Perdoar para ser perdoado. 70x7 - podcast episode cover

Perdoar para ser perdoado. 70x7

Mar 03, 202321 min
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. 

Mateus 18:21-22


E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados". 

Marcos 11:25-26

Transcript

Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou para mim hoje, ela diz assim, perdoar para ser perdoado. 70 × 7. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdoa pai. Todos os nossos pecados, livra-nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de ti. Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pelo alimento, pelo banho, pelas vestes. Aceita, senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos bem, dizemos, adoramos somente tu é o nosso

Deus e em ti confiamos. Se você talvez não tenha familiaridade ou nunca tenha lido a palavra de Deus, esse final da frase talvez seja um pouco tanto estranho. 70 × 7 e isso é uma indagação de Pedro a Jesus, quando ele questionava o senhor em quantas vezes ele deveria perdoar alguém? Perdoar o irmão e Jesus disse. E ele pergunta uma vez só. Jesus diz, não é 70 × 7. Se você parar para pensar que o perdão é um comportamento extremamente grave, algo assim,

né? Quantas vezes nós não usamos a frase nossa, isso é imperdoável, não? Ele não poderia ter feito isso, então 70 × 7. Sabe quantas vezes dá 490 ×, 490 situações e aí eu posso te fazer uma pergunta? Isso é muito ou isso é pouco? Pare, pensa 490 situações, 490 vezes, se a gente lá em Mateus 1821, 22, a passagem, ela fala assim. Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou, senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar

contra mim? Até 7 vezes Jesus respondeu, eu digo a você, não até 7, mas até 70 × 7. Uma coisa que ficou muito bem Claro. Que o perdão? Ele vai ser utilizado em diversas vezes. É fácil perdoar, é difícil perdoar. Como você se sente em relação a isso? Quando é você que precisa do perdão, quando é você que pede desculpa e a pessoa aceita como é o teu sentimento? Como é o teu comportamento depois disso? Uma coisa é perdoar de boca,

outra de coração. Perdoar de boca é eu falo que eu perdôo, mas eu fico o tempo inteiro remoendo. Voltando no assunto jogando na cara. Então eu não perdoei perdoar é esquecer, é como se aquilo passou, já foi. Vamos seguir em frente. Então, quando a gente olha na palavra de Deus e vê 70 × 7, a princípio a gente para e pensa, poxa, mas quantas vezes? Quando vamos imaginar? Que a nossa vida vida dure 70 anos. Sabe quantas vezes por ano nós deveríamos perdoar alguém? 7?

Durante 7 meses, um mês SIM, 1 mês não vai acontecer alguma coisa que eu preciso perdoar. E será que se tornou muito ou é pouco? Olha a perspectiva, como nós temos esse senso de agora e não o senso de eternidade que o senhor tem. Certas coisas que eles que ele nos pede, dá impressão de ser muito. Quando a gente olha numa perspectiva de vida, a gente percebe que é pouco. E é perdoando que se é perdoado. Deus, ele pede para fazer para os outros aquilo que eu gostaria

que fizesse para mim. Então, se eu quero ter a graça de Deus, eu quero ter a misericórdia de Deus. Eu quero que ele me perdoe, eu tenho que oferecer também as mesmas coisas, as mesmas condições, as outras pessoas, se não se torna hipocrisia. Toda vez que eu quero algo para mim, porém, para o outro é diferente, não funciona. Toda vez que a minha justiça, ela é justa para as pessoas que eu amo, mas é injusta para as pessoas que eu odeio.

Também não funciona ou nós somos justos por completo, independente? Mas o mais importante de tudo é que existe perdão, independente. A única coisa que não existe, perdão, que a bíblia descreve. A blasfêmia contra o Espírito Santo. Blasfemar, falar mal, mal dizer coisas no sentido. É a única coisa que Deus diz que não tem perdão. De resto, não importa o que você fez, se você se arrependeu, só que também tem um porém, né?

Isso daqui não é uma carta branca para você fazer o que você quer e depois chega e fala, e se me perdoa, não tem. Porque assim. O perdão, ele é algo que necessita de Jesus e a gente já aprendeu ao longo de todo esse tempo que para que o senhor esteja na nossa presença, preciso arrependimento, tanto que Deus é a primeira coisa que ele sempre fala e arrependei-vos. E o arrependimento Deus, ele não vai ouvir a nossa palavra Deus.

Ele vai ver a nossa lágrima, ele vai ver a nossa tristeza, ele vai ver os nossos sentimentos com Deus. A gente não fala CA boca com Deus, a gente fala com o coração. Então não adianta nós ficarmos achando que há, mas 70 ×. 7 pessoas vão ficar me enganando, cara, se você já tem essa mentalidade que alguém vai te pedir desculpa te enganando, é porque você mesmo faz isso, porque eu não penso naquilo que eu não faço.

