Quando entendemos nosso propósito, os sonhos de Deus se tornam os nossos. - podcast episode cover

Quando entendemos nosso propósito, os sonhos de Deus se tornam os nossos.

Aug 21, 202427 minSeason 4Ep. 1204
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor. Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. O temor do Senhor conduz à vida: quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas. Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá afastar-se das palavras que dão conhecimento.

Provérbios 19:14,20-21,23,27


E foi Deus quem nos preparou para essa mudança e nos deu o seu Espírito como garantia de tudo o que ele tem para nos dar. Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos. Porém, acima de tudo, o que nós queremos é agradar o Senhor, seja vivendo no nosso corpo aqui, seja vivendo lá com o Senhor. Sabemos o que quer dizer temer o Senhor e por isso procuramos levar as pessoas à verdade. Deus nos conhece completamente, e espero que no seu coração vocês me conheçam também.

2 Coríntios 5:5,7,9,11

Transcript

Bom dia! Tudo bem? A mensagem que Deus colocou pra mim hoje, ela diz assim, Quando entendemos nosso propósito, os sonhos de Deus se tornam os nossos. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdou a Pai, todos os nossos pecados, Lívernos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de Ti. Nós agradecemos Senhor por mais esse dia, pelo alimento, pela palavra, pela presença.

Aceita Senhor essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos, bem dizemos, adoramos, somente Tu é o nosso Deus e a gente te confiamos. Nem sempre nós entendemos a razão da qual Deus nos fez. Parece que nessa vida só existe sofrimento, questionamento. De alguma forma, a vida de todo mundo parece se encaixar dentro de alguma

coisa e a nossa meio que fica esquecida. É um sentimento que a gente tem que lidar de não pertencer a lugar nenhum, parece que todo mundo está feliz com alguma coisa e a gente sempre insatisfeito. Qual a razão que Deus nos fez? Qual é o propósito da minha vida? Para que que Deus me colocou no mundo? Qual é o meu chamado? E

esses questionamentos ficam dentro de nós. Enquanto Deus não nos revela a razão disso, nós continuamos sofrendo, sofrendo longe de Deus, sofrendo através das nossas escolhas e dos nossos sonhos. Parece que mesmo as coisas que nós conquistamos, no final não servem de nada. Quantas pessoas não fizeram uma faculdade e não conseguiram um emprego na área? E a gente nunca entende por que que Deus permite isso.

Talvez porque isso não fizesse parte do teu propósito ou isso vai ser usado lá na frente. A gente nunca entende. Em uma batalha a gente sempre se prepara antes dela acontecer. A gente nunca sabe quando será a batalha, mas nós sabemos que nós estamos prontos. E assim também tem que ser a nossa vida. Primeiro a gente busca o Senhor, entende o nosso propósito, se capacita, lendo a

palavra de Deus. Pois não existe luz sem a presença de Deus. Não existe luz sem o Senhor estar na nossa vida. Também não existe o amor, não existe a felicidade, não existe a sabedoria. Jesus não é a igreja. Lembra sempre disso. Eu vejo que as pessoas determinam se uma pessoa é desviada ou não, se ele frequenta ou não a igreja. Como se frequentar a igreja fosse suficiente. Se fosse assim, não existia

fariseu na Bíblia. Não existiam pessoas que mais dividem do que ajuntam. Sabe qual é o maior dificuldade que a gente tem de entregar ou devocionar as pessoas? É que elas dizem que elas não gostam de igreja. Elas gostam de Jesus, mas não gostam de igreja. E onde será que a igreja está falhando? Porque ela deveria ser imagem e semelhança de Deus. É

que está humanizado as coisas. Já não chega as igrejas querendo ser um espetáculo. Você vai aquele monte de luz, aquele monte de coisa, um querendo aparecer mais que o outro, aquilo tudo. Eu não consigo ver divindade naquelas coisas. Vocês me desculpem. E por causa disso, eu me tornei um desviado. Então eu conheci a palavra de Deus, o evangelizar, o pregar, falar de Jesus Cristo não é o suficiente.

