#49 | Roberto Cury: Em tempos de crise, Growth e Branding precisam caminhar juntos - podcast episode cover

#49 | Roberto Cury: Em tempos de crise, Growth e Branding precisam caminhar juntos

Apr 06, 20231 hr 11 minSeason 5Ep. 49
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Primeiro episódio da nova temporada com super convidado especial, CMO na Gama Academy, currículo impecável, bagagem cheia de histórias repletas de aprendizado. Sim, nosso convidado de hoje é nada mais, nada menos que Roberto Cury. Nesse papo falamos sobre a importância do branding nos tempos de crise enfrentados nas empresas, e como o growth é fundamental para passar por esses períodos.

Transcript

Muito bom dia, boa tarde, boa noite, Senhoras e Senhores, como é que está a galera que saudade que estava de gravar um grupo com é que estamos o quê? Adentrando a essa quinta temporada com o tipo de queijo que vocês conhecem, que sobrevivem até quinta parada, principalmente quando você não ganha nem 1 BRL com essa história, aí são bem poucos, viu? É então, Juliana rezola, como foi de férias de Podcasts, como é que você tá como esses, onde o mesmo está certo? Não está com saudade gravar?

Montagem dessas trocas. Ansiosa para a gente voltar. Bem-vinda de volta para nós 2. Eles aqui não é, e para todos os nossos ouvintes, os nossos ouvintes. Agora, os Spotify já permite enquetes.

Vamos sair largando, pergunta e NOS nossos episódios vamos botar pé. Vamos fazer enquete, vão perguntar tudo para ficar mais próximo de Vocês, EE ajustando rota com o carro andando, que é o que a gente faz nessa vida de growth marketing, produto talvez nem tanto outros, mas a gente bastante e em jogo que a gente vai falar Hoje. Então eu acho que sabe o que eu sugeri. Preciso explicar. Vai que alguém teve isso? Torna ainda temporada como pela primeira vez.

Nenhuma coisa espere, não sei se ficava ficava. É sim que se espera, isso está bom, então está bom. Vamos ver se a galera espera isso também depois agente ver NOS dados pessoal pulou esse 30 segundos de explicação. Ele era o groove. Como é que nasceu em 2000 e ITA 20 com objetivo de falar com Público ali, assistentes, analistas e estagiários de marketing, falar um pouquinho de grupo, desmistificar alguns termos.

A gente mirou num Público, acertou em outro que foi lindo, maravilhoso e Hoje em dia agente traz gente aí que é fera em suas posições ou pelo menos a gente tenta ao máximo para falar de groof de marketing, produto de negócios em geral. Devendo a gente já estou so pouco indigente, tudo que a área e sempre com provocações, temas complexos em alguns momentos, nossos quadros fixos que a gente nunca abre mão deles. E o que mais? O que a gente fala aqui no

grupo? Então acho que uma das paradas mais legais é a gente poder falar de todos os temas e trazer temáticas do correto e como mindset de todas as áreas e tem uma coisa que foi pedida pelos nossos ouvintes, praticamente desde a primeira temporada. Quero Senhor Roberto core pode ser um dos nossos convidados, então nada mais justo. A gente começa a quinta temporada com Roberto.

Como nosso convidado de Hoje e trazer quem sinalizar NOS tempos mais primórdios do grupo e key para bater um papo com a gente bem-vindo já fala, Senhoras e Senhores. Que saudade de você e só só quem é fã mesmo do grupo sabe quem sou Eu Não é só quem está lá desde os primeiros episódios, sabe? Conhece essa voz lá que já que não tem nossos rostos, conhece histórias? É um prazer estar aqui de novo com vocês, principalmente para entrevistar o core. Vamos base bomba nele.

Ele adora jogar bomba no pessoal que os convidados que estão que estão passando por aqui, né? E jogou algumas para mim quando eu fui, estava de convidado, agora é minha vez, não é a minha vez de fazer algumas perguntas aí, deixar ele de. Calça se cortasse AE. É importante os convidados passarem por aqui até Hoje a todo mundo vai lhe agradecer Liquid e. É isso, então 40 antes da gente começar, se apresenta um pouquinho para gente pronta.

Quem é você e a gente entra no tempo porque todo mundo conhece cúrio. O estilo podcast não é? Claro, ele explicar contar um pouquinho aí da onde surgiu Roberto Cury, Né? Um Ed I simo de marketing e passou por ser moda por Edna e já passou por diversos cargos nessa área. Mas eu conheço ele muito bem, não veio de make there administrador, então a pessoa, por isso esse essa parte dele que normalmente pessoal não conhece tão curto quanto pouquinho aqui.

E você, antes de falar quem sou eu, galera episódio 37 com Isaac Honorato recomendo, foi ótimo lá e episódio 25 com Juliana Rezola. A mas não sei agora, mas não sei, agora, vai depois, ou seja, escuta primeiro esse. 6 acho que sejam me inverter sim, Eu Não ia vir preparado. Já estava aqui a ver no celular, coisa que a gente não recomenda para saber exatamente o número de episódios, cada um, seus outros ai a gente vamos lá. Quem que é o coronel Roberto

Curi? Mas a maioria me chama de cur, eu tenho 35 anos logo mais um pouquinho mais, tem um filhote super pequeno de 19 anos que me ajudou a mudar muito aí minha trajetória de vida, de carreira, fiz administração, só fui fazer Marte depois numa pós estudo muito dados, agora estou nessa pegada de psicanálise, inteligência artificial. Agora olho no canto, ficando meio maluco, com uma coisa e

meio, são com outra. Já passei por muitas startups legal, passei pela Elyx, passei pelo médios, passei pela beep saúde pela Fox beat, ajudei a fundar o Queen Times maravilhoso junto com esse ser icónico a Isaac Norato e Hoje eu estou como se muna gama, então não Vou Ficar fazendo um minuto 2 de Palestina de LinkedIn porque a gente sabe que a galera dropa nessa hora, então falei muito rápido e quem quiser ver todas as informações lá no cadinho está tudo aberto a isso.

Beijo bom, eu e o Isaac eu acho que posso falar por eles são os megafones. Nosso convidado de Hoje, é tivemos a oportunidade de trabalhar junto. Como tá como chefe. E Hoje que a gente vai falar e o assunto vai render bastante. Já tenho Montes de polenta aqui. Tema da da prosódia de Hoje, em tempos de crise, groff e branding precisam caminhar. Esse polémico e Público, o Linense polémico, então cor assim para começar, chutando alto, por quê? Você acha que um tempo de crise,

meu filho, Bran inédita? Eu acho que esse negócio fala aqui em tempos de crise. É quase que um Click Beit está, eu acho que Brady e groff deveriam caminhar juntos desde sempre, desde os primórdios. Eu acho que tem muito. Uma relação de que você não constrói uma marca forte de longo prazo e sem fazer um bom branding normal. E se você só está fazendo grove pelo grosso, só os ex ali você naturalmente não tem uma marca estruturada consolidada, então você separa essas 2 áreas em silos.

É normal, tá você ter gestores, gestores diferentes e tal isso acontece. Mas se você deixar elas muito distantes, como é que poucos alinhamentos do dia a dia poucos ou que haja, ou seja, lá com a metodologia que se usa na empresa de vocês muito distintos, muito separados, um para acabar olhando muito para curto prazo.

Vai tentar ficar só fissurado ali nas alavancas do dia a dia e o outro corre o risco de fica olhando muito de uma construção long term ali que não necessariamente vai trazer um resultado imediato e especialmente neste momento de crise. Então para mim é muito óbvio. Não sei se é para vocês, eu acho que aquilo rebate a polémica

também, porque, né? Eu estou acostumado a sentar nessa cadeira aqui de entrevistador que essas áreas deveriam caminhar muito próximo, senão juntas sobre uma mesma gestão, mas muito próximas no dia a dia, no seu situ AES, nas suas metas para que elas. Ao. Se não correr o risco de se distanciar porque ela se distanciando, você cria conflito. Já passei por empresa em que as áreas se odiavam, porque nossa olha só essa peça de performance que fizeram.

