Revista Espírita jan.1868 [Ep04] Respostas dos Espíritos a algumas perguntas - podcast episode cover

Revista Espírita jan.1868 [Ep04] Respostas dos Espíritos a algumas perguntas

May 14, 202515 minSeason 20Ep. 4
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#RevistaEspirita #Espiritismo #allankardec | ► Demais episódios deste estudo: https://www.youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rOqHgaXnJsouViDkGqMpw8Y | ► Acesso gratuito às obras fundamentais espíritas em PDF (incluindo o livro deste estudo): https://classroom.google.com/c/NDU4Nzg4MDg4NzQy?cjc=llduno7 | ► Seja membro deste canal e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva (https://www.evandrooliva.com).

Transcript

Olá minha amiga. Olá meu amigo, como é que vocês estão bem vindos a mais um episódio episódio número 4? Onde estudamos? A revista espírita? Revista espírita de 1858. Nós vamos estudar hoje o tema respostas dos espíritos a algumas perguntas. É bem interessante. A gente vai é encontrar muitos desses destas entrevistas com os espíritos. É durante os nossos estudos. Então, sem demora, vamos lá a pergunta. Como os espíritos podem agir

sobre a matéria? Isso parece contrário a todas as ideias que fazemos da natureza dos espíritos. Segundo vós, o espírito nada é e isso é um erro. Já vos dissemos que o espírito é alguma coisa, daí porque pode agir por si mesmo. Vosso mundo, porém, é muito grosseiro para que ele possa fazê lo sem um intermediário, isto é, sem o laço que une o espírito, a matéria. Olha a observação sendo imaterial, o próprio laço que une o espírito, a matéria, ou pelo menos impalpável.

Essa resposta não resolveria a questão se não tivéssemos o exemplo de forças igualmente imponderáveis agindo sobre a matéria. É assim que o pensamento é a causa primeiro de todos os nossos movimentos voluntários que a eletricidade derruba, levanta e transporta massas inertes. De fato de não se conhecer o motor, seria ilógico concluir que ele não existe. O espírito pode por pois, ter alavancas que não são

desconhecidas. A natureza prova diariamente que o seu poder não se detém no testemunho sentidos os fenômenos é não os fenômenos espiritas. A causa imediata é incontestavelmente um agente físico, mas a causa primeira é uma inteligência que age sobre esse agente. Como o nosso pensamento age sobre nossos membros? Quando queremos bater, é nosso braço que age, não é o pensamento que bate, ele dirige o braço, então é o espírito. Tem uma resposta um pouco incompleta, né?

Sobre como o espírito pode agir sobre a matéria. Só que ele fala assim, você tá achando que o espírito não é nada, né? Não é bem assim, o espírito é alguma coisa e por isso que ele consegue agir sobre a matéria. E aí Kardec é complementa aí com com a sua. Maravilhosa, didática. Vim falar que é como a eletricidade que percorre nosso nosso corpo, por exemplo, nosso pensamento manda e eu levanto a mão, né? Não é o meu pensamento que está levantando a mão.

Ele manda impulsos elétricos que fazem a minha mão se movimentar do mesmo jeito. O espírito vai fazer isso? Pergunta entre os espíritos que produzem efeitos materiais. Os que se chamam de batedores formam uma categoria especial ou são os mesmos que produzem os movimentos e ruídos? O mesmo espírito certamente pode produzir efeitos muito diversos, mas aos que se ocupam mais particularmente de certas coisas, como entre vós tendes os Ferreiros e os que fazem

trabalhos pesados. Bom, então isso fica bem claro é que. Um espírito pode fazer todas as coisas, mas tem espíritos que fazem mais uma coisa só. Então os os que são especializados em bater nas paredes para dar as respostas, por exemplo, né? São espíritos até mais materializados, né? Um pouco mais menos evoluídos, digamos assim, menos desmaterializados e que tem mais afinidade com esse tipo de coisa. E vai fazer já um espírito que vai. É dar uma psicografia de um

ensinamento. É naturalmente mais elevado, menos materializado. Então é é assim que funciona. É como se fossem profissões, né? É isso que o espírito explicou. Pergunta, o espírito que age sobre corpos sólidos, seja para movê Los, seja para bater, encontra se na própria substância do corpo ou fora dela. Uma coisa e outra, dissemos que a matéria não é um obstáculo para os espíritos, eles penetram tudo. Então, a grande, a grande pergunta é assim, Ah, o espírito

está batendo? Ele está dentro do móvel ou ele está fora do móvel? Onde é que ele tá? E o espírito? A resposta dos espíritos é assim, uma coisa e outra, ele está na própria substância e fora dela, já que a uma. Algum material. Esta garrafinha d'água não é Barreira para um espírito atravessar. Ele pode botar a mão dentro da água, entende? Eu não consigo porque tem uma Barreira. O espírito consegue, porque ele é feito de matéria muito menos densa que isso.

