Só entendemos o tamanho do zelo e do cuidado de Deus através do tempo. - podcast episode cover

Só entendemos o tamanho do zelo e do cuidado de Deus através do tempo.

Jul 28, 202324 min
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

O Senhor cuida da vida dos íntegros,

e a herança deles permanecerá para sempre. Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados; em dias de fome desfrutarão fartura.

Salmos 37:18-19


Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

1 Pedro 5:6-7

Transcript

Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou para mim hoje, ela diz assim, só entendemos o tamanho do zelo e do cuidado de Deus através do tempo. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdoa pai, todos nossos pecados, livra-nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de ti. Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pelo alimento,

pelas vestes, pelo banho. Aceita, senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos bem, dizemos, adoramos somente tu é o nosso Deus e em ti confiamos. O tempo ele demonstra muitas coisas, às vezes nós queremos tudo no nosso tempo, tudo pra hoje, tudo pra agora. Mas à medida que o tempo passa, nós começamos a observar que certas coisas não fariam muito sentido.

De repente, quando nós nos aproximamos do senhor, nós notamos que tudo aquilo que era do passado fica no passado. Então qual o sentido de eu carregar tantas coisas na minha vida, sendo que a maior parte dessas coisas eu nem vou precisar mais usar? Tem coisas na nossa vida que só servem para dar dor de cabeça, para trazer preocupações.

Tem relacionamentos que a gente constrói quando eles estão longes de Deus, eles não trazem nada de bons a talvez alguns momentos, alguns prazeres, algumas coisas, mas será que vale a pena suportar toda essa humilhação para se dizer que tem alguém? Então, quando nós temos pressa para que as coisas aconteçam, às vezes nós nos amarramos naquilo que é errado, ao invés de nós construímos as coisas pelas

razões certas. Nós simplesmente pelo medo, medo de ficar sozinho, medo de ser abandonado, medo, medo, medo, medo, medo. Nós acabamos precipitando as coisas. E quantas pessoas não casam simplesmente para sair de casa porque não tem um bom relacionamento com a família? Então ela sai de um problema e vai para outro. E uma coisa eu aprendi na maior parte das vezes, o problema somos nós, então eu simplesmente tira o problema de uma casa e coloca o problema na outra casa

e adivinha? O inferno simplesmente trocou de interesse de endereço. Não tem como. Vocês vão me desculpar? Não tem como a gente definir algo bom sem a presença de Deus, não tem como a gente simplesmente achar que, por esforço ou por mérito. Ou por família ou por dinheiro, as coisas simplesmente elas vão

acontecer da melhor forma. Não vai, mas se Deus ele está na nossa vida, se Deus ele tem cuidado de nós, se Deus tem zelo e nós temos que entender o que que é o zelo, o zelo é aquilo que garante que a benção permaneça na nossa vida. Zelar é cuidar. Se você olhar as tuas coisas, você tem costume de limpar, de fazer tudo certinho. Vamos imaginar que você tem um carro, o carro, ele depende de alguns cuidados, ele precisa ter água, ele precisa.

Se o óleo seja trocado, que os pneus estejam calibrados, ele precisa estar abastecida, ele precisa estar limpo. Zelar é justamente isso, é você pegar aquilo e cuidar, fazer o que é necessário para aquilo que se mantenha na sua vivo vida. De repente você tem um bichinho, um bichinho também demanda de cuidados, então na nossa vida, tudo aquilo que nós recebemos, assim como nós, precisa de cuidados.

O nosso corpo também precisa de cuidados, então nós temos que pegar esse tempo que o senhor nos deu e cuidar da melhor forma possível. Não adianta a gente achar que vai viver da forma que a gente quiser, fazendo o que a gente quiser e não vai ter consequências disso. Talvez você simplesmente acha que não vale a pena que ninguém te ama e nem nada. Na ausência de Deus, a gente diz tantas besteiras, tantas besteiras. Eu terminei o livro de Jó hoje. E Jó.

