Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou para mim hoje, ela diz assim. Quando para de doer, é sinal que perdoamos Jesus, aperfeiçoando o nosso coração. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdoa pai. Todos os nossos pecados, livra-nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de ti. Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pela presença, pela palavra, pelas vestes.
Aceita, senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos bem, dizemos, adoramos somente tu é o nosso Deus e em ti confiamos. Envida uma das coisas mais difíceis. É conseguir perdoar alguém realmente de coração. E esse perdão, ele se torna ainda mais difícil se for uma pessoa que nós temos muito apreço. Muito amor, muita expectativa. Quanto mais nós fazemos para alguém? Mas nós esperamos dessa pessoa. E todas as vezes que alguém faz
algo que nós não imaginamos. Algo que no final seja ruim, que de alguma forma esteja atraindo a nossa confiança, os nossos valores. Ou sendo ingrato em tudo aquilo que nós oferecemos ou fazemos, isso acaba criando dentro do nosso coração. Uma mago. E essa mágoa? Ela impede que a gente pense em outra coisa. E por pensar repetidamente em algo que não se pode mudar. Nosso coração começa a ficar triste, e essa tristeza acaba refletindo na nossa vida. Acabou-se. Acabamos ficando deixados.
Acabamos não tendo vontade de fazer nada. Que começamos a descontar? Nas outras pessoas, aquilo de ruim que nós sentimos e a partir daquele ponto em diante, a nossa vida, ela vai ter um divisor de águas e infelizmente, ele não é bom. É algo ruim. Talvez todas as outras rell ações, você já vai começar com desconfiança. Só que por que que tudo isso acontece? Por que que as coisas são desse jeito? A primeira coisa que a gente
precisa entender. É que esse comportamento de virtude, esse comportamento de ser bom, esse comportamento que a gente pode confiar. Ele só nasce se a pessoa tiver um pingo de espiritualidade, porque sem Deus não existe nada bom e às vezes a gente acha que é simplesmente uma escolha que é por acaso, escolheria entre algo bom, né? Uma comida gostosa ou comer merda ou comer algo ruim,
ninguém escolhe o pior. Você acha que a pessoa Ela Foi lá e escolheu fazer todas aquelas coisas, você, você, reu em ou nós temos que começar sempre em nós? A pregação começa em nós, o evangelho começa em nós, quantas vezes você não fez algo que você simplesmente depois parou pra pensar, falou poxa, por que que eu fiz isso? Só quando você vê já estava feito. Então, que que nós entendemos com isso?
Se você lá em efésios 6 e começar a ler a bíblia, você vai ver que existe uma Batalha espiritual e esses espíritos, o que eles querem, eles querem controlar o seu corpo. Lembra que Deus fala sobre obediência, por que que Deus? Sim, por que? Que Deus quer obediência? Porque o Espírito Santo vai pedir coisas para você e você vai obedecer ou você vai fazer para Deus aquilo que você? Sente no seu coração. Da mesma forma, existe.
O mal e o espírito dele também fala conosco que pede as coisas para gente, só que nós temos inclinação para fazer o mal do que o bem, porque porque a nossa natureza é má. Esse é o ponto em questão da coisa, então é muito mais fácil a gente servir o mal que servia a Deus, porque servia a Deus. Nós dependemos dele para conseguir fazer as coisas que ele pede, mas quando o mal pede algo para nós, a gente não precisa de ninguém. Por que? Porque o pecado original ficou em nós.
Olha como as coisas são interessantes. Lembra aquele fruto proibido lá do Jardim do Éden? Que Deus disse, olha, você vai ter o conhecimento entre o bem e o mal, não como a desse fruto. Aparentemente é estranho, né? Fala, poxa. Mas que conhecimento é esse? O que que seria isso? Vou te explicar. Vamos imaginar que você não saiba falar inglês, e você tem um amigo que fala inglês e só fala inglês todas as vezes que ele conversa com você, você não consegue entender nada das
coisas que ele diz. Então, teoricamente, ele não consegue pedir nada para você. Mas você foi lá, se matriculou num curso, começou a estudar, começou a aprender as coisas. E hoje você entende, fala inglês e esse amigo seu que falava inglês, você consegue se comunicar? Quando eles comeram o fruto proibido e tiveram o conhecimento do bem e do mal, eles puderam ouvir o diabo também. Antes, eles só podiam ouvir a Deus. Eles só conheciam a palavra de Deus, só conhecia o idioma de Deus.
Então, a partir desse instante, eles começaram a entender o que o mal pedia e o que o mal falava. E aí começou essa guerra. Quando a gente olha lá, bem no comecinho, Caim, Abel, quando um mata, o outro que um fica inveja ou do outro, você acha que esse pensamento dentro dele foi posto por quem? Se você nota no mundo, tinha inveja, eu não tinha nada desses sentimentos ruins, então ele reagiu sobre um pensamento, ele reagiu sobre um sentimento e isso acabou acarretando a maldição dele.
