Bom dia! Tudo bem? A mensagem que Deus colocou para mim hoje, ela diz assim, humildade é saber reconhecer que tudo que possuímos e somos é pela graça de Deus. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdoa, pai, todos os nossos pecados, livra -nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vende ti. Nós agradecemos, Senhor, por mais esse dia, pelo alimento, pela palavra, pela
presença. Aceita, Senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos, bendizemos, adoramos. Somente tu é o nosso Deus e a gente te confiamos. Quanto mais nós nos aproximamos de Deus, quanto mais nós lemos a sua palavra, quanto mais nós ouramos, ouvimos louvores, quanto mais nós adquirimos sabedoria, mas nós entendemos o significado das palavras e existem palavras que têm um
significado muito profundo. A palavra humildade não é uma palavra fácil de se entender, porque na nossa cabeça, muitas vezes, humildade está ligado à pobreza, mas humildade não significa pobreza, humildade significa dependência. Poxa, mas como assim? As coisas que você tem, quem deu a você? Você trabalhou, você conquistou, foi você que ralou, ou foi Deus quem deu? As coisas boas que você sente ou que você consegue fazer,
você fez por que? Porque você é uma boa pessoa, porque você tem um coração bom, ou porque Deus assim o permitiu? A humildade é aquilo que me permite reconhecer aquilo que faz eu me mover, aquilo que eu sou dependente, por isso que humildade é dependência, quando eu consigo reconhecer que eu preciso de Deus e que sem Deus eu nada
posso. Nós somos o carro, Deus é o combustível, um carro sem combustível ele não serve para nada, então para um carro andar ele depende da gasolina, dependência, é exatamente assim, quando nós conseguimos olhar e reconhecer que sem Deus nós
não podemos fazer nada. E quanto mais nós nos aproximamos do Senhor, mais nós percebemos isso, mas isso fica evidente, porque antigamente nós tínhamos um custo emocional muito grande, principalmente com a frustração, porque ao invés de nós colocarmos as nossas expectativas em Deus, nós colocavamos nas pessoas, não adianta você orar, e ao invés de Deus dar uma resposta você começar a procurar uma resposta e
sofrer por não encontrar, ou porque você acha que as pessoas não fizeram aquilo que você acredita que elas
deveriam fazer. Então esse estado de dependência também precisa de paciência, então as promessas de Deus nós só podemos ver se realizar se o Senhor estiver conosco, porque nós queremos tudo e queremos agora, nós não sabemos esperar e aproveitar o momento de outras coisas, porque a cada dia uma oração diferente está se realizando, desde que você
consiga entender o valor de cada pequena coisa. Se a gente vai lá na palavra de Deus, em Mateus 18, versículo 1 e 4, a palavra do Senhor ela diz assim, naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram, Quem é o maior no reino dos céus? Chamando uma criança colocou -a no meio deles e disse, eu asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças,
jamais entrarão no reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde, como esta criança este é o maior no reino dos céus. Quem disse essas palavras? Jesus. E a razão dele ter dado essa resposta às vezes choca. Poxa, os discípulos estão ali vendo milagres e maravilhas, estão vendo o poder de Deus e olha a preocupação dele, quem é o maior no reino dos céus? Você acha que essa pergunta hoje, com a maturidade
espiritual que vocês têm, deveria ser feita? Quem é o maior no reino dos céus? Qual seria sua resposta? É exatamente isso. Quando nós colocamos Jesus no lugar dele, nós sabemos que não existe outro igual, que não existe ninguém maior, que não existe ninguém melhor, que foi exatamente assim que Deus o escolheu, o seu filho, para receber
tudo que ele recebeu. E nós aceitamos isso. Mas Jesus, ele deixou -se ver um pouco mais para nós tentarmos entender como Deus pensa, o que Deus valoriza, porque ficou muito evidente. Enquanto eles queriam uma resposta clara, talvez de uma
hierarquia, como numa empresa? Ah, esse é o presidente, esse é o sei lá o que, esse é não sei quem, vem -se descendo até chegar nas pessoas mais simples ali, ao qual teoricamente o trabalho seria insignificante, porém muito necessário. Então todo o trabalho ele é importante, quando eu deixo de querer medir o valor de algo, pelo quanto se ganha. Mas Jesus continua dizendo, quem é o maior no reino dos
céus? Jesus disse, chamando uma criança, colocou -a no meio deles e disse, eu asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como esta criança. Então, depois dessa resposta, Jesus chamou uma criança qualquer que estava no meio deles. E olha o que ele falou para os discípulos, vocês precisam se converter. E como que Jesus sabia que eles não eram convertidos?
