¶ 🙏 A Jornada de Raminhos na Catequese
O que é que deixaste de cerca de quista? A Sério? Olá, pessoas íntimas, como é que estão pessoas íntimas? Estou estava ali a dar a linha aberta, que é um programa da da TVI, que tem hernâni Carvalho. Isto não é essa, isto é só o barulho devas estar a sentar melhor na cadeira. Depois de ver. Eu não vos sei explicar. O homem tem um Jessé quá porque é um Jessé quá, não é um Jessé quá.
Que ele não tem flexões, ele quando fala, então explique me lá este senhor trafou 8 crianças por uma sandas de queijo e não tem, não tem? Parece que está sempre a ser arrogante com toda a gente. Acho que que está lá um gajo qualquer da polícia judiciária e ele vira se assim, então porque é que se calhar podiam investigar lhe o telefone e outro gajo? Fica assim, sim. Se calhar, pronto, que aqui a justiça parece me ser diferente para uns e para outros que somos.
Uns são primos e outros e eu. Ah, este gajo é o justiceiro, é adeus, adeus, Capitão. Iglo Oo. Nosso novo presidente da República, adeus e o voto? Hernâni Carvalho iria pôr a justiça nas ruas, iria falar baixo, iria dar aquele sentimento paternal que está bastante ausente da minha vida, aquele julgamento conservador de onde é que vais assim vestida, depois admiras te que te violem e diz me a que horas estavas e quem é que te violou? Eu tenho uns contactos, pá hernâni.
Quem for, quem tiver aquela doença de de de irritar, barulhos é pá. Há um barulho que me enerva, que é o de servir água. Agora não tenho aqui um copo, mas posso pôr isto. Não, não odeio, odeio, odeio. Aliás, a seguir, vou entrevistar raminhos, não é? Raminhos vai fazer uns barulhos como vocês ouviram aqui no teaser de de gotas. Ele imita uma vaca neste episódio, imita gotas, imita fala de uma música do BabyTV, tudo conteúdo, tudo maravilhoso, conteúdo.
Joana passaste excitada afliz de um momento para o outro. Sim, lembrei me de uma coisa, eu não sei quanto a vocês, mas eu ganhei o prémio de melhor amiga do mês de maio de quando eu era mais nova. Tinha amigos que diziam, Ah, engraçado, tu nunca queres saber de mim, só falas. E eu levei aquilo a Sério. E aos poucos comecei a fingir que me interessava pelas outras pessoas. Fui tentando, tentando, tentando. Até comecei realmente a interessar me.
Ainda não consigo desabafar com elas mais facilmente. Desabafo convosco. Não sei porquê se. Calhar porque não me respondem. No fundo é como o mesmo
¶ 🤔 Reflexões sobre a Igreja e a Comédia
psicólogo faz. Só pois, pois, pois. Mas tenho amigos a desabafarem comigo e isso é tão fixe. Pessoas. Por exemplo, tenho um amigo com quem não tenho uma conversa íntima há 10 anos. Mas sempre que o vejo, abraço e ele a mim como se fossemos pá. Estamos juntos desde o início de de de fazermos ambos stand up comedy e no outro dia ele diz, pá, estou na merda, preciso de falar contigo e eu foda se Do Nada quantas pessoas é que estiveram indisponíveis para tu me ligares?
Não, ele queria mesmo falar comigo. Outro meu amigo começou a desabafar, a dizer, pá, estou assim, assim, a criatividade isto e isto e isto e eu pá.
A desabafar comigo e ainda vou quem é que foi outro, agora não me lembro estão me tão a cagar no fundo vou uma gaja agora não sei Ah, mais um amigo meu, este nem sequer é da comédia, só a falar sobre os relacionamentos vários que tem e tudo o resto vá. É claro que é chato haver pessoas a lidarem, mas aquilo que se retira daqui é que eu sou a amiga de maio, eu sou efetivamente a amiga de maio, as
pessoas. Vêm ter comigo e eu com elas, porque houve uma que eu até fui à parede, ainda tive de fazer 20 minutos de carro para comer umas bolinhas vegetarianas. EE, as pessoas confiam em mim. EE, é isso que realmente me dá, me dá. Fico contente porque parece que sou uma pessoa de jeito. Falei aqui No No ChatGPT, porque é que eu sou tão impecável e ele diz que sabes mesmo ouvir, mas não ouvir para responder, treina se amigo, treina, se é assim
ficar assim. Não, não podem, é é ficar assim a semicerrar os dentes à tia grila, não julgam mesmo quando não concordam. Pá, eu não julgo. Eu lembro me até de uma outra amiga, com quem eu não falava há anos e anos que ela vem ter comigo e diz, pá, Joana, eu vim falar contigo porque és a única pessoa que não julgo. Eu estou a ter um afair no trabalho e porque é que eu não julgo um afair? Porque o homem era casado e não sei se ela tinha namorado na altura ou não.
Claro que é chato, claro que é a cangaria de um lado e do outro, não é por aí, mas eu não julgo porque gosto de perceber a dinâmica. E porque é aquilo que a pessoa não precisa naquele momento e porque, sei lá, à minha vida, não faço a mínima. Quer dizer, agora já sai, não mostra, não mostram o choque nem superioridade, que é uma cena que é importante para quando nos abafamos, são confiáveis, passando para outra, fazem perguntas com cuidado. É verdade? Eu tenho aquela conversa de
psicóloga nhanhola. Do Ah, então, mas o que é que isso te faz sentir? Tenho isso, tenho isso, mas isso dá jeito, às vezes dá jeito. Falar em psicólogos, fiquem saber que eu tenho um desconto hã, um desconto de 30 EUR na high well, isto na primeira consulta, o que faz com que a primeira consulta custe apenas 13 EUR.
E isto para além da consulta gratuita que já tem de 15 minutos, uma espécie de de apresentação que podem ter com o psicólogo, a psicóloga que escolherem podem ver os currículos todos No No site da high well, em que podem decidir
¶ 🧠 Saúde Mental e Empatia
se esta pessoa ou não. Uma espécie de Speed Speed psycholeging, não é? Hum, gosto da pinta ou não não gosto, Hum, pronto, ficam a saber isso outras coisas as pessoas desabafam comigo, mas eu depois não tenho competências técnicas para para ajudar, não é?
