Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou pra mim hoje? Ela diz assim, o batismo é a marca da Nova Aliança com Deus, o sinal de que nos arrependemos de coração. Senhor tem de misericórdia de nós. Perdoa, pai, todos os nossos pecados. Livra nos de todo mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de ti. Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pelo alimento, pela palavra, pela presença. Aceita, senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos bem, dizemos,
adoramos. Somente tu é o nosso Deus em ti. Confiamos quando nós começamos a ler o novo testamento. Logo no terceiro capítulo nós encontramos uma figura central, alguém que veio para cumprir as profecias do senhor que foram feitas no livro de Isaías, alguém que começaria anunciando uma mensagem, uma mensagem de arrependimento, e quando nós nos arrependemos, nós reconhecemos o que o mal vive dentro de nós. E também abrimos espaço para uma nova vida, o batismo.
Ele tem um símbolo todo especial ao senhor, porque sempre que as pessoas obedeciam a Deus, eles faziam uma Nova Aliança com ele. E assim foi por diversas vezes, em diversos momentos da bíblia. Mas João Batista, ele tinha um chamado, um chamado que trazia as pessoas a ouvir a mensagem de Deus e a refletir. Sobre aquilo que elas tinham vivido, se aquilo que elas faziam era da forma correta ou não. Eram pessoas do povo, eram os fariseus e eram outras pessoas.
Só que existiam pessoas que achavam que não precisavam se arrepender porque tinha uma vida melhor entre aspas do que outras pessoas. E assim, a gente acha que porque tem um começo de religiosidade, acha que somos melhores do que aqueles que não tem nenhuma. E na verdade, sem Deus, ninguém é nada, nada não passa de ilusão e enganação da nossa própria cabeça. Se a gente vai lá e Mateus 3, versículo um, II, 8, 10 e 11, palavra do senhor.
Ela diz assim, arrependam se dos seus pecados, porque o Reino de Deus está perto. Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados. O baixado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo. Eu os batizo com água para mostrar que vocês se arrependem dos seus pecados, mas aquele que virá depois de mim os batizará com o espírito e com fogo. Ele é mais importante do que eu. E eu não mereço a honra de
carregar as sandálias deles. Então Mateus está fazendo um relato aqui sobre a história de João Batista. Ele era a voz que clamava no deserto, que criava um caminho pra que o senhor ele pudesse vir, pra que o povo pudesse reconhecer e receber também o Espírito Santo e entender a mensagem de Jesus Cristo, arrependam se dos seus pecados, porque o Reino de do céu está perto. Reconheçam que existe uma desobediência Deus.
Reconheçam que existe um Deus, porque aquele que não se considera pecador também não considera que precisa de um Salvador. Ele não acha que ele tem um problema e nem que precisa de uma solução. Ele não consegue reconhecer que existe a luz porque só aceita a escuridão. E o arrependimento é, eu abro os meus olhos e ainda assim eu não consigo ver. Tem alguma coisa de errada, porque eu achei que a visão ela estava em mim e o arrependimento é justamente isso.
Eu consegui sentir que existe uma eternidade, que existe um Reino e que se eu não viver da forma correta, eu não vou chegar nesse lugar. Se você não fizer nada, o inferno já tá garantido. Esse vem de fábrica. Você não precisa se arrepender, você não precisa orar, você não precisa buscar o senhor não precisa se alimentar da palavra, você não precisa fazer nada, só vive a tua vida buscando os teus interesses. Já tem um lugarzinho todo
especial no inferno para você? Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados. O pecado não é só ter consciência. Ah, eu sou pecador, ok? E continuo fazendo as mesmas coisas, cometendo os mesmos erros. Tendo os mesmos sentimentos, o que demonstra que Deus não está perto de mim. Os meus sentimentos. Se os meus sentimentos são bons, Deus está perto. É a presença do Espírito Santo. Os meus pensamentos também serão bons e os meus comportamentos também.
