¶ Introdução ao Podcast e Convidado
MÚSICA . Muito bem , muito bem , muito bem . Estamos começando mais um Podcafé , tech Podcast tecnologia e cafeína . Meu nome é Anderson Fonseca , eu sou o Mr Anderson e o episódio de hoje é crossover de investimento com tecnologia . Investimento em tecnologia . Não é isso . Vamos que vamos .
Aqui é Guilherme Gomes da Acess Pro e Não sei , talvez sim , talvez não , Diogo Junqueira , ceo da Acess Pro , da Acess Cyber Pro , e pra nós é um prazer receber o convidado de hoje . Vou deixar ele mesmo se apresentar .
A Dilson , banco da Ecoval . Tô aqui realmente pra agregar aí e que eu puder ajudar aí todos vocês aí . Hoje é o dia da troca .
vamos dizer Sensacional Adilson até pros nossos convidados aí se interar . Saber um pouco mais do Adilson conta pra gente . Como é que você começou nesse mundo de tecnologia , como é que você chegou ali a fazer carreira agora no estar no banco de Coval né .
Acho que legal , legal , diogo , é uma pergunta bacana . Eu comecei num mundo de publicidade pra você ter uma ideia . Sério , cara , Publicidade nada a ver com tecnologia , olha só , é uma coisa que você olhava pras pessoas mexendo com tecnologia , que é uma coisa que me inspirava , que te instiga . Sabe Que você fala meu . Olha que bacana .
Como será que ele faz isso ? é a curiosidade . E aí começou a aguçar essa curiosidade .
Fiz alguns cursos na área , né alguns cursos técnicos , e aí fui saindo dessa área , comecei a fazer ciência da computação e aí eu decidi realmente sair , estagiar , ir um pouco mais pra dentro das áreas , pegar um pouco mais de expertise , e aí rodei um pouquinho o mercado , aí eu saí , fui uma empresa de tecnologia . Fiquei uns quatro anos nessa empresa .
Acho que foi muito bacana , acho que é um , acho que assim , pensando no crescimento e no conhecimento , diogo , acho que foi uma das experiências que mais me marcou . Assim sabe , bacana É um negócio que abriu as portas , é um negócio que realmente me fez pensar que esse é o que eu queria . Mesmo é o que eu queria .
E aí que você teve aquela ideia , falou pô , realmente é isso que eu quero fazer da vida .
Isso é o start .
Mas você já tinha feito uma faculdade de publicidade . Quando você decidiu Como é que estava Você já estava no mercado de trabalho , já estava trabalhando com publicidade .
Era o primeiro trabalho . Então assim era aquela vontade mesmo de fazer tecnologia , mas não tinha tido a oportunidade ainda né , então eu tinha que fazer alguns cursos técnicos
¶ De Publicidade à Tecnologia: Trajetória Profissional
. Não tinha feito a graduação , então eu continuava naquela empresa . Eu fiquei acho que sete anos , então eu comecei , foi o meu primeiro trabalho . Então assim acho que a geração , vamos dizer do meu pai e da minha mãe , com certeza ela queria que realmente eu ficasse lá até aposentar . A nossa geração já não permite isso .
Então aí eu decidi realmente ir pra área que eu queria .
Sensacional Hoje no Decaval , você lidera já sei lá times focados em segurança , datacom , datacenter . Qual que são os seus maiores desafios no seu dia a dia como gestor hoje ?
Como gestor , eu acho que primeiro , a parte de gestão mesmo , acho que liderar pessoas não é fácil . Parece ser , mas não é fácil você entender como funciona cada , cada perfil de pessoa . O que o gestor mais peca hoje é não entender como funciona cada pessoa que são diferentes .
Você não consegue tratar as pessoas da mesma forma funciona cada pessoa Diferente .
Você não consegue tratar as pessoas da mesma forma . Você tá no seu time e cada pessoa entende , ela tem uma visão , ela se comporta de uma maneira , ela , assim . cada pessoa tem seu jeito de pensar . Isso é uma opinião diferente . você tem que respeitar isso , com certeza .
Então , hoje eu acho que eu entendo que o gestor hoje tem essa dificuldade de entender como funciona cada pessoa e poder arrancar o máximo daquela pessoa entendendo o modelo que ela trabalha .
entendeu , se você for querer tratar as pessoas da mesma forma , do mesmo jeito , todas as pessoas , eu acho que você acaba perdendo o foco e perdendo a oportunidade de ter um excelente profissional do seu lado , entendeu , porque você não conseguiu entender como que ele funciona .
No fim , do dia você entrega água pra todo mundo , mas um te devolve Coca-Cola , outro te devolve chá , outro te devolve água mesmo né . Cada um vai .
Eu acho que esse é um ponto . Outro ponto também que eu acho importante , falando de gestão , ali de liderança , é você vivenciar o dia a dia . Você fala meu Diogo , eu sou o CEO da empresa , o Anderson cuida , da parte da direção . Vamos dizer mas eu entendo que a gente vai .
Vamos dizer indo mais para de negócio , né você vai realmente subindo , você vai para de negócio e você vai saindo um pouco da área técnica , entendeu , e Você vai realmente subindo .
Você vai para a área de negócio E você vai saindo um pouco da área técnica , entendeu , e a área técnica , realmente , você vai ter um braço direito , um braço esquerdo , mas depende daquela pessoa . O que ela vai falar você vai acreditar ou não , mas você não vai conseguir chegar mais no beat .
Esse é o grande problema , porque se ela te passar resumido , se ela te passar errado , porque se ela te passar resumido , se ela te passar errado , você vai errar também , é uma consequência mas eu vejo ali no seu caso inclusive é um elogio poucos gestores e você tinha me comentou em outras oportunidades que no Decoval todo mundo é muito técnico , gestores são
técnicos .
Isso não acontece hoje tão fácil no mercado de trabalho . Fala um pouco dessa questão porque você ainda hoje , hoje , vai lá , gosta de estar realmente próximo ao time , dá uma olhada nesse tipo . Assim você falou .
Ninguém me passa pra trás porque eu entendo daquela questão do que tá rolando , né , eu acho que isso é muito importante pros gestores de hoje em dia , o que você fala .
É um pouquinho da cultura . Antes você vai falar da empresa hoje . Bom , cultura , antes você vai falar da empresa hoje , banco da Ecoval . Você fala assim ah meu , o que realmente toda a espinha dorsal ali é técnico , eles são porque assim a gente faz com prazer que a gente faz , entendeu ? Eu acho que uma coisa mais importante a gente forma as pratas da casa .
Então vamos dizer que todos os departamentos tem uma espinha dorsal em cada segmento e ali tem uma pessoa que realmente teve oportunidade eu mesmo né tive oportunidade de trabalhar em todas as áreas técnicas . Vamos falando assim .
Então , passando um pouco ali pro field telecom , a parte de data center , a parte de segurança , acho que dali , acho que só a parte de help desk , acho que não foi . Então eu tive oportunidade de vamos dizer de queimar meu pé na fogueira mesmo e saber o que é bom , o que é ruim . Tive a oportunidade de errar , isso que é importante .
Se colocar realmente o seu colaborador numa cápsula pra que realmente não erre , isso é ruim , isso é ruim que você tá tirando a oportunidade dele vivenciar aquilo .
Todo mundo vai errar . É impossível falar que não vai errar né cara , isso , isso , isso é importante .
tem que errar , mas é assim segura , vai soltando aos pouquinhos , entendeu , opa , ó toma cuidado aí , porque Aquele erro controlado o máximo possível Porque a empresa tá grande , cara , então qualquer erro , na verdade pode ser que a gente não consiga pegar mais na frente .
Então vai amadurecendo a pessoa , vai soltando aos pouquinhos e tal ele vai pegando firmeza e tal , tudo mais .
Falei , cara agora você tá pronto , vamos junto e tal , e aí o que acontece , a parte técnica que você tinha me falado lá no início , cara , acho que é bom você vivenciar isso , Mesmo que você vá parar de negócio , você entender como tá funcionando acompanhar as tecnologias , isso que é bom . Assim aí eu consigo conversar ainda com eles , fazer a troca .
