Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou para mim hoje, ela diz assim, somente Deus nos transforma na melhor versão de nós mesmos. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdoa pai. Todos os nossos pecados, livra-nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de ti. Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pela presença,
pela palavra, pelo alimento. Aceita, senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos bem, dizemos, adoramos somente tu é o nosso Deus e em ti confiamos. Você sabe qual a diferença entre transformação e mudança? Mudança é simplesmente eu tirar uma coisa de um lugar e colocar em outro. Quando uma pessoa diz vou mudar de casa, ela pega tudo o que tem dentro da casa dela e leva pra outro lugar. Agora, a transformação é como se
fosse a metamorfose. Da lagarta em borboleta, você não consegue mais reconhecer da onde ela se originou, porque ela ganha características totalmente diferentes. Existe uma vida que nós podemos se lagarta a vida inteira. Mas quando Jesus chega, quando nós começamos a ouvir a palavra de Deus, quando nós começamos a acreditar nas promessas de Jesus, nós começamos a nos transformar e as nossas asas, elas começam a ser liberadas. É uma vida que eu, particularmente, não acreditava existir.
Nós vivemos num mundo onde para que nós possamos suportar o próximo dia, o nosso conceito de divertido. Ele envolve eu ter que entorpecer os meus sentidos. Para que eu possa suportar? Então é uma festa aqui. É uma comemoração ali. É algo que eu sinto.
Eu não consigo aceitar e é um remédio que eu tomo para passar a dor e assim a gente quer dormir um pouquinho mais, se esconder um pouquinho mais, deixar de falar com alguém um pouquinho mais e a gente vai vivendo e se escondendo e reclamando e culpando e sempre assim nós simplesmente tiramos o problema de um lugar e mudamos o problema. Para outro, a transformação Ela É Diferente, porque a transformação ela envolve uma conversão, então nós não
precisamos mais fugir. Nós decidimos enfrentar e essa é a diferença. Antes nós éramos escravos. Hoje nós somos livres, porque assim o senhor nos libertou. E a partir do instante que nós começamos a nos converter a nos transformar, nós vamos conseguir adquirir características dentro da nossa personalidade, dentro dos nossos sentimentos, que antes a gente não tinha. Se a gente lá em Josué um versículo 5, a palavra do senhor, ela diz assim.
Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você, nunca o deixarei. Nunca o abandonarei. Você consegue imaginar? É uma pessoa com tanta confiança, com tanta fé, com tanto otimismo. Ou com tanta perseverança? Que ninguém possa resistir a essa pessoa. Tudo o que ela faz é bem sucedido. E isso é uma promessa de Deus que ele fez a Josué. Agora vamos entender o contexto. Moisés foi quem libertou. Todo o povo.
Porque ele obedeceu ao senhor o poder não estava em Moisés, mas o relacionamento que Moisés tinha com Deus foi toda a diferença. Olha como nós temos relacionamento com Deus, isso abençoa a vida de muitas pessoas. Só que Moisés já não estava mais entre eles. Quem iria liderar todo aquele povo? Você imagina você estar à sombra de alguém que foi fenomenal e você está ali tendo que suprir todas as expectativas. E o senhor?
Ele simplesmente falou, olha, fica tranquilo, tudo o que acontecer, você vai resistir e eu te dou mais uma certeza. Eu sempre estarei com você. Eu nunca o deixarei, e nunca o abandonarei. Será que essa confiança de saber que o senhor está sempre conosco não faz toda a diferença? Quando você vai tomar uma decisão? E eu vou te fazer só uma pergunta bem simples, você se
sente assim? Com essa mesma confiança de Josué. Que ninguém pode resistir a você, que tudo que você fizer porque o senhor está com você, vai prosperar. Você consegue sentir que Deus nunca deixará e que Deus nunca o abandonará. São promessas. Muito sérias, sabe porquê? Porque nesse mundo que nós vivemos, nós estamos acostumados a sempre ser abandonados. Quando nós não servimos mais, nos tornamos descartáveis. Pensa no seguinte, você tem um chocolate que ainda ele está fechado.
Essa é a razão de ainda aquela embalagem dele continuar na tua presença, porque a partir do momento que ele que você comeu que tem dentro, você vai descartar a embalagem. E esse simbolismo é o amor humano. Enquanto ele não consumi tudo o que você tem, você vai continuar lá sendo preservado porque de alguma forma você ainda guarda os interesses, mas depois que não tiver mais nada descartado, mas Deus, muito pelo contrário, ele vai pegar essa embalagem
vazia e vai encher de novo. Vai encher saber do que do Espírito Santo? Então, Deus, ele olha, ele sabe que nós temos essa deficiência. Ele sabe que nós temos esse vazio e esse sentimento de solidão e de abandono, e quando nós oramos o Espírito Santo vem e ele simplesmente supre toda essa necessidade, esse sentimento ele deixa de existir.