Que tragédia nossa. Olha essa campanha que envelopar uma banca de jornal na frente de Sei Lá onde caso se você não contextualiza, se você não explica qual que o objetivo, quais são as métricas ali, você só vai deixando espaço para os empresários e depois eles viram arte inimigos sem tem 1 BRL motivo pelo qual. Mas e nessa como como convencer alguém no começo do exemplo de startups não é você pode também para OLXLX já. É um é TAP, passou pelo seu

momento de startup, não é mais? Hoje é uma grande marca e quando a gente vê grandes marcas, não é? É o que eles gastarem com isso, não é? Se grandes bancos, grandes empresas que estão no mercado, grandes indústrias não é faz parte do game. Parte do parte do valor gasto com Bridge, né?

Mas como você convence uma startup um, por exemplo, um empreendedor não é um C ou ali, às vezes de primeira primeira segunda leva que cara vale a pena investir em Bridge, que aquilo não vai dar resultado no curto prazo e aquilo não vai colocar dinheiro no bolso dele, que aquilo não vai ser bem estruturado, mas vai dar retorno em algum momento, não é como equilibrar esses 2 Potinhos, né? No curto prazo, sendo que a meta

está na sua nuca, não é? A meta está aqui no seu pesco 5 La nó tem que bater, ela tem que bater, ela não é com que equilibra isso. Com que foram essas conversas também, né? Tá bom ponto. Eu acho o como convencer, eu pegaria relatos recentemente, eu fui buscado por uma para fazer uma mentor ia com contato de um contato, aquele famoso LinkedIn que um vai apresentando o total, o cara dono de uma empresa de finanças e tudo mais.

Ele falou, cara, minha máquina de groff funciona meu time, disse RM está uma beleza, tem um call center que funciona, as minhas campanhas de mídia, mas assim Eu Não apareço no Google, não tinha um time desse o bom e Eu Não tenho retenção de marca galera, não, a minha marca minha, meu posicionamento não existe, Eu Não queria. Identificação com esse cliente, Eu Não tenho amantes da minha marca e Eu Não gosto das cores. A galera identifica, então ele começou a trazer um Monte de

dor. Que eu olhei e falei caramba, mas se atacam a 4 anos rodando, você sentiu essa dor agora e porque é que ele sentiu essa dor agora porque bateu a crise e a galera quando bate a crise, você vai marcas confiáveis? Você vai aonde você sente que aquilo ali não vai te restaurar aquilo ali, não é? 11 aventura de um empreendedor aleatório que chegou recentemente. Você precisa ter confiança de uma boa construção de marca? Traz essa questão da confiança. Há muito difícil de convencer

por esse modelo. Beleza traz número. Faz uma campanha bota no site, uma pesquisinha simples, a luta que já passou por aqui. Depois, a jovem me ajudar achar qual foi o episódio. Ela falava, cara me marca, você precisa ter a pouco médicos e pode ter o teu caminho de mensuração, que é o quanto que as pessoas têm intenção de comprar. E qual que é esse prazo de intenção, de compra ou de conversão no seu site?

Por quê? Se você está fazendo muito bem grow, você está fazendo ali o meio fundo de funil, mas esse topo de funil de consideração de a OMS a sua marca. Ele é muito importante porque não tem 1 hora que esse final vai secar e essa fonte secando você vai viver de quê, então? Eu já fiz essa taxa, está bem, brusco. Não recomendo o recomendo, depende.

Uma determinada empresa que Eu Não preciso, fala o nome fala assim nossa às campanhas, Instagram, Facebook, estão muito Caras. O que está ótimo EE de Google é 1/5 do preço desliga. Eu falei as campanhas de Facebook de Instagram, elas são topo de funil, estão ajudando a alimentar as campanhas de Google? Não, não dá muito caro, muito caro reduz para 10% para reduz nada mim poder se desliguei. Com 15 dias caos o caco do

Google subiu 3 vezes. A gente perdeu muito topo, muito meio, muito fundo de funil porque é uma alimentação, você precisa. Trazer gente para conhecer a sua marca, depois se convencer que ela interessante, depois você convence ela aí no seu site, talvez converter comprar seu produto ou seu serviço. Então às vezes tem algumas maneiras drásticas você fazer isso ou desligando o pausando coisas. O contrário constrói, né?

Você está fazendo só Google fundo de funil faz uma campanha de funil inteiro, mostra Por A Mais B depois rodando 2 ou 3 semanas que aquele seu plano de mídia gerou mais resultados. Não que aquele canal gerou mais resultado, pois gente 2023 vão buscar falando de Leste, clique até quando fala Monte de Deus. Então eu vou fazer 2 em um agora para a cor, a pega num gancho um

pouco do casaco, falo. Se acho que Brady não tem estratégia de curto prazo porque a gente falou pelo menos tratar de olhos esteja a importância de você construir não é um brinde uma marca benefit depois que essa marca está bem definida, branding é de facto só para me vir de longtail, ou seja, que curto prazo. Branding da da resultado.

Eu te pergunto isso muito por causa até do Tema do episódio que a gente foi de crise, não é quando tenho crise, normalmente as pessoas pensam só curto prazo. Às vezes dá às empresas param de pensar me de long e é tipo, como é que a gente sai do sufoco agora? O como é que eu alongo meu tempo de vida? Cortando a estratégias. Cortaram recursos. Não é que que fazem com que ele dure mais tempo e onde que fica bem, dê certo nesse caso. Cara branding dá resultados de

curto prazo, sim. Se você tiver as pessoas certas na equipe e com essa Visão. Porque aquele marqueteiro Ancião de agência que só está olhando e pensando TV e aerofone etc. E tal realmente é um perfil mais complexo, mais antiga. Mas vou dar um exemplo real. Está 2 exemplos, inclusive. A gente no final do ano passado, aqui na gama, a gente se preparou para fazer o TAC Diabos Report.

Caro Técnico, Jorge forte é o material que já estava, Sei Lá, sétima oitava de som que a gente faz uma pesquisa com pessoas do mercado e tal a gente soltava esse material rico para adquirir leads B para fazer contatos e tal. Entreguei isso na mão da Queridíssima Carolina Alves, que também já passou por aqui no episódio. Não faço a menor ideia, 56 ou 7 lá na primeira temporada, o Isaac vai me ajudar enquanto eu estou falando aqui. EEE, aí passa essa noção para ela.

Episódio 8 vai lá, gente dá um play é um dos recordes de plays a esse episódio 8 em vale a pena AE aí eu passei essa missão, puto vamos fazer o TEC jobs e tal e ela falou, tá?

E se a gente ampliar essa Visão do tech jobs não só para vagas no setor de tecnologia, para trazer questões de SG para trazer uma Visão de pus, dificuldades de contratar ou não Mulheres, pessoas negras etc. E tal e se a gente ainda trouxesse a questão da polémica do remoto e presencial que tem Montes de empresa voltando para o presencial ou beleza, sucesso, fizemos isso foi uma Chuva de mídia.

Porque sai um piar para todo lado num num curto espaço de tempo, então a gente saiu com reporting uma semana já estava em 5 ou 6 portais diferentes e a gente começou a receber um Monte de lide, porquê? A gente tinha uma Visão do lado do funcionário porque, para além de que eu vou, quem está contratando mais em qual região, etc e tal, a gente tinha muita questão de SG poderes e 80% das empresas, Sei Lá não lembro o número no detalhe, dizem que tem problema para contratar Mulheres

desenvolvedoras. Cara, isso é uma puta oportunidade. Você como empresa poderia estar fazendo isso e depois fala um outro, dado que eu também não lembro ao certo cravar qualquer percentual. Que era, Sei Lá, 60% das pessoas estão dispostos a largar os seus empregos presenciais para um remoto. Se pagar mesma coisa, precisa nem pagar nada mais. Pois é uma puta estratégia para você. Faz uma pesquisa consolidada, estruturada.

Você divulga para a grande mídia que tem grande interesse em porque aquilo é material e informação e você adquire os leads, que é o que você quer no curtíssimo prazo. Então a gente iniciou um negócio dentro do próprio trimestre Público e teve os resultados que conseguiu fechar o ciclo carne. A estratégia de Branding, que se faz em menos de 3 meses e comprava que funcionou. Eu acho ótimo curto prazo. Acho que esse sucesso então assim. É a diferença de você ter groove e Brandy junto, sabe?

