Para uns chocolate, para nós Jesus. - podcast episode cover

Para uns chocolate, para nós Jesus.

Apr 07, 202321 min
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

"Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa ao Senhor. Celebrem-no como decreto perpétuo.

Êxodo 12:14


Quando os seus filhos pergunta­rem: 'O que significa esta cerimônia?', respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando ma­tou os egípcios". Então o povo curvou-se em adoração.

Êxodo 12:26-27


"Como vocês sabem, estamos a dois dias da Páscoa, e o Filho do homem será entregue para ser crucificado".

Mateus 26:2

Transcript

Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou pra mim hoje, ela diz assim para uns chocolate para nós, Jesus. Senhor, tende misericórdia de nós, perdoa o pai todos os nossos pecados, livra-nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de ti. Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pelo alimento, pela palavra, pela presença aceita, senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos bem, dizemos, adoramos somente tu é o nosso

Deus e em ti confiamos. Para a gente é tão normal associar a Páscoa, chocolate a ganhar ovos, que muitas vezes a gente nem conhece o verdadeiro sentido dela. Todos os anos, né? Principalmente a igreja católica. Ela tem uma tradição que ela entra nesse período de Quaresma, né? E vem revivendo esse momento todo. Sobre o que Jesus passou, mas a Páscoa é muito mais antiga que Jesus. Quando a gente começa a ler a bíblia e entender o melhor, o porquê de cada coisa, tudo faz

mais sentido. E a razão dela ter sido celebrada? Bem no princípio Deus. Ele era passado de família para família, de geração para geração de forma oral, então não tinha nada escrito como a gente tem a facilidade hoje de pegar uma bíblia e poder ler. Se a gente vem olhando, quando Deus ele se referia ou quando alguém tinha que se referir a ele, eles utilizavam pessoas, a é o Deus de Abraão, é o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.

Por que? Porque eles usavam pessoas conhecidas para se referir ao Deus que estava sendo dito, porque diversas religiões existiam naquela época, diversos costumes, diversas tradições e. Durante um período que o povo ficou escravo no Egito, essas tradições, elas meio que foram perdidas. E quando Deus ele se revela para Moisés, ele precisa resgatar essas tradições. Ele olha, eu sou o Deus dos teus antepassados, não é?

Você não me conhece. E para que Deus pudesse realmente falar que ele era Deus e que aquilo não era uma viagem de Moisés, ele começou a fazer Milagres, né? Que são as 10 pragas do Egito. Só que quando a última Praga foi feita, que foi quando iria se matar, todos os primogênitos, Deus, ele pediu para que fosse celebrado uma festa. Só que essa festa às vezes a gente tem que pegar as entrelinhas, porque seria a última Praga, tá? Então seria a última refeição deles como escravos.

Foi especificado que ela deveria ser comida, que o animal não poderia ter sido quebrado, nenhum osso dele e que se a se a família não tivesse condição de comer um animal inteira, dá para se juntar outras pessoas junto. E o sangue desses animais tinha que ser passado no batente da porta para que quando o anjo da morte passasse, ele não entrasse nessas casas.

E aí Deus disse, olha. A partir de hoje essa festa, ela tem que ser essa data, ela precisa ser lembrada para que não acontecesse mais aquilo do passado que aquela tradição de pai para filho de família se acontecesse. Então, quando a Páscoa foi instituída, nós devemos sempre lembrar que a razão era para que nós não esquecêssemos mais quem é o Deus de Abraão, de Isaque de Jacó, o Deus que fez tantas Maravilhas e o Deus que faz tantas Maravilhas.

Se a gente vai lá em êxodo 12, versículo 14, a palavra do senhor diz assim. E este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa ao senhor. Celebrem como decreto perpétuo. Que dia é esse? É a Páscoa. Então, Deus, ele acabou instituindo a Páscoa dessa forma, ele também dá mais uma instrução para que eles façam pão sem fermento. E qual é o sentido do pão sem

fermento? Quando eu faço um pão com fermento, eu preciso espessa de esperar a massa crescer para que eu possa comer o pão sem fermento. Eu já posso comer ele. Então, a partir do instante que Deus deu uma ordem, é porque porque ele não queria que as pessoas esperarem, eles tinham que cumprir aquilo muito rápido, muito já eles já iriam estar partindo, então não teria dúvida, não teria espera, não teria nada. Tanto que a Páscoa também. Ela é dita na bíblia como a

