Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou pra mim hoje, ela diz assim, use os momentos difíceis para dizer algo que aproxime as pessoas de Deus. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdoa, Pai, todos os nossos pecados. Livra-nos de todo o mal. Nos afasta de tudo aquilo que não vem de Ti. Nós agradecemos, Senhor, por mais esse dia, pelo alimento, pela palavra, pela presença. Aceita, Senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós Te amamos, bendizemos, adoramos.
Somente Tu é o nosso Deus e em Ti confiamos. Existe sempre uma pessoa em momento de dificuldade ao qual ela quer desabafar conosco, contar o que tem acontecido na vida dela e o que ela tem sentido. E nós sempre tentamos Dizer se nós merecemos se aquilo que acontece deveria ou não. E também dizer, olha, isso é o diabo que está fazendo, ou isso é Deus que está causando, isso é um livramento, isso é aquilo. Então nós já criamos uma opinião
sobre todas as coisas. E nós, enquanto ouvintes, vamos querer dar um palpite, uma opinião ou apenas ouvir. Mas será que você saberia dizer as coisas que Deus coloca dentro do teu coração através do Espírito Santo? Imagina que alguém está desabafando sobre alguém que você não gosta. Será que os teus conselhos seriam bons? Ou você iria dizer coisas para que essa pessoa atacasse a outra pessoa?
Então nota que, quando nós estamos falando, nós estamos mais falando sobre nós mesmos do que as outras pessoas. E nem sempre aquilo que nós ouvimos é uma ajuda, porque cada pessoa tem uma capacidade diferente. Às vezes algo que eu consigo fazer, a outra pessoa não consegue. E o que é pior ainda, quando você conta algo para alguém e essa pessoa te dá um conselho que você não consegue fazer e acaba fazendo algo diferente, ela ainda vai vir brigar com você.
Então o resultado disso, em todas essas circunstâncias, ele sempre é ruim. porque você não cresce mediante as situações, você acaba refém delas. E é por isso que certas coisas nas nossas vidas acontecem feito um loop, porque nós não conseguimos aceitar e nós procuramos alguém para dizer aquilo que nós gostaríamos de ouvir, para reforçar que nós estamos certos sim em fazer o mal, ou que aquilo é uma injustiça que está acontecendo porque você é uma boa pessoa e
não merecia aquilo. Então nós precisamos ler a palavra de Deus para poder entender quem nós somos, para poder também nos colocar à disposição de Deus. E quando Deus tira toda essa mágoa, toda essa raiva, todo esse ciúme, toda essa ansiedade, tudo aquilo que é ruim, de dentro de nós, isso abre caminho e espaço para que nós possamos aconselhar outras pessoas baseadas na palavra de Deus.
Então, enquanto uns desabafam, nós de alguma forma evangelizamos, nós colocamos Cristo diante dessa pessoa para que ela possa ver o que Deus espera dela, mas antes de tudo isso, o o que ela fez sem Deus porque sem Deus nós não temos moralidade nós não conseguimos dizer a verdade nós não conseguimos ser justos porque nós vivemos baseados apenas nos nossos interesses e todas as vezes que alguém não satisfaz os nossos interesses nós nos vitimizando vitimizamos querendo
dizer, olha, essa pessoa não é uma boa pessoa, olha o que ela me fez. E assim a gente tenta pintar o diabo em todo mundo, mesmo onde o diabo realmente está, que é em nós mesmos. Porque todos aqueles que não colocam a sua esperança no Senhor, eles estão esperando do
mal. Se a gente vai lá em Efésios quatro, versículo vinte e nove a trinta e um, a palavra do Senhor, ela diz assim, Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem e não façam com que o Espírito Santo de Deus fique mal.
Que triste, pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará. Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva, nada de gritarias, insultos e maldades. Então Paulo, nessa carta aos Efésios, e ontem nós usamos o começo dessa carta, E hoje nós seguimos falando, ontem nós falamos em como Jesus transforma o nosso corpo, a nossa alma, a nossa mente e os nossos pensamentos.
