Bom dia! Tudo bem? A mensagem que Deus colocou para mim hoje, ela diz assim, em cada provação temos a oportunidade de demonstrar que a nossa fé é verdadeira. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdou a Pai, todos os nossos pecados, livra -nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de Ti. Nós agradecemos Senhor por mais esse dia, pelo alimento, pela palavra, pela presença.
Aceita Senhor essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos, bem dizemos, adoramos, somente Tu é o nosso Deus e em Ti
confiamos. Cada vez que acontece uma coisa que nós não conseguimos aceitar, Deus ele acaba provando o nosso coração, porque é justamente quando as coisas não estão bem, é que nós podemos demonstrar a nossa fé e em quem nós acreditamos, porque a fé não é uma questão das coisas que nós podemos ver, mas é a questão das coisas que nós podemos sentir.
Então, através dos nossos sentimentos, nós determinamos se nós vamos entregar tudo aquilo que nós acreditamos por um mero acontecimento. Eu sei que às vezes as coisas elas fogem do controle, que nós fazemos coisas das quais nós nos arrependemos, que as coisas ao nosso redor elas podem mudar e nem sempre existe algo que nós podemos fazer. Quem pode escolher se vai ficar doente ou não? Quem pode escolher de repente se
vai perder o trabalho ou não? Se vai ser deixado ou não entre tantas outras coisas? Nem tudo a gente tem o controle que gostaria, porém, sobre a nossa vida, isso nós temos. Então dentro dos propósitos de Deus não existe engano, e cada um cole exatamente
aquilo que plantou. Então eu tenho que ter uma maturidade suficiente para entender que se no passado eu vivia de uma forma que não estava tão alinhada às coisas que Deus ensina, em algum momento aquilo vai começar a participar da minha vida, mas toda colheita ela tem um fim e eu posso escolher começar a
plantar coisas novas ao meu redor. Então nós começamos a gastar no nosso tempo nas coisas que são do Senhor, nós começamos a pensar na nossa vida de uma forma totalmente diferente. Então a cada aprovação nós temos a oportunidade de demonstrar o que existe dentro do nosso coração e mostrar que
a nossa fé pelo Senhor é verdadeira. No passado nós já ficamos desesperados, sentimos medo, ansiedade, não sabíamos o que ia fazer ou o que ia acontecer, e aquilo foi uma coisa que aconteceu por quê? Porque nós não tínhamos a presença do Espírito Santo, e esse Espírito ele faz a
diferença em nós, porque ele nos dá poder. Então se no passado eu me sentia de um jeito, hoje eu tenho que sentir totalmente diferente, porque se é Deus que está comigo alguma coisa precisa ter mudado. Esse evangelho que às vezes a gente acredita, onde Deus ele não muda e não faz diferença, então qual é a razão de eu acreditar em
Deus? Jesus Ele é a diferença sim, Jesus Ele faz a diferença sim, é por isso que as pessoas nos momentos de dificuldade, mesmo aqueles que não têm intimidade com Deus, buscam na oração um refúgio. Só que nem sempre Deus faz aquilo que a gente quer. Nem sempre é assim, ó, agora está doente, se o Senhor curar a pessoa ou se o Senhor voltar ou se o Senhor fizer, aí eu acredito. Você
acha que Deus Ele precisa de você? Você acha que Deus precisa da tua fé? Você acha que Deus precisa de alguma coisa sua? Nós precisamos de Deus. A palavra diz, olha ainda que vocês não clamarem, as pedras clamarão. Então nós temos que aprender a nos colocar no nosso lugar, se não acaba ficando arrogante. Quem depende de Deus somos nós e nós não fazemos nenhum favor a Deus por amá -lo, por adorá -lo, por respeitá
-lo e por obedecê -lo. Nós temos o benefício disso. Se a gente vai lá em um Pedro 1, versículo 6 e 7, a palavra do Senhor ela diz assim. Alegrem -se por isso. Se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo, essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira, pois até o ouro que pode
ser destruído é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme e assim vocês receberão a provação, glória e honra no dia em que Jesus foi revelado. Quem está dizendo essas palavras? Pedro. E Pedro está dando algum tipo de orientação e essa orientação passa às pessoas
que estavam tendo algum tipo de provação. E ele está dizendo, olha, hoje você pode estar triste, mas você vai ficar feliz. Alegrem -se por isso. Se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por causa de algum tempo, por causa de muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. Então o sofrimento, ele causa tristeza, só que o sofrimento segundo a Deus aumenta a perseverança, aumenta a nossa esperança,
porque nós sabemos que aquilo vai passar. Então quando nós mudamos, ao invés de focar no problema e ficar reclamando do problema e sentindo o afastamento de Deus, porque justamente a tristeza é o afastamento de Deus, porque quando o Senhor está perto, ela não existe. O choro pode durar uma noite, mas a alegria ela vem pela manhã, é como renascer de
