Não há nada melhor do que poder retribuir a ajuda que recebemos de Deus a outras pessoas. - podcast episode cover

Não há nada melhor do que poder retribuir a ajuda que recebemos de Deus a outras pessoas.

Jul 14, 202428 minSeason 4Ep. 1166
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda! Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus. Porque, assim como tomamos parte nos muitos sofrimentos de Cristo, assim também, por meio dele, participamos da sua grande ajuda.

2 Coríntios 1:3-5


Mas José respondeu:

— Não tenham medo; eu não posso me colocar no lugar de Deus. É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente. Não tenham medo. Eu cuidarei de vocês e dos seus filhos. Assim, ele os acalmou com palavras carinhosas, que tocaram o coração deles.

Gênesis 50:19-21

Transcript

Bom dia! Tudo bem? A mensagem que Deus colocou pra mim hoje, ela diz assim Não há nada melhor do que poder retribuir A ajuda que recebemos de Deus a outras pessoas Senhor, tende misericórdia de nós Perdoa, pai, todos os nossos pecados Livra -nos de todo o mal Nos afasta de tudo aquilo que não vende Ti Nós agradecemos, Senhor, por mais esse dia Pelo alimento, pela palavra, pela

presença Aceita, Senhor, essa nossa oração e, se nosso louvor Pois nós te amamos, bem dizemos, adoramos Somente Tu é o nosso Deus e a gente confiamos Quando nós começamos a reconhecer Que as nossas atitudes, elas nem sempre são boas Nós temos a oportunidade de que Deus Ele possa trabalhar nas nossas vidas E conforme Deus vai trabalhando Nós conseguimos, através da sabedoria Resignificar tudo

aquilo que aconteceu nas nossas vidas E quando nós começamos a entender a razão De tantas coisas terem dado errado E quantas vezes e quantas oportunidades Nós não desperdiçamos pelos sentimentos errados Pelo comportamento errado Nós começamos a notar que a presença de Deus Na nossa vida, ela faz toda a diferença Então, em algum dia nós estávamos vivendo No meio da escuridão Sem

saber lidar com os nossos sentimentos Nós simplesmente reagimos com o mundo Então conforme as coisas iam acontecendo Nós íamos, tentando, de alguma forma, escapar daquilo E sempre nós precisávamos de alguém para desabafar Para simplesmente, de uma forma de apoio Que essas pessoas elas podiam nos dar algum tipo de conforto E assim a gente ia vivendo Procurando a diversão nas coisas Tentando acreditar que o

amor era as pessoas Criando meta, criando planos E assim, no meio daquela escuridão Nós já tínhamos nos acostumado Então tinha problemas que nós acreditávamos Que se fossem diferentes A nossa vida hoje seria ela mais fácil Isso sempre passa pelo comportamento de outras pessoas E nós também tentávamos construir Dentro das outras pessoas Uma imagem de alguém que não existia em nós Se você

parar para pensar, por que você mente? Por que você já enganou as pessoas? Por que esse comportamento estava em você? Por que você tinha vergonha das coisas que você fazia?

Então você queria criar uma imagem de uma pessoa melhor Uma pessoa de sucesso Talvez você não era uma pessoa de sucesso E nem era uma pessoa melhor Então através da mentira Nós tentamos em esconder as coisas que estão dentro de nós Como a inveja, o ciúme, a ganância E esses pensamentos que nós sabemos que não são bons Por que se eles fossem bons, por que nós iríamos mentir?

Então quando nós desconstruímos essa pessoa Nós podemos ver que dentro de nós Não existia o bem Nós não conseguimos fazer nada de bom para ninguém Porque tudo de bom que nós fazemos É graças a Deus É pelas coisas que Deus nos ensinou E coisas que não estavam em nós Então aquele peso, aquela vontade de querer agradar os outros Aquela ideia de que os outros precisavam nos achar

pessoas fortes Ela já não tem mais sentido Para nós pouco importa o que os outros pensam ou acham de nós Por que se Deus não nos achou digno a confiar o Evangelho Se ele conhece o nosso coração E ele sabe que nós estamos num processo de eterna Conversão e transformação Ele mesmo vai nos ensinar a ser pessoas melhores Mas essa ajuda, ela é muito boa,

por que? Porque conforme eu vou me convertendo Eu vou criando empatia Eu vou conseguindo também ajudar outras pessoas A encontrar o mesmo caminho que eu encontrei Porque é fácil, em 10 minutos de conversa Você conheceu o coração da outra pessoa Saber das dores, saber do sofrimento, das frustrações E a maior parte de tudo aquilo que acontece É justamente por falta de conhecimento Jesus já dizia,

