Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou para mim hoje, ela diz assim, o amor é o alimento da alma e Cristo, o Sabor da Vida. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdoa pai, todos nossos pecados, livra-nos de todo mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de ti. Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pelo alimento, pela palavra, pela presença aceita, senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos bem, dizemos, adoramos somente tu é o nosso
Deus e em ti confiamos. Todos os dias nós temos a necessidade de nos alimentar. E quando nós ficamos muito tempo sem comer, isso gera um desconforto. Muitas vezes nós ficamos irritados, causa mau hálito. A gente fica estressado e a gente acaba na maior parte do tempo, convivendo muitas vezes com a fome. Só que também existe um outro problema, nem sempre aquilo que a gente sente está relacionado a uma fome que seja do corpo.
Existe uma fome que é a fome da alma, sabe como que a gente sente a fome da alma através da ansiedade. Quando nós ficamos ansiosos, aquela sensação de querer que algo aconteça, mas a gente não sabe o que é como se nós tivéssemos atrasados para alguma coisa, mas a gente não tem compromisso nenhum. É como se alguma coisa dentro de nós ficasse gritando oi, oi, eu estou aqui, eu estou aqui, porém, a gente olha para um lado e olha pro outro e não encontra
ninguém. A fome fisiológica é fácil da gente entender, só que a fome espiritual é um pouco mais difícil, porque desde pequeno nós aprendemos a conviver com os nossos sentimentos ruins. A frustração, o medo, a incerteza, a insegurança, a raiva, o ciúmes, as brigas e tudo aquilo que vem e tira o nosso ego ou o nosso centro de linha. E aí a gente acaba exaltando, acaba gritando, acaba berrando, acaba se manifestando de forma
totalmente negativa. E é nesse momento que eu te pergunto, quando foi a última vez que você alimentou a sua alma? Ou será que você sabia que a nossa alma precisa ser alimentada? Mas qual alimento será que satisfaz a nossa alma? Quantas vezes eu tenho que comer uma vez por semana? 1 hora por semana? Quanto será que é o suficiente? Aí vai depender de uma única coisa, dos teus próprios sentimentos, se eu te perguntar, até quando você come?
Até que eu me sinta satisfeito, tem gente que come mais do que o necessário e é possível a gente olhar isso a gente nota, né? Tudo aquilo que é descontrole, porque a falta de Deus, ela provoca descontrole na nossa vida. Então a gente come pra não pensar na onde Deus está ou que ele quer de nós. A gente come simplesmente para
se distrair, sabe? Por aqueles 5 minutos a gente não pensa em mais nada, depois a gente fica ali, talvez cheio, passando mal um pouco e depois volta e esse estado e fica nisso perpétuo. Se a gente for lá na palavra de Deus, em Mateus 44, Jesus vai falar exatamente sobre isso. Jesus respondeu, está escrito, nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Um, agora vamos fazer a nossa substituição preferida.
O amor é o alimento. Qual palavra nós substituímos por amor, Deus. Então Deus é o alimento e o que Jesus disse? Que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da onde, da boca de Deus. Então o alimento da alma é a palavra de Deus, então não basta às vezes eu simplesmente orar não basta eu dizer que Eu Acredito?
Não basta eu ficar imaginando qual é a vontade de Deus ou que Deus gosta, ou que Deus quer, porque a palavra de Deus tem todo esse direcionamento e eu preciso também lembrar de uma única coisa que Jesus disse que vão existir falsos profetas que vão existir, falsos cristos, que vai existir uma mensagem de Deus adulterada. E como eu posso reconhecer um falso profeta, um falso Cristo ou uma mensagem adulterada?
Conhecendo a palavra como que você identifica uma falsificação de algum produto que você compra? Porque você já viu um original? Agora, a partir do instante que você nunca viu um original. O falsificado se passa. O original e esse é o ponto em questão e às vezes a gente cai
no equívoco de uma coisa. Também dá um produto original pra uma pessoa que tem uma condição de vida pior e todo mundo vai olhar e achar que ele é falsificado e dá um produto falso para uma pessoa que já tem uma condição de vida melhor e as pessoas vão achar que ele é original, então às vezes não é o produto, mas quem está usando. E por que que eu estou citando isso? Porque às vezes a gente olha um padre ou um pastor, um missionário, alguém que teoricamente, né? Seria um original.
