Sistemas ativados procursores prontos para o lançamento. Destino, o vasto cosmos do heavy metal. Comandante da missão, Hilton Fernandes tripulação preparar para a decolagem. Partindo em 321 abinalta no ar. Saudações de finaltas. Chegamos no sábado, galera, o dia das grandes categorias. Aí os prêmios principais vão ficar hoje, no sábado, tá? Aí, antes de começar, vamos fazer uma retrospectiva bem rapidinha de 2025. Porque o ano foi intenso, meus amigos.
Os 25 foi o ano que perdemos o Ozzy e o princípio das trevas. Um deixou com 76 anos de idade ou um ataque cardíaco em julho, gente. Pois é, menos de 1 mês depois de fazer aquele último show épico com a formação original do Black Sabbath in bearmingham. Já foi tipo Deus falando assim, ó, vai lá, toca com seus Brother mais uma vez. É muito emocionante. Cara total, né? Perdemos também o Brant hind, do mass, agora num acidente de moto aos 51 anos, e o Thomas Lindbergh doad Gates, de câncer,
aos 52 anos. O ace freeling também lá no Kiss, de complicações de uma queda aos 74 anos, né? O seam Rivers do limpice que com o atacadículo aos 48 anos. Pois é, gente, foi bem brutal. 2025 foi implacável com ícones do metal. Mas também foi um ano de reuniões e épocas. Aí teve o rush, que voltou com a nica Eric nilos a bateria. O childre of bodo, que anunciou o show de tributo e o Twitter sisha, vai voltar em 2026. Então entrou aquela polêmica lá com o show chock festival.
Pois é, né? O ever green tarance retirou publicamente do festival quando descobriram que o evento estava associado ao caire witten House. Eles disseram que os valores da banda eram incompatíveis em com. Vão promover essa figura e não foram os únicos. É só o Paul, let me blid e American hollow também se retiraram, dizendo que tinham assinado para um festival de Caridade, não para associar uma
figura politicamente carregada. Os organizadores acusaram as bandas de alimentar a cultura do cancelamento e mantiveram o festival para o dia 19 de outubro com o headliner e but substituto cara. Pois é que eu tô uma das maiores controvérsias do metal em 2025 mostrou como política e metal às vezes colhido de forma explosiva. E agora, sem mais delongas, vamos para os prêmios principais desse sábado. Preparem se. Melhor disco de Power metal de 2025.
Isso aí, cara, é Power metal, é Alegria, é pico, velocidade e Agudos impossíveis. Ah, é muito isso mesmo, cara. É fantasia medieval, é dragão, é espada, é espadinha. É absolutamente tudo isso sem vergonha de ser tudo isso, cara. Em pleno 2025, Power metal continua sendo o subgênero mais feliz do metal. Aí eu não diria mais feliz, mais bobo, alegre, brincadeira mais feliz. Os indicados battle beas the Steel Band Power metal finlandês como uma das vocalistas mais poderosas do gênero andula
nuralujmond. E o segundo indicado é a cota. Porque tinha que estar aqui. O Halloween com o jazz and Monster danls, pais do Power metal alemão continuam fazendo o que fazem de melhor, né? Copiar os últimos discos deles. E sabaton com LED, gente Power metal sobre história de guerra, que é basicamente educação, história disfarçada de e tal épico, cara, eu me sinto isso, cara. Eu vou escutar o disco do sabaton. Eu falo, pô, vocês querem que eu estude, cara?
Isso aqui que está acontecendo, cara. Eu já estudo com a Almeida, porque que eu não posso estudar com o sabato, né? Pois é, né? E O Vencedor desta categoria é battle bis, com steelbound. É porque o battle bis pegou a fórmula do Power metro, adicionou peso e atitude, gente. Ah, nuraluriomu tem uma das vozes mais incríveis do metal atual que o tom.