Acho que a troca é fundamental , cara , a troca é fundamental . Eu acho que eu consigo me amadurecer , eu consigo amadurecer ele , eu consigo na verdade vamos dizer tá perto mais da tecnologia e eles mais no beat ali no dia a dia e tal Bacana . Mas eu acho que você conseguir vivenciar isso dificilmente .
Acho que vai passar algumas coisas aí desapercebidas , entendeu ?
Tem um gestor que eu conheço muito bem que ele fala isso Eu já fiz tudo , então eu sei fazer tudo que eu gerencio , eu sei fazer também .
Eu acho que dá uma noção de ajudar essas pessoas abaixo de você em como fazer e também conseguir estar mais próximo do time , conseguir dar esse apoio , conseguir entender , se colocar no lugar das pessoas que estão ali , porque você já teve , né Você já participou , você já fez , você já tomou conta de data center , você já , você só não fez suporte , né O resto ,
todo você já fez . Então , quando você vai gerenciar uma equipe dessa , eu acredito que seja muito mais fácil porque você já viveu aquilo , você já tem esse conhecimento vívido de tudo .
E às vezes acontece que o cara cai no colo em uma direção de TI e o cara nunca trabalhou com nada de TI , é um gestor de carreira , um cara muito bom para negócio , mas não tem a parte técnica bem aguçada .
A gente está esbarrando exatamente na natureza do que é hoje um executivo em TI . Porque qual é o ideal ? É o cara que tem um background técnico excelente
¶ Desafios da Gestão de Pessoas
e ele aprende a falar business , Isso exatamente . Então , quando você tem isso , aí você tem um cara que vai para o próximo nível .
E isso não é algo simples né . Hoje a gente vê muito técnico que não quer entender do negócio e assim o gestor , em algum momento da sua carreira você teve aquela questão da carreira Y pô , vou pegar aqui pra parte , ficar na técnica ou eu vou seguir na gestão . Como é que foi isso pra você na sua carreira ?
Em que momento você falou cara , é isso que eu quero , eu quero lidar mais com pessoas , né e menos com bit-byte .
Eu acho que quando você está na parte técnica , você já tem que estar na verdade pensando nos seus desafios , você tem que estar pensando lá na frente , cara . Então , assim , quando eu entrei no banco pra você ter uma ideia , eu já vinha me preparando , né , eu já vinha fazendo uma pós-graduação .
Então eu já queria a parte de gestão , já tinha , sim , eu já queria o ônus , mas eu também queria o bônus . Nunca pensei em salário . Acho que eu penso muito parecido com a geração nova agora , de você realmente ser movido à experiência . Essa geração agora é assim , é movida à experiência .
Se você não ocupar a cabeça deles , eles vão para outra empresa , vão , vão Se eles estiverem sentindo ali pouco desafiados .
Não achar bacana o ambiente já era Desafio .
Então você já tem que começar , já pensando na frente . Cara , não importa , você tá no início da sua carreira , você tá na metade , você tá no fim , não importa , você tem que ter um desafio . É isso aí em mente , entendeu , então , assim , um desafio , um sonho , é isso , então deixa as coisas acontecer . Amadurece , entendeu , não pula etapa .
E essa geração não , ela pula etapa , ela quer pular etapa , entendeu , Não é um ponto negativo , é que eles querem realmente . Quem não quer fazer as coisas acontecer mais rápido ? Só que talvez você deixou de errar agora pra errar lá na frente , entendeu . E aí , lá na frente , você já tá com um cargo já um pouco mais avançado , né ?
E aí , eu acho que o tom é um pouquinho maior , cara , a dor é maior .
A dor é maior . Agora , isso é um negócio . assim até você estudante que tá ouvindo a gente , porque tudo aquilo que o cara tá estudando na faculdade , nos cursos e tal tá direcionando ele pro lado técnico , ele vai aprender tech , tech , tech , tech e linguagem e infra e o que for . Esse cara está sendo preparado para ser um operário de luxo .
Esse cara está sendo preparado para ser no máximo um coordenador , a não ser que ele vá especificamente trabalhar com um time de desenvolvimento , especificamente , mas assim no mercado no geral , se esse cara não traz o conhecimento de business , se esse cara não traz o conhecimento de business , se esse cara não traz o conhecimento de gestão de pessoas e todos esses
outros aparatos que ele precisa , ele não consegue chegar no próximo nível . E muitas vezes o cara que tem essa ansiedade lá , o geração Z , que Não , eu estou Cara , eu domino tudo , eu sei tudo . Esse tudo dele não é suficiente para que ele exerça liderança , né .
É não . Essa situação hoje em dia tá numa forma que eu acho que a ansiedade , que nem o Adilson tava falando , pode cortar etapas que lá na frente impactam . Tem que ser um pouco menos ansioso e esperar a hora certa .
Pra quem tá iniciando a carreira , eu acho que é a melhor coisa , deixa as coisas acontecer . Vamos esperar a hora certa . Pra quem tá iniciando a carreira , eu acho que é a melhor coisa , deixa as coisas acontecer , vamos lá , vai acontecer , vai batalhando , só que tem um desafio . O desafio é importante .
Você tem o desafio Aonde que eu quero chegar E aí realmente vai galgando aquelas coisas , vai se preparando , então cria gestão . Tem um desafio . Eu quero ser um diretor , eu quero ser um CEO . Então o que você tá fazendo ? primeira pergunta o que você tá fazendo pra chegar lá ? tá fazendo um curso ? tá se preparando , cara , tá trocando experiência .
É quando você vai pra área de coordenação . Assim eu acho interessantíssimo o que você falou se relacionar . Tem que se relacionar . Tem que conhecer as pessoas , trocar contato , ir lá , trocar algumas ideias . O mercado tá cheio de tecnologia pra você degustar o tempo todo , cara , é .
Cada vez mais . Né Isso entendeu , a velocidade é impressionante .
A gente vive tecnologia , a gente respira a tecnologia lá hoje . Hoje a área de segurança pra área financeira é fundamental , cara . Então é o tempo todo É as pessoas de fora ali tentando invadir a gente tentando segurar , Tentando invadir . É assim o dia a dia .
Não vou te negar , não é assim o dia a dia . Falando de segurança , cara , como é que tá hoje pô , é cada dia mais avançado . Como é que tá o perfil das ameaças em cibersegurança hoje , principalmente no mercado financeiro , que é muito visado né cara , cada dia é mais avançado , cada dia é mais avançado .
Eu entendo que a gente tá sempre correndo caça de gato e rato . É isso , é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo . Aí você cuida da marca , a ferramenta de threading e threading , você utilizando ferramentas pra ver se tem alguma coisa na dark web , na deep web , você vendo se um CV é novo .
É muita coisa relacionada à segurança e realmente não importa se realmente tá na parte interna , tá na parte externa , se tá publicada na internet ou não . Tá , a preocupação é a mesma , cara , a preocupação é a mesma . Então , acho que a parte mais importante , não importa a tecnologia que você tenha .
O mercado tá convulsionando tecnologia , convulsionando realmente soluções que possam agregar . Mas se você não tiver um cérebro bem treinado pra isso , cara , você pode ter a ferramenta que for , não adianta nada , cara , não adianta . Eu já escutei muitas coisas assim . Não com a IA agora , cara , vai vir o desemprego .
Não que muita pessoa , muito desenvolvedor , não realmente vai sair do cenário . Não que a tecnologia vai engolir essa parte do desenvolvimento , porque a IA agora desenvolve sozinha . Ela te dá insights , ela evoluiu demais , ela te dá muitos insights . Assim .
Um exemplo Mas , cara , se não tiver uma pessoa que realmente consiga traduzir aquilo que tá ali , que tem a experiência .
a experiência é fundamental , cara , Seu skill , realmente tudo que você ganhou de bagagem é fundamental pra digerir tudo aquilo aí que ela tá te dando e aproveitar da melhor maneira você tem que saber o que que é e não é só copiar e colar um código .
