Tudo o que existe de bom em mim vem de Deus. - podcast episode cover

Tudo o que existe de bom em mim vem de Deus.

Apr 12, 202322 min
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção e se pôs de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.

Marcos 10:17-18


Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão.

Tiago 1:17

Transcript

Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou para mim hoje, ela diz assim, tudo o que existe de bom em mim vem de Deus, senhor, tende misericórdia de nós, perdoa pai todos os nossos pecados, livrai-nos de todo mal nos afasta de tudo aquilo que não vem dete. Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pelo alimento, pela palavra, pela presença aceita, senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos bem, dizemos. Adoramos somente tu é o nosso

Deus e em ti confiamos. Tem uma coisa curiosa que normalmente nós vemos. Quando alguém diz que há essa pessoa, ela é uma pessoa boa, ela tem problemas com droga, com bebida e com qualquer outro tipo de coisa. Não, mas ele é uma boa pessoa, não meu filho cometeu algo de errado e injusto, não é? Prejudicou outras pessoas, mas ele é uma pessoa boa. Bom mesmo, é só Deus não tem como a gente olhar para a gente falar que nós somos bons.

Eu posso de repente fazer alguma coisa boa entre aspas, porque eu satisfaço seus interesses. Então todo aquele que dá o que eu espero que eu preciso é pessoa boa. Então, se eu tenho fome, alguém me dá comida, não é pessoa boa. Agora, será que a bondade é isso? Será que a bondade é simplesmente suprir as necessidades ou os meus interesses? Será que eu consigo definir bondade desse jeito?

E aqueles que são realmente bons, pessoas que dedicam sua vida, pessoas que estão agindo influenciada no Espírito Santo, pessoas que fazem por amor e não por interesse, sabe? Pessoas que refletem a imagem e semelhança do senhor. Será que essas pessoas são boas pessoas ou será que eles estão simplesmente agindo influenciados por Deus, se não fosse em Deus? Não teríamos nenhuma dessas atitudes. E é curioso que nem mesmo Jesus aceitou ser chamado de bom, você sabia disso?

E às vezes nós sabemos, e nós aceitamos esse título de bom, né? Como se alguma coisa que nós fizéssemos fosse boa, então tudo de bom que nós temos ou fazemos vem de Deus. E pra você ver que isso que eu estou dizendo é verdade, a gente vai lá em Marcos 10, versículo 17 e 18, a palavra do senhor diz assim. Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção e se pôs de joelhos diante deles, lhe perguntou, bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus.

O que você me chamas de bom, ninguém é bom anão ser um que é Deus. OPA, ninguém é bom. Quem está falando isso? Jesus, há. Não concordo. Então? Tudo o que a gente não concorda com Deus a gente está concordando com quem o mal. E olha que interessante, essa pessoa que buscou Jesus para ter esse entendimento do que ele deveria fazer para ir Dave, para ter a vida eterna. Olha a reverência. Ele foi em direção a Jesus e ficou de joelho, então ele tinha respeito por Jesus.

Ele não falou aquilo Da Boca Pra Fora. Ele falou respeitando Jesus e a autoridade, só que nesse instante Jesus, ele não quis usurpar a Glória de Deus. Muito pelo contrário, falou. Eu não, você está chamando a pessoa errada de bom. Se eu faço algo bom é por Deus. E assim nós também devemos ser tudo aquilo que nós fazemos que dá certo, vem de Deus tudo aquilo que dá errado é nosso. Mas nós temos costume de fazer isso simplesmente pegar as coisas boas e dizer, olha o que eu fiz.

Olha a faculdade que eu formei. Olha o trabalho que eu gerei, olha isso, olha aquilo, olha, olha como eu sou bom. Olha a minha nota, olha como eu sou dedicado. Não funciona assim. Essa ideia de se comparar a outras pessoas. Vou usar um exemplo bem feio. Tá, mas bem feio, mas o que eu acho que luta ilustra muito bem.

Se você tem um lugar que seu cachorro, ele costuma fazer cocô e ninguém cata esse cocô tá lá. Dia após dia, o cocô do cachorro está sendo depositado ali e eu pergunto pra você, olha esse conjunto de de fezes que tem aqui, qual é a melhor? É a maior, é a mais bonita, é a que está mais seca, é aqui é menor. Qual é a melhor? Percebe que o que a gente compara entre 1 e outro já não tem valor, então já não faz o menor sentido escolher o melhor?