É aquela galera que ajuda acelerar o processo. É uma cabeça de como começo RO e como que eu vou adquirir esses resultados dentro do próprio trimestre? Esse é o grande desafio de brinde na minha Visão. Boa e a parte do do tempo de crise, em que normalmente uma das áreas que mais é afetada é a área de grande marketing de uma maneira geral. É os primeiros a ser cortados, não é? E começamos a polémica.

Nossa, eu eu gosto que a gente tinha era a gente tinha um roteiro, a gente não foi para ele nem um segundo. Não, sim, sim, não, você é não, não é que é o grupo NEC e poço menos 2. Eu Não sei a primeira pergunta talvez tenha se tudo vai ter, tá é? Eu vou dar uma resposta bem polémica está e eu já passei por isso. Aí, 2 empresas que precisou fazer lay off e ajuste tal. Quando você demite, né? Ou você reduz área que é uma das principais por trazer resultados. Você está correndo o risco de

estar dando um tiro no pé? Eu acho que em muitos momentos, se os empreendedores deveriam estar olhando para possivelmente áreas suporte. O ares menos a linha diferente, dependendo do seu Business, do que efetivamente um time de marketing vendas. Eu estou vendo muita empresa contratando gente para caramba de vendas, mas como que marque sentada no suporte para essa galera de vendas? É que me preocupa então. Eu sou eu entendo que tínhamos

enxutos, são necessários. É importante fazer ajustes quando quando for preciso, tem cenários, cenários, empresas, empresas runway runway so agora. Você sai cortando de forma igualitária quando você vai fazer um ajuste de uma empresa inteira, me parece bem pouco estratégico e muitos meses e muitos momentos e eu vou ser bem polémico. Medo de CS de desagradar outros gestores e aí vocês estratifica a preciso cortar 20% do quadro, então todo mundo tem que cortar

20% do quadro. Será que esse é o caminho? Tu vai cortar 20% de tecnologia que tu passou um ano para conseguir contratar aquele equipe, tu vai cortar o time de growth que está valendo ouro aí em vários mercados. Questão, já se alimentou? Se polémica devolver polémica. Nem faz todo sentido, não é porque nessa não é o eu acho que quando a gente está falando de crise, não é, e agora nós estamos no meio de uma, né? Está a ser instaurada uma crise.

Agora a gente já vive numa crise bem grande, vai fazer uns anos, não é por conta do covide e agora a gente está no acúmulo de crise uma atrás da outra, né? Parece que a gente não consegue nem Respirar. É aquele momento que você está na praia, estou na no caldo e caldo, você está tentando colocar o pescoço para fora, se inspira um pouquinho, já mergulha, não é? O mercado inteiro está está passando por isso. É mas realmente é muito

complexo. Você equipara as pontas, não é porque é isso, se você não traz 111 solução de curto prazo para tapar um pouco buraco, não é? Se vira uma bola de neve que basicamente está pagando 1 hora para não trazer o resultado de curto prazo, mas tem 2 frentes que enxergo como Brandy e é onde começo unibr and growth, né? E eu queria ouvir sua opinião por isso sobre elas 2 não é ou se você tem opinião sobre elas 2 quer? Grande desafio meu, né?

Eu já sentei tanto na cadeira de brinde como na cadeira de golfe, Né? É exatamente como a gente metrifica todo o ambiente de Bridge, né? Legal exposição, Visão de marca. Tudo isso é muito legal, né? Mas no momento de crise, é o momento que a empresa está apertada. Um startup no mundo de maneira inicial, isso não resolve, né? E eu 2 maneiras que eu achei resolver isso na minha jornada foi 112 estratégias, lawyers e

comunidades, não é? São 2 ambientes que são 2 boas estratégias que unem groff abrange. Não é na minha Visão, porque você consegue não só montar boas estratégias, mas como também expor a marca e diretamente NOS números que fazem sentido e realmente você construir algo de longo prazo, principalmente aí sabendo que o caco NOS últimos 8 anos cresceu 200 e 222%, não é isso? São dados a global customer e leite report.

Não é que basicamente, principalmente preciso nas autorizações e todo mundo que é de performance, está sofrendo isso com a Apple e Google, né? Então escute do Google e aí AA política de privacidade da Apple, né? Se acredita que. Programas de Layers Né no caso de lealdade gaja mento das marcas, não é? É e Comunidade é o caminho para a gente começar nesses 2 essas 2 grandes áreas, não é por onde a gente comum não é e fazer realmente sentido a gente analisar boas métricas, começar

a pensar, brinde. Lealdade de cliente, gaja, mento de base. Tudo isso se une, é maior isso não, e isso poderia se futuro um pouco dessas 2 áreas sub áreas de marketing dando em conjunto. Cara Adorei eu vou vou separar em 2 perguntas que você me fez, não é primeiro como mensurar? Eu acho que essa é a fase um. Acho que você chegar para um

caminho de comunidade. Você precisa saber como que está sua marca, a sua marca potentes, quanto que as pessoas desejam, quanto que as pessoas amam quando que as pessoas seguem, o quanto que as pessoas têm intenção de compra, como que eles ficaram sabendo da sua empresa. Elas vieram por uma recomendação sim ou não. Uma taxa de recomendação está aumentando ou a taxa de

recomendação tá caindo? Que isso para mim é uma das principais métricas de sucesso de qualquer empresa, a se a sua taxa de a comigo, indica amigo, ela Caio, você não é uma empresa gigantesca. Nível no banco ou outros, você ainda mais startups e essa taxa da Keynes no seu produto serviço

também de má pior então. A mensuração de marca, ela tem que ser base base para o seu dia a dia, a não consigo fazer diariamente faz semanalmente a não consigo botar no site, manda e-mail a não consigo mandar e-mail, mando a TAP, se vira, se vira, manda pesquisada até ocorre mensura isso porque senão na hora que vai cortar teu investimento, tua primeira sambar, porque tu não tem uma mensuração de marca direito.

Como é que vai provar por um C ou um momento desesperado de pista acabando dinheiro, acabando que você precisa daquele x 1000 BRL para fazer uma campanha? X ou Y vai conseguir porque você não está embasado ou não está embasado? Bom olha então aqui mais ricas episódio 35 Guta. Fala muito sobre vai lá e aí sobre comunidades aqui eu tenho um ponto de concordância e um ponto de atenção no que você falou.

Eu acho que como idade pode e deve ser uma convergência maravilhosa entre groff Bridge. Está entre da parte de Brandy de pensar todo uma calendarização ali quais os conteúdos? Como manter essa galera engajada, pensar em caminhos e de rentabilidade e pensar em caminhos de recompensa? Acho maravilhoso e toda uma parte de grupos para apoiar qualquer é essa régua de comunicação estruturada. Quais são os canais? Como que eu adquirir novos

clientes para essa comunidade? Como como convenceu os meus actuais clientes entrar? Como que eu vou incentivá-los a estar cada vez mais ativos? Acho que sim. Comunidade é maravilhoso agora. E aí o ponto que eu acho que é mais complexo. Todo mundo acha que faz com uma idade, né? O que sabe fazer comunidades a eu vou votar galera NOS leves à, EU vou botar a galera no Discord. A gente mesmo tentou aqui gente criamos like e nem nós do grupo com hacking agimos porque não

era nossa prioridade. Porque não tinha gente dedicada, vai botar comunidade no ar e não vai ter um candango ali para tocar um negócio para gerenciar, para responder com velocidade. Não é um bote, não bote vai fazer vergonhas do que lançar Comunidade vai botar bote para dar oi Boys vindos e nunca mais se fala. Eu acho que ele acaba algo vivo em inteligência artificial ia no momento, mas se você não tem foco, se você não tem conteúdo para compartilhar, se você não

tem assunto, se os seus. E membros da Comunidade não engajam, não trazem assunto. Você está fadado ali à à morte naquela Comunidade, então não adianta tentar fazer como um puxadinho tipo a não. Então vamos fazer essa comunidade aqui, porque eu acho que vai ser salvação para a gente nesse próximo trimestre. Cara não vai ou você tem scheme pessoas dedicadas e pensando como manter aquilo vivo que vai dar um resultado sim de médio prazo, beleza, se não nem começa

por se não vai fazer vergonha. Agora a gente fez aqui no passado e largando pelo caminho. Tá agora 11 ponto que é a trazer de quando você fala de de branding, estratégia para longo prazo e resultado a curto prazo depois que uma empresa, em tempos de crise, estava voltar para esse Tema. Só que eu fico curiosa que eu concordo com vocês, que é um tiro no pé. A mas eu fico pensando depois que a marca está consolidada. Em tempos de crise, você tem que

manter a sua marca. Eu acho que as pessoas associam muito branding com construção de marca e que quando você tem os conceitos bem estabelecidos entre aspas aqui é só replicar, porque todo mundo já sabe com essa marca. Que eu acho que é esse é esse. É um pulo do gato que as executa. Galera, não precisamos mais investir em branding, já é? Já temos uma marca consolidada, as pessoas entendem como replica a nossa marca, né?

