É sempre melhor a palavra de Deus, que conselhos que agradam, mas não edificam. - podcast episode cover

É sempre melhor a palavra de Deus, que conselhos que agradam, mas não edificam.

Dec 23, 202324 minSeason 3Ep. 962
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas.

2 Timóteo 4:3-4


Os nossos pais humanos nos corrigiam durante pouco tempo, pois achavam que isso era certo; mas Deus nos corrige para o nosso próprio bem, para que participemos da sua santidade. Quando somos corrigidos, isso no momento nos parece motivo de tristeza e não de alegria. Porém, mais tarde, os que foram corrigidos recebem como recompensa uma vida correta e de paz.

Hebreus 12:10-11

Transcript

Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou para mim hoje, ela diz, assim é sempre melhor a palavra de Deus. Que conselhos que agradam, mas não edificam. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdoa pai, todos nossos pecados, livro-nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de ti. Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pelo alimento,

pela palavra, pela presença. Aceito a senhora essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos, bendezemos adoramos somente tu é o nosso Deus e em ti confiamos. Quando nós vivemos longe do senhor, quando nós não temos sabedoria e nem conhecimento da palavra de Deus, existem coisas que vão acontecendo e se acumulando dentro de nós, dentro dos nossos pensamentos, dentro do nosso coração.

E quando nós encontramos outras pessoas, nós acabamos sempre contando e repetindo aquelas mesmas e velhas histórias. Porque toda vez que nós não conseguimos perdoar algo, aquilo permanece dentro de nós. O perdão é como se a gente libertasse aquilo para que sobrasse espaço para novas coisas. Mas quem não conhece a Jesus não

conhece o perdão. Por isso que algumas pessoas têm tanta dificuldade em perdoar umas às outras, porque o perdão ele é algo Divino, o perdão, ele é algo espiritual, o perdão, ele só pode ser alcançado através da presença do Espírito Santo. Então não é uma questão de vontade, é uma questão de Deus, é uma questão onde nós não temos essa capacidade dentro de nós. Por mais que na nossa imaginação nós tenhamos a ideia que nós consigamos fazer, nem sempre é assim que acontece.

Quantas vezes alguém já não pediu desculpa para você sobre uma coisa e daqui a um pouco ela estava fazendo exatamente a mesma coisa que ela pediu? Desculpa, você acha que realmente ela não gostaria de ter desculpado? É mais fácil a gente falar assim, Ah, é um sem-vergonha. Ah, é, não. Isso é uma Batalha que nós vivemos onde longe de Cristo, nós sempre fracassamos.

Se não fosse assim, por que que nós iríamos mentir se eu conseguisse fazer tudo aquilo que eu falo, pra que que eu precisaria me expor a uma situação onde se eu for Descoberto, vai acabar causando vergonha e constrangimento para mim mesmo, então a gente acaba encontrando as pessoas e tentando convencer elas das coisas que nem nós nos convencemos. Ficamos explicando, falando, contando a razão e isso. E indignado.

E se alguém concordar, ótimo. Se alguém não concordar, já não conto mais para essa pessoa, porque ela não me entende. Não é desse jeito que a gente faz. Então a gente sempre tenta buscar apoio das coisas que são erradas nas pessoas erradas, porque as pessoas que têm a sabedoria de Deus, elas vão nos corrigir ou elas vão nos aconselhar ou elas vão nos exortar através da palavra de Deus. Então elas vão dizer assim, olha. Está vendo isso que você fez

Jesus? Ele disse que não é desse jeito que a gente deveria fazer, mas desse, porque se nós fizermos desse jeito, ele vai nos ajudar. Porque a palavra de Deus não é só vontade, a palavra de Deus também é obediência. Só que conforme o tempo vai passando, nos tornamos mais arrogantes, porque na nossa mera Inocência, a gente acredita que o tempo ele traz experiência. Mas se eu vivo uma vida inteira fazendo as coisas erradas no final, será que eu tenho mais

experiência? Se eu insisto sempre nos mesmos erros, será que isso significa alguma coisa na? Verdade, o significado das coisas não é o tempo que ela dura mais. O conhecimento que ela traz, porque se algo não me impede de cometer os mesmos erros. É sinal que não trouxe conhecimento nenhum, porque eu não entendo aquilo que acontece. E na igreja e na doutrina em Cristo também é assim. Nós queremos um Deus que ele é meio amuleto, então ele vai ficar ali guardadinho na

estante. É como aquela bíblia que ela tá ali abertinhas, né? No Salmo 90, paradinha ali. Ah, alguma coisa no céu, certo? Ah, fulano ficou doente. Ah, não sei o que aí você vai lá, ajoelha, chora, ora conversa com Deus e pede e fica tudo daquele jeito. Mas será que esse é o relacionamento correto? Será que essa é a melhor forma de se viver?