A gente jamais iria desconfiar que uma pessoa dessa pudesse estar com uma mensagem adulterada e às vezes a gente olha uma pessoa que não é nada, entregando uma mensagem genuína e a gente simplesmente olha e falar não, isso daí não é ninguém. Onde esse cara congrega? Não, ele não é da minha igreja, ele não é o meu pastor. Se a gente olhar na bíblia inteira. Cada profeta que Deus escolheu na maior parte do tempo, não era
ninguém. Eu estou no livro de reis e está falando sobre a vida de Elias Elias entregou a mensagem para o rei. Fugiu de medo, ficou um bom tempo fora e sabe como ele era alimentado pelos corvos? Os corvos traziam pão e carne Pra Ele. Ele tomava água de um riacho. Há, mas isso não é possível para Deus, O Impossível ele não existe.
Então às vezes a gente tem que entender que a nossa fé ela não vai trabalhar dentro das nossas possibilidades, mas se vai trabalhar dentro da vontade de Deus e quando Deus, ele escolhe uma pessoa não é a mais capacitada, é a mais obediente, porque a gente nota na palavra que Deus falou com Elias e fala e Elias obedecendo ao senhor, foi a tal lugar e obedecendo ao senhor, foi a tal lugar e a gente olha que todos os reis de Israel que foram destituídos. Foram simplesmente porque eles
não obedeceram ao senhor. Então, a obediência ela é mais importante que qualquer coisa nessa vida, mas eu vou obedecer ao que eu tenho que conhecer a palavra eu preciso me alimentar dela, tá bom? E o que que acontece quando eu alimento o meu espírito, todos os dias eu leio a palavra de Deus, que que acontece na minha vida? Sentimento um que some. Ansiedade eu já não tenho mais aquela, aquele estado de ficar desperto procurando alguma coisa, sabe qual o sentimento que substitui paz?
Sabe quem é o espírito que produz paz dentro dos nossos sentimentos? O Espírito Santo, então, é aquela certeza que Deus ele está vivendo comigo, que Jesus ele está instruindo tudo aquilo que eu tenho que fazer, aquilo que ele espera e aquilo que ele quer. E eu começo a servir ao Reino de Deus, mesmo eu sendo ninguém, mesmo eu sendo nada, muitas vezes Deus, ele vai usar de
você. Em pequenas coisas, mas coisas que são importantes as vezes o que a gente não nota que uma pessoa que ela tá se afogando, uma mão que tira ela da água é o suficiente para aquela pessoa, continua viva e às vezes a gente acha que tem que ser algo fantástico, que nós temos que fazer pelas outras pessoas para poder ajudar. Deus está usando de nós, não é? Nós que estamos fazendo as coisas por capacidade, nós estamos retribuindo aquilo que Deus deu que Deus concedeu e que Deus fez.
Então isso tem que ficar muito bem, claro. O amor é o alimento da alma e da mesma forma que você come todos os dias, você precisa se alimentar todos os dias da palavra de Deus. A igreja não é tudo, a igreja é um complemento, é uma parte, é uma parte. Da mesma forma que às vezes no final de semana você sai num restaurante diferente da sua casa para comer uma comida diferente. Essa é a igreja, é a comida diferente, mas o alimento diário é a palavra de Deus.
Você acha que Jesus teria dito isso de forma equivocada ou ator? A gente precisa entender que quando nós escolhemos. É respeitar a palavra. Ser cristão. Não é que nós escolhemos seguir ao senhor, entregar a nossa vida para ele, nós temos que levar em conta tudo aquilo que ele diz. Deus, ele não escreveu isso pedindo a nossa opinião, não. Ele escreveu isso porque isso era a vontade dele e quem quiser segui-lo tem que obedecer a
vontade dele. Você não é obrigado a seguir o senhor, o senhor, ele não vai procurar os ímpios para querer obrigar que eles vivam como cristão, ele não vai. E às vezes a gente perde isso e não entende, sabe? Não entende, não é assim que funciona? Então segue a palavra quem quer, quem não quer, amém, amém.
Eu não preciso ficar vomitando o evangelho na cabeça de todo mundo que a pessoa sabe o que é certo e o que é errada, porque a partir do instante que nem os nossos pais aceitam certos tipos de coisa, quanto mais Deus esse é. O fato é simples, se você precisa esconder-se, você precisa omitir. Se você precisa enganar é porque não está certo. Tudo aquilo que nós precisamos explicar tem alguma coisa errada porque é verdade, ela não deixa. Dúvida? E aí, beleza?