Agora, se Deus está longe de mim, eu não vou sentir nada bom, eu não vou falar nada bom e não vai acontecer nada de bom na minha vida anão ser momentos. Um momento eu ganho, no outro eu perco e é eternamente. Isso é um quase a vida inteira. Então eu preciso mostrar que o arrependimento ele chegou no meu coração, porém ele saiu de dentro dele para que uma nova vida pudesse acontecer junto do senhor. O Machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz?
Se uma árvore ela é cortada, ela deixa de crescer, ela deixa de viver, ela deixa de dar frutos, ela deixa de tudo. E a nossa vida parece que é isso, um conjunto de coisas deixado no passado. Se você tem uma sensação que no passado as coisas, elas eram melhores, é sinal que você é uma árvore cortada, uma árvore que foi derrubada e uma árvore que foi caída porque apesar do senhor lhe podar. Os nossos galhos, nós continuamos ligados a ele, a
nossa raiz, ela não foi cortada. E se a gente olha no antigo testamento e começa a olhar o novo também, as pessoas começam a fazer associações sobre. Será que no antigo testamento já tinha alguma forma de batismo? Será que os Deus usou também desse mesmo tipo de mecanismo da água sendo usada como instrumento de purificação? Porque a água, ela simboliza
isso, a purificação as pessoas. Quando elas eram batizadas por João Batista, após elas terem se arrependido, elas eram emergidas dentro de uma água e depois elas levantavam como esse simbolismo de nascer, de morrer e Renascer. Se a gente pensa lá no antigo testamento, o que que aconteceu? Qual foi a primeira coisa que aconteceu logo no Gênesis, quando a gente começa a ler? A gente vê o dilúvio e o dilúvio.
Ele foi uma forma de batismo, aonde Deus separou os justos do impios, e quantos justos sobraram, sobraram apenas a família de Noé. E logo depois desse dilúvio, o que que aconteceu? Uma Aliança com Deus foi a primeira Aliança que Deus fez. E que Aliança foi essa? O Arco-Íris. Então, quando a gente olha o Arco-Íris hoje. É a Aliança que Deus fez com o Noé, que ele não iria mais destruir todo o povo antigamente. Qual foi outra Aliança que Deus
fez com Abraão? Então o Abraão ele também obedeceu a Deus. E qual foi a primeira coisa que Abraão obedeceu a Deus? Quando Deus pediu pra Abraão sair da casa dos seus pais e também teve uma travessia de água, ele teve que atravessar o Rio. É o frates pra chegar na onde na Terra prometido.
Chegando nesse lugar, ele começou a crer nas promessas de Deus, a conversar com o senhor, a ver que as coisas que Deus prometiam eram reais, porque ele viu o seu filho Isaac nascendo e também foi obediente quando Deus pediu, olha, sacrifica o teu filho. Ele foi para fazer isso, mas o senhor o impediu através de um anjo. E Deus fez uma Nova Aliança, que foi a Aliança da circuncisão.
Se a gente continua olhando mais um pouquinho, quem também atravessou um outro mar após sair da escravidão do Egito? Moisés e todo aquele povo. Se a gente ver, eles foram batizado e a palavra fala através da nuvem e do mar. E também lá eles tinham rituais. Depois, em levíticos, a gente vê que eram rituais de purificação antes deles entrarem na tenda sagrada. E Deus fez uma Nova Aliança com o povo, deixando a lei e os sacrifícios. Às vezes parece que eu tô forçando uma analogia, mas isso
não é assim. Se a gente vê essa questão do Mar Vermelho, ela é descrita por quem dessas mesma forma? Por Paulo. Se a gente vê essa questão do dilúvio, quem que citou isso? Também? Pedro. Então, quando a gente começa ler mais a bíblia, prestar mais atenção no que eles estão falando, no que eles estão pensando, a gente começa a linkar as coisas que não foi algo inventado naquele momento. É uma coisa que já fazia parte da natureza de Deus e da forma
que ele pensava. E depois veio o batismo do quê? De arrependimento. E uma Nova Aliança foi feita também através do filho todo, aquele que crê em Jesus Cristo, não perecerá. Mas passará da morte para a vida. Então nós morremos para o pecado e renascemos para Jesus. E esse é o símbolo da Nova Aliança que nós fizemos com Deus.