Então, através dessa renovação que nós temos, nós devemos também começar a mudar outras coisas dentro de nós. E ele começa dizendo, não digam palavras que fazem mal aos outros. Então, quando nós formos aconselhar as pessoas ou quando nós estivermos conversando com outras pessoas, nos expressando, nós não devemos falar algo que possa gatilhar aquela pessoa, machucar aquela pessoa.
Às vezes nós dizemos a verdade, mas a verdade é inoportuna em certos momentos, ela não deveria ser dita, porque se não for para agregar, para que eu vou dizer algo? Para que eu vou contar alguma coisa para alguém, sendo que isso pode destruir a vida de outra pessoa? Então, quando nós estamos... cegos por nós mesmos, porque nós acreditávamos que merecíamos alguma coisa, porque nós achamos que aquilo foi uma injustiça. Nós começamos a destilar o ódio
através das nossas palavras. E quando Jesus transforma o nosso comportamento, isso não faz mais parte da nossa vida. Então, olha o que eu sempre falo para vocês. É possível você saber se uma pessoa está com Deus ou não através do comportamento. Se o Espírito Santo quem estiver influenciando a nossa vida, eu não vou ficar falando mal das outras pessoas. Eu vou usar as oportunidades que eu tenho para dizer palavras boas.
Então ao invés de eu ficar criando discussões, ao invés de eu ficar colocando dúvida na cabeça das pessoas, eu vou
colocar a certeza que a palavra de Deus me dá. que o senhor ele é o meu pastor que eu preciso me arrepender dos meus pecados que ele foi o sacrifício perfeito que eu tudo posso naquele que me fortalece porque também não adianta ficar ali pregando mentiras para as pessoas sem arrependimento não existe mudança não tem como a gente passar por esse processo sem o arrependimento sem o reconhecimento sem a dedicação a palavra de deus sem os louvores, sem a entrega.
Isso não tem jeito. Então seja dentro de uma relação comum, uma relação que ela é diária, que seja feito dentro da tua casa, entre você e uma pessoa da tua família, o teu marido, o teu filho ou as pessoas do teu trabalho. O padrão nosso tem que ser esse. Nós temos que falar algo se for para melhorar o silêncio. Se não for para melhorar, é
melhor não falar nada. Quantas coisas já não nos arrependemos por termos dito, coisas desnecessárias, e quando as pessoas ouviram, causou mal no coração dessas pessoas. Então as palavras que nós temos que dizer, o que elas precisam fazer? Que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. Então as nossas palavras, primeiro, o que elas têm que fazer? Ajudar as outras pessoas que
estão necessitadas. E às vezes você lê essa passagem de necessitado e está aí imaginando que às vezes é uma pessoa que não tem o que comer ou onde morar. A necessidade maior é espiritual. Porque uma pessoa pode ter tudo material, mas ela nunca vai ter satisfação, ela nunca vai encontrar um caminho, ela nunca vai sair da escuridão. Então as pessoas que ouvem as nossas palavras, elas encontram um caminho que antes elas não conheciam, através do nosso testemunho.
Porque não existe nada mais poderosa do que uma vida que viveu na escuridão e foi transformada pela palavra de Deus e por Jesus Cristo. Porque é através da nossa vida que as pessoas que não acreditam em Deus da forma que nós acreditamos, elas possam vir a conhecer o Senhor.
Então, ficou claro a primeira coisa quando nós formos falar para alguém nós devemos falar a ponto de ajudar e ajudar aqui a essas pessoas a encontrarem a fé a conseguirem a crescer espiritualmente que as nossas palavras elas precisam fazer bem não tem nada mais gostoso do que você evangelizar ou aconselhar alguém baseado na palavra de Deus e ver na sua frente o semblante daquela pessoa modificando as lágrimas rolando, a pessoa dizendo, olha, eu estou me sentindo diferente agora do
que antes quando eu cheguei, antes eu cheguei um tanto quanto atribulado, agora eu estou bem, agora eu estou sentindo coisas diferentes, agora eu estou sentindo esperança, agora eu estou entendendo o que aconteceu, e não porque você ficou ali massageando o ego daquela pessoa, mas porque a luz de Cristo fez ela enxergar a verdade. E quando nós sabemos aonde está o problema e como solucionar o problema, fica mais fácil, porque enquanto o problema for o outro, nós não podemos fazer nada.
