Episódio 162 - Como vai você? Está tudo bem? - podcast episode cover

Episódio 162 - Como vai você? Está tudo bem?

Nov 06, 202012 minSeason 1Ep. 162
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante

[06/11/2020 – Devocional] Gênesis 22 e 2 Reis 4.1-37 + Ezequiel 4 + 1Tessalonicenses 2:1-16

Essa é a pergunta que todo mundo se faz quando cruza com outra pessoa pela rua. “E aí, tudo bem?”. Na maioria das vezes, respondemos apenas, “Sim, está tudo bem, e você?”. Não há nada errado nisso, porém, o devocional de hoje nos ensina que não devemos manter esta resposta diante de todo mundo.

Sabemos que muitas vezes a frase “sim, está tudo bem” camufla uma grande dor que estamos sentindo. Não queremos falar, nem tocar no assunto, muito menos sair falando sobre isso para outras pessoas. Porém, a cura e a solução dos problemas vêm quando colocamos para fora, aquilo que está nos consumindo por dentro.

Mas, não é falar para qualquer um, de qualquer maneira. E aprender essa lição é fundamental para nós.

Para entender melhor, vamos acompanhar a história de uma mulher que está narrada em 2 Reis 4: 8

8Um dia Eliseu foi a Suném, onde vivia uma mulher rica que lhe ofereceu com insistência uma refeição em sua casa. Depois disso, sempre que passava por aquela cidade, ele parava para visitá-la e comer alguma coisa. 9Certa vez ela sugeriu ao seu marido: “Olha: sei que esta pessoa que sempre nos visita é um santo homem de Deus. 10Portanto, vamos construir para ele, no terraço, um quarto de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina. Deste modo, sempre que passar por nossa casa ele poderá se hospedar nele”.

11Um dia, quando Eliseu chegou a essa casa, subiu ao seu quarto e deitou-se para descansar um pouco. 12Mandou seu servo Geazi chamar a mulher sunamita. O moço a chamou e, assim que ela chegou, 13Eliseu mandou Geazi dizer-lhe: “Tu tens sido generosa e nos proporcionado muitos benefícios; o que poderíamos fazer por ti? Gostaria que eu intercedesse por ti junto ao rei ou ao comandante do exército?” Diante do que ela respondeu: “Eis que vivo em paz entre o meu próprio povo”. 14Mais tarde, entretanto, Eliseu perguntou a Geazi: “O que poderíamos fazer em favor dessa mulher?” E Geazi respondeu: “Bem, ela não tem filho, e seu marido é bastante idoso”. 15Então solicitou-lhe Eliseu: “Vai e chama-a de novo”. Geazi foi e a chamou, e ela chegou até a porta. 16E Eliseu lhe declarou: “Por volta desta época, no ano que vem, terás um filho nos braços!” Contudo ela ponderou: “Não, meu senhor, não iludas a tua serva, ó homem de Deus!”

17Entretanto, assim como Eliseu lhe afirmara, a mulher sunamita engravidou e, no ano seguinte, no tempo certo, deu à luz um filho.

Precisamos entender que a mulher não pediu a contrapartida por tudo que ela estava fazendo por Eliseu. Ela o fez apenas em reconhecimento à autoridade do profeta. Ela não esperava em receber nada em troca. Mesmo diante da proposta de Eliseu, ela continuou firme: “Vivo em paz, não preciso de nada.” (continua)

For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android