Não , porque a segurança desse código copiado e colado não é a mesma .
quando você faz a arquitetura correta , há uns 5 anos , 10 anos atrás aqui a gente fala muito de assim , a parte de machine learning , a parte de aprendizado , os códigos eram um pouco mais básicos , mas evoluiu demais . Assim e no dia a dia a gente não consegue colocar muito isso em prática . Tem empresas realmente que só vivem disso .
Agora não , e a generativa é cara , é um negócio fundamental assim . um negócio que tipo você fica no prompt lá desenvolvendo , você cria um modelo pra você e desse modelo você começa a automatizar muita coisa .
cara , esse é um ponto assim que a gente tá vendo esse movimento muito grande de departamento de inovação . Por quê Você não dá conta , irmão , Você tem que manter o carro andando . Já é difícil você manter tudo funcionando E tem um monte de coisa acontecendo nova e você tem que estar antenado também .
Então de fato tem que ter alguém olhando para o que está vindo , não só por causa , Não é para melhorar , né , É aquela coisa que o coelho do Alice no País das Maravilhas , o coelho maluco correndo , ela Podia que você tá correndo . Você tá correndo por quê ? Eu tô correndo ? pra mim ficar no mesmo lugar . E eu vejo a gente nessa situação .
A gente tá correndo pra ficar no mesmo lugar , Só pra você se manter na mesma posição . Você já tem que correr muito , né , E superar é ainda mais desafiador , com certeza Falando em IA ali .
como é que você acha que está essa questão , principalmente IA e cibersegurança ? como é que você vê essa relação cada vez mais próxima , automatizações e etc .
Não só com segurança , mas com tudo Hoje . Essa semana eu estava dando uma estudada na parte de IA , pegando a parte de Gemini , ali , chat , gpt , a própria ferramenta da Microsoft , copality . Né Hoje os usuários , pra você ter uma ideia .
Os usuários internos eles estão pedindo Copality , eles estão realmente utilizando Python Hoje dentro do banco , muitos , muitos realmente departamentos . Eles contrataram pessoas de dados Dados realmente pra conseguir automatizar tudo que tem dentro dos departamentos , porque é muita coisa . Tecnologia não vai conseguir dar conta de tudo , entendeu ?
E o usuário hoje Nem suportar todo mundo , né Essa geração ela já nasce com isso no sangue .
Entendeu , antes era assim pedia pra TI aí tecnologia . Vai lá , olha o mercado , troca algumas ideias , traz uma solução . Aí vai lá 3 , 4 meses para trazer uma solução , desenvolve , faz um API conectado em algum lugar e aí entrega . Mas aí já tem mais 10 pedidos , mais 10 solicitações .
Agora você vai receber sei lá pedidos do pessoal da área de limpeza pra abrir um API porque eles estão querendo automatizar alguma coisa louca , e você vai ver esse tipo de coisa acontecendo .
O perfil do usuário hoje mudou demais , cara , mudou demais . Eles estão afim mesmo de fazer alguma coisa diferente e tal Meu . E a segurança não só segurança , mas vamos falar ali específico de segurança , cara é fundamental hoje . E aí ela fica vendo várias coisas ao mesmo tempo que você pergunta .
Você vai montando modelos dentro de um prompt que realmente vai te ajudar ou realmente vai realmente automatizar alguma coisa .
Ou machine learning , aprender padrões , tudo mais coisas que para o ser humano seria impossível . Até para análise de quantidade de log vamos pensando em segurança .
Né A gente com a IA hoje consegue ter insights em segundos , enquanto porra pensar que antigamente você tinha que fazer um PowerShell pra extrair as informações lá do AD , por exemplo , e aí você começava , o ser humano a analisar aqueles logs pra conseguir identificar alguma coisa . Quando você põe a uma ferramenta
¶ Cibersegurança no Setor Financeiro
lá de CIEM , já tu traz aquilo com machine learning na tua mão ou qualquer outra coisa . Então a IA eu acho que vem muito nessa pegada de automatização e melhoria na velocidade da execução das coisas mesmo .
Então eu acho que os próprios funcionários , os próprios colaboradores querem isso , cara , que eu preciso melhorar a minha entrega , eu preciso automatizar , eu preciso desenvolver isso de uma maneira mais rápida .
E a IA acho que vem muito pra apoiar nesse sentido , não pra tomar o lugar , mas pra tomar o lugar de quem não sabe usar né Eu acho que a IA já é uma realidade .
Eu acho que com isso a gente acaba tendo um loop no que o Adilson disse antes , que é a ansiedade dessa geração . Né Sim , então , quanto mais rápidas são as coisas melhor , né , então , tudo mais rápido . Né Ah , pô , o que eu quero usar aí , Ah , pra ser mais rápido .
É que talvez seja isso mesmo Um pouquinho do que você falou . Entendeu , isso na verdade já gera uma ansiedade , né É muita coisa E o cara quer pegar muita Rápido . Por quê A tecnologia tá assim , cara , tá empurrando . Tá empurrando . Essa geração , mano , é uma geração que nasce meu .
Você pega os nossos filhos aí , mano , com dois anos o moleque tá com o celular na mão .
Cara , ele já nasce sabendo , né , cara ?
Já tem , vai entender , cara , é muito rápido mano É distintivo pra eles , né Distintivo nossos filhos , assim , com o celularzinho na mão . Não é notebook , não É o celular mesmo . Os notebooks nem Antes você jogava lá no computador né Ficava online lá . Não , não é mais computador , O computador tá pegando . Poeira lá , mano Loucura .
Notebook é só pra trabalhar .
Tablet e celular . Então é uma geração que realmente Aí você fala . Voltando lá atrás , você me perguntou , Adilson , por que você acha que o gestor tem que ser técnico . Não é que tem que ser técnico . Eu acho que é uma bagagem que você vai utilizar lá na frente pra você tomar uma decisão .
Então é legal você poder ter uma troca com o seu time , né Tecnicamente E falou , mas pensando lá na frente , aí você tem uma bagagem direcionada pro negócio que nem o Anderson falou e você ó , o negócio funciona assim porque quem é técnico , ele vivencia aquele dia a dia dele .
Né , então , quem tem oportunidade de vivenciar um negócio tem que unir o útil ao agradável . Cara , realmente você tem que aproveitar aquela oportunidade de amadurecer e de poder evoluir e se preparar pra aquele desafio . Cara , Qual que é o seu próximo desafio , Se prepara pra ele , Porque quando tiver oportunidade você já tá tranquilo , Tá preparado , entendeu .
Não , quando surgir oportunidade você tem que correr atrás de fazer um monte de curso porque a oportunidade veio e eu não tava preparado .
Você nunca sabe quando a oportunidade vai chegar , né cara . Esse é o X da questão . Então , se você se preparar pra oportunidade , a tendência a chegar é muito melhor .
Diogo , assim a tecnologia é assim . Você tem que ir antecipando , antecipando , antecipando Sua carreira . É também assim , cara É antecipando , mas não pulando etapas . Se prepara pra oportunidade , e é a mesma coisa , é a parte de segurança . Cara Vai se preparando , vai antecipando , vai antecipando , cara .
É antecipar A palavra correta , cara , porque senão você vai ficar correndo atrás . Lá tem várias pessoas aí trabalhando realmente pra invadir algum lugar , pra tomar conta , pra ter um resgate , só que os caras só trabalham com isso , é o dia a dia .
E de segurança . Entendeu É esse é o X né .
É assim o observar o que é tendência e o que você precisa pro que vem adiante . É uma coisa meio embaçada porque tá tudo mudando muito rápido .
Eu li um livro do Tiago Forte ano passado , que é Criando o Segundo Cérebro , que ele fala sobre você desenvolver a tua IA , a sua IA que conhece você , a tua estrutura , os teus pensamentos , para ela ser aquele teu auxiliar . Porque todo mundo vai precisar ter a sua própria IA , além das IA que você utiliza .
Eu falei caraca , que coisa eu comecei nessa viagem lá atrás e vendo como as coisas estão caminhando . É exatamente aquilo que você falou e é o que eu acredito . Não adianta ir sozinha . A ir sozinha ela não faz nada .