E esse é o ponto em questão. Nós falamos sobre isso também, sobre aquele que é impuro, tudo o que ele olha é impuro, mas para quem é puro, todas as coisas são puras. Então tá no meu olhar a maldade que eu vejo nos outros, tá no meu olhar o arrependimento. E uma coisa, nós temos que aprender. Perdoar não é uma opção, eu não escolho. Eu não li quando Deus pede para mim perdoar, ele não tá falando assim, olha, seja o juiz desse caso e veja se ele merece, não, não tem essa cláusula, é

perdoando que se é perdoado. Você percebeu que aqui não tem o tipo de crime, não tem o tipo de coisa, não tem o tipo de delito, não tem o tipo de nada, nada, nada, Deus está dizendo, olha, se você tiver algo, perdoe. Há mais, Evan perdoa, perdoa. Apertou? Simples assim, perdoa. Eu lembro que quando eu comecei a fazer esse trabalho de evangelização. Foi um dos primeiros e a primeira vez que saí com uma bíblia na mão tinha fazia pouco tempo que eu tinha me convertido.

E a gente foi numa casa, estava com os amigos, né? A gente foi fazer uma visita. I. E nessa casa a pessoa começou a contar um pouco da vida dela e a dificuldade que ela tinha para perdoar, né? As pessoas, né? Aquilo que tinha acontecido. O pai do filho dela que tinha abandonado, né?

E aquilo tudo a gente sempre quer o melhor para as pessoas, mas nem sempre é o que os nossos planos saem, porque nós planejamos coisas sem Deus. Depois vem as consequências e nós queremos que Deus resolva os problemas. E eu estava com um amigo meu, junto EE essa. Mas esse ensinamento do senhor de perdoar é a primeira coisa, né? Arrepender e perdoar para depois que a gente possa seguir aceitando Jesus e todo o resto que, se não tem arrependimento e não tem perdão, não tem como a

gente dar o próximo passo. E esse amigo meu, né, falou, você precisa perdoar ele não, não vou perdoar, não, mas você precisa perdoar, não vou perdoar e ele é, né? Assim, quase 2 m de altura enorme. Ele pegou ela assim do lado, falou assim, perdoa ela, tá bom, vou perdoar e a gente sempre brincava em relação ao perdão. Perdoa, perdoa. Por que? Porque perdoar é reconciliar com Deus. Você sabia que se você tiver algo contra alguém.

E você orar e pedir alguma coisa para Deus, Deus, ele nem ele, nem discuta, porque pra gente começar um diálogo com Deus, nós temos que estar resolvidos. Se a gente lá em Marcos, 11, versículo 25 e 26, a palavra do senhor lá diz assim, e quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem no para que também o pai celestial perdoe os seus pecados. Mas se vocês não perdoarem também o seu pai que está no céus, não perdoará os seus

pecados. Olha a importância do perdão, porque o perdão é aquilo que estabelece a nossa relação com Deus. Se vocês tiverem orano, nós sabemos que na hora de orar aquilo que nos incomoda, que é aquilo que a gente fica pensando, é aquilo que fica martelando na nossa cabeça, é aquilo que você está ali parado, volta, sabe? Eu não sei o que te fizeram.

Eu não sei o que você fez. Eu não sei qual é a tua história, não sei quais foram os teus motivos as tuas justificativas mas nada disso importa. Olha que Deus ele não tipifica as coisas. Olha, se você tiver orando a oração, algo comum, algo de todo dia. Mas se você tiver alguma coisa, como alguém cara, vai primeiro resolver a tua vida na Terra para depois a gente resolver a tua vida aqui no céu.

Eu não quero que nada te prenda aí eu não quero que ninguém tenha motivo para falar do teu nome. Quando eu começar a derramar benção na tua vida e fazer milagre, eu não quero que ninguém tenha motivo para falar a mas como que esse cara aí fica falando de Deus? É ele o de cara virada pra todo mundo, aí fica arrumando briga, fica arrumando o Rolo. Percebe como é estranho? O nosso comportamento ele é um reflexo do senhor.

A nossa adoração é para Deus, então nós devemos nos capacitar através do Espírito Santo. Eu entendo do fundo do meu coração que o perdão sem Deus ele é impossível, que às vezes você pode se culpar por certas coisas, sabe? O único único pecado que você é culpado ou da tua vida se for o teu corpo que fez. Se foi a decisão do outro homem, porque cada um tem uma relação com Deus.

