A presença de Deus é inconfundível, um amor que queima dentro do peito. - podcast episode cover

A presença de Deus é inconfundível, um amor que queima dentro do peito.

Apr 17, 202320 min
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem.

Lucas 24:15-16


Então eles disseram um para o outro: —Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?

Lucas 24:32

Transcript

Bom dia, tudo bem? A mensagem que Deus colocou para mim hoje, ela diz assim, a presença de Deus é inconfundível, um amor que queima dentro do peito, senhor, tende misericórdia de nós, perdoa pai. Todos os nossos pecados, livra-nos de todo o mal, nos afasta de tudo aquilo que não vem dete. Nós agradecemos, senhor, por mais esse dia, pelo alimento, pela palavra, pela presença aceita, senhor, essa nossa

oração. Esse nosso louvor, pois nós chamamos bem, dizemos, adoramos somente tu é o nosso Deus e em ti confia mozão. Quando Jesus. Ele ressuscitou. Algumas pessoas tinham dificuldades em reconhecê lo e no começo, quando eu li essas palavras, eu achava um tanto quanto estranho.

Primeiro que quando a gente começa a ler a bíblia, sem a presença do Espírito Santo, sem sabedoria, apenas com a vontade, tudo aquilo parece um tanto absurdo, porque sem fé é impossível a gente acreditar nas coisas de Deus. Mas conforme nós vamos lendo conforme nós vamos aprendendo. E o mais importante, conforme nós vamos sentindo, nós aprendemos a reconhecer quando o Espírito Santo está perto ou longe de nós, e isso faz toda a diferença.

E assim eu começo a olhar. E entender que Deus não é aquilo que eu vejo, mas aquilo que eu sinto. E nós ficamos tentando procurar Deus com os olhos, mas o lugar que o senhor ele habita é dentro do nosso coração. O sentimento que ele produz nada pode produzir diferente, nada e não existe. E se a gente pega após a ressurreição? Os apóstolos, eles estão caminhando pelo caminho. E Jesus aparece. Pra eles, né? E perguntou, o que que vocês estão tristes? O que que tá acontecendo?

Fala. Mas você não está sabendo? Será que isso é a única pessoa daqui que não sabe o que que aconteceu? Lá em Lucas 24, versículo 1516, a palavra diz assim, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles. Mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem. Então Jesus estava ali, caminhando junto deles. Eles triste pelas pela morte de Jesus, mas Jesus estava lá, eles não conseguiam reconhecê Los. Por que?

Porque de repente, eles queriam encontrar Jesus com os olhos e após a ressurreição. Jesus, ele passou a ser espírito, Jesus, ele voltou sim no corpo, participou, viu tudo aquilo que a gente viu durante todo aquele tempo, né? Diversas pessoas. O viram, mas a relação que ele estava começando a construir naquele instante era uma relação de espírito. Era uma relação onde eu deveria prestar atenção nos meus sentimento e não apenas nos meus

olhos. E às vezes você pode se questionar que nunca teve uma experiência Sobrenatural com o senhor ou que nunca sentiu a presença dele? Eu não sei se você acha que de repente, quando o senhor aparecer, vai ter trombetas tocando o som de Anjos, harpa, Lira e tudo aquilo, né? Aquela coisa Mística. Às vezes, a nossa vontade é que Deus seja muito Hollywood, né? Que Deus ele seja muito filme, muito efeito especial.

E ele não vai vim desse jeito. Somente você vai poder vê-lo e senti-lo e mais ninguém, anão ser que através desse sentimento seu comportamento mude a tal ponto que fique semelhante ao dele e dessa forma nós conseguimos reconhecer. Eu tenho certeza que todo mundo aqui tem algum ente querido que já partiu e que essa pessoa ela tinha algum hábito e algum costume de alguma coisa. Só que quando nós olhamos alguém fazendo a mesma coisa, nós não acabamos.

