Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou pra mim hoje, ela diz assim, toda relação precisa de Deus para ter amor. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdoa pai. Todos os nossos pecados, livra-nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de ti.
Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pelo alimento, pela palavra, pela presença aceita, senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos bem, dizemos, adoramos somente tu é o nosso Deus, pinte, confia mozão. Se nós acabarmos por pensar. Todas as pessoas, elas buscam e desejam ter alguém. Só que na nossa cabeça, o amor é
uma questão de encontrar. Então, se eu encontrar a pessoa certa, a pessoa que tem os olhos do jeito que eu gosto, o cabelo, corpo ou humor, a personalidade, dentre tantas características que nós possamos desejar. Aí o amor nasce. Mas será que na prática realmente funciona assim? Eu Acredito que a maior parte das pessoas elas já se relacionaram com diversas pessoas.
Cada uma tem seu jeito, cada uma tem seu gosto e sempre no começo as coisas parecem que são maravilhosas, mas depois de um tempo, as coisas elas vão modificando e parece que aquela pessoa ela ficou diferente. Até mesmo relacionamentos quando eles são muito duradouros e muito longos, parece que essas pessoas, elas vão se modificando com o tempo. E o que será que acontece? Será que o amor acabou? Será que acabou? A paixão? Acabou a tolerância, acabou o respeito.
Porque a gente percebe que cada vez mais as pessoas elas vão se distanciando. Até mesmo os amigos e a gente sempre está em busca de uma novidade. Muitos vivem buscando uma relação atrás da outra e isso é mais comum no homem, né? O homem parece que ele tem uma necessidade de se mostrar o. Aquele que consegue copular com diversas mulheres, né? Como se fosse um troféu isso. E aí a gente acaba vivendo essa vida onde acha que o amor é o
sexo, né? Acabei de fazer amor, você fez amor hoje e a gente acaba banalizando essa palavra. Outras tantas formas quando o nosso relacionamento, ele não sai como nós gostaríamos com os nossos familiares ou com alguém, a gente acaba desvendar. Ele não me ama e que ama amar é ter benefício que que é o amor verdadeiramente.
Então a gente nem sabe dizer o que é o amor, mas a gente atribui a culpa a ele, que acabou, amor que não dá mais certo, que não sei o quê, mas a verdade é uma só, será que teve amor? Será que é possível ter amor sem Deus? É isso que a gente precisa entender, como que eu posso amar alguém sem ter Deus? Como eu posso falar que eu amo alguém, se eu não tenho amor por mim mesmo? Como eu poderia dar algo para
alguém que eu não tenho? Se a gente vai lá em um, João 4, versículo 11, a palavra do senhor, ela diz assim. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e o seu amor está aperfeiçoando em nós. Aqui fica muito bem, claro, uma coisa, a primeira que o amor ele nos aperfeiçoa sem amor. Eu sempre vou ter os mesmos defeitos.
Do ponto onde esses defeitos, com o tempo, eles vão ficando mais evidentes a partir do momento que a minha tolerância ela diminui, porque. Porque os meus interesses mudaram e o que que isso significa?
A resposta de que por que no começo de uma relação as coisas parecem melhores e depois de um tempo elas pioram a verdade é uma só porque a tua tolerância e o teu interesse ele diminuiu, porque enquanto você queria se mostrar uma pessoa legal, você aceitava certos tipos de coisa, mas depois que você ganhou a confiança, aí você vai querer que sua conta seja paga. Então, quando Deus, ele participa da nossa vida, o amor, ele nos aperfeiçoa. Ontem nós falamos que o perfeito
amor. Lança fora o medo, porque o medo envolve castigo e aquele que teme não é perfeito no amor, então olha como a palavra de Deus e um termo ele vai se conectando ao outro e conforme nós vamos ouvindo a palavra, essas coisas, elas vão fazendo mais sentido na nossa vida. Então para que nós possamos primeiramente nos tornar pessoas melhores, o que que é preciso que o amor nos aperfeiçoem? Tá, mas como eu faço pra esse amor se aperfeiçoar? Então nós temos que entender o que é o amor.
