Ore, perdoe, ajude e ame hoje, pois amanhã pode ser tarde. - podcast episode cover

Ore, perdoe, ajude e ame hoje, pois amanhã pode ser tarde.

Feb 14, 202323 min
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

Tiago 4:13-14


Em vez disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".

Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.

Tiago 4:15-16


Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal. 

Mateus 6:34

Transcript

Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou pra mim hoje, ela diz assim, ore, perdoe, ajude e ame hoje, pois amanhã pode ser tarde. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdoa pai. Todos os nossos pecados, livra-nos de todo o mal, os afasta de tudo aquilo que não vem de ti.

Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pelo alimento, pela palavra, pela presença aceita, senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós chamamos bem, dizemos, adoramos somente tu é o nosso Deus e em ti confia mozão. Sempre que nós fazemos planos, são conquistas para essa vida sempre que nós sentimos saudades.

É sinal que nós não aproveitamos ao máximo as oportunidades que nós tivemos todas as vezes que nós pedimos um tempo pra pensar, a incerteza não deixa avaliar o que é benção e o que não é, porque normalmente quem ora sabe aquilo que vem de Deus. Porque faz parte do propósito. Só que na maior parte das vezes, é preciso que algo ruim aconteça para que algo bom novamente possa começar a acontecer. Por que será que nós sempre ficamos esperando o pior? Se a sua vida depende da sua

relação com Deus, por que você? Prefere depender de outras pessoas para fazer isso. Quando nós pedimos uma oração para alguém, quando nós acreditamos que aquele intercessor pode falar mais com Deus do que você, você tá deixando a responsabilidade de viver e a sua salvação nas mãos de outros. É tão pecadores quanto você. Então, o amanhã ele não existe. Se for pra amar, que seja no hoje. Se for para orar, que seja no hoje. Se for para ajudar, que seja no hoje. Se for para aproveitar a

oportunidade, que seja no hoje. Quantas vezes Deus não abriu uma porta e você simplesmente fechou porque achando que não era bom o suficiente para você? E no fim você percebeu uma coisa? Que o nada é pior ainda, então, Deus, ele deu uma opção entre o nada e esse meio termo não, não, não. E é sempre assim que nós fazemos. Nós sempre fazemos planos, há, eu quero me casar, eu quero me formar, eu quero um trabalho bom, eu quero viajar e eu quero isso.

E vem colocando aquele Monte de coisa, né? Onde esses planos Deus, ele não participa de nada, seu plano não é ir pro céu, seu plano não é ser salvo. Seu plano não é nada o seu plano a não ser as pessoas que querem um carguinho dentro da igreja. Aí beleza, aí vai estudar e vai fazer. Só que sempre o interesse é o meio. E não fim. Quando nós buscamos a Deus e ficamos atrás de benção, a benção é o meio. A salvação É o Fim. O meio, ele é descartável, o meio ele fica aqui.

A salvação? Não, a gente leva pra gente com a gente. E é sempre assim a não. Amanhã a gente faz não. Amanhã eu te conto não, amanhã eu te ajudo, não, amanhã você não vai limpar suas coisas não, amanhã eu faço. E o amanhã pode nunca vir. Depois as pessoas, elas partem, a doença chega. O casamento termina. Algo que está fora do nosso controle acontece. E aí? E aí, e. Nem sempre o remédio ele vai conseguir fazer aquilo que a gente espera.

Nem sempre nós vamos poder ter a oportunidade de dizer adeus e aí, por isso, quando nós fazemos no hoje. O que é necessário? Nós ficamos com aquele sentimento de dever cumprido e isso não quer dizer que não doa. Mas quer dizer que eu sabia o valor daquilo que eu estava. Vivendo. Pare, penso um pouco. Quantas vezes você já não perdeu algo na sua vida? E a cada instante, você sabia? Que se não tivesse. Feito. Exatamente daquele jeito. O resultado poderia ser diferente?

Só que o problema é que nos teus sonhos, você não colocou. Em Deus? Você quis determinar uma manhã sem Deus, você quis se unir a uma pessoa sem Deus. E o mais interessante que você foi num altar, colocou um anel na mão de alguém, fez umas juras, né, ao senhor, né? Prometendo até que a morte os separe. É bonito. E aí você foi para uma festa, né? E nessa festa todo mundo bebeu mais do que deveria. As músicas eram louvores?

