Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou pra mim hoje, ela diz assim, Nossa dívida sempre será paga com amor e gratidão, graça de graça. Senhor, tende -me ser recorde de nós. Perdou a Pai, todos os nossos pecados, livra -nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de Ti. Nós agradecemos Senhor por mais esse dia, pelo alimento,
pela palavra, pela presença. Aceita Senhor a Sua nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos, bem dizemos, adoramos. Sua mente, Tu é o nosso Deus e a gente confiamos. Deus, Ele sempre faz mais por nós do que nós podemos imaginar. E quando nós não temos sabedoria, fica difícil nós conseguirmos compreender o tamanho do cuidado de Deus da nossa vida. E sempre que a gente olha a palavra dívida, a gente
sempre pensa em dinheiro. Mas na verdade, a nossa dívida, ela vai muito além de tudo isso, porque sempre que algo bom nos acontece, sempre que nós temos a liberdade sobre alguma coisa, isso é graças a Deus. Nenhum bem que nós recebemos é por mérito, porque nós não merecemos nada. Todos nós pecamos e todos nós estamos destituídos da graça de Deus. E quem nos reconcilia? Quem é aquele que paga as
nossas dívidas? Quem é aquele que defende a nossa causa? É Jesus Cristo. Não existe outro. Então, nós temos uma percepção totalmente distorcida que o que nós ganhamos é nosso, porque fui eu que trabalhei, fui eu quem estudei. Por quê? Porque dentro da nossa cabeça nós só vemos aquilo que nós podemos encontrar. Então, se todos os dias eu levanto para trabalhar em algum lugar, eu acho que
aquilo é mérito meu. Ah, e se você ficar doente? Então, a gente olha que quando tudo está bem, é fácil a gente esquecer o papel de Deus. O problema é que vai chegar um tempo da nossa vida que o não estar bem é o normal. Onde tudo nos machuca, tudo nos agride e tudo fere. E nós não queremos que isso seja uma verdade, mas o que nós podemos fazer?
Todas as pessoas que vivem afastadas do Senhor, elas vivem buscando apenas os seus próprios interesses. E às vezes os interesses são conflitantes. Então, um quer uma coisa, o outro quer outra coisa. E aí o que acontece? Brigas. Já brigou com alguém? Já tentou provar? Já teve que mentir? Já teve que fazer alguma coisa escondida? É justamente isso. Você tem um problema que às vezes não tem solução. E
você gostaria de viver dessa forma? Não. Mas a nossa vida, ela se adapta à miséria de que nós podemos viver. E assim, nós vamos percebendo que Deus tem um papel muito mais importante. Quando eu não acreditava em Deus, esse período foi muito importante. Por que? Porque eu não acreditava? Não. Porque eu tive as minhas crendices e as minhas ideias baseado no que eu conhecia da igreja? Não.
Baseado no que eu via. Então sempre que a gente olhava, que eu tinha a oportunidade às vezes de ligar uma televisão de madrugada, e eu não sei se vocês sabem, mas antigamente nós não tínhamos essas facilidades de ter Netflix, de poder assistir um YouTube na televisão, essas coisas. Então nós tínhamos que ficar olhando os canais abertos e normalmente de madrugada ficava passando programas religiosos evangélicos.