Por exemplo, eu tive uma psicóloga que lidava muito com trauma e pessoas que diziam que se queriam suicidar, que tem estratégias que eu nunca imaginei que fossem as certas para falar com uma pessoa que que diz que se quer suicidar, que não vou dizer aqui porque não é. Têm alguma inteligência emocional? Enfim, não é alguma, não é? Há pouco, há quem tenha mais mostro a empatia sem dramatizar, eu vou vos dar aqui um exemplo já agora isto está disponível em vídeo.
Empatia sem dramatizar é assim, empatia a dramatizar concordo, isto é, e depois temos que ter um carisma, percebem? Isto não é? Não é Do Nada. Eu podia estar a desabafar com com a porta de r do meu apartamento, mas não é preciso desabafar com alguém que ouça, que queira ouvir e que, acima de tudo, depois vá para casa bater uma porque é amiga de maio. Por falar em imaginem, voltamos agora com a rubrica não sei ser com pessoas. Desta vez o entrevistado é humorista, raminhos, eu vou lá.
Raminhos, porque é que deixaste a catequese? Porque é que deixaste de ser catequista? A Sério vou ter que falar nisso. Não, eu quero saber. Eu acho que as pessoas não sabem que tu foste catequista. Nem escuteiro. Nem escuteiro, nem sei, nem sei o que é que o que é que te transtorna mais falar. Pá sabes que eu andava na catequese só para tentar comer gajas? É sítio perfeito. Tinhas. Espero que não da tua idade, pelo menos. Essa é pá.
Eu era adolescente também, portanto eu devia ter para aí eu devia ter para aí na altura, sei lá que idade é que eu tinha, tinha para aí 16 anos, acho eu, portanto, até aos 14, até aos 14, ainda andava ali 14 para 14 para trás, EE 2 para a frente, estás a ver 2 para trás e 2 para a frente. Ali dos 16 era fixe, era fixe, mas é para isso que eu não vou lá não. Então achas que IA me pagar na catequese? Iam pagar na catequese? Não. Ninguém paga nada então.
Porquê então? Porque era para passar a palavra do senhor? Eu, tu nunca fizeste catequese? Fiz um bocado, mas era, mas eu gostava. Fizeste um bocado, que bocado é que fizeste. Fiz, fiz tipo 3 anos, mas depois disseram, me assim, Joana, se calhar é melhor batizar se e eu tinha medo de não saber as orações de cor, então não fui. Pois é, fiz tudo, eu fiz até o crisma. Eu acho que. Sabes que eu acho que as pessoas católicas têm muito essa cena dos níveis das coisas? E tu fizeste até.
Ah, eu fiz até o crisma. É como. Se fosse o sim, sim, sim, sim, sim, porque faz parte meu. Isso é como a escola tipo estudaste. Até fiz o nono ou fiz o 12º. É mesmo o que é? Que é o nono em catequese. Olha, por acaso, é por anos, sim, aquele é quinto, sexto 7. Por acaso já não, já não me lembro. Eu dava. Eu dei catequese aos putos do sexto ano da catequese, que acho
¶ 🔍 A Complexidade da Empatia
que é mais ou menos também os 12 1212 anos, acho eu, mas depois é. Ah, claro, a partir da primeira AA primeira comunhão é a partir da é é ali por volta dos 89, acho eu 10 anos agora já não me ó pá já não me lembro mas eu eu só me faltou ir para o seminário. Eu fiz tudo e de houve uma altura que eu pensei, olha, se calhar e se eu um dia fosse para o seminário? Mas depois a cena do a cena do iá do celibato.
E depois ainda pensei, vou para uma igreja evangélica, que é esses aí podem casar e ter filhos à à casar e comer isso à vontade, e não há stress nenhum. E então, mas depois pensei, é pá, não, mas evangélico, depois também associa, se muito ali à igreja universal do Reino de Deus, a Malta não sabe distinguir e então, se calhar, pronto, vou só ficar por aqui. E então só fez. Jornalismo.
Já tem tudo a ver também. Sim, ambos apalham a verdade, só que numa é a verdade do senhor e a outra é. Supostamente é verdade, é verdade dos senhores. Sim, sim, mas não me explicaste bem porquê a catequese, qual qual foi essa tua ligação? É mais católico. Ó pá, porque os meus pais, os meus pais cantavam na igreja, os meus pais. O meu padrinho era padre. O meu padrinho de batizado era padre? Sim, sim, sim, era. Mas era um padre fixe. Era um padre, um padre castiço. E os padres?
Eu também sinto que a que a bitola está muito baixa para serem fixe porque. Há aqui um. Padre, há aquele padre anti, anti, depressivos sim, que vai assim meio drunfado para a missa que é só é. Bita é sim, sim, sim, sim, é verdade. Há o bem Malta hoje, vamos falar aqui do Cristo, como é que é? Sim, sim, pá. Eu, por exemplo, olha aqui na ericeira, Mafra, Mafra tinha um desse, Mafra tinha um padre,
assim desse à antiga. Que tipo AA missa chegavas ao fim da missa e o gajo começava a dar os recados todos, não quase, mas era do género. E para a semana não se esqueceis que iremos ter a bênção das sevelas e das santas da Nazaré e quarta-feira é recolha de alimentos, se o azeite, pá e era tipo 20 minutos. 5. Meu 2 vezes.
Exato, pá era tipo era tipo 10 minutos nisto o já na Oo padre Tiago que é 11 é 11 tipo novo aqui da da missa, acho que dá na ericeira lá para os lados da ericeira, Oo padre Tiago, ele tem para aí 20 e 28 ou 29 super tranquilo e eu gosto farto me de gozar com o gajo, tipo às vezes apanho me no café EE estamos só
¶ 🕰️ A Influência da Cultura e da História
os 2 sozinhos e eu assim então. E a quantas beatas é que já comeste? AI meu Deus, e eu? E ele diz a verdade. Fica todo o gajo começas a ir, fica todo, todo fica envergonhado. Não sei quê é pá, mas depois é super descontraída, eu curto bué bola EE conta piadas e está está se pá. Faz cenas tipo muito fixe que já fui, já fui a casa dele. Ele juntou uma Malta e vamos discutir, discutir religião, estás a ver? Mas. Há um lado mais ligado à filosofia também.