O amor é um comportamento ou o amor é uma presença? O amor é a presença do Espírito Santo na nossa vida. Então, quando a gente pensar em amor, nós temos que pensar que Deus precisa estar presente junto de nós, para que nós possamos criar as características de quem ama. É mais ou menos assim. Vamos imaginar que você está no escuro. Tá, você consegue ver? Não. Não consigo ver nada nossa. Por mais que eu aperto os meus olhos, eu não consigo ver. Eu vou lá e eu te dou uma lanterna, tá bom?
Pelo fato de simples de você ter uma lanterna, você consegue ver. Depende se essa lanterna não tiver carregada. É mesma coisa que eu não tivesse Deus. Ele não é nem a lanterna e nem a pessoa. Deus é justamente aquilo que capacita, que lanterna ligue e que o homem veja Deus é a capacitação de nós a realizar coisas que já estão em nós. Esse é o ponto em questão. A visão já estava em mim, estava, mas eu podia ver, não,
por que? Porque pra mim ver eu dependo da luz, então nós sempre vamos ter a dependência de Deus. Não adianta a gente achar que. Pelo fato de eu ter a lanterna, eu já vou poder sair olhando e vendo. Em um relacionamento? Basicamente a lanterna ou outro, mas sem a pilha dentro, não faz luz. E às vezes você se fica frustrado. Amados, visto que assim Deus nos amou. Nós também devemos amar uns aos outros, então é porque Deus nos
amou que nós amamos as pessoas. É porque Deus está na nossa vida que nós podemos amar aos outros. E quem são os outros? Ninguém jamais viu a Deus se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós. Então, a partir do instante que eu pratico as coisas que Deus me ensina. Isso é o amor. A partir do momento que Deus está comigo e eu permito que Deus use da minha vida pra ajudar outras pessoas, isso é o amor.
Amar é dividir a luz da lanterna exatamente isso, a mesma lanterna que me beneficia vai beneficiar também outras pessoas, mas nós precisamos sempre da luz. Nós precisamos sempre de Deus para que outras coisas que já estão em nós possam funcionar. Então você imagina o tanto de dom e o tanto de coisa que já está dentro de você, mas só não se manifesta porque Deus não está te dando aquela força e olha para você ver como a analogia ela é perfeita.
Às vezes a gente se sente fraco, nossa, eu estou tão fraco hoje, eu não tenho força. Olha exatamente como a simbologia, os termos são o mesmo Jesus. Ele diz que ele é a luz do mundo. Diz também que ninguém venha o pai anão ser por ele e aqui vem a resposta, como que eu permaneço no amor? Ninguém jamais viu a Deus. Se amamos uns aos outros, Deus permanece em nós. Hã, então eu preciso praticar aquilo que Deus ensina para que Deus permaneça na minha vida,
então não é uma escolha. A gente dividiu o evangelho, anunciar as Boas Novas, se importar, sabe, tentar ajudar, fazer as coisas que o senhor ensina na palavra. Isso é a garantia que cada vez que eu fizer isso, eu estou me aperfeiçoando no amor. Agora olha para você ver como às vezes as coisas, elas acabam ficando distorcidas.
Normalmente nós atribuímos a responsabilidade desse tipo de coisa, um pastor, um padre, um diácono, alguém da igreja, você não, você é aquele que senta e paga o dízimo. E olha o que Jesus diz, não, não, vocês vão ter que praticar esse amor. Não adianta vocês ficar ali só achando que pagando ou porque está frequentando ou porque se atribui de uma denominação. Que vai ser assim, então essa responsabilidade de anunciar as Boas Novas é para todos nós, porque quem que vai nos capacitar?
