Tudo que é feito com amor prospera. - podcast episode cover

Tudo que é feito com amor prospera.

Mar 24, 202321 min
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.

Jeremias 29:11


Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.

Mateus 6:31-33

Transcript

Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou pra mim hoje, ela diz assim. Tudo o que é feito com amor prospera. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdoa pai. Todos os nossos pecados, livra-nos de todo mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de ti. Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pela palavra, pelo alimento, pelas vestes. Aceita, senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos bem, dizemos, adoramos somente tu é o nosso Deus e em ti confiamos.

Se nós formos fazer o exercício da substituição. Tudo o que é feito com Deus. Prospera, pois Deus é amor. E nós devemos nos perguntar, o que é prosperidade? Prosperidade é Independência quando você não depende de ninguém, você é próspero quando você tem tudo o que é necessário para se viver. Às vezes nós associamos a essa palavra a riquezas. Às vezes nós pensamos que prosperidade é ter muito mais do que precisamos a ponto de poder guardar e na verdade, não é esse o sentido.

Todas as vezes que nós temos o necessário, estamos prosperando. Talvez não sabemos o valor das coisas que nós temos, porque quando falta sabedoria, sobra reclamação. Nem sempre aquilo que nós vivemos é exatamente como nós imaginamos, porque a maior parte das coisas é mais imaginação. Que fato nós temos o hábito de exagerar, de menosprezar, de distorcer sempre. Pra quê?

Pra nós, favorecer, favorecer os nossos interesses, os nossos pensamentos ou para que nós tenhamos comodidade, quanto menos energia nós precisarmos gastar para viver. Teoricamente melhor. É por isso que às vezes nós deixamos as coisas para outras pessoas fazerem coisas que são de obrigação nossa e uma coisa que às vezes a gente não percebe é que se você tem uma louça na sua casa, se você não Lava alguém, vai ter que lavar. Uma conta que você não paga,

alguém vai ter que pagar. Não existe almoço de graça, então, na nossa cabeça, às vezes pelo fato de eu não estar fazendo o outro também. Simplesmente não vai, mas isso não é uma realidade. Quando eu começo a pensar de forma global, quando eu começo a entender o valor dos pequenos gestos, note que tem vezes que nós agradecemos pelas roupas outras vezes. Nós agradecemos pelo banho, pela

palavra de Deus, né? Pela presença de Deus, coisas que são simples e básica, mas sem isso a nossa vida, ela não poderia prosperar. Quando nós temos o costume de conversar com Deus, de ler a palavra de Deus e buscar a sua presença de ao invés de desabafar, reclamar com as pessoas, conversar com Deus e tentar entender, entender os nossos sentimentos, entender o nosso passado, entender tudo aquilo que nós vivemos e sentimos.

E começamos. A cada instante a tirar a culpa das pessoas e assumir a responsabilidade das nossas escolhas. Eu sei que tem vezes que acontece na nossa vida coisas chatas. É fato em tudo, saia exatamente quando nós queremos, mas a pergunta é o tempo inteiro. Nós estamos buscando a presença de Deus. Então quando falta a sabedoria de entender que quando nós não temos o nosso protetor ou quando nós não temos a presença de Jesus, né? O nosso pastor talvez o mal aproveitando essa brecha, né?

Essa falha nossa, ele acaba utilizando de outras pessoas ou de circunstâncias, para acabar nos ferindo? Mas não é essa a vontade de Deus, ainda que tudo aconteça exatamente o contrário do que nós imaginamos, será que o que nós imaginamos é exatamente os planos que o senhor tem para nós? Será que quando nós construímos os nossos planos, nós fizemos isso baseado na nossa aptidão ou

baseado no nosso chamado? Será que é isso que o senhor pensou para minha vida ou será que eu estou vendo a vida de alguém e achando que aquilo pode ser legal? Ou aquilo pode ser bacana para mim, mas às vezes aquilo não é o meu chamado. Às vezes não é aquele o meu dom. Eu posso admirar as pessoas, mas nem por isso eu vou ser elas nem nem vou viver como elas. Se a gente vai lá em Jeremias 29. 11 a palavra do senhor lá diz assim. Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz

o senhor. Planos de fazê-los prosperar e não de causar danos, planos de dar a vocês Esperança e um futuro. Quem conhece os nossos planos, quem conhece o nosso caminho, nosso destino? O senhor, se eu não converso com Deus, como eu posso saber o que Deus planejou para mim? E mais, como eu posso seguir? Como eu posso ir? É como se eu te chamasse para ir numa festa em casa e não te desse o endereço.