Sim, sim, sim, discutir as perspectivas da religião. Pá. E há muitas coisas que eu não concordo. Eu não sou católico, não é, eu sou não, eu sou cristão, eu sou católico porque é cultura portuguesa não é certo, é, é, mas eu sou, eu sou eu sou cristão e então é, é giro falarmos perspectivas diferentes da da das coisas, porque para mim a igreja é uma empresa, não é como outra coisa qualquer e como qualquer empresa tu tens. Tem gente boa e gente má, é tão simples quanto isso.
Como em qualquer lado. Achas achas que numa multinacional qualquer não há, sei lá, uma multinacional dos eletrodomésticos, uma coisa, ou dos carros, ou de que não há? Pedófilos, vamos personalizar. Então, exato, pois não achas que não achas que há? Não há pedófilos. Não tem todo o lado. E Malta, quanto fetiche de micro ondas. Ou só não quer que seja meu ou enfiar coisas em sítios estranhos, sei lá.
Eu acho que claro que esse é um argumento ótimo também usado por alguns partidos hoje em dia a dizer, temos tanta gente como deputado que claro que alguns IA dar merda, eu sei, mas acho que a Malta aí está a falar um bocado mais da da na posição não envolvida, às vezes na igreja de. Eu não estou a essas pessoas. Sim, eu não estou. Eu não estou calma. Eu não estou a validar. Tipo, se pode haver num lado, pode haver outro. Não sei. Não está a ver com isso.
Não, não, não, mas. Olha como é que estamos de papa, o que é que achamos deste papa? Não sei, não sei, não sei quem é. Não conheces. Não conheces, nunca ouviste, mas também não conhecia. Não conhecia o outro, mas o outro até era tipo, olha, gostava de ter conhecido, não gostavas de ter conhecido o papa. Gostava porque foram todos os comediantes ter com ele e curtia ter sido uma das pessoas convidadas, mas eu acho que. E não gostavas. Não está certa? E não gostavas de ser ordinária
como tu és em frente ao papa. Tu achas que eu sou ordinária? Então diz lá às pessoas, como é que começaste? Diz lá às pessoas, como é que tu começaste esta conversa? Foi quê isso? A primeira e se e se a primeira pergunta fosse então dás cu. Fazes cu? Ou fazes? Cu dás cu eu sei a resposta. Vamos passar a outro assunto que que é uma coisa que acho que nos
liga. Acho que somos 2 comediantes que falamos muito sobre saúde mental, porque nos sentimos particularmente ligados a esse tema na ótica. Isso abre um rebuçado durante um podcast. Raminhos sim fica cola, parece me bem para OSE mar, podemos parar ou não? Pá.
¶ 🥗 A Relação com a Alimentação e a Empatia Animal
Achou que sou ordinária? Isso era o quê, ventosas? Era ventosas assim. Ventosas de boca, olha, vou, olha, vou. Eu vou te mostrar a melhor cena, vais ficar tipo bué surpreendida com o som que eu vou fazer que. Chatice. Que é som de gotas de água pingas AI as dizes. Bora? Espera aí, espera aí, ver se eu consigo nesta posição. Onde está? Espera aí. Sai em alta, sai em alta e água de monchique, imagina, fazeres várias. Variações caramula, vou fazer perrier, como é que É Ou Não É incrível?
É incrível, pronto. É que é a posição. Esta posição eu tenho que estar de direito isto. Nota se que é que és freelancer? Isto nota se exatamente tenho muito tempo livre. Tens aí um tempinho que o quão farto estás de falar de saúde mental é que eu sinto que é um assunto que nos diz muito, que nos interessa, mas às vezes já estou farta dos savões do bem, ainda para mais hoje em dia em que o tempo corre tudo mais rápido. E as redes sociais? É verdade?
Percebe? Mas, por outro lado, ó pá, sabes é assim, essas perguntas do isso é, é a mesma coisa que para ti, se calhar, então, como é que é uma mulher a fazer comédia? Nem mais graça que os homens. Será que as mulheres têm graça? As mulheres a fazer comédia têm graça? Pá eu acho que são os chavões, mas são os chavões porque as pessoas não estão. Lá está porque ainda não é. 11 são temas que ainda não são muito comuns.
EE, isso para nós não são chavões, porque são realidade do dia a dia para elas, para elas é, é algo que ainda não é muito comum e então acabam por bater sempre na mesma tecla, porque é aquilo que conhecem, não é? Portanto, o que é que é? Já tiveste algum ataque de pânico? Eu já respondi a essa pergunta de 1000 vezes, qual é a. Diferença entre o ataque de pânico e de ansiedade. Sim, sim. Eu entendo isso, mas às vezes,
sei lá, às vezes. É normal que fiques, claro, é normal que fiques cansada de falar da, da, da das coisas, mas eu sinto pá, se foi. Mas fui eu que escolhi falar disto também. Por isso tenho que me dedicar. Olha, é, é o é o que é. E há uma ligação aqui também com o facto de seres cristão. Eu acho que é seres passares, uma boa mensagem e fazeres com que as pessoas se sintam bem. Acho que isto vem tudo de um lugar bom, não é? Não acho que não tem a ver com o facto de ser cristão.
Tem a ver com o também, tem a ver mais com a empatia EE com a paixão. E tu tens pessoas? Falar e eu vi. Pessoas. Desculpa estar a interromper te é só porque a tua resposta não me interessa. Vi um vídeo teu em que mas. Em que tu falas sobre ter empatia relativamente a pessoas que cometem erros e acho que te referiste até à violência doméstica. Foi isso.
Houve um vídeo qualquer que eu vou ser uma confusão, em que tu tomaste o lugar da pessoa que simpatiza com o agressor de alguma coisa a dizer que não estás a validar a situação, mas para a pessoa procurar ajuda também. Ou seja, tu consegues ter empatia por pessoas que erram.