E nós, quando nós não temos a presença de Deus, é justamente na palavra. O senhor diz que os nossos atos de justiça são como trapos imundos. Não tem como a gente olhar para a gente e não ter humildade de reconhecer que todas as vezes que vocês teve no controle da sua vida, deu tudo errado, porque você não tinha o controle. Quem estava controlando a sua vida? Você acha que alguém em sã

consciência escolhe ser triste? Você acha que alguém em sã consciência escolhe fazer as coisas com com compulsão? Para que depois fique com as consequências. É claro que não, só que quando não é Deus que controla a nossa vida, é o mal. E não adianta enquanto a gente vê que Deus é bom o mal, ele é ruim. Então, se você olha na tua vida e tudo de ruim que acontece, quem você acha que está fazendo? Porque não existe o estado neutro é outra coisa que eu sempre falo.

Se eu não estou com Deus, eu estou com mal. Não existe a meia luz ontem, ausência de luz ou tem luz, não tem. O estado é preto ou é branco, não tem o cinza. Essa ideia de zona cinzenta, ela não existe. Quem está no cinza está no preto. Ou você está no branco, ou não está em nada. Então nós devemos aprender a reconhecer que esse título de bom ele é inexistente, não cai

no equívoco de pegar uma pessoa. Não é que ela tem algum tipo de problema e querer de separar ela assim e pegar o problema e tirar e falar não, mas ele é bom. Você tirando isso daqui, ele é bom, ué, mas então tira a mas ele não consegue. Então não é bom. Então não é bom? É como se você tomasse um remédio que ele tem mais efeito colateral do que propriamente produz a cura. Então, qual é o sentido de eu tomar alguma coisa que vai me me produzir muito mais problemas? Então, cuidado, cuidado.

E aí vem um ponto em questão. Já agradeceu a Deus pelas coisas boas que você tem na sua vida? E às vezes você acha que Deus não faz nada por você? Que Deus não gosta de você, que Deus tá bravo com você, que Deus isso que Deus aqui quer falar no

lugar de Deus, né? Você mesmo não tendo sabedoria para administrar a própria vida, quer olhar Oo todo poderoso e quer dizer o que ele pensa, o que ele faz, o que ele age, o que ele acha e tudo é Deus. Ele não tem personalidade para poder dizer não, você precisa dizer, você se tornou o porta-voz e é sempre negativo e sempre ruim. O que será que tem? A intenção de pegar a palavra de Deus e diz torcer para que ela fique de forma negativa. Será que é Deus? Será que Deus colocaria um anjo

para vim distorcer? E na palavra de Deus e a gente olha nas cartas de Paulo, ele alerta sobre isso, olha, se alguém tem pregado um evangelho diferente desse que nós temos anunciado, se as pessoas, elas não vêm de Deus, só querem criar confusão e o Deus que nós acreditamos não é um Deus de confusão, muito pelo contrário. Quando Deus ele entra na nossa vida, tudo fica muito claro e tudo fica muito.

Esclarecido esse a gente continua lendo a palavra lá em Tiago, um 17. A palavra do senhor, ela diz assim. É tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vem do céu. Vem de Deus, o criador das luzes do céu. Ele não muda nem varia de posição, o que causaria a escuridão. Tudo de bom que recebemos. Hã, mas o meu trabalho eu trabalhei, não, eu trabalhei à essa trabalhou e se você tivesse doente, você tinha conseguido

sair da sua cama. Se você não tivesse conseguido dormir, se você não tivesse o controle sobre a tua vida, se você não tivesse nada, se você nem vivo tivesse, você tinha conseguido, então às vezes a gente tem que olhar as coisas mais básicas, que permite que nós façamos as coisas mais avançadas. Ao trabalho é teu, então não vou te dar comida. Vai lá trabalhar um dia inteiro sem comer, ver se você aguenta. A é não vai dormir hoje também, vai trabalhar o dia inteiro, vê se você aguenta.

