Hey, little guys, how is it? Very, very, very, very nice Christmas. Eu sei que vocês foram para casa ontem a pensar e ainda bem que ela amanhã vai falar da atuação no Alive, no sábado, no dia de Pearl Jam, que ela tanto adora, o que eu adoro Pearl Jam. Estou em Desismate para saber como é que um comediante lida com isso, ok, prometido, não me apetece.
A verdade é que não me apetece, estou em negação ainda relativamente à atuação, estou a ter todo um processo interior de pensar se vou para o stand -up cru e núse, se vou fazer a minha cena, se vou fazer só o crowd work só. Isto é tão preconceituoso, numa de envolver as pessoas no festival tipo, vamos, faça uma onda, vem. E decidir apresentar -vos aqui outras situações que eu faço muito espetáculos para
ter acesso a este tipo de informação, ok. É fazer o meu próprio... Desculpem, estava aqui a guardar uma coisa, não estou, porque eu uso estose com 37 anos. E eu estava aqui, aliás, eu faço muitos espetáculos numa de ter a minha própria amostra de um universo para fazer estudos relativamente à normalidade de alguns comportamentos. E
portanto, aqui vamos. Tenho uma filha de 10 anos, como vos disse, e isto traz à baila muitas, muitas insugrâncias que eu sempre tive e comecei a reparar que sou uma mentirosa de primeira apanha. Ora, andei a fingir toda a minha vida que sei fazer contas de dividir. Pá, não sei, não sei, nunca
percebi explicar -me nnn vezes. Eu acho que até tive explicações na altura que uma velhota que morava lá, na Rinchoa, que não sei, quem é que a conhecia? Ah, vai ter com a Arminda, que a Arminda não sei aqui. Eu lembro -me de estar numa cozinha de uma velhota, qualquer a dar -me explicações. Por acaso? Interessante, interessante, uma memória interessante. E
então, nunca percebi, nunca percebi. Era sempre uma complicação do caraço, isto tinha de fingir, ficava revoltada. Depois tinha de montar a conta, lembram -se de montar a conta de fazer aquilo com risquinho, por um lado uma cena, por do lado outro, para nunca, nunca, nunca percebi contas de dividir. Eu sempre pensava, meu cérebro pensava. Ai, estou cansado, tinha muito cansado. E
depois eu pensava, para quê temos uma calculadora? A única coisa, isto é mentira, eu adoro matemática, que eu acho que quando percebo o mecanismo das coisas e corro bem, e descrever os números nos quadrados, que estava muito, depois tive métodos para a estatística, métodos quantitativos, e depois tive estatísticas para ciências sociais, uma coisa assim, ou seja, matemática a brincar, como antes de
vocês vão pensar, e vocês às vezes ouviram emnglir, fazendo, porque eu bebo um galão antes do podcast, então eu sei que fica assim, um bocado noja. E depois, mas gosto de matemática, mas quantas dividir... Ai, é outra cena que eu não
sei fazer, que é mudar de litros para... Eu consigo litros para decilitros e para centilitros e para mililitros, porque imagino o copo, o copo medidor do sumo, da água, da farinha, de farinha, enfim, já é um sólido, mas... E consigo mais ou menos agora passar de... Eu nem sei o que é que é um decâmetro. Não sei o que é um ectómetro, não sei o que é... tipo
quadrado, dizer eu sei. Quilo -métro quadrado, não sei o que, já percebi que é uma área, largura, comprimento, multiplicar, o perímetro também sei, que é, não sei o que é, sumar, sumar, sumar, sei formas geométricas, sei sólido e... Isso não são palavras que faziam parte do vosso passado. Vou dizer outra. Transferidor. Era usado para uma aula, uma aula, a merda do transferidor, que era para fazer um ângulo obtuso, que
parece que é um gás que já passou, não é? Que... Ai, o gás é mesmo... É mesmo obtuso, o ângulo agudo, o ângulo reto, o ângulo raso, o ângulo oblico... Oi? Ângulo oblico, ângulo, ângulo, ângulo... Que palavra estup... Ângulo! Ângulo... Já chega. E o compasso. Com... passo. Que merda que furava a folha. Que nem com o compasso eu conseguia fazer a puta de
uma... Ah, desculpe, um círculo direito, porque fazia sempre assim um bocado fãf para fora, nunca ficava perfeito. A mina do compasso partia, só saía, porque estava demasiado largo, ou como era demasiado grossa, ao longo do círculo ia perdendo um bocado da sua definição e o círculo ficava todo ninhunhoso. Borrachas da pizza, daquelas...