Então, nós não estamos mais ligados a pessoas quando nós estamos ligados ao senhor, e quando nós estamos junto com ele, nós criamos essas características que antes nós não tínhamos. Às vezes você olha uma pessoa que ela começou a fazer uma academia que ela cortou o cabelo, que ela fez alguma coisa que mudou a aparência dela, mas a gente sabe que aquilo vai retornar ao estágio inicial. A mudança que Deus promove dentro de nós, ela não volta atrás. Quando a suas asas, elas
aparecerem. Ninguém mais vai poder tirá-la a não ser você mesmo. As tuas escolhas definem se essas palavras serão verdades, porque Deus ainda ele vai pedir algumas coisas para nós para que outras coisas possam acontecer. Então, se nós. Estivermos interessados em estar com Deus, ele permanecerá em nós, porque Deus, ele não nos obriga, e esse é o ponto fundamental. Se a gente continua lendo essa palavra de Josué, um. Lá no versículo 7, a palavra do senhor diz assim.
Somente seja forte e muito corajoso. Tem o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés ordenou a você. Não se desvie dela nem para a direita, nem para a esquerda. Para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. Se Deus pediu para ele ser forte e corajoso, uma coisa é certa. Que por muitas dificuldades e por momentos que ele não gostaria de passar, ele vai ter que estar no meio porque ninguém precisa ser forte.
Se eu estou em algum lugar que eu não necessito ter força e muito mesmo, muito menos, eu preciso ser corajoso num lugar que não me me atribui risco algum. A coragem, ela envolve risco. Só que entre ter medo e ter coragem, eu prefiro confiar em Deus que eu passarei porque o senhor disse assim, olha, eu estarei com você, então fica calmo, fica calmo. Não é? Na primeira dificuldade que você vai começar a dar chilique e aí
vem Oo segredo da coisa. Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei, que meu servo Moisés ordenou a você. Deus, ele está te pedindo uma coisa. Olha, eu preciso que você obedeça a palavra de Deus. Quando a gente fala sobre cuidado, cuidado, vem de que palavra cuidar. E o que é cuidar não é fazer as coisas prestando atenção. Ou você acha que é viver de
qualquer jeito? Quando eu vivo com cuidado, eu paro, eu penso, eu olho se eu falasse para você, olha, toma, cuidado que isso que está na tua mão é perigoso. Você ia mexer extremamente assim, concentrado. E a nossa vida, ela precisa ser dessa forma. Em alguns dados momentos, nós precisamos prestar atenção, sair um pouco do contexto dia a dia da rotina e observar, falou bom. Será que isso está me deixando mais perto ou mais longe de Deus? Será que isso está me
prosperando? Que eu possa continuar caminhando no caminho do senhor. Ou isso tá me desviando? Tá tirando do meu propósito. E aí vem a promessa, depois, o que acontece se eu não sentir medo? Se eu confiar em Deus, se eu fizer aquilo que está na palavra de Deus? Ele diz, assim que nós seremos bem sucedidos onde quer que nós andarmos. Então não importa o lugar lembra que a mudança simplesmente envolve tirar de um lugar para outro, mas a transformação não.
Quando nós nos transformamos independente da onde nós estivermos, nós vamos conseguir fazer dar certo. Se a gente olha a história de José, por tudo o que ele passou. Por ser vendido como escravo por estar numa prisão. Ele nunca deixou de ser bem-sucedido. Ainda que o tempo demorasse um pouco para que as coisas começassem a acontecer, ainda que era injusto tudo aquilo que ele vivia, ele suportou com dignidade. E, no fim, a Glória que ele recebeu foi muito maior.
Nós precisamos muitas vezes ser provados para ver o que existe dentro do nosso coração, porque independente da onde nós estivermos, se o senhor estiver conosco, será um Bom Lugar. Então não precisa ter medo há, mas por causa de sua. Mas se eu for saber essa indecisão, ela não faz parte. Quando Deus, ele abre uma porta é porque ele está lá dentro.
E a coragem, ela é necessária. Para que nós possamos atingir o nosso propósito, porque são nos no meio das batalhas que nós aprendemos a nos tornar guerreiros. Se a gente continuar lendo essa palavra Josué, 18 a palavra do senhor lá diz assim, não deixe de falar as palavras deste livro, da lei e de meditar nelas dia e noite, para que você cumpra fielmente tudo o que está escrito nela. Só então os seus caminhos prosperarão. E você será bem sucedido. Olha o que Deus pediu para ele.