É o senhor, e às vezes você fica com receio de falar de Deus porque acha que a tua vida é toda torta. Ontem nós falamos sobre isso. Que Deus pode endireitar toda a vida torta e a vida de todo o pecador e lê torta quando Deus não está perto. A diferença é que talvez você tivesse entre aspas mais verdades e outras pessoas mentem melhor. É só isso. Todos nós somos pecadores, todos nós somos imperfeitos, mas na palavra ficou a resposta que nos tornaremos perfeitos conforme o
senhor estiver na nossa vida. E nós estivermos praticando as coisas que ele ensina e para mim poder praticar, eu preciso ou obedecer. Agora vamos pensar. Tá bom, você tá aí? Tá se sentindo sozinha? Quer ter um filho, quer ter uma família, quer sair da casa dos seus pais, quer ter um canto, quer ter, sei lá, quer ter um todo. Tudo isso é certo. Lá em Gênesis. No começo Deus ele falava, ó, você vai pegar uma, a tua mulher e vai sair da casa dos teus pais. Beleza?
Sem problema nenhum, mas a questão toda é se eu vou lá e encontro alguém e essa pessoa também não tem pilha. Na lanterna, nós 2 vamos viver no meio de uma escuridão tamanha tamanha e a maior parte dos relacionamentos funcionam dessa forma e quando as coisas se tornam insuportáveis, a vou procurar uma terapia de casal. Não vai dar certo nem o psicólogo que trata de uma pessoa só demora demais para poder surtir algum tipo de efeito.
Quanto mais 2 pessoas que muitas vezes pensam de coisas totalmente contrárias, pessoas que elas estão magua, chateadas, decepcionadas. Pessoas que se sentem enganadas, iludidas, desvalorizadas. E aí, você acha que vai dar certo? Você acha que porque nós colocamos uma terceira pessoa nessa sala escura falando que as 2 pessoas elas vão começar a ver? Outra pessoa não tem poder de acender a luz. Eu posso ler um livro, eu posso tomar um remédio, posso fazer
essa lanterna, não acende. Essa lanterna não adianta, você pode chorar no pé do negócio que não vai. Você pode enganar, você pode falar, você pode, mas não vai. A solução? Ela, ela é gratuita. A solução? Ela não custa nada. Você já parou para pensar que a escuridão que você vive é a teimosia dos teus atos? Eu estou aqui te falando, olha isso que está na palavra é a verdade e você está procurando o amor achando que de repente, se você trocasse o teu parceiro ao
amor, IA resolver ou se você. Não IA? E não vai? E aí vem o ponto, tá bom? Eu me casei e aí? E aí, que que será que Deus fala sobre o casamento? Como será que vai acontecer as coisas? Será que Deus tem algum
conselho? Alguma dica para as pessoas que são casadas, que muitas vezes estão com o casamento destruído ou muitas vezes estão vivendo aquele aturar, sabe, ela já não vive, sobrevive, faz as rotinas, faz as coisas, chega em casa e fica ali, mas sempre com um olho, como se fosse um presidiário, olhando a vida que acontece lá fora esperando uma oportunidade, alguma coisa e às vezes oportunidade aparece aí.
Quantas vezes a gente não viu? O casamento sendo desfeitos, famílias sendo destruídas e tudo. A palavra elas nos ensina lá em um Coríntios 7, versículo 28 a 30 a palavra ela diz assim, mas aqueles que se casarem enfrentarão muitas dificuldades na vida. Eu gostaria de poupá-los disso. O que eu quero dizer é que o
tempo é curto. De agora em diante, aqueles que têm esposa vivam como se não tivessem aqueles que choram como se não chorassem os que estão felizes, como se não estivessem os que compram algo como se nada possuíssem bom. Vamos desmembrar a nossa palavra aqui? A primeira coisa que ficou claro e evidente. Todo mundo que casar, todo mundo todo, 100%, 100%, mas aqueles que se casarem enfrentarão muitas dificuldades. Na vida, e eu gostaria de poupá-los disso, tá bom?
