Ore, ame, ajude e perdoe hoje, pois amanhã pode ser tarde. - podcast episode cover

Ore, ame, ajude e perdoe hoje, pois amanhã pode ser tarde.

Oct 02, 202321 minSeason 3Ep. 880
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

Tiago 4:13-15


Considere o íntegro, observe o justo; há futuro para o homem de paz. Mas todos os rebeldes serão destruídos; futuro para os ímpios nunca haverá.

Salmos 37:37-38

Transcript

Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou para mim hoje, ela diz assim, ore, ame, ajude e perdoe hoje, pois o amanhã pode ser tarde. Senhor, tem de misericórdia de nós. Perdoa pai, todos nossos pecados livro-nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de ti. Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pelo alimento, pela palavra, pela presença. Aceito a senhora essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos, bendezemos adoramos somente tu é o nosso

Deus e em ti confiamos. Tem coisas que nós simplesmente temos preguiça de fazer. A gente sempre deixa pra depois, sempre prefere descansar um pouco mais, acreditando que o tempo ele é nosso, eu faço o que quiser do jeito que quiser. Na hora que eu quiser. Mas existem momentos que as coisas não são desse jeito. Quando aquele telefone toca. Quando uma notícia chega, aí já não tem mais tempo, tempo de aproveitar tempo de se declarar. Tempos de se desculpar.

Tempo de dar o melhor tempo de fazer diferente e nós simplesmente nos tornamos reféns, porque tem coisas na vida que nós podemos mudar, outras simplesmente nós vamos ter que conviver e aceitar. E o amor ele não é uma escolha, o amor ele é um mandamento só que eu não adianta eu simplesmente mentalizar que eu quero amar, que eu não vou conseguir amar porque não depende de mim o amor. O amor, ele depende do senhor, o amor.

Ele depende da relação que nós temos com Deus, do entendimento que Deus nos dá contra as coisas, porque simplesmente querer amar quando você tem um coração egoísta, um coração ciumento ou você simplesmente não dá conta da própria vida? É praticamente impossível. Então quando Deus ele vai nos ensinando através da palavra, ele tenta que nós consigamos simplesmente valorizar O Presente, que é o bem mais

precioso que nós temos. O único tempo que nós podemos viver é O Presente. E nesse tempos já estão todas as coisas que nós amamos. Esse é o tempo que nós podemos viver no nosso propósito. Quando Deus, ele coloca um chamado ou um sentimento dentro do teu coração, é no tempo presente que você pode realizálo e às vezes a gente fica pensando que algumas coisas precisam acontecer para que você tenha condições de fazer outras coisas e isso não é a verdade

propriamente dita, então. Tudo o que nós possamos fazer, nós temos que fazer agora, não adianta a gente ficar proclastinando ou deixando as coisas para depois. Como se simplesmente as coisas pudessem se modificar, elas não podem. Se alguma coisa muda de lugar e ela se torna melhor, é porque o senhor está dentro daquela coisa. Se a gente vai lá em Tiago 4 versículo 13 a 15, a palavra do senhor, ela diz assim, ouçam, agora vocês que dizem hoje ou amanhã iremos para esta ou

aquela cidade. Passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro. Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã, que é a sua vida. Vocês são como a neblina que aparece por um pouco tempo e depois se dissipa. Essa passagem, ela continua aqui mais sábio seria dizer se Deus o quiser, se Deus o permitir, assim o faremos. Só que olha para você ver Como Ele É bem específico.

Como parece uma pessoa que está contando sobre os teus planos e a sua vida, e você lá atrás já fez planos do que você vai estudar, do que você vai fazer, de como você vai casar dos teus filhos e de tudo aquilo e Deus. Ele simplesmente diz, ouçam agora vocês que dizem então nós precisamos mudar essa mentalidade de querer criar planos. Hoje ou amanhã, iremos para esta ou aquela cidade. Passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro.

Olha que ele está relacionando ainda a parte financeira e normalmente se você pega esses cursos de coaching de de autoajuda, eles querem que você pense a longo prazo que você simplesmente crie uma meta e fique seguindo essa meta, como se dependesse apenas de você e de mais ninguém, como se o teu fracasso fosse uma escolha tua. Quem por acaso escolhe ser fracassado? Quem por um acaso escolhe ficar com depressão? Quem por acaso escolhe ficar

triste? Ninguém escolhe essas coisas bem, por que que nós sentimos e por que que isso acontece? É justamente porque quando Deus não está dos nossos do nosso lado, os nossos sentimentos, eles não são bons, os nossos pensamentos, eles não são bons os nossos sentimentos, eles não são bons e as nossas escolhas elas não são boas.

Então, como eu posso escolher? Continuar engajado se dentro de mim, ao vivo, perturbado, ansioso, triste, sozinho não tem como eu simplesmente ir lá e querer entregar alguma coisa.