Então, cada vez que uma Nova Aliança era feita, a Aliança anterior ou era incorporada ou era extinta, e no caso de Jesus, todas as outras, as alianças se resumiram a única que ele fez. Tanto que todos os mandamentos se resumiram a um só. Amará o senhor, o teu Deus de todo o coração, de toda sua mente e de todas suas forças. Só que se nós continuamos também pensando mais um pouco, mais pessoas também atravessaram o Rio. E não foi só Moisés que fez o
mar abrir. Quando Josué, ele atravessa o Rio Jordão com a arca da Aliança também o Rio se abre e o povo passa por aquele lugar. Então esse foi um batismo de alguma forma, da entrada na promessa. Na promessa de Deus na Terra prometida, se a gente olha outro, Elias e Eliseu também eram 2 profetas do senhor. E eles, ele bate na no Rio. E o que que acontece? Esse Rio ele se abre. E que Rio é esse? É o Rio Jordão, o mesmo Rio que Josué atravessou.
O mesmo Rio que Elias abriu. É o mesmo Rio aonde? Quanto nome de gente hoje, Hein? Misericórdia. Que João Batista, ele batizava as pessoas, era no Rio Jordão também. E esse batismo de Eliseu foi o que? O que que ele simbolizava, o início de um Ministério, o poder de Deus sendo demonstrado, porque aí nós começamos a ver Milagres e teve um último batismo de quem? De Jonas. Pela desobediência de Jonas. Ele foi jogado no mar. E esse batismo simboliza o quê? A morte e a ressurreição.
Tanto que Jesus cita essa passagem de Jonas como se fosse a única que eles iriam ter, a única coisa que eles iriam ver, o único sinal que eles iriam receber. Seriam exatamente esse o que mais parecia um absurdo. Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo. Então eu já vou viver apartado de Deus, já vou viver sem o crescimento espiritual, eu já
vou estar morto por esse mundo. E o meu comportamento vai ser sempre buscar o prazer através de droga, através de bebida, através de coisas desse mundo que façam eu gastar tempo para não perceber a dor. As pessoas, elas podem trocar de relacionamento, mas se elas não trocam de comportamento, é sinal que não mudou a satisfação das coisas que elas tinham.
E a satisfação, nós sabemos que é graça de Deus e só existe na presença do Espírito Santo. E João Batista continuava dizendo, eu os batizo com água para mostrar que vocês se arrependeram dos seus pecados. Então para que que serve o batismo? Para eu demonstrar que eu me arrependi dos meus pecados. Mas como eu posso me arrepender sem conhecer o Espírito Santo? Se é o Espírito Santo? Quem faz com que nós nos arrependemos dos nossos pecados?
Por isso que eu aconselho, antes da pressa de ser batizado sem ter se arrependido, porque nós encontramos diversas pessoas que dizem, olha, eu estou desviado do caminho. Eu tenho uma vida assim dentro da igreja. Eu sou batizado. Se a gente pega a igreja Batista, vende palavra de batismo. Eles focam muito. Então assim, cada religião foca em alguma coisa da palavra, crendo que aquilo é a coisa mais
importante que tem. E na palavra de Deus, tudo é importante, mas o mais importante que tudo é Jesus Cristo. Então, quando eu senti que eu me converti, quando eu senti que eu já li a bíblia, que eu entendo a palavra de Deus, que eu conheço o Espírito Santo, que a minha vida, ela mudou. Que eu entrei, assim como Jonas, dentro daquela água, e fiquei um tempo dentro daquele peixe pra hora que eu sair, eu começar a obedecer a Deus.
Porque quando nós entramos no batismo, nós somos desobedientes, nós somos pecadores. Mas quando nós saímos dele, nós somos lavados pelo sangue de Jesus e pelo sacrifício que ele fez. E olha como ele fala de Jesus, mas aquele que virá depois de mim os batizará com o Espírito Santo. E fogo ele é mais importante do que eu. E eu não mereço a honra de carregar as sandálias dele.