Agora , a pessoa , como ela se relaciona com essa IA e como ela constrói nessa IA , ela vai encontrar resultados completamente diferentes e aí sim entra o diferencial Rápido . Ela vai encontrar resultados completamente diferentes e aí sim entra o diferencial rápido . Ela vai encontrar rapidamente resultados .
Anderson , assim a IA hoje é um assistente de luxo que você tem , é um assistente de luxo . então é pra você perguntar , pra ela vai te dar umas ideias e aí , através dos insights , você vai formar sua opinião , você vai desenvolver seu código . entendeu , Hoje precisa de uma ideia que tá tão evoluída que você coloca você consegue traduzir de um código pra outro .
Ah , eu quero de Java , eu quero pra pra outra linguagem , E aí de outra linguagem eu quero pra outra linguagem . Ela consegue traduzir e o código sai quase perfeito . Uma loucura , Mas você tem que ter a noção , não ? adianta Mas hoje assim vamos dizer que está muito mais próximo e muito mais fácil você desenvolver hoje .
Sim , porque vamos dizer que tem alguns modelos semi-prontos aí , coisa que antes não tinha , né Você ia na raça , né Então você ia no cérebro humano hoje E além disso tem muitas ferramentas pra corrigir isso , pra ver se realmente tem alguma vulnerabilidade e assim vai .
Então tem soluções , muitas soluções no mercado aí que ajudam no dia a dia e automatizar e realmente melhorar .
E aí até agora , pegando esse da tua experiência de segurança e todo esse movimento de adoção da IA de ponto a ponto da empresa , que a gente sabe que todo mundo está se interessando pelo assunto , como é que fica o cara que é gestão de segurança quando vê todo mundo querendo usar , cada um quer usar uma coisinha , como é que faz nessa situação ?
né , Hoje a gente está na hora do almoço trocando uma boa ideia sobre isso , né Porque o usuário , ele quer Python , ele quer desenvolver em Python , ele quer automatizar , ele não quer fazer . E ele tá assim , tá numa direção boa , sim , legal . Ele quer automatizar , ele quer realmente sair daquele dia a dia , essas tarefas repetitivas .
É IAC que faz , é você que automatiza hoje . E o usuário quer fazer isso . Ele quer usar o cérebro dele pra coisas que realmente precisa . Tomar uma decisão que vai melhorar o negócio , correr atrás de outras coisas e deixar a IA fazer essa parte automatizada . Hoje o usuário consegue criar isso .
Ele consegue criar e ir pra internet , vamos dizer fazer consultas em vários sites através da IA e trazer um negócio meio mastigado pra ele já pronto e aí pegar aquilo ali cara , automatizar é o único cenário que a gente tem .
Imagina assim você tem um Python , você automatiza num ambiente bolha , um exemplo , entendeu , porque a gente nunca sabe ali né tem que botar uma sandbox pro cara brincar lá . Isso aí é a primeira . Vamos dizer que é a primeira . A parte de segurança ali pode realmente desenvolver , porque você tem uma visão , eu tenho outra , a segurança tem outra e assim vai .
Então , beleza , a gente não pode segurar o negócio , o negócio tem que evoluir . Isso é um ponto fundamental também . Então , assim , para cada processo tem a sua exceção . Eu imagino que as empresas que realmente conseguem colocar uma exceção em um processo é uma empresa que realmente está fadada ali a ter um sucesso .
Vamos dizer assim E essa é uma boa pergunta Como é que vocês conseguem , como é que vocês fazem para definir qual é a exceção ? Porque pô , eu também concordo que se chegar lá não dá , não dá , não dá , né Falar , não , não , não acaba que você vai frear a inovação . Isso não é o correto .
Mas escolher realmente , definir essa exceção pode ser um trabalho de várias mãos ali , pra tentar entender o negócio , o que faz bem pro negócio , a inovação , com a segurança e com os compliance devidos acho que boa pergunta .
você acabou até respondendo parte da pergunta . já , eu acho que tudo que envolve o negócio vai ter algum impacto no negócio . não é isso aqui é legal porque a entrega a gente vai pensar lá no futuro vai inovar , o negócio vai melhorar por causa disso , desse ponto . Realmente eu acho que a parte fundamental é essa Você vê qual que é o impacto pro negócio .
Vai impactar negativamente . Então passa isso aqui na frente que realmente isso aqui a gente vai ter algum retorno . então passa esse aqui na frente que realmente isso aqui a gente vai ter algum retorno . aí , vindo pra parte de segurança , é tudo e qualquer , vamos dizer solução . terceira ele tem uma análise bem criteriosa . eu falo realmente .
eu acho que até conversei com o Anderson no último mês que a gente conversou , ele falou assim meu , se não der certo um exemplo , você tá querendo colocar uma solução lá pra gente avaliar ?
a gente está avaliando e tal pensando realmente num skill ali , num nicho ali do mercado , se não der certo por algum motivo , ou realmente se estiver propenso realmente a desenvolver pra atender a gente , vamos junto E a gente corre muito junto com relação a isso . aí , se não der no mínimo sua solução saiu melhor do que entrou .
junto com relação a isso aí , se não der no mínimo , sua solução saiu melhor do que entrou , porque assim a gente analisa tanto , tanto , tanto , tanto referente ao negócio e à parte de segurança , principalmente à parte de segurança , que eu acho que algumas perguntas te traz alguns insights .
Você vai falar meu o Adilson tinha razão Ou a gente não tinha pensado nisso . Começa a ter algumas perguntas no seu cérebro que você vai falar assim meu não deu certo , mas Faz sentido né ?
Faz sentido , é total . Isso aí eu acho que dentro de um banco que hoje eu acho que é a área financeira , eu acho que com certeza é a área que tem a maior quantidade de investimento em tecnologia , segurança são pioneiros .
Nisso É um privilégio hoje pra acho que qualquer gestor , né Você teve em outras áreas , como é que foi esse impacto de sair de indústria de empresas de tecnologia pra ir pra uma empresa que realmente sabe que investir ali é necessário , né Não dá pra Alguém da área financeira , uma instituição financeira , se não investir em segurança , investir em tecnologia , vai ficar
pra trás . E já era , né Não tem , não sobrevive . Como é que
¶ IA e Automação em Tecnologia
é esse impacto ?
Ei , você aí já se inscreveu no nosso canal , Já ativou o sininho das notificações E aquele comentário E as nossas redes sociais . Você já seguiu A dos apoiadores da CESPRO , da CESCYBER . Bora lá , tá tudo aqui na descrição .
Lá no início a gente falou que a gente tinha ido pra uma empresa de publicidade e depois fui uma tecnologia , né . E aí eu falei assim meu , e aí agora eu vou pra onde , né . E aí eu fiquei pensando meu , acho que eu poderia ter alguma experiência em outro skill , em outro segmento .
Trabalhei em duas indústrias antes de ir pro banco , né Pra ver como funciona , e tal Indústria é totalmente diferente . O banco , a gente respira a tecnologia , resp ver como funciona e tal a indústria é totalmente diferente . O banco , a gente respira a tecnologia , respira a segurança o tempo todo , o tempo todo . Eu até falo pro meu time .
A demanda não vai faltar aqui . Quando você não tem que atualizar um equipamento a outra , realmente a garantia está vencendo . Quando não está vencendo a garantia , você já tem que colocar uma POC que é realmente em execução então a gente tá mudando de contexto , quando você não tá na área de data center , tá na área de segurança , na área do field .
Quando não tá no field , tá no telecom . Então assim a empresa tem muita tecnologia , é o que eu falo até pro meu time . Tem muita coisa pra você aprender .
Se você realmente for uma pessoa um pouquinho curiosa , um pouquinho só tem um pouquinho de curiosidade , cara , você vai ver que tem um mundo aqui dentro , cara , e isso é o que estimula e na verdade isso que me motiva .
Né eu tento passar isso pro meu time , cara , num independente , o Anderson , o Guilherme , numa pessoa , você não tem que depender de uma pessoa pra te motivar . É isso que eu passo , entendeu . Eu acho que você tem que ser automotivado E isso é difícil .
É difícil , é um skill difícil hoje em dia .
