O amor é a linguagem universal, é a pratica de tudo aquilo que Deus nos ensina - podcast episode cover

O amor é a linguagem universal, é a pratica de tudo aquilo que Deus nos ensina

Aug 04, 202427 minSeason 4Ep. 1187
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Portanto, esforcem-se para ter amor. Procurem também ter dons espirituais, especialmente o de anunciar a mensagem de Deus. Quem fala em línguas estranhas fala a Deus e não às pessoas, pois ninguém o entende. Porém quem anuncia a mensagem de Deus fala para as pessoas, ajudando-as e dando-lhes coragem e consolo. Quem fala em línguas estranhas ajuda somente a si mesmo, mas quem anuncia a mensagem de Deus ajuda a igreja toda.

1 Coríntios 14:1-4


Se chegarem ali algumas pessoas simples ou descrentes, será que não vão dizer que vocês estão loucos? Mas, se todos estiverem anunciando mensagens de Deus, e entrar ali um descrente ou alguém que seja simples, ele vai ouvir o que vocês estão dizendo e se convencer do seu pecado. E ele será julgado pelo que ouvir, os seus pensamentos secretos serão revelados, e ele vai se ajoelhar e adorar a Deus, dizendo: “Deus está mesmo no meio de vocês!”

1 Coríntios 14:23-26

Transcript

Bom dia! Tudo bem? A mensagem que Deus colocou para mim hoje, ela diz assim, O amor é a linguagem universal, é a prática de tudo aquilo que Deus nos ensina. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdão, apai, todos os nossos pecados, Livra -nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vende ti. Nós agradecemos Senhor por mais um dia, pelo alimento, pela palavra, pela presença.

Aceita Senhor essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos, Bem dizemos, adoramos, somente Tu é o nosso Deus e em Ti confiamos. Quando o comportamento de uma pessoa, ela está tomado por Deus, nós conseguimos reconhecê -lo, Porque o amor é a linguagem universal.

Ainda que nós falássemos todos línguas diferentes, nós, através das ações, Conseguiríamos reconhecer o que é bom e o que é ruim, sem nenhuma palavra necessária para que isso seja feito. Então, quando nós queremos agradar alguém, nós sabemos como? Nós sabemos exatamente. A diferença é que as palavras, elas nos ajudam a conduzir as pessoas a

determinados pontos que nós queremos. Só que quando você abraça alguém, quando você dá um sorriso, quando você ajuda, isso fica muito mais claro e muito mais evidente, Porque as palavras, elas podem mentir, mas as atitudes não. Nos momentos mais difíceis das nossas vidas, sempre apareceu alguém, Nem sempre eram as pessoas que nós imaginávamos, mas Deus sempre enviou alguém, E foi através do comportamento dessa pessoa que nós

pudemos notá -lo. É mais que fato que é através das palavras que nós aprendemos a reconhecer ao Senhor, Mas é através do comportamento de quem aceita as suas palavras, que nós podemos ter uma

esperança ainda mais plena. Porque quando todo mundo a nossa volta se comporta da mesma maneira, fica difícil encontrar Deus, Mas quando nós vemos alguém fazendo algo sem interesse, mas que aquilo no fundo foi fundamental para que nós pudéssemos sair da escuridão, Aí sim nós

conseguimos reconhecer ao Senhor. Eu sempre me recordo da primeira vez que eu tive o contato com o Espírito Santo, Porque não acreditava em Deus, então se eu não acredito em Deus, muito menos manifestação de Espírito Santo, Porque de alguma forma na minha cabeça, se não existia Deus também não existia o mal. Então eu estava entregue ao mal, não conseguia reconhecer a luz nem nada e para mim, a escuridão era tudo o que

existia. E eu fui fazer um acampamento da igreja, que o meu pai tinha feito um convite, E no primeiro dia desse acampamento, uma pessoa ela caiu do meu lado, Para quem não sabe que o Espírito Santo acaba se manifestando nas pessoas e cada um recebe aquilo que precisa receber, Para mim aquela pessoa tinha desmaiado e aí tinha um outro rapaz que estava fazendo junto comigo o