Pela pergunta que eles fizeram, pelas palavras das pessoas, pelo comportamento das pessoas, nós conseguimos entender se Jesus está ou não. Conversão é, quando eu deixo de viver por mim mesmo e começo a viver para Deus. Quando eu coloco a obediência acima de qualquer coisa, quando eu aprendi a negar a mim mesmo. E por que que Jesus escolheu uma criança? Você consegue parar para pensar
alguma razão? Ai, porque a criança é pura, ai porque a criança é inocente. Não, não são essas razões, porque tem crianças que é o demônio na vida. Nossa Senhora, porque quando uma criança, ela cresce sem autoridade de um pai ou de uma mãe, dentro de casa ela não tem limites, porque ela quer chamar a atenção, ela quer fazer e é uma criança. É uma criança, nunca devemos
esquecer que é uma criança. E enquanto criança, nós aprendemos assistindo desenhos, nós aprendemos sendo castigados, sendo punidos, nós aprendemos errando, errando e corrigindo, mas se ninguém nos corrige, nós achamos
que temos o direito de fazer o errado. E isso não quer dizer que eu preciso espancar o meu filho, porque não é com dor, não é bater no forte nem nada, mas é tendo autoridade, é olhando nos olhos, é conversando, é explicando, é pôno de castigo, pôno de castigo, não tem problema nenhum, porque se você tiver cheio de Deus, você não vai abusar da autoridade para poder ensinar. Mas
Jesus escolheu uma criança, você sabe por quê? A primeira razão é que uma criança ela é dependente, 100 % dependente dos pais, tudo o que ela come, tudo o que ela veste, tudo o que ela tem, tudo aonde ela more, qualquer outra coisa ela depende dos pais, uma criança é 100 % dependente. Segundo motivo, criança não tinha papel social nenhum, não
tinha importância nenhuma. Diferente de você olhar uma pessoa que ocupa um cargo, é alguém, ou é isso, é aquilo, é formado, é doutor, ou é no seu quê, uma criança, não é nada. A não ser que essa criança seja a filha de alguém muito importante, mas ele escolheu uma criança qualquer. E ele continuou dizendo, e se torne como esta criança. Então
o que Jesus ele espera de nós? Que nós sejamos 100 % dependentes dele, que nós não tratamos as pessoas de acordo com a classe social e que nós não menosprezamos as pessoas, porque elas não podem oferecer nada. O que que uma criança ela pode oferecer, ela não pode oferecer nada? Nada, nada. Então para que nós possamos nos converter, ou para que nós possamos entender o que é
a humildade, jamais entrarão no reino dos céus. Então para que nós possamos entrar no reino de Deus, nós precisamos simplesmente anular a nós mesmos e entendermos que 100 % de tudo que nós temos, de tudo que nós fazemos e de tudo que nós somos, depende de Deus. Não adianta você achar que a solução vai vir de alguém, que a solução é o que
você acha, que a solução é o que você pensa. Então a humildade não é pobreza, humildade não é ser, não ter escolaridade, humildade não tem nada a ver com isso. Humildade é um comportamento quando nós nos convertermos, pois é o próprio Cristo que vive em nós. Quando Jesus viveu entre nós, Ele era o filho de Deus, Ele tinha o poder de Deus, mas
Ele não usou desse poder. Enquanto as pessoas guspiam, enquanto as pessoas mal tratavam, enquanto as pessoas te coteavam, nós vimos tudo o que Ele passou. Quando você assiste aquele filme da Paixão de Cristo, dá uma tristeza no coração, dá uma amargura, porque foi uma pessoa que ela veio para amar, e olha a forma que ela foi tratada. Será que você tendo mais força no lugar dele, não teria
usado essa força? Porque às vezes é isso que nós fazemos. Quando nós estamos numa posição melhor, nós acabamos humilhando as pessoas, querendo dizer o que elas devem ou não, ou aquela cartada, você sabe quem eu sou, você sabe com quem eu estou falando, e aí você procura alguém para
prejudicar outra pessoa. Então são esses comportamentos que Jesus, Ele tenta tirar de dentro de nós, porque quando eu percebo que nesse mundo, se eu não tiver com Deus, eu estou sozinho, quem nunca sentiu solidão, mesmo estando na companhia de outras pessoas, porém quem não tem sabedoria, não
entende a razão desse sentimento. Então se fosse para mim deduzir para que serve essa vida, é para que nós pudéssemos aprender a ser humildes, que nós estamos 100 % dependentes de Deus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no reino de Deus.