Lembrando daquilo. E é justamente isso que acontece todas as vezes que nós fazemos aquilo que o senhor ensina, nós acabamos sempre lembrando do senhor, porque porque os nossos atos, eles são iguais e assim a nossa vida ela sempre vai seguindo. A gente sempre vai construindo novas relações, criando hábitos também e nem sempre se hábitos eles são prejudiciais. Às vezes alguma mania. Eu tenho um costume de pegar pedaço de papel e ficar

enrolando e fica umas pontinhas. Eu nunca vi outra pessoa que faz isso. Mas se alguém encontra um pedacinho de papel desse, quem me conhece? Pelo menos e já viu, vai saber que fui eu que fiz porque é comum eu ficar fazendo isso, né? Uma mani, que desde criança eu tenho isso não faz mal nenhum a ninguém. Quando a gente olha a Santa Ceia da Páscoa, a última ceia do senhor, ele deixa, olha ele faz a simbologia do pão e do vinho,

diz. Façam isso em memória de mim e todas as vezes que nós vemos alguém partindo o pão, né? E nós lembramos do senhor, nós lembramos das coisas que ele ensina e na nossa vida nós devemos criar também esses bons costumes, costumes, esses que nós aprendemos através da palavra de Deus, então que que nós aprendemos nesse primeiro

instante? Que a presença de Deus, ela não vai ser vista com os olhos, então não adianta você ficar buscando às vezes sinais que é uma coisa que a gente vive tentando fazer para tentar construir. Às vezes Deus já está dentro de nós, já tá ali gritando e nós estamos achando que ele precisa mostrar mais alguma coisa. Existem exemplos na bíblia disso sim, de uma sombra retroceder e avançar para poder mostrar o poder de Deus. Mas será que é necessário? Hoje em dia, tudo isso?

Depois de tudo o que é que nós conhecemos, de tudo o que nós sabemos? Não é de todas as coisas e Maravilhas. Não é que Deus já fez na nossa vida. Nós conhecemos ao senhor, ele não é um estranho para nós. E o mais interessante. É que, conforme essa conversa entre ele, os discípulos vai acontecendo, ele começa a falar das sagradas escrituras e esses discípulos, eles começam a sentir coisas diferentes.

Enquanto Jesus fazia isso. Até que então aquele véu, aquilo que não permitiam que eles reconhecessem o senhor, foi removido e eles reconheceram Jesus lá em Lucas 24, versículo 32. Eles descrevem o sentimento de quando eles reconhecem a presença de Deus. Fala assim, então eles disseram um para o outro, não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as escrituras sagradas. Aqui vem o primeiro ponto. Quem mais iria falar sobre a

palavra de Deus anão ser Jesus? Esse é o primeira coisa que a gente consegue reconhecer, onde o espírito de Deus está. Ele vai pregar a palavra de Deus e olha como eles falam, pronto. Não. Parecia que o nosso coração queimava dentro do peito. Olha o sentimento, quem mais poderia produzir esse sentimento? Então eu tenho uma pessoa que fala sobre a palavra de Deus e dentro de mim eu tenho um sentimento de algo queimando dentro de mim. Algo vivo, né?

Talvez a Esperança, talvez aquela entusiasmo, né? Sobre o conhecimento e sobre as coisas, e depois poder reconhecer o senhor que era ele próprio. Primeiro, eles reconheceram a palavra como que eles poderiam saber que Jesus estava citando a palavra de Deus porque eles conheciam a palavra de Deus. Não tem como eu reconhecer algo que eu não conheço. É a mesma coisa de eu falar assim, olha, o José vai na sua casa e diversas pessoas vão lá e não citam o nome. E eu te pergunto, qual desses

eram? José falou, não sei. Eu não conheço. Por isso a importância de nós ler mos a palavra de Deus para poder reconhecer as coisas que vem de Deus, mas também poder reconhecer esse sentimento, sentimento que queima dentro de nós um sentimento de um amor tão puro, inconfundível. Não tem como a gente sentir isso e não saber que a Deus, porque veio tudo muito na simplicidade. O que eles estavam fazendo antes.

Eles estavam tristes, questionando e lamentando porque a fé deles e a Esperança deles tinha sido sacrificada e eles continuaram caminhando. Né? E quando o senhor, ele aparece para eles e continua falando alguma coisa muda no meio deles, a palavra de Deus. Ela vem para causar transformação. A presença de Deus, ela e vem para mudar os sentimentos. Antes eram pessoas tristes. Agora eles estavam sentindo amor e um coração que queimava por dentro.

Você já sentiu isso? Talvez não nessa intensidade ou não nessa forma, porque aonde existe medo, aonde eu tenho medo, aonde eu tenho questionamento, onde eu tenho receita? É difícil Deus trabalhar, mas olha o princípio de tudo, a palavra de Deus estava no meio. A palavra de Deus, ela é muito importante, a palavra de Deus. Ela tem que fazer parte da nossa vida, o comportamento que Deus ensina tem que fazer parte da nossa vida.