Ele fica acusando Deus o tempo inteiro, o tempo inteiro e vem os amigos e fala besteira e João fala besteira, até que bem no fim, Deus começa a conversar com ele, explicar as coisas como elas são. E aí ele pergunta, Jó vai? Agora que você sabe de tudo, responde. Ele falou, ó, eu não tenho o que falar, você tá certo, então Na Na presença de Deus não resta nada anão ser admitir a nossa culpa. Não adianta a gente querer ficar explicando errado porque continua errado, nada dá o

direito de se fazer errado. Por mais que a gente acha que faça algum sentido tirar a culpa de nós e colocar a culpa em alguém. É pior ainda querer colocar a culpa em Deus. Se a gente vai lá em Salmos 37, versículo 18 e 19, a palavra do senhor diz assim. O senhor cuida da vida, dos íntegros e a herança deles permanecerá para sempre. Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados em dias de fome, desfrutarão de Fartura. Uma coisa ficou Clara de quem? Que o senhor cuida da vida das

pessoas que são íntegras? E a herança deles permanecerão para sempre, certo? Então é aquilo que a gente sempre fala, Deus, ele jamais vai entregar a benção para alguém que possa perdê-la. Então pra que Deus? Ele permaneça cuidando da nossa vida e as coisas que o senhor entrega permaneça. Nós precisamos de integridade e o que eu mais escuto nossa é que pessoas acham que Deus está preparando algo pra eles, tá bom? Você é íntegro? Hã?

Não, mas é. É. Não, não é assim, Deus é amor, não, esse não. Ele não liga para alguns pecados, ele não liga. Não liga para pecado, e Jesus morreu na Cruz porque há pelos pecados a então Deus liga para os pecados, então não adianta a gente querer ficar colocando Deus no meio da nossa bagunça, colocar Deus no meio das nossas escolhas erradas.

Se não teve arrependimento, se não tem perdão, se não tem respeito, se não tem amor, se não tem oração, se não tem leitura da palavra de Deus, se não tem temor ao senhor, se não tem nada, como que você quer falar que Deus está preparando alguma coisa e vai cuidar da tua vida? Não tem jeito e eu adoro em tempos de adversidade. Que Deus ele deixou, claro uma coisa. Vão existir tempos de adversidade.

Não acho que tudo vai sempre continuar assim, anão porque Eu Acredito em Deus, sempre tudo vai estar, vai ter o tempo de adversidade, vai. Mas olha o que Deus diz, não ficarão decepcionados, sabe porque? Porque nos tempos de adversidade que nós percebemos o cuidado de Deus olha como certas coisas são necessárias acontecer para que nós possamos perceber e sentir que algo diferente existe na

nossa vida. Porque no passado, quando nós não tínhamos entregado a nossa vida para Jesus e renunciado ao pecado e busca da sabedoria de Deus para a gente, era uma questão do que de momentos bons e momentos ruins, que maravilhoso, porque a vida é assim, não é assim que nós aprendemos que a vida é feita de momentos bons e ruins. Nos momentos bons. Eu aproveito nos momentos ruins, eu bebo pra dar aquela aliviada, né?

Então não sou de carne, osso não mereço isso também, então sempre procurando o Alívio, mas olha a diferença de quem acredita no senhor e de quem é íntegro. De quem não se permite corromper e o que a corrupção é o querer as coisas. No meu tempo, eu não achar que Deus ele vai prover as coisas no tempo certo. Todos nós temos o direito de errar. Coloca isso na sua cabeça.

Mas a partir do momento que eu começo a entender o cuidado de Deus, o poder de Deus, o zelo de Deus e tudo o que ele faz por mim, eu percebo que vale a pena esperar. Vale a pena? Integridade vale a pena eu manter as coisas do jeito certo ao invés de querer tudo no meu tempo. Qual é o salário do pecado? Qual é a recompensa do pecado? É a morte. E da integridade é a vida eterna. Então será que não vale a pena esperar um pouco mais? Porque a gente sempre tem que fazer aquela analogia.

Hoje, como está o seu coração, a sua vida? Se você olhar para trás, você diria que ela valeu a pena, você viveria tudo de novo exatamente ou tem coisas que você iria mudar? Se você pudesse conhecer? Talvez a pessoa que você está hoje com a cabeça que você tem hoje, você teria continuado esse relacionamento. Quando a gente não tem sabedoria, a gente consegue perceber que certas escolhas elas não fazem mais sentido, porque a sabedoria, quando ela é implementada.