E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Então se eu usar o meu tempo, se eu usar a presença de Deus na minha vida para dizer coisas que fazem mal aos outros, o que vai acontecer? O Espírito Santo vai ficar triste. Essa é a tua intenção? Por isso que nós sentimos às vezes uma tristeza, mas uma tristeza pela forma que nós nos comportamos, sabendo, falando, poxa, eu não devia ter feito isso, não devia ter me entregado, não devia ter acontecido.
E é instantâneo, você acaba de fazer, porque o diabo fica colocando na tua cabeça, daqui um pouco já vem um arrependimento. E é meio que a batalha espiritual que nós vivemos, principalmente as pessoas que elas têm algum tipo de vício. Quando ela vê, ela já fez e depois ela sente uma tristeza. E que tristeza é essa? É o Espírito Santo que está triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocado em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os
libertará. Então a nossa liberdade vem através da onde? Através do Espírito Santo. E que liberdade é essa? É que os nossos pensamentos não vão ser mais tolos, nem repetitivos. Nem os nossos pensamentos vão colocar ideias que não são existentes. Então ele vai tirar de dentro de nós tudo aquilo que não vem de Deus. E isso, quando ele desmarca de propriedade, é realmente o sinal de que Jesus nos tomou e nos aceitou como filhos. Então é como se nós tivéssemos o sobrenome de Deus.
É como se a presença de Deus e a marca de Deus estivesse na nossa vida e a liberdade que nós temos dentro dos nossos pensamentos pela forma que nós reagimos às situações às quais as pessoas não conseguiriam reagir da mesma forma. Então nós sabemos que Deus é conosco quando nós fazemos aquilo que sem Deus nós não conseguiríamos fazer. E é o que é o padrão que a maioria das pessoas sofrem por
não terem sabedoria. E aí ele continua dizendo, abandone toda a amargura, todo o ódio e toda a raiva, nada de gritarias, insultos e maldades. Então eu tenho que tomar como base que esses comportamentos não são mais aceitáveis e que eles indicam o quê? Que as pessoas que têm a propriedade de Deus, elas não vão fazer mais esse tipo de coisa. Mas as que não têm, vão. Então se eu vejo uma pessoa que ela está lá amargurada, você acha que ela é uma pessoa que está com Deus?
Ou é uma pessoa que não está? Se eu vejo uma pessoa que ela está ali cheia de raiva, cheia de ódio. Ontem nós falamos, olha, se você sentir raiva de alguém, já vai se reconciliar. Não vai ficar o dia inteiro sentindo raiva, porque Satanás vai entrar na tua vida. Vai entrar no teu comportamento, nos teus pensamentos, na tua cabeça, nos teus sentimentos. Então o que é melhor? Eu ficar em paz ao lado de Deus ou querer ter a razão do lado do diabo? Você pode escolher.
Só que depois não reclama que não tá dando nada certo, que o sentimento não tá bom, que você tá cansado, que você tá sobrecarregado, que você não aguenta mais. Então eu posso escolher, dentro dos meus relacionamentos, tirar
o ódio e tirar a raiva. e não gritar e não ficar insultando e não ficar alfinetando não ficar fazendo brincadeirinha toda hora tempo inteiro é uma brincadeirinha só porque que você brinca tanto porque eu tô coração tá amargurado você não tá aguentando pensar você não conseguiu superar isso então tempo inteiro você fica ali cutucando a pessoa e nada de maldade Poxa, o nosso coração não foi feito para isso, porque se eu ficar fazendo mal para as pessoas, ainda que as pessoas
possam não saber, Deus sabe. Depois, quando acontece a desgraça, não adianta vir querer falar, ai, porque o mal, ai, porque o... Cara, não nem precisa. O diabo é você mesmo quando você busca os seus próprios interesses, ou quando você inventa de fazer justiça, quando você não consegue ser grato pelas coisas que recebeu, e não adianta. Se a gente continua em um lá, Tessalonicenses cinco, versículo onze, doze, quatorze e dezessete. A palavra do Senhor, ela diz
assim. Portanto, animem-se e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora. Irmãos, pedimos a vocês que respeitem aqueles que trabalham entre vocês, isto é, aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para guiá-los e ensiná-los. Pedimos a vocês, irmãos, que aconselhem com firmeza os preguiçosos, deem coragem aos tímidos e ajudem os fracos na fé e tenham paciência com todos. Tomem cuidado para que ninguém pague o mal com o mal.