Igreja X, Igreja Y, e tava lá os pastores, sempre alguém lá dando um testemunho de milagres que recebeu. Então era um Deus que se vendia como prosperidade, não como um Deus que era vendido como amor. E eu olhava aquelas pessoas de forma sética, porque aparentemente Deus fazia eles prosperarem pra ele devolver um tanto pra igreja. Então praticamente era que olha, eu vou te dar 100, você me devolve 10 e tamo tudo
certo. E aquilo sempre me soou esquisito, porque em um ponto tava liso expulsando demônios, no outro ponto tava alguém cantando sobre alguma coisa, mas nas raras vezes que eu assisti esses programas, eu nunca consegui ouvir que Deus era amor e nem que Jesus era perdão e a misericórdia nem a razão dele ter vindo. Eu sempre via pessoas buscando
a Deus, porque elas queriam receber alguma coisa. E se alguém está disposto a pagar, tem alguém disposto a receber, porque eu nunca vi ninguém receber nada que não fosse cobrado. Então é como se tivesse uma dívida com a igreja. E aí quando eu comecei a ler a Palavra de Deus, eu comecei a entender algumas
coisas e perceber outras coisas. Então enquanto para um católico a imagem de estátua, de qualquer coisa, é edificada dentro da igreja, e eles não é dolatra, entendeu? É só uma lembrança, mas tudo bem. Cada um sabe o que é o certo e o que é o errado, e o que a Palavra diz e não sou eu que preciso ficar dizendo isso aos quatro venos. Qualquer um que abrir a Bíblia vai
encontrar a resposta disso que eu estou dizendo. Só que enquanto um o santo era de gesso, o outro santo era de dinheiro. E aqui é onde a gente olha, a idolatria está acontecendo do mesmo jeito dentro da igreja, porque a idolatrar é você colocar o teu interesse e a tua esperança em qualquer coisa que não
seja Deus. E se o princípio de você ir na igreja não encontrar a salvação, mas a prosperidade, você está adorando o Deus errado, porque as nossas dívidas com o Senhor são pagas com amor. E aí me ficou a dúvida, como será que Paulo? Paulo, ninguém há de negar que as suas cartas e a sua vida refletiu tudo aquilo que
Cristo poderia fazer. E a própria igreja da época, os judeus que andaram com Jesus não aceitavam ele, não queriam que ele ficasse pregando para os não -judeus. Então sempre foi aquele embate, mas Paulo estava puro por quê? Porque ele teve um encontro com Jesus e fazia exatamente o
que Jesus mandava. Paulo cresceu fora da igreja, apesar de ele ter começado a fundar novas igrejas, ele cresceu fora da igreja primitiva da principal, tanto que você vê embates entre Pedro e ele nas cartas. Se a gente vai lá em 2, tem a Saloni Cienses 3, versículo 6 a 8. A
palavra do Senhor, ela diz assim. Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, ordenamos a vocês que se afastem de todos os irmãos que vivem sem trabalhar e que não seguem os ensinamentos que demos a eles. Vocês sabem muito bem que devem seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vocês sem trabalhar. Não temos recebido nada de ninguém, sem pagar. Na verdade, trabalhamos e nos
cansamos. Trabalhamos sem parar de dia e noite, a fim de não sermos um peso para nenhum de vocês. Então Paulo, nessa carta, ele está exortando. E o que é uma exortação? Exortação é o pegar a palavra de Deus para que ela me mostre o que é o certo, o que é o errado. Então, uma exortação é uma correção baseado, segundo as sagradas e escrituras. Então Paulo, ele está dizendo, irmãos, em nome do nosso
Senhor Jesus Cristo, ordenamos a vocês. Então existe uma ordem da parte de Deus. E que ordem era esta? Afastem -se de todos os irmãos que vivem sem trabalhar. E aqui nós temos que fazer diversas perguntas. Que irmãos são esses? Será que são os irmãos que estão sendo evangelizados? Ou são os irmãos que estavam governando, entre aspas, a igreja daquela época? Que irmãos será que são esses? Será
que é a base do negócio? Porque nós somos a base. Nós que somos os mensageiros de Deus, que fazemos isso por amor sem receber nada, a graça de graça, nós somos a parte. Nós somos o baixo clero. Nós somos aqueles que não têm voz, que não têm nada. Nós não somos nada. E louvado seja o Senhor por isso. Porque Ele atua grandemente através da nossa vida. Porque nós sabemos que Deus escolhe as coisas loucas
desse mundo para confundir a sávia. Escolhe aqueles que não são para confundir os que são. Escolhe as coisas fracas, desprezíveis, para aniquilar as mais fortes. Tudo para honra e glória do Teu Nuno. Então nós sabemos que nós temos toda a credibilidade de