Próxima pergunta, as manifestações materiais, tais como os ruídos, o movimento dos objetos e todos esses fenômenos que nos apraz provocar frequentemente. São produzidos indistintamente pelos espíritos superiores inferiores, ou seja, tanto faz inferior ou ou superior. Produz esses efeitos mais materiais? Apenas os espíritos inferiores se ocupam dessas coisas.

Por vezes, os espíritos superiores servem se deles, como faz, crias com um carregador, a fim de levar a escutá Los podeis crer que os espíritos de uma ordem superior estejam as vossas ordens para vos divertir com pasquinadas. É como se perguntasse se em vosso mundo são os homens sábios e sérios que fazem os papéis de malabaristas e bufões.

Muito interessante. Nós vamos ter a observação aqui do Kardec, mas assim, essas manifestações mais grosseiras, mais materiais, elas são dadas, são feitas por espíritos mais imperfeitos ou espíritos mais inferiores, que são mais materializados, mas podem ser ordenados ou coordenados por espíritos superiores que não vão fazer isso porque já são menos

materializados, então? Aí você vai falar assim, Ah, mas superior não pode tudo, então poder até pode, mas que é. Então, por exemplo, eu chego numa fase da vida que eu tenho um Monte de problema na coluna e tem mesmo. Aí eu tenho um lote para carpir. Se eu carpir esse lote, o dinheiro que eu economizar, eu vou ficar internado uma semana no hospital para consertar minha coluna. Mas eu posso pagar alguém para fazer que já é mais habituado, que tem um corpo físico mais adequado a isso?

Perdoem a analogia. Não estou dizendo que uma pessoa, porque faz trabalho braçal, é menos evoluída que outra longe de mim. E não estou nem falando sobre isso. Mas eu estou dizendo que se eu quiser, eu posso. É pagar ou pedir para uma pessoa que tem mais capacidade física do que eu para fazer aquilo, né? Então é mais ou menos. Do mesmo jeito aí Kardec tem uma

observação aqui. Os espíritos que se revelam por efeitos materiais são, em geral, de ordem inferior, divertem ou espantam aqueles para quem os espetáculos visuais têm mais atrativos que o exercício da inteligência. São, de alguma sorte, os saltimbancos do mundo espírita. Algumas vezes agem espontaneamente, outras vezes por ordem dos espíritos superiores, se as comunicações dos espíritos superiores oferecem.

Têm um interesse mais Sério. As manifestações físicas têm igualmente utilidade para o observador, revelam nos forças desconhecidas da natureza, nos oferecem um meio de estudar o caráter, se assim nos podemos exprimir os costumes de todas as classes da população espírita. Bom, acho que ficou bem claro. Não cabe nem uma observação da observação, né? Está tudo certo. Vamos para a próxima questão, como provar que o poder oculto que age nas manifestações

espiritas está fora do homem? Não se poderia pensar que reside nele mesmo, isto é, que age sob o impulso de seu próprio espírito. Quando uma coisa é feita contra a tua vontade e o teu desejo, é claro que não a estuquinha produz, porém, frequentemente essa alavanca de que se serve o espírito para agir e tua vontade lhe vem em auxílio, pode ser um instrumento mais ou menos cômodo para ele. Então é aqui está falando sobre a questão anímica, né?

Ah, OA psicografia então vem vem da cabeça do médium e não do espírito. Então pode ser que sim, inclusive. É, no começo, a maioria das comunicações são anímicas, mas pode ser uma colaboração entre o espírito e o médium, que precisa do cabedal de informações, de ideias do médium para poder se expressar. É corretamente, né? Então é, tem algumas coisas que ficam muito evidentes. Por exemplo, você não sabe escrever, você não sabe uma palavra de francês.