Dentro da nossa mente, nós começamos a ver que pessoas que não acreditam nas mesmas coisas que nós vão nos desviar do caminho de Deus. Primeiro, que pra nós existe o perdão para elas, não para elas existem a raiva, o ódio. Para nós, existe um amor para elas, existem o ciúme. Para nós existe Mansidão pra eles, raiva, ódio, briga, Contenda. Para nós, existe a Alegria que o espírito dá para eles. A frustração de sempre querer mais. Para nós, existe a oração para

eles, o desabafar. E é curioso que eu comecei também ler hoje o Salmos um. E nele ele fala feliz, aquele que não se assenta na roda dos escarnecedores que encontra o seu prazer na lei de Deus. Se a gente olha outras traduções desse versículo da bíblia, ele vai falar feliz. Aqueles que entre aspas não desabafar com pessoas que não acreditam nas mesmas coisas que você. Que não acha sagrado aquilo que não é sagrado?

Então, tudo aquilo que nós aprendemos todos os dias aqui está relacionado a palavra de Deus ao comportamento de Deus, ao Espírito Santo e tudo isso, quando aplicado na nossa vida, vai dar bons frutos. E olha que se a gente olha o final do versículo em dias de fome, desfrutarão de Fartura. Talvez isso explique muita coisa às vezes.

Ontem nós não falamos sobre nós olharmos a vida dos outros e querer determinar que a minha vida deveria ser a vida da outra pessoa, porque eu mereço mais que ela. E não é justo isso. Olha aqui. Uma explicação para as injustiças nos momentos de fome desfrutarão da Fartura. Então será que se eu estou olhando a vida da outra pessoa, estou invejando o que ela tem? De repente, ela é mais religiosa do que eu ou ela tem uma relação melhor do que eu com Deus? Eu só tenho a inveja.

De repente, eles têm a fé, a confiança e o amor. Tá vendo como? Às vezes a gente tem dificuldade de reconhecer que nós não temos o melhor relacionamento possível com o senhor, mas nós simplesmente queremos aquilo que os outros têm só e não passa nada além disso. E o pior, aquilo que Deus já nos deu, nós nem disso cuidamos.

Se você olhasse o seu corpo. Você tem cuidado 100% da forma que ele merece ser cuidado e cuidado muitas vezes, às vezes é cortar uma unha, cortar um cabelo é, sei lá, é se cuidar,

sabe? Dá pra você perceber numa criança, se você olha o filho de alguém, dá pra você saber se a criança é cuidada, você vai olhando, você olha um coitado de um menino que muitas vezes não consegue limpar, tá tudo cheio de ranho, cheio de ramela, cheio de coisa, tudo cara, dá pra você saber o que é a imagem do desleixo, então, Deus, Quando Ele Quer nos encontrar, Quando Ele Quer nos usar, ele quer no mínimo, que nós tenhamos uma aparência aceitável, isso não

quer dizer ter dinheiro que é a raiz do meu cabelo. Cara, não tem nada a ver. Nada a ver, mas é sempre bom cuidar de si mesmo e zelar pelas coisas que o senhor deu. Sejam bens normais ou não. Nós temos que zelar por todas as coisas, tudo, tudo é consertar e deixar o melhor possível é fazer, é, é, tem que ser desse jeito. Se a gente vai lá em um Pedro, 5.

Versículo 6 e 7, a palavra do senhor, ela diz assim, portanto, humilhem se debaixo da poderosa mão de Deus para que eles os exaltou quando, no tempo devido, lancem sobre ele toda a sua ansiedade porque porque ele tem cuidado de vocês mais uma vez. A palavra tempo no tempo devido em tempos de adversidade. Lá em eclesiastes, existe um tempo para cada coisa. O tempo, ele simplesmente demonstra o que existe dentro do coração de cada um e a fé que cada um tem, porque quando a

gente espera, espera. Espera, é ver o tempo passar, mas se eu espero com Esperança é espera com fé, porque. Porque Eu Acredito que no tempo de Deus as coisas vão acontecer, então não é uma questão de se, mas de quando é como se eu tivesse num ponto de circular com uma passagem na mão, e eu sei que algum dado momento vai passar o ônibus pra mim entrar. Eu já tenho a passagem do ônibus.

Eu só estou esperando, então se eu gritasse eu xinga seu berrar seu inicial, que independente do que eu fizer, não vai mudar o tempo que o ônibus vai passar ali, porque os meus sentimentos não influenciam o que tem que acontecer, nem os meus medos. Quantas vezes você não teve medo de alguma coisa injustamente? Foi aquilo que aconteceu, justamente aquilo que você tinha medo, aquilo que você orou para que não acontecesse. Lembra os tempos de adversidade? Eles vão vir.