Não, não aí lá não. Deus é dentro da igreja, fora da igreja, a gente vai ouvir música do mundo, né? E essa é o matrimônio, né? E esse é o respeito e esse é o até a morte que os separe? A maior parte das pessoas não casam porque amam casa porque quer sair de casa, casa porque quer alguma outro tipo de coisa, quer Liberdade, quer status. Quero, sei lá. E não é à toa que nós olhamos hoje. Tantas pessoas estão divorciadas. Né? Viveram o sonho do amanhã, né? Nossa, meu sonho agora.

Não sabe o que faz, não é? Muitas vezes está vivendo fora da idade que tem porque não pôde aproveitar entre aspas, né? Ou não, pode viver as experiências da Juventude. Porque é viveu fora de tempo. Agora a pergunta toda é. Será que essa maneira de viver que nós temos? De querer fazer planos, e isso se você olhar aquele LinkedIn, eu não tenho mais essa ideia de coaching. Já participei dessas. Tem, nem os pressão. Né? De perguntas, onde você se

espera daqui 5 anos? Sabe como se nós tivéssemos OOO controle? Será que Deus ele pensa desse jeito? Será que a mentalidade de Deus é essa? É planejar ou será que nós confiamos nele e somos guiados pelo Espírito Santo e a nossa vida? Ela vai nos surpreendendo conforme ela acontece. Se a gente ir lá em Tiago 4 versículo 1314, a palavra do senhor diz assim. Ouçam. Agora vocês que dizem hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade.

Passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro. Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã. Que é a sua vida, vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Olha o que de água, o Tiago ele está alertando. Sobre pessoas que fazem planos e olha o plano que as pessoas estão fazendo. Olha amanhã ou depois, nós ficaremos um ano naquele lugar e faremos dinheiro. É mais ou menos o que a gente planeja nos 5 anos.

Quando a gente fala que vai ser uma fazer uma faculdade, porque eu quero ajudar os meus pais, porque o meu filho não vai passar o que eu passei e começa aquela Ladainha, nossa, aquela conver ceira conver ceira. Algum plano? Deus, eu já deu certo. Com dignidade? Ou teve um custo? Os nossos planos? Eles não garantem nada se algo bom acontece, é pela misericórdia de Deus, né? Porque você planejou?

Não. Quantas pessoas não fizeram uma faculdade e nem trabalham na área, não gastaram rios de dinheiro nisso e não se aproveitou de nada? Olha o que Deus diz, vocês nem sabem o que acontecerá amanhã. O que é a sua vida? Eu não sei, então pode ser que amanhã eu não tenho tempo. Pode ser que amanhã seja tarde, pode ser que amanhã o telefone toque e eu escute algo que eu não posso mudar. Pode ser que amanhã? Eu nem esteja mais aqui. O amanhã, ele não existe.

Então, se for pra fazer qualquer coisa a mudança, ela começa agora. O regime não é na segunda-feira. Se largar esse vício de droga de cigarro, de bebida de prostituição e seja lá o que for, é hoje. Amanhã você pode não ter tempo. E se você chegar lá e descobrir que existe um inferno mesmo, e que tudo aquilo que você ouviu era verdade, e você simplesmente ignorou e aí já não tem mais tempo? Eclesiastes diz, mais, vale um cachorro vivo que um leão morto? Que após a morte chegar, acabou

o louvor, acabou tudo. Já não se tem mais tempo? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. A nossa vida ela é breve. Ame as pessoas sabendo que elas são Breves. Ame as pessoas, sabendo que às vezes o relacionamento ele vai ser breve. Dê o seu melhor em tudo o que você faz para que amanhã você não tenha um arrependimento dentro de você que você sinta que você não poderia ter feito nada diferente. Esse é o sentimento de dever

cumprido. Eu fiz o melhor que eu podia, enquanto ele podia ser feito. Você vai continuar terceirizando? A sua falta de vontade ou a sua falta de intimidade com Deus para amanhã, para não justificar que você não tá afim de viver o amor hoje, até quando vai continuar empurrando? Tá com a barriga agora? Se eu quiser fazer planos, se eu quiser ter um desejo além de mim, eu preciso pedir para que Deus ele abençoe.

Eu preciso orar. Eu preciso caminhar na palavra de Deus. Eu preciso entregar o senhor, eu preciso saber se isso foi construído para a Glória de Deus. Se isso foi construído para o meu propósito, se a gente continuar lendo o versículo, ele diz assim, Tiago, 4 versículo 1516, em vez disso, deveriam dizer, se o senhor quiser, viveremos e fazer. Faremos isto ou aquilo. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Que Deus ele tá dizendo aqui?