acampamento, Que ele também nunca tinha visto e a gente foi lá colher essa pessoa achando que ela estava passando mal e fomos repreendidos pela igreja. Então nós estávamos querendo fazer o mal para alguém atrapalhar o repouso de alguém no Espírito Santo? Não, nós estávamos tentando ajudar porque a ideia primária de tudo que a gente estava lá era justamente essa, Ajudar e poder ver o que era

aquilo. E lá também aquelas pessoas eles costumavam a falar em algumas línguas que era incomprincível, Da que um pouco começava aquele barulho dentro da igreja e a gente não estava

entendendo nada e também não nos foi explicado. Só que essas manifestações do Espírito Santo elas existem, só que você imagina, Se a gente faz um trabalho de evangelização, se aquele acampamento era justamente para isso, para que as pessoas pudessem entender o que estava acontecendo, Será que se eu chegasse lá e as pessoas elas ficassem só falando a língua dos anjos, só fazendo som e sinais, Será que teria de ficar da

minha fé em alguma coisa? Ou aquilo teria me gerado uma estranheza tão grande? Então nós temos que tomar muito cuidado porque nada substitui a palavra de Deus. Tem coisas que nós fazemos? Não sei, eu particularmente nunca tive a necessidade nem a vontade de querer me manifestar assim. Eu prefiro mil vezes falar sobre Jesus que fica fazendo sons que ninguém

entende, mas isso existe. Se a gente for lá na palavra de Deus, lá em 1 Coríntios 14, versículo de 1 a 4, a palavra do Senhor ela diz assim, Portanto, esforça -se para ter amor. Procurem também ter dons espirituais, especialmente o de anunciar a mensagem de Deus. Quem fala em línguas estranhas fala a Deus e não as pessoas, pois ninguém os

entende. Porém, quem anuncia a mensagem de Deus fala para as pessoas ajudando -as e dando -lhes coragem e consolo. Quem fala em línguas estranhas ajuda somente a si mesmo, mas quem anuncia a mensagem de Deus ajuda a igreja toda. Então, Paulo, nessa carta aos Coríntios, está dando uma exortação, porque com certeza devia ter virado uma bagunça isso de ficar falando em línguas

estranhas. E não dá para a gente saber se essa manifestação é a pessoa que aprendeu o som com outra pessoa, ou se essa pessoa realmente está falando em pelida pelo Espírito Santo. Por

que eu digo isso? Porque Paulo fala que quando alguém quiser fazer uma revelação dessa igreja, que tem alguém que possa traduzir essa linguagem para que a mensagem que está sendo entregue por Deus possa ser edificada, que a igreja possa receber essa

mensagem. Se a gente notar o nosso vocabulário e mesmo que eu não compreendesse um idioma que não fosse o meu, a gente nota que as palavras vão se diferindo, elas não são mesmo som igual a tudo. E a gente percebe que às vezes existe um padrão, é sempre o mesmo som, é sempre o mesmo jeito, é sempre a mesma coisa. Então, eu não consigo dizer se aquilo é manifestação do Espírito Santo, ou se ela

aprendeu com outra pessoa e está lhe repetindo. E Paulo ainda falava, olha, se começar a falar tudo mundo junto desse jeito aqui, não vai dar certo, isso daqui está virando uma bagunça. Então, é melhor que vocês nem falem, se for para ficar essa bagunça que está aqui, nem fale. Paulo, ele estava preocupado com o quê? Ele estava preocupado com as pessoas, ele estava

preocupado com quem não entendesse aquilo. Você imagina se eu desistisse lá naquele acampamento? Primeiro, porque me repreenderam sem ter me explicado que aquilo era certo ou errado, ou por quê? Simplesmente me repreenderam, simplesmente disseram não. Me envergonharam na frente de todas as pessoas, chamando a minha atenção, nem me