Então, se eu perdoar alguém no meu coração, ainda que fisicamente, eu não tenha feito nada, eu no passado também já. Mencionei isso a vocês quando eu comecei AA me converter. Eu senti muito forte que eu deveria começar a reparar as coisas de errado que eu tinha feito na minha vida, então tinha pessoas que eu tinha me relacionado, né? E tinha feito coisas desagradáveis a elas. Tinha pessoas que eu tinha mentido, tinha pessoas que eu

tinha enganado. Então, o que que Deus tinha colocado no meu coração que eu precisava passar pela vergonha? De pegar simplesmente ligar para a pessoa falou, olha, tudo bem, tudo bem, lembra aquele dia assim, assim assim, ai eu lembrar, então eu queria te falar uma coisa, era mentira, você me perdoa? É vigente, perdoou. Teve gente que não perdoou, mas isso também pouco importa.

Por que? Porque hoje eu vejo que eu vim resolvendo as minhas Pendências, então Deus, ele está olhando a minha intenção, se era pura ou não, se a pessoa entendeu ou não, talvez aquilo parou pra fazer se pensar e falou poxa, se Deus está fazendo na vida dele, será que também não pode fazer na minha? Será que eu também não menti em alguma coisa? E é tão bom quando a gente pode confessar algo para alguém, e a pessoa também, confessa a verdade. Aquilo tudo fica.

Muito bem também. Outra coisa que eu lembro da minha conversão que marcou muito. Foi uma vez que eu estava num, num, num culto de Pentecostes, e a pessoa ela estava lá pregando na frente, disse. Olha, alguém gostaria de vir aqui é receber uma oração, coisa e como eu não tinha o hábito de frequentar a igreja nem nada, porque eu tava, tinha me convertido, fazia muito pouco

tempo que que eu fiz? Eu fui lá na frente do púlpito e ao invés de ficar de pé e abaixar a cabeça, que é o normal, que as pessoas fazem, eu me prostrei no chão. É, eu fiquei de joelhos e coloquei o meu rosto ao chão e eu me humilhei na presença de Deus. Eu creio, do fundo do meu coração, que foi depois daquele dia que o senhor lhe entendeu meu arrependimento, né? Que realmente ele viu que eu queria muito, né?

Eu queria muito. Eu saí com a minha graça e com a minha benção daquele lugar naquele dia e é o que às vezes a gente não entende, é que é uma decisão nossa, é um sim nosso, sabe? É uma vez que a gente fala, basta uma vez que a gente perdoa, não é toda vez perdoar a mesma coisa, né, coisas diferentes sempre vão acontecer.

Então, pelo menos 7 vezes por ano, alguma coisa vai sair fora do controle, mas quanto mais nós nos aproximamos de Deus e mais sabedoria ou temos mais fácil fica perdoar e entender as coisas. Mais fácil fica se relacionar quando a gente evangeliza. Quando a gente conversa com pessoas. Quando a gente vê realmente que existem problemas que são muito maiores que o nosso. Eu sei que tem coisas que às vezes a gente não merecia estar passando, mas é o que nós temos que passar.

Você acha que Jesus ele gostaria de ter sido crucificado? Não gostaria tanto que a gente olha e fala, pai, que seja feita a tua vontade e não a minha. Então se ele disse que aquela era a vontade de Deus e não há nele, não queria. Mas ele passou por aquilo. Por que? Porque sempre que a gente passa por uma dificuldade, existe uma Glória maior para acontecer depois. Só que se a gente passa algo que é pra glorificar o senhor reclamando, pois qual é o sentido disso?

Qual é o sentido? Então, lembra sempre quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem no para que também o pai celestial perdoe os seus pecados. Pecado, cura da alma. Para que o Espírito Santo possa vir nos purificar, para que o Espírito Santo possa nos dar dons para que nós possamos sentir os sentimentos do Espírito Santo.

Paz, amor, Alegria, amabilidade, autocontrole, dedicação, à Esperança, perseverança não são tudo coisas boas e às vezes você acha que isso daí vai acontecer quando chega alguém ou aconteceu alguma coisa na tua vida e não, isso são os frutos e os dons do Espírito Santo. Só que Deus também não vem só pra deixar o ser emocionado. Aí você vai sentir o primeiro amor vai, vai sentir algo que você nunca sentiu.

Mas esse primeiro amor é o que nós devemos dividir com as outras pessoas e não viver só emocionado. E aí vêm os dons do espírito, dom de cura dom de falar em línguas, dom de profetizar, dom, de anunciar o evangelho, né? Dom, de cuidar do onde ajudar tão? Diversos são os dons diversos são os carismas, todos são voltados para adoração do senhor. Você não acha que uma pessoa que nem a gente olha na bíblia, que o cara queria comprar de Pedro é?

Pedro Paulo não tenho muita certeza, mas vamos seguir, hã. Eu queria comprar esse dom de curar. Você não pode me ensinar. Então, assim, isso não é pra exaltar a gente, né? Pra falar assim, olha, eu posso não é? Para que o nome do senhor seja glorificado e às vezes acontecem coisas na nossa vida, quantas pessoas no num num sofre um mal súbito, um AVC ou recebe uma notícia ruim de uma doença que o tratamento é complicado, né?