A todas as áreas da empresa já sabem que o nosso tom de voz etc. Acho que é o momento de agir em branding ou manter branding também exige muitos recursos. É por isso que a Coca-Cola para denunciar na TV, né parou? Já tem uns 30 anos. Tem mais ou menos uns 70 anos. Eles pararam e nunca mais ouvi, só vejo no supermercado.

Sério, vocês responderam? Vou responder de forma séria, sem ser de forma irónica e. Construção de marca é uma coisa, manutenção de marca e outra você criar os love Brands é outra e aí você tem uma comunidade outra, então você tem as fases, tá? E aí eu vou dar um outro exemplo real aqui no meu tempo de OLX muitos anos atrás. Eu parei para medir de novo, não é mensuração e quando eu parei para medir o nosso awareness na época, já era gigantesco

gigantesco do nível. Sei Lá, mais de 90% da população já conheci o desapegue, então não fazia sentido ter 2 flights de TV no ano, porque o recall de TV e o recall de marcas já era altíssimo. Adorava 8910 12 meses, já tinha um tempão que eu tinha saído da TV, que a Galera ainda lembrava, não eu vi o comercial da LX, eu Vo começar dali X ué se o pessoal viu começar o Daily XA. 12 meses atrás e ainda está lembrando, porque é que eu preciso fazer 2 slides por ano?

Não preciso, você pega esse dinheiro, você como se amor, como é de marketing e de branding, você propõe uma reestruturação da sagrada deste orçamento ou não preciso mais gastar essa fortuna em warnes, que é muito mais caro que o gente me conheço, estou aqui, estou aqui e você começa a trabalhar essa base que já te conhece para aí por mim, tanto para ir para a intenção de compra, para intenção de uso, naturalmente, é mais barato que você está descendo essa galera é

um funil, você não está pegando peixe no oceano aberto, então. Muito da sua pergunta, a galera sempre associa a construção de marca? Sim, geralmente pessoal associa branding, construção de marca, principalmente na nossa bolha de estar. Taperas, né? Que a galera, que está sempre nascendo com empreendimentos novos, mas se você pegar uma galera que já trabalha com marcas mais consolidadas, marcas ou mais tempo, às vezes eles somem SIM 1 tempo do mercado. Quem está trabalhando?

Só comunidade deles está trabalhando só aquele grupo de usuários. Você não é esse grupo, então não faz sentido. Outras marcas têm outras brigas de market share muito forte o mesmo. E aí não sei se um exemplo da Coca-Cola seria ideal, mas eu arrisco dizer que tem outros Fortes aí que é. Cara só vou anunciar porque eu vou manter a minha blindagem de mercado. Eu estou anunciando porque eu quero afugentar possíveis novos entrantes, então pronto, então ali estou na mídia para falar assim.

Olha, nem tenta nem brinca que ISTO aparecer que eu vou te trucidar. Eu tenho dinheiro, eu tenho muitos clientes, meu produto ou meu serviço é bom ou nem é tão bom assim, tipo telefonia e aí pulam. Olha, eu estou lhe anunciando porque eu vou desencorajar novos entrantes, que às vezes tem um serviço melhor, mas não tem bala na agulha que eles têm. Abra, Inglaterra. Qualquer coisa, 6000 corre, não, não, não é ótimo. Isso não é porque realmente pensar que Brandy tem fases, né?

E cada fase você vai ter um esforço diferente. Ele é muito importante, né? E foi o que você falou, né? Os estupros, né? Estão muito numa numa bolha. É tão fácil, tão inicial não é? E eu gostaria até de ouvir, traga me traga um bem, que faço quebrando a marca muito grande, vou gostar de ouvir esse episódio, não é que vai ser legal e experiência, mas depois não? Não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, sem spoiler, vou ser convidado agora Hoje se é convidado.

Calma, aí será um erro. Se Hoje eu vou fazer o papel de puxar um quadro que eu estava com saudade. Só falou de muita coisa boa, está batendo muito no peito, falando muito bem, mas agora quero ouvir também os cases de sucesso, Né? Então vamos chamar um momento Saia Justa. Vocês ainda pus guitarra com certeza não é? Então eu tenho que puxar guitarra. Biblioteca vai lá perto também é uma puxa as guitarras e vou ver Sérgio. Embora absurdo, vocês fazem isso?

Roberto Curi quero, quero ouvir, não é? Já já executei alguns que esses de insucesso, eu você já compartilhou comigo, Né? E ao longo da nossa jornada com trabalhamos juntos, não gostaria de ouvir aí, talvez até novos, não é? Vamos ver o que é que vem por aí, né? Se o momento não é o momento preferido dos ouvintes, eu posso falar muito porque curadas não é por isso EE isso foi eu posso falar muito rápido de ir fazer mais um ser justa. O Isaac celebra ajuste falar.

Não acho que a dona eu só tenho um convidado, então não, eu ia falar com o dia. Olha não pode entrar, vou não, sabe, nem pode haver, é mesmo aqui. Ainda bem que não tenho vídeo nesse ponto de queijo. A gente olha o primeiro, eu nem vou falar que é um dos casos que é depois de gasolina, vocês ouvem lá no episódio da ajuda, tá? É muito bom, é gratuita, por isso que não podia fazer mais uma análise, pois gratuitamente. Ai Ai eu tenho outro que é muito bom, muito bom.

A gente é muito bom, é muito bom. Vale a pena. Como parar uma cidade com Juliana Rezola? Recomendo, ela vai escrever um livro, vai sair na Amazon em breve. Vai voltando, eu tenho alguns que exigem sucesso e sempre com muito aprendizado e muita coisa legal. É um primeiro na minha época lá, disse RM lá no bom negócio para

OLX. Ainda que eu estava ajudando estagiário programar um e-mail para base toda newsletter naquela época que se mandava e-mail para base toda de newsletters, Eu Não sei se alguém faz isso ainda, gente, não façam isso, se não fazem o menor sentido, você bota um número NOS Letter 37 cara para quê que a pessoa quer saber que é 37 para saber que chegou atrasada?

Enfim. E eu estava ensinando o pai de um vinil estagiário lá na super boa vontade cara que você vai botar o título e vou ter lá blá blá blá configura depois você Ajeita, tudo está não esquece ajeitar. E ai ele falou não beleza, não esqueço, não. O e-mail estava programado para feriado.

Se Eu não me engano, 7 de Setembro não lembro quando foi 7 de Setembro, é bem emblemático, não é bem da liberdade mesmo e eu fui ao mar quando eu voltei da praia que eu estava, tinham Sei Lá, 20 ligações, 50 WhatsApp, que era uma Loucura. A gente tinha mandado e-mail para base toda, com blá blá, blá. Aprendizados, aprendizados e manda um e-mail para alguém antes texto e isso é muito básico, né? Na época Eu Não fiz isso. Outro aprendizado e-mail com blá blá foi 38%.

Abertura para base toda um recorde, nunca mais em que alcançou esse número tão alto. Eu testei várias n variações, deixe de blá blá blá anunciar com a gente cansado de blá, blá blá, tudo para tentar fazê-lo, blá blá, blá encaixar, mas era só blá, blá blá mesmo que funcionava, então foi um case de sucesso em cima desse insucesso que eu achei que ia ser demitido, porque eu nunca tomei tanto esporro de várias pessoas, de várias áreas existe. O segundo 15 de insucesso.