Nota que esse conhecimento do bem e do mal ele foi simplesmente assim, olha, você abriu os seus ouvidos e você vai começar a ouvir o que o mal tem para falar.
Então, com esse ensinamento, o que que nós entendemos que não são contra as pessoas, mas são contra os espíritos que essas pessoas ouvem e obedecem quem não conhece a Jesus não pode obedecer a Jesus, não pode acreditar em Jesus e não pode ter fé em Jesus. Esse espírito, ele precisa ser evocado, esse espírito ele precisa participar da nossa vida para que assim nós consigamos fazer aquilo que Deus pede da forma que Deus pede. Ter a obediência, ter o temor.
Se a gente lá em Marcos, 11, versículo 25 e 26, a palavra do senhor diz assim, e quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem No No para que também o pai celestial perdoe os seus pecados. Mas se vocês não perdoarem. Também o seu pai, que está nos céus, não perdoará os seus pecados. Olha que coisa interessante, Deus diz quando estiver orando. Passo um. Existe a presença do Espírito Santo através desse espírito. Nós conseguimos dar perdão por
isso. Que Deus diz. Quando tiver orando, perdoem as outras pessoas, aproveite essa presença do Espírito Santo, que vai te capacitar a fazer isso e faça. Porque não adianta nada você ficar pedindo perdão para Deus e não perdoar o outro. Há, mas o outro não concordo que ele não tinha direito, que não devia. Concordo, só que aí o mal, se a
poço e como é que faz? Então, Deus, quando ele nos dá uma chance, ele nos dá, porque ele entende isso, e não que isso seja um passe livre para que nós façamos tudo errado e depois justificamos com isso. Não é esse o ponto. O ponto em questão é que quanto mais nós aumentámos a nossa espiritualidade, menos nós vamos cair nesse equívoco, porque nós teremos mais facilidade para perdoar.
Teremos um julgamento mais. Justo ao invés de ser ferro e fogo, tentar entender as pessoas, porque cada coisa tem uma circunstância, se a gente não analisa, o todo fica muito complicado eu pegar simplesmente um ponto e querer falar que a pessoa é aquilo. Porque fere os meus interesses. A justiça, ela não tem lado. Quando a gente fala ser imparcial, ela não está do lado de fulano ou beltrano porque gosta. Ela está do lado do que é a
verdade. E esse é o ponto em questão, então se você está começando a sua transição, se você está começando a sua conversão, se você tem ouvido o chamado de Deus na sua vida, chegou a hora também de você aproveitar essa oportunidade para fazer o perdão. Muitas vezes o perdão é você que precisa se perdoar. Muitas vezes, o perdão é de algo que você fez pedir perdão se a
outra pessoa vai perdoar ou não. Não é isso importante, mas é a atitude perante a Deus que Deus olha a vontade de ser melhor. O que a gente tem vontade de fazer? Diz muito sobre o espírito que abriga em nós. Vontade? Sentimento, tudo isso vem de Deus desde que elas sejam coisas boas. Então esse conhecimento do bem e do mal nos permitiu também ouvir o bem e o mal. Então, para fazer o mal, a gente não precisa de ninguém para fazer o bem.
Nós precisamos de Deus, por isso que nós temos tanta dificuldade em perdoar quando Deus não está conosco, eu escuto isso frequentemente. Eu não consigo perdoar ele. Eu não concordo sem Deus não existe perdão, por isso que ele diz, é perdoando que se é perdoado porque nessa presença de Deus abençoa se estende. Para todas as pessoas? Lá em Lucas, 6 versículo 27 e 28, a palavra do senhor, ela diz
assim. Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo amém os seus inimigos façam o bem aos que os odeiam, abençoe os que o amaldiçoam, orem por aqueles que os mal tratam. A princípio, também essa palavra parece um tanto quanto estranho porque fala, poxa, ao invés de eu estar orando para alguém que eu amo ou amando alguém que eu amo ou fazendo bem para quem eu amo, eu vou abençoar os que me
odeiam. Eu vou orar pelos meus inimigos e vou fazer tudo isso com certeza, porque toda essa capacidade só é sinal de uma coisa que o Espírito Santo e Jesus Cristo está com você. E essa é a natureza de Deus. E quando nós estamos com Deus, nós assumimos a natureza dele, quem sabe? Essas coisas não acontecem, e essas pessoas também são libertas da mesma forma que você foi. Às vezes nós perdemos amigos pelas circunstâncias, nós também não éramos muito crente, nem
ele. Só quem sabe hoje não tem algo mudando na sua vida? Isso não quer dizer que as coisas vão voltar a ser como antes. Mas se a natureza te Deus te dá essa capacidade que você não tinha, por que não usá-la? Porque não fazer o bem, porque continua sendo um espelho do mal em ódio? Em querer prejudicar os outros, em ficar feliz com a desgraça, Deus não se alegra com nada dessas coisas?