olha O meu povo tem perecido por falta de conhecimento Mas o conhecimento que pode salvar nossa vida Não é esse que nós aprendemos nos livros Mas é esse que é revelado através do Espírito Santo É através da palavra de Deus É através da oração Somente Deus pode mudar esse ciclo Não existe outra pessoa, não existe outro caminho E não existe outro alguém Pra que possa tirar nós desse senso E quando nós sentimos

que nós somos resgatados por Deus A nossa vida, ela ganha um significado maior Porque nós passamos a evangelizar E nada mais é do que testemunhar aquilo que Deus fez Para as nossas vidas, as boas novas do Senhor Se a gente vai lá em 2 Corintios 1 Versículo 3 a 5 A palavra do Senhor ela diz assim Louvado seja o Deus e o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo O Pai Bondoso O Deus de quem todos recebem

ajuda Ele nos auxilia em todas as nossas aflições Para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições Que nós temos E nos damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus Porque assim como tornamos parte nos muitos sofrimentos de Cristo Assim também por meio dele participamos da sua grande ajuda Então Paulo está dizendo aos Corintios Que aquilo que Jesus fez por ele merece ser louvado Você já

conseguiu reconhecer como seria sua vida sem a presença de Jesus? Na minha vida que não acreditava em Deus Era muito nítido que Jesus fez toda a diferença Talvez você já tenha crescido num lar que ele seja cristão Ou que você tenha tido a oportunidade de acreditar em Jesus desde o começo Mas isso vai na natureza de cada um Será que você teria coragem de dizer que a tua fé não é tão

grande? Que você frequentava a igreja mas pelas razões erradas? Então é justamente isso que quando essa pessoa que nos ajuda chega Ela nos faz entender onde está o problema da forma que nós Cremos e acreditamos e nos relacionamos com Deus E quanto mais nos aproximamos do Senhor Mais nós entendemos a importância dele E dentro de nós fica um sentimento de gratidão Porque nós sabemos que nenhuma pessoa, nenhuma

circunstância Ou nada que pudesse acontecer nessa vida Teria o mesmo papel e o mesmo significado da presença do Senhor e Paulo Entendeu isso? E ele começa dizendo Louvado seja o Deus e o Pai do nosso Senhor Cristo O Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda Então toda a ajuda que nós recebemos vem de quem? Vem de Deus Toda bondade que

existe na terra vem de quem? Vem de Deus O Pai bondoso E aqui começa o problema de algumas coisas Nós vemos às vezes uma campanha ou alguém ajudando outras pessoas Aquelas que ajudam de coração, elas são influenciadas por Deus Vem pessoas que ajudam, mas para tentar mostrar Olha como eu sou uma pessoa boa Esse comportamento ele não vem de Deus Eu não tenho problema nenhum em ajudar

alguém e falar Olha, foi Deus que a gente deu Não agradece a mim, agradece a Deus Isso para mim me torna mais nobre, me torna mais orgulhoso Do que eu falar, olha o que eu fiz, olha como eu sou bom Olha como eu tenho algo, olha Que isso traz para a vida

de alguém? Não traz nada Então se eu quiser ter alguma coisa diferente para a minha vida Eu tenho que dar a glória a quem merece a glória E a Bíblia está me ensinando que todas as vezes que eu

sou ajudado Ou que eu ajudo alguém, é porque? É porque Deus está fazendo isso através da minha vida Então aquilo que eu tenho tirado, que eu acredito que seja de mim E dado a outra pessoa, é algo que Deus me deu Para que eu pudesse dar para outras pessoas Então não pense que você está tirando alguma coisa de você Aquilo já foi te destinado porque ele já tinha um outro destino Ele nos auxilia em todas

as nossas aflições Para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos Então é aquele ciclo, alguém vem e me ajuda E eu venho e faço mesmo por outras pessoas Deus está dizendo o termo aflição E o que aflige o teu coração? O que machuca a tua alma? Qual o sentimento que você tem que você não consegue lidar na sua vida? O que está participando dos teus pensamentos? Que está deixando o teu coração

atribulado? Aflito! Todos nós vamos passar por aflições E nós só vamos sair dessas aflições quando a ajuda de Deus chegar Só que às vezes a ajuda de Deus está batendo na nossa porta Quantas pessoas não recebem o devocional? Ou quantas pessoas eu já não conversei e já não falei Mas as pessoas não tomaram como a solução da vida delas? Cristo!