Então a gente entendeu que nós temos que nos alimentar da palavra de Deus, certo? Mas, além da palavra, será que existe mais alguma coisa que nos alimenta, que alimenta a nossa alma? João 6 35 então Jesus declarou, eu sou o pão da vida, aquele que vem a mim nunca terá fome, aquele que crê em mim nunca terá sede. Olha que revelação que o senhor nos dá. Além da palavra, não basta só a palavra de Deus, nós precisamos também de quem do pão vivo que desceu do céu.
Nós precisamos crer em Jesus, conversar com Jesus, falar com Jesus, orar para Jesus e Jesus. Tem que ter o primeiro lugar na nossa vida porque ele é o nome que está acima de todo nome. Então, quando nós conversamos com Jesus, nós estamos nos alimentando quando eu vou até Jesus expondo os meus problemas, eu estou crendo nele e o senhor deixa muito bem claro que eu nunca vou ter fome e nunca vou ter sede.
Fome e sede são necessidades básicas, coisas que todos os dias nós precisamos, só que aqui ele não está falando da fome do corpo e nem da alma. Deus sabe que nós precisamos de todas essas coisas, isso nós não precisamos falar para ele. Porém, as questões espirituais dependem única e exclusivamente da nossa vontade. Porque o ímpio ele pode comer o mesmo pão que você, mas ele não pode alimentar a alma no mesmo lugar que você, porque ele não acredita nas mesmas coisas que
você. E é assim que cada palavra e que cada comportamento faz a diferença a nossa vida e o nosso comportamento. A gente tem justamente porque Deus está do nosso lado e essa tranquilidade que nós temos, mesmo em meio ao caos, é justamente isso. É porque o senhor nos capacita a fazer uma boa obra baseado no espírito dele, no sentimentos dele, nas capacidades dele. E nas coisas que somente ele pode nos dar.
E a gente vai no resto da frase Cristo, o Sabor da Vida, se a gente comer uma comida sem sal é comida sem graça. Quem gosta de uma Batatinha frita? Nossa é uma delícia, mas tira o sal. O sal é aquilo que quando ele tá certo, ninguém sente falta. Porém, quando falta, todo mundo sabe que está sem e essa é a medida de Cristo na nossa vida. Quando ele está na nossa vida.
Todo mundo percebe que você está certo, você não precisa ficar exaltando o Cristo, vomitando o evangelho na cabeça dos outros. Porém, quando falta Cristo no nosso comportamento fica muito evidente, porque é um comportamento descontrolado, um comportamento descompensado. É aquela forma de pensar humana, que julga, que condena, que se baseia apenas nos próprios interesses. Não tem nada além da própria vida, não tem nada além do próprio umbigo.
Então a gente nota que quando falta esse sabor de Cristo na nossa vida, o comportamento é péssimo. Você quer ver 11 comportamento péssimo, coloca 2 pessoas sem Deus casadas ou 2 pessoas sem Deus namorando ou amiga, seja lá o que for, e larga elas lá, você vai ver o tamanho das marcas que vão causar nessas pessoas e a infelicidade, porque parece que que o relacionamento é uma prisão, porque ambos não se amam. Ambos não tem Cristo.
O amor é Deus, ambos estão ali porque fizeram um Juramento que sem Deus é impossível de se cumprir, como que a gente perdoa sem Deus? Como que a gente aceita o não de Deus sem Deus? Eu não estou com Deus se eu só coloco o meu interesse? Quando a gente olha, Paulo Paulo fala, olhei 3 vezes ao senhor pedindo para que ele tirasse um
espinho da minha carne. E não deixa claro que é esse espinho, se é uma doença, se é um desejo, se é um pensamento, sei lá se alguma coisa que atentava, ele não fala, mas aí ele conclui, olha, é na minha fraqueza que Deus me faz forte.
Então, que bom que isso tá aí pra mim poder glorificar ainda mais o senhor para mim, poder mostrar que não é baseada nos meus interesses, que eu prego o evangelho, mas baseado no amor e na misericórdia de Deus, e às vezes a gente acha que Deus é aquele que vai servir os nossos interesses. Cara, eu posso orar para Deus 300 vezes se a minha vontade tiver diferente da dele, ele não é obrigado a realizar. Se a gente vai lá em Tiago 4, a palavra fala sobre isso.