chamaram de lado, nem nada. Não se importaram com os meus sentimentos, não se importaram a minha conversão, não perguntaram se eu conhecia, não perguntaram nada. Simplesmente vieram como se eu tinha que saber tudo aquilo, e colocar aquilo sobre mim. E aí? Portanto, esforça -se para ter amor. Quem é o amor? Deus é o amor. Então, quando eu me esforço para ter o amor, eu me esforço para colocar tudo aquilo

que Deus me ensina no meu comportamento. Me esforço para olhar os meus sentimentos e entender o que é bom e o que é ruim, o que é de Deus e o que é meu. Você sabe o que nos afasta de Deus? Os nossos próprios interesses. Todas as vezes que Deus coloca algo dentro do meu coração, que eu prefiro ignorar, eu está me afastando de Deus. Então,

eu tenho que me esforçar para quê? Para poder obedecer ao Senhor, para não duvidar, para não questionar, para não comparar, para que Deus possa trabalhar na minha vida. Eu sei de uma coisa, que o meu passado, ele não era

bom. Porque se você vive uma vida onde você só sofria, onde você chorava, onde você se sentia abandonado, sozinho, onde você tinha pensamentos suicidas, onde você precisava beber para se divertir, eu não consigo olhar isso e falar, cara, era uma vida boa, tinha coisas boas. Os momentos que, entre aspas, na minha cabeça era bom,

eram os momentos em que eu estava muito doido. Assim como nós, muitas vezes, fizemos isso para tentar aliviar, para se distrair, colocamos assim, ah, essa semana ela foi muito difícil, então eu mereço beber, eu mereço sair, ah, esse ano eu mereço. Então, parece que aquilo que idopa a nossa cabeça é o necessário para que nós possamos sobreviver nesse

mundo. Isso não é uma verdade. E quando eu comecei a me esforçar, para ficar mais perto de Deus, comecei a ler a Palavra de Deus e tomar gosto por isso, comecei a falar de Jesus para as pessoas, porque eu não tive essa oportunidade de poder ouvir falar de Jesus. E tem muita gente que tem preconceito da igreja, não

é de Jesus? Porque eles olham as pessoas sendo exploradas e colocam a culpa, como se fossem Deus, mal sabem ele, que existe tudo isso e Deus na Palavra, ele diz que vai existir todas essas coisas. E Paulo, ele continuava dizendo, procurem também ter dons espirituais, especialmente o de anunciar a Palavra de Deus, a mensagem de Deus. O que seria os dons espirituais? É quando nós sentimos que nós

podemos fazer algo que nós não podemos. Isso é um don. É uma característica que nós adquirimos na presença do Espírito Santo. Alguém já ourou por você? Você sentiu uma paz? Alguém já conversou com você, já pregou a mensagem? E você sentiu também uma paz? Você já viu um milagre acontecendo mais de cura mesmo? De uma pessoa ter uma enfermidade, alguma coisa, e ela ser curada, mas

realmente ser curada? Então tudo aquilo que Deus coloca dentro dos seus servos, é um don, porque ele adquire uma característica que antes ele não tinha. Então não foi porque ele estudou, não foi porque ele se preparou, não foi porque quando você vê você está ali pregando, isso é um don de Deus. E nesses dons que o Senhor coloca dentro do nosso

coração, existem diversos, diversos, diversos. Quando a gente vai lendo em Coríntios, Paulo ele vai explicando cada don, ele vai explicando cada coisa que nós fazemos pelo Senhor, seja do servir, seja de anunciar a mensagem, seja de trabalhar

na obra de Deus, seja de ajudar. Então esses dons acabam nos direcionando para aquilo que é o nosso propósito e o nosso chamado, mas ele chama atenção em especial para anunciar a mensagem de Deus. E aí ele começa, quem fala em línguas estranhas fala a Deus e não as pessoas, pois ninguém o entende, porém, quem anuncia a mensagem de Deus fala para as pessoas, ajudando -as e

