Sal da terra, luz do mundo
O grande e básico compromisso do crente, deixado por Jesus, é o de se comportar como sal e luz neste mundo.

O grande e básico compromisso do crente, deixado por Jesus, é o de se comportar como sal e luz neste mundo.
Os benefícios da leitura e estudo das Escrituras são inegáveis.
Nas Epístolas do novo testamento temos a explanação das diversas doutrinas cristãs que dão forma à Igreja em todos os tempos.
A igreja pentecostal de hoje precisa buscar o modelo bíblico para um viver no poder do Espírito Santo.
Profecias da Bíblia são mensagens inspiradas pelo Espírito Santo, cujo objetivo é alertar o povo de Deus e a todos sobre a vida espiritual.
Disse Paulo que tudo o foi escrito, serve para nosso ensino deve consolar, exortar e trazer esperança ao coração do crente.
O próprio Senhor Jesus ensinou que As Escrituras testificam Dele. Por todos os livros da Bíblia é possível ver Jesus, sejam em símbolos, profecias ou alegrias históricas.
Desde que aceita e praticada, a mensagem de Deus em sua Palavra, a Bíblia, gera nova vida no ser humano.
Por ser inspirada divinamente, o conteúdo da Bíblia Sagrada nos ser de segura orientação para a eternidade. Também nos fornece suficiente esclarecimentos sobre a vida aqui, debaixo do sol!
A Bíblia Sagrada é um livro singular, possui várias peculiaridades as demandam uma séria e adequada interpretação. Todos os leem a Bíblia devem ter isso em mente.
Como um livro, a Palavra de Deus é composta por 66 livros, os quais não estão dispostos em ordem cronológica mas agrupados por assuntos.
Como consequência direta da inspiração divina, a Bíblia Sagrada é inerrante, ou seja, não contém erros essenciais, apenas aparentes contradições que são resolvidas com um estudo mais aprofundado.
Por inspiração divina da Bíblia entendemos a ação sobrenatural do Espírito Santo na vida dos autores originais. Com esta ação Deus supervisionou tanto a recepção como a transmissão da mensagem divina ao homem.
Por ser a Palavra de Deus, sua revelação, a Bíblia Sagrada tem autoridade suprema no que se refere à fé a espiritualidade e vida com Deus.
Apesar das intensas batalhas da vida toda, Paulo não desanimou da fé, ao contrário se fortaleceu e demonstrou uma certeza inabalável de um futuro na Glória.
O Apóstolo Paulo demonstrou tamanho desprendimento em sua vida de missionário que chega a nos impressionar. Entre suas declarações está esta:"...não tenho minha vida como preciosa para mim mesmo, contanto que cumpra meu ministério ", etc. Sua coragem diante dos sofrimentos e da morte deve nos inspirar!
Paulo foi um exemplo de alguém que batalhou pela sã doutrina. De igual forma exortou outros a fazerem o mesmo. Em sua carta a Timóteo o apóstolo declara que a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade, preservadora, portanto, da sã doutrina.
Paulo além ser um desbravador em ganhar pessoas para Cristo, foi também um incentivador de novas vocações. Este Apóstolo se fez modelo e molador de muitos obreiros mais jovens.
Ao estudarmos Atos e as epístolas de Paulo, percebemos claramente sua preocupação com o discipulado dos novos convertidos a Cristo.
Como missionários, Paulo e seus companheiros plantaram a semente do Evangelho em muitos lugares de seus e seus resultados são vistos até hoje.
Paulo viver realmente uma vida cheia do Espírito Santo. Em consequência dessa realidade, tudo que ele fez é ensinou passa pela compreensão da doutrina do Espírito Santo.
A centralidade da mensagem de Oaulo era o Cristo Crucificado. Enfatizava de de igual for a ressurreição como fundamento da eficácia do Evangelho.
A igreja primitiva enfrentou dura e violenta perseguição. Neste episódio falaremos sobre um então, fariseu chamado Saulo, que foi o mais ferrenho perseguidor dos crentes no início do cristianismo.
Depois de 326 anos de existência, caiu o reino de Judá. As causas de tão grande tragédia foram os pecados persistentes que o povo praticou e não os abandonou. Então, a paciência divina se esgotou com eles.
Após um longo período de apostaria, Judá entroniza um menino de oito anos! Este menino cresce e demonstra uma fé resoluta em Jeová, empreendendo uma profunda reforma religiosa em toda a nação, destruindo todo e qualquer ídolo, trazendo o povo de volta ao verdadeiro Deus.
Ezequias foi um bom e piedoso rei de Judá que reinou por 29 anos e fez o que era bom aos olhos do Senhor. Ele empredeu uma ampla reforma, tanto no templo do Senhor como também na fé monoteísta em todo o país.
Depois de 209 anos de história, 19 reis de 9 dinastias diferentes, Israel foi conquistada e levado ao cativeiro, infelizmente. Um triste fim, para uma nação que devia ter dado ouvidos às advertências do Senhor, mas não o fez. Então, Deus os entregou ao poder de seu inimigo para lhes punir pelos pecados acumulados e grosseiros bem como curar a idolatria encalacrada na vida do povo.
Preservado da morte quando tinha um ano apenas, corado aos sete e morto aos quarenta e sete anos, este foi Joás, rei de Judá. Ele começou muito bem, pois tinha a tutela e direção de um sacerdote chamado Joiada. Com a morte deste, ele desvia-se completamente e morre nesta lamentável condição.
Havia certa vez, um grande comandante de exército na antiga Síria! Este homem era muito respeitado por conta de seus muitos feitos militares diante da nação e de seu rei, porém foi acometido de uma incurável doença, a lepra. Para ser curado, precisou ouvir uma criada e viajar para Israel...
Eliseu teve um ministério realmente profícuo, onde aconteceram pelo menos vinte manifestações milagrosas. Três destes milagres mencionamos nesta reflexão.