Porque a maior parte das pessoas vivem assim, tanto que existem profissionais que lhes são especializados para que você sente e fique ali reclamando os seus problemas, eles escutam. Questionam, te falam alguma coisa e você fica ali falando, falando, falando, falam. Falando de todas as coisas que você fez por ser espiritualmente morto, porque quando nós estamos vivos com Cristo, nós resolvemos as nossas coisas com o senhor e não com as pessoas. Essa é a diferença.

E assim como nós gostamos de hoje em dia, bloquear não falar mais, ignorar, modificar e criar diversas tratativas, nós também estamos fazendo isso com Deus. Não estamos mais suportando falar que Deus condena um. Dos tipos de coisas. Ah, isso não porte, então eu vou gerar a minha igreja onde ela não precisa estar alinhada com a palavra de Deus, mas com os

meus. E quem vão ser os seguidores daquela igreja, não de Jesus, porque Jesus dizia aquele que quer me seguir, negue a si mesmo, negue a si mesmo, tome a sua Cruz e me siga. Mas eles não querem seguir a Jesus. Eles querem seguir os próprios interesses, mas será que isso está na bíblia também? Será que nos últimos tempos isso seria o que iria acontecer?

Vamos ver se a gente vai lá em Timothy 4 versículo 3 e 4, Timóteo 2 a palavra, ela diz assim, pois vai chegar no tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os. Seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas, uma porção de mestres que vão dizer a elas o quê elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas. Parece que a palavra de Deus descreveu exatamente o que eu

tinha dito, e é o que acontece. Olha que engraçado, ele usa a mesma palavra, seguirão quem que nós seguimos a Jesus Cristo, quem que ela seguem aos seus próprios desejos, aos seus próprios interesses. E Cristo deixou claro que iria chegar um tempo onde as pessoas não dariam atenção ao verdadeiro

ensinamento. Então, às vezes você está tentando exortar alguém, e ela não recebe a exortação, por melhor que seja as tuas intenções, por melhor que seja as tuas palavras, ela ouve e não entende aquilo que você está falando. E ela nem poderia, porque só aceita as palavras de Jesus. Quem segue Jesus, quem sebre os seus próprios interesses, cria outros mestres para si mesmos.

Consegue compreender quando nos entregamos a nossa vida, a Jesus, a única pessoa que nós aceitamos o conselho, queremos falar, conversar é com ele. E ele nos capacita, suportar essa vida mediante a todas as outras pessoas que não vão dar. Atenção ao conhecimento verdadeiro. Então não adianta você ficar falando. Existem muitas pessoas onde elas são cristãos de boca, porque se você pegar a palavra de Deus e mostrar para ela, olha, está

vendo isso daqui? Eu estou te exortando, o teu comportamento não está correto, ela não vai aceitar, muito pelo contrário, ela vai vim ainda te atacar e te questionar, se você vive, se você falha. Ontem nós falamos sobre os dons

espirituais. Que Deus ele coloca um chamado nas pessoas e que nós devemos usar esses dons para a obra de Deus. Então eu chegar na vida de alguém e entregar uma mensagem ou entregar alguma coisa é fazer parte da obra de Deus, mas eu estou ali para exortar a igreja. Eu não estou ali para perseguir pessoas que não acreditam em Jesus e que nem precisam viver. De acordo com a bíblia, elas já são o pecado e nós também somos o pecado, mas nós renunciamos as