Aí já estava lá na momenta ajusta, não quis. Já estava lá no NX. Foi um dia quando eu acordei, não sábado, e o peixe automático, Se Eu não me engano, a gente falou disso no episódio do Victor que eu acho que é episódio 3. Se não me falha a Memória 2 ou 3 é que a gente fez um peixe que era. Está na hora de Você desapegar do seu. De carro sou fá armário hashtag categoria sabe quando você puxa informação ali do Banco e a gente não?

É a. Negativou a categoria Packs, então estava na hora de Você desapegar do seu gato.

Seu cachorro. Luiza Mell adoro Luiza Mell adoro Ela Foi muito fã. Utilizem eu tiver ouvindo a beijo para Luísa Mell ela adorou, fez um escarcéu todo uma movimentação, então o negócio aconteceu, Sei Lá, numa terça-feira já foi corrigido, ela deixou para fazer o é Na Na sexta à noite, porque é isso que a galera faz quando quer pegar pesado, mesmo com as empresas, faz um negócio na sexta à noite porque nem toda empresa tem tempo de reação.

Agência de PR boa para reagir durante o fim de semana. E a catástrofe é feita, então foi feita a catástrofe na sexta à noite. Eu fiquei sabendo sábado de manhã conseguimos gerenciar crise, toda uma movimentação interna para tentar tirar categoria de arte. Não sei se tirou ou não, acho que só pode adopção não pode mais venda. Eu acho que está certíssimo, mas isso foi um outro caso aí que é revisão. Os peixes não só os e-mails, viu? E por fim, esse Isaac estava presente.

Ele responde todo mundo, Isaac começou complexos, consegue, eu vou levar todo mundo comigo, gostaria de falar que não é, ele era meu chefe, provavelmente nem sequer usar que era chefe de Isaac, então assim alguma instância que perdeu em todos os dias é isso, a culpa foi minha. Eu coloquei na eles brincadeira. A culpa é minha apoiarem quem eu quiser o cortejo ano pra Gente. Ai ai e esse caso que não é caso, né?

Esse Mensagem justa foi lá na Fox BIT, quando a gente estava fazendo todo um escarcéu para ver marca, a gente fez um puta, rebranded vários estudos, etc. Tudo lindo, maravilhoso. E a gente e mudar também a plataforma tudo junto. Olha só que otimismo brasileiro, gente, ele às vezes é otimista demais. E a gente está tudo certo, vai dar tudo certo. Botão vai virar isso naquela meia-noite? Assim eu já sei qual que é, o

que é isso de abóbora? A gente virá a carruagem da Cinderela. A gente fez a virada de marca, viramos o site aí o blog virou a gente 44 da manhã fazendo o teste, uma Loucura toda e a plataforma não virou, ficou fora do ar aí semanas a gente foi meio xingado por alguns clientes, foi complexo Hoje em dia fosse para Fox, tá linda, maravilhosa lá, mas foi um Saia Justa que é você nunca traz-lhe uma virada de marca com uma mudança significativa no seu

produto. Consegue isso tem sido exaustivamente testado, porque se não é risco alto que a gente correu esse risco, a sorte que a empresa foi resiliente à marca. Temos fiéis seguidores, ali clientes com negócio. A gente passou por aquele maremoto lá, mas cara que que erro do passado e combate aprendizagem celebrizar que não tem aquela noite e noite sem dormir, não é? Eu lembro quando se começou a falar que eu estava junto, já lembrei do daquelas noites sem dormir no embora de madrugada de

Uber, Né? Mas se falar que foi, foi tão Bela esse aprendizado não é esse caos que foi esse, quase que agora acabamos de virar com Times com marca produto. Tudo e deu super certo. Foi feito pouquíssimas horas de fazer um check list com esse programas.

Matéria exatamente isso via Wi-Fi Calendar bem, parabéns exatamente para apoiar esses problemas nesse caso, mas que eu lembro de teve um dia que a gente era tipo, já 3 da manhã a gente estava no escritório Arrumando OBOECX pessoal o pisando na maca, pisando na gente recuperar do marketing no final do dia que virá que todo o argumento de todo mundo era virou a Max que saiu da plataforma, não é? Yay. Foi. Foi foi doído, foi doído, nova não é, ficou tudo muito lindo.

Quando é que eu consigo acessar? Foi ótimo, Ai Jesus do céu volta para antiga que funcionava no olhar, devia roubar era era essa frase que lhe seria nossa como doeu, como Doeu, mas foi um ótimo aprendizado. Oi fulana e branding se ele sai, você foi traído a sua carreira, que eu saiba, devem ter mais a isso é que o core ele gosta de chegar. A marca não é? Já causa, já causa, não é? E ele causa da melhor maneira possível gente contar, porque eu

já participei de 2, né? Ele gosta de causar com que ele. Ele já falou isso algumas vezes aqui durante o podcast com dados, né? Ele mete um vai para pesquisa. Entrevistas, Usuário Fox group. Pesquisa imersiva pesquisa quantitativa, tudo só para primeiro sentir a marca frente à toda base, não é? É todo cliente. E aí não é uma questão que ele quer. O cliente pede e aí vai pro vai pro nosso, vai para porra daí é

bonita, né? E eu já presenciei 2 shows, assistir essas entrevistas é maravilhoso. Seleção assim eu posso fazer o quê que posso? A expressão visual que vocês estão fazendo seu neto, mas estudem a pergunta, mas escolhem, não é? Quando o cliente chega na sala de espelho falando, nossa que linda sua marca muito fofinha, é uma marca de bichinho de pelúcia e a marca era uma Exchange de criptomoedas, a cara do se ou, aliás um beijo. Época nada foi maravilhosa,

disse muito. Então assim é, não é que eu goste de fazer branding, tá? Porque eu acho que não tem muito como. Gostava de fazer, porque é um puta de um trabalho. Está é cansativo para caramba, então não vou falar que eu gosto, mas às vezes que eu precisei fazer, foram 2 forma mais completa e 2 e leves

atualizações. É porque o Público realmente pediu, não é porque o Público pediu, mandaram na rede social falar, nossa, tá na hora de Você atualizar a marca para você vai atrás dessa informação, vai na pesquisa, vai entender cara se a marca fala com você e esse tom de voz, essa cor esse logo se for caso é esse thug Nine Kara tatta válida e aí você testa na qual e aí você já vai trazer um Monte de ensaios, depois você vai lida na quant e depois que você já tiver os caminhos, se

você quiser ser válida de novo numa coalho válida de novo numa, quando estiver com muito medo, tem 4 validações tiver menos medo só com 2 já está bom. E aí você consegue fazer resultado, então o se na Fox bit teve esse caso da plataforma, mas depois. A gente aumentou todas as métricas. Eu Não sei se os aqui lembra tempo por sessão, é tempo da página. O Banco que caiu novos clientes, tudo aumentou na gama Academia. Gente fez recentemente, também não é questão de performance.

Site tudo é porque você olha só o rebranding pelo pela marca, não conta, não é, se tem que ver quais outras métricas estão associadas a esse sucesso do re branded, então a gente teve isso lá na Fox BIT, que foi um baita case, pois turbulence da plataforma na gama tive isso também. Eu tive uma leve atualização lá de médias OLX então. Às vezes você não precisa de um rei, você precisa mudar a sua marca, precisa de um Facelift Alice. É preciso atualizar seu tom de voice.

É preciso ajustar uma cor aqui AAOA colar, você precisa ajustar posicionamento, então. Caro senhor, só vai conseguir se você ouvir seu usuário, se você ouvir seu cliente, é muito marqueteiro, sentado num alto de um pedestal que não fala com cliente num Reino, tem como saber realmente Ai fica distante e eu chego lá, eu ouço que a marca parece uma loja de Ursinho de peluche. Se fosse uma loja de Ursinho de pelúcia mesmo, foi sucesso, acertou. Agora não é o caso, né? E aí cria esse momento

embaraçoso. Que é a forma como vocês convêm, caso alguém esteja nesse momento, você só vai convencer os fundadores ou se ou quem quer que seja a fazer qualquer ajuste. A atualização de marca se você botar para ouvir e perguntar isso, o maior desafio é. O maior desafio é o cómic. No caso, a pessoa que às vezes até criou a marca, que por muitas vezes até o próprio treinador, esse é o maior desafio desse que foi nesses 2 casos, por exemplo, ou teve coisas piores aí para ti que

dialogar e fazer isso funcionar? Olha no início, achava que o grande estava sempre associado a muito dinheiro. Putos. Não vou precisar contratar uma agência fora. Vou precisar fazer uma baita campanha para divulgar etc. E tal, então o meu medo é o meu problema. Estava sempre associado a dinheiro. Puto, eu preciso de muito budget para fazer uma atualização de marca, então ferrou, não vou conseguir. E aí com O Tempo, você vai tomando pancada da vida, vai ficando mais Cascudo.