É mesmo, cara? E você tem rife pesado, você tem melodia, você tem um disco inteiro com muita energia, você tem sintetizador dos anos 80, você tem letras cativantes, você tem aquela aquele refrão mela cueca, cara, é o suco, o suco, Power metal. Exato, né? Power metal para quem não tem medo de suar pesado e moderno, stilbone é o futuro do Power metal. Com certeza, mas sem dúvidas, cara, eu não sei nem se vai aparecer semana que vem aí nos melhores do ano também, Hein,
meu amor? Top 10, Hein, cara? Vamos ver. Mas, Rafa, você viu aí o que o James Hetfield tem falado sobre o Cliff birton? Pois é, né, cara? O James sempre fala com tanto respeito sobre o Cliff. É lindo de ver. Essa é claro que lógico que ele tem saudade do Cliff. Ele toca com, tocou com Jason nielstad e agora toca contra o hilio gente, é lógico que ele morre de saudade do Cliff birton
gente, nem é nossa. E ele também está atuando no filme the ticket cara, olha só o game hassfield agora ele é ator meu. Pois é, né? E o Metallica agora está usando modeladores de amplificador luxuos, né? Mudou completamente a experiência ao vivo, né? Então, pelo menos não voltou com o set suvinil lá do Saint engger. 7 suvinil é para acabar falou isso um dia eu eu literalmente em Santo ri cara, vamos para o melhor disco de metal progressivo de 2025.
Blog meta o meu estilo predileto é para quem acha que 4 por 4 é para é para quem é fraude? É, e músicas de 3 minutos são muito curtas, não é mesmo? De 13 minutos, né? É da pauta está 3. Técnica é complexidade, é mostrar que você treinou 8 horas por dia para fazer aquele arpejo intria de aberta e ficou cheia alternada. E quando funciona? É genial. Ainda tem muito fã, Hein, que não entende nada de música e que acha que é genial, mas fala porque eles sabem o que é
genial. Só não entende o que que os caras estão fazendo. Ela programa eu sou um predileto. Esse ano temos aí os reis do prog metal, voltando para lembrar por que eles são os reis do prog metal? E também temos o betwin the guird And Me, né the blue nower como o prog Def que redefine o que o prog significa. Eu amei is the Harmony machine progress of metal australiano, provando que prog não precisa ser só na pegada do DT cara. É isso aí. É O Vencedor, deixa a categoria, é feter.
Comparação Bia. Em ACDT é o portinoi de volta para ODT. Cara, esse disco é muito bom. Até que enfim um DT trouxe um disco indiscutamente bom, cara. Mas era aqui eu tô ó o para só minha mostra que, depois de décadas, os caras continuam sendo tecnicamente imbatíveis. É, o petruz continua sendo um dos melhores guitarristas do mundo. Isso sem discussão é muito bom, cara. Isso e as composições são complexas sem perder a melodia, é pragmento no seu ápice.
E meu chefe natas, antes do próximo prêmio, vamos falar de algumas controvérsias que sacudiram o metal em 2025. Para o metal Swat Fest de 2025 perdeu a maior parte do seu Wine up europeu por causa de problema com muito cara. Pois é, né, cara? Vários vistos foram negados. Os organizadores e fãs ficaram revoltados com razão, né? Isso afetou gravemente o festival.
Olha aí, cara. E tem mais, vários festivais underground da América do norte e enfrentaram protestos por causa de bandas supostamente aí ligadas ao extremismo. Cara. Grupos antifascistas organizaram protestos e pressionaram vênios para cancelar shows, causando debates gigantes sobre censura e política no metal underground. Maluquice, né? Cara? O que a gente está vivendo em 2005 para acabar, né? Deixa eu curtir meu som. Só queria isso da vida.