Olha como ele tirou toda a autoridade dele, porque as pessoas reconheciam ele como uma autoridade, como um profeta. E nós temos sempre que fazer isso, nos colocarmos no nosso lugar. E qual é o nosso lugar? Nós somos servos. Servo serve para obedecer, servo serve para servir. Não é para ficar questionando, não é para querer ser maior, não é para querer centrar no trono de Deus, não é para querer roubar a Glória de Deus, não é
para colocar nada. Nós nos servimos para isso, nós nos arrependemos e por isso nós servimos a Deus, porque nós não queremos ser jogados fora no fogo e nós reconhecemos que o senhor ele salvou a nossa vida. Então o batismo de Jesus é diferente do batismo de João. Aonde? Jesus, ele vai batizar através de quem? Do Espírito Santo e do fogo. E o fogo ele prova o valor de todas as coisas. O fogo ele demonstra o que exatamente cada um é ou deixa de ser.
Então Jesus é mais importante do que qualquer coisa que nós podemos receber se a gente continua lendo essa passagem. Lá em Mateus 3, versículo 13 a 16, a palavra do senhor. Ela diz assim, naqueles dias, Jesus foi da Galileia até o Rio Jordão, a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê lo a mudar de ideia, dizendo assim, eu é que preciso ser batizado por você. E você está querendo que eu os batize?
Mas Jesus respondeu, deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou, logo que foi batizado, Jesus saiu da água, o céu se abriu e Jesus viu o espírito de Deus descendo como uma pomba e pousando sobre ele. Então nós continuamos vendo o relato sobre o batismo de Jesus agora. Então as pessoas, elas buscavam o João pra serem batizadas. E olha quem foi atrás de João, Jesus. E olha o que ele fala, Jesus foi da Galileia.
Até onde? Até o Rio Jordão. Eu tenho certeza que a partir de agora, sempre que vocês ouvirem sobre o Rio Jordão, vocês vão entender a importância desse Rio, porque é o lugar que diversas pessoas que serviram a Deus passaram, se entregaram, entraram. Da primeira vez o senhor abriu o mar e eles passaram por dentro desse Rio. Outra, o mar não estava aberto, mas eles entraram dentro dele e saíram.
Simboliza também o caminhar sobre as águas, como Jesus fez, como o Pedro disse, olha, senhor, se é você mesmo, eu posso ir com você. E ele começou a caminhar sobre as águas, assim como Jesus fazia, até o momento que ele começou a duvidar, se desesperar, e nesse instante ele começou a afundar. E Jesus, estendendo a mão, segura Pedro, a bíblia é repleta de coisas desse sentido, e quanto mais nós vamos lendo, mais nós vamos entendendo mais as coisas, elas vão fazendo sentido.
Então, Jesus, ele sabia que ele precisava ser batizado. Mas aí você pode estar se perguntando, mas Jesus não tinha pecado, por que que ele IA fazer um batismo de arrependimento? Essa é uma boa pergunta. E ela vai ser respondida daqui, um palquinho. E olha que interessante como João Batista, assim como Pedro, tentam interferir na vontade de Deus. Mas João tentou convencê lo a mudar de ideia, dizendo assim, eu é que preciso ser batizado por você. E você está querendo que eu
batize? Nós queremos dizer para Deus o que ele deve fazer, como ele deve fazer. E verbalizamos isso as nossas preocupações. Se Deus está dizendo sim, é sim o porquê. Não faço ideia, porque essa é a vontade dele. Então Jesus recebeu dentro do seu coração algo que Deus dizia, olha, João, está batizando as pessoas por arrependimento e eu preciso que você vá lá se batizar também. Jesus não ficou perguntando, Ah, mas eu sou maior do que João?