festa dos pães sem fermento. Então, tudo isso ele vem mostrando tudo isso vem nos ensinando que existia uma certa urgência para aquela escravidão, ela pudesse terminar. E é justamente que isso que é a Páscoa tem que simbolizar o fim da escraviza, escravidão. E ela é uma data que muitas vezes a gente se perde. E olhe como é interessante. Há não se pode comer carne e eles matavam um cordeiro se comiam Cordeiros. O único meio onde da onde que

veio esse peixe. Em nenhuma passagem de nenhum lugar está escrito, nada que você não pode comer carne. E aí cresci uma proibição e coloca na conta de Deus. Cara, você quer ter uma tradição. Tudo bem, é uma tradição, tradição na minha família. Nós temos o costume. Agora eu condenar as pessoas que comem baseado numa tradição, dizendo que ela é cristã e que está na bíblia, sendo que não está escrito? Se Jesus não disse onde está escrito, Moisés também não disse

a ordem. Ela era totalmente de. Diferente se a gente vai lá em êxodo 12. Versículo 2627, a palavra diz assim. Olha, olha a resposta que Deus dá quando os nossos filhos perguntarem qual é o significado da Páscoa. Quando os seus filhos perguntarem o que significa esta cerimônia, responder lhes é o sacrifício da Páscoa ao senhor que passou sobre a casa dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios. Então o povo curvou-se em adoração.

Qual é o significado da Páscoa? Quando Deus mandou a última Praga lá para os egípcios, então a Páscoa, ela está ligada com morte. A Páscoa, ela está ligada a um sacrifício. É o sacrifício da Páscoa do senhor e o que que eles sacrificavam peixes, não eles sacrificavam animais, eles sacrificavam Cordeiros. Não é à toa que a gente ouve o cordeiro de Deus, que tira os

pecados do mundo. Então nós temos que entender bem melhor tudo o que a bíblia ensina pra gente entender que nem toda tradição ela vem de Deus e nem toda a tradição. Ela está relacionada à bíblia. Tem coisas que que é e que é posta que são totalmente contrárias. E se a gente vê com essa mesma mentalidade para que as pessoas não esquecessem essa cerimônia, ela seria comemorada no primeiro ano. Durante 7 dias, esse seria o período de comemoração da Páscoa.

Há tudo bem para que as pessoas pudessem todos os anos, lembrar que um dia eles foram escravos e agora, se eles estavam livres e isso era uma festa, uma festa, uma celebração que era comemorada quando à noite e às vezes a gente tem a tradição do dia, então assim são coisas que não, não, não se batem. É de forma alguma com aquilo que está sendo proposto. Mas tudo bem, né? E aí eu não sei em que qual

parte do tempo que. Simplesmente foi se introduzido o chocolate no meio disso e ficou por isso que a gente nem associa mais a isso se associa, tem o nome de Páscoa, mas está associada a coelho. Não sei o qual é o sentido, qual é a razão, porque em nem nem literal e nem se eu tentar fazer uma ginástica mental, né? Pegar um nome de uma celebração que é que Deus falou, olha essa cerimônia, ela precisa ser

perpétua. Isso daí precisa ser falado e vocês devem dizer, olha, nós estamos celebrando isso para glorificar o nosso Deus para adorar o nosso Deus. Só que nem sempre a gente consegue associar as coisas desse jeito. E aí, o que a gente precisa entender? Um pouco?

Se Deus ele pedia para mim comemorar essa festa tendo um sacrifício para ele, a Páscoa, então, ela é um sinal disso, mas esse sacrifício não é o sacrificar o meu chocolate, não é o sacrificar o meu doce não é o refrigerante, não é o sacrificar nada, não é o barganhar com Deus. Oh, Deus, olha, eu tô fazendo isso porque eu quero aquilo, não, nós estávamos falando dos feitos de Deus, não de nós, não tem nada a ver com nós, isso é um sacrifício de adoração.

Era uma festa, era 11 reunião. Agora olha como faz mais sentido o que Jesus fez, o que que Jesus, ele simbolizou o sacrifício da Páscoa. Então, Deus. Ele pegou a data mais importante, a cerimônia perpétua, e fez 11 sacrifício. Ele ofereceu algo nesse dia? Quem que ele ofereceu o seu único filho, Jesus, para que todos os pecados para que tudo aquilo, para que toda aquelas escravidão ela se acabasse. E aí, tudo mudou. Isso que nós podemos viver hoje já é um tempo de graça e de

bênção. Esse sacrifício ele foi aceito por Deus e não poderia ser feito nenhum outro. Se a gente vai lá em Mateus 26, versículo 2, a palavra diz, assim como vocês sabem, estamos a 2 dias da Páscoa e o filho do homem será entregue para ser crucificado. Olha o papel de Jesus Jesus era aquele cordeiro que ia ser oferecido na Páscoa naquela festa. Só que diferente de qualquer animal. Né? Ele ressuscitou. Por isso que ele falou ali, esse é o meu corpo, que será entregue

