Aquilo que invejam da minha vida é fruto da presença de Deus e de sua misericórdia. - podcast episode cover

Aquilo que invejam da minha vida é fruto da presença de Deus e de sua misericórdia.

Apr 01, 202322 min
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Quando os soldados estavam voltando para casa depois de Davi ter matado Golias, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram para encontrar o rei Saul. Elas cantavam canções alegres, dançavam e tocavam pandeiro e lira. Alegravam-se e cantavam assim: “Saul matou mil; Davi matou dez mil! ”

1 Samuel 18:6-7


E Saul não gostou disso. Ficou muito zangado e disse: —Para mim as mulheres deram mil, mas para Davi deram dez mil. A única coisa que está faltando agora é ele ser rei! E desse dia em diante Saul começou a ter ciúme de Davi e a desconfiar dele.

1 Samuel 18:8-9


Então Saul o afastou de si, pondo-o como oficial comandante de mil homens. Davi comandava os seus soldados na batalha, e tudo o que fazia dava certo, pois o SENHOR estava com ele.

1 Samuel 18:13-14

Transcript

Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou pra mim hoje, ela diz assim, aquilo que invejam da minha vida é fruto da presença de Deus e de sua misericórdia. Senhor, tende misericórdia de nós. Perdoa pai. Todos os nossos pecados, livra-nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem de ti. Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pela palavra, pela presença, pelo alimento.

Aceita, senhor, essa nossa oração, esse nosso louvor, pois nós te amamos bem, dizemos, adoramos somente tu é o nosso Deus e em ti confiamos. Quando nós estamos vivendo o nosso propósito, quando o senhor, ele participa da nossa vida, quando ele guia os nossos caminhos, uma coisa começa a acontecer, as bênçãos dele começam a ser derramadas sobre nossas vidas e talvez outras pessoas possam acabar olhando

isso e invejando. Sem entender e sem saber que tudo aquilo é graças a Deus. E no fundo, quando as pessoas não entendem a nossa origem ou quando elas não têm intimidade com Deus, elas acabam nos julgando e nos condenando baseado simplesmente nos seus interesses. Interesses, esses que elas possuem, porém, não conseguem adquirir nada daquilo que deseja.

Então é como se elas vivessem observando a vida de outras pessoas e a inveja, ela faz um mal tremendo, porque simplesmente eu acho que eu sou mais merecedor do que outras pessoas e acabo vivendo numa amargura e numa tristeza sem fim. Existem aqueles também que tentam passar a imagem de viver uma vida, mas não possuem, eles gastam. Praticamente todo o recurso, em algumas coisas. E pela marca que essas coisas tem em outras partes da vida, é totalmente dele.

Eficiente, então não é o importante a marca da roupa que eu uso. O importante não é a marca do produto. Aonde eu mora, cara, nada disso é importante. Você quer saber o que é importante? Vendo os momentos que você está doente ou que você tiver numa cama de um hospital se alguma dessas coisas vai poder tirar de lá, vê nos momentos que você está ali chorando, triste, deprimido, se algumas coisas vai

poder tirar de lá, não vai. Então quando tudo vai bem, é fácil a gente ficar colocando coisas no lugar e achando que são importantes. Mas quando nós percebemos o real valor das coisas não é viver em dor. Aquele que vive em dor, ele entende muito bem o significado de quando antes não existia aquilo, então. O que nós notamos é que na maior parte do tempo nós estaremos a serviço de Deus, porém as pessoas elas não vão entender

dessa forma. Um exemplo que eu posso dar se a gente olha a história de José e José, vai contar um sonho que Deus colocou Pra Ele. Deus colocou um sonho para José e José, vai na sua família contar o sonho que Deus colocou. O pai condenou os irmãos condenaram. Mas quem colocou aquele sonho para José foi Deus, então muitas vezes nós seremos condenados, porque Deus está na nossa vida. Mas a condenação não é de Deus, é do diabo. Porque o diabo inveja as coisas que eram de Deus, não foi à toa