coisas que nós conhecemos. Claro que nem. Tudo nós conseguimos porque é uma Batalha, tudo bem normal, mas nós sempre voltamos e pedimos. Pedimos perdão. Tem pessoas que pouco se importam, elas não ligam em pagar o preço do mal que elas vão sentir por tudo aquilo de errado que elas fazem, e elas sofrem tanto que vira e mexe a gente recebe uma notícia que uma pessoa se suicidou. Que outra tá internada numa clínica ou que aconteceu algum tipo de coisa e é sempre assim,

né? O mal ele sempre fica muito evidente no comportamento de todos nós, assim como bem também fica evidente, então. Como nós seguimos os ensinamentos verdadeiros, quando, como nós temos a unção do Espírito Santo em nós, como nós buscamos o conhecimento na palavra de Deus e não em conselhos de outras pessoas. Hoje nós vivemos uma época dos influencers, cara, tem gente que fala o nome de Jesus para tirar o dinheiro do teu bolso e você acha que ele vai te ajudar a prosperar?

Olham como você confia nas coisas erradas. Eu fico indignado, eu não consigo AA maior parte dessas pessoas. Que pregam o evangelho, elas não pregam o evangelho, elas são esses mestres e arranjarão para si mesmas uma porção de mestres. Ah, mas eu gosto do pastor, porque ele é engraçado. Você viu alguma pregação de Jesus engraçada? Ah, mas eu gosto do do Leonardo lá não sei lá nem como é que chama? Porque ele ele prega aquele evangelho do amor né?

Oo evangelho, água com açúcar é pra gente que não é convertida. Você viu Jesus deixando de dar alguns sermão em algum lugar, porque a pessoa não IA suportar a mensagem que ele tinha para pregar ou ele morreu numa Cruz pela mensagem que ele pregava, aí você vê o que você quer ouvir. Você quer ouvir algo que vai transformar sua vida porque tem o Espírito Santo. Você quer ouvir aquilo que te agrada, que você pode viver uma vida do jeito que você quiser.

Que no final vai dar tudo certo, só que não, não vai tá dando certo, você tá feliz? Como está teu coração? Como está tuas palavras quando você vai conversar com outras pessoas, você fica reclamando do passado reclamando do que aconteceu. Se vitimizando, colocando a culpa em alguém, né? Porque você já tem uma história pronta para contar e essa história você repete como mantra, mas você conhece a verdade, só que de tantas vezes que você já repetiu essa mentira, você já acha que ela é

verdade. Mas você sabe o que aconteceu dentro de você? Você sabe o que aconteceu. E aí? Será que não é? Esses são os mestres que Jesus está falando, será? Que será que elas não dizem o que você quer ouvir? Outro dia, eu adoro as partilhas que as pessoas fazem. Eu não estou criticando. Me chamaram de radical. Nossa, por falar a palavra de Deus, eu me tornei um radical. Não prego violência, não prego desigualdade, não prego para que

as pessoas sejam abandonadas. Não prego nada, só prego que as pessoas leem a palavra de Deus e se convertam a Jesus Cristo e entregue a sua vida. Que elas possam ter uma vida em abundância. Que elas escutam louvores, elas ajudem a evangelizar. Só que no próprio Cristo, disse.

Negue a si mesmo radical. Mas eu tenho certeza que, conforme a sabedoria vai aumentando, você vai entendendo aquilo que eu estou falando, porque a mensagem da Cruz, ela é loucura para o mundo, mas a salvação para aqueles que estão se convertendo. E eu creio que você, você sabe quem é, vai se converter ao senhor e a tua vida ela vai começar a ter sentido como a minha vida começou a ter

sentido. Eu então, se a gente continua lendo a palavra de Deus, sabe, a gente pega e vai lá em hebreus, versículo 12 e 10. E 11, hebreus, 1210 e 11. A palavra do senhor, ela diz assim, os nossos pais humanos nos corrigiam durante pouco tempo, pois achavam que isso era certo, mas Deus nos corrige para o nosso próprio bem. Para que participemos da sua santidade quando somos corrigidos? Isso, no momento nos parece motivo de tristeza, não de Alegria.

