Olá, minha amiga. Olá, meu amigo, como é que vocês estão bem-vindos a mais um episódio onde estudamos obras póstumas, hoje nós vamos a ler um texto que é uma comunicação particular dada em Paris em 23/04/1866, pelo médium senhor d. Enfim, que não importa o nome do médium. Instrução relativa à saúde do senhor Allan Kardec. A gente sabe que Kardec morreu muito precocemente, em decorrência de excesso de
trabalho. Ele tinha uma urgência em fazer o máximo possível pela doutrina espírita que acabou é causando aí severos problemas de saúde e teve uma morte até prematura e a gente vai ver que tem é. Uma instrução sobre isso. Olha que interessante. Ou seja, ele foi avisado, né? Vamos então, para o texto de hoje. Enfraquecendo, se diariamente à saúde do senhor Allan Kardec, em consequência de trabalhos excessivos superiores às suas
forças. Vejo-me na necessidade de repetir novamente o que já lhe dissera tantas vezes, precisas de repouso, as forças humanas tem limites que o desejo de que o ensino progrida te leva, muitas vezes a ultrapassar. Estás errado, porquanto procedendo assim, não apressará a marcha da doutrina, mas arruinar as a tua saúde e te colocará na impossibilidade material de acabar a tarefa que
vê este desempenhar neste mundo. A tua enfermidade atual não é mais do que resultado de um dispêndio incessante de forças vitais sem dar tempo a que se efetue a reparação necessária. E há um aquecimento do sangue produzido pela falta absoluta de repouso. Sem dúvida, nós te sustenta. Mozilla, porém, sob a condição de que não desfazer o que
fizermos, de que serve correr? Não te dissemos já muitas vezes que cada coisa virá a seu tempo e que os espíritos prepostos, ao movimento das Ideas sabem fazer que surjam circunstâncias favoráveis, soando um momento de agir. Quando se faz, preciso que todo espírita concentre suas forças para a luta. Pensas que seja do teu dever esgotar as tuas? Não? Em tudo tem que dar o exemplo e teu lugar é na estacada.
No momento do perigo, que Farias lá, se por enfraquecimento, o teu corpo não mais permitisse que teu espírito se utilizasse das armas que a experiência e a revelação te puseram nas mãos? Ouvi-me, deixa para mais tarde as grandes obras destinadas a completar, aqui está esboçada nas suas primeiras publicações. Teus trabalhos ordinários e algumas pequenas brochuras de urgente se a bastam para te absorver o tempo e devem constituir os únicos objetos das tuas preocupações atuais.
Olha que interessante, para quem acha que aquela história né, de. É disciplina, disciplina, disciplina de espíritos severo, que vai fazer o médium se esforçar até morrer. Não tem o menor sentido, né? OOO que os espíritos estão dizendo assim, ó, menos o senhor Kardec me, pô Kardec, menos. Calma, descanse, porque se não vai dar.
Ruim? Vai dar ruim, nós vamos continuar o texto aí. Não te falo apenas em meu nome, sou aqui o delegado de todos os espíritos que tão poderosamente tem contribuído para a propagação do ensino mediante suas sábias instruções. Eles te dizem por meu intermédio que se atraso que considera as prejudicial ao futuro da doutrina, é uma medida necessária de mais de um ponto de vista. Quer porque certas questões ainda não se acham completamente elucidadas?
Quer para preparar os espíritos, a melhor assimilá-las, é necessário que outros tenham limpado o terreno que se acha aprovado. A insustentabilidade de certas teorias e que maior vácuo se haja produzido numa palavra. O momento não é oportuno. Poupa te, portanto, quando for tempo indispensável de ser a todo o vigor de corpo e de espírito. Até aqui, o espiritismo foi alvo de muitas diatribes, levantou muitas tempestades.