Então às vezes a gente prega a mensagem A gente entrega a mensagem Mas se a pessoa não ouve, como que pode edificar a vida dessa pessoa? Como

que ela pode ser ajudada? Então às vezes não depende só da minha intenção A ajuda de Deus depende da pessoa receber isso também Porque se ela recebe o áudio não ouve, é como se a ajuda fosse em vão Mas se ela escuta, essa ajuda começa a fazer parte da vida dela E pelos sentimentos dela serem melhores Ela começa a querer repassar isso para outras pessoas também E assim o nosso comportamento

também se modifica Quando nós começamos a ler a palavra de Deus Nós queremos que outras pessoas também tenham esse privilégio E é por isso que nós compramos bíblias e damos as outras pessoas também E também quando nós ouvimos louvores e podemos sentir que aquilo faz bem para o nosso coração Nós também incentivamos as pessoas Então a ajuda que nós recebemos, nós queremos que outras pessoas também

recebam E é através das palavras que eu posso conhecer o coração das pessoas Então eu consigo ouvir uma aflição que eu já tive e dizer Olha, eu já senti isso que você sentiu Só que só teve um jeito disso passar na minha vida Foi através de Cristo E assim o nosso testemunho começa E a pessoa, ela vai

aceitar ou não? Se ela quiser Está nas mãos dela essa decisão Não depende de nós Não depende da minha vontade Não depende de eu achar que ela precisa ou não O meu papel é semear O meu papel é dar o exemplo O meu papel é acolher nos momentos que eu sinto que eu tenho que acolher Porque não tem nada que dói mais do que você tentar uma ajudar uma pessoa sem Deus Porque você vai criar uma

expectativa que essa pessoa te deve alguma coisa E ninguém nos deve nada Quando nós fazemos o bem Nós fazemos porque assim o Senhor nos pediu Isso não é uma dívida que a outra pessoa fica E pensa numa coisa Se eu estou fazendo o bem para alguém É sinal de que essa pessoa está num estado de aflição Se ela está num estado de aflição ela não tem sabedoria Porque se ela tivesse ela não estaria

vivendo essas coisas Então é mais fácil essa pessoa ser ingrata a mim do que ela ser grata Porque a gratidão ela também vem de Deus Então eu não posso esperar de pessoas que estão machucadas Que elas vivam como uma pessoa que ela estivesse 100 % saudável Eu não posso esperar que o outro tenha a mesma sabedoria que eu tenho Sem que o outro tenha gastado tempo que eu gastei buscando ao Senhor Então

quando nós olhamos as coisas como elas são e sabendo olha Essa pessoa vai me dar um pouquinho de trabalho Essa pessoa às vezes vai confundir as coisas Ela não vai entender porque é uma pessoa que ela está vivendo ainda do modo natural das coisas Então nós sabemos que Deus nos auxilia nas nossas aflições E nos damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus Então nós também vamos fazer pelos

outros Aquilo que um dia alguém fez por nós Da mesma forma que um dia quando eu não acreditava Alguém lê um trecho das sagradas escrituras ao qual eu ouvi e através dele me deu aquele despertar Assim também na sua vida vai acontecer da mesma forma E assim você também vai ajudar outra pessoa lá na frente a fazer a mesma coisa E essa pessoa vai ajudar outra Só que essa ajuda não é uma coisa que

eu tenho vontade Mas é uma coisa que eu sinto através das palavras da outra pessoa Porque ela me deu a abertura e Deus ele pode contar comigo O Espírito Santo pode me usar para entregar Porque quem converte a outra pessoa não é um dos nossos É Deus!

Eu não tenho o poder de mudar a vida de outra pessoa através da palavra Se fosse só através da palavra que fosse possível se mudar alguém Quando uma pessoa lá fosse um psicólogo ela já seria curada na primeira conversa Mas não é assim que funciona O milagre ele só acontece na presença de Deus A transformação só existe graças ao Senhor Porque assim como tomamos parte nos muitos sofrimentos

de Cristo Assim também por meio dele participamos da sua grande ajuda Então nós reconhecemos tudo aquilo que o Senhor sofreu Tudo aquilo que ele passou e como as pessoas que estão com o Espírito Santo Também vão sofrer perseguições O sofrimento aqui é diferente Antes nós sofrimos pelo sentimento de abandono, de solidão Pela dependência emocional Hoje nós sofremos pelas perseguições que Cristo sofre E ele vai