O suficiente é o caber dentro da caixinha deles. E mais suficiente ainda é o seu ajudar. Ah, porque se eu não dizimar, então pronto. Eu não participo da obra de Deus. Como se a obra fosse uma construção e o templo fosse mais importante que o Senhor. Nós temos que sempre tentar entender aquilo que Deus está dizendo. E uma coisa que Ele sempre diz é que eu sou o amor. Então se Ele diz que Ele é o

amor, é como se Ele tivesse falando. Vocês têm uma sede que somente eu posso matar. Quando nós não entendemos o que é o Senhor, nós achamos que o amor é uma pessoa e se manifesta através do carinho, através do prazer, através do encontro. Porque você pensa o tempo inteiro naquela pessoa. Talvez você devesse pensar o tempo inteiro em Deus. E

assim o seu propósito iria começar. Só que quando nós começamos a nos aproximar de Deus, nós temos consciência de uma coisa que nós não somos perfeitos. Que o pecado está em nós. Pecado desobediência. Nós descobrimos o tamanho do pecado quando nós tentamos ser melhores e não conseguimos. Porque para ser melhor é preciso Jesus não apenas ter vontade. Se a gente vai lá em provérbios 19, versículo 14, 20, 21, 23 e 27. A

palavra do Senhor, ela diz assim. Casas e riquezas herdam -se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor. Ouça conselhos e aceite instruções e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. O temor do Senhor conduz à vida. Quem o teme pode descansar em paz. Livre de problemas. Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá afastar -se das palavras que

dão conhecimento. Então, nesse provérbio de Salomão, provérbio é interessante que ele é como se ele estivesse dando conselhos de vida. Coisas que nós só percebemos na presença de Deus. Porque você quer ver um provérbio, ele perdeu o sentido, é você ficar lendo ele massivamente. Porque no final você não vai conseguir praticar nenhuma dessas coisas. Um provérbio ele passa a fazer sentido quando eu consigo colocá -lo em prática na

minha vida. Se não são apenas coisas ditas que são uma verdade que implicitamente a gente não consegue ver, porém ela meio que rege o mundo. Em esse mundo nós vivemos buscando o quê? Riquezas. Pessoas. Procurando nos encontrar, procurando a Deus. É sempre uma busca. E ele começa dizendo, casas e riquezas herdam -se dos pais. Então, dinheiro, poces, bens, isso você pode trabalhar e conquistar. O

seu pai pode ter trabalhado e conquistado. E isso pode ter adquirido, pode ter ficado para você todas essas coisas. Isso nós podemos passar de uma pessoa para outra. Então um desses problemas nós conseguimos resolver por nós mesmos. Então eu vou lá, ainda que eu possa ter nascido em uma família humilde. Posso me esforçar, posso trabalhar, posso fazer. Posso alcançar o sucesso quanto muitas pessoas alcançaram.

Ah, isso é uma parte. Agora o Senhor, ele chama a atenção para uma segunda coisa. Mas a esposa prudente vem do Senhor. Vou fazer uma pergunta. Existe esposa prudente sem o Senhor? Ou existe mulher sábia sem o Senhor? Podemos mudar também para não ficar parecendo que algo pessoal com as mulheres, né? Existe algum ser humano prudente sem o Senhor? Porque aqui dá a sensação que o homem sem Deus, ele poderia ser. E

ele também não pode. Não existe ser humano prudente e nem homem ou mulher sábia sem Deus. Então eu posso herdar bens dos meus pais. Mas a pessoa que vai viver do meu lado, ou a pessoa que vai partilhar essa vida comigo, ela precisa vir do Senhor. Ah, mas como que vem do Senhor? É quando nós nascemos no espírito. É quando nós renunciamos a nós mesmos. É quando nós nos convertemos.