Sim, quando alguém não me lembro o que é que era o caso, mas eu eu tenho ideia que foi quando alguém sente a necessidade, Ah, já sei, é esta questão de quando que quando um homem desta questão do machismo, que está muito infelizmente, fala, fala, fala se mais e estes putos otários no que só real passam mensagens, seja ela para ser clickbait ou o quer que seja, é
é mau, mas. Aquilo que eu digo é quando eu, quando tu sentes a necessidade, quando tu tens a necessidade de me desprezar alguém, de quando, quando achas que alguém não pode fazer determinadas coisas. Isso diz mais sobre ti do que sobre AA própria pessoa, como é óbvio. E isso mostra que a única pessoa que tem ali coisas para resolver é essa é essa pessoa, não é que está que está.
Está a ter este tipo de atitudes, isto é, empatia, neste sentido meu vai vai te tratar, não percebe, tenta perceber que que isso não é, não é, não é normal, claro que não é fazer o papel de pixa mole não é tipo, Ah, coitadinhos, agora não temos que ser simpáticos para todos. Há uma diferença entre eu ser empático e perceber este gajo está a ter estas atitudes porque se calhar também lidam com isto ou passou por isto? Na, na, na, na vida dele. E nem sequer tem consciência.
Se calhar como aqueles pais que perpetuam de algum modo. Olha, tu vês o lesterveus? Não. Não esse não vi o. Lesterveus tem uma cena, não é spoiler para quem vê No No último episódio e eu estava a ver e é uma coisa que se que se fala muito o há lá uma personagem que pá, faz porcaria e. E o pai? E o pai chega e o gajo vai levar EE vai vai levar com o com o cinto.
E o pai começa a explicar que no tempo dele, quando o pai quando ele fazia porcaria, que o pai uma vez bateu lhe de tal maneira que lhe deslocou o maxilar e que não sai mais. O quê? A personagem está a contar isto que o pai lhe tinha batido e deslocou o maxilar e não sei quê. E ele diz, eu só te bato com o
cinto. No sentido, eu estou a fazer melhor do que o meu pai e espero que tu, quando seja fores pai, que faças melhor do do que eu. Ou seja, há coisas que tu perpetuas e é nessa empatia, é nesse sentido. Claro que isto não justifica um gajo de ar com o cinto num num puto, ou se tratar mal uma pessoa, ou uma mulher ou um homem, ou o que quer que seja pá. Mas é perceber de onde é que as coisas vêm, as coisas vêm sendo. Não vem de algum lado meu. Vêm de algum lado?
Eu pergunto isso? Porque eu tenho a mesma postura que tu em relação a essas coisas. Isto até dói um bocadinho. Mas imagina pedófilos e coisas do género? Não é que eu não condene a situação. Claro que condene. Muito claro que condene um bocadinho, mas. Só um bocadinho? Vem de algum lado? Muitos pedófilos também foram abusados quando eram crianças e conheceram também o conceito de amor distorcido. Dessa forma, eu tenho alguma dificuldade depois em zangar me
com as pessoas. Imagina, já fui assediada gravemente por por uma pessoa e eu vejo a história dessa pessoa. Penso, essa pessoa é uma cretina, mas aconteceu. Para isto, por isto e por aquilo. E às vezes sou um bocado bicha mole. Às. Vezes, mas eu, mas. Eu acho, às vezes não consigo. Às vezes não consigo pensar, é pá. Este gajo foi um sacana. Vou fazer queixa deste gajo porque tenho pena. Sim, OK, estou, sim, estou. Estou a perceber onde é que é a.
Empatia a mais. Porque eu acho que a importância da dessa dessa questão da empatia ou de ou da compaixão é mais para ti. Para no sentido de poderes, sim, para poderes. Continuar a tua vida mesmo. Por exemplo, olha no na nossa, na nossa área, em qualquer uma. Quantas vezes há Malta, que pá. Às vezes pessoas que até já me aconteceu, pessoas que porreiras que com quem eu me dou bem. E depois eu venho a saber que andam a dizer merdas nas minhas
costas sobre mim. E que e que não justifica primeiro, ou porque não são verdade, ou que não, ou que não fazem sentido, ou que são descontextualizadas. Pá. E eu posso ficar chateado com esta merda. Um ano a pensar, porque é que este gajo fez isto? Ou esta gaja fez aquilo ou não sei quê, não sei quê. Ou então posso tentar perceber, OK, este gajo foi um otário meu, mas para para ter a necessidade de estar a falar mal de mim desta maneira.
Meu um gajo tem ali bué da cenas para resolver e sigo a minha vida pronto AA diferença, a diferença é esta é eu poder compreender EE, ou seja tu perdoas ou compreendes e não perdoas é pode ser diferente, ou seja tu aceitas e segues a tua vida é como uma quem tem uma má. Eu tive uma má relação com o meu
¶ 💨 Humor e Curiosidades sobre Flatos
pai pá e falei tudo com o meu pai. Eu já partilhei esta história várias vezes disto tudo aquilo que tinha a dizer ao meu pai. E claro que o meu pai não mudou, o meu pai ficou continua na mesma, não é? O meu pai continua na mesma, mas mudou a minha atitude perante ele porque ele contou me uma data de coisas da história dele que eu não sabia. Eu percebi, pá, espera aí, esta merda vem de de algum lado? Claro que não.
Ele não mudou a atitude, mas cada vez que ele me dizia certas coisas que eu não gostava, eu em vez de ficar revoltado e ficar aquele mas porque que o meu pai não diz anão sei quê? O que é que o meu pai não gosta de mim? O que é que pá, eu percebia. Graças, o gajo não sabe mesmo fazer de outra maneira. EEE. Mesmo que tente, até porque a própria pessoa pode não ter autoconsciência, não é. Não tem? Não tem? Eu acho que não tem muitas. Vezes é isso. Estão tão em sobrevivência que
nunca se chegou a esse ponto. Era mais pronto. Há pão ou não há pão? Como é que isto está? Basicamente, era isso sim, era pôr a comida na mesa e seguir. Pá. É como aquela Malta que lhe diz assim, Ah, na os nossos avós e os nossos bisavós. Não tinham questões de saúde mental, isso é tudo. Não tinham uma merda, claro que tinham meu foda se só que não, não, não, não se falava nem de psicólogos nem de psiquiatras e
¶ 💰 O Valor das Moedas e a Questão Ambiental
eles tinham merda e eles tinham merdas para resolver e pôr comida na mesa é como dizerem Oo Mike billion o não sei. Quê é, mas vou dizer te que. Sim, o da prozis o Miguel. Ah, o. Mike, billion, OK, sim. Ele disse num num podcast. Citá lo. Não há problema porque ele disse, ele disse no podcast que eu não vou pôr as palavras certas porque é a ideia em si que basicamente não havia saúde mental.