um novo dia. Então esse processo de provação, ele passa também por um processo onde nós aumentamos a nossa sabedoria, porque conforme eu entendo a razão de cada coisa, as coisas elas ficam mais fáceis de entender, porque eu tiro a responsabilidade de mim e coloco em Deus. Antes eu dependia que alguém fizesse alguma coisa para que eu pudesse me sentir bem, ou para que a minha vida pudesse começar a
acontecer. Hoje não, hoje eu dependo única e exclusivamente de Deus. E as pessoas que eu tenho a oportunidade de conviver, eu tenho que permitir que a imagem de Cristo, ela seja refletida em mim. Então uma coisa é fato, a pessoa que estava triste, ela vai se alegrar. E foi o que aconteceu na minha vida. Quer dizer que hoje a gente vive num estágio de 100 % alegria? Não, mas eu não vivo mais num estágio de depressão. E
é isso que às vezes a gente precisa entender. O não sentir também é sentir. Se foi para ficar sentindo só coisa negativa, ficar só com o pensamento ruim, só ficar procurando as coisas erradas, é melhor não sentir nada. E quando nós não sentimos nada, nós temos a oportunidade de sentir tudo. Porque do outro jeito, não existia forma de qualquer coisa nos tocar, porque nós já tínhamos condenado todas as
coisas. Ah, porque a pessoa não me fez isso. Pronto, fim do mundo. Ah, porque não aconteceu isso? Fim do mundo. Então a minha vida era pautada sobre orações e sonhos. Seu ódio e Deus me obedece, nossa, eu sou abençoado. Seu ódio e Deus não obedece, nossa, eu sou um desgraçado. E aí começa essa eterna busca para tentar fazer que Deus faça aquilo que você quer
e não aquilo que ele quer fazer. Então quando nós invertemos a relação, nós nos colocamos na posição de servo, nós estamos aqui para servir, nós dependemos da sua misericórdia, nós dependemos de você, nós reconhecemos que não somos boas pessoas. Aí as coisas começam a mudar nas nossas vidas. Então Pedro, ele deixa claro que durante o começo da aprovação é possível que você fique triste e fique se questionando. Até
que você aprenda a confiar em Deus. Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Então nos momentos de aprovação são os momentos que eu tenho mais que demonstrar e praticar aquilo que Jesus ensina, é respirar um pouquinho mais. Porque às vezes tem pessoas que nos tiram do sério, mas nós não vamos vender a nossa fé a troco de nada. É nós podermos orar, silenciar, calar, dar a
outra face, perdoar, aceitar. A parte mais importante da nossa fé é aceitação, porque aquilo que aconteceu já aconteceu. Se você souber a razão ou não, continua sendo os mesmos fatos. Então em vez de você perseguir a razão e querer se pitimizar, se menosprezar ou se colocar dentro de uma posição generalista, onde parece que você é a pessoa mais atacada do mundo, que o mundo inteiro te ataca e é inveja e é macumba. Sai
dessa postura. Então nós sabemos que no meio da aprovação a nossa fé vai ficar evidente, pois até o ouro que pode ser destruído é provado pelo fogo. Então quando você quer saber a pureza de um metal, alguma coisa, você acaba passando ele pro fogo, que acabam se separando as coisas. Então o fogo ele tá lá, mas depois que o fogo sai,
aquilo volta a ser novamente o que ele era. O ouro não deixa de ser ouro quando ele passa pelo fogo. Assim como nós e a nossa fé, ela não deixa de estar em Cristo, porque nós passamos no meio de uma aprovação ou no meio de uma tribulação. Muito pelo contrário, é aí que nós percebemos que independente do que esteja
acontecendo, nós estamos firmes no Senhor. Então ele continua dizendo, da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. Então a nossa firmeza espiritual, a nossa maturidade espiritual, ela passa por esse processo e vai chegar um tempo onde a aprovação e a tribulação ela deixa de existir, porque o mal percebe que já não tem
mais sentido ficar utilizando essas armas. Ele não vai ficar gastando cartucho em você. Ele vai ficar procurando aonde tem brecha e conforme você vai frechando essas brechas, elas vão deixando de existir. E aqui ele deixa uma coisa clara, a nossa fé vale muito mais que o ouro, porque nesse mundo, se você tiver dinheiro, você consegue comprar praticamente todas as coisas. Aí
você não compra fé. Isso é uma coisa que Deus nos dá e que é preciso ser construída individualmente. Não existe nada que alguém possa pagar pela sua alma, não existe nada que alguém possa comprar para ter o favor de Deus. Isso
depende de cada um, depende de cada pessoa. Então depois que nós passamos por tudo isso, nós aprendemos que a nossa tristeza vai virar alegria, que a aprovação ela vai passar, que nós temos um atestado, que nós temos uma fé verdadeira e que isso que nós recebemos de Deus vale muito mais que o ouro. E assim receberão a aprovação, glória e honra no dia em
que Jesus for revelado. Então Jesus, ele vai levar em conta todas essas coisas e isso para nós vai ser recompensado. Recompensa não são coisas simplesmente dessa vida. Recompensa você poder deitar na tua cama e dormir. Recompensa você poder sentir paz. Recompensa você poder ajudar outra pessoa a sair de um momento na qual ela não conseguiria sair, se não fosse a sua vida e a interseção de Jesus Cristo.