dando -lhes coragem e consolo. Então adiantaria eu ficar aqui falando em línguas estranhas para vocês? iria ajudar alguém? iria de ficar a vida de alguém? não iria, mas aquele que anuncia a mensagem de Deus, esse sim, esse consegue ajudar, esse consegue consolar, esse consegue deixar a palavra de Deus viva novamente, porque quando eu repito as palavras de Jesus, é o próprio Jesus que está

falando através de mim. E olha como parece que às vezes é preciso que essas loucuras precisam acontecer dentro da igreja. Ah, mas se não estiver falando, não está certo. Sabe, a gente cria uma crendice que ela é desnecessária. Parece que se não der aquela chamada, eu não vou ficar fazendo o som daquilo lá, mas, sabe, é necessário

aquilo. Eu deixei de me converter por causa daquele som, eu deixei a minha vida mudou, me transformou, ou eu me converti por causa da palavra de Deus e do Espírito Santo. Então nós temos que entender que todas essas manifestações, elas existem, só que Deus não dá um Espírito que é incontrolável a nós, que esse som começa a sair da boca das pessoas, como se elas não pudessem controlar.

Não funciona assim. Eu tenho controle se eu obedeço a Deus ou não. Depois eu não posso controlar o que eu vou sentir depois disso, eu não obedecer, mas que se eu não quiser fazer, eu não faço. O Espírito nos incomoda, mas está nas nossas mãos se

nós vamos servir ou não. Então lembra que especialmente anunciar a mensagem de Deus é um dom que Deus coloca dentro da gente que nós precisamos usá -lo, porque isso, o que acontece com as pessoas que estão à nossa volta? Nós vamos dar consolo, nós vamos dar coragem para essas pessoas, mas quem fala em línguas estranhas ajuda somente a quem? A si mesmo, mas quem anuncia a mensagem de Deus ajuda a igreja. E

se a gente pudesse traduzir diferente? A igreja? Quem é a igreja? A igreja é todo mundo. A igreja não é um espaço físico. A igreja são as pessoas que estão querendo buscar o Senhor. Então eu posso me reunir enquanto igreja em qualquer lugar. Desde que dois ou mais estão ali interessados em ouvir a Palavra de Deus e tudo aquilo que o Senhor coloca dentro do nosso coração,

nós nos tornamos a igreja. E o erro se torna como a gente quer achar que a igreja é o prédio, que a igreja é a denominação e não a reunião de pessoas. O que é importante é o prédio, ou é a motivo que as pessoas estão se reunindo naquele lugar? Então quando nós anunciamos a mensagem de Deus, a pessoas que querem ouvir a mensagem, nós estamos edificando a igreja, porque nós somos o corpo de Cristo. O

corpo não é aquele espaço físico. O corpo de Cristo são as pessoas que obedecem a Cristo. Se a gente continua lá em 1 Coríntios 14, versículo 23 a 26, a Palavra diz assim, se chegarem ali algumas pessoas simples ou descrentes, será que não vão dizer que vocês estão

loucos? Mas se todos estiverem anunciando a mensagem de Deus e entrar ali um descrente ou alguém que seja simples, ele vai ouvir o que vocês estão dizendo e se convencer do seu pecado. E ele será julgado pelo que ouvir os seus pensamentos secretos serão revelados. E ele vai se ajoelhar e adorar a Deus dizendo, Deus

está mesmo no meio de vocês. Então, Paulo continua dizendo, ele continua exortando, falando que não adianta a gente querer ficar falando em línguas estranhas. É muito melhor se nós pudermos falarmos para as pessoas e elas puderem entender a mensagem de Deus, principalmente porque? Porque às vezes nós estamos pregando e nós estamos falando, e as pessoas que ouvem a mensagem, elas não têm o discernimento que a

gente tem, nem a feca a gente tem. E isso pode ajudar essas pessoas. Quando nós evangelizamos, é justamente isso que a gente faz. Ajuda as pessoas a terem dimensão do que é o Senhor, do que o Senhor fez na nossa vida. E isso não precisa ser estudado e nem precisa ser doutor para isso. Nós sabemos o que Deus tem feito e nós podemos dar o nosso testemunho, ainda mais por pessoas que nos