Olha, pedem e não recebem porque os seus, os seus pedidos são maus. As suas intenções são maus. O que vocês estão disposto a fazer por isso que vocês querem? Porque se eu não consigo abrir mão daquilo que eu quero, eu não estou disposto a nada. Se eu não estou disposto a abrir mão de uma coisa por Deus, como é que Deus pode abrir mão de alguma coisa por mim? Por que ele faria algo por mim se eu não posso fazer algo pequeno para ele?
Os meus sonhos são sempre menores que os sonhos de Deus e às vezes eu estou apegado uma coisa tão pequena e Deus quer me dar algo maior. Às vezes eu quero dizer como vai ser e o que vai ser e o tempo, cara, tudo, tudo, o tempo que tiver que durar. Isso é fato, passou do tempo acaba. A gente olha a vida de Judas, Judas. Qual era o propósito dele? Trair Jesus? Traiu Jesus, o que que aconteceu? Se matou, acabou. Vida já cumpriu o propósito, não suportou.
Podia ter ficado vivo. Podia, mas já fez o que tinha que ser feito. Vai lá na vida de Moisés, beleza? Foi lá, guiou o povo chegou, pintou e bordou, fez tudo o que tinha que fazer e aquela bagunça inteira, beleza, acabou. Você não vai entrar na Terra prometida, tá bom? Morreu acabou, ó Jesus vai meu filho, eu vou mandar meu filho ao mundo, ele vai ser crucificado pelos pecados beleza realizou, acabou propose. Ascendeu ao pai, novamente, a suscitou e amém.
Cumpriu toda a profecia. Então tudo aquilo que Deus coloca, ele tem um começo meio fim. Não tem ninguém morrendo antes, não tem ninguém atrasado, ninguém fazendo. Depois tem um plano de Deus que talvez você não conheça. E o que vai nos permitir conhecer a palavra de Deus e o que vai alimentar a nossa vida? Jesus, o que que vai dar sentido à nossa vida? Trazê-los, trazer sabor, trazer as coisas. Jesus, ne isso. E olha que palavra interessante, Marcos 9 49 cada. Um será Salgado com fogo.
O sal é bom, mas se deixar de ser Salgado, como restaurar seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros. Olha que mensagem interessante. Cristo. Ele diz que para que nós possamos ter esse sabor dele na nossa vida, nós teremos que ser Salgado no fogo que é o fogo é tribulação. O que é o fogo? É aquilo que eu não quero passar. O fogo é justamente aquilo que muitas vezes a gente foge, mas é lá que nós vamos aprender a ter sabor. É lá que nós vamos aprender a
ter confiança. Deus, ele fala que ele vai passar os metais pelo fogo e aquele que resistir será aprovado e aquele que se for provado que resistir àquele tá certo, aquele não é impuro. Aquele é exatamente assim, então as circunstâncias acontecem muitas vezes para ver a nossa fé e quando nós passamos na tribulação dando Glória a Deus. Teoricamente nós adquirimos esse sabor. O sal é bom, mas se deixa de ser Salgado. Como restaurar o seu sabor se o sal perder o sabor, para que que
ele serve? É engraçado que tem um versículo que ele fala sobre o sal também, que ele não serve nem para ser jogado na Terra, até a entre aspas, o cocô, o adubo, né? A merda. Ela serve como adubo para a Terra, mas o sal ele não serve mais para nada. Quando ele perde o sabor. Por isso que a nossa vida sem Deus ela não serve pra nada. Sem Deus, nós não somos nada sem esse sabor na nossa vida, ela não significa nada, por isso que
vem pensamentos suicidas. Há eu quero tirar a minha vida e às vezes a gente fala a minha vida não vale nada. Ninguém gosta de mim, não. Ninguém se interessa, ninguém por que, porque aqueles ao que não tem gosto de nada, não faz nem bem nem mal, é o trabalho funcionar, preguiçoso, não faz nada, não ama nada, não alimenta nada aquela alma raquítica, né aquela alma que não se alimenta, que só fica falando coisas desse mundo que só fica semeando discórdia, fazendo fofoca.
Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz, que que nós falamos que quando a ansiedade pela presença de Deus e por nos alimentar com a palavra de Deus, o que que acontece? Nós temos paz que é a presença de quem com Jesus? Então, nós paramos de perseguir as pessoas. Nós paramos de culpar as pessoas pela nossa história. A culpa não é do teu marido. A culpa não é da tua esposa.