Não, eu sou seu filho, eu tenho que passar por esse processinho ridículo. Ele não tentou ter um benefício. O prazer de Jesus era servir ao senhor, mas Jesus respondeu, deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. Então, o batismo de Jesus era o batismo do que de arrependimento, não era um
batismo de obediência. Quando eu falo para vocês, se batizarem a Posse, arrependerem a Posse e converterem o batismo do que é um batismo de obediência, o mesmo batismo que Jesus fez. Porque a coisa mais fácil que tem é a gente entrar dentro de um Rio e falar, está batizado em nome do pai do filho do Espírito Santo. Você aceita Jesus como seu Salvador, como seu senhor, e eu te batizo em nome do pai do filho do Espírito Santo. Vai ter vários, entre aspas, batismo, o da água e o do
espírito. E o do espírito eu falei esses dias, aconteceu na onde? Em pentecost. Foi nesse batismo que Pedro se converteu na presença do Espírito Santo e João concordou. Jesus teve que convencer João a fazer o que ele já fazia. Porque chegou a vez de Jesus, João não queria fazer. É a mesma coisa.
Eu prego a mensagem para as pessoas e chega alguém pedindo para pregar e eu olho essa pessoa e acho que essa pessoa é maior do que eu. E eu falo, olha, você é maior do que eu não vou pregar, eu não vou. Eu vou deixar de fazer o que é o meu papel e o meu propósito justo para você não vai ter. Nós temos que entregar amor a todas as pessoas. Não ficar dizendo você merece, você não merece, você é você não é, porque quem vai cortar e vai lançar fora é o senhor e não somos nós.
Então, o batismo, ele não é um instrumento mágico, mas é uma simbologia de uma Nova Aliança. Logo que foi batizado, Jesus saiu da água, o céu se abriu. Quando nós fazemos a vontade de Deus, o céu se abre, as bênçãos são derramadas, os sentimentos são derramados. A satisfação ela existe dentro do nosso coração. Nós sentimos uma Alegria que não somos capazes de descrever. Viu o espírito de Deus e Jesus viu o espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre
ele. Então isso ficou materializado e uma voz saiu do céu e uma voz confirmou que tudo aquilo que estava acontecendo era da vontade de Deus. E isso é muito bom quando nós cumprimos a vontade de Deus sem questionamento, sem saber a razão e sem saber porque isso é muito bom. E é interessante como eu sempre digo para vocês que pelo fato de eu escrever há muito tempo. Tudo aquilo que eu pensava ficou registrado em muitas e muitas,
em muitas poesias. E revendo essas poesias mais antigas, depois de eu ter me convertido, porque eu tenho um primeiro livro que fala até o ponto que eu me converti, mas eu não converti não, que eu comecei a conhecer o senhor, né? Porque a conversão ela leva um tempo muito maior.
Mas tenho poesias também, que eu comecei a escrever quando eu comecei a me converter, quando eu comecei a ficar na presença de Deus. E hoje eu volto lendo coisas de 2011, um ano, e vejo que, apesar de não estarem com as mesmas palavras que estão na bíblia, elas têm os mesmos pensamentos e da mesma forma. E eu vou começar a fazer uma coisa, vocês vão às vezes receber no final do devocional uma música que ela é baseada nessas poesias ou nesses textos
antigos? Então, de acordo com o tamanho da poesia, porque texto às vezes é grande, não tem jeito de fazer uma música, senão é virar um faroeste caboclo. Então eu vou usar os estilos musicais que mais se adaptam, usar as letras não pra tentar ser uma música que se toca dentro de uma igreja, mas algo pra se pensar, algo pra se refletir, algo nesse sentido que apesar de não ser. Uma música que está exatamente da forma que Deus gostaria de
fazer. Eu não estou fazendo uma música de adoração, eu estou pegando uma poesia e transformando em uma canção ou um texto em alguma coisa que você possa ler. E vai ter no Spotify, 11 página de artista minha, onde personas elas vão cantar as músicas, assim como algumas músicas eu mesmo canto. Só que para se fazer uma música é um processo que demora demais. Não é algo tão simples, é repetitivo até que você consiga chegar numa perfeição.
Então dessa forma eu consigo entregar mais conteúdo pra vocês. Continuo fazendo devocional e no final coloco uma música que tem a ver ainda com o tema e eu acho que assim vai enriquecendo e ajudando outras pessoas que gostam de música e podem. Ouvi las e de repente chegar também ao nosso devocional e ao nosso senhor. Eu acho que. O nosso legado nessa vida, ela
não pode passar em branco. Então nós temos que criar diversos caminhos que apesar de ser ligados a nossa vida, saibam que essa vida está ligado a Cristo. Então nós aprendemos hoje muito sobre o batismo e vimos que o senhor, ele sempre fez alianças com o seu povo. Então, quando nós nos batizamos, nós estamos fazendo uma Aliança com o senhor, uma Aliança que nós vamos obedecê lo.