Com recebe uma notícia muitas vezes que não gostaria, cara, mas ela vai ter que passar por isso, talvez Deus ele já veio te preparando antes, mas você ouviu. Você estava lá ciente ou não há naquele momento, eu não entendia isso, então quando tudo tá bem, dificilmente você vai lembrar do senhor nos momentos de dificuldade. Sim, só que esse é o ponto. Quantos momentos de dificuldade você já passou e não se voltou para Deus?

Teve que acontecer algum extremamente no extremo, assim, o ápice para que você pudesse olhar para o senhor, mas o mais importante é que o que está em jogo aqui, nessa vida, dessa vida, é a salvação, é eternidade. Não, meu, é tão pequeno que acontece nessa vida em relação à graça maior que nós vamos receber. Que é momentâneo e passageiro. Tudo isso vai passar com o tempo. Talvez hoje você não entenda, mas amanhã você vai entender e vai notar.

Talvez hoje a tua vida tivesse focado em alguma coisa, mas amanhã vai estar em outra. Mas se você focar no senhor sempre, tudo vai bem, porque quando nós estamos bem com Deus, tudo vai bem. E não é porque tudo dá certo, tudo acontece como a gente quer tudo, é 1000 Maravilhas. Tudo não vai ter dificuldades, vai ter tribulação, vai ter um Monte de coisa desagradável, vai, vai se sempre, mas eu tenho o perdão para entregar esse aqui.

Oh, esse é o meu passe que eu quero trocar, tô trocando esse perdão pelo meu perdão dos meus pecados e todos nós somos pecadores e todos nós precisamos dessa misericórdia de Deus. Então, lembra sempre perdoar para ser perdoado, e nunca esqueça esse número 70 × 7 quando você for perder a cabeça 70, × 7 quando você achar que não merece mais perdão, aí tem um ponto, tem 1.1. Na Na, no, no, no, no, no, no,

meu. Quando Pedro questiona o senhor, senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão? Irmão é quem irmão na fé. Então, se você pegar uma pessoa que ela não crê em Deus e ela fica te pedindo perdão, não tem perdão. Não tem o nosso perdão, a nossa reconciliação com Deus através de Jesus. É preciso ter fé em Deus para aceitar o perdão. Não é uma coisa, então tem pessoas que podem se usar disso e ficam ali testando a tua fé, testando o teu coração.

Então assim. Nós temos que ter muito cuidado aonde a nossa graça ela vai ser derramada. Para que você não passe a ser enganado, porque pode ser um instrumento isso, então, às vezes você tá aí pensando em perdão à não vou perdoar ele tá, mas é convertido, não está buscando. O senhor não está fazendo alguma coisa? Escuta o nome de Jesus, não á

sai, bebe, fuma, toca o terror. Depois volta à desculpa, estou arrependido, não, isso não, isso não é perdão isso não você vai perdoar isso no seu coração e seguir em frente não pra pessoa. Perdoar não é trazer alguém de volta para a nossa vida perdoar e falar, eu estou seguindo o meu Paraíso. Esse é o ponto em questão. É preciso arrependimento. É preciso, senhor, para chancelar esse perdão. Entendeu? O jeito que funciona, se não, a gente acaba sendo enganado. E não é esse o papel.

Se não continua sendo escravizado, se você fizer algo para se sentir mal, certamente que não vem de Deus que o arrependimento. Segundo a Deus, ele gera a salvação. Ele gera autocrítica, ele gera conhecimento, ele gera depois daquela paz, só não tem paz, não tem Deus simples assim. Está bem? Que Deus abençoe cada um de vocês. Que o senhor possa tocar o seu cordão. Coração que o senhor possa te ensinar a perdoar e como disse, meu amigo, perdoa, perdoa, né? Porque sem o perdão não tem

jeito da gente orar. Não tem jeito de a gente receber o nosso perdão, né? Lembra sempre dos 70 × 7 lembra que algumas coisas elas vão sair do controle mesmo? Nós não vivemos no meio de pessoas perfeitas, se todo mundo tivesse o senhor, se todo mundo entregasse sua vida a Cristo. Se todo mundo pratica, certamente que o mundo seria um lugar totalmente diferente, mas poucos têm coragem de anunciar o evangelho, tem dificuldades e olha, Jesus é o meu senhor.

Jesus é o meu senhor Jesus, eu sou cristão, não tenho denominação, eu sou cristão, só que essa Cruz de Cristo, ela tem que ser carregada, ela tem que ser difundida, ela tem que ser. Entregue as pessoas também. Deus, ele é amor, mas o mesmo Deus que é amor é justiça. Amém. Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação cujo Deus é o senhor um bom dia.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android