Que quando eu planejo com o senhor. Que quando eu peço. Para que Deus coloque a vontade dele. Sobre a minha, se o senhor quiser, eu viverei a vontade de Deus, ela tem que estar acima da minha, porque todas as vezes que eu coloco a minha vontade, acima da vontade de Deus. Estou me vangloriando.

E olha o que ele diz. Toda vanglória é maligna, depois você não sabe porque o seu casamento foi destruído porque você não sabe porque ao invés de bençãos ó veio desgraça depois você não sabe porque nada dá certo, pois você não sabe porque você acha que todo mundo é ruim? Pois você não sabe que você se sente a pior pessoa do mundo. Por que que existe frustração que eu não estou vivendo os planos de Deus?

Eu fui por arrogância falar, olha, eu vou aí sem, olha, eu vou ficar muito rico em olha, eu sou isso sim, olha, você vai ver só. E aí, e aí? Governando a sua vida. Se não é a vontade de Deus, é a vontade do diabo. Não só temos 2 vontades, a tua vontade, ela é a vontade do diabo. Nossa, mas não é, é? Você está fazendo a vontade de Deus. Não? Então você tá fazendo a vontade de quem à minha? Ué, mas só tem um, tem, tem um neutro céu neutro, tem um Deus

do diabo ou neutro? Você não vai nem pro céu e nem pro inferno, você vai ficar vagando, né? Esse é o espírito que vaga se aquela é uma pena da Terra, que não vai nem pensar nem pro inferno. É, esse é Oo vácuo que você vive. Percebe que nem na hora de você elaborar os teus planos você consegue ter discernimento do que é certo, o que não é? Então, se você quiser se atrever a falar de futuro, se atreve a falar que se for da vontade de Deus, vai ser assim e às vezes

algo não acontece. Se quer ficar triste, aí tô tristinho ai, porque eu estava esperando, sabe, ai tá esperando a oportunidade ai tava é da vontade de Deus. Acontece, não é da vontade de Deus, não acontece. Você está triste por quê? Porque Deus te deu um Livramento que Deus não permitiu que algo ruim, que a gente só entende as coisas no futuro. O bem que nós fazemos hoje nós iremos escolher ele amanhã. É a lei da semeadura. Então, se você quiser fazer isso, eu.

Eu. Eu não aconselho fazer planos, eu aconselho você fazer o melhor que você pode no dia de hoje, então quando tocar o telefone ou quando você for falar com alguém, lembra que pode ser a última vez que você está falando com essa pessoa? Quando você for aproveitar o seu dia, foi fazer um exercício, foi comer uma comida, lembra que pode ser a última vez que você pode tentar, tá fazendo?

E aí, você faz o seu melhor. Quando você for se despedir de alguém, ou quando você tiver com alguém, pensa que aquela é a última vez que você vai estar com aquela pessoa, e aí você dá atenção, uma mania de ficar em celular em rede social enquanto era. Você acha que esses influenciar sabe quem quer você? Você é mais uma curtida. Eu duvido, eu ainda, eu respondo, todo mundo que pede um versículo, respondo ainda, a gente tem também no WhatsApp. Se você entrar lá na página do Facebook.

Um amigo meu, Lucas. Ele recebe essas pessoas para mandar o devocional diário também. Que conversa com as pessoas e as pessoas pedem ajuda, pedem alguma coisa. Então ainda nós ainda tentamos olhar no olho de cada pessoa ouvir. Tem pessoas que aparecem que acham que ali a instituição do Pix, o problema dela é dinheiro. Não é que ela não tem Deus. Se o diabo vem para roubar, matar e destruir. Você acha que há dinheiro no mundo que vai saciar a vida

dessa pessoa? Virou, me xingou, novo e eu não estou dizendo que as pessoas não possam ajudar e que não possam passar de figura, não tem nada a ver com isso, mas você colocar antes de pedir algo para Deus colocar isso fica sem sentido. Fica sem sentido. Quando eu coloco o meu interesse, não deixo Deus. Olha, se for da vontade de Deus, é isso que eu tenho vivido. Se for da vontade de Deus e não precisa nem pedir, porque Deus ele vai colocar as pessoas.