que lúcifer foi jogado do céu. Ele AE uma pancada de Anjos juntos. Por que? Porque eles quiseram ser como Deus, eles achavam que aquilo que Deus tinha era fruto do serviço deles e às vezes a gente pensa assim, né? Que aquilo que a gente faz, que é o responsável pelo sucesso e não Deus, que está abençoando aquilo. E tem um episódio que é bem interessante, que também é o mesmo tipo de pensamento. Que é a história de Davi e Golias, o que que Davi era?

Davi era um pastor. Davi cuidava das ovelhas de seu pai. Talvez um rebanho pequeno. Davi não era o filho preferido de seu pai também porque nota que quando o Samuel foi lá para ungi-lo o pai o ofertou. Todos os filhos menos Davi. Então Davi servia como se fosse um criado, enquanto os seus irmãos estavam lá lutando. Não é pela guerra vendo a humilhação. Que era passado diante de Golias e dos filisteus. Ele ia lá levar comida e quem era Davi para os seus irmãos?

Um enxerido que ficava fazendo perguntas demais, que queria se exibir. Agora, quem era Davi para Deus, era um servo. Era uma pessoa que Deus tinha escolhido. E por esse simples fato de Deus ter escolhido ele. A maior parte das pessoas começavam a odiá-lo ou menosprezá-lo. Talvez isso faça sentido na tua vida. Por que que as pessoas me tratam assim? Porque Deus está em você e Jesus, ele diz, olha, se você fosse do mundo, o mundo amaria, mas vocês são meus.

Então não espere que eles te tratem diferente do que trataram. A mim? E aí a gente nota que quando? Davi foi enfrentar Golias. Eles quiseram deixar Davi semelhante ao exército. Tentaram colocar a armadura nele e falou, olha, eu não sei usar isso, eu quero usar, eu quero fazer as coisas do meu jeito, do jeito que eu sempre fiz, sendo que o pastor. Então, Davi, ele foi lá, escolheu umas pedras no Rio e a história a gente conhece, né? Esse é o ponto principal.

Nós conhecemos a história e nós sabemos que ele venceu. Golias não foi pela própria força, mas foi pela presença de Deus na vida dele. Foi pela obediência que ele teve, enquanto todos tinham medo, ele foi lá em nome do senhor, fazer aquilo que Deus colocou dentro do seu coração. Então, ele estava servindo ao senhor e a gente vai lá em um Samuel 18. Versículo 6 e 7, essa passagem é depois que ele já venceu e eles estão voltando.

Quando os soldados estavam voltando para casa depois de Davi ter matado Golias, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram para encontrar o rei Saul. E elas cantavam canções alegres, dançavam e tocavam, pandeiro e Lira. Alegravam se e cantavam, se assim, Saul matou 1000, Davi matou 10000, então era um momento de festa para tribo. Era um momento de Alegria porque porque tinha sido derrotado toda aquela opressão, a palavra.

Ela disse que fazia 30 dias que eles estavam lá sendo humilhados e no fim o senhor concedeu a Vitória para eles através de Davi e ele imagina a cena, né? Davi, voltando aí nós temos que se colocar no lugar de Davi, que era um pastor. Ele não estava acostumado com aquele tipo de atenção. Ele cuidava só das ovelhas. Era o filho esquecido. E de repente, ele volta para uma cidade onde está em festa, né?

Diz que as pessoas cantavam, dançavam, tocavam pandeiro, Lira, então aquela música, aquela, aquela Alegria dentro do lugar e aquele Era Para Ser um momento de festa, não fosse por uma frase. Saul matou 1000. Davi matou 10000 e aqui onde começou o problema? Porque? Porque Saul era o rei e Davi Davi era um pastor que tinha acabado de parar de aparecer, só que. Davi estava lá pelo senhor, Saul foi um rei também, ungido pelo senhor escolhido pelo senhor.

