O Senhor precisa ser o centro das nossas orações e intenções. - podcast episode cover

O Senhor precisa ser o centro das nossas orações e intenções.

Aug 31, 202322 min
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque. se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus.

Provérbios 30:8-9


Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Filipenses 4:6

Transcript

Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou para mim hoje, ela diz assim, o senhor precisa ser o centro das nossas orações e intenções. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdoa pai. Todos os nossos pecados, livra-nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de ti.

Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pelo alimento, pela palavra, pela presença aceita, senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos bem, dizemos, adoramos somente tu é o nosso Deus e em ti confia mozão. Normalmente quando você ora o que contém na tua oração, quais são suas palavras para Deus? Quais são as suas intenções?

Normalmente aquilo que nós desejamos nós costumamos pedir para Deus e isso às vezes envolve a vida de outras pessoas, bens isso quase sempre envolve coisas dessa vida. Dificilmente nós oramos por alguém que nos faz mal como Jesus nos ensinou e mais difícil ainda a gente orar pedindo salvação. Por algumas vezes nós temos a capacidade de orar agradecendo, principalmente quando nós recebemos as coisas que nós pedimos, mas dificilmente se agradecemos quando essas coisas não acontecem.

Então é como se Deus, ele merecesse um reforço positivo. Todas as vezes que ele faz o que eu quero e quando ele não faz, eu simplesmente. Não gosto mais assim tanto dele, mas Deus, ele não pode ser um instrumento de eu quero ou eu não quero. Ele precisa ser o centro, o centro de tudo aquilo que a gente pede, principalmente da

nossa salvação. Porque talvez você esteja nessa vida sem poder entender o que acontece, mas uma certeza, todos nós temos que um dia nós vamos morrer e é graças e a misericórdia de Deus que nós temos a Esperança de nesse dia Jesus estar nos esperando para sua segunda vinda, para que nós possamos ressuscitar junto com ele. Então, será que isso não é muito mais importante do que ter alguém de bens, recursos ou qualquer outro tipo de coisa?

Tem momentos que nós oramos pedindo a cura do nosso corpo. Mas quando o nosso corpo não tinha problema nenhum, nós vivíamos como se Deus, ele simplesmente não existisse. Essa é a diferença de Deus no centro da nossa relação, o nosso comportamento ele não muda baseado nas circunstâncias. Ele não é mais Deus quando eu preciso e menos Deus. Quando eu não preciso. E ontem eu citei.

Uma passagem de provérbios, e eu resolvi trazer ela hoje está lá, em provérbios 30, versículo 8 e 9, e a palavra ela diz assim. Não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre dá me somente o alimento que preciso para viver, porque se eu tiver mais do que o necessário, poderia dizer que não preciso de ti. E se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei teu nome, ó meu Deus.

Olha as coisas que nessa oração são pedidas, eu acho que dificilmente alguém horaria desse jeito. Jesus, ele deixou lá o pai nosso na bíblia para que nós pudéssemos aprender, mas essa oração ela também está na bíblia. Não me deixes mentir alguma vez. Você já se importou com a mentira? Existem mentiras bobas, existem mentiras que entre aspas são necessárias, mas mentira é mentira. Será que poderia existir alguma mentira boa?

Será que eu enganar alguém seria bom se alguém tivesse te enganando, você iria gostar quando falta a verdade em nós, falta Deus e se falta Deus, quem está em nós o mal, esse o mal nos manifesto através das nossas palavras, certamente que ele fala também através das nossas ações e olha o pedido. Não me deixes nem rico e nem pobre. Alguém já orou para Deus pedindo o necessário? Mas é sempre pedindo mais, é sempre a gente achando que o abençoado é aquele que tem, que não dá para se contar.

Mas essa pessoa, quando ela olhou, ela falou, olha, o meu centro é você, então não me dá nada nessa vida que eu não possa suportar. Não me dê muito, mas também não me dê muito pouco. Dê-me o necessário, o necessário. E na maior parte do tempo, nós temos exatamente isso, o necessário. Só que nós vivemos como se nada tivéssemos. É como se nada tivéssemos. Se você tem o que comer, se você tem o que vestir. Esteja satisfeito. Porque existem muitas, muitas, muitas pessoas que não têm isso.