Você tem que se apegar a alguma coisa . você tem que se apegar a um sonho , a um desafio e falar assim meu , eu tô aqui pra aprender , então , manda , vamos , manda . Mas tem muitos , vamos dizer cérebros , aí que pensam meu , quanto .
E mais trabalho eu vou ter .
E mais trabalho eu vou ter . Mais coisa vai cair no meu colo O cara , é o cara que não tem medo , o cara que vai pra cima , é o cara que a gente aposta . Entendeu , é o skill , é o diferencial No mercado .
Tem bastante , bastante profissional de TI , mas talvez o profissional que a gente tenha que é o cara engajado , que tá afim de aprender , eu só peço uma coisa só vontade , cara , entra no meu time e entra com vontade . O restante a gente forma as pratas da casa . Entendeu , é o cara com Às vezes eu preciso de meia dúzia de pessoas .
Eu fico comparando o banco hoje com os bancos grandes ou até bancos medianos que realmente são concorrentes nossos . Então você vai lá .
O banco hoje tem 440 pessoas de tecnologia , mas o time mesmo o Data Center ali , o nosso time , é um time menor né Perto de umas 35 pessoas ali , mas é um banco ali que vamos dizer ele toma conta ali de 5 mil funcionários , quase , entendeu , exato ?
Então , às vezes eu falo para Quando você vai para grandes bancos você vai ver quase 2 para 1 . Aqui a gente está falando de 5 , 6 para 1 , né , Não , até mais . A gente chega quase 10 para 1 . E é uma quantidade assustadora .
É aí que a gente na verdade começa a falar e informar esses bons profissionais , o pessoal que realmente tá afim de conhecer tecnologia , tá afim de respirar tecnologia e tá afim de realmente de se desenvolver .
Cara , eu acho que eu Às vezes eu até falo pro pessoal ó , meia dúzia de pessoa com boa vontade é melhor do que a gente imagina Ah , é Melhor que às vezes 30 , 40 , com vontade , sem vontade Não há uma diferença grande entre emprego e trabalho .
Né , Acho que a gente tem que procurar mais pessoas que querem trabalho e menos pessoas que querem emprego , que é só o dinheiro ali no final do mês .
É , tem que buscar carreira . Toda a nossa conversa vai se pautar naquele desafio que eu te falei lá no início . A pessoa que tem um desafio tem um sonho que ela busca .
Seja de qual forma , e vai surgindo as você está preparado e você vai . O cara que agarra . Ele é o cara que agarra . Isso , assim que é numa pequena empresa , numa grande empresa , é um perfil específico , aquele cara que enfrenta qualquer desafio .
Né Eu fiz um post essa semana no LinkedIn , até peguei aqui que é o responsável por arquitetura , manutenção , base de dados e operações . Essa sigla é o Rambo , o cara cuida de tudo . Entendeu , joga no peito do cara que o cara vai resolver E às vezes você tem esse Rambo nichado .
Né Você tem um cara lá que surgiu um desafio em infra , seja qual for , você sabe que você pode contar com ele . Se precisar ligar de madrugada pro cara , você sabe que é o cara que não vai deixar a peteca cair .
Isso É o que a gente fala de senso de dono . sabe , é o cara que trabalha veste a camisa mesmo . Porque eu imagino assim ó você tá aqui na sua empresa , cara , no mínimo que você tem que fazer é vestir a camisa . É o mínimo , cara . Porque ó você ficar só reclamando ?
só reclamando , porque assim todas as empresas têm os seus defeitos , né Têm o seu déficit , aí pra melhorar o que tá ruim aqui .
Aí a gente bate com uma outra coisa que eu vejo muito nessa geração nova , que é um sentimento muito carreirista , que eles se importam menos com o CNPJ e mais com a carreira deles .
Então eles acabam não construindo legado , eles começam a pular de um lugar pro outro em vez de construir uma história , construir um legado né mostrar a capacidade deles levar um departamento de um nível pra um próximo nível . Não , eles estão preocupados só com a carreira pessoal .
Na verdade só o cargo , né Se eu estiver trocando às vezes por 100 , 200 reais . Tô saindo da empresa A pra B e pulando de .
Pulando de cargo . Isso é um tiro no pé . Eu vejo dois cenários .
Assim , se você busca experiência , assim eu entendo que você tem que ficar pelo menos um tempo pra você buscar uma experiência legal . Entendeu , você sai melhor do que você entrou . Como eu te falei , eu fiquei numa empresa de tecnologia por quatro anos , né eu entrei como estagiário no tempo e saí como analista júnior depois de quatro anos .
Só que eu imagina assim eu saí como júnior e a gente entrou eu fui concorrendo com uma vaga sena a bagagem que eu peguei pra você ter uma ideia , né E aí eu acabei entrando nessa indústria . Então assim é dar um tempo , Quando você realmente vê que tem bastante coisa ali , dá pra você realmente ter aqueles desafios internos e tal , tudo mais .
Chega , conversa com o seu gestor , falei meu , acho que é fantástico quando você chega e joga , real sabe Chegar e falar assim meu ó , eu acho que já deu pra mim , porque realmente essa geração , ela tá que nem um vulcão , tá prestes a explodir se você realmente não der mais conhecimento pra ele .
Ele vai embora , vai bater asa e vai embora , vai embora é aquele negócio se a empresa tá te dando oportunidade de crescimento e né é um lugar que com boa cultura , com a remuneração , o justo e tudo mais , não fica pulando de um emprego pro outro por causa de 200 reais , por causa de 300 reais .
Mas se for um lugar que não te dá o mínimo pra você crescer , aí eu concordo de cara vamos buscar um lugar que me dê essas possibilidades de crescimento , mas dê tempo . Né foi o que o Odilson falou muitas vezes . Não pule etapas . Pra chegar num cargo sênior ou pleno , você precisa ter uma bagagem que você não vai ter em dois , três meses . Entendeu ?
É o que a gente fala de horas de voo . A gente compara muito carreira com pilotar avião . Cara , eu quero pilotar o Boeing , Beleza , mas antes de eu pilotar o Boeing eu tenho que passar X horas de voo pra virar um piloto comercial .
Mas X horas de voo pra virar um pequeno , até eu conseguir chegar aonde eu almejo , Nada supera a experiência E você nunca tá preparado .
Se você esperar realmente porque você tá preparado , você nunca tá preparado . Então imagina assim esse cenário Você tá lá , você tá tomando conta de um time , dois times , três times , e aí surge a oportunidade e fala assim Adilson tem que assumir a área . Aí né o gerente sai , eu tenho que sumir a área , e aí você tá preparado .
Eu já falei vai se preparando psicologicamente , tecnicamente , como que funciona , trocando ideia com o Anderson , olhando o Guilherme , e aí como que é Guilherme , como que é seu dia a dia e tal , ou Diogo , e aí qual que é o ônus , qual que é o bônus , porque hoje o cara técnico , ele quer o bônus , como que todo mundo quer , mas o ônus de vir pegar a parte
de coordenação de gestão tem realmente que , e eu respeito cara , eu respeito muito cara ó , e eu tento né a gente vai , vendo ali as pessoas que realmente tem um patamar , ali que você fala meu esse aqui , acho que vai . Então você acaba investindo , você vai pegando essa experiência no dia a dia .
Mas tem pessoas que querem a parte especialista meu , vai lá pra ser especialista , vai ser arquiteto , tal , tudo mais , mas tudo converge pra você ir pra área de gestão . Você chega ali em arquiteto . Você vai pra área de gestão ou você vai abrir uma empresa vai fazer alguma coisa .
Você vai estabilizar ali ou você vai ter que . Você vai ter que seguir alguma coisa .
A área técnica , você chega num teto . Se você é especialista , às vezes você já chegou ali . Se você quer mais , naturalmente , ou você vai pra gestão , ou talvez você vá pra uma .
Ou área de negócio .
E esse conhecimento técnico ? ele vai ser usado não como fim , mas como meio . Você vai usar esse conhecimento pra chegar no próximo nível . Não é mais o teu dia a dia , né você não vai ficar ralando o beat .