O problema todo é que a gente sai num desespero de querer conquistar e encontrar. É como se nós tivéssemos um jogo e nós não soubéssemos as regras e saímos que nem doido querer nos jogar. E no final a gente não sabe a ordem que as coisas precisam acontecer. A princípio, qual era a primeira coisa que nós veríamos buscar? É Deus. Porque através de Deus nós encontraríamos todas as

outras coisas. Mas nós começamos sem Deus com pressa, achando que não vai dar tempo, achando que eu não preciso dele. E isso não é porque nós queremos que seja assim, mas o mundo ensina desse jeito. E tudo aquilo que nós não aprendemos com Deus, nós aprendemos com o mundo. E aí nós vivemos toda a frustração, toda a tristeza,

toda a decepção, todo o peso, toda a margura. E tudo aquilo que o pecado faz dentro da nossa vida, tudo aquilo que a desobediência pesa dentro do meu coração. Porque cada dia que eu vivo longe de Deus, aquilo começa a pesar dentro de mim. É como se eu tivesse uma casa e o tempo inteiro aquele lixo tivesse se acumulando. Como acontece na nossa casa? Sempre a gente tem que começar a pegar as coisas, organizar,

varrelimpar. E isso é o relacionamento com Deus. E isso é a oração. É quando você conversa com Deus, entrega, pergunta, se capacita, ouve a palavra, escuta o devocional, escuta alovor, faz a igreja, evangeliza. Então é um conjunto de coisas que faz a gente limpar o nosso coração e aquele ambiente que a gente vive. Relacionamentos não é uma questão de

vontade. Não é porque você achou bonito uma pessoa, ou porque você acha ela traente, ou porque você de alguma forma admira ela, que ela vai ser a pessoa ideal para você. Por isso que tantos casamentos e tantos relacionamentos, eles não dão certo, porque eles começam antes do tempo. Lembra sempre disso. Tudo tem que ser feito com ordem e descência. Ouça, conselhos e aceite

instruções e acabará sendo sábio. Quem é a melhor pessoa para dar conselhos e instruções? Jesus Cristo. Não existe outro. As pessoas, elas sempre vão tender a trazer para si e para os seus interesses as coisas. Quando nós lemos a palavra de Deus, só temos os interesses de Deus. Então, quando nós lemos a palavra de Deus, nós estamos escutando conselhos e nós estamos aceitando instruções. Quem está nos instruindo? O

Espírito Santo. E como eu sei disso? Porque eu me tornei sábio. Porque eu consigo viver os proverbes, eu consigo perceber os proverbes, eu consigo estar lendo essas palavras e concordando a isso é verdade. Eu já pensei nisso. Deus já me revelou isso. Desse jeito, eu já vivi isso, eu já vi isso. Exatamente. Salomão traduziu a experiência que ele tinha com Deus nesses versos. Então, a gente lê e confirma.

Realmente, as coisas são assim. É assim que o Espírito Santo nos console e é assim que ele nos ensina. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. Ele vai estar acima de todas as coisas. E às vezes você olha e fala, mas eu sou um fracassado, tudo que eu faço não dá certo. Porque os teus planos não são os planos de Deus. De novo, você começou a querer

fazer coisas sem Deus no meio. Quando é Deus que coloca dentro do nosso coração as coisas, nós vemos aquilo com fé. Então mesmo que não esteja acontecendo, nós conseguimos ver qual é a diferença que nós estamos vendo num tempo diferente. Quando as pessoas, os profetas, eles anunciavam as coisas que Deus colocava dentro do coração deles. Eles já viram aquelas coisas,

tanto que eles descreviam. Se a gente vai lá no Apocalipse, João está descrevendo o que ele está vendo. Ele está simplesmente relatando. Eu vi, eu vi. Se a gente vai lá em Ezequiel, ele fala, eu vi um carro que era assim, assim, assim, eu vi. Então é algo que aconteceu, só

que nós não estamos ainda naquele tempo. Então você não pode olhar para os teus planos longe de Deus e querer julgar a tua vida, o que você é, o que você não é, o que você fez ou não. Longe de Deus só existe arrependimento. Se você não se arrepende de ter vivido longe de Deus, é porque você nunca teve perto de Deus. Porque quando a gente compara a nossa vida ao lado do

Senhor, nada mais se compara. Então Jesus não é aquilo que nós sentimos dentro da igreja, mas é aquilo que nós sentimos dentro do nosso coração. Todas as vezes que você vai na igreja, você sente a presença de Deus? Porque se a glória de Deus tivesse naquele lugar, as pessoas estariam louvando de coração cheio. Quando a gente vê o derramamento do Espírito Santo dentro dos lugares, o comportamento das pessoas, eles mudavam.