A culpa não é do teu pai, a culpa não é da tua mãe, a culpa não é do teu amigo a culpa não é do teu chefe a culpa não é da circunstância a culpa não é da cor da tua pele a culpa não é do lugar que você mora. Não existe culpa nenhuma. Todas essas coisas são pequenas demais para que Deus pudesse mudar a tua história. Talvez você seja esse sal que não tem gosto. Quem dá o gosto é Cristo, é a
tribulação. E talvez quando a tribulação vencer, sempre busca o caminho mais fácil anão porque eu vou ter que ir lá fazer minha macumba, né? Não vou ter que acreditar não ter que ler o meu horóscopo, né? Não? Eu tenho que toda vez que você acreditar em alguma coisa que não seja Jesus, é idolatria. Toda vez que você pensar em algo espiritual que não seja Jesus, é idolatria. Toda vez que você pensar em amor
que não seja Deus, é idolatria. Toda vez que você puder ver alguma coisa e achar que aquilo é Divino, é idolatria. Então é simples a gente entender, Deus não quer que você veja nada. Ele quer que você sinta. Se eu fechasse os teus olhos. Tivesse na tua frente, você não ia poder me ver, beleza? Mas se eu pegasse na tua mão, você ia poder me sentir e eu pergunto, como você sabe que eu estou aqui? Porque eu te escuto, mas você não pode me ver, mas eu posso te sentir.
Nós podemos ouvir a palavra e podemos sentir ao senhor. Então nós não precisamos vê-lo. Nós não precisamos de confirmação, nós não precisamos de nada, não precisamos de nada, precisamos apenas entender que o amor é o alimento da alma, que Deus é o alimento da alma que Jesus é o alimento da alma. Fica a palavra, é o alimento da alma e que a tribulação ela não é o nosso fim, mas justamente aquilo que traz sabor para a nossa vida, é aquilo que as pessoas olhem e fala, poxa, como
faz a diferença? Como faz falta? É isso que é 1.se o sal não tem. Ele faz falta e às vezes o que a gente sente é falta de pessoas boas, falta de pessoas que fazem a diferença, falta de pessoas que pensam diferente. Hoje a gente tem um padrão, se você abre lá o Instagram, poucos têm coragem de postar uma foto sem filtro. Um se modificam tanto que nem jamais parece com a pessoa. Se você vê ela pessoalmente, é porque se criou um padrão que
ele não existe. Eu não encontro aquelas pessoas perfeitas vivendo por aí. Aquilo tudo é feito para que você acha que você é a pior pessoa do mundo. Só que e dentro do teu coração e dentro da tuas palavras, qual é o sabor daquilo? Como eu posso olhar um sal e
saber se ele é bom ou não? Se eu não provar, eu só posso ver aquelas pessoas, eu não posso provar nada e não é à toa que às vezes as pessoas se envolvem escândalo e você escuta falando besteira e sempre defendendo coisas erradas, que quando abre a boca fica evidente o que tem dentro do coração. Então a nossa vida, o nosso comportamento, as nossas palavras e as nossas atitudes são exatamente aquilo que Deus espera de nós. Pecadores, sim.
Mas jamais deixamos de nos humilhar e pedir perdão para Deus para que as nossas vidas possam ser transformadas e renovadas. Também? Que Deus abençoe cada um de vocês que você entenda que você precisa ler a palavra de Deus todos os dias na sua casa. Lembra que a igreja é aquele restaurante que você come no final de semana? Mas durante a semana, durante o trabalho, durante tudo é aquilo. Coloque a leitura da palavra de Deus no primeiro momento do seu dia, quando você acorda.
Porque depois tranquilo, se não chega no final do dia, você tá cansado, você vai oferecer para Deus. Oo resto oferece o melhor do seu dia para o senhor. Oferece o melhor, nós temos Deus. Quando ele pediu um sacrifício, ele pediu o melhor, todo o melhor ao velhão melhor de tudo. Nós temos que dar o melhor. Aí sim, você vai ver qual é a vontade de Deus. Como compensa o sentimento? Como é viver sem ansiedade? Sem tristeza? Sendo cara, é maravilhoso, é
maravilhoso. Como você nunca viveu, talvez você acha que isso não seja possível. Mas experimenta alimentar por um tempo a sua alma. Fique um mês fazendo isso, veja se não faz diferença, amém. Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação cujo Deus é o senhor um bom dia.