Não havia problemas de saúde mental em África, porque as pessoas estavam preocupadas a pôr comida, a comer e a resolver as suas questões. E eu, numa simples pesquisa, eu ouvi aquilo, Hum, achei estranho, foi Tite, sites oficiais, dados oficiais, todos feitos, pá. E claro que há saúde mental e há questões iá, depressão,
suicídios. Olha, a taxa da perturbação obsessivo compulsiva é elevada em África, pá, porque só que lá está as pessoas não se tratam, porque não há meios, como se tratar, as pessoas continuam a pôr comida na mesa, mas. A ter que pôr comida na mesa, mas depressivas. Claro, EEA? Questão é, nós, por exemplo, que sofremos de ansiedade. Temos gatilhos que nos fazem sentir determinadas coisas. Lá as pessoas têm. Nem é gatilhos, são as situações que levam a que que se faça
isso. E digo te o que acontecia era, se essas pessoas, imagina se por alguma razão, imagina uma família em África que vive numa pobreza Extrema, de repente ganha um prémio milionário e vem viver para a Europa? IA continuar com as mesmas questões de saúde mental, provavelmente porque o cérebro estava habituado aquilo e IA se transformar noutra coisa qualquer noutro noutro tipo de gatilhos. É daí as pessoas dizerem que o dinheiro não não resolve nada ou que as viagens.
Ajuda eu acho que ajuda. Claro que ajuda. Eu adorava saber como é que é? Olha. Nós temos a. Mesma gente?
¶ 🧒 Memórias de Infância e a Busca por Moedas
Quem é que? Achas que ele gosta mais? Ele não gosta de ninguém. AI, que pena é essa? Meros faqueiros na vida. Deles, não, não, não. Ele não gosta, ele não gosta de ninguém, não gosta. O é a pessoa menos emocionalmente evoluída que eu conheço. Mas, dito isto, é essencial na sociedade, porque se não fosse ela, eu trabalhava por maçãs de torresmo e eu nem sequer como carne, portanto, comia só o pão. Pois é, tu és vegetariana há quanto tempo? Não, não, não sou vegetariana, eu como.
AI só não comes carne. Só não come carne, não come carne para aí há, sei lá, 7 ou 8 anos. Isso tem. A ver com estares num campo e teres visto uma vaca ou outra e teres nutrido em é pá. Não, eu já não comia muita carne, tinha a ver também com
¶ 🎶 Músicas Infantis e Nostalgia
uma pancada minha, provavelmente de que as a carne é suscetível a menos qualidade. Anão ser que seja biológica, pá. Pancadas minhas. Não sei se isto tem algum valor científico ou não, mas não é isso. Eu não sei se isto tem valor científico. Não tenho uma prova disto. 11 coisa que se me formou na minha cabeça se tiveres uma. Vaca a fumar, eu acho que. É, Ah, e depois a questão, quando eu era puto, tinha bué da medo, das da doença, das vacas loucas.
Deixei de comer carne nessa altura por causa disso e pá. EE, então. Eu já não comia muita carne e simplesmente deixei de comer. Hoje em dia, posso dizer que sim. Acho que já têm aqui a influência da de uma perspetiva de animal, não é? Se se, por exemplo, se um médico me dissesse que eu tinha de comer carne por uma questão de de saúde, IA me custar bué e a tentar limitar ao máximo o que fosse comer de de carne.
Mandavas quê mandavas frango? Pá e que ainda é aquela coisa que eu ainda curto, o cheiro, que é um churrasco. Odeias, como é que é possível, meu? Não, não posso pensar nisso. Eu quando vejo uma galinha ou um galo é nojento. São os animais de merda. Parecem Mini dinossauros? E já pegaste já pegaste em alguma galinha? Não. Não quero é tão giro. E não posso no domingo? Não posso? Eu sei que ias sugerir um dia inteiro a pegar em galinhas, mas tenho mais para fazer.
Ó pá, é fixe. Olha, também é meio zen, porque tu pegas nas galinhas, fazes festinhas, elas ficam ali sossegadinhas bife. Não, não. Depois fazem só assim, fazem só assim. Às vezes estão ao teu colo e fazem só assim. Bom, fazem só isso. E aí acaba por ser quase. E vou não sabes aqueles áudios da que está muito no YouTube,
¶ 👩👧 Reflexões sobre Maternidade e Saúde Mental
que é para meditares sons, para meditares que dizes 485 Hurts NG flow e não sei quê. Eu fazia um só com isto, de galinhas, só assim. Por acaso é um negócio para explorar? Acho que tens que fazer um podcast de sons, porque tens a gota já salvo. 6 iá iá, iá iá. E podias arranjar mais mais uns quantos só para fazer aí uma. Posso pensar, posso pensar em sós? Estava aqui a pensar se tinha mais. Mais algum. Eu vou dar tempo. Tenho este, tenho este som, este som que é o som do.
Não, não. Este é o som da do meu telemóvel das mensagens. Faz assim, faz assim. Mas isso é é muito gota, é muito. Gota não, gota é isso. Eu sei, mas vai, vai ao mesmo sítio. É a diferença entre um violino e um violoncelo. Arrotos arrotos não funciona. Pá e vocês que têm um grupo de peidos? Já não temos, já não temos. Já. Não tem? Quem é que estava no grupo de peidos eras tu? Hugo Sousa.