Não ficaria ninguém triste, não ficaria ninguém abatido, não ficaria ninguém sem perdão. Mas curiosamente, as pessoas entram e saem quase que as mesmas, com exceção daqueles que nunca foram. Porque aqueles ainda assim, conseguem encontrar alguma coisa. Porque quem não tem nada, às vezes as migalhas até são alguma coisa. Só que não pode se viver de

migalhas para sempre. Por isso que eu falo, se alimente em casa, não vai na igreja para receber nada, vai para dar, dar amor, dar sabedoria, dar conhecimento. Vai na igreja para você permitir ser usado. Senão, você vai continuar atando lá num grupo de amigos, porque é um conjunto de panelas, de células, de comunidades, que de comum não tem nada. Porque o ponto em comum deveria ser Jesus Cristo. Mas não é. O

temor do Senhor conduza a vida. Quem o teme pode descansar em paz. O que é o temor? Temor é medo? Não, temor é respeito. Então, o respeito do Senhor conduza a vida. E o que é o ter respeito? É fácil a gente olhar o pai, a mãe, a avó, o voo. Tem

que ter respeito pelos mais velhos. É você saber ouvir, é você não ficar batendo boca, é você não ficar discutindo, é você saber que a última palavra, às vezes, vai ser a deles e você vai ficar quieto. Mesmo que você não concorde. E às vezes nós lemos a palavra de Deus e não concordamos. Toda vez que isso acontece, você pode acender um alerta em você. Porque você está sendo arrogante. Soberbe

orgulhoso. E na falta de sabedoria, sobra a imaginação. Falta a razão, falta a verdade. Não tem problema ser assim. O problema é você achar que você é sábio e que Deus está errado. Aí já começamos a ter um problema muito grave. De resto, o tempo vai nos ensinando. Quantos versículos eu não lia e não compreendia ou não conseguia aceitar. Porque eu não tinha sabedoria. Mas o tempo me mostrou que

Deus sempre estava certo. E que valeu a pena eu silenciar naquele momento. O que é d 'ant 'a você ficar discutindo, você provar que você está certo ou não? O que é d 'ant 'a ficar naquele tumulto, naquela... É vaidade, a gente não leva nada de situações desse jeito. Então, quando nós temos temor, respeito por Deus, quando nós levamos em conta o que Deus vai pensar, o que Deus está nos dizendo, nós vivemos em paz. E

podemos nos livrar dos problemas. Então, eu já não vivo mais buscando os meus interesses. Então, comecei a entrar dentro do meu propósito. Olha que interessante. Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá se afastar das palavras que dão conhecimento. Se você parar de ler a Bíblia, você vai se afastar do conhecimento. Você vai se afastar da sabedoria e vai acabar se esquecendo das coisas. De

novo, Deus pedindo para a gente ler a palavra. Se você parar de ouvir a instrução, quem nos instrui, quem dá conselho, é Jesus, é a palavra. Irá se afastar das palavras de conhecimento. Você vai começar a esquecer. Quando eu vou fazer no devocional, tirando os dois versículos que eu já posto lá, o resto eu não fico estudando, não fico, isso está dentro de mim. Mas com certeza, se eu parar de ler, eu vou acabar

esquecendo. E sempre eu acabo citando aquilo que eu estou lendo com mais frequência. E é algumas passagens que o Senhor vem colocando dentro do coração, e é assim que é a nossa vida. Nós precisamos trazer para dentro de nós tudo isso. Se a gente vai lá em 2 Coríntios 5, versículo 5, 7, 9, 11. A

palavra do Senhor lades assim. E foi Deus quem nos preparou para essa mudança, e nos deu o seu espírito como garantia de tudo o que ele tem para nos dar. Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos. Porém, acima de tudo o que nós queremos é agradar ao Senhor, seja vivendo no nosso corpo aqui, seja vivendo lá com o Senhor. Sabemos o que quer dizer temer o Senhor. E por isso, procuramos levar

