Alberto , me dá essa chance , eu quero fazer . E eu peguei Aí . O que eu fiz , cara , qual era o mote do projeto ? Era mapear a cultura da empresa , porque a gente queria mudar a cultura .
Então , se você quer mudar a cultura , você precisa saber onde ela é , o que ela é , como ela é . E a cultura é muito baseada nos valores da empresa E os valores muitas vezes estão escritos na tábua ou no site mas não são aqueles . Isso é muito real , isso . Mas você tem que partir daí , você tem que ter um ponto de partida .
Então , o que eu fiz , eu peguei lá a listinha dos valores . Vamos supor Primeiro , ética A Links na época tinha 3 mil funcionários . Eu selecionei 300 funcionários , 10% do público , e conversei com todos eles Olha estatística .
tá vendo Já , tá voltando estatística .
Conversei com todos eles cara 50% da pessoa .
Você não imagina Quantos funcionários 3 mil , Um por um . Cara ontem choveu .
Boa , boa , boa Vai chover amanhã .
Calcule com desvio padrão .
Ah , sensacional .
Muito bom . Aí , cara , eu conversei com 300 pessoas e peguei cada valor eram cinco ou sete , sei lá e fazia a seguinte pergunta ó , ética , Então ética , O que é um comportamento aceitável de ética para você ? Então valor comportamento Ética , O que é um comportamento não aceitável para você ? Aí ia para o segundo valor .
A mesma pergunta Então sustentabilidade , O que que é um comportamento sustentável e um não sustentável ? 300 pessoas , Cara , isso me deu uma massa de dados gigante , Imagina , E eu compilei tudo isso e a gente acabou descobrindo coisas . Assim A gente não é sustentável , porra nenhuma .
Só fala , tá escrito ali Entendeu , Pega um copo que descartava toda hora . ali ninguém usa canudinho toda hora .
Aí a gente mapeou qual era a cultura da empresa . Aí fomos lá , apresentamos eu né apresentei pro presidente , pro conselho e tal , essa aqui é a sua cultura , cara . Eles negolharam e falaram assim caramba , a gente nem imaginava que era essa a nossa cultura .
Então agora vamos comunicar aos outros 3 mil funcionários qual é a nossa cultura E vamos ficar um ano falando dessa cultura .
Mas peraí , peraí , peraí . Você identificou a cultura , formalizou a cultura e foi reforçar a cultura , comunicar a cultura .
Quis comunicar a cultura Porque ninguém sabe Se escrever lá não tem nada a ver Entendeu , não faz total sentido .
O que acontece é o seguinte , pelo menos na minha leitura das coisas Normalmente a cultura , ela começa a refletir a liderança da empresa .
Então assim , se tu tem lá um CEO que não é ético , você não vai ter ética na tua cultura , porque o cara não surgiu uma oportunidade de fazer um esqueminha aqui , não faz aí na boca e tal Metade metade Quando você botar ética na cultura . Não é assim que funciona a empresa . Aqui a gente funciona de outro jeito .
Então assim , e é por isso que você consegue encontrar empresas que tem uma incrível personalidade , isso É uma persona , você vê a pessoa agindo através da empresa . É um assunto fantástico . Então assim você pode reforçar isso . Mas também existe essa luta de consertar algumas coisas , que pode descobrir , coisas que não são legais .
Quando você pega , por exemplo , um alê da Cacau Show , você olha pra ele , você vê a cultura da empresa , você vê uma entrevista dele , você já sabe a cultura da empresa inteira .
Sim , Inclusive eu fui lá na Cacau Show , na loja da Cacau Show da fábrica , e o preço da loja é o mesmo preço da loja . Que absurdo , que absurdo , pô cara . Você tava querendo me desculpar que a loja é de padre , esse jeito é loja de padre .
Alô ali , alô ali , vamos , aí vamos aí , então tem pessoas realmente a Luísa Trajano , você olha pra ela , você sabe qual é a cultura .
A cultura da empresa .
Outro dia , num evento sobre IA E em 1900 , não em 2003 , eu mandei um e-mail pra Luisa Trajano e ela me mandou um vídeo da Lu Porque eu tinha visto uma apresentação dela . Eu tenho esse vídeo . Depois eu mando pra vocês . Onde a Lu . Depois eu mando pra vocês Onde a Lu , em 2003, . Conversa com uma pessoa por telefone .