Hugo Sousa Menezes. Não o boinas, o Borges, mas atenção, mas este grupo, mas era tipo o Hugo Sousa é que era o dealer. Era ele quem mandava. Sim, mas não era um deles. Geralmente ele, porque ele estava noutro grupo onde havia Malta. Um grupo oficial de peidos e ele reencaminhava. Peidos e ele reencaminhava, peidos, ó pá, mas olha, digo te que há uns que são autênticas obras primas meu. E eu não percebo como é que é a pessoa possível.
Fazer isso quantos metros andou ou quantos passos tinha dado para medir o tempo, não foi? Pá, não sei, não sei. Eu sei que havia um que ele, no fim, dizia olá. O rabo. Pá surreal. Olha, fala com o teu agente, fala com o teu agente, EE diz assim, o raminhos diz que uma vez ouviram um peido que ele no fim dizia, olá. Que aquilo era bom pá. Nunca mais terminei nada. E depois, mesmo quase no fim, que ele fazia assim, olá, ó. Pá cala te.
Estou a falar a Sério. Cena mais estranha do não há palavras tipo não, não há palavras literal. Não há palavras nos peidos ou tipo ou não há palavras para descrever esta situação. Ambas, ambas não há palavras nos. Peidos, mas ele disse disse, olá. Fenomenal, vamos trocar aqui por
¶ 📲 A Influência da Parentalidade nas Redes Sociais
outro assunto que eu acho que é um bocadinho mais interessante que peidos. Qual é, acho? Qual é o valor mínimo que uma moeda tem que ter para tu baixares e apanhares do chão? Ah, olha, boa pergunta. Percebes ou não? Isto é assim. Se for por uma questão ambiental, eu sei que apanhas todas porque é lixo e tal. Não sei quê, mas vamos pensar num olha. 50. Cêntimos. 50. Cêntimos. Temos, eu acho que 50 cêntimos. 50 cêntimos já está ali porque com 50 cêntimos já compras
qualquer coisa ou já ajuda? Não sei. Pois é, nem café. Aí Mafra, se calhar, dá café ou não. Não, não, não. Isto está tudo bué da caro está a. Simplificação do café é incrível. Por causa dos camones, aumentam os preços de tudo, mas fica acho que 50 cêntimos, não achas? Pá sim, sim, eu acho que iria para qualquer uma como estou agora, porque a nossa gente tem
preferidos. Eu acho que IA e depois também tem a ver com eu tenho unhas curtas e apanhar moedas assim pequenitas, não me dá, não me dá muito jeito. Portanto, irias. Sabes onde é que eu uma vez eu apanhei Montes de moedas. Eu lembro me que era puto e apanhei, era moedas, escudos. De. 20 escudos eras, que era moedas de 20 escudos e de 50 escudos. Já não me lembro, mas eu tenho ideia que era isto numa abelha
meia. Aquelas num Carrossel. Sabes aquelas que estavam à porta das pastelarias, as abelhas meias, e um gajo montava o sei que ele só fazia assim também. Depois tinha cenas pá e eu vejo um dia o homem a abrir aquilo e a tirar moedas e pensei assim, e depois foi se embora não, não o homem a abrir o gajo de um café, tudo. Pois. Não. E depois eu pensei assim, certeza que ele deixou cair algumas moedas e fui ver e lá estavam. Na altura, era 20 cêntimos.
Era 20? Era, acho que era 20 escudos e 50 escudos. Já não me lembro, tipo uma
¶ 🎭 Identidade e Persona na Comédia
volta, 20 escudos, 2 voltas, 50 escudos. Acho que Era Eu. Acho que o uma volta era só mesmo. 50 cêntimos é 50 escudos credo Que Fora em abelha Maia, qual é que é a música infantil que tu mais gostas? Eu não percebo, é do sapo. Eu vi um sapo, não? Entende. Num guardanapo com um guardanapo. Não é num guardanapo, não. Sei, não sei, mas estava a papar um Belo jantar, não era, pois. Estava, estava sim, senhora. Pá nossa músicas lengas lengas quando era puto, não era lenga lenga.
Lengas lengas lengas. Lenga lengas lenga lengas. Não. Sei, mas nunca foste disso. As tuas filhas era mais panda. Não, eu só me lembro. IA não era tu também deves ter visto baby t? V, ó pá, estou bem. Baby TVO? Camelo. Tem 2 bolsas sal e o camelo tem 2 bolsas sal e o cabelo tem 2. Vossas vai sali, vai? Tum tum, olha e isso continua igual meu eu tive. Eu tive crescer eles, não, não, não.
Esse, esse canal, o BabyTV se tu reparares eu eu lembro me de ver desenhos animados havia uma música que eu agora não me lembro graças a pá não sei era não era uma dormir em que faltava um pedaço da música ele ele fazia na, na, na, na, na, na e essa não, não, não mesmo falha de vídeo e esta merda continua no ar. Há 15 anos. Não há nenhum bebé a mandar um e-mail. Ah, como é que era a música meu? Ah, fogo, não sei. Era de uma, era uma ovelhinha. Era aquelas para dormir.
Que que fazia assim? Que andava? Em círculo. Eu acho que era essa da ovilhinha e a música parava, o desenho continuava, mas havia o tipo uma falha Na Na, no áudio. Faltava a moeda. EE, aquilo parava. E essa merda continua. O BabyTV é um canal. Que está em loop e que de mais dinheiro deve gerar porque ele não tem ninguém. Está lá um gajo só meter a mesma cassete todos os dias. Está sempre a meter a mesma merda, man e continuar e vá na volta. É só exato.
Aquilo foi um tipo que criou aquela merda EEO. Gajo está a receber royalties daquilo há 20 anos ou ou 30, sem mudar nunca. 123123. 4545-6778. Não ouvi? 10 que merda. Nós estamos traumatizados com isto. É só por isto que eu não tenho mais filhos que é para não ouvir outra vez. Isto pois é, tu não vais ter mais filhos? Não, não, não está fechado, está fechado porque eu acho que um está bom. Ah, porque não pode ser, porque
não pode ser zero. Sim, eu acho que tem a ver também muito com saúde mental, sabes? Eu sou mesmo muito, muito exigente comigo mesma e acho que muito obcecada com isto da maternidade. Não quer fazer aquilo que fizeram comigo Na Na, na, na, na, na pá. Isso. É pá, eu estou. Muito cansada, muito cansada? É. É duro. Mas para vocês? Não, eu não percebo para vocês não. Como assim? Vocês têm 3? E tu, sim, estamos cansados, mas compensa, iá, compensa é pá, é o que é que compensa.