as pessoas a verdade. Deus nos conhece completamente. E espero que no seu coração, vocês também conheçam também. Então, nessa carta de Paulo, aos Coríntios, ele está dizendo sobre o nosso chamado, sobre como nós somos preparados por Deus. Quando nós passamos na primeira coisa, e qual é a primeira coisa? É o arrependimento. Não é à toa que Jesus diziam arrependam -se, pois o reino

de Deus está próximo. Então, eu preciso me arrependê, eu preciso me reconhecer desobediente, eu preciso tirar a dureza de dentro do meu coração que acostumou a culpar as pessoas. Eu preciso colocar a culpa dentro de mim, eu preciso ser o que eu sou, rotulado, que tiver que ser rotulado, isso pouco importa, porque daqui para frente, já não vai ser

mais do mesmo jeito, vai ser diferente. E como eu sei que vai ser diferente, porque está existindo uma mudança? E que mudança é essa? E foi Deus quem nos preparou para essa mudança, e nos deu o seu espírito como garantia de tudo o que ele tem para nos dar. Então, quem vai nos mudar? É

o Espírito Santo. Quando eu me arrependo, é como se eu entregasse para Deus tudo aquilo que está dentro de mim, me cansando, me sobrecarregando, me desanimando. E daquele instante, é como se eu ouvisse aquilo que Jesus me disse, vim de a mim, todos que estáis cansados e sobrecarregados, e eu vos

darei alívio. Quando nós lemos a palavra, nossa fé aumenta, o temor aumenta, a presença do Espírito Santo aumenta, porque essas coisas não acontecem pelo nosso esforço, mas pela presença de Deus. É a mesma coisa, a gente às vezes olha na televisão, vê aquelas crianças na África, magrinha, passando dificuldade, a mãe. Se aquelas crianças começassem a ter alimento diariamente, daqui a um tempo, como seria a imagem dela? Será

que elas estariam magras? Será que elas estariam daquele jeito? Ou teria mudado alguma coisa? Então, quando nós começamos a alimentar o nosso Espírito, antes nós éramos como aquelas crianças, que a gente consegue olhar e dizer, poxa, como elas estão descuidados, como elas estão passando as necessidades, como elas estão fracos. A nossa Vista Longe de Deus é exatamente aquilo, e você

pode insistir. Tentar amar sozinho, tentar se fortalecer, porque aquilo ali é como se fosse um alimento espiritual. Se eu não me alimentar espiritualmente, não adianta, não adianta. Eu vou consistir no ar, sendo fraco, qualquer coisa que aconteça, me cansa, me sobrecarrega. Eu choro pelas situações e tudo. Então, meu coração está magoado, ele está chateado. Então, eu preciso colocar Deus lá no lugar certo, para que

ele possa fazer. Só que tudo isso acontece como? Através do Espírito Santo. Então, eu me arrependo e me aceito. Olha tudo o que eu fiz de errado, Senhor, Senhor me perdoa. Por tudo aquilo que eu fiz no passado sem entender. Senhor me perdoa. Manda o seu Espírito Santo, Pai. Manda o seu Espírito Santo e me ajuda a fazer aquilo que

eu não posso. Então, nós sentimos dentro de nós que nós temos uma garantia, porque antes, eu me sentia sozinho. E hoje, eu já não me sinto mais. Antes, eu tinha uma dependência emocional das coisas. Hoje, eu já não dependo mais. Antes, eu precisava de alguém para desabafar. Hoje, eu converso com o Senhor. Antes, eu ouvia músicas do mundo. E hoje, eu escuto louvor. A

minha rotina mudou, tudo mudou. Então, essa mudança, ela não foi promovida por nós, pela nossa força de vontade. Foi promovida por Deus. Então, Deus, ele entrou e colocou ordem naquela casa. Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos. É o que eu disse no começo do devocional. Então, nós temos uma certeza que as coisas vão acontecer. Nós apenas estamos contando antes de acontecer para que as pessoas saibam que foi