A é, vou te dar só uma dor de cabeça, uma dor de estômago, dor de barriga, vai trabalhar o dia inteiro, vê se você aguenta. O que a gente não valoriza é que quando a nossa vida, ela está perfeita. E o que está perfeito é a gente vivendo sem dor, fazendo as coisas mais básicas, conseguindo ir num banheiro, dormir, comer, fazer isso básico. Só que quando está assim que tá perfeito, você vai arrumar um problema. Aí você vai começar a comparar a

tua vida com a dos outros. Então vai vim a fezes procurar qual das outras fezes é a maior. Porque pessoas com Deus, elas não têm tendência a fazer esse tipo de coisa, eu não me comparo. Por que?

Porque eu sou satisfeito com aquilo que Deus disse aquilo que Deus me dá, eu reconheço as coisas que eu tenho, eu valorizo a partir do momento que eu valorizo as coisas que eu tenho, eu aproveito melhor todas as oportunidades e olha que coisa perfeita e tudo que é perfeito vem do céu e a gente usa o equívoco de falar assim. É menininha perfeita, não existe nada perfeito. Existe enquanto o Espírito Santo estiver influenciando, nosso comportamento é perfeito.

Por isso que aquele dia que você se superou, que você estava inspirado, olha o termo que a gente usa nossa, hoje eu estou inspirada. Eu fui no meu trabalho, eu fiz hoje, eu tô inspirada, fui nisso, fiz. Olha, hoje eu tô inspirada, olha como é que ficou bonito, onde hoje estou inspirado. É o melhor que você podia fazer? Inspiração Deus dentro de nós, Deus influenciando sinergia e Harmonia. É os mais holísticos, energia, mas sim, é possível se fazer coisas perfeitas na presença do

senhor para glorificar o senhor. E para dizer, olha isso é obra de Deus, isso é Deus na minha vida e às vezes a gente acha que o milagre vai ser algo Sobrenatural e às vezes o milagre é você fazer perfeito com excelência aquilo que você se disponha a fazer. Se eu tenho um propósito, eu executo ele com perfeição. Não é perfeito esse o meu propósito, tá ligado ao senhor, não é perfeito. Vem da onde? Isso vem de Deus.

O criador das luzes do céu, e aqui tem uma coisa muito importante, que aquilo que a gente estava falando no começo, que você tem aquela ideia equivocada, que Deus ele vai olhar para você falar assim, não? Hoje hoje eu vou fazer uma maldade na vida dessa pessoa. Deus, ele não tem na natureza dele isso, a maldade que nós recebemos, né? Na palavra de Deus, ele chama de concurso po ciência, né? O desejo, a atração, aquilo que eu quero, né? Eu quero que eu queimo por

aquilo. É aquilo que traz o pecado para minha vida. É quando eu amo mais a criatura que o criador. Se Deus ele mudasse, haveria escuridão. Ele deixaria de ser luz. Por isso que Deus ele não muda as coisas que ele diz. Por isso que Deus. Ele não varia. Se ele varia, se ele se tornaria o mal, essa é a questão da polaridade das coisas. Só existe 2 lados. Se Deus mudar, ele vai virar o mal.

Se o mal mudar, ele não vai virar Deus, mas ele vai ter comportamentos que são semelhantes ao do senhor.

Só que por trás disso tudo. Nós temos que olhar a intenção, porque é justamente ela que diz a pureza do sentimento que nós temos sentido e quantas vezes nós não falamos que aquela voz que está na nossa cabeça é o espírito que está perto de nós, aquele que costuma orar, mantém perto de si o Espírito Santo, aquele que não mora, não mantém e aí fica sempre aquela dúvida, sempre a incerteza, sempre o questionamento, tem pessoas que são questionadoras, né? Adoram exigir, mas não oferecem

nada. Adoram pedir mais, servir já mais, só querem ser servidos como se o passado justificasse um presente. Como se por ter acontecido alguma coisa, todo mundo tivesse que pagar pessoas amarguradas. Elas costumam semear e dar aquilo que elas têm dentro de si amargura e como diz na palavra, né? Quem semeia vento colhe tempestade. E às vezes, é isso que nós escolhemos para nossa vida.

Tribulação em tribulação, erro após de erro e fica aquele estado de se repetir as mesmas coisas, de formas diferentes, com pessoas diferentes, mas com resultados iguais, como se fosse uma fita que se rebobina e você volta no começo de novo para ver se aprendeu e volta no começo de novo para ver se aprendeu e fica insistentemente fazendo isso até que ou se liberta ou se destrói.