Qual é a diferença? Como nós vamos passar por eles? Então, se o medo está no teu coração, você não tem que orar para Deus, tirar o medo, para que Deus te dê coragem de enfrentar todas essas coisas. Porque muitas vezes nós vamos ter que passar por isso, outras não. Mas estejamos sempre prontos. Agora vem o segredo. Portanto, humilhem se debaixo da poderosa mão de Deus. E o que é humilhação. Me humilhar é me reconhecer, pecador é eu parar de querer achar valor, não é o orgulho

não, porque é você achar. A graça, pelo fato de Deus estar com você, é você entender a dependência que nós temos de Deus é você entender o mal que você fez e o mal que você faz e o mal que você é é você entender os teus maus caminhos, as tuas escolhas erradas é você se admitir a pior pessoa do mundo e sem problema nenhum. Você sabe por quê? Porque quando nós confessamos nosso pecado, quando nós nos arrependemos, quando nós entregamos a nossa vida pro

senhor. E olha que coisa curiosa nós entregamos para o senhor o pior, porque a nossa vida, quando a gente não tem Deus é a pior. E ele aceita isso, e ele aceita e falou, olha, o problema não é você em si, mas é o comportamento que você tem quando você se comportar da maneira certa, você vai ver o valor que vai ter a tua vida.

Poxa, excelente, excelente Deus, é o único que aceita como pagamento pior que somos nós e no tempo certo, no tempo devido, quando ele reconhecer que nós somos confiáveis, que ele pode sim contar conosco que nós já não colocamos outras pessoas no lugar dele, que ele tem o primeiro lugar da nossa vida. Nesse tempo as coisas vão mudar. Só que enquanto eu estou me convertendo, olha o que Deus diz, lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque porque ele tem cuidado de vocês.

E como eu sei que Deus tem cuidado de mim. Porque quando eu começo a me converter, quando eu começo a entregar a vida pelos pro senhor, o meu comportamento, ele melhora demais. Tudo na minha vida começa a entrar num eixo perfeito e aí sim, eu começo a cuidar de mim. Eu começo a perceber que eu tenho o controle da minha vida. Eu começo a perceber que a sabedoria de Deus me dá bons frutos. Eu começo a viver em paz, já não

vivo mais, tão perturbado. Já não tenho dependência emocional, já não fico naquele estado de sofrimento, já não fico naquela ansiedade de não saber o que fazer da vida, porque eu sei agora o que me espera.

Eu sei a quem eu sigo, eu sei quem é o meu senhor, eu sei onde está o meu caminho, eu sei quem é o meu escudo, eu sei tudo eu sei quem vai estar lá comigo eu sei que aquela solidão ela já não existe mais, então não tem mais sentido de sentir, sentir ansiedade eu já não tô esperando pessoas eu encontrei o senhor da minha vida o Salvador da minha alma. E é desse jeito. Conforme o tempo vai passando.

Só que se que a maior insanidade é a gente deixar o tempo passar sem mudar nada que a gente faz, é como se eu caminhasse o tempo inteiro pro mesmo lugar e queria chegar num lugar diferente. Se eu não mudar a forma que eu gasto meu tempo. As coisas não vão mudar na minha vida. Esse devocional mais ou menos é 2020 minutos e pouquinho. Tem gente diz que não tem tempo, tem tempo para olhar. O tic TOC tem tempo para olhar o Instagram, tem tempo para abrir?

Site pornográfico, pra ficar lá, se auto satisfação tô namorando esse tem tempo e se tem tempo tem tempo pra falar da vida dos outro, tem tempo para ficar ali sentado reclamando da vida tem tempo para todas as coisas, tempo pra Deus não tem não pra Deus não tem. Caras, gasta 20 minutos lendo a bíblia 20 minutos lendo a bíblia todos os dias, tá ótimo? Se você puder ouvir o áudio, tá ótimo.

Se você puder ajudar ainda a quando você ouvir alguma coisa e eu vou falar uma coisa que a gente fazia na igreja. A gente é o costume de orar, mas ninguém orava pedindo nada para se então, se alguém visse que dentro da vida da outra pessoa ela estava precisando, outra pessoa pediria para ela e às vezes você recebe esse áudio e tem pessoas dentro do teu círculo de amizade que não conhecem nada de Deus, nada, nada. Muitas vezes estão lá vivendo

sozinha, tristes, sabe? Estão com pensamentos suicidas, estão com droga, estão com vista um Monte de eu já vivi assim e eu não tinha um amigo, um, nenhum, nenhum, nenhum, nenhum, nenhum amigo que pudesse me apresentar um caminho diferente, porque. Normalmente a gente vive dentro daquilo que é tudo igual. Cara.