Quando a gente consegue ver um vídeo lá da África que a gente olha aquelas crianças, aquelas crianças subnutridas, subnutridas, com os pés descalços, com a mesma roupa, praticamente todos os dias, que nem servem nelas porque herdou de alguém aquelas roupas. EE nós aqui podemos ainda escolher em qual parte sapato em qual ténis, qual cueca, qual meia, qual alimento, qual, isso, qual a que nós ainda temos escolhas. Nós podemos dizer ainda que não

gostamos de algo. Será que lá eles têm essa opção a essa roupa? Eu não gosto, eu quero outro, mas você não tem outro aí se alimenta, eu não gosto, é só arroz, não arroz, eu não quero mas só tem arroz. Será que num momento de fome ou de necessidade você ficaria tanto nessa indecisão? E quantas vezes nós não vivemos na? Na indecisão das escolhas, sem saber o que é bom, sem saber o que é ruim, sem saber o que é

necessário, que não é? Quantas vezes nós não reconhecemos que temos muito mais do que precisamos? Porque se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. Não é isso que acontece toda vez que a bênção chega. Larga Deus no meio do caminho. Já recebeu o que queria no momento da doença, era joelho, era dobrado, era isso, era a leitura. Era jejum, era acordar de madrugada, era tudo, recebeu a benção x ponto. É marvada. Recebeu o emprego? Começou.

Encontrou alguém, então OA maneira que eu vejo que o diabo ele mais ataca a igreja. Essa é o clássico, são as pessoas que começam ir na igreja, frequentam grupos de jovens, não por causa de Deus. Ele não é o centro, o centro é. Encontrar alguém, encontrar alguém. O varão a varou aí, aí sim, esse é bom. E aí ele está lá, recebendo uma palavra, recebendo as coisas, a vida sendo transformada, até que ele encontra o cervinho lá

dentro. E eu sei que aquela pessoa, um cervinho do mal, porque se fosse de Deus, eles iriam permanecer na casa de Deus, mas simplesmente a caminhada ela acaba e aí começa todos os problemas, todos os problemas, poderei dizer que não preciso de ti. É muito fácil você entender a razão das coisas. É muito fácil se você olhar um ladrão, ele se mantém perto até que ele roube tudo aquilo que ele quer. Depois ele vai embora. O interesseiro? Ele fica até ele ter o alvo do interesse.

Normalmente, o que ele fala é o que ele está interessado. A boca fala do que o coração está cheio. E ontem nós falamos sobre os próprios interesses e como isso era ruim. Como isso era ruim? Como isso não colaborava para nossa espiritualidade e hoje nós estamos aqui de novo. Vendo a mesma coisa, corroendo por dentro. Colocando pessoas no lugar de Deus. E se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome.

Olha aqui nos extremos, tanto na Riqueza quanto na pobreza, entre aspas, parece que o pecado ele pode nos libertar e não o senhor. Então são as 2 situações onde as pessoas elas querem simplesmente fazer que que a força delas prevaleça. Então, se eu preciso, se eu tô na dificuldade ao invés de orar para Deus e entender por que que eu entrei naquela dificuldade, não, eu vou tentar solucionar por mim mesmo que eu já cheguei aqui sem Deus eu vou resolver sem Deus. Esse é o ponto.

Todas as vezes que Deus não estiver presente, vai dar errado. E talvez você esteja olhando aí a sua coleção de erros. Quantas coisas na sua vida não fugiram simplesmente do controle? Coisas que tinham tudo para dar certo. Só faltou Deus. Não mentir? Não deixar nem rico nem pobre, agradeceu. Necessário lembrar de Deus em todas as ocasiões. Não querer resolver os problemas sozinho na dificuldade. E aí a gente continua lendo a palavra lá.

Infeliz Felipe, esses 4 versículo 6, a palavra, ela diz assim. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas e com ações de graças, apresentem seus pedidos para Deus.