De repente, você recebe uma comunicação perfeita escrita em francês. Obviamente que não foi o médium, né? Que escreveu isso porque ele não tem ideia do que que seja a língua francesa. Vamos ver a observação que o cardápio faz nesse sentido. É sobretudo nas comunicações inteligentes que a intervenção de um poder estranho torna se patente.

Quando essas comunicações são espontâneas e estão fora do nosso pensamento e controle, quando respondem a perguntas cuja solução é ignorada pelos assistentes, faz, se necessário, procurar sua causa fora de nós. Isso se torna evidente para quem quer que observe os fatos com atenção e perseverança. Os matizes de detalhes escapam ao observador superficial. É mais ou menos aquilo que eu falei, né? Tem muitas vezes que o médium não. Não dá para saber a resposta que o espírito está dando.

Outra pergunta, todos os espíritos são capazes de dar manifestações inteligentes? Sim. Visto que todos são inteligentes, porém, como usar de todos os graus, tal qual ocorre entre vós? Uns dizem coisas insignificantes ou estúpidas, outros coisas sensatas. Então, todos os espíritos podem dar comunicações inteligentes, mas em comunicação inteligente significa que tem uma inteligência por trás. Não significa que vai ser uma conversa inteligente, entendeu?

AO shist é. Depende do grau de cada um, né? Do grau de evolução de cada espírito. Ele vai falar borracha ou vai dar um ensinamento lindíssimo? Pergunta a todos os espíritos estão aptos a compreender as perguntas que se lhes fazem. Não. Os espíritos inferiores são incapazes de compreender certas perguntas. O que não os impede de responder, bem ou mal, é ainda como entre vós.

Interessante, né? E a nota por aí se vê o quanto é essencial, por se guarda contra a crença no saber ilimitados espíritos dá se com eles o que se dá com os homens, não, basta interrogar o primeiro que aparece para ter uma resposta sensata. É preciso saber a quem se dirigir, ou seja, o espírito pode ser que nem sabe o que você está perguntando para ele, mas vai falar alguma abobrinha, né? E aí as pessoas? Que acham que tudo que vem dos espíritos é sabedoria, é de Deus e não sei o quê.

Quebra a cara. Daí que eu torno a falar, né, da nossa, nosso costume brasileiro. Espíritas brasileiros de venerar médiuns, né? A porque o médium é uma pessoa boa. Significa que tudo que ele psicografou é verdade? Não. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Pode ser uma pessoa maravilhosa, de um caráter ilibado fazer ser amor do começo ao fim da vida. E suas psicografias podem conter inconsistências, porque porque foi feita de um espírito para um médium sem mais ninguém analisar.

Não é assim que foi feita a doutrina espírita, continuando a nota. Quem quer que deseje conhecer os costumes de um povo deve estudá lo desde a base até o cume da escala. Ver somente uma classe é dele fazer uma ideia falsa, pois se julga o todo pela parte. A população dos espíritos é como a nossa. Ah, de tudo, o bom, o mal, o sublime, o trivial, o saber e a

ignorância. Quem não os tiver observado seriamente em todos os graus, não se pode gabar de conhecê Los. As manifestações físicas fazem nos conhecer. Os espíritos de baixa evolução são a rua E A Cabana. As comunicações instrutivas e sábias põem nos em relação com os espíritos elevados, são a elite da sociedade, o castelo e o instituto. Eu acho que esses temas não, não caem bem mais hoje, mas sem entender o que Kardec quis dizer, né?

Então não dá para analisar os espíritos por uma comunicação. É como se saísse nas ruas, por exemplo, na rua de São Paulo, fazendo entrevista com as pessoas, perguntando a mesma coisa. E cada uma vai falar de acordo com a sua evolução, com a sua inteligência, se é alfabetizado, se não é, se fez escola básica ou se fez curso superior ou se estudou filosofia, né? Ou se fez jornalismo.

Então vai mudar a resposta. E obviamente que não dá para falar que uma resposta ou 2 respostas é, porque todo mundo é assim. Todos os 16000000 de habitantes da grande São Paulo são iguais àqueles 2 que eu entrevistei na rua. Hum, não funciona assim no mundo físico. Por que que funcionaria no mundo espiritual em em bom, hoje nós acabamos no próximo episódio. Nós vamos falar sobre manifestações.

Físicas eu te espero como sempre, obrigado pelo seu carinho e sua presença e até o próximo tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android