Julgas, porém, que toda essa agitação esteja abrandada, que todos os ódios e tenham acalmado e tornado impotentes desiludi te o cadinho depurador. Ainda não expeliu todas as impurezas, o porvir lhe reserva outras provas e as últimas crises não serão as menos penosas e difíceis de suportar. Sei que a tua situação particular te impõem uma imensidade de trabalhos secundários que te consomem a
maior parte do tempo. Os pedidos de toda espécie chovem sobre ti, tu te julgas no dever de atendê-los. Quanto possível, farei aquilo que não ousaria fazer por ti próprio dirigindo me a generalidade dos espíritas, pedir-lhe sei no interesse mesmo do espiritismo que te evita em toda a sobrecarga de trabalho, capaz de consumir instantes, que deve consagrar quase exclusivamente a terminação da obra, certo? A correspondência.
Algo sofrer com isso? Em compensação, ensino ganhará às vezes necessário se torna sacrificar a satisfações individuais ao interesse geral. É uma medida urgente que todos os adeptos sinceros, saberão compreender e aprovar. Olha que interessante como essa é uma comunicação particular dada em 1866. Não acabou. Vindo a público, mas os espíritos estavam. Chacoalhando Kardec. Ele faleceu em 1869, ou seja, 3
anos depois. Olha só como os espíritos são compreensivos e como eles estavam alertando, porque eles sabiam onde isso IA dar, né? Mas infelizmente, pelo jeito, Kardec quis trabalhar o máximo possível. A volumosa correspondência que recebi é para ti, um precioso acervo de documentos e informações. Ela te esclarece sobre a verdadeira marcha e os progressos reais da doutrina. É um termômetro imparcial.
Proporciona te além disso satisfações Morais que, por mais de uma vez, te tem sustentado a coragem mostrando te a adesão que encontram tuas Ideas. Em todos os pontos do Globo sob esse aspecto, a superabundância é um bem, e não um inconveniente, mas com a condição de te auxiliar os trabalhos e não de uso embaraçar, criando te um acréscimo de ocupações. Muito bem, quem mandou esta mensagem foi o doutor de Moura de Moura, enfim. E aí, pelo que eu estou entendendo, vamos ver.
Teve um? Uma mensagem do próprio Kardec, dá uma olhada aqui, ele fala. Bom doutor, the mere, agradeço os seus ponderados conselhos graças à resolução que tomei de enviar, salvo casos excepcionais, a correspondência e habitual a um substituto, ela agora sofre menos e no futuro, nada sofrerá. Mas Cade fazer daqui se acha acumulada mais de 500 cartas a qual, a despeito de toda a minha boa vontade, não posso chegar após em dia. Então, o Kardec está falando sobre é que ele recebeu, foi até
retratado no filme né? Que ele recebeu muitas correspondências. Ele queria responder todas, né? E ele está dizendo assim, que. Não dá pra botar em dia o tanto de correspondência. E como é que ele fala, faria isso? E perguntou pro doutor, demorou. Vamos ver a resposta dele. É preciso, como se diz em linguagem comercial, lançá-la em bloco a conta de lucros e perdas noticiando esta providência pela revista, os teus correspondentes
saberão o que fazer. Compreender, iam a necessidade e a considerarão justificadas pelos conselhos que acabamos de dar. Repito, seria impossível que as coisas continuassem. Como tem ido tudo com isso? Sofreria a tua saúde e a doutrina convém, quando necessário, saber fazer os sacrifícios indispensáveis. Tranquilizador do avante. Sobre este ponto, poderá entregar-te mais livremente aos teus trabalhos ordinários. Eis o que te aconselha aquele que será sempre teu amigo dedicado. Que legal.
Demore cedendo a tão sábio conselho, pedimos àqueles dos nossos correspondentes com os quais estávamos desde longo tempo em atraso que aceitassem as nossas escusas e a manifestação do nosso pesar por não termos podido responder pormenorizadamente como desejarmos as suas atenciosa cartas e que se dignassem de receber coletivamente a expressão dos nossos sentimentos fraternais. Muito legal, ou seja, pelo jeito, pelo que eu entendi, talvez você tenha entendido outra coisa.
Até que é deu uma diminuída no trabalho. Com as respostas às cartas, mas continuou o trabalho muito intenso que acabou trazendo o desencarne aí do Kardec 3 anos depois. Bom, muito bem, é por hoje, é só. No próximo episódio nós vamos estudar um outro texto, Regeneração da humanidade. Agradeço a sua companhia até aqui e espero, como sempre, no próximo programa, até mais. Tchau.