Não adianta a gente querer esse Deus que só fala que é amor, mas você sente esse coração sentindo no peito. Quando você faz uma coisa errada, você sente aquilo queimando, mas de forma negativa, aquele frio na barriga, aquela que ele desanima, não é aquilo. Olha como é que o senhor. Ele vem de forma tão simples e

te dar algo tão grande. Enquanto nós continuarmos acreditando simplesmente nas coisas ruins, fica difícil a gente enxergar as coisas boas, porque a gente sempre dá poder sempre para o outro lado, para as coisas que não vem de Deus para as coisas que vem de nós. Jesus, ele sempre vai tentar

participar da nossa vida. Nem sempre nós vamos reconhecê lo, mas nós vamos poder senti lo, porque porque depois que aquela pessoa cheia do senhor, cheio da palavra de Deus, por que que Jesus não foi lá e ficou dando opinião, por que que ele usou a palavra? Ele podia ter lá. Ele tinha sabedoria o suficiente. Por que que ele usou a palavra porque a palavra era conhecida. Nós precisamos reconhecer a voz do senhor, então, de vez em quando, Deus, ele sempre vai mandar alguém.

Para falar sobre as sagradas escrituras, para que você possa entender onde está o senhor. Se aquela tristeza é fato ou não, precisava ser sentida ou não, se as coisas vão melhorar ou não. Mas quando você sentir que depois daquela conversa, alguma coisa mudou dentro de você para melhor, saiba que era Jesus usando de alguém para tentar alcançar a tua vida. E talvez. Com o tempo, com a caminhada, com a obediência, né?

Deus possa te usar para fazer a mesma coisa na vida de outra pessoa, e é justamente isso que ele quer. Quando ele diz, olha, ame a mim sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo, porque a partir do momento que eu tenho que amar o próximo, eu tenho que me compadecer pelo próximo. Eu tenho que ter empatia pelo próximo, eu tenho que me importar pelo próximo e não apenas cuidar da minha própria

vida. Claro que eu cuido das minhas coisas também, mas como é bom quando a gente pode servir ao senhor sem interesse e como é bom poder ver a vida de outra pessoa que estava triste andando pelo caminho, que muitas vezes estava ali desanimada, desamparada, vivendo uma vida totalmente perdida. E Deus, ele vem e mostra esse outro lado, esse outro sentimento e não custou nada e não pediram nada. Uma coisa é fato. Eu tenho uma grande vantagem em ter sido ateu.

Grande parte da minha vida sobre uma pessoa que de repente cresceu a vida inteira dentro da igreja. Sabe o que que é? Eu conheço o outro lado, eu sei o quanto é ruim viver em escuridão e eu sei que foi Deus que me tirou daquele lugar, então eu não sinto vontade de voltar pra lá agora. Aquele que viveu sempre na luz, sentisse tentado achar que na escuridão tem algo diferente, que ele nunca viveu, que como ele está desde pequeno dentro de uma igreja, ele não entende isso.

Ele não entende o que é viver no meio da proteção de Deus. E essa é a diferença de quando nós pegamos uma pessoa que teve uma vida totalmente arrasada e destruída pelo pecado, e Deus. Ele vem e mostra um caminho e um novo renovo na vida dessa pessoa de uma pessoa que de repente cresceu a vida inteira dentro da igreja e nunca viu o outro lado. E a mesma analogia que a gente faz entre o inferno, nós nunca vimos, talvez exista, talvez não. E aí, hã?

Eu não sei por que que eu tenho que ter medo de seguir os que Deus fala. Eu acho que não tem. E quem vive dentro da igreja também tem essa ideia equivocada que o lado de lá talvez possa ser bom. Por isso nós vemos que muitas vezes eles abandonam a fé e vão transitar em outros lados totalmente ao contrário, eles não estavam dentro da igreja por amor ao senhor de repente, porque os pais obrigavam, aí Jesus, ele precisa ser uma escolha. Não uma obrigação.