Então você escuta , a pessoa atende Oi Maria , tudo bem , tudo bem , aqui é a Lu do Magazine Luiza . Aí a pessoa começa a interagir com a gravação . Isso em 2003 ? 2003 . Caraca , 2003 ? Três , caraca , loucura . Aí os caras . Hoje eu estava no evento de inteligência artificial , os caras falando não porque chat , gente peraí 2003 . Magalu vê esse vídeo ?
Isso é inovação Na veia . Então quando você vê , você olha pra Helena , você vê a cultura da empresa E , do mesmo jeito que você falou , às vezes você olha para um cara de uma empresa e vê que ele não é ético . Na conversa no almoço Isso aí . Então você já mapeou Essa empresa lá atrás .
O que tem por trás é o reflexo do comportamento do líder , não tem como . Então aí a gente chega num ponto Anderson , muito , muito importante A liderança principal da empresa precisa engajar na inovação , não tem como Diurnamente né .
Não tem como .
Diurnamente , né Não tem como . Se você tentar por baixo , se os diretores tentarem , se o nível gerencial tentar , mas o chefão lá em cima Não embarcar , não embarcar .
E não ajudar , empurrar junto né cara . Literalmente só falar vai lá e faz , não vai acontecer .
Não vai funcionar . Então , quando eu tô num conselho de uma empresa ou numa reunião que me chamam e tal pra avaliar algum projeto , alguma coisa , e o chefão tá lá e eu faço meia dúzia de perguntas pra ele , eu já entendi , já viu , até onde vai até onde não vai . E é isso Entendeu .
Eu já digo ó , você vai me pagar o meu FII de hoje que eu vim aqui tem um custo , mas a gente não vai fechar contrato . Nós não vamos trabalhar inovação aqui . Eu não vou trabalhar inovação aqui . Se você achar algum maluco aí , que for embarcar nessa ?
ele vai estar te enganando porque ele vai ficar aqui três anos ganhando seu dinheiro , não vai fazer nada porque o chefe não quer . E paciência . E aí a cultura , completando só o negócio da cultura . Por que a gente mostrou Então a empresa não é tão ética assim , a empresa não é tão sustentável assim , pra que todos entendessem o que era a cultura da empresa .
Aonde a gente queria chegar , a gente sabia onde queria chegar , o to be tava muito claro e aí começamos a desenhar . E é incrível , porque as pessoas começam a fazer as pontes sozinhas . Quando você tem o patrocínio da liderança , então peraí , o presidente da empresa permitiu sozinhas .
Quando você tem o patrocínio da liderança , então peraí , o presidente da empresa permitiu que você de TI , que não tem nada a ver com RH , fizesse esse trabalho e colasse na parede as frases que você ouviu . E eu selecionei umas frases .
Bem , De impacto realmente ?
Pô o cara olha aquilo e ele fala assim gente tem alguma coisa mudando , aí O presidente deixar fazer isso . Tá escrito lá . nós somos assim , nós somos meio ético . Eu sou meio ético quando eu leio aquilo . Então eu quero mudar .
Como a gente muda isso .
Se eu quero mudar cara . Eu comprei a base , o chefão tá comprado . Eu comprei a base , o chefão tá comprado , eu comprei a base A base . Vai vir pra mim o que vinha falar comigo e aí me sobrecarregou . Eu pedi ajuda pro RH . Eu falei ó gente , agora a galera quer mudar . Como é que a gente muda isso ? Agora é a hora , É sensacional .
Tem que ter um movimento top-down .
Tem que ter Mudança de cultura é um negócio que Tem que ser , tem que ser E por isso que não muda .
Tem muita gente que eu converso que fala assim como é que muda a cultura de uma empresa . A resposta é não muda . Nenhuma empresa muda a cultura . Tem gente que fala isso . Eu não acredito , porque eu já vi mudar , já participou do processo . Né Eu já vi mudar , não vi muitas , foi a única aliás que eu vi mudar .