Mas uma coisa é garantida que se eu coloco as minhas mãos nas mãos do senhor, se eu entrego os meus caminhos e faço o caminho do senhor, os meus caminhos, se eu esqueço os meus planos e faço os planos do senhor, os meus planos, pouco importa o lugar que eu esteja caminhando, porque a gente sabe que mesmo aquele povo que era escravo, que vagou pelo deserto, que era desobediente, o senhor o conduziu a todos a uma Terra prometida, fez milagre, fez prodígio e fez tudo o que era

necessário. Nessa Terra que emana leite e mel. Então, será que eu preciso saber para onde eu vou? Será que eu preciso preocupar com a minha própria vida, com as minhas próprias coisas? O senhor lhe fala assim, ó, coloque o Reino de Deus em primeiro lugar e todas as coisas serão acrescentadas, mas que coisa é essas que serão acrescentadas tudo aquilo que é básico, tudo aquilo que é necessário?

Só que tem coisas que acontecem na nossa vida que nós não podemos reparar, elas não vão simplesmente poder ser apagadas ou passar uma borracha, como a confiança de um amigo que você desfaz com. Mentira que ela é descoberta quando alguém simplesmente comete algum erro, faz alguma

coisa, sai do controle. Isso não dá, mas Deus, ele nos permite que através desses atos a nossa vida ela possa se modificar para melhor, porque talvez era arrogância que estava dentro do nosso coração que estava nos conduzindo a isso. Nós estávamos sendo sufocados pelas preocupações que nós mesmos criamos, porque cada vez que um ano passa. E nós não atingimos as metas que nós não terminamos, algo que nós

queríamos terminar. Aquilo acaba pressionando ainda mais, principalmente quando eu começo a comparar a minha vida com a vida de outras pessoas e a impressão que eu tenho que a vida de todo mundo está dando certo e a minha não. Nós já falamos sobre isso, quando Deus ele nos ensina ou quando Deus ele coloca um chamado dentro de nós, ele ensina para que nós possamos avaliar se tudo o que nós precisamos. Nós temos para começar e

terminar aquilo. Porque muitas vezes a gente só tem a vontade, não tem mais nada e acha que é obrigação de outras pessoas nos ajudar a carregar os nossos sonhos e a chegar aos nossos objetivos. Quando nós deveríamos simplesmente colocar nossa Esperança no senhor, você começa a entender aonde está o erro de todas as coisas.

É que ao invés de esperar do senhor, ao invés de começar na oração ao invés da gente começar fazendo as coisas do nosso jeito, do desculpa, do jeito que o senhor ensina, nós começamos a fazer as coisas do nosso jeito e o nosso jeito. Ele nunca dá certo o nosso jeito. Ele é sempre muito demorado. Ele tem um gasto emocional muito grande e sem. Nós vamos conseguir ficar

engajados até o fim. Imagina quantas coisas na sua vida você começou e não terminou ou quantas coisas na sua vida estão começadas e pararam simplesmente no meio porque você não teve mais vontade? Ou quantas coisas você terminou e hoje não significam mais nada? Então a gente nota que a gente gasta o tempo muito mal nas coisas que nós pensamos e aí vem a questão, qual o tempo seria melhor? Eu gastando? Será que seria estudando? Será que seria me capacitando? Será que seria me exercitando

todas essas coisas? Elas são invalidadas, se Deus não tiver com você, então antes de começar qualquer coisa, seja lá o que for, nós deveríamos estar mais preocupados em nos relacionar com Deus, a oração. A oração, ela é o começo de tudo, porque através da oração eu tenho calma, eu não fico perturbado com as coisas, eu tenho mais paciência. Eu entendo o valor de cada oportunidade. Eu sei que tudo isso que eu vivo hoje amanhã pode não estar lá.

Então eu aproveito ao máximo tudo aquilo que eu posso no dia de hoje e esse é o sentido da vida para que nós possamos valorizar tudo aquilo que é oportuno. Tudo aquilo que é oportuno, então, dentro da nossa vida, tudo começa através da oração. Quando eu oro, eu crio intimidade com Deus e através da da minha vida.

O senhor pode se manifestar através do amor e eu começo a valorizar a vida de outras pessoas e me importar com o sentimento de outras pessoas e a querer ajudar outras pessoas a encontrarem o caminho que eu encontrei através da palavra de Deus, através de Jesus Cristo, de tudo aquilo que ele nos ensina. Porque amar Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo e amar é justamente isso,

é dar o melhor de si ao outro. E quando nós fazemos isso, nós acabamos ajudando porque tem diversas pessoas que talvez elas nunca vão ter a oportunidade de ouvir o evangelho do senhor genuíno. Talvez elas se percam simplesmente na instituição igreja que muitas vezes é maldita, é mal vista, é julgada, é condenada. E não digo que isso seja por culpa de Deus, não, mas culpa das pessoas que ali administram aquilo.