continuar sofrendo Por que? Porque isso é uma batalha espiritual Mas mesmo no meio disso tudo Nós ainda vamos encontrar oportunidade de ajudar outras pessoas E através da nossa vida Nós vamos reconhecer que tudo aquilo que aconteceu tinha um propósito maior para Deus Que se não fosse aquelas coisas Mesmo aquilo que você hoje tem dificuldade de falar Mas são as coisas que Jesus vai mostrar para você falando Olha, olha onde

você estava e olha onde você está hoje Se não fosse esses acontecimentos Nós nunca poderíamos entender o tamanho do poder de Deus Eu sei que hoje parece que está difícil Parece que está impossível Parece que não tem saída Sem Deus, não tem Sem Deus você vai achar que é uma questão de encontrar alguém De mudar emprego, de mudar de cidade De fazer o curso disso, daquilo De encontrar a pessoa certa, de ter, de

não ser Cara, nada disso resolve Questões espirituais se resolvem com coisas espirituais Você pode não acreditar que esse mundo existe Mas mesmo assim ele continua existindo Não é porque você desconhece alguma coisa que aquilo não existe Então nós temos que parar de ter esse costume de achar que só existe o que eu acredito e o que eu creio O que eu não acredito e o que eu não creio não existe Porque

existe um mundo ao qual nós vamos ter acesso somente através da sabedoria de Deus E quando nós tivermos a sabedoria dentro de nós Nós vamos entender o significado de cada detalhe De cada comportamento, de cada coisa Se a gente vai lá em Gênesis 50 Versículo 19 a 21 A palavra do Senhor lades assim Aquela maldade contra mim Mas Deus mudou o mal e em bem Para fazer o que hoje estamos vendo Isto é, salvar a vida de muita

gente Não tenham medo Eu cuidarei de vocês e dos seus filhos Assim, ele usáu calmou com palavras carinhosas Que tocaram o coração deles Então, aqui nós estamos falando sobre a história de José José, se a gente pegar na Bíblia e começar a ler Não deve ter, sei lá, os 10 páginas Bem no comecinho, nos Gênesis Se você começar a ler a Bíblia, você vai chegar logo em José E José foi acometido de grandes

injustiças Pela sua própria família Porque ele teve um sonho enviado por Deus E quando ele contou esse sonho para os seus familiares Eles não receberam muito bem Porque no sonho dizia que eles iriam curvar para José E eles não queriam se curvar para José E eles nem podiam entender Então, com aquele sentimento de ódio e de inveja Dentro do coração, eles tinham decidido Que iriam matar

José José tinha 17 anos quando essas coisas aconteceram Era um jovenzinho E os irmãos dele, ao invés de matá -lo Eles resolveram então vender ele como escravo Então, você imagina, você com 17 anos Sendo afastado da sua família pelos seus irmãos Depois eles chegaram no pai e disseram Olha, um animal atacou ele e aí deu tudo errado Aqui está a túnica dele, está cheia de sangue O pai pensando que tinha

perdido um filho E esses irmãos dizendo, resolvemos o problema Mandamos José para longe, está tudo certo José chegando lá, ele começou a trabalhar como escravo Depois foi acusado pela mulher de potifar E aí ele ficou na cadeia E tudo isso acontecendo Você imagina o sentimento que essa pessoa deveria ter Só que aonde José estava, ele servia Aonde José está, você não vê ele reclamando das coisas Mas vendo como

ele podia usar circunstâncias a favor dele Como ele podia ajudar, como ele podia fazer E aos 30 anos, as promessas de Deus se cumpriram na vida de José Porque ia ter grandes momentos de seca E ele conseguiu interpretar os sonhos do Faraó E o Faraó colocou ele como administrador geral de tudo Então você imagina, dos 17 ao 30, o que que Moisés, Moisés não O que que José pode fazer, ficar esperando

Esperando e servindo Esperando e servindo E até que a família dele precisou ir ao Egito para buscar alimento Por causa da seca que estava em todo lugar E quem que eles encontram lá, José Mas eles não sabiam que José era José E aí vai desenrolando toda a história Aí chega um ponto onde José diz Olha, tá

vendo quem eu sou? Eu sou aquele, aqueles que se jogaram no buraco Então você imagina o medo deles Porque agora eles não estavam mais falando com o menino Eles estavam falando com o governador do Egito Que tinha poder para mandar aprender, para mandar matar E para devolver o mal que essas pessoas fizeram a eles Mas José tinha algo que era diferente, Deus Então por Deus ter ajudado José todo esse tempo Mesmo