Porém, mais tarde, os que foram corrigidos. Receberão como recompensa uma vida correta e de paz. Olha como é interessante a própria palavra nos diz que Deus vai nos corrigir. Ela também traz um discernimento um pouco maior, os nossos pais. Nos corrigiam durante pouco tempo, então, enquanto a gente está crescendo, os nossos pais, eles percebem que nós temos alguns tipos de comportamento ou atitudes que trazem mal para nós. Se você vê o seu filho indo colocar o dedinho na tomada,

você vai deixar. Se você ver o seu filho tentando abrir o botijão de gás ali ou ligar a coisa, você vai deixar. Então você olha situações onde a vida dele corre perigo e você simplesmente diz não, olha desse jeito, você vai se machucar. Isso não é bom para você. E quando a gente vai crescendo, se tornando mais inteligente, entre aspas, né? Mais independente, né? A gente é independente no pensamento, mas financeiramente depende, né?

Então os nossos pais dizem, olha, não é legal que você saia com tal com tal tipo de pessoa ou que você frequente algum tipo de lugar ou que se você faça tal coisa e o que é que a gente fazia? Brigava. O papai brigava com a mãe, xingava, fugia, saia escondido e fazia tudo aquilo que eles falavam, não. Não, não, isso não. 20 anos se passaram 30 anos se passaram aquele. Menino, aquele menino que não ouvia ou não, que não aceitava ser corrigido.

Hoje as pessoas olham e falam, coitado, está fundado nas drogas, é um drogado, é um bêbado, é um alcoólatra, está rotulado. Teve uma vida de prostituição? Todas as vezes que nós procuramos o caminho mais fácil e olha o que Deus fala, que as pessoas elas corrigem por pouco tempo, porque será que é por pouco tempo?

Porque as pessoas desistiram de você, ninguém já fala mais nada, sabe que você está perdido, sabe que você já não tem mais salvação, sabe que você já não é mais nenhum filho ou uma filha. Você é um problema. E aí? Então existe uma coisa que pode te ajudar hoje. Enquanto as pessoas desistiram de te corrigir porque elas achavam que aquilo era o certo. Deus, ele faz diferente, ele nos corrige para o nosso próprio bem, porque dentro de nós só

existe o mal. Então quando eu aceito a correção de Deus para a minha vida, eu estou trocando a minha natureza do mal para a minha natureza, do bem, para que nós possamos participar da santidade de Deus, santidade Santo Santo Espírito Santo. Então, dentro de nós, a palavra de Deus, ela vai começar a participar dos nossos pensamentos, das nossas escolhas, do nosso entendimento e dessa forma nós vamos tirar a dependência que nós tínhamos de

outras pessoas. Nós vamos abrir mão, entre aspas, das nossas escolhas ruins para começar a escolher da forma que Deus fala. Vou dar um exemplo para vocês e eu tenho certeza que. Todo mundo. Iria querer copiar, pensa que nós fôssemos fazer uma prova, só que você não estudou nada para aquela prova e eu chego para você e falo assim, olha, eu tenho o gabarito da prova que mesmo se você não souber se você marcasse as questões aqui, você vai tirar 10 nela. É o que a palavra nos faz.

Ela nos dá um gabarito sobre a vida, dizendo como cada coisa vai acontecer. Primeiro que aquela prova que eu tinha que fazer, eu nem tinha capacidade de entender quando. Olha quantas vezes nós não fazemos as coisas e nos arrependemos. É como se nós tivéssemos marcado uma questão e depois reavaliado. Não, não é essa, não é essa, não é essa. E Deus, não Deus.

Ele vem sempre pontuando. Uma coisa que me alegra demais é quando as pessoas elas começam a ler a palavra de Deus e falam pra mim assim, nossa, mas tem tudo na bíblia e tem tudo na bíblia. Justamente quando você conhece a bíblia, conhece a palavra de Deus. Você conhece tudo. Você sabe o que pode esperar das pessoas sem Deus. Você sabe o que pode esperar das pessoas com Deus e você sabe o que você pode esperar de você mesmo? Então existe essa modificação de

tudo. Dentro de nós por um propósito ainda maior. Mas aqui fica claro que Deus ele vai nos corrigir pela palavra, então não adianta a gente achar que quando uma pessoa ela chega com a bíblia em nós dizendo olha, é Deus que está tentando nos corrigir para o nosso bem, olha que interessante. Quando somos corrigidos isso no momento, nos parece motivo de tristeza e não de Alegria.