Deus para poder estar falando sobre isso. Porque o nosso interesse não está nas coisas, mas o nosso próprio interesse é o Senhor e a Sua misericórdia e alcançar o perdão, a salvação e nós podermos ter uma vida cheia do Espírito Santo. Então Ele estava dizendo para as pessoas se afastarem dessas pessoas, esses irmãos que não trabalham, mas que
estavam sendo sustentados pela igreja. Olha, se afasta dessas pessoas, se afasta, porque o interesse deles não é Cristo, o interesse deles é o dinheiro de vocês. Eles só querem o que vocês podem dar. E a gente olha que no princípio as igrejas se juntavam para pegar recursos e diminuir entregando para os mais pobres. Só
que Paulo falou, vamos fazer diferente? Ao invés de a gente ficar dependendo da caridade das pessoas, vamos todo mundo trabalhar independente do que você faz. Vamos trabalhar? Vamos fazer diferente as coisas e que não seguem os
ensinamentos que demos a eles. Então essas pessoas estavam dentro da igreja, elas estavam recebendo as coisas da igreja, só que elas não estavam nem aí para Deus, não estavam nem aí para o que estava na palavra, não estavam nem aí para os ensinamentos, não estavam para nada. Elas estavam ali buscando apenas a glória de Deus, recebendo
os frutos e os louros. Em nada, além disso, e infelizmente o que nós mais vemos hoje é justamente isso. É um evangelho onde um pregador para ele vir, ele vai receber e não é receber pouco não, assim como o músico. Ah, mas tem custo de viajar, claro que tem custo, tudo tem custo nessa vida. Só que eu tenho certeza que se Deus colocar dentro do teu coração, você vai ter condições para bancar os custos. O
que que bancava Paulo? Vamos tentar entender quem que pagava Paulo para Paulo ser Paulo. Nós podemos negar que Paulo viajava para tudo quanto é lugar, que Paulo sempre ficava andando, que as pessoas não ajudavam muito pelo contrário, ele falou que ficou abandonado, ficou preso, ficou isso, ficou aquilo. E aí ele continuou dizendo, vocês sabem muito bem que devem seguir o nosso exemplo, pois não temos
vivido entre vocês sem trabalhar. Então Paulo era o exemplo, era exatamente o que ele fazia, ele trabalhava, então ele podia exortar, porque ele vivia exatamente aquele tipo de coisa. Ah,
Paulo merecia ou não receber ajuda? Poderia receber, só que ele preferia não receber, ele preferia trabalhar, que é o que nós fazemos, nós trabalhamos, se nós doamos Bíblia, se nós doamos Cesta Básico, se nós doamos alguma coisa, porque nós trabalhamos, e você deveria trabalhar também, ao invés de ficar esperando só receber. E é engraçado que essa ideia de sempre querer receber algo é normal. A primeira coisa que uma
pessoa perde, você sabe o que é? É oração, é uma mindinga espiritual. Ela não sabe orar, ela não tem intimidade com Deus, ela não se arrependeu, ela não fez nada. Ela quer apenas um Deus, que nos momentos de dificuldade, onde o casal brigou, esse Deus vai trazer o amor de
volta para a vida dela. Ao invés de entender que a falta de sabedoria do casal, que promove as brigas, porque não existe amor, não existe paz, não existe nada, onde não existe Jesus, então ao invés de ela buscar Deus, para se arrepender, ela busca Deus para resolver os problemas dela. E aí, se a igreja recebe essa pessoa e ajuda ela, porque Deus vai ajudar, ela vai ter que ajudar. Nós
somos numa igreja, assistimos um show. A primeira coisa, quando eu entrei na igreja, recebi oito, tudo bem, boa noite, boa noite, quando eu fui me sentar, já tinha um envelope. Será que a igreja de Deus é essa igreja miserável mesmo? Será que para a obra ser feita a obra, eu precisaria ficar me humilhando, porque o show acabou e já começou a pitição. Ah, e porque estamos fazendo um espaço para as crianças?
Isso é a obra de Deus? Será que o espaço para Deus, esse é realmente a vontade de Deus, para que os pais estejam confortáveis enquanto seus filhos estão lá, sei lá, fazendo o quê? Olha como nós estamos amoldando a igreja de Deus, uma igreja que foi perseguida, uma igreja que ela foi humilhada, agora é conforto, é igreja preta, é coisa preta. E ninguém fala nada, está
tudo normal, não incomoda ninguém. Eu fico olhando, eu gostaria que vocês pegassem um desses shows gospel, desses de dentro de igreja, de adoração, worship, desliga o som e fica assistindo. E eu queria ver essas pessoas dentro do seu quarto, se elas louvariam do mesmo jeito, porque um ali que aparecer mais que o outro, um que é seu novo artista gospel do momento. E aí nós temos o nosso