Só que cada um estavam vivendo propósitos diferentes da mesma obra. Porém, Saul levou pro lado pessoal. Poxa, como assim? Eu sou rei? Como que eu matei 1000? Por que que essas pessoas estão cantando isso? E essa simples fala começou todo um problema na vida de Davi. Umas simples fala, uma simples interpretação, um momento que era para sedir festa começou a se tornar um dos piores momentos, porque ele vai ser perseguido por Saul até a morte

dele até a morte. Edição por esse sentimento desse dia e essa é a importância das vezes a gente fazer uma reflexão. De o que tem motivado a minha vida? Saul, devia lembrar o tempo todo desse momento, e ele esqueceu que em dado momento, né? Quando o demônio entrava dentro dele, a única coisa que acalmava era a adoração de Davi através da música. Que tirava esse demônio de dentro de sal? Olha como nós abrimos brechas na nossa vida mediante a acontecimentos. Só que o que que Saul sentiu?

Sentiu inveja? Se a gente continua lendo a palavra, vai ficar mais evidente isso que eu estou falando, um Samuel 18, versículo 8 e 9. E Saul não gostou disso, ficou muito zangado e disse para mim, as mulheres deram 1000, mas para Davi deram 10000. A única coisa que está faltando agora é ele ser rei. E desse dia em diante, Saul começou a ter ciúmes de Davi e a desconfiar dele. Olha como Saul permitiu que o mal controlasse a vida dele. Qual é a palavra, ciúmes, ciúmes.

Desconfiança. Ai, eu não confio nele. Inveja? Agora falta ele querer ser. Ele vai querer tomar o meu lugar. Ninguém estava falando nada sobre isso. Olha como ele começou a construir uma narrativa onde não tinha palavra ninguém estava falando nada e normalmente, pessoas que estão tomada por espíritos malignos ou por inveja ou por sentimentos que não são da presença de Deus, elas vão começar a jogar situações que não existem no ar.

Subjugando coisas que não foram ditas como se olha, não, mas eu fiz isso. Foi por causa disso. Se justifica. Ao invés dele estar grato. Por Davi ter resolvido um problema que ele não conseguia resolver. Ele pegou a resolução que Deus colocou e problematizou ela. E aí se tornou um problema ainda maior, porque Deus se arrependeu de ter escolhido ele, o cara que já era rei. Deus não se agradou mais dele.

Olha como a gente pega uma situação que é pra ser boa, mas ao invés das nós trazemos isso olhando o povo. Ele quis olhar para ele a vai querer pegar o meu cargo, a mi meu teu cargo não é de nada. A tua função não é de nada, e você está aí, apegado a um título, alguma coisa. Quando vier a dificuldade, eu quero ver o que você vai fazer. Você não vai servir de nada, é saída dessa ideia de sabe quem eu sou? Você é aqui se elevar o ser para

outro lugar. Você não é ninguém diferente de uma pessoa que ela é pregadora ou de uma pessoa que ela tem o conhecimento da bíblia, indiferente a onde você estiver, você vai ter palavras que remetem a natureza do nosso senhor. E você vai ter a oportunidade de mostrar isso tudo diferente. Mas uma coisa é fato, enquanto nós estamos dentro do nosso chamado, vai ter pessoas que vão se aproximar de nós e não olhar o todo como a obra de Deus. Mas como se você fosse um inimigo dela.

Foi justamente isso que Saul fez, trouxe Pra Ele e foi justamente aí. Que o senhor falou, bom, você não serve mais para ser rei, quem vai ser rei vai ser Davi Davi era um homem, segundo o coração de Deus e o coração de Deus não quer dizer que Davi foi um cara perfeito, porque ele cometeu muitos erros, mas Davi se alegrava com as coisas do senhor e sabia o valor da presença do senhor. E aí, sabe qual que foi a solução de saúde?