Só, só só isso, só isso. É saber qual que é o melhor disco de DF metal de 2005. DF metal é brutalidade da sua forma mais pura. Cara é pancada na orelha. Isso aí, cara, é gutural rápido, técnico pesado, sem tempo para frescura. É uma das categorias mais importantes do ano. Porque DF metal é uma das espinhas dorsais do metal, né, cara? É isso aí que eu tô e o nosso primeiro indicado é o behremof
com the sheat of God, né? Aquele black and DF metal polonês que é basicamente uma blashfeme sonora. Reved of Empire, death metal britânico old School, que lembra os bons tempos do gênero. E o terceiro indicado, aquele travalhão que caiu para mim agora, né? Que é o San sugabog, né? Corrido os after maf, né? Um brutal Def ou Def grind key ou já assusta pelo nome e O Vencedor desta categoria é. Que desce beats infernagem para anunciar o behim of com the sheat of God.
Cara, o bimet foi foi indicado em várias categorias esse ano, né, cara? O cara, eles pegaram no thef metro e levaram lá pra cima, né, meu? Pois é nessa técnica essa blasfêmia visualmente impactante que soa como apocalipse. Ou seja, provou que o pacto continhoso deu certo, né? E apareceu um Monte de categoria que. É, cara, desf metro aí na sua melhor, melhor forma, cara, né? A próxima categoria aí é tô muito animado pra categoria é disco que deveria ser trilha de
filme de terror. Pois é, eu como um grande amante de filme de terror e escritor do gênero terror, né? Tô muito animado com essa categoria, né? Porque alguns discos são muito atmosféricos, são brios e cinematográficos. Você? Ouve esse esses discos aqui, vocês já imaginam uma feira de terror igual passando na cabeça, cara? Isso. Um disco que deveria estar na trilha do próximo filme do Jordan pilli ou do ar e aster até. Vamos lá então para os indicados, né? Vamos lá.
Primeiro é o brutele's Nord e time horrisis é uma Disney servic black metal que é basicamente horror cósmico e sonora. E o seguro indicado é o Ghost baff né? Com o Rolling Storm neclass, né? Um post metal the. Depressivo, que soa exatamente como ansiedade existencial. Acho que tem muita ansiedade mesmo, cara. É um daqueles é. É como se fosse um filme da a 24 de terror.
Só pode ser. Também temos um cruze Unity events, the black and slud, que é perturbador demais, soa como uma tortura psicológica, soa como babadoc. Babadoc é um clássico filme meio de horror psicológico e o prêmio dessa trilha sonora de filme de terror. Vai para o blue of nords? Porque é isso, cara. O blue thers nords faz a atmosfera que black metal que literalmente soa como algo de outro mundo, cara.
Sombrio é alienígena, perturbador de forma cósmica para você louvar ao nosso senhor cutulo. É bem isso mesmo, cara. Teria teria perfeita para um filme de horror. Love kraftiano, cara. Exato. Escutem todos. Essa a palavra desicultura. Isso vai abrir a mente de vocês. Vai deixar louco? A. Nossa próxima categoria é o melhor disco para zoar aquele vizinho chato, né? A categoria para discos foram feitos para incomodar mesmo volume.
Auto grave que faz a parede de tremer, agudo que atravessa as paredes de concreto. Cara, é isso? É o disco perfeito para aquele vizinho que reclama de absolutamente tudo. E o primeiro indicado dessa categoria é de novo o nosso trago a língua favorita aqui, né? Até errei também, igual a falar trago língua. Olha só né? San suga bog com rhidas afterraf né brutal Def pra fazer seu vizinho achar que você está invocando o 7 peles.