Então, às vezes fica com aquela cara de humanidade, fica uma instituição arcaica, com cara de humanidade. Será que Deus é isso? Nós que sentimos Jesus dentro de nós, nós que sentimos o Espírito Santo, nós cremos nisso. É claro que não. Nós cremos que Jesus vive no meio de nós que o Espírito Santo nos dá poder, nos dá sabedoria, nos dá paz, calma, tranquilidade, coisas que ele nem imagina que sejam frutos do Espírito Santo.

E aí, quando nós estamos pleno, nós aprendemos a perdoar, porque nós percebemos o tamanho da graça que não é porque nós merecemos que o senhor nos perdoa, mas é pela sua enorme misericórdia e ele diz que é perdoando, que se é perdoado, então faz parte da nossa vida passar pelo processo de perdão, passar pelo processo, de reconhecer que todas as pessoas são falhas, que as coisas podem ter saído do controle, mas quando Jesus ele vem, advogado. A nossa causa ele coloca todas

as coisas no seu lugar. Mas isso é algo individual para cada pessoa. Eu vejo sempre o maior erro de achar que Jesus ele vai invadir a vida dos outros para fazer a sua vontade e não funciona assim. Por mais que as tuas intenções sejam boas em relação às outras pessoas, veja se você consegue praticar o Deus que está na tua vida, se o senhor ele fosse tão forte assim, você não estava pedindo para outra pessoa orar para você.

Então nota que talvez a sua vida perece mais de cuidado que a vida do outro, que você acha que é o problema que você acha que é pior que você e. Dura é quando a gente olha a vida e vê que pessoas que nós achamos que não merecemos, que não merecem, elas estão vivendo tudo aquilo que nós gostaríamos de viver. Mas será que Deus é injusto? Será que tem alguma coisa de errado? Ou será que nós precisamos quebrantar o nosso coração?

Para que nós possamos ser renovados através do sangue do senhor, mas aquilo que eu disse no começo de que se nós fazemos aquilo que agrada ao senhor, o senhor, ele cuida de nós. Isso é mais a verdade. Eu não preciso me preocupar com o meu futuro. Isso é garantido. Uma palavra lá em Salmos 37, versículo 3738. A palavra diz assim. Considere o íntegro, observe o justo, a futuro para o homem de paz, mas todos os rebeldes serão destruídos. Futuro para os indios, nunca

haverá. Então o senhor, ele deixa muito bem claro para que todos nós possamos saber que quando nós nos tornamos íntegros e justos, existe um futuro de paz para nós, e nós sabemos que paz significa que o senhor estará na nossa vida, porque esse é o sentimento da presença de Deus. É aquela paz que excede todo o entendimento.

Então, para nós haverá paz e é por isso que a gente sempre fala, olha se arrependam, se arrependam, leiam a palavra de Deus. Orem, ame, ajude, perdoe, busque ao senhor, transforme a sua vida, renove os teus pensamentos, sabe, para de insistir, para de querer viver o meu eu. Porque a gente sabe que nisso vai ter um futuro para você agora, e se você viver longe disso, se você negar o nome do senhor, se você simplesmente viver como se Deus não tivesse na sua vida ou viver como se o

senhor fosse algo de final de semana só. Ah, uma vez por semana eu vou lá na igreja, tá bom? Porque tem gente que nem isso faz e tamo junto. Eu vou perguntar uma coisa só e a sua resposta você vai se classificar em algum dos 2 lados. Então, pro íntegro tem paz e pro que é rebelde e para aquele que não coloca o senhor em primeiro lugar, qual qual que são as consequências? Diz que serão destruídos e que não haverá nenhum futuro para essas pessoas.

A tua vida hoje. O teu casamento, o teu trabalho, os teus sonhos, os teus planos, tudo, tudo aquilo que resume a você, como eles estão, você está em paz com tudo isso ou estão destruídos você sente que não dá mais certo, que não tem mais jeito? Aí você vai entender o lado que você está das coisas, não tem problema se você falar, olha está tudo destruído nossa pá, eu não aguento mais eu cheguei no meu limite, já não suporto mais já não vejo mais saída.

Sem problema nenhum. Eu já vivi isso também. E todos nós viveremos, porque a vida sem Deus é justamente isso.