Esses dias eu fui almoçar com um amigo que ele trabalhou nessa primeira empresa de tecnologia , né , e ele tá até hoje , lá 20 anos , né . E aí ele falou pra mim Adilson , eu tô indo pra área de comercial .
O que que você acha , falei , é ou você vai ali pra ser especialista , mesmo arquiteto , engenheiro , ou você vai pra área comercial ou vai pra área de gestão . E aí eu falei eu já teria ido , estimula as pessoas a ir pra frente . Vai , cara , vai lá , degusta aquilo , cara , dá oportunidade pra você . Entendeu , se você não gostar , mas pelo menos você tentou .
Um rio é você não tentar e você vai , cara , vai pra cima . Se depender de mim , assim conta comigo . O que deve é mesmo longe . Entrou falou vamos almoçar . Entrou no meu LinkedIn vamos almoçar , vamos almoçar , vamos trocar uma ideia e tal . Mas às vezes o cara tá inseguro , né Ver que realmente Você tem uma bagagem maior , uma experiência maior .
E eu acho fundamental , cara , gosto muito da troca , cara , acho sensacional Isso é muito bacana assim .
A experiência é um negócio difícil de você retratar . Eu me lembrei de uma história aqui que foi muito boa . Eu estava visitando um cliente Era uma grande empresa , os caras com uma infraestrutura gigante de TI . Tinha um técnico lá tentando instalar um pacote no servidor Linux E o pacote dava erro .
O pacote dava erro , o pacote dava erro E eu estava só passando por ali . Ele falou o Anderson , tá aqui , o Anderson é sênior , o Anderson resolve isso aí . Aí eu olhei assim , falei o que que houve , irmão . Ele falou ó , manda rodar pacote não instala . Ah , teu arquivo tá corrompido . Baixa ele de novo . Ó , o cara baixou de novo e rodou .
Eu não sabia nada sobre o servidor , eu não sei nem o que o cara tava instalando ali . Os caras tavam batendo cabeça . Eu só usei o que eu tenho de experiência velho se tu tá insistindo ali muito tempo .
É um executável , cara .
O cara tá tentando rodar um executável , ele que tem isso aqui às vezes é básico , às vezes o famoso reset da máquina você já reiniciou , já reiniciou abaixa de novo executa tirou a tomada segurou 40 segundos mas é isso , eu estou fazendo um exemplo de uma besteirinha , mas às vezes são coisas muito mais complexas que a tua experiência .
vai lá e Como a experiência que o próprio Adilson colocou aqui no início , de que pessoas são diferentes . E não adianta , cara , tu vai botar um macaco pra nadar e o peixe pra subir árvore , não vai dar entendeu .
Eu acho que a parte de gestão é isso . cara É pessoas , cara É você tentar entender , porque senão cara ninguém consegue trabalhar com você . Você tratar as pessoas , tudo da mesma forma hoje .
E assim , qual que é a dica que você daria pro gestor , aquele que tá pleiteando ser gestor , pra identificar Porque muitas vezes as pessoas são diferentes , mas a galera não sabe identificar realmente as diferenças , né Só sabe falar
¶ Carreira e Crescimento Profissional
na teoria , você que tá falando e tá vivenciando isso lá com seus times , quais as dicas que você daria pro gestor , aquele cara que hoje tá no meio da carreira Y querendo pleitear e ir pra gestão pra saber realmente identificar que o Gomes é diferente do Mr Anderson e vice-versa ?
No dia a dia . Eu acho que você vai pegando as coisas . Né , Diogo , Você vai entendendo como as pessoas funcionam , o perfil das pessoas . Tem pessoas que são mais rápidas , tem pessoas que são mais técnicas , tem pessoas que realmente gostam de falar , né Tem pessoas que gostam de escutar .
Né Eu acho que o one-on-one , ali , no dia-a-dia , você tentar entender e você ir direcionando a pessoa , sabe , Acho que é legal , Vai direcionando , vai acompanhando o que a gente falou , Não solta . Não solta que às vezes você realmente entre aspas , ou você vai queimar aquela pessoa ou realmente você vai aos poucos amadurecendo , vai soltando .
A pessoa nem percebe , nem você entendeu .
Vai devagar , vai dando linha , vai dando linha , Vai vai dando oportunidade pro cara .
Eu acho que descentralizar , acho que é um ponto fundamental , sensacional , mas não , você delega , mas não solta , não solta .
Você mencionou algo importante que às vezes falta , que é o one-to-one . né Ali , que você vai conhecer a pessoa Você não tem como conhecer de outra maneira . Alguém . Te contar sobre aquela pessoa e ter um one to one com ela é completamente diferente , né .
Ô Diogo , você também veio de baixo . Você sabe como que os caras são . Eu adorava feedback , entendeu , feedback . Eu acho que é muito bom , não é sem excesso , mas de vez em quando , e você não precisa entrar numa sala e falar assim ó vem aqui . Ô , diogo , vem aqui que eu vou te dar um feedback . Não é o dia a dia , dia a . Ó vem aqui .
Ó , lembra que eu te falei lá daquele processo ? Então , ó , vai por esse caminho aqui , porque , cara , lá na frente , ó , o que vai acontecer É não tinha pensado nisso . Entendeu Então às vezes que é legal assim . Nem sempre o que é básico pra você é básico pra ele . Acho que é fundamental , entendeu ? Então , é por isso que é bom você escutar .
Às vezes você fala uma coisa que ele tá entendendo de uma forma , né Sai da sala com aquela dúvida , não te pergunta e faz errado .
Às vezes o óbvio tem que ser dito né Então . Entendeu Então assim ?
na dúvida , vamos combinar um negócio . Na dúvida , você me pergunta . Na dúvida , você me pergunta É bem melhor , lá em banco , geralmente assim , os quatro primeiros meses você trabalha seis horas , né . Então ela fala assim ó , não pode passar das seis horas , não pode , é regra , não pode passar das seis horas .
Então vai lá , deu seis horas ó vai embora , deu seis horas , vai embora . Então vai fazer as coisas . Vamos fazer junto tal tudo mais . Meu vai um exemplo Você vai entrar no data center , cara o cara , as mesmas quatro vezes , entra com mais uma pessoa pra tentar se ambientar , ver como funciona tudo mais .
Aí você vai soltando aos poucos , né , e aí o que acontece , as pessoas não erram , você também não expõe as pessoas e você vai ganhando a confiança do cara e realmente o cara te confia a confiança . Você vai passando aos poucos , tem que ser seguido .
Mas acho que o gestor , o que acontece , Ele treina , ele realmente busca o pessoal de cima daquela pessoa e melhorar aquela pessoa . Esse é o papel do gestor , né ?
Com certeza Tem que melhorar as pessoas todos os dias , né .
Então , assim acho que tem que estar A parte de gestão . É isso , cara , acho que tem que cuidar muito dessa parte . Acho que um feedback ali a cada seis meses , geral , a cada três meses principalmente . entendeu , e assim precisou , cara , chamou na mesa , vamos trocar alguma ideia .
Ó , o que você pode melhorar nisso aqui , nisso aqui , nesse ponto , e você , o mais primordial , é você acompanhar . Eu acho que você tem que acompanhar o dia a dia , tentar entender e aí , ó , até evoluiu . Ô , gostei disso . Aí , cara , gostei disso , hein , cara , gostei Né Sensacional , acho que aí você vai evoluindo .
O cara fala tipo , sabe , quando tira aquela adrenalina , aquela coisa gostosa que você sente dentro , você fala assim meu caramba , tô me sentindo bem pra caramba aqui , sabe , eu acho que meu , você veio de lá , você sabe como que é .
Satisfação do cara E às vezes são pequenas coisas que fazem uma diferença absurda .
Acho que o meu último salto quântico em gestão foi uma frase que o jogo disse . O jogo me disse o seguinte cara , você tem o terrível defeito de acreditar na tua equipe , você tem que desconfiar da tua equipe . E quando eu assumi o mindset de que o feedback que o cara tá me dando tá errado , tudo mudou Porque agora tem que conferir esse cara o tempo todo .