Eu Acredito que a ansiedade habita a alma de muitas pessoas e elas convivem com isso, mas elas não entendem a razão e é péssimo, é péssimo a gente se sentir ansioso, parecer que alguma coisa vai acontecer, mas a gente não sabe o que é como se um pai dissesse, olha, filho, eu vou trazer um presente pra você. No final da tarde. Ou como se nós tivéssemos dentro de um carro viajando e aquela criancinha no banco de trás perguntando, já chegou, já chegou, já chegou, isso é

ansiedade. E a gente esperar algo, mas não tem nada para acontecer. E Deus, ele está falando. Não andem ansiosos por coisa alguma. Mas em tudo. Pela oração? Olha como ele linkou 2 coisas, a ansiedade e oração. Se você pensa em algo, se você sente algo que está desagradando, que não está alinhado, tá Deus tá dizendo, ore, converse comigo, fale comigo. Peça, suplique. Me agradeça e me faça os seus pedidos. Só que aí vem a questão, o que

que nós vamos pedir? O que que está corrompendo o teu coração? Na oração de cima, Deus ensinou, devemos pedir coisas que colaborem para a nossa vida espiritual ao invés de viver pedindo vida nessa vida, Tesouro nessa vida e coisas dessa vida. E só isso, eu não tô dizendo que às vezes você tem uma necessidade ou pode sonhar em algo, você pode, eu não quero roubar os teus sonhos, mas a partir do momento que os teus sonhos são só isso. Eles perdem o valor, eles não têm legitimidade.

Sabe por quê? Porque uma pessoa sem Deus, que é exatamente as mesmas coisas, e isso só acontece primeiro porque ela não conhece o senhor. Segundo, porque se ele não é o centro da nossa vida, das nossas orações e das nossas intenções, fica difícil. Eu queria uma vida diferente. Eu simplesmente posso olhar a vida dos outros e invejar, querer o que os outros têm e imaginar o que os outros são. A vida num Instagram de repente parece perfeito.

Agora, será que se ela fosse tão perfeita assim, as pessoas precisariam mentir entre aspas, passando um filtro nas fotos, editando, achando um ângulo? Tirando 1000 fotos e 1000 coisas? Eu gravo áudio e eu vou falando tem palavra que sai certo. Tem palavra que sai sem concordância. Tem palavra que sai de um jeito, tem palavra que eu enrosco, tem vez que eu gaguejo. Não faço a menor questão. Você sabe por quê? Porque o importante não é o que eu falo, mas o conteúdo da

mensagem. O conteúdo da mensagem eu não estou aqui competindo com outras pessoas que de repente, fizeram cursos de oratória ou se der errado, elas param e gravam de novo. Você acha que o Espírito Santo ele é esperar eu voltar para fazer certo? Errado. Você acha que Deus IA permitir que eu aparecesse mais que ele? Deus escolhe aqueles que não são para confundir os que são, escolhe as coisas fracas e desprezíveis para aniquilar as mais Fortes. Tudo para honra e Glória do seu nome.

Adeus. O importante é a nossa intenção, é o conteúdo da mensagem, é aquele que motiva a nossa vida. É por aquele que nós levantamos. É aquele que nos permite ser melhores que nós. Buscamos algo novo, algo além de nós, algo que está além da nossa vida, algo que nos capacita a ser pessoas melhores. Pedir para não mentir, mentir para que nós não tenhamos coisas que podem desviar do nosso caminho para que o nosso coração não seja orgulhoso nem vaidoso.

Nós vamos passar por um longo processo durante a nossa conversão de desconstrução, porque nós acreditamos por muito tempo nas coisas erradas. Você sabe o que é o mais triste disso tudo? E também é um motivo de grande benção que a maioria das pessoas, elas não vão passar por esse processo. A maioria das pessoas, elas não vão despertar, elas não vão entregar sua vida a Cristo.

Elas não vão, não vão tomar sua Cruz, elas vão querer ainda continuar colocando a culpa em outras pessoas, continuar ligada a uma dependência emocional. Há uma ostentação dos bens desse mundo. Elas vão continuar convivendo com a ansiedade porque elas não sabem que a ansiedade é o sinal que está faltando. Oração, assim como a fome. Quando a gente sente, a gente sabe que tá faltando alimento

assim. Quando nós sentimos sede, sabe que precisamos beber água e daquele instante em diante eu já não sinto mais aquela necessidade. A ansiedade ela aponta justamente isso, que eu estou precisando conversar com Deus que eu estou precisando agradecer ao senhor que eu estou precisando mostrar para ele os meus pedidos. Mas os nossos pedidos tem que estar além de somente coisas dessa vida. Você acha que Deus não quer te curar? Você acha que Deus não quer que você prospere?