Saber que dá para fazer dentro de casa, porque né? Aprendi com a vida e com os históricos você consegue fazer de forma barata, por assim dizer. E você consegue provar números? Então o grande ponto é, o meu medo de antes que era puto, eu preciso convencer o empreendedor. Se o fundador quem quer que seja e aprovar um orçamento, agora o orçamento é uma parte bem menor desse problema e é muito mais um ego ou um apego, né?

Então tem muita gente que falar nossa marca, quem fez foi um design que me cobrou 20 USD e eu fiz nessa nessa página aleatória, XYZ tem uma galera que adora se vangloriar disso, cara, essa pessoa for para um Focus group para um texto na sala de espelho, vai apanhar tanto que fica até com vergonha de escrever. Isso no LinkedIn de novo, então assim é putos não fala as coisas sem ouvir, sabe?

Vai ouvir teu cliente cá ouvir teu cliente ver se está ficando desatualizado está perdendo market share nem sabe por quê? Às vezes é porque eu posicionamento está ruim, está marca já não representa mais um momento novo. Agora falando sobre. A gente fala que o perigosa de chegar causando tenho outra fama do corpo. Que é todos os filmes do trabalho, são considerados de alta performance. Fama olha olha, eu Era Eu também. Sopa aqui dá NOS traz aqui 2 são

2 então assim 100% Né? É isso é humildade é o segundo toque aqui do da pensão. A cor coca. O Segredo aqui é eu escrevi um texto que Eu Não posso ter ainda pelo LinkedIn, que talvez quando saia desse episódio esteja vai estar no ar que O Segredo é o bolo de cenoura da dona linda. Todo mundo que está aqui já provou que, por isso não é muito bom e isso é um problema. É a mãe, tem boa semana maravilhoso e ela divulgasse a receita para todo mundo.

Ela divulga para todo mundo e ninguém consegue fazer bolo igual porque tem um jeito dela. Tem a mão, tem a experiência, tem um Monte de micro detalhes que não entra na receita só de ingredientes, tá? São vários Anne fatores ali que entram nessa história toda, então. Eu tenho a minha receita de bolo que eu fui ajustando ao longo dos anos, está para garantia e o chamado Time de Alta Performance. Então o primeiro ponto são pessoas muito rapidamente eu chego consigo identificar quem

faz o corpo mole. Ele trabalha bem, se precisa ajustar-se, não precisa ajustar, tem empresa que recebe isso. Bem, tem empresa que ficar bem chocada. Já passei por ambas os canais, tipo nossa, mais o Joãozinho está aqui a 3 anos, ele queridíssimo, ele é o melhor amigo do senhor e eu caguei que ele é melhor amigo do senhor, porque ele é ruim, há como que ele é ruim, cara, está aqui a provando Por A Mais B aí quando entra um Isaac.

Na equipe ou uma Juliana rezola a Galera olha fala nossa em Joãozinho na Roménia, assim que trabalha assim, é então é isso ai então. O comparativo é cruel e ele aparece muito rápido. Eu acho que esse é um ponto, tá?

Então cara pessoas, se você tiver pessoa certa na cultura certa, na vontade certa, ela vai brilhar e você vai dar autonomia sem sem me cura gerenciar o negócio vai funcionar segundo ponto, dados puto, se você consegue mensurar seu trabalho a mas eu sou designer, consegue mensurar. Hoje eu tenho bloquear aqui que é OOO design que está conectado com a pessoa de grupos. O que era deles é o mesmo, então assim dá para fazer, tem caminho. Está então mensuração de resultado.

Seja o que a seja a planilha de metal, que é que seja, e o terceiro ponto é o cuidado genuíno, né? Você tem feedback constante, você sabe como é que está a vida da pessoa? Cachorro está passando mal. A sogra também precisou matricular avó no judô. Você está atento, o que que está acontecendo na vida dessa pessoa? O que é que motiva a ela, qual o desafio que se precisa dar? Então eu geralmente há ali essas 3 coisas que é pessoas boas, comprometidas ali com a causa,

com a cultura, com crescimento. Números como se está mensurando aquilo e já estão e aí já estão, é uma penca de rituais que eu também tenho a minha receitinha de bolo. E Se Eu já divulguei aí posso tentar resgatar esse link que é garantir que essa pessoa está sendo ouvida. É acompanhada feijão com arroz bem feito e isso não tem mistério, não tem chatinha PT não é a realidade. Bom de baixo, calma, aí que a gente vai voltar NOS actuais.

Eu vou querer saber um pouco mais sobre eles, sendo que eu já participei de alguns mais vou querer saber sobre isso, mas vou dar mais uma pauzinho. Eu posso. Autorizado. Olha só cuidado com que deixar o coro, fazer o que ele quer Vai Ficar bom, está bom, está bom e vou vou limitar ele agora, mas umas para mais um quadro, gente para mais um quadro e esse eu quero ouvir para saber Se Eu estou nesse caso não, não é quadro meu. 15, ele vai contar um pouquinho aí. É uma coisa que tem muito

orgulho de ter feito, né? Não vai falar que o filho não vai falar com o projeto de vídeo filme que a gente quer saber, trabalho está bom, a gente sabe que é paizão, mas pode ser mais guitarras que eu quero ouvir aí o meu 15. Bora lá vai core final da guitarra, João foi um. Ué é porque eu tô com saudades do Cavaco e não da guitarra. Eu sou Miguel do Cavaco, está para a próxima, o próximo quadro a gente puxa o cabo aqui estava. Ai Ai vamos lá meu case.

Nossa meu caso é difícil, viu? Tinha separado 3 também. Vocês não vão me deixar falar 3 não é que desgraça, a gente Vai Ficar aqui até amanhã, então eu vou. Só não me a 2. Quem? Depois a galera pode pesquisar sobre e vou falar em detalhes de um. Então, um que a gente já falou aqui foi o rebranding da gama que eu acho que foi assim do Caralho, todo o processo de feito, tudo dentro de casa com pesquisa, página, resultados, coisas. Não se curtiu, eu sou eu, sou ex aluno da gama, né?

Então com essa gama, desde o comecinho e ficou lindo ao mês. E aí teve a ganhar aqui, reclamou que a gente matou roxo. Nossa, vocês mataram roxo, amava o roxo. É, é porque talvez tem uma outra marca roxa que seja mais forte do que a nossa. Não é? Talvez aí é meu. Quem está brincando aparece.

Enfim teve essa polémica do rosto e branding é um baita case a campanha Johnny off, quando eu peguei a área de marketing inteira da Lili X foi maravilhosa que eu consegui juntar a influenciadores digital campanha 360 Hora Fome e YouTube porra toda foi lindo de resultado também, mas eu quero falar do com Times. A caro com Times é o caso do Coração, né senhor Isac Honorato, acho também já ouvi um pouquinho falar sobre. Que era inicialmente um portal.

De notícias que a ajudar a Ranquear Fox bit, né? Esse é um portal de notícias da Fox bit. Nasceu com esse intuito e quando a gente foi ver, o negócio foi crescendo, crescendo, me absorvendo, como diria Caetano Veloso ficou gigantesco e ele precisou criar asas próprias. IES Pino for recentemente fez um rebranding maravilhoso. Estou nesse papel e divisor que eles podiam me ligar mais para contar coisas legais, em vez de só contar Bela Advice, eu sou segura bem, o alívio só segura BO.

É é, eu percebi isso ao longo do tempo e da experiência, mas eu acho que é um caso muito legal, porque ele. Mostra que às vezes não precisa de orçamentos milionários ou de 1000000 de pessoas. Se têm poucas pessoas boas focadas em fazer o negócio, ia para creche preocupada com a marca preocupada com os clientes atento e NPS NOS micro detalhes, tem um ciúme muito foto tocando negócio lá.

