Bom dia! Tudo bem? A mensagem que Deus colocou pra mim hoje, ela diz assim, nossa felicidade só é completa quando aceitamos que somos eternamente dependentes de Cristo. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdou a Pai, todos os nossos pecados, livra -nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vende Ti. Nós agradecemos Senhor por mais esse dia, pelo alimento,
pela palavra, pela presença. Aceita Senhor essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos, bem dizemos, adoramos, somente Tu é o nosso Deus e a gente te confiamos. Se eu te perguntasse, o que é a felicidade? O que você iria me dizer? Será que a felicidade é algo que nós conquistamos? É algo que nós realizamos? É algo que nós sonhamos? Será que a felicidade é um sentimento de dever cumprido? O que será que é a
felicidade? Ou será que a felicidade é ausência de sentimento? Quando nada me perturba, quando nada me incomoda, quando tudo está bem, quando eu estou em paz. Somente quando nós nos aproximamos do Senhor, que nós conseguimos traduzir os nossos sentimentos a um nível aonde nós conseguimos entender a razão de tudo
aquilo que nós sentimos. Descobrimos que o amor é a presença do próprio Deus, é o sentimento que o Espírito Santo nos dá quando Ele está perto de nós, assim quando nós saímos de dentro de casa e podemos sentir o calor do sol, assim também quando nós oramos com fé, com tudo aquilo que nós temos dentro de nós, acreditando que o Senhor
está nos ouvindo, nós sentimos. Sentimos o amor, sentimos o arrependimento, sentimos a paz, sentimos a alegria, a esperança e sentimos tudo
aquilo que somente Deus pode nos dar. Só que a gente sempre pensa, poxa, mas eu quero ser feliz também, eu estou vendo as pessoas viajando, eu estou vendo as pessoas se relacionando, eu estou vendo as pessoas alcançando seus objetivos e eu olho as suas fotos e elas estão sorrindo e eu acho que isso é a felicidade, felicidade é a conquista.
Mas será que essas pessoas elas conquistaram tudo que elas gostariam ou elas só estão mostrando o que elas gastaram mais tempo? Porque é isso que a gente faz, quando as coisas não estão bem, a gente empurra para debaixo do tapete, ninguém está vendo ali, está tudo bem, o importante é onde as pessoas podem ver, mas nós conhecemos a verdade e
essa verdade muitas vezes ela nos incomoda. E quando nós nos aproximamos de Deus, ele começa a dizer, olha, está vendo essa tristeza que está
aqui? Isso daqui é mentira que você conta todo dia, é você não ser justo, isso daqui é distância que eu estou de você, isso daqui é tudo aquilo que você fez sabendo que era errado e está aí, como se nada tivesse acontecido, é a distorção da realidade, é a busca da razão, é a dependência, isso daqui é todas as vezes que você acreditou que você tinha força suficiente, ou que tinha um
culpado para o teu fracasso, não você mesmo. E quando nós nos aproximamos de Jesus, ele começa a nos dar um entendimento que nós não tínhamos, eu pelo menos nunca pude imaginar o que era felicidade. E nós precisamos ouvir as palavras do próprio Jesus, dizendo o que é e como a gente completa essa felicidade, qual é a razão dela. E
tudo isso passa por uma coisa, aceitação. Quando eu aceito, eu paro de questionar, quando eu aceito eu paro de pensar, quando eu aceito, eu não busco justiça, quando eu aceito, está tudo bem, eu vou seguir em frente, independente, eu não me fico me fazendo de duído, eu não acho que deveria