por voz. Esse é o meu sangue. O sangue, se você olhar lá no começo, ele marcava o quê? Quem era cristão e quem não era a? Mas você acha que Deus não saberia a casa? Deus não estava querendo saber de quem era a casa. Deus, ele estava procurando quentinha obediência. Tanto que o povo inteiro sofreu no deserto por desobediência. Quando Moisés, ele sobe ao Monte e faz os 10 mandamentos, por que ele fez isso? Para que as pessoas não se

esquecessem? Como foi o acontecido no passado, 400 anos que eles ficaram no Egito, eles esqueceram simplesmente de Deus e ficaram ali sofrendo e se misturando e se fazendo. Essa é a importância de Moisés e isso é o que acontece quando o senhor não está conosco. Escravidão a Páscoa marca o fim da escravidão? Jesus, ele veio para marcar o fim da escravidão. Veio para nos dar uma garantia, uma garantia de vida eterna. Uma garantia de que as coisas elas podem ser diferente.

Olha como essa passagem ela faz todo o sentido. Como vocês sabem, estamos a 2 dias da Páscoa e o filho do homem será entregue para ser crucificado. Esse é o sacrifício do senhor e foi o último depois disso. Nós não precisamos mais ficar sacrificando animais e às vezes a gente também precisa entender que o sacrifício de animais Era Para Ser comido. Quando você faz um churrasco, né? Quando a gente vai lá no altar, ele aqui no altar tinha fogo, que no altar eram feitos

sacrifícios. OPA, na tua casa. Tem algum lugar que você pega alguma pedaço de carne, coloca fogo em uma churrasqueira? Então, se você pesquisar um pouquinho no Google, você vai entender que o altar daquela época que eles falam é justamente um lugar para se fazer esses animais Queimados, então eles não estavam matando, sacrificando é que não tem outra palavra para usar. Mas esses animais estavam sendo mortos para ser comido. Simples assim. Tinha sacrifício que eles não

comiam. O que falar, sacrifício de completamente queimada. Eles punham lá e queimavam animal inteiro. Mas a maior parte eram animais que eles iam comer do mesmo jeito, eles criavam as ovelhas pra comer, pra pegar a lã, para fazer as coisas e nós e isso não tem nada de errado. Essa criminalização de achar que nós não devemos comer os animais lá em Gênesis está escrito que é pra gente. Deus deu autoridade sobre isso, para que a gente pudesse se alimentar.

Você acha que sua boca saliva quando você vê Caio, você acha, cara, é natureza, é instinto. E não adianta você ficar ouvindo que alguém que não acredita em Deus acha e achar que isso é o certo. Eu prefiro ler a bíblia, achar o que Deus acha, ainda que todo mundo acha errado, eu prefiro acreditar em Deus. Jesus, ele veio, veio. Tem alguém que consegue falar que Jesus não existiu, não tem a cidade de Israel existe. Existe. Ela está sendo descrita na bíblia há muito tempo.

Está? Então, todas essas coisas que nós Lemos na bíblia, elas estão nesse mundo, não é uma história fictícia, de algum lugar que não existe. Nós estamos falando de nárnia, não. Nós estamos falando de um lugar que existiu. Nós estamos falando de um povo que acreditava que Deus iria mandar alguém para salvar e mandou Jesus. Então eles tinham uma tradição. As guerras aconteceram, aqueles territórios foram conquistados no Egito existe, sabe?

Então tudo isso é fato. Tudo isso é fato, e tudo isso só acrescenta ainda mais a história, quando nós entendemos a razão, porque às vezes você tá ali, ó cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Tal, mas por que que a cordeiro de Deus? Que sacrifício é isso? O que que estava simbolizando? O que que é a Páscoa? E às vezes a gente se perde, tá lá, tudo bem, a Páscoa não foi Jesus que criou a Páscoa, não tem nada haver entre aspas com Jesus Jesus. Ele estava respeitando uma festa

que ela é muito mais antiga. Por que que a gente insiste em fazer tudo errado? Por que que tem tanta preguiça de ler pelo menos uma vez a bíblia? Uma vez, uma só uma, pra você ficar horrorizado e falar meu, por que que, por que que eles ensinam tudo errado e aí quando alguém fala o certo, você acha que está errado porque está tão distorcida a mensagem de Deus que parece que perdeu o sentido?