Claro que um gajo olha tu olhas e pensas, OK, eu voltava a se calhar a fazer tudo da mesma maneira, não, mas mas cansa, não
¶ ⚖️ Humor e Limites: Reflexões sobre Piadas
é? E depois cansa a que idade é que tem a tua? Hoje está a começar a entrar aí na pré adolescência. É, não é não. Não é só não são só erros. Meus. Não, não, não. Para ela, são só erros teus. Claro e bem e bem. Pá e eu tenho que que entrar. Sabes que tenho uma na adolescência, outra a caminho já. E a de 8 anos? Acha que é mais velha, aquela que as outras 2 e também bebe?
Não? É, está muito perto delas também, depois apropria se da. Eu sei que estavas a dizer tipo, literalmente bebe, tipo, chego a casa está ela está ela agarrada ao medronho assim sentada ao balcão, tipo assim, foda se que merda de dia, caralho. Eles não têm Aparecido tanto no teu Instagram. A minha filha, eu fui logo de maternidade e a determinada altura ela disse, mãe, não
quero. Eu não sei se ela estava a perceber ou não de de estar a ser explorada e bastante, mas a partir desse momento é que na altura era normal. Eu não pensava muito no assunto e também era uma boa fonte monetária. Mas a partir do momento em que ela deixou de a de de dizer que queria, deixou de aparecer, foi isso que aconteceu com as tuas. Não, elas aparecem quando quando querem. Ou melhor, imagina, eu tenho uma ideia, olha, querem fazer isto? Sim, não. Pronto, pronto. Não existe.
Obrigada pela resposta interessante. Mas é, mas é isso. Claro que quando eram pequeninas, isso não não acontecia. E eu fiquei com medo, obviamente também quando comecei. Se calhar a ter mais noção do que é que se podia ter alguma influência no crescimento delas, porque o meu objetivo de fazer os vídeos era que elas mais tarde os pudessem ver também. EE tinha um bocado de medo, será que vão ficar traumatizadas? Será que não sei o quê? Será pá EE.
Eu já falei isso com elas mesmo e elas riem. Se EE gostam de ver os vídeos elas próprias e gostam de ver por elas. No outro dia é pá às vezes vêem as colegas e põem se a ver vídeos de quando eram pequenas e mesmo aqueles vídeos, mesmo vídeos, aqueles que eu às vezes vejo é pá e estou a irritá las como o caraças e eu próprio vejo e sinto me desconfortável com aquilo tipo ei, eu já não me já não me identifico com este gajo que fez isto.
EE elas e eu digo e eu já disse, eu verbalizei para, olha, eu não gosto de ver este vídeo porque eu fiquei contato com aquilo que estava a fazer e elas riem se e dizem assim, mas eu estou me a rir. Eu acho piada a isto. Pronto, pá. E o minha? Grupo todo ensanguentado e coisas que tu fazias com os bonecos era. Surreal pá. Sim, elas disse pá não, mas eu eu acho piada e eu OK, pronto. Pronto, ainda bem, está resolvido, desde que dizes isso ao teu psicólogo também. Sim, já eu falei isto.
Eu falei isto com o meu psicólogo. Ah, não estava a. Dizer elas do género não estão a entrar mais exato, mas é o tema de todas as sessões. É exato. Tenho uma. Pergunta para te fazer e vamos terminar que que ambos temos uma vida, as pessoas que estão a ouvir também tu tens, como é que tu dizes agora que mudaste um bocado, não te identificas com aquele gajo? Eu estou numa fase em que estou a tentar medir o que é que é persona e o que é que não é
persona. No meu caso, comecei a reparar que havia coisas que eu não aproveitava no meu dia a dia. No outro dia, vi uma velha desdentada no preço certo e pensei, olhe, peixeta. Velha olha para isto é que ela gosta Na Na e depois. Pá, eu não estou a. Trabalhar eu acho que é fenomenal uma velha meter se numa carrinha e ir para o preço certo para dançar um bocadinho de pimbalhada para estar com o percebes e sinto que que estou a fazer agora um trabalho de desmontar essa figura só da
lolada percebes. Como é que tu estás nesse nesse processo? Pá, eu, eu, eu, por exemplo. Eu não sei. Eu acho que não sou muito diferente em palco do que sou na. Quer dizer, sou por exemplo, eu sou mais reservado, obviamente, quando estou com os meus amigos, pá. Sou muito, muito mais sisudo, sou muito mais cáustico. O meu tipo de humor é muito mais cáustico quando eu estou com os amigos e há muita coisa. Pá. Então até eu estava a dizer, estava aqui com um amigo meu.
EEE estava a Catarina também, pá. E eu já fiz isso também com outros amigos e começamos só a ter piadas xenófobas, racistas, misóginas. Mas não, não estamos, não. Isso não é de toda a nossa opinião. É mesmo só um exercício de criatividade. Bem sabem disso, acho eu. Pá, não, mas a Catarina estava lá e a Catarina ria, se depois não a. Ponhas nisto, imagina? Catarina adora piadas racistas, até foi lá quem?
Começou não porque porque até o é o, ou seja, é no sentido de é pá, de de, de, de. Não é de provocar, mas de perceber o que é que se há, se há um limite, estás a perceber mesmo quando estás na tua intimidade, se há um limite de dizer coisas que não sentes. Acho que é um bocadinho por aqui, pá. E eu estava a dizer, estava a pensar assim, era giro um gajo um dia, um gajo ter 11 podcast em que só se fazia coisas erradas, só se dizia coisas erradas. Estás a imaginar?
Isso é giro? Tipo um podcast onde tu só eras, tipo, as mulheres. Eu acho muito bem as mulheres não estarem o dia todo em casa aqui só se alertas assim. Conservador de direita, estou a? Vir sim nesse podcast?