conheciam no passado. Essas pessoas vão conseguir identificar como era a nossa vida antes, como é a nossa vida hoje, como era o nosso comportamento antes, como é o nosso comportamento hoje. E isso muda, modifica tudo a nossa vida. Tudo, tudo, tudo, tudo, tudo. A nossa forma de falar, a nossa forma de vestir, a nossa forma de se portar, os lugares que nós frequentamos, como nós nos

divertimos. Se chegaram ali algumas pessoas simples ou descrentes, será que não vão dizer que vocês estão loucos? Você imagina uma pessoa como eu lá no começo, que não entendia nada. Chego lá, tá todo mundo falando em línguas estranhas. Cara, você acha que eu vou ficar naquele lugar? Eu

não vou ficar. E é a mesma coisa, se você chega num lugar onde você vê todas as pessoas caindo, na unção do Espírito Santo, porque o Espírito Santo faz o que ele quiser. Tem pessoas que precisam de uma cura diferente e elas vão acontecer. Se a gente olha lá na palavra de Deus, quando Deus foi fazer, Eva, o que ele fez? Ele colocou a dama para repousar, para poder tirar

da costela dele a mulher. E aí, ah, mas não te anta a gente querer ficar criando um limite para Deus, algo que é eu leio na palavra. Se eu já vi alguma coisa que Deus fez, eu aceito. Eu não tente ficar ali, ah, mas porque lá em Daniel, está falando, porque Daniel caiu e colocou de pé, então eu não sei. Deus faz o que ele quiser, se a Joel conversa com ele.

Eu sei que tem dois exemplos, em um caso não era para fazer, no outro era para fazer, e para mim, está tudo bem. Não existe uma regra e nem um padrão. Eu olha a palavra e eu obedeço. Então, realmente, se a gente ficar manifestando o Espírito Santo sem a mensagem de Deus, aqueles que não creiam, que não têm uma fé completa, eles não vão

entender nada dessas coisas. Então, nós temos que traduzir a mensagem, a linguagem de quem está ouvindo, não distorcendo a palavra, mas trazendo exemplos. Jesus, ele não fazia sempre isso. Ele não trazia para uma realidade que as pessoas pudessem entender, falava sobre plantar, sobre colher, dava exemplos do dia a dia. Porque era fácil de visualizar os exemplos dele. Quando ele falava por parábolas,

era isso que ele estava fazendo. Ele estava traduzindo uma mensagem espiritual para uma forma que qualquer pessoa pudesse entender. Mas se todos estiverem anunciando a mensagem de Deus e entrar ali um discrente, ou alguém que seja simples, ele vai ouvir o que vocês estão dizendo e se convencer do pecado. Aqui vem o ponto central que, às vezes, a gente não entende. Para que que existe a palavra

de Deus? É a pergunta que eu vou te fazer. Para que que existe? Para que que você vai na igreja? Por que que você ouve a Bíblia? Qual é o tema central? Se convencer do seu pecado. Quanto mais nós escutamos a palavra de Deus, mais nós conseguimos identificar na nossa vida o comportamento que é contrário àquilo que Deus ensina. E tudo que eu faço que é

contrário é pecado. Então a palavra me ajuda a reconhecer o que é o pecado, a reconhecer o que é o Senhor. A reconhecer o que é bom, a reconhecer o que é ruim. Quando a Dão e Eve foram lá comer o fruto do conhecimento, eles conseguiram reconhecer. Tanto que quando Deus chega perto deles e eles ouvem os passos de Deus, eles vão lá e se escondem. E Deus pergunta por que que vocês estão escondidos?

