Episódio 99 - Você sabia que “alegrar-se” é um mandamento? - podcast episode cover

Episódio 99 - Você sabia que “alegrar-se” é um mandamento?

Aug 11, 20209 minSeason 1Ep. 99
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante

[11/08/2020 – Devocional] Deuteronômio 12 + Isaías 64 + I Coríntios 15:35-58

Na maioria das vezes associamos a alegria à emoção, ao sentimento, a algo que está lá dentro, e que é tão forte, que passamos a ficar alegres e sorridentes. A Bíblia, porém, nos dá uma outra dimensão da alegria, e é isso que veremos em nosso devocional.

Em *Deuteronômio 12:4-7* lemos:

“ 4Vós, contudo, não adorareis a Yahweh, vosso Deus, do mesmo modo como eles cultuam seus deuses. 5Pelo contrário: buscá-lo-eis somente no lugar que Yahweh, vosso Deus, houver escolhido, dentre todas as vossas tribos, para aí colocar o seu Nome e aí preparar a sua habitação.6Levareis para lá vossos holocaustos e vossos sacrifícios, vossos dízimos e vossas dádivas especiais, o que em voto tiverdes prometido, vossas ofertas voluntárias e a primeira cria de todos os rebanhos. 7*E comereis lá, diante de Yahweh, vosso Deus, alegrando-vos com todo o empreendimento das vossas mãos, vós e vossas famílias, com o que o SENHOR vosso Deus vos tiver abençoado!*”

O que o texto nos fala? Deus mandou o povo se alegrar, com aquilo que tinham nas mãos. Não era movido por um grande sentimento. Era uma escolha.

E por que somos lembrados de nos alegrar? A Bíblia explicita várias razões, e uma delas encontramos em Provérbios 17:12

“O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos.”*Provérbios 17:22*

O exercício de uma vida alegre nos traz saúde. Quando damos espaço à tristeza e à murmuração, em geral, deixamos de ver beleza nas pequenas coisas, nos empreendimentos de nossas mãos. E isso vai adoecendo a gente. E vai adoecendo as pessoas ao nosso redor. De tal maneira que pode chegar a um ponto de que nem mesmo empreenderemos nossas mãos para fazer alguma coisa “porque não vai dar certo mesmo”. E a falta de alegria paralisa a nossa vida.

Por isso, em *Filipenses 4:4* lemos:

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” 
Filipenses 4:4

Duas vezes, para que não nos esqueçamos do mandamento. Escolher ficar alegre. (continua)

For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android