Pelo contrário, procurem em todas as ocasiões fazer o bem uns aos outros e também aos que não são irmãos na fé. Estejam sempre alegres e orem sempre. Então Paulo, nessa carta aos tesalonicenses, ele está complementando o mesmo pensamento de fraternidade, de irmandade, ao qual nós somos despertos pelo Senhor, para que o Senhor possa usar a nossa vida para ajudar outras pessoas
também. Eu acho tão estranho quando uma pessoa se diz cristã, mas ela não ajuda a divulgar a mensagem de Deus. Ela ajuda sim a tentar levar as pessoas para dentro da igreja para pagar dízimo para o pastor, para trabalhar numa campanha, para fazer um negócio.
Então está trabalhando na vaidade, não na eternidade, não para Cristo. Nós não trabalhamos por interesse, nós não fazemos algo porque alguém nos disse para fazer, mas porque o próprio Espírito Santo nos incomoda E nos pede, nos fala e nós nos sentimos bem fazendo isso. E a palavra começa. Portanto, animem-se e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora.
Mas aqui vem um conselho também. Não adianta eu querer ajudar uma pessoa se eu ainda não me converti, se eu não tenho conhecimento da palavra de Deus. Se dentro de mim ainda existe algum tipo de dúvida, de preocupação, de questionamento, eu preciso ainda de mais tempo lendo a palavra, ouvindo os devocionais. Eu já preciso ter abandonado as
músicas do mundo, sertanejinho, gospel. de outros tipos né que hoje tem gospel reggae gospel rap gospel não sei da onde então não gosto eu gosto música de Deus a música de Deus e ela não se parece com músicas do mundo nem versão pagode nem versão samba nem nada então ou você abre mão dessa velha vida ou não vai dar certo E aí, depois disso, que você tiver um testemunho, que você vê que as coisas que te atentavam já não atentam mais, aí você pode tentar ajudar as pessoas.
Porque no começo a gente quer amar o universo inteiro. Só que o diabo tira proveito disso e nos tira do caminho. Nos coloca uma pessoa porque a pessoa é aquilo que você procura. E quando você vê aquela rotina que você já tinha de buscar a Deus, ela já foi destruída porque você encontrou o amor. Aí pronto. Então nós não podemos fazer que a nossa fé seja algo de circunstância, é algo de todo dia, independente do que vai
estar acontecendo na nossa vida. Irmãos, pedimos a vocês que respeitem aqueles que trabalham entre vocês, isto é, aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para guiá-los e ensiná-los. Então nós temos que ter respeito pelas pessoas que Deus escolheu para nos guiar e nos ensinar. E essas pessoas vão nos corrigir, segundo a palavra de Deus. E se eu não suportar a correção dessas pessoas, eu nunca vou
acabar encontrando o caminho. do céu porque o evangelho do Senhor ele é estreito e o diabo às vezes ele vai colocar coisas dentro da nossa cabeça que essas pessoas elas vão ter que vir trazer a realidade a nós olha irmão não é por aqui não é por aí é por aqui olha o que a palavra diz olha o que Jesus ensina Isso nós vamos fazer algumas vezes, porque quando a pessoa não quiser mais, a gente sacode a poeira e deixa essa pessoa fazer o que ela quiser da vida dela.