¶ 🔚 Encerramento e Novos Projetos
Sim. Só que só que mesmo. Eu acho que mesmo estou fazendo isto com um disclaimer no início a dizer isto não são opiniões reais, não é um, não é verdadeiro, isto é apenas um exercício um. Exercício, assim é a ironia, é cercar. Eu acho que tu não era não eras. Acho que não eras não. Não IA funcionar. As pessoas não iam, não iam entender, isto sim. E isto assim em palco sim, porque as pessoas sabem ainda o que é que vão, mas mesmo assim eu não sou capaz. Em palco eu não me sinto.
É uma coisa consigo fazer entre pessoas que eu conheço bem, que sabem que eu estou a brincar do que estar, mesmo assim, do que estar a fazer perante um público. Mas imagina tu teres um branco, um preto, um gay e sei lá, não sei, mas todos eles a fazer piadas. Não sei, não estava aqui a arranjar mais um gajo.
Olha, um paquistanês está em estou em voga agora, Malta do Bangladesh, estes 4 num podcast, todos eles a serem racistas, xenófobos, pá. Eu acho que era espetacular, tipo, todos eles tinham de falar mal. Todos eles tinham tipo o branco, tipo, falava mal dos pretos, os os pretos falavam mal dos brancos, o. O gay dos heterossexuais, o paquistanês dos ocidentais, sei lá tudo, tudo. Tudo com com os clichês. Todos meu, os clichês, todos desta cena era brutal.
Desligar raminhos estão me a ligar da escola da miúda e eu sei que tu percebes esta urgência, portanto, beijinhos e obrigada, pronto e. Tal e qual. Achas isto normal? O que eu não acho normal é é essa cena, tipo, passei da escola, tenho que pedir autorização? No meu tempo, eu saltava o muro. É, é básico, é básico. Noutro dia é tão giro ver as miúdas, a crescia, disse Ah, anda para casa sozinha Na Na Na e ela estava a demorar um bocado e eu então filha, onde é que
está? Ah, vim aqui comprar uma chamuça, vou já a minha filha a comprar chamuças meu, que maravilha. Mas é é pá. Tens que enviar? Exato. Tens que não ir comprar leitão, não estar a ir buscar leitão.
Sorte é só porque a mesada não. Dá e carne e carne maturada pá o. Mas essa merda é, é, ligam, me também é para sair agora não, porque a de 14 anos, já já na escola, já tem uma autonomia diferente, mas a doce também é para sair da escola, ó pá, e podes mandar um mail a dizer, se eu posso sair da escola, eu não sei mais, é pá. E no meu tempo, tipo, não tenho alas, vou saltar o portão. Eu, olha, isso é uma cena que eu vou fazer um espetáculo novo.
Já agora promove, porque tu não enche salas de norte a sul do país, tu precisas de mim para isto. Não, mas é só para lá. A partir de outubro, pá. E tenho um espetáculo novo que, olha, vai se chamar, espera aí. Está aqui, OK? E é sobre a morte o tema dos do espetáculo, portanto, tema animado sobre a morte. Agora também fez um espetáculo de comédia chamado post Morten Morten, sobre a morte dos pais e não sei quê. O teu vai ser conhecendo sobre o meu medo, reflexão mais pronto.
É isso, é isso? O medo sobre o meu, sobre o meu medo da morte, porque é é sempre foi das minhas principais questões. Esse medo, esse medo de de eu morrer não tanto dos outros morrerem, desse também. Mas se os outros morrerem, eles que tenham medo da morte deles, mas do meu medo da da da morte em determinadas circunstâncias. E. E uma das reflexões que que eu tenho lá pensadas é exatamente sobre nós, tu nasceste em quê?
90. Tu és mais nova, 86 Malta dos anos 80, metade de nós não era suposto estarmos aqui. Nós não éramos por. Causa das cadeiras nos. Carros por tudo meu, por tudo, por caraças, por sermos da escola a saltar portões. Por a minha mãe de manhã dizer me adeus e eu ir para a escola sozinha e só me voltava a ver ao fim do dia e sem maneira de me contactar.
Fumar de bolo já em maçãs. Não comer pastilhas com petróleo que era pá. E nós estamos cá, estás a ver merdas que nós fazíamos metade, nós não era suposto estarmos aqui verdade e. Espero que fosse a pior metade. Ó pá, eu tive alguns, tive amigos meus que já morreram assim de infância, Malta, de do meu bairro, que já que já morreu de das mais variadas cenas. Era bairro tipo. Era olivais, olivais, olivais é era classe média baixa. E olha onde tu chegaste agora a Mafra.
Exato, exato, olha. Vamos terminar? Adorei falar contigo. Igualmente foi? Muito útil. Novo espetáculo em outubro. Até lá tens o somos todos malucos a entrevistar pessoas no teu Instagram também tens os medianos não intermédio. Intermédios sim, sim, são pequenas. Olha, saiu hoje um. São pequenas reflexões sobre os convidados que que passaram pelo podcast EE. Aquilo que eles também me trouxeram, basicamente. Muito, eu sei que estavas à à espera da minha aprovação e eu
dei. Sim, e só por causa disso eu vou continuar a fazer. Acho muito bem vês. Obrigada, beijinho. Nada, beijinhos, tchau, Deus te guarde. Vai buscar a miúda? E já agora, na próxima semana, obrigada, raminhos e tal e tal. Na próxima semana temos Patrícia Muller, que é uma escritora, guionista, argumentista, não sei qual é, mas escreve séries, filmes, livros, telenovelas e é também uma das autoras da da série arquiteto, que vai sair ainda este ano.
A propósito de um escândalo sexual fictício que terá envolvido num arquiteto não sei. Subscrevam o podcast tanto no YouTube como no Spotify, Apple Podcasts. Avaliem porque um gajo não é precisa de ser avaliado. Comentem que eu respondo e beijinhos, tenham uma ótima semana. Se quiserem começar a fazer terapia, aproveitem agora durante o verão marcam pró horas em que não vão para a praia. Experimentem a highwell e aproveitem o meu desconto. Joana gama, 30.
Que é isto? Que é isto que eu fiz com as mãos? Que é isto? Não sabemos. Beijinhos.