E uma coisa muito fato, se você não ensina as pessoas da sua própria casa, o que é o senhor e o que significa cada coisa ou mundo vai ensinar do jeito dele? Se você acha que isso é uma atribuição de outra pessoa? Tá errado. Eu queria ver se você pegasse o teu dinheiro e confiasse tanto quanto você confia nos outros. Assim, para educar o teu filho, se você entregaria na mão de estranhos para que eles se administrassem pra você? Duvido, duvido, duvido, não

faria isso. Então nós temos que gastar tempo e sempre para mim é entrar nesses assuntos. É muito chato, é muito chato, sabe por quê? Porque as pessoas ao invés delas virem, entre aspas, agregar alguma coisa aqui do que está na bíblia. Então elas vêm dizer o que elas acham, do que elas aprenderam da boca do outro e nunca lerão em lugar nenhum. E aí, Deus não abençoa, Deus não toca, vive naquele projeto normal, né? Porque Oo diabo.

A forma mais fácil dele dominar a nossa vida e a gente achar normal que é errado e achar que um pouco não tem problema e que é assim mesmo, porque eu aprendi assim e assim que é, e não sei o quê. Aí fica naquela coisa e a vida inteira, aquele sofrimento, a vida inteira, aquela amargura a vida inteira, as palavras tortas, a vida inteira, uma dependência de querer se provar, de querer ser maior de competir e não sei o que sabe, vive num mundo, parece que tá sendo

perseguido. Não consegue viver as coisas boas dessa vida, não conseguem entender a Maravilha do senhor e a presença dele, onde tudo se justifica e tudo fica bom. Mas não. Aqui, da onde será que vem? Será que o Espírito Santo, ele teria restrição a essa mensagem que está escrito na bíblia? Eu não consigo, sabe? Tem tem hora que eu tenho. Tem dificuldade de entender qual o problema da mensagem completa de Jesus? Qual o problema das coisas serem como elas são?

Por que que o tempo inteiro a gente fica querendo impor algum tipo de coisas sobre outra se essas pessoas, ainda que nos ensinam, defendessem coisas boas? Poxa, tudo bem, mas não defendem. Não dá nem pra você olhar a vida daqueles que anunciam como se fosse. Isso não quer dizer que eu que falo eu sou perfeito, longe disso, eu sou pior. Só que eu não me coloco em cima de lugar nenhum para julgar ninguém. Não me coloco como autoridade de

nada, não me coloco como nada. Eu prefiro olhar como Paulo a sua escória. Amém, feliz, feliz. Não preciso da autoridade humana para falar sobre o amor de Deus. Não preciso da escola humana. De escola que Jesus fez, que escola que Moisés fez? Qualquer um, Davi, Salomão, Jeremias. Elias, Joel. Ageu. E aí, qual é a escola? Não tem? E a gente acha que a letra, né? Ela vai substituir o espírito. Né?

Que o entendimento, né? Eu adoro pregação, que a pessoa começa a contar a parte histórica tudo, mas eu viver. E a vida, como é que eu trago isso para minha vida? Como é que eu vejo isso no dia a dia? Como é que eu coloco isso dentro da minha casa, dentro do meu coração? Então essas tradições normalmente que eles colocam misturado com Jesus, é justamente para tirar o foco de Jesus.

O motivo da Páscoa para gente lembrar de Deus não é para lembrar de nada, não é para lembrar de coelho, então você explica para ter o filho para quem for, e hoje é o dia de você falar de Jesus. Não de condenar aqueles que não comem a mesma comida que você. E às vezes você está condenando os outros, nem sabe o que tá escrito na bíblia. Isso é pior ainda. Ainda que a pessoa esteja fazendo algo que é pecado, eu não tenho direito de condenar ela não é o meu papel isso, meu papel, exortar.

Meu papel é má. Meu papel é demonstrar meu papel. É ensinar, é fazer, mas a escolha é de cada um e é assim. É, esse é o papel de orientação. Uma orientação? Amém. Que Deus abençoe cada um de vocês para um chocolate. Para nós é Jesus lembrado o poder de Deus lembrar da misericórdia de Deus. Lembrar principalmente Páscoa é sinônimo de fim de escravidão, fim de dependência emocional, fim de dependência de qualquer tipo de coisa desse mundo.

Fim de dependência dessa vida é se libertar para a eternidade. É poder atravessar todo o deserto, sabendo que tem uma Terra prometida, um céu prometido, um Reino prometido. Deus, ele nos ama. Deus. Ele acompanhou todo o povo por tudo. Fez um milagre que for necessário, mas sempre lhe queria uma única coisa deles, obediência e que ele fosse o único Deus dentro do coração dessas pessoas. Amém. Um bom dia. Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação cujo Deus é o senhor.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android