Então é aquele que não busca os seus interesses, é aquele que dá a glória a Deus, são justamente esses que crescem na fé, são justamente esses que alcançam a felicidade, que alcançam a prosperidade. E você muitas vezes não sabe o que fazer da sua vida, a sua vida do jeito que está não está boa. E eu sei disso, porque a
vida de ninguém sem Deus ela é boa. Pior ainda quando nós nem sabemos o que Deus espera de nós, e quando nós vivemos apartados dele. Então nós sempre vamos viver em dependência de Deus. Humildade é justamente isso, é dependência, é você reconhecer que independente do que aconteça na sua vida, você vai continuar dependente de Deus. Por que que Davi era o homem segundo o coração de Deus? Porque ele adorou a Deus da mesma
forma independente do que ele era. Quando ele era pastor, ele adorava da mesma forma do que quando ele se tornou rei. E quando eu frequentava a igreja, que eu podia ajudar dentro dos cultos e das coisas, eu via muito isso. Pessoas que elas frequentavam por um propósito, e quando esse propósito eles eram alcançados e atingidos, elas sumiam. E esse não deve ser o nosso comportamento, buscar a Deus
porque nós queremos alguma coisa. Ah, eu preciso de uma bença maior, eu vou jejuar, vou contar uma coisa para vocês, eu nunca jejuei. Sou menos crente que alguém? Ou será que Deus a gente convence pelo arrependimento, em total dependência? Ou você acha que é fazendo ritos, fazendo coisas que vai se fazer? Certos tipos de demônios sim, se tiram com jejum e oração. Mas eu não sinto que o demônio está na minha vida para eu
precisar disso. Você conseguiria reconhecer que você faz jejum porque o demônio está com você? Ou você faz jejum porque você é um interesseiro e que alguma coisa de Deus? Espiritualidade é dia a dia. Espiritualidade não é circunstância. Ai, está fazendo uma campanha na igreja, agora então eu vou. Ah, você se sentiu tocado porque agora está teno. E antes, e quando? E se as igrejas fecharem como
na pandemia, aí, o que vai fazer? Vai viver sem nada? Se nós somos como crianças, dependentes, nós temos que buscar Deus todos os dias. Nós temos que ler a palavra de Deus todos os dias. Nós não chamamos Deus de pai à toa. Já parou para pensar nisso? Que não é só no teu dia? Ai, hoje eu não quero, hoje é final de semana, eu vou viver a minha vida porque eu preciso me divertir.
Chora como uma criança quando é negada alguma coisa, mas na hora de fazer o errado já é adulto, né? Engraçado isso. Se a gente vai lá em Colossenses 3, versículo 12 a 14, a palavra do Senhor lá diz assim. Portanto, como o povo escolhido de Deus, Santo e amado, revistam -se da profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem -se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns dos outros. Perdoem
como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam -se do amor que é o elo perfeito. Quem disse essas palavras? Paulo. E o que que Paulo está nos dizendo? Que o amor é o elo perfeito. Quem é o amor? Quando você escuta a palavra amor, o que que vem na tua cabeça? Qual é a tua lembrança? O que que gatilha em você essa palavra? Quando você se converter e você ouvir a palavra amor, você vai pensar automaticamente
em Deus e em mais ninguém, em Deus. A situação de dependência é essa, porque se não tivesse Deus eu não poderia amar mais nenhuma pessoa, porque eu não posso dar o outro aquilo que eu não tenho para mim. Se veio na tua cabeça, pai, mãe, filho, esposo, trabalho, alguma coisa relacionada a esse mundo, você precisa colocar as tuas ideias no lugar certo, porque nós devemos amar a
Deus sobre todas as coisas. E às vezes o que está faltando, além da sua vantagem, é você começar a ler a palavra de Deus, porque o Senhor se revela aos sem instruções, aos
quais os buscam de todo o seu coração. Então, quando nós temos esse elo perfeito dentro de nós, quando o amor de Deus está na nossa vida, quando o amor de Deus é a raiz, é onde nós criamos o nosso alicerce, na palavra, quando Jesus ele guia os nossos caminhos sem eu questionar se eu quero ou não quero, eu faço. Deus pediu, é ordem. Deus pediu, não é ver se eu quero, se eu acho, se eu
estou pronto. Ai, não sinto que é o momento. Tá bom, fica à vontade. A guerra lá vai vir de qualquer jeito, setando, achando que é o momento ou não. Mas, se você acha que tá pronto e que tá bom, amém, louvado seja o Senhor, depois não reclama. Portanto, como o povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam -se, revistam -se.