A primeira coisa é que ele observe a palavra de Deus. A segunda é que ele fale sobre a palavra de Deus e pense nela de dia e de noite. Para que ele possa cumprir, para que ele possa, conhecendo a palavra, conhecer a vontade de Deus. E quantas vezes nós já não
falamos? Leia a bíblia, leia a palavra de Deus e às vezes é um livro que a gente acha que é simplesmente um livro, mas esse é um livro que ele evoca, um espírito, um Espírito Santo, e nós vivemos uma Batalha espiritual e a partir do instante que você começa a ler a bíblia, você tomou um lado falar que acredita em Jesus. Vê uma pregação de vez em nunca e numa igreja você vai lá, comunga, aí você vai lá e faz uma coisa e fica só nos rituais. Nota que cadê a parte vai na igreja, não tinha.
E como que essa pessoa podia ser abençoado se não tinha igreja e às vezes nós estamos buscando uma condenação daqueles que não vão? Mas essa época não tinha igreja ainda não tinha Jesus, não tinha as coisas e isso não quer dizer que há, não precisa ir não, porque nós temos que parar de achar, é que só existe um único jeito de encontrar o senhor.
E olha o que ele fala. Não deixe de falar as palavras deste livro, da mesma forma que eu estou aqui falando as palavras desse livro, você tem que falar essas palavras para outra pessoa também. Ajudar a divulgar essa mensagem, porque quanto mais nós falamos da bíblia, mas nós entendemos a bíblia e mais nós conseguimos cumprir a lei de Deus. No começo, parece que nós estamos abrindo mão de alguma coisa para poder fazer aquilo que Deus quer mais.
Depois nós percebemos que nós não estamos abrindo mão de nada porque aquilo é ruim para nossa vida. Quantas vezes seu pai e sua mãe não deu um conselho para você? Você brigou para fazer o contrário e hoje você para para perceber e nota que o seu pai, a sua mãe, só queria o seu bem. E essa maturidade que vem com o tempo e essa maturidade que vem através da palavra de Deus e nós adquirimos.
Só que pra que a nossa vida ela possa prosperar e nós possamos ser bem sucedidos, eu preciso falar de Deus, conhecer a palavra, cumprir a palavra, vê que certas coisas têm algo antes? Sucesso, ele não é bem material, porque se eu preci eu tenho muito, mas eu não consigo desfrutar das coisas que eu tenho.
Se eu vivo preocupado, se eu vivo ansioso, se eu vivo muitas vezes triste, se eu vivo de uma vida descompensada, se eu tenho hábitos de, sei lá, sinto vontade de beber e não é o problema, a bebida é a forma que você usa, ela é o é o papel que ela tem na sua vida. Se ela é um catalisador, vocês
conhecem. Pessoas que quando ela tem uma semana difícil ela falar, você precisava beber, meu, você precisava orar, porque se você tivesse orado e passado pela prova com o senhor, vocês terminaria o fim da semana leve não carregado. Só que nós queremos viver do nosso jeito e queremos o resultado do sucesso há, mas eu conheço gente que era teu e é rica que era, e aí hora que ela morreu, ela vai ficar para quem? As coisas que ela tem?
Se pra você sucesso é dinheiro, tem alguma coisa errada nas coisas que você pensa e sabe que é sucesso, é amor, é respeito, é você poder ajudar uma pessoa é alguém olhar para você falar cara de todo mundo que me abandonou. Você nunca me deixou cara. Independente do que aconteceu, a gente sempre vai ser amigo, não está ligado a esse mundo tudo o que Deus une o homem, ele não tem poder de separar.
Ou você é o amigo dos amigos, entendeu porque você está cheio do senhor dos senhores e você suporta muito mais que os outros ou você não é ninguém. Ou você vive essa vida com coragem e forte, sabendo que alguém vai vir contra você, que as pessoas vão se levantar e às vezes elas vão usar palavras duras e às vezes elas vão ser em tudo isso. A gente já sabe que vai acontecer. Quando Deus disse seja forte e corajoso. Ele está dizendo meu, vai ter gente que vai vim tirar a tua
paz. E você já sabe disso. Você concorda que se eu falasse para você, olha o cara, vai roubar a tua casa? Ele vai entrar? Portal o lugar onde que você faria? Você não ficaria lá esperando ele para que ele não fizesse isso? É justamente isso. Nós já sabemos tudo o que vai acontecer. Só que o problema é que eu não quero o seu ladrão. Eu não quero ser aquele que acorda para fazer mal para os outros. Eu não quero a ser aquele que para suportar a minha vida, eu preciso viver dopado.