Então são coisas que nós não poderíamos ter se não fosse graças a Deus. E tudo isso vem construindo coisas para nós que nós vamos receber na eternidade. Aquilo que for necessário, como nós falamos esses dias, nós vamos receber nessa vida comida, bebida e o que vestir. Uma a mais para uma coisa, outra sempre vem porque Deus é generoso e Ele é
bom. Se a gente continua lá em um pedro, no versículo 8, 9, 14, a palavra do Senhor lá diz assim, vocês buamam, mesmo sem o terem visto e creem em Ele, mesmo que não estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa que as palavras, elas não podem descrever. Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua
salvação, que é o resultado da fé que possuem. Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes. Vocês o amam. Amam a quem? A Jesus. Então Pedro está dizendo, olha, vocês o amam, mesmo sem o terem visto e creem em Ele, mesmo que não estejam vendo agora. Então nós sabemos que nós sentimos o Senhor, por isso
nós não precisamos vê -Lo. E Ele continua, assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa que as palavras não podem descrever. É exatamente o que eu tinha dito, a alegria que o Senhor nos dá, ela não
pode ser comparada com nada. Nem nos momentos que você bebe fica alegrinho, porque aquela alegria entre aspas ou aquele felicidade ou aquela distorção da percepção, porque aquela distorção a gente chama de alegria, sabe por quê? Porque nós paramos de perceber a dor que existe em nós pela ausência de Deus. É a mesma coisa que as drogas fazem, é a mesma coisa quando você toma um remédio para dor de cabeça
e dor de garganta. O remédio, ele não curou a dor de cabeça, ele impediu que você sentisse a dor, por isso que quando o efeito passa a dor ela volta. A bebida ela tem o mesmo efeito. Então você bebe criando na felicidade, mas na verdade você bebe para não sentir
a tristeza. E quando nós estamos com o Senhor, quando nós amamos ao Senhor, quando nós temos a convicção que nós o amamos porque Deus é o amor e todo aquele que permanece no amor permanece em Deus. E é através da nossa crença, é através da nossa fé, é através da nossa esperança, é através da onde nós depositamos a nossa confiança que isso começa a existir dentro de nós.
Então existe uma paz, existe uma alegria, existe uma felicidade, existe um amor e olha como ele fala, é uma alegria tão grande e
gloriosa que as palavras não podem descrever. Por isso que se a gente contar para uma pessoa que não acredita em Deus, as coisas que nós sentimos, por mais que eu tente colocar em palavras, por melhor poeta que eu seja, por mais que eu consiga fazer diversas analogias, ele nunca vai poder saber, ele nunca vai poder saber. Porque a chama do primeiro amor, quando ela toca o nosso coração, é como se nós
estivéssemos apaixonados pela vida. E isso nós nunca vamos esquecer quando nós sentimos. Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação. E aqui vem um ponto que é interessante, que ao ler a palavra eu acho que eu consegui entender qual é a razão da paz. Pensa que você, nós estamos vendo aquelas tragédias no Rio Grande do Sul e tudo aquilo acontecendo, as pessoas ilhadas em cima das
casas, os bichos, os animais e tudo aquilo. Você imagina que ela está ali sentada esperando o quê? A salvação. Enquanto ninguém chega, ela fica naquele estágio de alerta, observando, olhando, tentando entender o que que ela vai comer, se vai chover de novo, se tem como ela sair dali e fica aquela ansiedade, aquela angústia, e aquele medo e hora e faz e tal. Lá longe ela vê um barquinho
vindo na direção dela. Você imagina cada vez que aquele barco vem que ela escuta aquele barulhinho, o coração dela se enche de alegria, se enche de esperança. Exatamente isso que nós sentimos hoje em dia. Antes, aquilo, essa analogia era a morte, era o fim. Nós sabíamos que ia morrer, não tinha nada que a gente pudesse fazer e estava naquela ansiedade e estava naquela angústia, mas nós
não temos a percepção disso. E o mal ele vem nos distraindo para que nós gastássemos tempo, como nós falamos esse dia, gastando tempo com coisa sem sentido, para que não percebessemos o tempo passar e que nada ia chegar. E nós vemos aquele barquinho vindo, vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação. Então agora nós temos a certeza que nós vamos entrar nesse barco e que dali em diante