Não existe outro caminho. Não tem como algo bom, vim de tudo aquilo que é errado, não tem como uma árvore boa dar frutas ruins e a mesma coisa ao contrário. Já falamos de todas as vezes que a gente vai conversando aqui. Eu fico lembrando de coisas que a gente sempre conversa.

E como seria bom se você conseguisse ouvir esse áudio todos os dias, porque teria um entendimento muito maior e às vezes você fica pensando que isso outra pessoa deveria ouvir isso é o que Deus quer que você escute, porque parece que você está salvo e tá todo mundo perdido. Mas no fritar dos ovos, né? Na ponta da linha. O que tem acontecido no teu coração? Como está o teu sonho? Como tá o teu sono? Como tá a tua paz de espírito? Existe paz. Você conseguiria carregar esse título?

Dizia não, mas eu sou uma boa pessoa ou quando você conhece alguém, não. Mas ele é uma boa pessoa, não fala nada de Deus, não sabe nada de Deus, não sabe nada. Mas por que que você acha que é bom? Não porque a família dele é boa. É por que que é boa. Dinheiro. Escola, non. E aí isso determina a bondade, ter dinheiro ou não ter não significa nada. Vamos voltar lá no, no vale das fezes, lá escolher outra fezes de novo a essa fé e mora na casa maior. Essa fé e mora na casa menor, e

aí continua sendo fezes. Então, Jesus, apesar de ser o filho do carpinteiro, por que que ele foi tão importante? Foi por onde ele morava, foi pelo que ele tinha, foi pelas palavras que ele tinha, pelo comportamento que ele tinha, pelo temor que ele tinha, pelo amor que ele tinha. Jesus, ele não é lembrado por bens. Jesus, ele é lembrado por atos. Por viver a palavra de Deus e como é bom quando a palavra de Jesus entra dentro de nós, porque ela calma. Né?

Não é à toa que ele diz, olha, tende bom, ânimo, tende, bom ânimo no mundo havereis aflições, mas tende bom ânimo, tende bom ânimo. Quem é bom o ânimo e quem vem nos animar. Deus. Deus, então cuidado com essa palavra do bom cuidado em definir que uma pessoa é boa porque ela satisfaz os teus interesses. Isso não tem nada a ver com bondade, mas com interesse. A bondade é como o amor.

Ela é algo que você fornece, é o outro que nunca vai receber nada em troca de pessoas, pois é o senhor que retribui a toda a bondade? Porque. Porque o próprio senhor quem o faz através de você? É como se eu te desse o dinheiro para você pagar uma conta. Apesar da conta que você pagou é sua o dinheiro que pagou, não é seu? Você ficou com a graça, mas a condição que a gente deu para aquilo não é sua. E isso que a gratidão, às vezes faz.

Se você não diz, olha, eu paguei a conta, mas o dinheiro não era meu. Obrigado. Obrigado. Se não fosse você, eu não poderia ter feito isso, é gratidão e o ingrato paga a conta e fala, olha, eu que paguei, eu não estou devendo nada aqui e a outra pessoa não existe. E assim nós damos as costas para Jesus praticamente diariamente. Diariamente, porque não damos a Glória. Não agradecemos um prato de comida, um copo de água, um café, um pão, uma ida ao banheiro, um tomaram dormir as

coisas simples da vida. Se você acha que a tua vida ela vai melhorar, porque vai ter muito, ou vai ter mais, não vai mudar nada. Porque se eu pegar uma fé de um lugar e colocar em outro, ela vai continuar sendo fezes ou eu mudo meu comportamento e deixa de ser fé e me tornam algo mais semelhante ao senhor, ou eu vou viver isso anão essa fé e dali é mais bonita, vou trocar antes. Eu estava com essa fé em mim relacionando agora eu vou me relacionar com a outra.

Já falamos também sobre isso, né? Quando Deus, ele não é o ELO de ligação de uma relação, o amor, ele é inexistente, o amor ele se baseia em coisas, né, não em divindades. Porque sem o perdão, é impossível você aturar uma relação sem sabedoria. É impossível você tratar qualquer pessoa porque você vai ter dia que você vai estar bom e tem dia que você vai estar ali dando patada e voador em todo o mundo. E o bom da mulher, né? Que ela tem uma justificativa, né? Que está de TPM.