amigo, G .C. Aguiar, por exemplo, que usou da igreja, né, cantando coisas maravilhosas, porque Deus fez isso, Deus fez aquilo e é, né, aí a gente vê ele renunciando ao Senhor, para buscar os seus
próprios amores e os seus próprios interesses. E aí nós vemos diversos cantores e músicos que nós não deveríamos nem ouvir, porque é o que Paulo está falando, olha, esse cara não está trabalhando, eles não seguem os nossos ensinamentos, eles não merecem a nossa atenção, porque eu quero ouvir o Espírito Santo cantando para mim, eu quero ouvir o Senhor falando comigo, eu não quero ouvir aquilo que
eu quero ouvir, eu quero ouvir aquilo que eu preciso, é aquilo que edifica a minha vida, é aquilo que rompe as barreiras do inferno, de dentro da minha casa, é isso que eu quero ouvir, eu quero ouvir aquilo que me faz crescer para o Senhor, que me diminua o tempo todo, que me coloque no meu lugar, sabendo quem eu sou e a minha
insignificância. E eu sei de uma coisa, que essa igreja de hoje em dia, ela precisa trabalhar. Teve pastor que pedia para a gente orar para que Deus abrisse as portas, para a igreja depitar e muito pouca gente, por que será
que está indo pouca gente na igreja? Eu não sei, eu não faço ideia, eu nunca procurei seguidores, as pessoas simplesmente apareceram, eu sempre preguei para quem Deus colocou para me empregar, se tinha um era um, se tinha dois era dois, e lovato seja o Senhor, eu amo isso, amo poder olhar nos olhos das pessoas, sentir o que elas sentem e sentir o que Deus faz na vida delas, amo dar
uma Bíblia, porque eu sei que cada pessoa que recebe, é como se estivesse recebendo a certeza que Deus não se esqueceu, amo poder fazer o meu trabalho e deixar que Deus me guie e me inspire, em tudo aquilo, ainda que as pessoas elas não entendam, lovado seja o Senhor para isso. Não temos recebido nada, nada, nada o que? Nada
de ninguém, sem pagar. Na verdade, trabalhamos e nos cansamos, trabalhamos sem parar dia e noite, a fim
de não sermos um peso para nenhum de vocês. Quando nós começamos a fazer o trabalho na Igrejinha de Madeira, ela ficava numa região bem humilde da cidade, isso em 2010, 2012, então tinha casas ainda aqui que era de chão batido, tinha pessoas que elas ajudavam na Igreja, que elas queriam, 5 reais, só que você olhava que naquela época 5 reais ia faltar alguma coisa dentro da casa daquela pessoa, mas
ela dava alguma coisa e aí eles reclamavam, nossa reclamaão, que estão dando muito pouco, cara aquilo me cortava o coração porque eu acho que explicava, onde está sendo gasto esse dinheiro que está muito pouco? Na casa, na internet, na TV a cabo, na comida boa, no combustível do carro, a pessoa passando necessidade pro nosso bonito sacerdote de Cristo, de Deus, de Maria, poder estar ali no
conforto, e era muito pouco. A Igreja que deveria estar dando alguma coisa, porque eu tenho certeza que tem muito mais do que precisa, mas não, é sempre a ganância, é sempre olhar pra si, é sempre querer medir, então Paulo está dizendo a nossa, trabalhem, trabalhem, e o trabalho pode ser qualquer coisa, trabalhar pode ser qualquer coisa, ah, eu não estou aqui porque você não tem
um render, não importa, se você está ajudando de alguma forma, e está pagando as suas contas, e está fazendo, está maravilhoso, você não está dependendo da Igreja, nem das pessoas, está ótimo, Deus vai colocar você no lugar certo, do jeito certo, pode ter certeza, essas palavras não são pra
te confrontar, mas pra te dar o direcionamento. Se a gente vai lá em Romanos 13, Mercículo 8, 13 e 14, a Palavra do Senhor diz assim, não fiquem devendo nada a ninguém, a única dívida que vocês devem ter é de amar uns aos outros, quem ama os outros está obedecendo a lei, vivamos decentemente como pessoas que vivem na luz do dia, nada de farras ou bebedeiras, nem de imoralidade ou de
indecência, nem de brigas ou de ciúmes, mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem, e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana
de vocês. Paul, ele continua nessa carta aos Romanos, dizendo, não fiquem devendo nada a ninguém, eu tenho que trabalhar pra poder pagar as minhas contas, pra mim precisar não depender de ninguém, eu tenho que fazer um controle dos meus gastos, gastar aquilo que é necessário, tem coisa que a gente compra por vaidade, não por necessidade, quando você tiver, com condições que não for comprometer a