E aí Deus está dizendo, olha, se você me obedecer, se você me colocar em primeiro lugar da sua vida, se você confiar em mim, se você me amar mais que qualquer outra pessoa, se você entregar a sua vida na minha mão, eu prometo para você que você vai ter um futuro, não só um futuro brilhante, mas vai ter paz para viver, para poder deitar na tua cama, para poder aproveitar as tuas coisas para poder viver o teu presente para não ficar

preocupado mais com todas essas coisas para não ficar deitando e não conseguindo dormir e ficar imaginando para não ficar culpando mais as pessoas para não ficar mais lembrando daquelas coisas da sua infância, de quanto foi difícil tudo aquilo. Porque quando Jesus vem, ele cura e quando ele cura, ele nos faz esquecer de tudo aquilo que não deu certo de tudo aquilo que não era dele. Não tem como algo que não é do senhor ser bom.

E não adianta você achar que foi por alguma coisa que você fez. Se vocês começam as coisas sem Deus, as coisas terminam sem Deus. Mas porquê? Porque quem garante os nossos planos é o senhor somente ele tem poder para isso. Somente o senhor pode garantir que tudo aquilo que ele planejou aconteça, mas ninguém, então. Não adianta a gente achar que, por nossa força ou por nosso esforço ou porque eu quero. Cara, não adianta, não adianta.

Infelizmente não adianta e depois vai ficar um conjunto de coisas que você pode se arrepender de ter dito ou de não ter dito de ter feito ou de não ter feito. A gente sabe que as coisas elas não esperam, então se você tiver que amar, ame agora porque é o amanhã. Ele pode ser tarde, perdoe agora e faça o que se tiver que fazer agora, comece a ler a bíblia. Agora, comece a viver a tua vida agora. Porque depois acontece alguma coisa, e você vai ficar lá pensando que deveria ter feito o

que deveria ter aproveitado. E é engraçado que na nossa cabeça, quando a gente fala em aproveitar a vida, parece que é pecar mais. É o carpe diem, não, eu vou arregaçar. Você, desculpe o termo, mas eu vou beber mais, eu vou fazer mais, eu vou ficar mais louco EEO nosso senso de diversão é justamente esse. Parece que quanto mais a gente se destrói, mais, mais divertido é, mais feliz fica. Isso. Você acha que é sentimento de Deus?

Você acha que Jesus estaria você vendo, ficando muito louco e isso daí o senhor me fala, olha, não se embriaguem com o vinho que leva à libertinagem, mas se deixe encher pelo Espírito Santo. Então as coisas do senhor são diferentes das nossas coisas e nós temos que reavaliar o nosso comportamento, tudo aquilo que a gente aprendeu legal. Nós tivemos muitos amigos que nós fizemos coisas exatamente desse jeito, mas isso não cabe mais na nossa vida.

Se você quiser continuar vivendo no meio da destruição, é só seguir o que você está fazendo. Segue o baile. Segue o baile. Aí chega um ponto que você não tem mais nada nem vontade de viver. Por mais que tenha tudo aquilo que é material, acabou Game Over. Isso eu não estou colocando um Ponto Final na sua vida. Eu estou dizendo, olha o dia que você quiser começar a viver, Deus tá de braços abertos. O dia que você começar a querer mudar de vida, Deus estava

sempre lá na tua porta. Quantas vezes você não recebe? O devocional recebe as coisas, mas escuta de vez em nunca, você está sonhando em mudanças, mas você mesmo não muda a coisa que cabe a você. Você mesmo não faz, sempre fica colocando a tua Esperança na mão de outras pessoas e esse amanhã ele nunca chega e o teu hoje, todos os dias ele é ceifado e aí e o tempo vai passando e o aniversário vai chegando e o cabelo vai ficando branco começa a cair.

Daquele aspecto de cansado, né? E aí o tempo ele não espera as tuas vontades, mas a verdade é uma só, que a nossa vida com Deus ela nunca vai poder ser comparada com a vida sem não tem comparação e não custa nada. Se você soubesse que a Felicidade tá a um passo de distância da tua obediência e que você não precisa mais ficar fazendo nem rituais, nem sacrifícios e nem nada, sabe, o poder tá todo na mão de Deus,

você. Não precisa mais fazer nenhum tipo de coisa pra receber a graça do senhor. Apenas entregar sua vida para ele orar e buscar e louvar e agradecer. E é isso. E é isso, tão simples assim. Que parece mentira, mas essa é a verdade que pode te salvar e pode te libertar.

Amém. Que Deus abençoe cada um de vocês que o senhor lhe possa tocar o seu coração, que possa te dar entendimento, possa te fazer valorizar O Presente e usar O Presente para praticar aquilo que o senhor ensina para perdoar, para amar, para valorizar, para agradecer, para se reconciliar, para ficar em paz, para parar de. Discutir para parar de brigar para parar de cobrar, para parar

de insistir. Para fazer o bem, para fazer o bem, porque para fazer o mal, o mundo já está cheio de pessoas. Amém. Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação cujo Deus é o senhor um bom dia.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android