Desculpe, estou irritada... Daquelas que não esfarulavam e que tinham cheirinho, e então só rasgavam a folha, assim, as borrachas azuis das canetas, mas acho que a maior parte das pessoas que estão a ver isto, não sei se lembra o que era, as canetas com cheirinho... Parece
que eram canetas com isso aqui lá dentro... As canetas com cheirinhas, unibol, e uma coisa que eu ando a procurar, a imensa e imensa tempo, e que não encontrei lá de algum, para por favor, eu preciso mesmo muito disto, e dava -me um pau gigante usar isto, que
eram os cadernos. Acho que eram da Ambar, passa alguém da Ambar, eu nem sei se a Ambar é portuguesa, mas até me está a descer o leite, de argolas, que diziam color, e eram folhas a 4, tinha uma capa azul, azulão, folhas a 4, que não tinham só a margem da folha com cores para fazer de separador, toda a folha era uma cor, havia azul, amarelo, vários, havia três, quatro, cinco secções em
cada... Também se deve dizer cor, cor, d 'orthografic, sessões, as coisas também mudam na fala, tinha cinco sessões, e o papel, a gramagem do papel era tão boa, dava uma adição ainda por cima, como era papel, como era caderno de espiral, de argolinhas, quando virávamos o caderno ao contrário,
tínhamos na mesma base sólida da capa. Que cena, eu juro -vos que isto é uma opção minha, sempre que vou a staples, sempre que vou a papalaria fernanis, acho que não, porque já não há assim tantas, eu procuro esse caderno e sou constantemente enganada por aqueles cadernos só têm as margenzinhas, e eu penso, é este, é este, não, não é, se alguém estiver a ouvir, que seja dono de uma
papalaria, se passarem por uma papalaria de velhos, imaginem, poderá haver uma papalaria de velhos do Sr. António, eu não sei o que, enfrenta uma escola pública, alguém que ainda detém esse tipo
de cadernos. Quero muito, quero o ponto de nem sequer usar, quero só poder -te, vocês acham que eu estou a agusar, eu não estou a agusar, eu quero só poder -te -lo e passar a mão no caderno, eram os meus cadernos da faculdade, que eu passava a limpa, chegava à escola, escrevia aquilo tudo num caderno manhoso que já tinha gostado, mas como tinha enganado, passava a ser manhoso, e depois chegava à
casa e com corzinhas e cheirinhas, passava, eu era essa pessoa, eu era essa pessoa. Mas ponto, quantas dividir, não, nunca soube, e agora com a minha filha, tinha de lhes explicar e noto que o cérebro dela também não é excelente em quantas dividir, porque eu acho que, eu acho que já vos disse isto aqui, nós somos mesmo muito inteligentes e
é por isso que nós sabemos quantas dividir. Tudo o que implique pensar um bocadinho, o meu cérebro pensa, pensa não, decide, porque estou bem, estou bem. E isso acontece também com direções, sou péssima a aceitar direções, não é aceitar, gente, virar à esquerda, a esquerda o caráter, não, as pessoas explicam, vocês sabem, as pessoas explicam, é para a esquerda e eu à esquerda
até percebo. Mas depois, esquerda, direita, esquerda, direita, corta, vai para a frente, vai ver aquele café, depois virar à esquerda, não quero, e não consigo, ainda bem que o Aiz e o Google Maps
acabaram com isto. Acabou, acabou, eu quando tirei a carta, eu ficava super nervosa, untadinha por baixo de, na acessilas, não é por baixo das acessilas, e seria ao longo, porque não sabia os caminhos, e de casa, para não saber onde, sabia que era a 5 e depois, como é que eu tinha ataques de pânico, por não saber onde eram as merdas, ok, a 5 e depois vira onde, e então às vezes escrevia num papel,