As pessoas têm que respeitar que cada um tem que ter o seu tempo e o seu encontro. E se assim elas não quiserem ter. Respeito. Respeito. Se não fica aquela fé, eu sigo algo sem amor, né? Não é à toa que Deus ele dizia, olha, essas pessoas, elas estão perto de mim, mas seu coração está longe. Eu não tô na atitude delas, vira uma obrigação e é chato, né? É, você gosta quando você precisa fazer algo? Obrigado. Ou não é muito melhor quando você faz, porque você gosta de

fazer alguma coisa. Então essa é a diferença das coisas que nós vivemos. Eu sei que a presença de Deus ela é inconfundível, porque quando eu olho, os sentimentos que eu tinha com os sentimentos que eu tenho, eles são incomparáveis, principalmente o que antes só existia. Sentimento negativo. Não existe. A paz era só tribulação, era o tempo inteiro no meio do fogo. Era problema em cima de problema, sabe? Não se tinha um instante de paz e hoje é totalmente diferente.

Hoje você tem só que também tem uma coisa, né? Conforme nós vamos. Caminhando, né? Esse primeiro amor e essa chama ela vai se modificando porque porque no começo você fica emocionado, depois, com o tempo, você se acostuma com essa presença, mas. Uma coisa é fato. Ela continua sendo a coisa mais importante. Não é porque a impressão que eu tenho que ela diminuiu, ela não diminuiu. Eu estabilizei sobre alguma coisa antes, eu não tinha nada, então pra mim sair Do Nada até o meio era muito.

Hoje eu vivo no meio estável. Então, o mesmo tanto do começo eu tenho, mas eu me acostumei. E que bom que eu me acostumei com algo que seja bom, porque a partir do instante que Deus não tiver comigo, ele vai voltar de novo para aquele nível de baixo. Por isso que tem pessoas que vivem nesse emocionado, né? Vai sobe, cai, sobe, cai, sobe, cai. Porque porque não entregaram a sua vida ao senhor? Tem medo, medo de continuar, medo de caminhar, medo de negar, né? Só sabem questionar.

Só sabem reclamar, não sabem reconhecer. Então nós temos que sim que reconhecer essa presença de Deus em nossas vidas, em nosso meio, em nosso coração e o Nosso Sentimento é a coisa mais importante que nós temos. Porque através dele que o senhor fala conosco. Deus, ele não se definiu como amor à toa. O amor é um sentimento e através do nosso coração que nós vamos nos guiar e mais coração e palavra de Deus, porque se eu só sinto sem a palavra, não adianta nada.

Eu posso me enganar, e não é à toa que o senhor diz, olha o coração do homem é enganoso ocorre. Mas na presença do Espírito Santo, conhecendo a palavra de Deus, conhecendo a vontade de Deus, conhecendo os sentimentos de Deus, não existe engano. Engano existe quando o exemplo do José alguém vem me visitar? Eu não sei quem é, mas nós estamos nos capacitando a reconhecer. Então, presta atenção nisso, se os teus sentimentos não estão bons. Podem conversa com Deus?

Perdoe se reconcilie com quem for, porque o senhor fala, se você tem alguma coisa contra alguém antes, vai lá e se reconcilia, perdoa. Depois você vem orar e conversar comigo e perdoar e seguir em frente. Não quer dizer que tudo precisa ser como antes, mas quer dizer que você não vai ficar preso num passado ou em alguma coisa.

A mágoa pra você não interessa o importante para você é o amor e toda vez que o senhor, ele entra na nossa vida, ele vem curando, ele vem nos apontando, ele vem nos mostrando e ele vem nos edificando. Sempre para sermos melhores e mais parecidos com ele. Amém. A presença de Deus é inconfundível, um amor que queima dentro do peito, que Deus ele possa abençoar sua vida,

tocar o seu coração. Se você nunca prestou atenção nisso, eu tenho certeza que você vai ter um encontro com o senhor, começa a buscar mais a palavra de Deus que, assim como eu, não desisti mesmo não entendendo, sabe? E graças a Deus hoje eu consigo ter uma compreensão melhor. Continua insistindo nas coisas boas que 1 hora aquilo que é bom, ele domina tudo aquilo que é ruim. Não existe escuridão que possa vencer a luz e que Jesus, ele é

tudo em todos. Quando nós conseguimos reconhecê lo, não existe Alegria maior em saber que Deus ele insiste em estar no nosso meio. Não é à toa que Jesus Emanuel, Deus conosco. E é assim que o senhor quer se manter. Ele está no meio de nós. Amém. Deus abençoe cada um de vocês. Feliz a nação cujo Deus é o senhor um bom dia.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android