ser diferente, eu não acho nada, eu aceito. E aceitar é justamente isso, quando a gente aceita alguém do nosso lado, a gente está aceitando as qualidades e os defeitos, e isso faz parte, nós também somos assim. Aquele que não sabe perdoar só aceita a perfeição, mesmo não sendo imperfeito. E quando eu começo a condenar as pessoas pelas coisas que
eu mesmo faço, eu estou condenando a mim mesmo. Se a gente vai lá e mateu o cinco, versículo três a sete, a palavra do Senhor, ela diz assim. Jesus disse, felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o reino de Deus, o reino dos céus, é delas. Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará. Felizes as pessoas humildes, pois
receberão o que Deus tem prometido. Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois Ele as deixará completamente satisfeitas. Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. Então aqui as palavras do próprio Cristo, do próprio Jesus. Não tem ninguém interpretando, não tem recado, não tem nada. É Ele próprio dizendo e nos explicando o que é a felicidade. Qual
é o primeiro exemplo que Ele dá? Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres. E o que é ser espiritualmente pobre? É eu conseguir reconhecer que eu sou pecador. Se eu comparar a minha vida hoje com de algumas pessoas que elas não conhecem ao Senhor, eu vou ter uma falsa sensação de que eu sou melhor do que as outras pessoas. Mas eu não sou melhor porque eu tenho mais valor. Eu
sou melhor porque Deus está na minha vida. Então é como se você pegasse o dinheiro para pagar uma conta que não é tua. Quem pagou? Foi eu, mas o dinheiro não era meu. E eu tenho que me reconhecer espiritualmente pobre. Porque se eu tento resolver as coisas por mim mesmo, sempre vai dar errado. Espiritualmente pobre são as pessoas que insistem muitas vezes nos
próprios erros, com as próprias coisas. Só que também nós aceitamos que nós precisamos de Deus. E por que eu posso ser feliz por isso? Porque eu sei que nada sei. Eu sei que eu preciso de ajuda, que eu preciso de auxílio. Quando nós nos colocamos numa posição de inferioridade, de dependência, de necessidade, nós abrimos todo o espaço para que Deus ele possa trabalhar. E quando Deus trabalha, as
suas obras são grandiosas. A mudança é completa. A natureza se transforma. Então aquilo que dependia da gente, do meu esforço, do meu estudo e de tudo aquilo, já não depende mais de mim, depende de Deus. E eu tenho que todos os dias me reconhecer espiritualmente pobre. Porque se eu me rotulo como alguém, de alguma denominação, alguma coisa,
eu vou deixar uma coisa clara para vocês. Porque tem gente que não deve ouvir recorrentemente os devocionais, e talvez tenha uma visão distorcida. Eu não sou contra a igreja. Eu sou contra o comportamento da igreja. Eu sou contra usarem o nome de Jesus em vão. Eu sou contra usarem o nome de Jesus para receber alguma coisa pessoal a eles, colocando medo nas pessoas. É isso que eu sou contra. Não sobre a igreja, porque a
igreja é o corpo de Cristo. Se você pegasse o teu filho ou a tua filha, na hora de você casar essa pessoa, você quer para ela uma pessoa boa ou uma pessoa ruim? Você quer que o teu filho case como a prostituta, com um bandido, com um traficante, com um ladrão, com um assassino? Ou você quer que uma pessoa que trabalhe, que tente conquistar o seu espaço e as coisas? Então se eu falo para não casar
com assassino, eu sou contra o casamento? Tá para perceber a diferença? Eu sou contra se formar uniões com pessoas que nós sabemos que não vão dar certo. Eu sou contra aquilo que está contra a palavra de Deus. E não sou eu que sou contra, é a palavra que é contra. Só que o que é mais fácil?