ou imprimia do Maps, porque não dava para ter no telemóvel, e era a esquerda, e mas aquilo era super perigoso, porque eu tinha de olhar para o
papel para ir entrando. Terrible, ainda bem que, abençoado, vocês sabem lá o que era, eu vou ser este velho sentado no sofá, vocês sabem lá o que era condizido, quando não havia o Aiz, nem havia Google Maps, nem havia carros que se condiziam sozinho, vocês sabem lá o que era condizido, vocês sabem lá o que é ter um pé apenas, e ter que usar em dois pedais, ou ter que conduzir
daqui até o algarve, ter o pé esquerdo todo fã, ter que usar o apoio, vocês sabem lá o que é essa merda. Portanto, eu acho que isto, que as direções que eram em desuso, o que é que pede direções hoje em dia? É só quem seja pobre, não é?
Porque tem os dados do telefone limitados, eu sou pobre, atenção, só que eu tenho ideia, que não quero que me liguem, pessoas da Vodafone, não sei o que, mas eu tenho ideia que não se pode regredir no pacote. Vamos
deixar assentar esta expressão. Que é, eu estou neste momento com um pacote demasiado fich, e o que estava a ligar a dizer assim, meninos, isto está mesmo complicado, quero reduzir -se a favor, e acho que eu já vou dizer, portanto a minha única alternativa era mudar, não é porque ela é móvel, e dizer, meninos, quero um pré -pago, e isto não vai acontecer, tal como não vai acontecer eu passar a saber
contar o troco, para não saber, é muita pressão, é
muita pressão. Eu se fiz essas contas, se calhar já me fanaram de mil euros em trocos, porque não faço a minha... Vês pela quantidade de moedas, e nem sei se vejo, e não é só pela questão de me sentir pressionada a contar o troco, acho que se for contar o troco, que estou a fazer com que a pessoa que me deu o troco se sinta ofendida, mas eu agora não sei dar trocos, mas você acha que eu roubo
problemas meus? Claramente, problemas meus. Mas acredito que há de haver mais malta por aí, que não saiba fazer contas de dividir, que tivesse dificuldade em aceitar direções ou impressovelas, e contar o troco, até porque isto me parecem reels, parecem reels de maltinha que... Eu aceitar o troco, Piovi, eu aceitar o troco, gente,
quando você vai aceitar o troco. Isto não sou eu a gozar com o português do Brasil, isto sou eu irritada com os reels, e a não saber fazer o sotaque. Isto sou eu a pensar se corta esta parte ou não. Não vou cortar, ajude -me a
manter o meu plano telemóvel. Sim, parece que estou a pedir caridade, mas não, eu simplesmente gosto mesmo, mesmo de atuar, e tenho gostado mesmo de fazer os espetáculos com vocês, que têm sido muito giro, e há de haver mais, estou desejosa de voltar a atuar. Dia 27 de setembro é a próxima atuação na Lisboa .coma de club. Dia 16 de outubro no ferro .coma de club. Dia 17 de outubro em Braga,
numa avi. Dia 18 de outubro em Leiria, na sala Jaima Salazar Sampaio. E dia 25 no Grêmio Operário de Coimbra, que é onde Coimbra e Os Blhetes estão a venda no link do meu perfil. E até amanhã, já agora respondam, eu vou fazer uma espécie de inquérito no Instagram, para saber se isto é normal ou não. Normal, pelo menos, nas pessoas que
me seguem, porque não dá para generalizar. Mas vou pedir a Católica RTP para fazer uma sondagem.