Você acha que Deus não te ama e não quer o melhor para você? Você acha que você precisa ficar falando para Deus o tempo inteiro? Mas se vocês também só sabe falar isso. É muito interesse, não é muito, é muito eu. Muito eu, Deus, ele vai cuidar de você, isso é fato. Mas você também precisa permitir que o Espírito Santo ele esteja dentro de você, porque são as

nossas intenções. Que prejudicam tudo aquilo que nós fazemos, porque se as nossas intenções elas forem, mas as nossas orações, elas não são aceitas. Então eu não preciso ficar desejando algo. Fé, não é? A vontade ou o tamanho não é o grito, é uma oração feita com fé. Não é uma oração. Berrada. Às vezes eu posso ter fé e orar com lágrimas, mas eu acreditar,

fé a capacidade de você. Ver algo que não existe, sentir algo que não existe, mas você sabe porque tenho a certeza que como é o Espírito Santo que está ali afirmando aquilo para você, você crê. A nossa fé ela aumenta através da palavra de Deus e nós devemos consumir a palavra de Deus todos os dias. Isso é demonstrar para o senhor que ele é o centro, ele é o centro. Quando você acorda e abre os seus olhos, qual é o primeiro pensamento que vem? É Jesus.

A primeira coisa que você chama quando você abre os olhos é a proteção de Deus. Quando você tem a oportunidade de comer, você agradece ao senhor pelo prato. Você agradece ao senhor pelo um copo de água. Quando você consegue no banheiro, lavar as mãos, tomar um banho, vestir uma roupa. Mas isso é muito básico, né? É muito básico. Talvez perca o valor justamente por isso, mas em 1 dia que você não consegue no banheiro um dia que você não consegue dormir, como fica a tua vida depois?

A gente só percebe o valor das coisas quando elas faltam na nossa vida. Lembra sempre o senhor, ele não é? Com a roupa que a gente tira e coloca num canto e depois de um tempo a gente veste nós. Somos o templo do Espírito Santo e esse templo, ele tem que estar aberto 24 horas. Esse tempo ele tem que ser alimentado com a palavra 24 horas. Nós não simplesmente tiramos uma roupa de crente e vestimos elas simplesmente no final de semana foi o terninho.

Arruma o negocinho, né? Ponho a camiseta do acampamento e vai pra igreja, fica 12 horas lá e volta. Depois da sua vida, não tem diferença com a vida de outras

pessoas. A nossa vida é a diferença, porque se é Cristo que está conosco, é Cristo que vive em nós, é ele que dita o nosso comportamento, é ele através do Espírito Santo, que impele a nossa vida a ser melhor, a ter um comportamento de não mentir, de pensar nas outras pessoas, de amar, de perdoar e de fazer tudo diferente do que nós já fizemos um dia. Você entende por que que as coisas elas começam dar errado? Porque todas as vezes.

Que o centro da tua vida não for Deus for uma pessoa, for o teu trabalho, for um sonho ou seja lá o que for, todas as vezes que você gastar mais tempo nessas coisas e tempo nenhum em Deus. Não vai dar certo. Você pode até atingir o objetivo, mas ele não vai ter a satisfação que você imagina. É como se você comprasse aquele doce que você olha na padaria.

Ele parece lindo, lindo, lindo, lindo, mas quando você come, ele não tem o gosto tão bom quanto bonito ele é. E é assim que o mal ele vem nos seduzindo. Dando coisas que parecem melhores nos nossos pensamentos, mas depois que a gente prova, a gente percebe que não valia a pena trair a confiança de Deus por essas coisas.

Amém. Que Deus ele seja o centro da sua vida, que o senhor, ele possa nos perdoar todas as vezes que nós o esquecemos todas as vezes que nós, o traímos, todas as vezes que nós nos permitimos ter dúvidas e ser enganados por nós mesmos, que Jesus, ele tenha misericórdia de nós, que o amor de Deus ele inunde o nosso coração. Que a presença do Espírito Santo ele possa curar todas as nossas feridas, todos os nossos traumas, todas as nossas mágoas e que Deus ele nos ajude a perdoar.

Perdoar e seguir em frente e que o amor seja o nosso guia. E a Cruz a Cruz do senhor, seja a nossa salvação. Amém. Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação cujo Deus é o senhor um bom dia.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android