Você entrar dentro de uma igreja procurando amor, procurando amigos, procurando qualquer coisa, ou você acordar na tua casa de madrugada para ler a Bíblia, orar, louvar, fazer, evangelizar. É muito lugar mais cômodo que tenha dentro da igreja. Mas onde está tendo mais frutos? Aonde está tendo mais milagres? Porque essa igreja fosse suficiente? Por que que Deus iria levantar a mim e levantar a você? Por que que a gente estaria
nesse lado marginalizado das coisas? Por que que nós estamos ouvindo hoje do jeito que nós estamos ouvindo? Por que que Deus tem nos preparado da forma que Ele tem nos preparado? Eu sinto quando você olha lá na palavra de Deus que Deus dizia que Ele tinha separado um número de profetas, mesmo que todo mundo estava morrendo, Ele já tinha separado um número. E eu sinto como se nós estivessem nos separados nos
preparando. Porque se tudo tivesse sendo feito certo, nós não precisaríamos existir. Os profetas, eles sempre apareciam quando o povo estava fazendo tudo errado. Era sempre desse jeito. E se você não entende, talvez, porque você não tenha lido a palavra de Deus. Talvez você esteja indo no mais fácil, no mais cômodo. E a gente sempre tem que olhar os nossos sentimentos. E Jesus me pede para me reconhecer espiritualmente
pobre. Porque meu vai ser o reino, teu vai ser o reino. Quando nós entendemos que sem Ele, nós nada podemos fazer. E aqui não está escrito a igreja, está escrito nosso lado espiritual. Isso é verdade. Antes eu chorava, hoje eu não choro mais. E se você tem chorado, o que está acontecendo? Deus não tem que ir consolado. E se Deus não tem que ir consolado, qual é o problema? Você
ainda não se reconheceu espiritualmente pobre. Você não se reconheceu, picador. Não se arrependeu do que fez. Sabe o nome de Jesus, mas nunca teve um relacionamento com Jesus. Não vive unido com o Senhor. Então as lágrimas, elas vão parar. Não existe crente que chora. Não existe. Não existe. Então Deus está mentindo. Se ele diz felizes, felizes os que choram, pois serão consolados. Se o Senhor me consolou, eu
já não choro mais. Ou o constolo de Cristo não vale de nada. Quando ele encontrou o cego e curou o cego, ele voltou a ver ou continuou o cego? E aí, esse evangelho que a gente cria, onde é permitido, errado e não, as palavras não precisam se cumprir, porque ninguém é assim. Claro que ninguém é. Se nós precisamos de Deus para ser diferente, ninguém é. E não adianta a gente
justificar no próprio erro a razão. Eu preciso me reconhecer se eu quiser encontrar a felicidade. Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido. E o que é humildade? Humildade é dependência. Por que que Deus compara que devemos ser como as crianças? Porque a criança é eternamente dependente. Criança não tem status social. Criança não tem direito de falar. Criança
não tem nada. Ela depende integralmente dos pais. Nós também temos essa dependência integral de Deus. Então a nossa felicidade só vai ser completa quando nós aprendemos a confiar e a depender 100 % do Senhor. E Deus vai dar tudo o que não tem prometido, porque nós vivemos assim. Você acha que Deus prefere dar
para quem? Para quem diz que depende dele ou para uma pessoa que é arrocante e soberba, que acha que tudo o que tem foi ela que conquistou? Para quem que Deus vai dar a bênção? Para alguém, ele vai dar. E ninguém que vive diferente disso vai ser feliz, porque Deus está dizendo que felizes são. Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois Ele as deixará completamente satisfeitas.
Então nós lemos a palavra de Deus e queremos praticar aquilo que Deus nos ensina. Por isso nós somos felizes e por isso nós nos sentimos hoje satisfeitos. No passado nós não tínhamos satisfação. Falei esses dias sobre esse sentimento como se você comece e a fome nunca passasse. Essa fome só passa quando nós obedecemos ao Senhor, quando
nós praticamos as coisas que Ele nos ensina. Então nós nos sentiremos satisfeitos e felizes. Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. O que é ter misericórdia dos outros? É parar de culpar as pessoas e colocar a culpa em nós mesmos. Então ao invés de eu ficar esperando a justiça, eu não espero nada. Eu deixo que Deus seja o justo juiz. E o que eu ganho com isso?