Então não preciso ter educação. Quando eu tô de TPM, né? Porque as pessoas têm que suportar e tem que entender que os meus hormônios não permitam que eu tenha a educação. Será que o Espírito Santo dentro de mim, continuaria mesmo descontrolado? Será que essa seria a razão ou não faz as coisas com Deus e veja se a tua mentalidade e tudo aquilo que você viveu não vai fazer diferença? Antes eu lia signo e essas coisas e achava nossa que fantástico, né? Nossa, fantástico, fantástico.

E justificava tudo, não porque eu sou de Capricórnio, então eu sou solitário, eu sou não sei o quê. E bi bi bi, aquela conver ceira e aí eu notei uma coisa depois que eu comecei a me aproximar de Deus, que aquelas características negativas, elas começaram a deixar de existir, porque o senhor, ele supre as nossas necessidades, ele capacita. E aí eu falei, poxa, mas eu era tão Capricórnio e agora? Agora eu sou tão Jesus?

E tudo aquilo que nós fazemos instintivamente sem Deus, não é que a gente se achava bom quando a gente se coloca aos pés da Cruz, aos pés do senhor. Quando a gente não tem vergonha de dobrar os joelhos e olha, eu não sou nada, não sou nada. Não é à toa que Deus diz que os humilhados serão exaltados, que os últimos serão os primeiros. Não é à toa que não tem problema nenhum. Nós temos que chegar em Deus e ser transparente. Ele já sabe quem nós somos.

Mas quando nós admitimos, nós estamos a um passo de um processo de conversão, porque enquanto eu me acho bom, não dá nada. Agora o pior ainda é aquele que se faz de vítima. Ai porque eu sou um lixo, ai porque eu não presto pra nada? Ai porque não sei o que, cara. Se tá aí também é. É a estratégia de manipulação. Está falando dele. Ele está querendo provocar alguma coisa pra não ter o que dizer. E aí você vai ainda tentar com consolar Jóia.

Então, se dá a nossa boca, sai coisas que não refletem a realidade é a mentira, é tudo aquilo que é mentira, não vem de Deus, está distante dele, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. E quanto mais nós conhecemos ao senhor, mas nós conhecemos a nós mesmos, quando mais nós confessamos, quanto mais nós admitimos, quanto mais nós aceitamos, quanto mais nós choramos, quanto mais nós não aguentamos, mais. Viver isso por tanto tempo, e o tempo passa. Que passa?

E o corpo envelhece e as oportunidades de repente nem voltam mais. E você vai ter uma única opção, aceitar e seguir em frente, porque não dá pra voltar mais. É daqui pra frente, que tudo será diferente pra trás. Já foi então ou você reflete a sua vida hoje e sai daquele vale da das fezes, né? Vale da humanidade, o vale da natureza humana ou vale do meu? O vale do eu, né? Os meus interesses, o eu e se torna algo melhor. Deixa Deus te purificar, te limpar.

Alvo como a neve, né? As vestes brancas. Aí sim, nós vamos começar a falar de outra limpo enquanto você só escolher fezes dali de dentro, vai continuar mudando de casa, mudando de nome, mudando de tudo, mas vai continuar no mesmo lugar? Amém. Tudo o que existe de bom em mim vem de Deus. Louvado seja o senhor. Muito obrigado, senhor Jesus, por tudo que tem feito em minha vida, por tudo o que tem, transformado pela sua palavra, pela sua presença, pelo

alimento. Obrigado, senhor, por mais esse dia. Obrigado, senhor, pelo seu Espírito Santo e por nunca desistir de mim mesmo às vezes que eu não merecia mesmo às vezes que eu dei as costas mesmo às vezes que eu prometi e não cumprir as minhas palavras. Obrigado senhor Jesus, pela sua misericórdia. Transforma senhor o meu coração semelhante ao seu, dai-me discernimento, sabedoria, remove de mim tudo aquilo que não vem de ti. Para que eu diminua e você cresça. Me ajuda, senhor.

Pois não aguento mais ser o mesmo, amém. Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação cujo Deus é o senhor um bom dia.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android