Ele mandou Davi para longe para ver se de alguma forma, no meio das batalhas das coisas, alguém o matava, né? Então, tipo, é isso que normalmente a gente faz, né? A gente se inveja a gente se amargura e se afasta. Um Samuel 18 versículo 1314. Então Saul afastou-se, disse. Ponto, ou como oficial comandante de 1000 homens, Davi comandava os seus soldados na Batalha e tudo o que fazia dava certo porque pois, o senhor estava com ele. O sucesso de Davi não era ele, era Deus.

E o sucesso que nós temos não é nosso, é de Deus, então aquilo que Deus nos confia é dele, não é nosso. Então nós não podemos olhar a nossa vida ou as coisas que nós temos como se fossem nossas. Se não, nós vamos cair de novo. No mesmo equívoco de saúde, é bem interessante se vocês puderem ler, se um Samuel, 18, que você vai ver que diversas vezes o demônio se manifesta no corpo dele, né, que Deus. Ele permite que um espírito mau vá até ele.

E esse espírito, ele acaba tentando contra a vida de Davi. Tem um episódio que eles estão dentro de um salão. Ele pega uma lance a remessa nele, tentando matá-lo. Por que que que Davi fez nada, mas é que as mulheres cantaram, então, olha, eles pegaram a percepção de uma terceira pessoa que nem ele tava. E aquilo foi o suficiente, uma fofoca, uma canção, e aí? O que que ele fez? Olha, no contexto que que Davi fez ele fez nada. É a mesma coisa que José José contou.

O sonho que ele fez contou um sonho pra quem? Pra família dele. E aí? E às vezes a gente está ali achando que as pessoas da nossa casa elas vão compreender, não? Elas vão aceitar, depende. Está na presença de Deus, tá? Não são de Deus. Tem a sabedoria de Deus, tem capacidade para compreender, não tem nada disso. Se desculpa, mas vai reagir com a humanidade. Lá em gálatas a gente sempre fala, eu acho que das passagens da bíblia para mim são umas das

mais importantes. Gálatas 5 não a importância no sentido, tanto quanto a de Jesus, né, ter nos salvado sobre o perdão, mas, para nós entendermos a presença do Espírito Santo. E a ausência dele? E esses sentimentos que são descritos sempre de forma negativa, são os sentimentos da ausência do Espírito Santo na nossa vida e essa ausência ela faz uma diferença muito grande.

Por que? Porque nós vamos começar a viver como se fôssemos carniceiros quando alguém fala alguma coisa, a gente já se arma, alguém faz uma fofoca. Seja, acho que o outro fez. Se alguém e a gente vive naquele mundo imaginário, a Davi, que é pegar o meu Reino. Mas quem disse isso, cara? Ele tava ele te ajudando. Anão, mas essa daí quer fazer isso?

Não? Aquele ali quer fazer aquilo que eu quando a gente vê, a gente destruiu tudo o que tinha, tudo o que tinha e às vezes a gente olha a vida do outro, que tem obediência, que tem temor, que tem se dedicado, que tem buscado, que tem feito meio, que cresce devagar, mas continua sempre crescendo. Você olha pro cara e falar, esse cara não gosta mais de mim. A esse cara não anda mais com o pecador, cara. Quem que não anda com o pecador? Se nós todos somos, pelo amor de Deus?

Sabe? Então a gente tem que parar de subjugar as coisas, de imaginar deixa cada um seu que é, deixa cada coisa seu que é. Eu não preciso imaginar, esteja onde estiver, seja um inimigo que for Deus, ele vai colocar lá e vai fazer o que tivesse que ser feito. Eu ia trazer também mais uma passagem aqui, mas ia acabar ficando muito extenso. Que é quando Davi a arca da Aliança, ela tinha sido perdida e a arca da Aliança para eles era algo muito sagrado. Era um muito querido, sabe?