Então é necessário que o senhor esteja na nossa vida e o que vai acontecer quando Deus está na nossa vida? Nós vamos prosperar, prosperar, é ficar rico. Não nós vamos ter tudo o que é necessário, tudo aquilo que é básico. Será que você entende o valor disso do básico do necessário? Pergunta para uma pessoa que não tem o que comer, que não tem onde morar, que já não tem mais uma Liberdade para poder se viver. O que ela faria para poder ter algo assim base?

Um chuveiro para tomar um banho, uma cama para se dormir, um trabalho que, ainda que se ganhe pouco. Uma roupa para vestir um Calçado. Mas, dentre todas essas coisas, elas são básicas, né? Agora, esse eu tenho tudo isso. Eu não tenho paz, será que eu consigo aproveitar qualquer uma dessas coisas? Se eu tenho tudo isso, se eu tenho a prosperidade do jeito que a gente imagina aquela Riqueza, poder, eu sou uma pessoa perturbada pelos meus pensamentos.

Será que eu conseguiria aproveitar alguma daquelas coisas? Será que uma roupa bonita compensa um Sorriso triste? A maquiagem muitas vezes ela pode encobrir. Às vezes, o outro me olha com desejo. Mas quem é capaz de olhar dentro dos nossos olhos e enxergar a nossa alma e o nosso coração? Às vezes a boca está sorrindo, mas o nosso olhar, ele está lá triste, desanimado, desacreditado. E aí? Do que você aproveita todas essas coisas? Quando nós temos uma vida.

Nós temos um chamado quando nós temos um propósito, e nós não conseguimos encontrar onde ele começa ou por que que Deus me fez. Por que que eu tenho sofrido tanto? Olha como é interessante nesse versículo, Deus, ele fala assim, planos de fazê-los prosperar? Tá? Então, esses são os planos de Deus e quando eu não vivo os planos de Deus, o que acontece? E não de causar dano. Nós vivemos os planos de causar danos. E talvez seja isso que esteja

pesando dentro do nosso olhar. Porque eu não parei para pensar que talvez aquele não fosse o meu propósito. Talvez você tenha feito uma faculdade, mas nunca trabalhou na área. Não era faculdade que você queria, era a faculdade que você passou. Talvez é que você queria. Era muito difícil ou a que você queria não daria dinheiro? Eu não sei. Eu sei que às vezes nós fazemos coisas que no final. O gasto que nós temos de energia nelas. Não dizem nada, não levam a nada, é apenas Tempo Perdido.

Agora, tudo o que a gente faz com amor, tudo o que a gente faz com Deus. Prospera, ainda que sejam coisas simples. Seja cuidar de alguém, arrumar uma mesa, fazer uma comida, limpar uma casa, coisas que parecem que são cotidiana e básicas, mas não são. Porque elas são necessárias e tudo aquilo que é necessário é prosperidade. Quantas pessoas que não estão com a casa precisando arrumar o quarto, precisando arrumar uma coisa, precisando se fazer e não conseguem fazer aquilo que é

necessário? Porque falta prosperidade, porque falta os planos de Deus. Talvez a gente costuma gastar tempo naquilo que dá mais prazer, porém não é o necessário. Às vezes você fica 123 horas no celular, é vídeo de YouTube, é TikTok e Instagram e Facebook. Não sei. Mas nada disso é para edificar muitas vezes a sua alma também não é o único jeito. Você pode abrir uma bíblia na tua casa e ler não precisa disso. Mas tem tanta coisa para se

fazer. Só que talvez você não tenha vontade, ou talvez esteja desanimado. Por quê? Porque os seus planos causaram muitos danos na sua vida. E o jogo, ele sempre muda. O que é hoje, talvez amanhã não seja mais. E a gente vai vivendo e a gente vai relevando. Tem gente que aceita O Presente novo, tem gente que não aceita e tudo aquilo que nós não aceitamos causador. Tudo aquilo que eu aceito, eu compreendo e deixo passar por isso. Existe o perdão.