tua renda, não faça parcelas, não faça dívidas, não faça empréstimos, não faça nada, tudo bem que hoje a tua vida pode estar de um jeito que está totalmente impossível fazer o que eu estou te falando, mas a meta precisa ser essa, você precisa deitar na tua cama, saber que você não está devendo nada pra ninguém, que está tudo certo, está tudo organizado, então você vai ajustar as coisas dentro do que é
possível, se tiver que vender alguma coisa, você vende, paga e fica em paz, porque é tudo que tem juro, cada vez aumenta mais, cada vez fica mais caro, cada vez fica impagável, se você tem dívida do cartão de crédito e paga um mínimo, cada vez vai ficar pior, então tenta resolver de alguma forma, normalmente bancos não descontam quando você vai lá e negocia de novo, negocia, bate o pé, fala,
cria uma realidade onde você pode fazer, nós não devemos ficar devendo nada pra ninguém, a única dívida que vocês devem ter é de amar uns aos outros, e aqui está o tema, central da frase, que a nossa dívida sempre será paga com amor e gratidão, se foi bem que eu recebi, é o bem que eu vou dar, e esse bem eu recebi de graça, e assim eu vou dar de graça, que é uma coisa que a gente ainda não vê
nas igrejas, é uma maturidade que não se teve, se as pessoas elas têm um chamado, elas vão se unir em torno de um propósito, a gente olha o Rio Grande do Sul com tudo o que aconteceu, e quantas doações eles não receberam, alguém ficou pedindo alguma coisa, não, as pessoas se sentiram no coração que elas precisavam ajudar, e a igreja ela deveria viver em dependência, não colocar uma obrigação sobre as pessoas,
usando a palavra de Deus pra querer dizer que aquilo precisa ser assim, eu duvido que alguém pregaria essas palavras dentro de uma igreja, porque não, Deus ama quem dá com alegria, não, não, não, não vamos não, mas eles vão distorcer o que for necessário, e eu não estou aqui atacando a igreja, porque falar a verdade hoje em dia é ataque, ah, é um ataque, você fica atacando as pessoas, Jesus atacava a
igreja, por isso que ele foi crucificado, porque a gente tirar a autoridade da igreja e colocar em Cristo, falar que uma pessoa precisa trabalhar, ou louca, rapaz, você trabalhar, falar pra mim que você fica 24 horas servindo ao Senhor, que não teria um tempinho pra você poder fazer nada, que gerasse algum tipo de dinheiro, e que nesse trabalho, você também poderia ajudar a evangelizar outras pessoas e sair de
dentro da tua bolha, porque quem vive dentro de uma igreja, vive dentro de uma bolha, de uma bolha, e o problema é quando as bolhas não se batem, por isso que nós temos diversas denominações, porque o dízimo vai pra lugares diferentes, então se não chega dinheiro a mim, eu cria a minha própria amém, e eu a minha não, a mim e mim não, essa pecha, vocês não podem colocar em mim, de pregar o evangelho
pra receber alguma coisa, então nós descobrimos que nós não devemos dever nada, e esse estado de dívida é da velha vida, é normal, normal, você não tinha sabedoria nem nada, mas Deus vai revelar pra você, e vai sobrar, vai sobrar na tua conta, não é porque você ganha muito mais, mas porque você administra melhor, porque você vai enxergar as oportunidades melhores, e você vai sair do maior vilão da tua
vida, que às vezes a gente não entende, vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia, nada de farras ou bebedeiras, nem de imoralidade ou de indecências, nem de brigas ou ciúmes, hoje se você for ver onde tem gastado muito dinheiro, ou onde nós gastamos muito dinheiro, farra, bebida, indecência, imoralidade, droga, e tudo
mais. É ostentação, é o camarote, o camarote é o baldinho, é isso, é o energético, é no seu que, é a balinha, a cocaína, maconha, e no seu que, e aquela loucura, é loucura. Aí come mais do que deve, vive uma vida totalmente desregrada, e remédio, e aí que é crescer, é anabolizante, e é só isso, é só gasto. Se eu não tivesse esses gastos, quanto não teria na
tua conta hoje? E tudo isso pra viver de forma indecente, Deus tá falando, vocês vivem na luz do dia. Eu pra mim, da 6 horas da tarde, eu quero me adentrar dentro do meu recinto, da
6 de pouca, já quero estar jantando um pouco, velho. E eu quero estar sete, sete pouco, oito no máximo 9 horas, eu já tá dormindo, eu não quero nem ver a noite, eu quero ver o dia nascer, eu quero acordar às 4 da manhã, 3 de pouco, quero louvar ao Senhor, enquanto todo mundo tá dormindo, eu tô ali adorando, eu tô ali adorando. Entendeu?