Eu não quero. Quando você para pra olhar os teus sentimentos que você tá limpo depois que a bebedeira passou depois que o efeito passou depois que tudo passou, como você se sente? Ai eu me sinto mal. E eu me sinto bem, sabe por quê? Porque o senhor está comigo porque eu obedeço as coisas que Deus diz há, mas você é perfeito, não, eu sou pecador tanto quanto você. Só que o luto todos os dias contra o pecado. Cara, Deus diz, olha, não mente, cara, será que vai arrancar um
pedaço de alguém? Não, mentira, mas se eu disser meu, se você não pode falar, não faz. É simples, e olha isso daí, eu não vou ter medo. Eu não preciso me arrepender, não vou ficar cara de destravar um Monte de coisa na nossa vida. A Liberdade. Ela precisa ter responsabilidade. E o nosso valor, nós não precisamos provar para ninguém. O senhor, ele nos conhece, o diabo não. Por isso que ele fica tentando nos humilhar.
Ninguém chuta cachorro morto. Ninguém fica lá tentando pegar alguma coisa que não vale nada, muito pelo contrário. Você já viu alguém ficar roubando coisas que não tem valor? Não? Eles roubam coisas que tem valor, então, se alguém está interessado em pegar algo, ser porque tem valor e você deveria se valorizar. Você já falou de Jesus para alguém? Cara, na primeira vez que eu peguei uma bíblia na mão que eu era ateu, depois eu peguei uma
bíblia. Eu sentia vergonha, você sabe, vergonha do que o que eu tinha, não de Deus, mais do que os outros iam pensar a ok Rent Ham lá agora ó, e choice, cara, fez tudo errado agora tá aí com cara e a gente precisa passar por isso. Se a gente olha Paulo Paulo, ele perseguia a igreja. Aí ele caiu do cavalo e teve um encontro com Jesus, e aí ele entendeu o evangelho, entendeu? A mensagem, ficou cego. Depois voltou a ver e aí ele entendeu que ele estava do lado errado.
Quando ele começou a pregar sobre Jesus, as pessoas tinham medo dele, porque foi meu. Se cara, persegue a igreja, eu não vou receber nada desse cara não. E é justamente assim, Paulo se transformou, o Gabriel se transformou. E a gente tem que se transformar e permanecer se transformando, lendo a palavra meditando, a bíblia e lê fantástica porque a cada vez que a gente lê ela, ela
se revela de algo diferente. É um conhecimento diferente, parece que é uma palavra que de repente não estava ali naquele lugar. Mas ela sempre esteve ali, mas eu não tinha capacidade de interpretar que aquela simples palavra, o poder que ela tinha. Simples palavras que, evocando em um espírito do criador que ele é repleto de amor, paz, Alegria, sabedoria, ele dá controle sobre a minha vida.
Então toda a mudança, ela só vai vir, olha o que Deus falou para José, olha o José. O segredo é a palavra, é a palavra. E eu estou dizendo para você exatamente o que Deus diz para ele é a palavra. Quando vier a dificuldade lembra da palavra? Quando você tiver que falar com alguem, falar da palavra, quando você tiver que pensar em alguma coisa, pensa na palavra. O resto, sucesso as suas vitórias e tudo mais.
Olha, eu sempre vou estar com você e você não precisa se preocupar com isso, pensa só na palavra. Olha que que recado e você às vezes queremos se capacitar e disputar e fazer Deus dizendo olha só, a palavra deixa que eu cuido de você. Deixa que o teu cuidado cabe a mim. Deixa que eu faço por você. Faz isso pra mim que eu faço o resto para você. Amém. Que Deus abençoe que o senhor cuide da sua vida, que você comece a ler a palavra de Deus todos os dias, todos os dias. Eu não tenho.
Sábado, domingo, segunda, terça, quarta, quinta e sábado, todos os dias. Todos os dias, uma página que seja por dia. E eu, creio. Que Deus fará muito mais na nossa vida, porque antes Josué tinha suas palavras de Moisés. Hoje nós temos a palavra de Jesus Cristo, nós temos novas promessas, nós temos o Espírito
Santo, o espírito do consolador. Então nós temos muito mais hoje e nós devemos louvar e agradecer o senhor por isso, pela nossa vida, pela nossa família, pelo alimento, pelo banho, pelo trabalho, por tudo, por tudo. Amém Deus abençoe, feliz a nação cujo Deus é o senhor um bom dia.