Perdão é sinônimo de aceitação? Não quer dizer que eu gosto. Não quer dizer que eu entenda, não quer dizer nada, mas que eu confio nesses planos que o senhor ele tem, porque os planos de Deus, eles têm 2 coisas, Esperança e um futuro. Futuro é aquilo que a gente acha que vai vim amanhã, mas sem Esperança que adianta o amanhã? Quantas vezes nós não esperamos simplesmente o tempo passar? A dor passar. O efeito passar, a consequência passar. O esquecimento chegar. Aquele alguém.

Quantas vezes a gente não espera uma notícia que ela nunca vem? Ou quando vem é o contrário daquilo que eu quero ouvir? Mas será que isso daí faz parte da minha vida ou faz parte dos meus planos de causar danos? Essa preocupação que eu tenho essa ideia do tempo todo, eu estar pré ocupado eu gastar tempo com coisas que eu não posso mudar, porque eu pensar no que o outro tem que fazer. Não quer dizer que ele faça. Eu senti medo de que algo aconteça. Não quer dizer que não vai acontecer.

Quer dizer que o medo mostra que eu preciso me capacitar, que eu preciso confiar. Talvez os meus planos não sejam tão bom quanto eu, imagino. E às vezes eu preciso abrir mão. Abrir mão que eu gastei tempo demais de uma coisa que não merecia, mas ainda tem mais tempo para ser perdido. Abrir mão muitas vezes que as coisas têm que ser diferente, que aquilo que nós vivemos não é exatamente aquilo que nós queremos viver. Devemos buscar sempre aquilo que

o senhor quer. Sempre o mais fácil nem sempre cabe dentro da alma. Nem sempre, não satisfaz. E às vezes nós temos a prosperidade do tudo. Mas a preocupação nos rouba tudo isso. Se a gente for lá em Mateus 6. Versículo 31, a 33, a palavra do senhor lá diz assim. Portanto, não se preocupem dizendo que vamos comer ou que vamos beber ou que vamos vestir, pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas. Mas o pai celestial sabe que vocês precisam delas.

Busquem, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. São os pagãos, são aqueles que não acreditam no senhor, que vivem segundo os teus desejos, que vivem buscando apenas os seus interesses, que não tem Jesus como seu Salvador, que acreditam em qualquer outro tipo de coisa. Tá, então essas pessoas vão viver preocupadas, perguntando o que vamos beber, o que vamos comer que vamos vestir?

Nós não devemos nos preocupar com isso porque, porque nós já temos um Deus que dentro dos planos que ele fez para nós, ele sabe que nós precisamos disso. Então ao invés de nós nos preocuparmos pensando nessas coisas, o senhor quer que nós gastamos a nossa? Preocupação entre aspas, o nosso tempo e os nossos pensamentos e os nossos desejos. Nem uma única coisa. Busquem, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça.

Então, quando eu faço isso de buscar de colocar Deus em primeiro lugar de antes de eu fazer alguma coisa, o horário, pedi para que Deus abençoe eu agradecer eu louvar, né? As coisas. Tudo isso vai ser acrescentado na minha vida, porque Deus ele olha, ele sabe que eu preciso disso. Então qual é o meu papel? Me preocupar com as coisas desse mundo? Não, mas me preocupar com o Reino de Deus?

Que ele esteja em primeiro lugar da minha vida, que a minha vida esteja pautada nas coisas que o senhor me ensina, que eu tenho a vontade da leitura da palavra de Deus. Às vezes nós pensamos em algo que ele equivocado quando a gente pensamos em santidade, a gente acha que para conversar com Deus, nós temos que ter santidade, então eu tenho que fazer tudo sozinho para chegar lá para Deus e falar olha Deus o que eu fiz. Olha como eu sou bom, não.

Quanto mais nós nos aproximamos de Deus pecadores, com aquela vida no pecado, mesmo com aquela vida toda errada e toda torta não tem problema nenhum. O senhor, ele vem nos curando. O senhor ele vem nos capacitando. O senhor vem nos santificando. Que não quer dizer que nós deixaremos de ser humanos. Nós seremos semelhantes a ele, mas nunca seremos. Seremos como ele. Nós não temos essa capacidade, aquilo que nós fazemos diferente da nossa natureza são dons espirituais.