Deus, que fez. Porém, acima de tudo o que nós queremos é agradar ao Senhor. Qual é o nosso propósito? Agradar ao Senhor. Você não sabe a razão da tua vida. Você está vivo para agradar ao Senhor, para trazer louvor ao Senhor, para trazer glória ao Senhor. A nossa vida não é nossa, a nossa vida é dele. E nós estamos aqui para servir. E servir a trabalhar. E trabalhar o quê? Ajudar outras pessoas a encontrá

-lo. Ajudar outras pessoas a sair da escuridão, a conseguir a salvação. Jesus dizia, não pensem que eu vim para condenar o mundo mas para salvá -lo. E é através da nossa vida, da nossa mudança, graças ao Espírito Santo, não por mérito de ninguém, que as vidas vão sendo transformadas e o nosso propósito vai pondendo ser compreendido. Seja vivendo no nosso corpo aqui. Seja vivendo lá com o Senhor.

Então ainda que nós estamos vivendo aqui, nós já estamos vivendo lá, porque nós estamos sentindo o poder de Deus atuando em nós. Então um pedaço do céu começa a existir dentro da nossa vida. Sabemos o que quer dizer, temer o Senhor e por isso procuramos levar as pessoas a verdade. Então nós temos respeito ao Senhor, nós conhecemos o nosso propósito e qual é o nosso papel? Levar as pessoas a conhecer a verdade. E

que maior verdade existe na palavra de Deus. Faz sentido porque toda nossa fé começa nela? Porque ela é puramente a verdade. Foi pela palavra que Deus fez todas as coisas. Foi pelas profecias que Jesus pôde vir cumprir tudo aquilo, após ter sido dito. Nós deveríamos valorizar muito mais a palavra de Deus. Algo diário, um alimento, uma necessidade, porque ali nós conhecemos plenamente a

vontade de Deus. Se você começa a trabalhar num serviço novo, você não vai perguntar para as pessoas o que você tem que fazer, o que não quer, o que é isso, faz reunião e faz as coisas? É a mesma coisa, nós temos que conhecer também para que nós possamos a verdade. Servir. Deus nos conhece completamente e espero que no seu coração vocês conheçam também. Então, qual que é o desejo de Paulo? Que

as pessoas pudessem conhecer o Senhor. Resumei o propósito inteiro nisso. Tudo o que ele fez era para levar as pessoas a conhecerem ao Senhor. Tudo o que eu tenho feito é para levar as pessoas a conhecerem ao Senhor. Se a minha vida se modificou, foi porque eu conheci ao Senhor. Se a tua vida está se

modificando, é porque você conheceu o Senhor. Então, quando nós damos espaços para Deus, para que ele possa trabalhar na nossa vida, tudo vai se modificar. E aí nós entendemos o nosso propósito e os nossos sonhos se modificam. Tanto que as coisas que antes nos atraíam, hoje não atraem mais. As coisas que nós pensávamos,

hoje nós já não pensamos mais. Então, a gente simplifica a vida, porque antes nós acreditávamos que as coisas traíam sentimentos bons. Hoje nós sabemos que os sentimentos já estão em nós, porque é a presença de Deus que provoca eles. Então, num coração que existe satisfação, poucas são as

tentações. Amém? Que Deus abençoe cada um de vocês, que o Senhor Ele possa tocar o seu coração e você tenha discernimento sobre o seu propósito, que você possa se arrepender, se considerar pecador, desobediente, saber que esse fardo pesado que você carrega todo dia de culpa, ele pode ser entregue a Jesus. E depois disso, é só seguir aquilo que Deus coloca dentro do teu coração. Leia a palavra de Deus. Insistentemente,

a resposta está sendo dada todos os dias. Leia a palavra de Deus. Esse devotional, se você também não sei como você recebe ele, mas existem também nas plataformas. Se você ir no Spotify, no Apple Podcast, no Amazon, e pesquisar Gabriel Binato, você consegue encontrá -lo. Se você seguir ou curtir lá, todo dia eu posto mais ou menos 7 da manhã. Você vai receber uma notificação. Então, uma coisa é fato. Um

lembrete de Deus para a tua vida. Tá bom? Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação, cujo Deus é o Senhor. Um bom dia.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android