Entendeu , o cara criou essa informação . Aham , deixa eu olhar por aqui que é muito da metodologia do próprio jogo , né , mas não era uma coisa que eu tinha incorporado , que eu sempre fui da mentalidade de não pô , vamos confiar na galera , e não é assim .
Confiança se conquista . Né cara , é O cara . Vai me dar um feedback . Hoje , talvez não esteja certo . O checo amanhã de novo . Amanhã de novo . Até você ter confiança em ouvir o feedback da pessoa .
é um negócio que leva tempo e É que assim , quando você começa Realmente , cara , você não precisa fazer esse microgerenciamento , você fica tudo ó , e aí , e aí , e aí , e aí . Só que de vez em quando eu acho que é bom você acompanhar pra não chegar lá na outra semana . Você faz uma reunião por semana , um exemplo , entendeu .
Então você chega na outra semana e aí como tá o projeto ? Não dou cara , porque muitas coisas aqui aconteceram . Se você tivesse feito essa pergunta antes , talvez você pegou lá no início , entendeu ? Agora já passou uma semana , já perdeu um tempo . A semana não volta mais .
Já era , ou você pegar uma ferramenta ágil aí , realmente de método ágil pra você utilizar no dia a dia todos os projetos . você controla por lá , então você sabe , não precisa perguntar pra ninguém , tá lá , tá atualizado lá . Ô , você não atualizou lá , atualiza lá , pra mim Tá tranquilo , é o dia a dia .
Então , assim você tem uma visão , seu time tem a mesma visão e vocês falam a mesma língua . Então você tá lá , você tá no dia a dia . o dia a dia realmente tá corrido pra você , tá dinâmico . As pessoas te pegam no meio do corredor , ô , você sabe como tá isso aqui . Sei , mano , tá assim , assim , assim , olha , que legal .
Ah , não pergunta pra outra pessoa do seu Sabe , aí , o time tá falando a mesma língua , sabe , então aí você fica mais tranquilo .
quando você virar as costas pra ir fechar um negócio , ou virar as costas pra ir num evento , alguma coisa , tem alguém que toca no seu lugar , é o cara que tem o mesmo olhar que você sabe , a gente fala muito em senso de dono lá .
É o cara que tem um senso de dono .
É o cara que na verdade tem sangue nos olhos , é o cara que realmente veste a camisa e quer crescer junto com você . entendeu , É um negócio prosperar com certeza É consequência .
O cara que trabalha certinho , o cara que realmente tem um desafio , tem um sonho ali pra Tem uma família ali , cara , o cara que realmente tem essas preocupações É o cara que É consequência o negócio evoluir .
Faz parte , faz parte ele é o cara do dia a dia , é o cara que tá perturbando a sogra pra abrir uma conta lá é isso aí que tá vestindo a camisa do que é o business de ponta a ponta não importa assim tem vários TI , tem vários , vários times são vários segmentos .
Você pega ali a área de infraestrutura , que é a minha área , então tem a área de segurança , data center , telecom field , tem aparativo , projetos , então tem vários segmentos . Mas quando realmente dá algum problema , cara é tecnologia , é TI , não importa se é desenvolvimento , se é business , cara a gente dá as mãos e vamos resolver o problema .
Vou te perguntar a tua opinião Você acha que , no fim do dia , o cara que tem a tendência de crescer para esses lugares de gestão é esse cara ? É o cara que tá vestindo a camisa ? É o cara que entende a empresa como dono ?
Acho que sim cara , acho que não só na sua vida . Faça um comparativo com a sua vida pessoal . Entendeu , a gente fala muito assim seu filho tá doente . Você larga seu filho lá no médico . Você vira as costas e fala assim meu leva lá . Entendeu , é a melhor possibilidade né . Por que a empresa não é sua , é que a gente fala assim . Você não tem o desafio .
Então , ah , não , a empresa não é minha , eu não vou dar o sangue lá . Não , não é a empresa que eu vou vestir a camisa . Ah , você tem que ter uma qualidade de vida tem . Você tem que ter sua vida , tem que sua família tem . Aí , você vai realmente fazer a gestão da sua vida profissional .
Né Sua carreira profissional E também da sua vida né Pessoal , ou chegou lá . Eu não falo em trabalho . Quando eu chego em casa , eu vou lá . É um momento , aquele momento único , cara . Eu vou tomar banho com meus meninos , vou falar um pouco com a minha esposa . Eu acho que antes de você dormir realmente , você tem que trocar algumas figurinhas , entendeu ?
Acho que é fundamental .
Pô , é isso que eu queria . Viu , vem lá em casa a gente só conversa sobre trabalho . Ah , a esposa dele tá vendo a empresa tá vendo , aí Porra , a gente só fala sobre o trabalho brincadeira , mas assim é importante você ter os dois lados .
Né a vida pessoal é importante , mas , cara , você não pode tratar o trabalho como se fosse um negócio descartável ou a sua carreira como se fosse algo descartável . A gente tá falando da sua carreira , né onde você quer chegar os seus objetivos . A empresa ela é o meio , mas ela pode ser o fim . Também .
Pode ser que nem os nossos pais que ficavam a vida inteira na empresa , pode ser que aconteça , tem muita gente que acontece eu espero que isso aconteça . Viu , diogo , eu também mas é isso há essa e hoje a geração nova . eu sinto que cara tá tudo muito descart , as relações estão muito descartáveis E aí isso leva pra vida profissional .
cara é um problema Porque se você não tem tempo é difícil você ganhar confiança , você ganhar experiência , ser pulando de galho em galho , chegar num passo além , ir pro cargo de gestão e tudo mais . cara é difícil se você não tiver tido uma experiência pregressa ou ter tido tempo pra você amadurecer isso dentro da empresa .
Aí tem uma coisa interessante , muito forte , nisso que você está falando , que é quando a gente fala na vida de uma pessoa tem alguns pilares que a gente levanta . Eu falo do pilar da vida profissional , a gente fala do pilar da família e tem outro pilar que é inevitável se discutir sempre , que é a saúde .
E tem outro pilar que é inevitável se discutir sempre que é a saúde , e eu vejo a saúde mental especialmente muito afetada a pressão dessa geração , a velocidade das coisas e tal . Então , assim as vezes o cara simplesmente também não consegue acompanhar tudo isso mentalmente .
Mas o que você está falando é a consequência do que eu te falei lá . Você isso mentalmente entendeu , Mas o que você tá falando é a consequência do que eu te falei lá . Você nos preparou , entendeu . É isso que eu tô te falando , essa experiência , essa maturidade , você se preparar e falar assim , peraí , meu , é assim .
Eu acho sensacional o conflito , mano Pode dar risada , mano , Cara é conflito , não todo dia , entendeu mas o conflito , é onde gera a ideia , é onde sai o processo . Ali , entendeu o ambiente onde você chega , a gente fala dos caras e dá risada assim .
Mas o lugar onde você chega , que é muito silencioso , você fala assim meu , aqui , a gente consegue trabalhar , a gente consegue não vai sair , nada de legal . Aí , o que a gente fala é assim , pra uns departamentos né , ou alguns segmentos é legal . O silêncio , entendeu , pra mim não é A tecnologia , é troca o tempo todo a gente tem que se falar .
A gente não utiliza ramal eu vou na sua mesa a gente troca ideia E-mail . Não É WhatsApp , pra mim cara , pra mim é mais rápido É sempre mais rápido entendeu , é dinâmica . Toma decisão compra pelo WhatsApp , entrega pelo WhatsApp . Pra mim é assim , eu não consigo viver mais sem WhatsApp . Cara , esse dia aí deu um problema no celular . Eu tinha que trocar Meu .
Tinha 1.700 contatos Meu . Como que eu pessoal lá de compras falou assim você quer um iPhone ? Eu falei não deixa aqui , deixa aqui , senão o iPhone tem que cadastrar 1.700 contatos . Então cada vez pra mim trocar o celular , pra mim é .
Passou mais com estrangeiros . Meu querido Dá pra importar hoje . Cara , é isso aí . Imagina o cenário aí .