Então é um case de de carreira que é muito legal ainda ser um caso como advisory, amigo e cliente, tudo junto. Então para agradar que não conhece baixa lá ou com time está lindão de cara nova e é isso aqui vai bem, só queria. Babu bem e dá até para fazer o mesmo que o pessoal pode ganhar bitcoin agora na aplicativo é só uma chance. Que é isso aí? A gente tem que fazer um barulhinho de meirinhas agora. Olha, eu preciso dar a mim k comigo. Vai ser muito bom ter vocês

aqui. Quis aí para guardar no bolso e vale lembrar que eu acertei por 3 anos seguidos o Faturamento lá naquele Business plan que a gente montou em 2017 ou 18 exatamente, espero que a gente esse ano, quem sabe a gente voa mais. Ele já era agressivo, né? Ele já era agressivo. Boa agora eu que vou dizer um pouquinho. Não são peças para tudo pronto coisa, mas eu consegui ver um pouquinho. Como é que foi com Tite? A uma coisa importante também na

cura que eu acho que. Você entra na empresa e branding e dados não, não existe mais esse discurso separado, né? Então se conecta isso desde o começo, como é que se faz isso sem burocratizar? E sendo a percepção por time de Branding, se está cortando asa sabe?

Tem um episódio muito legal que da Bruna Ricardo é que a gente fez aqui que ela É Ou Não É que é o episódio 45 que ela fala como metrificado, mas a experiência que eu tenho trabalhando com criativos e que para ver se você está direcionamento é como se você estivesse cuidando. A atuação dessas pessoas é bem entendido. Profissionais que atuam na área de sentir limitada. Como é que se faz isso? Coloca dados mensura sem cortar e mantendo a qualidade do resultado.

Cara boa pergunta, tem um case de sucesso que a gente precisa chamar aqui nesse podcast que é o Fernando Belo. Não sei se alguém segue ele, vale a pena seguir lá no LinkedIn. Aqui quando eu trabalhei com ele no peixe urbano, lá em 2000 e nossa 1112, muito tempo ele era designer. Ele falava assim por minha ajuda, porque eu preciso mensurar. Eu quero ser melhor design, não ele fala assim, eu quero ser melhor designer da área. O que é que eu faço para seu

melhor design? Eu falei, você precisa entender o resultado das suas peças. Se você entendeu o resultado das suas peças, você vai conseguir produzir peças melhores e eu me comprometo a devolver isso e a gente vai trocar. Resumindo às peças de Fernando Belo, eram 3 a 4 vezes melhores do que o segundo colocado. Era uma House de Varzim, 15 design era um fenómeno e nenhuma das informações que ele tinha era confidenciais e informações. Quem quisesse vinha mim e

buscava então. Às vezes vem da pessoa de criação ou de Brandy essa vontade de mensurar e de evoluir, e às vezes é o contrário. Às vezes vem da gestão, vem de uma outra área, tipo, olha, deixa eu te mostrar que isso aqui é mensurado. Deixa eu te mostrar qual que é o caminho de conversão ctr, seja lá comete é que você esteja olhando. Agora você só vai conseguir fazer isso se você provar para professor do outro lado que tem vantagem.

Se a pessoa perceber que não tem vantagem em ter o trabalho dela medido de alguma forma e que talvez ela não esteja fazendo um bom trabalho. E aí a decisão não é, qual caminho fazer para convencimento? A decisão pode talvez ser essa pessoa que aí é bem duro, então. Fica aqui a minha reflexão de que? Se você apresenta bem os dados, a pessoa quer evoluir na carreira, no que ela está fazendo, ela vai pegar aquilo e

vai voar ainda mais. Em vez de ela reclamar, ela vai ver como uma oportunidade de evolução. Coreo ainda nesse nesse Tema porque se contou um 15, né? Na minha experiência. Com Brandy. Eu vejo claramente como esse esse esse design, né?

Normalmente as pessoas bem de que tomam essa posição como sendo fora da curva, não é padrão, isso não é, não é comum, isso não é comum a gente ver essas pessoas com esse pensamento, porque são pessoas que são mais elevadas pelo lado criativo e, consequentemente, elas não são ensinadas nisso. Então você tem que dar sorte de pegar um gestor que for se esse caminho. E aí vou juntar agora vou ser como o papel de se muda a gama, né? Aí dentro e se vê que. A educação tem que mudar um

pouco. Como ela está preparando esses profissionais de golfe brand performance produto, né? Porque Hoje a gente trava quer dizer antigamente, né? Os últimos, a gente estava que essa pessoa viesse de faculdade e a gente já sabia que ela não ia vim preparado, né? Só que agora a gente tem várias escolas voltadas a tecnologia, como é o caso da gama, né? Então, por exemplo, quando a gente pega um curso voltado para golfe dados, né? E a gente já tem, por exemplo, esse material também.

A gente já tem essa concessão já para pegar um professor de branding aí com essa cabeça, então na parte educativa isso já está sendo pensado, já está sendo mudado para que essas pessoas já vinham com essa cultura para das empresas? Ou é uma coisa que se acha que ainda vai ter ainda caminhos para a gente bater cabeça e não é só educação. Eu acho que é muito de educação. Tem muito de uma parte de

educação básica, está cara. Se a gente ensinar se nas escolas de educação financeira a gente seria outras profissionais no mercado de trabalho, podia ser uma linha básica de Excel. O os hits já mudaria a vida de muita gente. Estar parece bobo, mas não é. É o que eu vejo, eu vejo muito isso aqui na gama, está gente, tem uma feira de recrutamento. Você que é aluno gama se sabe do ao é positivo que é isso, então

você tem ali. A galera aprendeu durante um grande período, depois a gente oferece a galera que ainda não está empregada, não é para recrutadores pelo mercado e o grande feedback da Galera putz legal saber Java saber bancos de dados, saber X ou Y, muita gente sabe agora o que faz a diferença dos alunos de vocês é a atitude cara aí é só.

Que não adianta salvasse aterrar, Diz Que Não adianta só você saber mexer no fim que você, seu fardão do Excel, porque isso tudo daqui a pouco modo de PT vai levar isso tudo aí e que o que tu demora 3 horas para fazer o negócio vai fazer em 5 minutos ou menos. Lindo, maravilhoso agora. O que é que se faz com esse Monte de dados? Que informação que se tira, que acionava? O que você tira desse Monte de dados que estão na tutela?

Porque a olhar para ele, né? É só olhar um Monte de gráfico bonitinho e não Tomar decisão em cima disso. Qual é a pergunta certa que você faz para esse cheat gpt que a galera está pintando de um oráculo lindo, maravilhoso. Mas se você não sabe fazer a pergunta certa e ele ainda está aprendendo, então cuidado, você vai por um caminho muito

perigoso, então. Sofres que Eu Não tens e gpt que te salva não tem curso de Java de FI GMA é. Curso aprendizado, seja ele curso, Sei Lá um exemplo da gama da vida, o curso da vida não é 1 B estágio gestor bom é aquela galera de que putz mudei de empresa, porque o meu gestor é um bosta e eu quero uma gestão melhor e isso você está certa para mudar a, mas eu sei de uma empresa grande pormenor, está certa Porto vai para uma empresa que vai te evoluir em carreira,

vai para uma empresa que vai preocupar com outro crescimento que vai te dar um feedback, tipo o fulaninha, eu tive que dar esse feedback uma vez. Toda vez que tu fala, né? No final da frase. 50 anéis por minuto, você está passando uma insegurança gigante? Parece que você quer validação O Tempo inteiro, né? E você concorda que eu estou falando? Não é tudo, né tudo, né? Você está botando uma pergunta, você está naturalmente se colocando numa posição insegura perante aquele interlocutor do

outro lado? Puta tem um gestor, uma gestora que vai se dar esse feedback duro, sem que essa pessoa vira a cara, cara, se sofre, escurece e comunicação o seu relatório, então para mim está muito. O mercado caminhando para quem? Sabe trabalhar não para quem sabe ferramenta eu saber trabalhar é muito mais do que ferramental. Uma coisa meu, já que eu estava na dúvida, Se Eu falava, não falava nunca falar. Ainda mais com com os lay off, com tudo que estava lendo agora cada vez mais.