Porque nós estamos nu. E Deus pergunta quem contou isso para vocês? Como vocês reconheceram isso? Por acaso vocês comeram o fruto do conhecimento? Então quando nós nos aproximamos da palavra de Deus, da mensagem de Deus, nós

aprendemos a reconhecer o bem e o mal. E aí nós podemos escolher se nós queremos continuar vivendo essa miséria espiritual que nós vivíamos, essa dependência que nós passávamos todos os dias, essa tristeza, essa angústia, essa ansiedade, ou se nós queremos viver algo diferente. E tudo isso é graças à palavra de Deus. Então quando você lê a Bíblia, ao invés de você ficar lembrando, ah, isso daqui fulano seria bom ouvir, ah,

isso daqui ciclano seria bom ouvir. É bom fulano e ciclano ouvir? É bom, porque a gente tem que exortar as pessoas. Mas a primeira exortação que precisa ser feita é em mim. Quando eu não tiver mais nada para exortar em mim, aí eu posso exortar os outros. Porque se não vira a hipocrisia, se não eu acabo achando que eu sou perfeito e que as pessoas precisam melhorar e eu não preciso fazer

nada. Então nós sabemos que a mensagem de Deus, ela nos serve para convencer do pecado. E a nossa véia vem por onde? Por ouvir a mensagem de Deus. Então quando eu me convenço que Jesus é o caminho, a verdade e a vida, que eu sou o pecador e ele pode fazer o quê? Ele pode me libertar dos meus

pecados, ele pode perdoar os meus pecados. Olha como a palavra me faz reconhecer o pecador e assim eu consigo enreconhecer o valor de Jesus Cristo. Porque somente ele pode tirar os meus pecados. Não tem outro. Não tem outro. Não tem sentido a gente buscar qualquer outra coisa que não seja Jesus. E a mensagem de Deus, ela serve para isso. Para que eu possa me reconhecer pecador. O que que João Batista pregava no deserto?

Arrepêndo -se. O que que Jesus dizia? Arrepêndo -se, pois o reino do céu está perto. E se arrepender o que é, reconhecer. E ele será julgado pelo que ouvir os seus pensamentos secretos serão revelados e ele vai se ajoelhar e adorar a Deus dizendo Deus está mesmo no meio de vocês. Olha por ele se reconhecer pecador, por ele ouvir a mensagem genuína. Os pensamentos dele vão dar testemunho que Deus está

naquele lugar. O que que eu sempre falo? Que os nossos pensamentos são ditados pelos Espíritos que estão perto de nós. Se fosse o diabo, você acha que o diabo estava falando para ele se arrepender? Não estava. Então, os Espíritos, eles dizem as coisas que nós pensamos. E o que nós pensamos, nós sentimos. Então, quando eu coloco os meus pensamentos em Deus, eu coloco a minha intenção em Deus, quem vem para perto

de mim. Quando eu começo a orar, quando eu começo a falar quem vem para perto de mim, como ficam os meus pensamentos e os meus sentimentos? Então, é através do... quando nós anunciamos a palavra de Deus, que as pessoas têm a oportunidade de se reconhecerem e mudarem de vida e reconhecerem ao Senhor. E assim, essas pessoas, elas enxergarem que Deus está conosco. Pelo nosso comportamento, pelas nossas palavras e pelas

coisas que elas sentiram. Viu como fica claro, como fica mais fácil de se entender, de se traduzir? Quando uma pessoa chega e fala de Jesus para nós, ela está nos amando. Isso é um comportamento que não é natural. Porque no passado, a gente sempre chegava perto de alguém, por algum tipo de interesse. Hoje não. Hoje nós chegamos perto das pessoas porque o Senhor coloca dentro do nosso

coração que essa pessoa está precisando dele. E nos entregamos a mensagem, nós entregamos a palavra, e assim nós praticamos o amor, que é justamente colocar o comportamento das pessoas que falaram a mando do Espírito Santo no nosso comportamento também. Amém?

Que Deus, Ele possa te dar de sernimento, sabedoria, que nós possamos fazer as coisas para Deus não por vaidade, mas por amor mesmo, por obediência, que nós possamos ler sempre a palavra de Deus e nos reconhecer pecadores. Nós somos os piores. Porém, quando Jesus está conosco, nós temos a oportunidade de sermos melhores. Amém? Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação. O Judeus é o Senhor. Um bom dia.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android