através da maldade de que todos tinham feito a ele Ele quis fazer o bem também a outras pessoas Porque apesar de toda a dificuldade Ele nunca foi abandonado por Deus A família dele sim o rejeitou, a família e os irmãos Mas quando ele começa a conversar com os irmãos Que ele revela que ele é José É esse diálogo que a gente está lendo hoje Mas José respondeu Não tenho medo Eu não posso me

colocar no lugar de Deus Você acha que eles tinham

motivo para ter medo ou não? Com certeza eles tinham Porque eles sabiam bem o que eles tinham feito Agora José também tinha entendido a coisa mais importante Se tudo aquilo aconteceu, foi porque Deus permitiu Se tudo que aconteceu na tua vida, foi porque Deus permitiu Para que ele pudesse te colocar no lugar certo Com o comportamento certo Quanto José não aprendeu a valorizar as

coisas Quando a gente passa a necessidade Quando a gente entende o valor das coisas Aí nós conseguimos reconhecer tudo aquilo Que estava na nossa vida e tudo aquilo que está hoje Então foi as experiências de José Ao lado de Deus que moldaram o caráter dele E ele tem a certeza que ele não pode mudar aquilo que aconteceu E que aquelas pessoas não precisavam ter medo dele É verdade que vocês planejaram aquela

maldade contra mim Mas Deus mudou mal em bem Para fazer o que hoje estamos vendo Então se não tivesse acontecido tudo aquilo José não poderia estar na posição que ele estava hoje E ele não poderia ter ajudado tantas pessoas Você imagina o quanto não seria o sofrimento de todo mundo Porque foram 7 anos de bênção e 7 anos de necessidade na terra Não é 1, não é 2, não é 3, 7 anos Então durante os 7

primeiros anos, ele acumulou a comida Os outros 7 ele gastou E às vezes a gente recebe recursos e acha que é para gastar tudo Às vezes Deus está te preparando para os tempos difíceis que virão Mas ainda que eles sejam difíceis não vai faltar nada Porque a nossa esperança não está nas coisas A nossa esperança está no Senhor E nós temos sempre que enxergar o lado bom Que se não fosse

aquelas coisas Você não teria ganhado o caráter que você tem Você não teria adquirido a sabedoria que você tem Você não teria orado, você não teria entregado a tua vida para Jesus Você não iria confiar tanto nele quanto você confia hoje Então olha como certas coisas nós precisamos revisitar e ressignificar Para entender que a bênção entrou na nossa vida justamente lá atrás Enquanto todos estavam planejando

maldades contra nós Deus já tinha algo totalmente diferente E ele continua dizendo Para fazer o que estamos vendo hoje Isto é salvar a vida de muita gente Não tenham medo, eu cuidarei de vocês e dos seus filhos Assim ele socalmou com palavras carinhosas Que tocaram o coração deles Então olha como era o próprio Deus que estava falando através dele Porque por José com certeza Ele poderia ter

outras razões para fazer tudo diferente Mas olha como ele encontrou um significado muito maior para a vida dele Poderia ter ficado ali encantado em ser governador Porque a vida inteira, ele foi entre aspas pobre, foi escravo, foi não sei o que E olha o posto que ele está Olha como é que Deus prosperou a minha vida Não, mas ele usou essas oportunidades para que outras pessoas pudessem ser abençoadas

também E olha como as palavras, elas têm o poder de acalmar o coração Porque aqueles que não tem Deus sentimento Aqueles que têm sentem acolhido E nós somos acolhidos por Deus todos os dias Para que assim nós possamos acolher outras pessoas também Não desperdice a bênção que está na tua vida e a graça Porque não existe nada melhor do que a gente poder retribuir a ajuda que a gente recebeu de Deus

Fazer pelas outras pessoas aquilo que um dia alguém fez por nós Isso é muito bom e nós sempre precisamos agradecer a esse momento Porque foi nesse dia que a

luz começou a entrar nas nossas vidas Amém? Que Deus abençoe cada um de vocês Que o Senhor possa te fazer lembrar e reconhecer Tudo aquilo que fizeram por você e tudo aquilo que você pode fazer pelos outros Não perca a oportunidade de ajudar Porque toda vez que nós ajudamos é o próprio Deus que usa da nossa vida Mas lembra -te sempre também de agradecer a Deus por tudo que você tem Porque nós

sempre temos muito mais do que nós precisamos Amém? Que Deus abençoe cada um de vocês Feliz a nação! O Judeus é o Senhor! Um bom dia!

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android