Então, quando uma pessoa está ali, exortando quando uma pessoa está falando, parece que aquilo não é bom, a gente quer ter aquele, aquele sentimento de criança revoltada. Que não quer entender que a outra pessoa está fazendo o bem? Nossa, mas como quando uma pessoa está se convertendo como dá trabalho, misericórdia, você mostra na palavra, você fala, eu não estou insistindo. É o que eu falo. Você quer ajuda para se converter? Eu vou te ajudar, mas eu tenho que te dizer a verdade.

A verdade nem sempre é aquilo que você quer ouvir, porque se você quer ouvir o que você quer, nós vamos voltar na passagem de cima, vai nos mestres para si mesmo, não vão suportar a verdade, vão acreditar em lendas. Vão acreditar, care vai começar aquela maluquice Ah maluquice vai ficar buscando Deus de semana em semana de Instagram e Instagram de de grupo em grupo de treinamento, em treinamento, de mentoria e mentoria e disso e disse, e nada, e aí não vai

encontrar Deus em lugar nenhum. Em lugar nenhum, mas quando eu aceito a correção de Deus dizendo olha o Deus que você acha que você acredita é diferente do meu, porque olha o que o meu Deus diz, olha o que a palavra de Deus diz, você sabe o nome de Jesus mas você não conhece Jesus? E aí? E aquilo que parecia que era a tristeza. Depois de corrigido, o que que acontece? Porém, mais tarde, os que foram corrigidos receberão como recompensa uma vida correta e de

paz. Olha novamente o Espírito Santo trazendo paz, trazendo uma vida correta a essa pessoa, uma vida onde ela pode simplesmente viver sem se preocupar com as consequências das suas escolhas. Sem precisar ficar reclamando de outras pessoas. Ou acha que a sua vida só ficaria boa se acontecesse uma coisa, ou se acontecesse outra, tem gente que sofre querendo que outra pessoa se converta, mas ela mesma não se converteu e todos os demais também não se

converteram. Às vezes a gente acha que o problema é aquele que está na beira do abismo, não todos os outros 10 que estão na mesma fila para cair a gente. Às vezes a gente tem que entender um pouco além das coisas, que a salvação é para todos. Não é só para poucos. E que sem Deus, nenhuma pessoa vai poder ser chamada de boa. E a gente adora fazer isso. Ah, é um cara bom, é uma mulher boa, o que que ela faz de bom para outras pessoas anão ser para você?

Complicado. A gente precisa evoluir. Esse conceito precisa evoluir para que o nosso amor ele possa ser verdadeiro e que os ensinamentos de Jesus eles possam transbordar dentro de nós através das nossas atitudes. Então, sempre que você tiver dúvida. Aliás, se você tem dúvida, já mostra uma coisa que você precisa mudar a sua vida, então começa a ler a palavra de Deus. Todos os dias, começa a buscar o senhor para conversar com ele. Conversa começa a louvar, o senhor começa a praticar aquilo

que a palavra ensina. Você vai ver se você vai precisar ficar pedindo conselho para outras pessoas ou desabafando. Eu posso sim chegar numa pessoa que tem mais conhecimento sobre a bíblia, falar sobre isso, tirar uma dúvida, senão era pedir conselho, conselho, conselho, é quando eu tô perdido e não sei o que fazer. E fico perguntando, o que que você acha melhor? Deixa Deus achar melhor para você, amém. Que Deus abençoe cada um de vocês. Que o senhor possa tocar o seu coração.

Não fica triste não? Quando Deus ele nos exorta, é porque ele nos ama e ele nos corrige. Diferente dos nossos pais, não por pouco tempo, mas por uma vida inteira. Sabe porquê? Porque ele quer que nós passamos a eternidade com ele, porque ele fez um Reino para nós, Jesus disse, olha na casa do meu pai tem muitas Moradas. Se não fosse assim, eu não teria

dito. Pensa nisso, não joga fora a sua eternidade, porque você simplesmente acha que as coisas deveriam ser diferente, aceita a forma que Deus diz que tudo vai ser melhor que antes, amém. Que Deus abençõe cada um de vocês. Feliz à nação cujo Deus é o senhor um bom dia.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android