Felicidade. Todos esses comportamentos que nós temos aumenta a nossa felicidade. E eu era uma pessoa triste, com depressão. A ausência dá vontade de viver. E eu não praticava nada dessas coisas. Não me achava espiritualmente pobre. Ninguém me consolava, porque o meu consolo dependia de que outras pessoas, entre aspas, me amassem ou que eu encontrassem alguma coisa que acontecesse, outras coisas. Não tinha humildade, porque não
me achava dependente de nada. Tinha o meu trabalho, ganhava o meu dinheiro. E é isso aí. Ah, meu pai, tem que me dar. Eu não quero nem saber. Porque deu para o meu irmão, tem que dar para mim. E aí, aqui começa a arrogância. Aqui começa o erro, o equívoco. Não tinha vontade de fazer nada, que Deus pedia para fazer nem nada, nem conhecia Deus. Então era uma pessoa eternamente insatisfeito. Nunca
nada está bom. Nem um dia passa sem reclamar das coisas, está sempre colocando defeito em tudo. Olha como a felicidade, ela passa, primeiro pelo reconhecimento, que sem Deus eu não sou nada. Passa, por eu aceitar, que eu tenho dependência de Deus, 100 % passa entre eu fazer a vontade de Deus e passa sobre o perdão. Porque se eu olho o outro, eu tenho que ter a plena convicção que eu também cometi os mesmos erros. E
isso é Jesus nos ensinando a ser felizes. E aí, quando eu começo a praticar essas coisas, quando eu começo a encontrar minha felicidade, sabe o que começa a acontecer? A luz de Cristo brilha em mim. Tem pessoas que você olha, o olhar delas, você vê toda a tristeza. Tem pessoas que você olha, você
vê a luz de Cristo. Se a gente vai lá em Mateus 5, versiculocatôs é 16. Paláforo do Senhor, ela diz assim, Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá -la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que lumine todos os que estão
na casa. Assim também, a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês que está no céu. Essas palavras é de Jesus e ele continua nos ensinando. Logo após ele nos dizer o que é a felicidade, o que nós devemos fazer para alcançar a felicidade e o que nós nos tornaremos quando nós alcançarmos a felicidade. E o que é, vocês são a luz
para o mundo. Então, se eu sou a luz, é sinal que existe trevas. E nós vamos andar no meio das trevas. Nós vivíamos no passado, no meio das trevas. E o que é as trevas? É você negar os ensinamentos de Jesus. É você não se reconhecer pecador. É você colocar culpa nas pessoas. É você continuar reclamando de tudo. É você achar que a tua esperança está nas coisas e não do Senhor. É você achar que você não
vai ser mais dependente de Deus. Isso é as trevas e é isso que nos cega. E nós somos as pessoas que, ao chegarmos na vida das outras pessoas, temos o chamado, o propósito de mostrar como essas pessoas podem parar de chorar. Como essas pessoas podem ser felizes. E nós não vamos apenas citar a palavra de Deus, porque o evangelho, ele não começa assim. O
evangelho começa no nosso testemunho. Porque se aquilo que eu acredito não muda a minha vida, tem alguma coisa errada no que eu estou pregando. Então eu começo pregando sobre mim e acabo falando sobre Deus. Porque eu tenho um paralela onde eu posso comparar. Olha como a minha vida era igual à tua. Eu já chorei e hoje eu não choro mais. Eu já senti dependência emocional e hoje eu não tenho mais. Eu
já pensei que eu sabia o que era Deus. Hoje eu conheço o Senhor. Eu achava que o importante era ir na igreja e seguir os corruptos, seguir aqueles que a vida não é transformada. E eu não estou aqui falando de novo que eu quero o melhor marido, eu quero melhor esposa para os seus filhos. Eu não quero qualquer um. Talvez você esteja preocupado com
o casamento. Eu não. Eu estou preocupado que ele dure por toda a eternidade, que aquela casa seja uma casa de oração. Porque a maior parte das casas se torna uma casa de prostituição. E está tudo bem, né? Está tudo bem, é tudo normal. É normalizado essas coisas. Será que é isso que a gente espera? Será que a gente trabalha tanto até se cansar para que isso seja a nossa vida? Será que a gente lutou tanto
pelas coisas para acabar assim? Ou será que está faltando Deus nas coisas? Nós somos a luz do mundo. Nós não éramos, nós nos tornamos. Porque assim o Senhor nos chamou e o Senhor está te chamando hoje para ser luz, para ser luz. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Então se a luz de Cristo brilha em você, todas as pessoas vão notar que o seu comportamento é diferente.