Nós estamos aqui para ajudar, nós não estamos aqui para controlar a vida das pessoas. Nós estamos aqui para ensinar através do exemplo e guiar, porque essas pessoas vão caminhar para o mesmo lugar que nós. Então nós não ajudamos porque a pessoa é da nossa igreja ou porque a pessoa é isso, nós ajudamos todas as pessoas. Nós não escolhemos os rostos, nós ajudamos quem o Senhor diz que nós devemos ajudar. E é Ele quem influencia os nossos pensamentos e os nossos sentimentos para que nós
possamos fazer isso. Pedimos a vocês, irmãos, que aconselhem com firmeza os preguiçosos, deem coragem aos tímidos, ajudem os fracos na fé e tenham paciência com todos. Então olha que nós vamos encontrar pessoas que elas têm um comportamento que é reprovável por Deus. Poxa, se o tempo é o bem mais precioso que nós temos e uma pessoa tem preguiça de viver, ela não está valorizando o tempo que ela tem. Então nós devemos fazer o que? Aconselhar com firmeza. Então não é alguma coisa que nós
vamos aceitar. Isso não é aceitável para Deus. Então eu vou ter que... pegar as pessoas quando Deus me diz que é preguiçosa, que é alguma coisa, e tentar motivar essa pessoa baseado na palavra de Deus, se ela aceitar. Porque se ela não aceitar, independente do que eu acho, que é o melhor ou não, se ela vai sofrer ou não, não cabe a mim fazer isso. Então eu sei que eu vou ter que ser firme em certas situações. Dê coragem aos tímidos.
Então tem gente que eu vejo que às vezes falou, precisava falar, precisava mandar um áudio, precisava começar, ah, mas eu não estou me sentindo. Cara, você só vai descobrir o que você é capaz quando você fizer. Se você ficar pensando no que os outros vão pensar, ou achar que você não tem nada importante para dizer, ou isso ou aquilo,
como que Deus vai poder usar? Como que as pessoas vão poder reconhecer que Deus está na tua vida, fazendo algo diferente, se você nunca tenta fazer nada diferente? Você acha que eu estou aqui falando porque eu gosto de falar? Porque eu sou falador? Eu não gosto de falar. Mas eu falo porque esse é o meu propósito. Você acha que Moisés, quando Deus escolheu, ele queria falar? Ele falou, Senhor, eu tenho dificuldade de falar. Pede para o meu irmão ali.
Meu irmão já gosta dessas coisas de igreja. Eu não gosto. Ele falou, mas escolhi você. Eu quero que você fale. Então, quando Deus pedir algo, faça. Não é para ficar dando desculpa. Você reclama tanto que as pessoas vivem dando desculpa
para você, mas você faz a mesma coisa. para Deus então nós temos que ajudar também as pessoas que são fracas na fé a fé como que aumenta a fé através da palavra de Deus como que eu posso ajudar uma pessoa fraca na fé dando uma Bíblia para ela porque quando ela começar a ler o Novo Testamento começando lá em Mateus a fé dela vai aumentar e ela não vai ser mais fraca na fé tudo posso naquele que me fortalece É quando eu sou fraco, então é que eu sou forte. Porque nós damos a oportunidade
do Senhor nos ajudar. E tenham paciência. Às vezes você vai falar, às vezes você vai ajudar, você vai mostrar. E a pessoa, meio que ela vai entendendo aos pouquinhos. Então não adianta querer gritar, não adianta a gente usar de novo aquelas armas lá de trás que não é pra gente usar. Então eu tenho que ter paciência. Se é Deus quem está influenciando a minha evangelização e se o que eu tenho feito é por Deus, eu vou ter paciência. Eu vou ter sabedoria de entender a razão.
Eu vou ter as palavras certas. É Deus quem coloca as palavras dentro do nosso coração. Tomem cuidado para que ninguém pague o mal com o mal. Então às vezes alguém vai fazer alguma coisa para te prejudicar, para te chatear, vai sair alguma coisa fora do controle das coisas que você espera, principalmente as pessoas que nós convivemos. Mas o que eu não posso fazer é pagar o mal com o mal, é fazer igual. No passado, essa era a nossa
lei. Se uma pessoa fez algo de mal, nós vamos fazer um mal ainda maior para ela aprender. Hoje em dia, não. Hoje em dia, nós não temos mais mal para dar para as pessoas. Nós só temos o bem. Então, se nós formos pagar algo, vai ser com amor. Pelo contrário, procure em todas as ocasiões fazer o bem uns aos outros. Então, independente do que essa pessoa te fez, você vai continuar fazendo o bem. O bem que nós fazemos não é merecimento.