Se a gente vai lá em Corinthians 13 ele fala, eu não me alegro com a injustiça, mas me alegro com a verdade. E se essa é a nova verdade que nós temos dentro dessa nova realidade, essa nova natureza, por que não usá-la? Porque não permitir Deus fazer aquilo que ele sabe fazer, porque não assumir esses novos atributos, esses novos dons para a nossa vida? Para que nós possamos tirar da nossa volta tudo isso de inimizade, tudo isso de ruim.
O ódio eles faz mal para quem sente se a outra pessoa não receber, ele vai ficar nela. Então não adianta a gente ficar lutando contra as pessoas. Uma coisa que você precisa entender. É que a salvação, ela é individual. Eu não posso chegar em alguém por mais que eu olhe aos meus olhos aquilo seja ruim, que ela esteja fazendo e querer dizer para ela, olha, você vai mudar,
porque eu vou te ajudar. Toda a mudança boa, ela vem de Deus. Então, se Deus não tiver no meio, se ele não aceitar a palavra de Deus, se ele não aceitar os conselhos de Deus, se ele não obedecer essa voz que ele ouve e vai chegar um tempo que o mal ele cansa de falar conosco, sabe porque que ele vê que você não obedece mais? Ele vê que a sua natureza ela mudou.
E você nem pode, porque Jesus não obedece ao mal, então por isso que diz lá intensa lo senses, orem continuamente orar enquanto você conversa com Deus, enquanto você, ora. Esse espírito, ele vai estar ali conversando com você, mas a partir do momento que você começa a ignorar, ele querendo achar que as coisas precisam ser do seu jeito ou você só consegue ir até ali, você está dando carta branca e falou, pode deixar que agora eu vou conversar com o meu outro, entre
aspa, amigo. E é isso de uma forma bem simples. Eu tentei explicar para vocês a influência que os espíritos têm na nossa vida. Esse discernimento espiritual dificilmente nós vamos ter. Ele vem por muita leitura da palavra de Deus, muita oração, muita evangelização, porque a partir do momento que eu começo a conversar sobre Jesus com outras pessoas, eu começo a ouvir o que essas outras pessoas tem dentro de si e o coração. Ele fala do que a boca está cheio.
E aí a gente vai lendo a bíblia, vai entendendo e ler uma carta de Paulo e ler uma coisinha ali, outra coisinha aqui e vai notando que ele também estava falando sobre as mesmas coisas. Só que esse entendimento ele é muito complexo. Principalmente se você for de repente numa igreja e sentar 1 hora ali que a maior parte é rito, ai louvor. Ai não sei o que agora é hora disso agora e geralmente às vezes a pregação, ela fica muito curta.
Então, conforme você também vai lendo a palavra de Deus vai se aproximando, vai ouvir no louvor Deus. Ele também vai revelando para você Deus, ele se revelava para os profetas e normalmente o profeta ele nunca fazia parte da igreja, nunca, nunca, nunca, nunca. Você vai sempre ver que os profetas eram perseguidos, que os profetas passavam dificuldade pelas coisas que eles diziam, porque era justamente o contrário, muitas vezes, do que a igreja estava dizendo, porque eles estavam tentando.
Exortar e uma exortação é o que é um alerta. Então eles queriam alertar o que Deus estava tentando dizer. Eles não estavam ouvindo. Quando tem muita vaidade, quando tem muito de mim naquilo que Eu Acredito, fica ouvir. Difícil pôr em contraponto aquilo que é de Deus e a vontade de Deus na nossa vida. E aí a gente nota que depois dessa vida com Jesus de perdoando e orando para os inimigos e tudo mais, esse sentimento de dor, ele sai do
nosso coração. Ele para de fazer parte, parece como se eu tivesse lembrando de um filme. Não que aquilo tenha acontecido comigo. Jesus, ele deixa muito bem Claro. Ele disse que o amor nos aperfeiçoa. Então deixamos que Deus aperfeiçoe o nosso coração e cuide as nossas feridas e sare tudo aquilo que não vem dele e tudo aquilo que aconteceu quando ele não estava conosco, porque hoje somos mais Fortes. Hoje somos mais fiéis, hoje somos mais cristos e menos nós. Amém.
Que Deus abençoe cada um de vocês que o Espírito Santo possa tocar a tua vida. Que você entenda essa mensagem possa se perdoar e perdoar alguém e o perdão. Muitas vezes, ele precisa ser exercitado e ser físico, ser feito. Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação cujo Deus é o senhor.