Esse é o ponto. Nós oramos para Deus dizendo que nós precisamos. E Deus coloca as pessoas para nos ajudar. É assim que funciona. Não preciso ficar me humilhando, não preciso ficar fazendo nada. Então essa é a questão quando Jesus. Falou para os apóstolos, ó, você vai em tal lugar? Nós vamos fazer a Páscoa, vai ter um jumentinho, vai ter um negocinho ali. Eles já sabem, até assim que funciona. É assim que a nossa vida vai

nessa sinergia. Então, todas as vezes que eu me vangloriar dizendo que eu vou fazer o que eu vou planejar e o que vai ser? Misericórdia. Isso não é de Deus. Agora eu ficar me preocupando com amanhã. O que comer com o que vestir, com o que fazer? Também está errado? Porque se eu confio em Deus, eu sei que Deus ele não vai deixar passar necessidade que ele sabe que eu preciso comer. Ele sabe que eu preciso das coisas. Agora você quer viver uma vida inconsequente e na hora de vim a

conta da tua vida? Em consequência, quer distribuir a responsabilidade para todo mundo. Todo mundo é pai, né? Na hora de encher o marizão de farinha de tomar bala, de beber, de fumar, de fazer tudo o que é errado, o que pode ser feito a não aí? Beleza, aí não tem pai, mãe, não lembra da avó, não pensa em ninguém. Não tem tia, não tem tio, não tem mãe, Zinho não tem nada, não tem irmão, daí não tem nada. Mas na hora que cai não, pô, você precisa me ajudar, ô amigão, e aí? Cara, não dá, né?

Não dá. Lá em Mateus 6, 34, senhor. Diz assim, portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal. Todos os dias, nós já teremos algo para enfrentar. Eu tenho uma boa notícia, o mal só existe na ausência de Deus. Da mesma forma, a escuridão só existe na ausência da luz. O frio só existe na ausência do calor.

Então, aos dias que o senhor não tiver, certamente que terá a mão, com certeza nós vivemos uma Batalha espiritual entre o bem e o mal. Nós vivemos entre um lugar que só tem um céu no inferno. Deus e o diabo não tem por que. Que Deus ele falou, ó, amanhã reserva o seu mal, Claro, está reservado. Mas quer dizer que vai vim, não? Você vai entrar com o senhor na peleja na prova? Aí eu vou. Então não fica tranquilo.

Então eu não tenho que me preocupar pelo mal que está lá amanhã, porque o Deus que eu tenho hoje é maior e mais poderoso. Então, quando eu pratico as coisas que Deus me diz, pra que eu faça, eu garanto que a presença dele esteja diariamente comigo. Quando eu leio a palavra de Deus, quando eu busco ao senhor, quando eu escuto o louvor, quando eu pratico o perdão, quando eu ajudo as pessoas e quando eu amo é não, agora eu

sei que é triste perder alguém. Eu sei que ninguém quer ver um casamento desfeito, eu sei que ninguém quer. Recebeu uma notícia de uma doença. Eu sei que ninguém quer sentir dor. Eu sei de todas essas coisas, mas a gente nunca sabe quando isso vai acontecer. Então eu vou terceirizar a responsabilidade da minha relação com Deus a um terceiro. É isso que você quer fazer? Pedir para que outro olhe para você ou hoje você vai começar com isso. Hoje você vai entregar a sua vida ao senhor.

Hoje você vai começar a tomar vergonha na cara porque você sabe o que é errado e você não merece isso, sabe? Já deu. Será que vai ter uma manhã para você tentar de novo? Hoje você pode, mas será que amanhã vai dar? Então, ou eu perdôo e sigo em frente. Se não, não dá, ou eu vou conviver. A preocupação de cada dia. Mal eu quero isso. Misericórdia. Amém. Que Deus abençoe cada um de vocês. Que o senhor possa tocar o seu coração. Que o senhor?

Ele possa ajudar você a perdoar que o amor de Deus ele possa nos sustentar. Que o poder de Deus nos liberte de todo o mal, que a tristeza que nós possamos sentir, seja por arrependimento para que isso gere uma mudança em nossa vida. Que eu entregue ao senhor tudo aquilo que não vem dele. Principalmente os meus planos. E que seja feita a vontade de Deus acima da minha. E se o senhor quiser, se o

senhor quiser? Se o senhor quiser, sempre assim, se o senhor quiser, e o que Deus quer, eu quero amém. Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação cujo Deus é o senhor um bom dia.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android