Ah, mas se eu falo que eu vou embora para dormir cedo porque eu acordo de manhã para ler a Bíblia e paura pronto. Dá bug na cabeça das pessoas. Ah, mas fazer um devocional sem cobrar nada para ninguém responder versículo da Bíblia sem pedir dinheiro, nem nada. Sem pedir para ficar lá assim, escrevendo e fazendo e compartilhando e coisas, sem monetização, sem nada. Sem nada. Sem nada. Não é isso que as pessoas
fazem? Agora entre e fazer o que as pessoas fazem e ficar me sentindo mal e fazer aquilo que Deus coloca dentro do meu coração para se sentir bem. Ai, eu vou no que me sinto bem. Porque essa pessoa já não se incomoda mais com isso. Ela não entendeu que ela está espiritualmente morta. Porque deveria incomodar. Se a gente colocasse no lugar de Deus pessoas que se relacionassem com a gente dessa forma, essas pessoas
não estariam na nossa vida. Você imagina alguém que te procura sempre que quer dinheiro. Ele só te procura porque se quer dinheiro com alguma coisa emprestada que alguma coisa. Você ia gostar? Que usasse o teu nome. Nunca te está nem para ser, mas quando precisa de alguma coisa use o teu nome para conseguir o benefício que você tem. Monta uma coisa roubando as suas ideias e as coisas e nem
fala que foi você que ajudou nem nada. A gente não gosta disso. E por que que Deus gostaria? Ai, porque é igreja. Não, isso é o currom, não é o que Deus está dizendo. Que Deus diz, está na palavra. Deus não precisa de nós para nada. Tira essa arrogância. Tira essa arrogância. Deus não precisa de nós para nada. Foi levantada no Espírito Santo? Foi. Foi Deus que levantou? Ou foi a pessoa que foi fazer
curso de teologia e de não sei o que? E ela mesmo se intitulou? Eu não sei. Eu não sei. Sinceramente, eu não sei. Eu sei que eu vejo pessoas sem escolhas. E quando a gente não tem escolha, como é que a gente pode dizer que escolha alguma coisa? Como que eu posso dizer que eu escolhi a Cristo se eu não tinha outra escolha? Você está lá. A maior parte das pessoas estão lá. Por isso que elas choram. Porque
elas não se acham espiritualmente. Mas nós somos a luz. O nosso comportamento vai mostrar quem está dentro de nós. É o brilho do nosso olhar. É a firmeza danos nossas palavras. É a convicção que nós defendemos as coisas. Ontem nós falamos sobre a coragem. É a postura. É a forma de falar. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ele lumine todos os que estão na casa. Então quem está cheio de Deus,
ele não vai ficar se escondendo. Ele sempre se posiciona. Deus me incomoda. Cara, independente da onde eu estou, se eu tiver que entregar uma mensagem para alguém, eu vou entregar. Se eu tiver que entregar uma bíblia para alguém, eu vou entregar. Eu não vou ficar pensando que a pessoa vai pensar, porque ela vai achar. Cara, se Deus colocou no meu coração, eu faço. Independente. Nós estamos aqui para
agradar quem. Se você tem a oportunidade de partilhar, partilhe, porque às vezes é Deus que quer dar um recado através de você. Só que minimamente você tem que entender também. Se você passou por esse processo inteiro. Porque se você ainda continua chorando, fazendo alguma coisa errada, isso não deveria mais existir na tua vida. Isso é um problema. É um problema. Se a tua alma continua
transbordando, entrega para o Senhor curar. De sempre que você vai saber de uma coisa, você vai se tornar luz, você não vai ser mais como eles. A tua vida vai modificar, os teus hábitos vão se transformar, os seus gostos, as músicas que você ouve, a forma que você se comporta, o que você acha importante, tudo isso vai se transformar. Tudo. E todos nós, quando nos transformamos, nos tornamos