Às empresas estão parando de querer especialistas, especialistas, especialista e já não é mais opcional. Eu sou um profissional criativo ou sou um profissional idade. Para mim já não há, mas Eu Não existe nessa conversa, pode não ser ou a pessoa de dados, mas minimamente, eu tenho que começar cuidado, já não existe mais essa diferença. São assim outra vez, cada vez mais. E as empresas procurando esse profissional? Quer peças generalistas pensar nisso humana e com mais você

sabe. E aí profundidade vai coisas variáveis, não é tão variadas, então. Acho que é esse discurso de eu sou isso, eu sou aquilo. Já está obsoleto, meu. Já ficou para. É, eu acho 40 em algum momento e a diferença é o quão DIP você consegue. Temáticas diferentes. Não é mais. Eu sei falar com dados ou com bom consigo, sei e sim, vai exigir mais a não dá para ser bom em tudo, vamos ter que aprender mais ou menos por aí.

Bom mass a para os nossos ouvintes não matarem a gente que a gente vê dados, os nossos ouvintes pediram para nós episódios terminarem. Então, nenhuma hora a gente já passa um bocadinho. Vão buscar o último quadro esse aí eu quero ver o quanto que eu por vai pedir brecha, vai querer indicar 42 coisas vem com esse ser humano, vai ser uma antes era muito quis falar 3 em todas, né?

Agora esse que era 3 e todo tipo ele vai fazendo as malas 3 de 3 de cluster e aí vai chamar cada cluster de um conheça. Várias vezes no quadro. ISTO não é um pouco depois, então é o momento onde você vem de que há 3 coisas estrangeiros voltariam. Tem a meta de qualquer coisa, tem que ser do Coração, não pode ser por. Dediquei para mim pergunta para mim, tá bom? 6 indicações, não é? Então está bom, foi lá muito

rápido. É primeira indicação para a vida, gente, e eu acho que você é o primeiro macho a falar disso nesse podcast que é terapia, vai para terapia, principalmente uma charada aqui pela Monte de Deus. Terapia análise, muda a vida do ser humano, recomendo demais e acho na vida pessoal e

profissional. A dica 2 exercício físico pela manhã Eu Não era um cara de exercício físico pela manhã e Hoje em dia eu sei o quanto que muda muito minha performance no trabalho e quando eu fui ver uns ténis e ler sobre isso e assim surreal. A diferença é a capacidade de todos esses sinapses cerebrais que a gente tem quando faz exercício pela manhã. Então beleza esses foram os 2 mais mudanças de vida e filosófico. Livro a galera da livro. Livro um o corpo fala, teve gente. Que ir?

Não, não vou expor pessoas, Então Vai, pois sim, isso não pode e não Isaac, não sei muito bem quem quer, disse. O que é isso? Não vejo para pessoas mais o corpo fala, é maravilhoso. Fica aqui essa dica porque é um livro que. Que vai te ajudar a ficar mais atento em reuniões, sejam elas presenciais ou virtuais e momentos que você vai mexer no cabelo que você vai. Boa tarde na boca ou não apoiaram cotovelo, morderam

unha. Tudo isso comunica e dependendo do cargo que você tivesse cheio de vendas, uma reunião importante. Tudo isso pode jogar o seu favor ou contra. Então o corpo fala, é uma dica maravilhosa. O segundo livro é o previsivelmente irracional, que é sensacional que você aprendeu uma vida inteira que a nossa essa decisão com certeza racional, porque isso é óbvio, todo mundo que está à minha volta e entende e sabe que isso é o caminho e na verdade não.

Na verdade, tudo isso foi uma construção social para a gente. Óbvio, o marido e o outro marido ou uma mulher agora em outras culturas, e o marido e várias Mulheres, ou uma mulher e vários maridos, cada um tem um à sua maneira de ver o que é óbvio

ali, o que que é o racional. Então vale muito o tudo, é óbvio, um outro que também vai nessa dica e por fim, esse quentinho que eu li essa semana e oportunidades disfarçadas 2 estou tentando imaginar se ele tá escrevendo 13 que é sobre mundo pós pandémico, porque isso foi antes e traz n case muito legais cases, momentos de perda familiar, de dores na ida para os ambientais, guerras de n questões.

Então recomendo demais, inclusive falo vocês darem uma olhada aí. Como que foi o surgimento do MMS? Aqui foi um que exige que a bizarro ia muito legal e por fim, não seria eu um fã decente Se Eu não desse a recomendação do documentário do Senna, que já diria meu pior, nossos ídolos ainda são os mesmos e, no caso desse caso, é mesmo. Que é um cara que era obstinado ali pelo resultado por uma altíssima performance. Maior piloto de fórmula 1 de todos os tempos e fiquei.

A dica maravilhosa de assistir o documentário da Fonseca já a contar uma história, mas não tem nada para contar a história da Fonseca. Então vocês assistam documentário que é lindo, maravilhoso. Falei para cacete dei 6 dicas, era só 3. Eu dei podem reclamar comigo e obrigado. O GIC as boas dicas, ótimas dicas, pena e é reconhecido com podcast, já que você trabalha com locação ilegal a viverem sem nem manda cena. Fala sobre a tem um podcast.

Ela gravou que nunca xinga, não falamos sobre educação a mal sobre o Brasil. E ela fala sobre a mentalidade das pessoas em educação em escala, que é diferente quando a gente pensa em escala em grandes empresas, quando a gente vai para educação, a mentalidade vai completamente diferente.

A gente não aprende o que é qase Coreia do Sul, depois guerra que investiu absurdamente em educação básica, que Hoje em dia é uma beta potência, que é um país e, Sei Lá, quantos milhões de habitantes deve ser menor que São Paulo. Então, assim, educação de base fundamental para uma sociedade melhor e eu acho que está muito bem tratado nesse.

Dava um pouco de queixo novo inteiro só para falar de educação é falar sem te falar só de cena num podcast e outro só de educação já daria 2 outros papos. Concordo, mas a gente vai ter que encerra esse episódio. A paizinho do Jô Soares sabe que a cadeira? Agora vou numa festa. Várias, ainda que pena que Eu Não sei. Que bom que agora você tem inteligência artificial para te ajudar. Boa voltar às vezes a episódio é boa. O core brigada demais para você ter tocado se nós convidamos.

As interessa bandeira do nosso convidado. Estavam super ansiosas para disputar. Não a toa, você tem aqui fã, se você sabe disso, sabe, tem que usar atira no seu trabalho, então sempre trocar com você uma oportunidade de aprendizado. Obrigada sempre muito foda Isaac brigada tapado volta aqui ser isso. Obrigado pelo convite gente está com saudade bater papo com vocês é isso? Primeira vez que a gente dupla não é você e o quarentão acostumado com isso, mas é você.

Acho que é a primeira vez que brilhamos brilhamos bem, espera, não é a gente não espera. Vamos falar de 5 estrelas. Boa ai gente obrigado. Eu passei um nervoso aqui. Suei o ar-condicionado está no 20 aqui enfim é, Eu Não sou dos mais confortáveis nessa posição de entrevistado, não, mas como vocês fica papo de bar, papo de boteco leve, então foi naquele uma porrada de estar farto bordo, não lembro se é bom, é diferente, é diferente. O negócio Vai Ficar para

posteridade. A gente fica recebendo play de episódios de 3 anos atrás, até Hoje a galera vai me ouvir daqui a 23 anos, quando tem um rosto que gostas de carreira, lembrança episódio, entendeu? Aí tudo esteve no momento. Vejam-se do meu caso que é Boy, não lembro. Até ver isso, brincadeira? Estejam a ter que ouvir lá para descobrir, gente, mas com certeza teve galera, valeu demais. É bom, está gente? Não, Eu Não lembro qualquer número agora, mas é bom, é bom.

Não o desses 2 episódio maravilhoso, o do Isaac. Vamos lá relembrar é viver o Isaac é o 37 e o da Juliana é o 2625. Não, isso aí foi indo galera beijo no Coração de todos. É isso muito obrigado, gente. Quinta temporada, começamos, começamos de ouro. Beijos valeu valeu UI UI.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android