Então, nós precisamos nos vestir, nós precisamos que isso esteja no nosso espírito, porque tem coisas que nós vestimos no nosso corpo, por exemplo, uma roupa para que nós possamos não sentir frio, outra coisa nós revestimos no nosso espírito, e isso é nos dado através da presença do Espírito Santo, por viver em humildade, por viver em
dependência de Deus. E quais são as características de quando eu estou revestido com o Espírito Santo? Características que eu não consigo fazer sem Deus. A primeira delas é eu ter compaixão. Então, eu consigo olhar com empatia a vida das outras pessoas e não só com o nosso próprio interesse. É aquilo quando eu olho uma criança, e mesmo sabendo que ela não pode me oferecer nada, ainda assim eu ofereço algo a ela,
ainda assim eu ajudo ela. Então, já não é o evangelho baseado no dízimo, baseado no que você vai me dar e vai pagar, por isso que você vai receber. Mas é o evangelho baseado no amor, no Cristo, na partilha, na multiplicação, no milagre. Bondade, nossa, o meu adoro, quando a pessoa fala, mas ele é uma pessoa tão boa, o problema é que é drogado. É
verdade. Enquanto Deus fala que nós precisamos nos revestir, e para isso é preciso ter santidade e ser amado por Deus, assim como nós o amamos. A bondade que sai de nós é fruto disso, e não fruto de você, porque às vezes uma pessoa está te fazendo algo, porque ela tem um interesse em você. Você, mulher, já deve ter passado por isso. O homem foi lá, abriu a porta do carro. Nossa, conversava com você, uma
pessoa tensiosa, bonzinha. Nossa, pensa num cara bonzinho, num cara crente, até você deitar na caminha dele, e ele recebeu o que ele queria. E depois ele foi embora. Bloqueou, nem falou mais nada. E aí, cadê o cara bom? E você não tem pressa de dizer, né? Fala assim, dá boca para fora.
Bondade somente com Jesus. Eu jamais diria que eu sou uma pessoa boa, eu sou uma pessoa ruim, mas nos momentos que eu estou revestido do Senhor, alguma coisa de boa pode vir da minha vida. Então não espere perfeição se a minha oração parar, se o meu louvor parar, se eu abandonar a vida que eu sigo. É
exatamente assim, é dependência, dependência. E aí nós temos também a nossa querida humildade, e eu tenho certeza que quem ouvi se devocionar a partir de hoje, vai entender o significado dessa palavra, vai associar ela ao sentimento correto. Mansidão. Mansidão, se você vai num cachorro que ele é manso. Mansinho, você pode passar a mão, você pode ficar perto sem que ele te provoque medo,
sem que você se sinta ameaçado. E nós temos que ter essa característica, as pessoas elas não precisam se sentir ameaçadas por nós, elas não precisam fazer algo por nós porque elas têm medo da punição, porque o amor envolve admiração. E eu só amo aquilo que eu admiro, e eu só admiro
aquilo que eu posso estar perto em segurança. É engraçado quando um casal falar, ah é meu porto seguro, aí o porto seguro atraque em outro lugar, né? E aí nós falamos tanta besteira, mas tanta besteira que o tempo mostra o contrário, porque nós queremos dar virtudes que são frutos do Espírito Santo a pessoas sem Deus.