iguais. Criamos os mesmos hábitos, acreditamos nas mesmas coisas, falamos as mesmas coisas. Porque a Bíblia não é um livro de interpretação, mas é um livro de revelação. E quem revela é o Espírito Santo, e a mesma história é revelada. A mesma história que foi revelada a Paulo, sem conhecer Jesus, e a mesma história que é revelada a nós. Porque o Espírito Consolador é o mesmo Espírito. E Ele é a luz que está em nós. Se
nós brilhamos hoje, é graças a Cristo. Assim também, a luz de vocês devem brilhar, para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês. Então, tudo de bom que nós fazemos, é graças a quem? A Cristo, a luz de Cristo. Existe pessoa boa sem Deus? Existe pessoa boa sem Deus? E eu acho interessante que, quando falam assim, ah, Ele está desviado da igreja. Não,
Ele não tem desviado da igreja. Porque, então, eu não frequente a igreja, eu sou um desviado. Leia a Bíblia todo dia, ouro, evangelizo, falo do Senhor, louvo, Senhor, adoro o Senhor todos os dias. Eu sou um desviado da igreja. A gente não se desvia da igreja, a gente se desvia do comportamento de Cristo, porque ir na igreja não garante nada? Não é isso que salva ninguém? Isso
não salva ninguém. E aí eu não consigo entender. O batismo, ele não salva ninguém. A opinião dos outros, não salva ninguém. O que se acha de Deus, ou deixa de achar, não salva ninguém. Quem salva é Jesus Cristo. E afé que nós temos nele. E quem tem fé no Senhor, obedece. E coloca Deus sobre todas as coisas. E Ele ama. E você vê frutos na vida da pessoa. Não é uma pessoa que fica ali
falando, reclamando, mentindo, nada. Nada. E nós vamos viver no meio de pessoas assim. E aquilo que nós fizermos, é para que Deus possa ser glorificado. Não é ficar pegando a bença e tacando na cara dos outros. Que nem esse programa de televisão fica fazendo aí. Ah, mas não pode falar. Eu falo, falo, vou falar e vou continuar falando. Vou falar, vou falar. Por que está te incomodando e
por que? Mostra na palavra. Pega a palavra e fala assim, isso pode, pode estar aqui. Está na palavra, é permitido fazer essas falcatrua. Ou não está na palavra. Então, não prega opinião, prega a palavra. Estuda a palavra para você mostrar para mim que eu estou errado. Por favor, estuda. E eu não estou aqui me gabando de saber mais que ninguém. Eu só estou querendo que você encontre o caminho. Eu só estou querendo que a
luz brilhe em você. Eu só estou querendo que você pare de chorar. Eu só estou querendo que você louve a Deus pelo que Deus vai fazer na tua vida ao invés de ficar insistindo e lutando contra aquilo que não existe. Cara, já morreu tudo. Tudo que tinha para acabar já acabou. Você está aí achando. Para de viajar. Para de querer justificar. Para. Se coloca em uma posição onde você não sabe nada, em uma posição de criança,
tem humildade, fala, Senhor, me ensinam, por favor. Abra a palavra de Deus. Começa lá em Mateus e vai lendo. Não para. Não para nunca mais. Que você vai ver se você não se encontra futuramente nessas palavras. Nós somos luz para o mundo. Amém? Que Deus abençoe cada um de vocês que o Senhor, Ele possa te dar sabedoria para entender o significado de
cada coisa. Posso te dar arrependimento para poder reconhecer que você não fez o melhor que você poderia. Que nós seremos eternamente dependentes do Senhor, eternamente. E quando você sentia felicidade, alegria, paz, paciência, o autocontrole, você pode ter certeza que Deus está unido com você. Porque esses sentimentos não existem outro que possa nos dar. Assim como o amor. Amém? Que Deus abençoe cada um de vocês. Feliz
a nação, cujo Deus é o Senhor. Um bom dia.