Se você puder lembrar de alguém nesse sentido, manda esse áudio com versículo e com a coisa ajuda a entregar a palavra de Deus, porque Deus, ele não está te capacitando para você viver a tua vida. Mas se você espera que grandes coisas aconteça e precisa ser servo. Sabe, essa ideia da gente ficar sempre? Sempre, sempre, sempre vivendo um Deus para nossa vida. Você acha que é simplesmente isso?

É a minha família, é o meu emprego, é o meu trabalho, as minhas coisas, só o meu, não vamos ajudar outras pessoas da mesma forma que o senhor está fazendo bem para você, pode fazer bem para outras pessoas. Qual é o mandamento? Amarás o senhor teu Deus sobre todas as coisas, de todo o seu entendimento, de toda a sua alma, de todo o seu coração e o próximo como a ti mesmo. Então você já comecei a cuidar de mim, quer me convertendo, agora eu vou começar a amar o

próximo. Ué, mas como que eu amo o próximo? Pergunta quem é, amor? Deus é amor. Então nós temos que dividir a palavra de Deus com outras pessoas. Eu Acredito que. A forma que nós conversamos todos os dias aqui é muito simples, é muito Clara, é um evangelho traduzido para a linguagem dos dias de hoje. Não tem um aqui que vai olhar e vai falar.

Eu não estou aqui cobrando religião, não estou cobrando dízimo, estou pedindo dinheiro, tô pedindo nada, eu tô pedindo pra você amar o senhor, eu tô pedindo pra você parar de fazer mal e parar de mentir, estou pedindo para você viver o melhor que você pode viver tô pedindo para que você comece a prestar atenção nas coisas que tem valor só isso que mal tem isso? Nenhum. Então que tal a gente amar o próximo sempre que se você puder ajudar porque é uma coisa que às

vezes a gente não tem percebido? É que as redes sociais, que é o lugar que nós podemos, entre aspas, difundir essa mensagem cara, é o tempo inteiro, é o tempo inteiro, é bom, d peito é corpo, é não sei o que é ostentação e Deus adeus não Deus não. Deus é um mero ai Deus me abençoe só. E cada vez mais esse conteúdo, ele é censurado pelas plataformas.

Se eu coloco a palavra Jesus em alguma publicação minha no entrega para ninguém, não sei porque não entrega para ninguém e tem palavras que são proibidas. Então, já que pelo WhatsApp nós conseguimos muitas vezes entregar essa mensagem para alguém ou compartilhando do Spotify, alguma coisa meu ajuda ajuda, porque vai chegar um tempo que por mais que eu faça todos os dias a plataforma, ela não vai entregar pra ninguém. Então depende de nós também

entregar esse amor. Não precisa ser coisa que é só minha, não. Tudo o que vier de Deus. Se você leu a bíblia, sabe que aquela mensagem é genuína, porque infelizmente, hoje nós temos muitos pregadores na cara que eles não fazem jus ao evangelho, não.

Não fazem. E como eu sei se um pregador é Sério ou não, se a tua vida tem transformação, se você sente que você pode ser melhor e todos os dias tem buscado a presença de Deus, buscado as coisas, se a pessoa não tenta te vender nada, não tá te pedindo o teu dinheiro tá pedindo pra eu comprar um curso tá pedindo pra eu comprar camiseta pedindo se comprar, não pedindo nada tá pedindo pra você entregar o amor de Deus, as pessoas aí vale a pena. Amém.

Se se entendemos o tamanho do zelo e do cuidado de Deus, só entendemos, né? O tamanho do zelo e do cuidado de Deus através do tempo. Então que seja hoje que nós possamos compreender tudo isso. Amém. Que Deus abençoe cada um de vocês. Que o senhor possa demonstrar todo o cuidado, todo carinho e todo zelo que você possa reconhecer do buraco que Deus te tirou e o lugar que ele tem te levado que vale a pena seguir o nosso senhor vale a pena seguir o Reino de Deus.

Vale a pena ajudar a divulgar a mensagem do Reino de Deus? Vale a pena gastar tempo no evangelho do senhor, porque isso modifica a nossa vida. O que a gente não pode mais gastar tempo é no mesmo. É na tristeza, na depressão. É nas coisas que não prosperou em nada a nossa vida. Amém. Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação cujo Deus é o senhor um bom dia.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android