Naquele momento, enquanto ele está fazendo os teus desejos, ajudando você a viver os teus sonhos, aí é o teu porto seguro, porque é tudo aquilo que alimenta o teu interesse é bom. E
quem diz a verdade é ruim, é ruim. Por isso que as pessoas elas mudam de igreja, porque parou de dizer, você acha que tem pessoa que gosta, que eu fico falando que ela é idólatra, porque ela fica orando pra imagem, porque ela faz oração repetitiva, e a Bíblia fala pra não fazer, e aí ela não gosta, não gosta. E eu ligo? Eu não ligo, porque eu tô aqui pra agradar Deus, eu
não tô aqui pra agradar você. Se você é criança, mas não no sentido bom da coisa, como nós deveríamos ter humildade e ver essa dependência de Deus, no papel da dependência de Deus. Da humildade, onde entra você adorar outros santos, colocar honra e glória em outras coisas que não sejam Jesus? Será que você não tá dependendo de outras coisas também? Será que você não criou um evangelhão da porta larga,
né? Que nem porta deve ter. É o evangelho do mundo, né? Pode tudo. E aí? Porque a palavra aqui tá muito clara, tá muito clara. Então, além da mansidão, nós temos paciência. Então, não é porque hoje não tá acontecendo da forma que nós queremos que não vai acontecer. Não é porque eu não tô recebendo os sinais que eu acho. Sabe? Tem dias que são difíceis mesmo, mas nesses dias, é
os dias que nós mais deveríamos orar. Tem gente que fala que eu sou uma pessoa inteligente. Não. Eu compenso a minha burrice com esforço. Eu não canso de tentar. Eu não canso de orar. Eu não canso de procurar. Eu não canso de agradecer a Deus mesmo nos dias que eu falho. Porque mais importante que você tá acontecendo o que eu quero é que Deus esteja comigo. Porque
ele tá vendo que eu tô tentando. É a mesma coisa uma criança, quando ela começa a aprender a andar numa bicicletinha e o pai tá ali olhando e ela vai, ela cai, ela levanta, ela faz e ela é assim, papai. É assim e assim também é conosco. Deus sabe que nós não somos perfeitos, que nós dependemos dele o tempo todo. E é por isso que ele nos
perdoa. E essa sabedoria que nós tínhamos que ter, que pessoas sem Deus, elas são problemáticas ao extremo. E você quer procurar as virtudes de Deus em quem não tem. Olha o que ele fala. Suportem -se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Então eu vou viver, ontem nós falamos sobre viver no meio de uma geração mal. Nós falamos que o mal e o joio, o trigo e a tá
junto. Então eu vou ter que suportar o ambiente que eu vivo. Porque eu começo a semear a palavra no meio que eu vivo e principalmente, principalmente dentro de mim. O primeiro lugar, Jesus olhou pros discípulos e disse, convertam -se, convertam -se. E às vezes a gente tá querendo converter os outros, tá querendo que os outros mudem. Começa e inóz a transformação. Então no começo eu tenho que
suportar as queixas. Eu vou ter que perdoar os outros. Você sabe por que que eu consigo fazer isso? Porque eu estou revestido com o Senhor. Por isso que não existe perdão sem Deus. Se você não consegue perdoar alguém é justamente por causa disso. Pra perdoar Deus precisa estar conosco. Pra gente suportar, ficar perto de certas pessoas, Deus precisa estar conosco. E suportar sabe o que quer
tratar com educação. Ser educado. Só que nós temos que saber o nosso espaço. Se nós não somos bem -vindos, então eu não preciso ter cordialidade. Eu não preciso ter nada que, se eu já não estou fazendo mal, eu já estou entre aspas, fazendo de alguma forma bem, porque as pessoas elas são assim. Elas vivem só atacando, atacando, esponhe, falando e dizendo e isso e isso. E nós já não queremos mais
isso pra nossa vida. Amém? Que Deus abençoe cada um de vocês. Que você possa entender que humildade é dependência. Que nós dependemos do Senhor todos os dias. E por ter dependência nós devemos buscar o Pai todos os dias. Leia a palavra de Deus. Escute louvores. Se sentir, compartilhe -se e devocionar ao qual alguém. Que o Senhor ele possa tocar o teu coração e encher a tua vida de paz, amor e
mansidão. Amém? Que Deus abençoe vocês. Feliz a nação cujo Deus é o Senhor. Um bom dia.