Então você já resolveu casar? Resolvi. Você vai ter dificuldades. E a dificuldade que eu estou falando para você não é somente financeira, porque às vezes a gente acha que a dificuldade é financeira, porque se tivesse dinheiro as coisas IA ser diferente, porque IA ser benção aí a ser Glória e a nada. Pia, nada. Ele IA conquistar, IA meter o pézão na tua bunda. Já conhece alguém assim dessa história que o cara melhorou de vida e trocou a esposa se era esposa, para quando o cara não
tinha nada, aí não escolhi. Agora que ele pode escolher, você não é escolha. Só que uma coisa que a gente tem que perceber. É que esse comportamento não é uma pessoa que tem Deus, é uma pessoa que não tem e de repente, também pelo fato de você não ter também como que a gente pode levar em conta valores que nós não temos. Então já fica claro e evidente, todo casamento vai ter problema. Olha, agora que fique bem claro. Até as pessoas com Deus.
Deus disse que vai ter dificuldades sem imagina para as pessoas que não tem Deus. Conhece o motivo da tua depressão? Sabe por que você fica tão ansiosa? Porque que acontece tudo isso na tua vida, tanta briga e tanta coisa tá explicado. Já IA ter dificuldade com Deus. Sem Deus é impossível, porque às vezes eu posso olhar um casal que está junto há 50 anos, está junto, já não dorme mais na mesma cama, já não sabe mais da mesma coisa, sem nada divide, conta. Isso é casal? Você está junto?
Então a gente tem que avaliar, sabe? Às vezes é é cômodo, a gente tentar simplesmente pensar, que Deus ele é desnecessário nas coisas e a frase, ela diz o contrário, que é preciso ter Deus. É preciso para dar certo. É preciso para ter amor, tá bom? Então eu sei que vai ter dificuldades, já sei, já sei, Deus queria me poupar, mas eu, eu, eu vou então, beleza. E agora? Olha o que Deus fala. O que quero dizer? É que o tempo é curto.
Vocês têm percebido que a vida ela passa cada vez mais rápido? Teu filhinho que era um bebezinho hoje já está um menininho, uma menininha. Quando você vê já não tá mais nem em casa, já tá uma mocinha, já tá querendo namorar e o cê tá aí? E o tempo passando. E muitas vezes você não gastou tempo, né? Quando a gente percebe que tem pressa, é que eu preciso gastar tempo no que é importante. Quanto tempo você gasta por dia lendo a palavra de Deus? Quanto tempo você gasta por dia
ouvindo louvores? Quanto tempo você gasta fazendo uma oração? E eu tenho até medo porque Deus não gosta de oração repetitiva. Então vamos pensar em orar em conversar coisas novas com Deus, não ficar repetindo alguma coisa. A gente já falou sobre isso.
Qualquer outro dia eu abordo novamente, mas Deus não gosta gastar tempo orando, é conversando com Deus em todos os instantes, em todas as vezes que os nossos sentimentos, eles se oscilam para que Deus possa nos dar sabedoria, seja na refeição agradecendo, porque às vezes a gente só sabe pedir, né? Então nós precisamos gastar tempo, porque o tempo é curto, por mais que pareça que a gente tem a vou fazer amanhã.
