Episódio 153 - Viveremos em negação? - podcast episode cover

Episódio 153 - Viveremos em negação?

Oct 26, 202012 minSeason 1Ep. 153
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante

[26/10/2020 – Devocional] Gênesis 12 e 13 + Jeremias 52 + 1João 1

Hoje terminamos a leitura do livro de Jeremias. Já ao finalzinho o livro nos mostra que o cativeiro chegara ao fim. O Rei de Judá, Joaquim, é retirado da prisão, e passa a ser alimentado diretamente pelo palácio do Rei da Babilônia.

Além disso, hoje também iniciamos a leitura do livro de I João 1. Na semana passada finalizamos o livro de João. E você sabe a diferença entre as duas coisas?

Atribui-se à João filho de Zebedeu a escrita do evangelho de João como testemunho vivo daquilo que viu e ouviu de Jesus. Mas ele não falava muito sobre si. No texto, ele se referia ao discípulo João como “aquele a quem Jesus amava”. Acho isso interessante. Mesmo que um dia a gente descubra que não foi João, filho de Zebedeu, um dos discípulos, uma coisa podemos ter como certo: era alguém que tinha certeza do amor de Jesus por ele!!! Já aqui, em I João, embora ele, novamente não diga sobre sua autoria, se supõe que tenha sido o mesmo João, filho de Zebedeu, que tenha escrito, por conta da linguagem muito próxima ao evangelho de João. Também não se sabe exatamente o objetivo destas três cartas. Talvez para algumas Igrejas na Ásia. Fato é, o livro vai abordar a questão da comunhão com Deus, da obediência, da comunhão e do não amar ao mundo.

Hoje, no primeiro capítulo encontramos o seguinte:

5E a mensagem que dele ouvimos e vos pregamos é esta: Deus é luz; nele não existe a mínima sombra de treva. 6Se afirmarmos que temos comunhão com Ele, mas caminharmos nas trevas, somos mentirosos e não praticamos a verdade. 7Se, no entanto, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos plena comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” *(I João 1:5-7)*

Aqui, João coloca a importância desse entendimento sobre o “andar na luz”. Se Deus é luz, e se nós afirmamos que temos comunhão com ele, cabe a nós escolher andar nessa luz. Agora que estamos em período eleitoral vemos um vasculhando a vida do outro, para encontrar os pontos de trevas e assim conseguir espaço na disputa. No Reino Espiritual, satanás faz a mesma coisa. Observando, atentamente, todos os dias, o que ele deseja é uma brecha para orquestrar um ataque. E nós, muitas vezes vivemos oscilando entre luz e trevas como se não houve problema. (continua)

For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android