O bem que nós fazemos é a presença de Deus na nossa vida. Antigamente, nós tentávamos ver se a pessoa merece ou não. Hoje em dia, nós não levamos mais em conta essas coisas, mas aquilo que Deus pede para que nós façamos e, através disso, nós podemos sentir toda a paz do mundo dentro do nosso coração. Então nós devemos ajudar uns aos outros e olha como ele criou uma
divisão. E também aos que não são irmãos na fé. Então normalmente quando nós damos uma Bíblia para alguém, essa pessoa não é irmão na fé. Ela é uma pessoa que não acredita ainda nas mesmas coisas que nós, ela não segue o mesmo caminho. Mas a ajuda nós vamos dar a todas as pessoas. A palavra de Deus nós vamos entregar a todas as pessoas, mas elas precisam aceitar, elas precisam querer receber. E olha que interessante o finalzinho. Estejam sempre alegres e orem sempre.
Então a alegria vem da onde? Vem porque nós vivemos unidos com o Senhor, porque nós podemos ajudar as pessoas, porque nós encontramos pessoas tristes e no final essas pessoas elas recebem uma dose de esperança através das nossas palavras, porque as nossas palavras elas quebram as cadeias dos pensamentos recorrentes a qual aquela pessoa ela vive obcecada por alguma coisa, ela só consegue fazer aquilo.
E quando Jesus vem, ele mostra que existem um outro caminho, um caminho mais leve, um caminho mais tranquilo, um caminho onde ele vai ajudar as pessoas a caminharem. E olha o final, orem sempre. Nós devemos fazer a oração. Temos que quebrar essa cultura de ficar pedindo oração para as pessoas. A oração precisa estar em nós. Porque orar é conversar com Deus, é entregar para Deus. Orar é pensar no Senhor, é louvar, é adorar. Então a nossa vida... Ela precisa ser transformada.
E quando os nossos pensamentos mudam, nós começamos a levar em conta essas coisas. E são também essas coisas que nós analisamos. Se você fosse buscar um relacionamento nas outras pessoas, isso tudo não seria um
sinal de alerta? Se eu vejo que é uma pessoa que só fala mal das outras pessoas, se eu vejo que é uma pessoa que é amargurada, se eu sei que ela é uma pessoa que sente ódio, que ela grita, que ela tem mania de insultar, que ela tem mania de xingar, que ela tem mania de nunca estar feliz, de nunca estar satisfeita, está sempre reclamando de todas as pessoas, não consegue reconhecer as pessoas que ajudam ela a chegar no caminho do Senhor, aqueles que Deus escolheu para criar e
para ensinar. Se ela não consegue reconhecer que a pessoa está tentando ajudar ela, adianta você ficar ali insistindo, achando que você precisa fazer? Pode ser o seu filho, pode ser a sua mulher, pode ser o seu marido, pode ser lá quem for. Se a pessoa não quiser aceitar Jesus, Jesus não pode fazer nada, porque é como se nós tivéssemos mostrado a luz para essa pessoa e ela continuasse de
olhos fechados. Então a pessoa precisa querer aceitar a verdade e respeitar aquilo que Deus coloca dentro do nosso coração. Amém? Que Deus abençoe cada um de vocês. Que você use essas oportunidades que as pessoas vêm para desabafar, para falar alguma coisa, para que Deus possa usar, para que você possa testemunhar. Nós não estamos aqui para falar
de pessoas. Nós estamos aqui para falar de Jesus Cristo. Todas as pessoas falham, todos nós somos pecadores, todos nós quando vivemos longe de Deus buscamos apenas os nossos interesses. Não existe só um errado e só um certo, todos nós pecamos e todos nós erramos, todos, todos. O mínimo de coisa que nós podemos fazer de bem é quando Deus está conosco e quando nós estamos falando dEle. Amém? Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação, hoje o Deus é o Senhor. Um bom dia.