Pede o Conan com violence time mention tão pesado que naturalmente faz as paredes tremening. E marcando. Marcando o território e mais uma indicação, né? O behrim of the sheat of God, né? Deve metal com produção cinematográfica que você tem, que tem obrigação de botar no volume máximo a. Gente, o behrim apareceu umas 8 vezes aqui hoje. A só, né? Tá liderando indicações aqui, tal como o cléberscure No No The Game Awards, né? Mas que tem muita diferença
entre behiman e cléberscure. Bastante. Mas o prêmio para você botar aí na sua caixinha Bluetooth para o seu vizinho e querer tirar satisfação contigo, vai para Conan com violas time mation. Ganhar, né? Ele tava na hora de ganhar alguma coisa, porque o dun, o Conan, faz as frequências tão baixas. O seu. Vizinho, vai sentir antes de ouvir o som. Pois é, né? É muito impossível tocar com Ana baixinho porque os graves literalmente fazem objetos na casa tremerem.
Vingança, cara, isso aqui não é um disco, é uma vingança, gente. Perfeita a vingança. E agora que eu tô no o último prêmio aqui dos melhores do ano do revenauta em 2025, né? Que é o prêmio mais membros da banda que plateia no show. Para disco, uma quantidade absurda de músicos envolvidos. É tipo assistir uma Luca, essa Sinfônica, mas todo mundo está
de corpsis Paint, entendeu? Exatamente projetos tão ambiciosos que a lista de músicos não cabe na capa do disco e não estamos falando do Slipknot. É não. Até porque tem que ser uma banda, né? Então não tem como ser Slipknot, os nossos, é. Tem que fazer música, né? E começando com os nossos. Indicados, épica spire, se for que metal com banda, mais orquestra, mais coral, gente só. Nem o segundo indicado é o avantage, né?
Com darppy Dragons, né? Inclusive esse disco podia estar no lugar lá do do concorrendo ali no melhor Power metal, no lugar do Halloween. Só digo isso, né? O Power metal é pico. Tem razão, né? É. Hoje eu não durmo com frio, estou com perto de razão. É, mas é um Power metro épico, com orquestra Sinfônica, coral celestial e convidados especiais que transformam cada faixa numa aventura musical. E temos o arien Anthony lucassenz on Snow one 1000 here, também holandês, projeto solo do gênio.
Por trás do aion, a orquestra completa dezenas de vocalização de convidados e camada sobre camada de instrumentação. Era um disco que eu trouxe o nariz quando saiu escutar e curtir minha língua. Aqui, o disco maravilhoso. Torcia o nariz, mordia a língua, sei lá como. Mas todas as outras metáforas possíveis para esse tipo de de situação, né? E O Vencedor dessa categoria é épica com as parrow. Olha aí, cara, mas só porque isso porque o épica literalmente trabalha com uma orquestra com
coral completo, cara. Exato, né? A lista de crédito do disco é tipo crédito de filme. Tem a banda, tem orquestra de 60 música, tem coral de 40 pessoas e tem até cena pós crédito. Assim, você precisa de uma planilha da que você vai para organizar todo mundo que tá na banda ali pra crédito. Metal sinfônico levado ao extremo logístico. E é isso, ravinalta, chegamos ao final dos melhores do ano 2025, gente.
Que era intenso, que eu tô. Perdemos lendas, ganhamos reuniões épicas e ouvimos discos incríveis. Mas a gente não terminou a nossa pós temporada revinal, tá? Semana que vem tem episódio de segunda a sábado também, que aí nós não vamos fazer aqui os melhores do ano, como a gente fez aqui, onde a gente fez uma essa essa premiação. A gente falou de alguns discos, né? A gente vai fazer ali o nosso top 10 essa semana que vem,
então assim. Eu levo 10 discos, o Rafa leva 10 discos, que eu não coloco uma pontuação própria. O algoritmo vai fazer esse cálculo e trazer ali uma média ponderada de quais são os os top 10 discos de 2025 para mim e para o Rafa no revinalta. É isso aí, revinaltas. Então, muito obrigado por acompanhar com a gente. É essa jornada. Log finalizado próxima missão programada de segunda a sexta, às 6 da manhã.
Siga o heavy Malta para sua dose diária de heavy metal até a próxima transmissão no heavy Malta.