Por que? Porque eu sei que isso faz bem pra minha vida, que eu não tô fazendo mal pra ninguém, não tô fazendo, nossa, tô em paz, não tô fazendo nada pra ninguém, tô tentando ajudar, e tentando fazer. E você precisa rever as tuas atitudes, porque Deus tá falando não é não, que que você acha que você vai encontrar nesses lugares? Ai, vou no rodeio, ai, vou no chão, não sei do que, ai, vou não sei na onde, ai,
porque, cara, não tem nada. Que que você espera encontrar de uma pessoa que vive chapada e vive doida? O que que você espera? Você acha que você vai consertar a pessoa? Você acha que você tem Deus agora, você conserta as pessoas? Termina de consertar você, então. E olha porque os casais pedem oração, se umes e brigas,
eu falei bem no começo. E aí, e uma coisa que é interessante é que eu escrevo a frase, e leis, penso nos versículos, mas quando eu vou falar, eu nem sei o que eu vou falar. Eu nem sabia que tinha essa parte de briga, se eu me embaixo, porque esse daqui pra mim não é importante. Se Deus tem liberdade, eu não sigo um roteiro. Eu vou falar, eu vou falando.
Tanto que tem vezes que vocês veem que eu me exalto um pouco mais, tem vezes que eu falo tudo errado, mas eu não erro a palavra, posso errar as palavras que eu digo, a concordança se tem esse ou se não tem pra esse. Tem vezes que eu fico ouvindo, mas eu sou assim. Foi assim que Deus me fez. Deus não quer um pregador que ele tenha uma oratória linda, Ele quer uma pessoa que ela tenha uma vida
linda, ao lado dele. Não é a forma que nós falamos, é a forma que nós vivemos. É no exemplo, como Paulo diz, eu sou exemplo pra vocês. Então ou sei se afastam daquilo que é indecente, daquilo que é imoral, daquilo que está fazendo você se endividar, porque Deus tem dado abenço e você tem procurado a desgraça. Graça? Desgraça? Tirar a graça? Tirar
aquilo que você recebeu? De graça. Mas tem as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos na natureza humana de vocês. Então onde que vai tal problema das nossas finanças ou dos nossos relacionamentos? É quando nós começamos a buscar os nossos interesses pra querer alimentar nossa natureza. Você quer viver uma vida boa? Aprende a pedir perdão, aprende a te dar o que você quiser.
Aprende a agradecer, aprende a ajudar, não cobra nada de ninguém, não coloca a culpa de nada em ninguém. Se você tiver que fazer alguma coisa, faça. Se você tiver que receber, não importa, você está entendendo? Deixa Deus ser o juiz disso. Não é você que vai ficar cobrando ou não. Quando eu dou alguma coisa pra alguém, eu dou. Eu não dou como se eu tivesse emprestando, eu estou dando como se eu tivesse dano.
Se a pessoa devolver, amém. Se não devolver, amém também. Então eu não comprometo as coisas que eu tenho. Eu faço aquilo que eu sinto. Se Deus diz sim, eu dou sim, nem fico perguntando por quem, nem fico tentando entender. Se Ele diz não, é não. E eu falo não. Ah, mas não posso te ajudar. Acabou, eu não tenho que ficar inventando uma mentira, uma desculpa nem nada pra satisfazer. Esse
é o ponto. Nós temos que estar abertos pra Deus poder agir na nossa vida. Amém? Então lembra sempre que a nossa dívida sempre será párbara com amor e com gratidão. Graça de graça. Que Deus abençoe cada um de vocês. Que nós possamos sempre seguir os exemplos de Paulo, o exemplo de Jesus. Jesus falava de graças recebereis, de graças darais. E
quando que Ele disse essas palavras? Quando os discípulos, os após, eles estavam indo fazer o id. Eles estavam indo anunciar a mensagem de Deus de dois em dois. Que eles iam expulsar demônios, que eles iam curar os doentes, iam fazer as coisas. E não era pra eles receber nada por isso. O que eles recebessem era a estadia e o alimento que eles tivessem pra comer em nada. Não
era pra ficar pedindo nada. Então que nós possamos pegar esses exemplos e trazer pra nossa vida. Que Deus ele possa nos dar sabedoria. Que Deus possa nos curar sempre, sempre, sempre. E que a nossa dívida sempre será párbara com amor e gratidão. Amém? Que Deus abençoe cada um de vocês Feliz a Nação, cujo Deus é o Senhor. Um bom dia.