Minha vida é assim é WhatsApp , e-mail pra formalizar . Você tá no dia a dia , troca ideia , é a troca fundamental em tudo na minha vida profissional , profissional e na minha vida pessoal . Troca fala primeiro , é isso , fala primeiro , aí depois você formaliza .
Porque a fala a gente já tomou várias decisões ali , entendeu , e aí você formaliza conforme falamos tá aqui , aí , não agora . Você fala . Assim você fica trocando ideia só por e-mail , cara , você não resolve nada , só perde tempo E às vezes 12 e-mail uma cadeia de e-mail gigante que ainda tá porra .
Entendeu , é difícil , adilson , cara . mais uma dúvida , né , a gente falou bastante aqui sobre a carreira , etc . E você falou de eventos E falou de várias áreas segurança , data centers e assim por diante . Como é que você busca tecnicamente se renovar , porque a tecnologia muda a cada dia , tem várias e várias tendências que vêm chegando ?
e como é que você busca no seu caso , na situação pessoal , se renovar e buscar conhecimento sempre nas diversas áreas de tecnologia ?
e a dica que você deixa também pro pessoal que precisa estar se renovar e buscar conhecimento sempre nas diversas áreas de tecnologia e a dica que você deixa também pro pessoal que precisa estar se renovando porque a área de tecnologia é extremamente dinâmica .
Bom , na área de tecnologia você não pode parar de estudar , é o
¶ Como se Manter Atualizado em Tecnologia
mercado , é assim . Então eu tô lá . Como eu te falei lá no início , eu fiz uma pós . Agora eu tava falando meu , eu tava com muita dificuldade de fazer gestão dessa . Eu tenho três gerações no meu time , né ?
então assim isso deve ser no conflitante né é , é a X , a Y e a Z , né , então , assim eu trabalho com pessoas que são mais velhas que eu e com pessoas que são mais novas . Então imagina o nó , cara , sem brincadeira , eu tenho uma dificuldade , é aquele cenário . Por isso que eu te falei , não dá pra tratar as pessoas ao mesmo tempo .
O pessoal que tá ali é o cara que mexia com o telecom , com aqueles fiozinhos que você tirava da parede , saia crimpando , entendeu , desde o cara que nasceu com o celular já na mão e tá surfando .
O cara não sabe o que é um surf .
O cara não sabe o que éarkis , esse aqui pra ele é botãozinho de salve ali do filme e sem contar com a falta de experiência , que aquele negócio pega o cara verde , que assim é um banco .
Vou dar um exemplo ridículo aqui uma brincadeira velho , se tu tropeçar nesse cabo , aqui a gente perde 5 milhões por minuto é mano , mas não tem , não tem .
Você pode falar cara , eles só acreditam quando acontece alguma coisa por minuto . É , mano , mas não tem , não tem , não tem , não tem , não tem . Você pode falar cara . Eles só acreditam quando acontece alguma coisa . Você lembra que eu falei lá ?
Lembra que eu falei pra você não entrar no data center sozinho .
Então , imagina , assim é uma pra precaver né alguma coisa que realmente possa afetar o negócio e outra também pra não expor as pessoas né .
Então , assim acho que estudar é fundamental , não parar né , como a gente falou o ano passado eu tive essa necessidade de fazer um MBA , uma gestão em pessoas , abrir meus olhos para muita coisa que realmente eu via no mercado ou que realmente havia necessidade , né Conseguimos implantar algumas coisas . Acho que é fundamental se relacionar , hoje pra mim me atualizar .
Eu fico conversando muito com as áreas , saio de uma reunião , fica uma coisa ali sabe , eu nunca deixo de perguntar . Acho que aguçar com curiosidade é fundamental , ser curioso , entendeu , cara , não fica com vergonha de perguntar . Aí , se você chegar numa sala de reunião , você tá totalmente fora do foco .
Ali acabou numa sala de reunião , você tá totalmente fora do foco . Ali acabou a sala de reunião , ali acabou a reunião , vai lá , procura num particular , pergunta ô , meu , o que é isso ? Acho que não ter vergonha de perguntar é fundamental . Aí , você fala assim meu , só que isso aqui é muita coisa pra te explicar .
Aí , fala assim me dá só o overview , só aquele basiquinho . E aí , aí , você ia gostar da sua curiosidade mesmo ir pra internet procurar E atrás né Entender Buscar o conhecimento realmente Meu surgiu o Kubernetes . Que coisa que é essa daqui mano Entrava em várias reuniões lá , o Kubernetes , o Kubernetes .
Eu falei putz , vou ter que estudar , mano Pega um final de semana às duas , três horas , entender o básico , aí depois do em eventos , cara Viu , isso é muito bom , só que o evento aí você tem que ir com um propósito , um propósito de fazer a troca , de entender realmente o que tem tecnologia realmente no cenário , de buscar realmente inovação , de buscar coisas
que realmente possam agregar no nosso dia a dia . Entendeu , acho que isso é legal . E aí tem a parte do pessoal que gosta de ir buscar os brindes , né ?
Mas tem que ter né . É engraçado isso , cara . A gente já sabe Olhando pra quem tá chegando a gente já sabe .
Os brindes fazem parte . né Não voar pro evento buscando brindes só em mim , Mas você vai estar carregando muito pouco se você estiver buscando só o brinde .
A verdade é essa né cara ? Sim , e deixa eu aprender um absurdo .
É isso aí estudar , ter essa troca , é fundamental que eu trocar cara com o pessoal do mercado e entender como funciona cada tecnologia e poder agregar no seu dia a dia ali , automatizar , trazer inteligência , cara , alguma coisa que você fala assim meu saí daqui , mas olha , esse projeto , cara , o negócio foi pra frente mesmo , entendeu .
Você tem o prazer de saber que tipo você foi buscar e o negócio deu certo . Sabe , eu acho que é o desafio lá ainda , entendeu , e é muita coisa para pensar . Você , você escuta um monte de coisa no mercado . Você vai pra MBA , você vai pra uma pós escuta , mas é muita coisa , é muita coisa Então imagina é muita informação , então é assim , cara .
Olha pro seu dia a dia muita informação , então é assim , cara . olha pro seu dia a dia e fala assim meu , isso aqui é legal , vou implantar isso aqui não é Tem . Certas muitas pessoas têm dificuldade de gerir todo esse processo e falam assim meu , o que que eu faço .
É porque não é mais sobre certo e errado , é sobre o que faz sentido e o que não faz , que é muita coisa acontecendo .
Entender . Isso é fundamental . Né , Marcelo , antes fundamental , né Estamos chegando naquela hora , famosa hora .
Inevitávelmente Você que ficou aqui até agora porque você não quer um brindezinho veio pelo brindezinho . Então vou deixar com vocês as considerações finais do Adilson . O microfone tá na sua mão , pode deixar o recado que quiser , link o que quiser deixar .
Eu faço questão de olhar pra essa câmera aqui e dizer é Pensa no desafio , cara . Eu acho que o sonho é fundamental pra que você mova montanhas , vá em buscas , te estimule e te motive , cara , acho que a automotivação vem de você e se apega em alguma fé que você tenha pra buscar tudo que você almeja lá na frente e tenha fé que você vai conseguir .
Pra buscar tudo que você almeja lá na frente E tenha fé que você vai conseguir , não pare . O primeiro tombo é o que você precisa , o segundo é o que realmente vai te realizar E o terceiro é o que vai você ajudar a você chegar no seu sonho . Nunca deixe de buscar isso aí . Obrigado gente .
Só um adeus Muitíssimo obrigado por tudo aí , Por todos os insights . Tenho certeza que você vai ajudar gerações e gerações inspirando novos líderes exatamente novos líderes que a gente precisa , cara , e eu acho que esse insight aqui é aquele sentimento realmente de dever , de cumprido
¶ Considerações Finais e Encerramento
, de passar um pouquinho pra essa questão de sensação de ser dono , realmente fazer parte daquela empresa . Muitíssimo obrigado , adilson . Acho que foi muito de grande valor aqui pra gente Legal . Espero gravar outros PodCafé contigo .
Vamos . é isso aí , gente . Obrigado , meu Valeu demais . Um abraço a todos aí . PodCafé Quero café , quero café .