Eles aí amavam aquilo e ela tinha sido perdido. E quando ela retorna à cidade da Vita, muito feliz, muito feliz, ele dança, ele louve, ele faz. E nisso a mulher dele, ao invés de estar participando com ele do culto do da Alegria, não estava de longe observando e falando, ai eu não gosto mais dele, olha Como Ele É exibido, olha lá e quando ele chega em casa? Ao invés dela se alegrar com ele, porque a arca tinha voltado na cidade. Ela tá lá falando, não é?

Ficou se exibindo no meio daquelas mulheres. Cara, olha como a gente perde a oportunidade de louvar junto para querer trazer de novo para nossa vida. Davi foi fazer algo pra Deus, é a mulher dele era de Deus. É claro que não fica nítido quem é de Deus, se alegra com as coisas de Deus. Quem não é, problematiza os AOA, filha de Saul, fez a mesma coisa, a mesma coisa que o pai fez a mesma. E aí?

E às vezes a gente não percebe, né, que ao invés de se alegrar com as pessoas que nos amam, nós criticamos, nós problematizamos. Pegamos algo que é de Deus e. E aí a pergunta estava servindo a quem? Esse ciúme serviu de quê? Uma pessoa que de novo voltou, levou mais uma pancada. Essa é a importância de você estar perto de pessoas que entendem a tua fé, porque quando o Espírito Santo, ele é derramado. Ele vai dar características e ele vai dar coisas que as pessoas naturais não tem.

Elas não vão compreender. Então, às vezes você vai estar muito feliz com uma coisa e vai vir um caminhão de gente falando um Monte de groselha para você. E essa é a razão. Aqueles que não estão com Deus não se alegram com a coisa de Deus. Aquilo que invejam da minha vida. É fruto da presença de Deus, então aquela perseguição, aquilo que as pessoas olham e não entendem aquilo que as pessoas tentam pegar, tentam roubar, tentam subtrair, tentam mal dizer. Né? Tentam inventar histórias,

inventar mentiras. Não entende que aquilo não é porque nós merecemos aquilo. É pela misericórdia de Deus. Misericórdia não é merecimento. Deus não me dá as coisas, porque eu sou melhor que as outras pessoas. Ele me dá porque a natureza dele é amor. E aí você pode se perguntar, poxa, mas por que que eu não recebo nada? Você está buscando a presença de Deus, está buscando a palavra de Deus, está buscando o arrependimento, a mudança. Está mudando, conversão está

arrependido. Então, o que que você quer as coisas de Deus? Não tem sentido. Não tem sentido. E você pode continuar seguindo por esse caminho à vontade, à vontade, à vontade. Que vai chegar um tempo. Que talvez você pense em em tirar a própria vida. Talvez você se arrependa, né? Depois de estar lá muitas vezes com a consequência dos teus atos, mas depois que sai e volta tudo como antes. Quem não aprende com os próprios erros?

Você está entendendo? Está condenado ao fracasso a condenado a viver observando os outros a viver. Não importa o lugar que você esteja, se Deus estiver com você, vai ser Glória e vai ser pensão. E ainda que todos possam dizer que não, se Deus disse que sim, o gigante vai cair. Amém. Que Deus abençoe cada um de vocês, que o senhor, ele possa tocar o seu coração e te dar entendimento, mesmo que ele possa te dar paz, que possa te dar tranquilidade, leva em conta

as palavras das pessoas. Processam a mesma fé que você. E esteja um pouco além. Esteja um pouco além, veja se aquelas palavras examine se elas estão relativamente de acordo com as coisas que são. Do senhor ou se alguém tentando te convencer a fazer o que ele quer, porque enquanto Deus ele prega a Liberdade, o diabo, ele prega. Que você faça o que ele quer? Não existe Liberdade, é escravidão. Amém. Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação cujo Deus é o senhor um bom dia.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android