E não adianta eu querer simplesmente prosperar sem Deus há, mas eu tenho um amigo meu que não acredita em nada e ele é próspero. Tá, que que ele tem? Dinheiro nós acabamos de falar que dinheiro não é prosperidade. Olha, dentro do olhar dele. Vê se ele precisa criar uma imagem de hoste de ostentação, de passar alguma coisa, de de humilhar as pessoas. Você sabe quem eu sou. Se a prosperidade você não consigo tratar com educação uma

pessoa esse a ser próspero. O dia que ele morreu, o que que ele vai levar? Pegar 2 túmulos, um de uma pessoa pobre, de uma pessoa rica, mas tá morta, não tem. Eu não consigo olhar mais nada, só tem um osso ali e eu te pergunto, quem é o rico quem eu, pobre, quem é o próspero daqui? Vendo os ossos desse mundo, você não vai entender, mas se a gente pudesse olhar no Reino de Deus, quem está lá e eu te perguntasse

quem foi o próspero em vida? E não quer dizer que o rico vai pro inferno e que o pobre vai pro céu, nenhum outro. Depois, não é pelos bens que nós vamos entender o que essa vida significa ou não. Eu sei que são coisas difíceis. E, naturalmente, nós não conseguimos aceitar isso, mas Deus, ele vem colocando sementes no caminho e quando eu pego essa semente e tomo ela como verdade e digo, olha, eu vou pensar com carinho do jeito que você está me ensinando.

O que acontece depois é que tudo aquilo que eu me preocupava começa a acontecer sem eu me preocupar, eu encontro o trabalho, eu encontro as coisas, eu faço outras pessoas a chegarem mais perto de Deus. Que se for para viver essa vida, para servir uma única pessoa. Depois, essa pessoa vai embora, você vai servir a quem? Fica aí sem ele nem beira. Aí vai cuidar de você depois que já nem tem mais idade.

E o cuidar a idade. Eu não tô dizendo que tem errado a gente se cuidar, porque nós temos que cuidar a vida inteira, mas é o cuidado em querer mostrar pra alguém o que ele perdeu, a razão que eu faço as coisas é o que envenenou contamino. Se eu faço bem? Sem nada em troca, sem interesse, louvado seja o senhor, mas seu agrado, alguém por interesse, que mérito tenho nisso se eu amo apenas aqueles que me amam, que mérito eu tenho

nisso? Mas quando eu amo aqueles que me odeiam, quando eu oro por aqueles que me perseguem, é assim que Jesus nos ensina na palavra, é ir além daquilo que nós imaginamos, porque os meus planos só servem para causar danos. Mas os planos de Deus me fazem prosperar. E eu não preciso me preocupar com o que comer com o que vestir, com o que beber, apenas com uma coisa em buscar o Reino de Deus e a sua justiça, porque eu sei que Deus ele vai cuidar de mim, a minha Esperança.

Ela não está em outras pessoas solidão. Não tem a ver com presença de pessoas, mas com a ausência de Deus. Quando Deus está comigo, eu me sinto bem. Ainda que não tem outra pessoa. E quantas vezes não tem pessoas perto de nós e nós nos sentimos sozinhos, porque a falta que nós sentimos não é de qualquer um, é de Deus, mas eu posso me enganar e não é à toa que tem relações que ficam naquele ioiô de vai e volta, né? De agressões e de tudo mais aquele combo relacionamento

humano, né? Porque eu tento forçar algo que não existe. E todas as vezes a realidade vem e bate na minha porta e fala, olha isso não existe. Amor não é insistência, amor é aceitação. Amém. Que Deus abençoe cada um de vocês, lembra? Sempre busque primeiro o Reino de Deus. Lembra sempre que a prosperidade olha para tua vida, tenho necessário. Você é próspero, tá preocupado? Tá vivendo do jeito errado, tá faltando colocar Deus no lugar de Deus.

Você já viveu tempo demais para saber o que é bom e o que é ruim. Para de insistir, para de insistir. Amém. Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação cujo Deus é o senhor. Um bom dia, que Deus esteja conosco a paz do nosso Jesus Cristo feliz a nação cujo Deus é o senhor.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android