Que nós aceitamos o seu perdão, que nós vamos mudar o nosso caráter, que nós vamos orar, que nós vamos servir ao senhor. Não se preocupe em se batizar, se preocupe em se converter, se preocupe em obedecer ao senhor. O senhor, ele fala que ele prefere a obediência, que os sacrifícios. E às vezes a gente quer viver uma vida só de sacrifícios, só abrindo mão de algumas coisas por determinado tempo. E depois que consegue, volta naquela velha vida.
Nós devemos mostrar que nós estamos ligados ao senhor, que o nosso batismo, sim, nós entramos, pecadores, mas saímos totalmente diferentes, que nós reconhecemos o valor do senhor, do seu amor, do seu espírito e da presença do Espírito Santo. Que a nossa vida, ela possa ser um reflexo de tudo isso, de tudo isso. O senhor, ele não pode ficar num canto qualquer. O senhor, ele não pode.
Só aquele que nos faz chegar até A Terra Prometida e depois lá nós idolatramos outras pessoas ou outras coisas e o esquecemos. O senhor tem que ser a razão da nossa vida, aquilo que nos motiva, aquilo que nós buscamos todos os dias. Leia a palavra de Deus, leia a palavra de Deus. A sua vida depende disso. Depende mais do que você tenha dinheiro, porque se você tiver dinheiro e não tiver Deus, você
nunca vai ter satisfação. Você nunca vai ter a vida verdadeira, você nunca vai saber o que é bondade, o que é realmente sentir o amor dentro do coração, sem depender das pessoas e sem depender de nada. Então nós devemos demonstrar arrependimento. Tudo começa no arrependimento. Eu tenho que ler a bíblia procurando o meu pecado, permitindo que o espirito Santo me convença de tudo aquilo que eu faço de errado. Eu tenho que parar e pensar,
falar poxa. Agora que eu tô conhecendo ao senhor, será que eu vou continuar sendo a mesma pessoa que eu sempre fui, fazendo os mesmos comentários que eu sempre fiz, julgando e condenando os outros da mesma maneira? Porque cada vez que eu condeno alguém que vive na escuridão, é como se eu esquecesse que eu também vivi nesse lugar. Todos nós começamos nela. Não existe ninguém que é justo, não existe uma só pessoa que faça o certo sem Deus nessa
vida. Amém. Que Deus abençoe cada um de vocês. Que vocês possam sim ser batizados no Espírito Santo com fogo. Que o senhor dê sabedoria, a entendimento, a arrependimento e que esse arrependimento gerem frutos que demonstrem que nós entendemos todo mal. Que nós possamos viver na luz do senhor através do seu amor. Agradecemos, senhor, a sua presença, a sua palavra e tudo aquilo de bom que o senhor tem feito por nós. Amém. Feliz a nação cujo Deus é o senhor. Um bom dia.
Ainda que a face não tivesse um rosto, onde a luz mostrasse apenas o contorno. Sobre a sombra da escuridão havia vida, nascida no batismo daquela Água Fria encarnado, habitava um novo corpo. O espírito vinha proteger o seu povo para cumprir o anúncio dos profetas, refletindo do céu este momento de festa, Santo, Santo, Santo. É o senhor, o teu, todo poderoso, que era que e que há de vir. O amor do invisível se tornou.
Mantenha a Esperança agora. Tinha suas pernas e andava entre os humildes e oprimidos, realizando neles um milagre do impossível. A Aliança de Deus resuma do mandamento o amor como paz e único fundamento no lugar da ira, agora via perdão. O sangue de Jesus lavou o nosso coração. Agora vive eternamente no meio de nós a honra de ser sua imagem. E graças sejam dadas ao senhor eterno em natos palavras, músicas e gestos. Santo certo é o senhor, o Deus todo poderoso que era.