Né Quando a Lynx comprou a Lynx comprava muitas empresas . Né Quando a Lynx comprou duas empresas uma chamava Nimu e a outra Caordic , uma era de Manaus e a outra de Florianópolis E eram empresas digitais E a gente foi fazer a integração . Minha função lá era fazer a integração das empresas .
Um negócio louco , porque no dia seguinte do anúncio da compra , como a Lynx tinha ações na bolsa , a gente já tinha que colocar pra dentro todo o faturamento . Claro , loucura , cara , imagina Loucura . E a gente não ficava sabendo . Porque a gente não podia ficar sabendo , o mercado não podia ficar sabendo . É , é informação aproveitada né .
E aí , quando a gente viajou pra Florianópolis eu fui pessoalmente lá , acho que era Nemu a Caótica , não me lembro bem qual delas a gente foi recebido por um cachorro . Olha só , na recepção tinha um cachorro labrador sentado na cadeira com o crachá , com a foto dele . Não me lembro o nome dele . Com o nome dele Falei gente , o que é isso ?
E um totemzinho ali né Pra você fazer o . Aí , você fazia um carinho , um cachorro , um cachorro .
E é isso Entrava .
Não , eu vim falar com fulano de tal . Aí o pessoal levantava trazia , ia buscar . Eu tentei , não João , pra fazer isso . Ou seja , você imagina o nível de disrupção que tinha nessa empresa que a Lynx comprou na época .
Nós compramos na época pro nível de cultura que a gente tinha mapeado , Então a gente queria ser digital , igual eles , Igual aqueles caras , Tanto que nessa época o que que era o normal Tinha um framework que a gente colocava na reta , integrava a empresa nos nossos sistemas e pronto , acabou , não tinha questionamento o cara adquirido , ele não podia questionar , não
tinha papo ele entrava na você vai usar essa droga desse sistema que a gente tem aqui . e acabou quando a gente entrou nessa empresa os caras tinham Salesforce . Aí eu falei ai , que delícia , eu já tinha implantado Salesforce algumas vezes . falei agora é a hora , a gente não vai conseguir tirar o Salesforce dele , dito e feito . E aí o que aconteceu ?
A Lynx comprou o Salesforce .
Não teve jeito A cultura de lá foi mais forte . Cara , o papo tá bom demais , nós estamos chegando naquela
¶ Considerações finais e agradecimentos
hora . Bisterantes . Que hora que nós chegamos cara , cara chegamos às considerações finais desse episódio .
São oferecimentos da CS Pro e da CS Cyber Pro , mas é o momento em que o nosso convidado pode pegar o microfone e fazer o que quiser .
Já baixa link , linkdinha , etc .
E antes só só fica tranquilo .
Só tenho 10 minutos . Fica tranquilo , fica à vontade . É tempo demais , eu sei , mas eu não podia perder a piada .
Gente , eu quero só agradecer a vocês . Né Eu sou fã , né De vocês assisti quase todos os capítulos . Quando chegou no 200 , lá foi super legal .
Já vi vários colegas meus passarem aqui né E eu assisti , prestigiei e tal e tenho pra mim assim uma satisfação e uma gratidão muito legal de estar te conhecendo pessoalmente , de conhecer vocês aqui , de estar aqui pessoalmente podendo participar do maior podcast do Brasil .
Muito obrigado só gratidão , deixando um cara de altíssimo bom gosto além disso , cara , E vou te dar um feedback aqui , cara , Adorei esse episódio . Tenho certeza que quem está ouvindo agora também vai gostar . Vou ler esse livro . Aprendi muito hoje . Vou adotar no dia a dia . Vou te mandar imagem . Você vai ver , cara . E assim que papo bacana .
A gente tem que gravar um novo episódio depois , cara .
Fica já aberto o convite aí que dá pra conversar umas 3 , 4 horas aqui , dá pra virar um show aqui , viu , tem história , tem história , tem muita história .
Muitíssimo obrigado , ó . Quem quiser os links da LinkedIn do Ricói vai estar aqui na descrição do episódio . Clica lá , conecta com ele , segue , você viu que o cara tem muito pra compartilhar . Muito obrigado , nicole , te agradeço , valeu .
