Episódio 47 - Como você lida com as autoridades? - podcast episode cover

Episódio 47 - Como você lida com as autoridades?

May 28, 202016 minSeason 1Ep. 47
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante

[28/05/2020 – Devocional] Números 7 + Isaías 11 + Romanos 13

*Como você lida com as autoridades?* E o que será que isso tem a ver com a Festa de Pentecostes, neste sábado? Quer saber? Fique aqui até o final.

A Bíblia vai me colocando em muitas enrascadas. Mais um assunto polêmico para tratarmos. De princípio já adianto que não estou falando de um governo particular. Nem direita, esquerda, centro e todas as demais inclinações. Vou falar do que a Bíblia recomenda, e de como podemos tratar deste assunto de forma saudável.

A pergunta de hoje está baseada no texto de Romanos 13 e Isaías 11. Ambos falam sobre este assunto. Sob duas perspectivas diferentes. Você precisa saber que os textos de nosso devocional não são escolhidos de propósito. Nós seguimos três princípios: temos a parashá (que significa porção, do hebraico) que trata dos cinco primeiros livros da Bíblia. Depois complementamos isso com os livros que compõem o Primeiro Testamento (ou Antigo Testamento). Por fim, temos outro texto do Segundo Testamento (Ou Novo Testamento). Prontinho. Isso forma o nosso devocional. Observe só para ver se não é sempre assim que aparecem três textos. Mas eles não são escolhidos de forma proposital. Já estamos no terceiro ano. Já lemos o Novo Testamento 2x, o Pentateuco, 3x e esse ano fecharemos a leitura da Bíblia inteira. Legal né?!

Então, retomando, de onde surgiu nossa pergunta de hoje? Lá de Romanos 13:1

1Todos devem sujeitar-se às autoridades superiores; porquanto, não, há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Ele. 2Portanto, quem se recusa a submeter-se à autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.”

Olha aí, que coisa difícil. E por que temos essa dificuldade de nos submeter à autoridade? Porque vemos que elas não são justas. Que elas praticam todo o tipo de maldade. Como nos submeter a isso?

O mais fácil seria: a autoridade obedece a Deus e faz aquilo que o Senhor deseja. Aí nós certamente obedeceríamos às autoridades. É isso? Será?

Não sejamos hipócritas. Se fosse assim, nós também obedeceríamos a Deus sempre. Não é verdade? Adão e Eva estavam lá, diante de Deus todos os dias, e ainda assim desobedeceram a Sua vontade. E você aí dizendo que se a autoridade fosse certinha fosse obedeceria, sem problemas? Não vamos nos enganar. (Continua)

For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android