tudo vai ficar bem. Nós estamos sendo resgatados, que é o resultado da fé que possuem. Então a salvação nós temos graças a Deus, graças a Jesus Cristo que veio nos salvar. Essa analogia é perfeita. Nós estávamos lá sozinhos, esquecidos, abandonados e alguém veio até nós para nos resgatar. Mas foi porque alguém entregou a palavra de Deus, foi porque nós buscamos a presença do Espírito Santo e do Senhor e é por isso
que nós estamos recebendo. E aí, quando nós entramos nesse barco, quando nós sentimos essa alegria, quando nós sentimos essa esperança, uma coisa é fato. Eu posso dentro daquele barco ficar em qualquer lugar, porque se eu sair dele, eu volto para a mesma situação que eu estava antes. E olha o que Pedro fala, sejam obedientes a Deus. E não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês
tinham quando eram ignorantes. Então se eu começar a pensar nas coisas que eu tinha antes, da forma que era antes, já não existe mais a realidade hoje é outra. E qualquer coisa que eu fizer, que eu saí daquele barco, a minha vida acabou. Eu vou continuar sendo dominado por aqueles sentimentos. Você acha que as pessoas escolhem sentir medo? Você acha que as pessoas escolhem sentir frustração,
tristeza, depressão, amargura? Você acha que as pessoas escolhem que elas gostariam de se irar, de xingar, de ficar brava e nada? Só que se nós não obedecemos a Deus, que é Ele quem nos dá essa paz, é Ele quem nos coloca no barco, é Ele quem nos faz. Toda aquela velha vida, ela volta a nos dominar. A nossa esperança e a nossa
alegria aconteceu, porque algo aconteceu. Mas se eu sinto aquilo e começo a não dar valor naquilo, eu saio de dentro desse barco e volto de novo. E aí vem a pergunta, quem vai poder vir te resgatar? Você acha que vai vir uma pessoa? Você acha que vai vir quem? Quem que você acha que vai vir fazer a diferença na sua vida? E até quando ela vai fazer? E aí, como é que fica as
coisas? Sejam obedientes. Então nós temos que ter discernimento sobre essas coisas e mais um discernimento também sobre outras coisas. Que nem todo aquele que serve ao Senhor está servindo ao Senhor. Muitos estão servindo aos seus próprios interesses, porque se não fosse assim, a palavra não dizia que muitos naquele dia diriam Senhor, Senhor, não anunciamos em teu nome, não pregamos por você. E
Jesus diz olha, eu não te conheço, serve. Você é desobediente. Então não adianta a gente achar que para servir a Jesus é estar dentro de uma igreja. Server a Jesus é obedecer, é você não deixar ser dominado por aquela velha vida, porque se você sabe segundo a palavra que algo é errado e continua fazendo, você está escolhendo por lá do barco. E olha como Deus diz, vocês
eram ignorantes, hoje vocês não são mais. Hoje nós não temos mais desculpa para fazer as coisas do jeito que nós fazíamos antigamente, que nós não conhecíamos nada, porque hoje nós já estivemos dentro daquele barco e nós sabemos o quanto é bom. Em cada provação temos a oportunidade de demonstrar que a nossa fé é verdadeira. Amém?
Que Deus abençoe cada um de vocês, que o Senhor possa tocar o seu coração, que você consiga entender que a tristeza é a que ela passa, que todas essas coisas negativas e ruins elas passam quando Deus ele entra dentro da nossa vida, dentro do nosso coração,
dentro das nossas atitudes. Quando você começa a buscar a presença dele, começa a ler a Bíblia todos os dias, se você não sabe por onde começar, começa em Mateus. Se você vai dar desculpa para mim que é difícil as palavras, existe uma Bíblia NTLH, nova tradução da linguagem hoje, que não tem as palavras difíceis, custa
20 reais numa banca, no lugar, no mercado livre. Se você não tiver a condição e eu não vendo o Bíblia, tá só to dando um discernimento de quanto custa, existem aplicativos gratuitos que têm essa tradução, que você consegue ler, que você consegue dar play pra ouvir, manda uma mensagem nesse WhatsApp e pode pedir que a gente encaminha sem cobrar nada.
Se você precisar de uma ajuda espiritual, de alguma coisa, pode mandar mensagem também, contando um pouquinho, pedindo uma orientação, alguma coisa espiritual, porque as dificuldades nós entendemos, a provação nós entendemos, mas a nossa vida só muda quando Jesus entra na parada. Não adianta alguém ficar te dando dinheiro, não adianta ninguém ficar fazendo o que você quer, porque nada disso gera transformação. Quem
muda nossa vida é Jesus, é o Espírito Santo. Amém? Que Deus abençoe cada um de vocês, feliz a nação. O Júdeus é o Senhor. Um bom dia.