Deus fala que eu amanhã cabe o seu próprio mal as suas próprias preocupações, que isso daí, se Deus quiser, quem do homem pode pode acrescentar uma só hora sua vida não pode. Então Deus está dando uma noção de olha, as coisas vão passar muito rápido se você continuar prestando atenção no teu marido prestando atenção na tua família e prestando atenção nas tuas coisas, você não vai ter tempo para você se salvar. De agora em diante, aqueles que têm esposa vivam como se não
tivessem. Aqueles que choram como se não chorassem, os que estão felizes, como se não estivessem os que compram algo como se nada possuíssem, por que que Deus ele está falando? Negue negue. Se você tem esposa viva, como se não tivesse, você sabe o que? Que Deus está falando aqui? Gaste tempo em mim que você já perdeu tempo demais na sua esposa e ela não vai mudar o teu marido, ele não vai mudar, ele não vai mudar. Ele só vai mudar quando ele esquecer a esposa e começar a
olhar o senhor e a esposa. Esqueceu o marido e começar a olhar o senhor. E aí, o que que vai acontecer nesse momento? As 2 pessoas vão começar a se amar. As 2 pessoas vão começar a se aperfeiçoar. A se tolerar a perdoar, a se comprometer, a ter cumplicidade, a ter um relacionamento. Tanto aí as coisas, elas vão funcionar do jeito certo. São 2 pessoas que tem a lanterna e as 2 lanterna tem pilha. Uma não depende da luz da outra. São independentes.
A salvação, ela é individual e independente, viva como se não tivessem aqueles que choram como se não chorassem. Que. Que Deus tá falando aqui pra gente? Que vai adiantar você ficar chorando que vai adiantar você ficar pensando na nas coisas da sua vida e vai adiantar que vai resolver que algumas dessas coisas podem solucionar o teus problemas. Deus, ele fala tanto. Olha os é os extremos, o choro e a Felicidade. Você está chorando, no chora,
está muito feliz. Fique em paz, fique em paz, tá comprando algo faz de conta que você não tem nada, não é nada desse mundo que vai poder trazer a tua salvação, nem a tua libertação, nem o teu aperfeiçoa, perfez o amento. Nem a tua paz, nem nada, nada desse mundo pode nada, nada desse mundo pode substituir aquilo que Deus tem para você e aquilo que Deus vai fazer em você.
Então, lembra, o tempo é curto, o casamento vai ter problema, tira o foco das pessoas, coloca o foco em Deus, gasta tempo lendo a bíblia, ouvindo devocional, pregação e tudo. A igreja. Ela é importante, mas não é tudo porque é muito pouco, 12 horas por semana só só de falar de Deus e o resto da semana inteira vivendo na escuridão e nas trevas. Não tem como se você fosse numa escola que você tivesse uma aula.
De 2 horas, uma vez por semana, você é lembrado que se nem você estudando todo dia, na hora da prova você não lembrava sem, imagina se fosse desse jeito? Então nós não podemos deixar um papel secular para Deus na nossa vida. Ele tem que ser o primeiro lugar.
Ele tem que ser o alvo. Nós precisamos entender que para que tenha amor e nas nossas relações, em todas, em todas é necessário Deus. Citei o exemplo sobre o casamento, então que você esteja ciente que o teu casamento, enquanto vocês não se aperfeiçoarem. Vai ter diversos problemas e vocês 2 precisam e talvez você esteja a falar, mas eu não sei, minha mulher escuto áudio pra que todo mundo da caça possa ouvir de vida, não é isso que a gente faz, a gente divide aquilo que é bom.
Deixa o teu comportamento demonstrar que o amor tente aperfeiçoado, que você tirou o foco da esposa, do marido e das coisas dos dos teus interesses, e começou a cuidar dos interesses de Deus. E aí você vai ver, eu falo pra você, 3 meses você vai viver uma vida que você nunca viveu, porque justamente esse é o tempo que Deus ele serve para curar as
nossas feridas. Só que depois disso você continua aumentando a dose, porque diferente de um remédio que quando você, Sara, separa de tomar Deus é diferente. Cada vez a gente toma mais, porque a gente gasta tempo naquilo que é bom, porque o tempo é curto, amém. Que Deus abençoe a sua vida, a sua família, a sua casa, que o perdão ele possa estar nos teus lábios, que os teus pensamentos possam te indicar a direção que Jesus seja o alvo e o centro da sua vida, que você tenha arrependimento.
Errar é humano, perdoar é Divino. Amém. Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação cujo Deus é o senhor um bom dia.
