Obras Póstumas [Ep63] Instrução relativa à saúde do Sr. Allan Kardec (Parte II) - podcast episode cover

Obras Póstumas [Ep63] Instrução relativa à saúde do Sr. Allan Kardec (Parte II)

Aug 03, 202310 minSeason 15Ep. 63
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#espírita #espiritismo #AllanKardec | Assista em vídeo aos outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rPHwOTDmEFUk2OHIppvmb8Y  | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, minha amiga. Olá, meu amigo, como é que vocês estão bem-vindos a mais um episódio onde estudamos obras póstumas, hoje nós vamos a ler um texto que é uma comunicação particular dada em Paris em 23/04/1866, pelo médium senhor d. Enfim, que não importa o nome do médium. Instrução relativa à saúde do senhor Allan Kardec. A gente sabe que Kardec morreu muito precocemente, em decorrência de excesso de

trabalho. Ele tinha uma urgência em fazer o máximo possível pela doutrina espírita que acabou é causando aí severos problemas de saúde e teve uma morte até prematura e a gente vai ver que tem é. Uma instrução sobre isso. Olha que interessante. Ou seja, ele foi avisado, né? Vamos então, para o texto de hoje. Enfraquecendo, se diariamente à saúde do senhor Allan Kardec, em consequência de trabalhos excessivos superiores às suas

forças. Vejo-me na necessidade de repetir novamente o que já lhe dissera tantas vezes, precisas de repouso, as forças humanas tem limites que o desejo de que o ensino progrida te leva, muitas vezes a ultrapassar. Estás errado, porquanto procedendo assim, não apressará a marcha da doutrina, mas arruinar as a tua saúde e te colocará na impossibilidade material de acabar a tarefa que

vê este desempenhar neste mundo. A tua enfermidade atual não é mais do que resultado de um dispêndio incessante de forças vitais sem dar tempo a que se efetue a reparação necessária. E há um aquecimento do sangue produzido pela falta absoluta de repouso. Sem dúvida, nós te sustenta. Mozilla, porém, sob a condição de que não desfazer o que

fizermos, de que serve correr? Não te dissemos já muitas vezes que cada coisa virá a seu tempo e que os espíritos prepostos, ao movimento das Ideas sabem fazer que surjam circunstâncias favoráveis, soando um momento de agir. Quando se faz, preciso que todo espírita concentre suas forças para a luta. Pensas que seja do teu dever esgotar as tuas? Não? Em tudo tem que dar o exemplo e teu lugar é na estacada.

No momento do perigo, que Farias lá, se por enfraquecimento, o teu corpo não mais permitisse que teu espírito se utilizasse das armas que a experiência e a revelação te puseram nas mãos? Ouvi-me, deixa para mais tarde as grandes obras destinadas a completar, aqui está esboçada nas suas primeiras publicações. Teus trabalhos ordinários e algumas pequenas brochuras de urgente se a bastam para te absorver o tempo e devem constituir os únicos objetos das tuas preocupações atuais.

Olha que interessante, para quem acha que aquela história né, de. É disciplina, disciplina, disciplina de espíritos severo, que vai fazer o médium se esforçar até morrer. Não tem o menor sentido, né? OOO que os espíritos estão dizendo assim, ó, menos o senhor Kardec me, pô Kardec, menos. Calma, descanse, porque se não vai dar.

Ruim? Vai dar ruim, nós vamos continuar o texto aí. Não te falo apenas em meu nome, sou aqui o delegado de todos os espíritos que tão poderosamente tem contribuído para a propagação do ensino mediante suas sábias instruções. Eles te dizem por meu intermédio que se atraso que considera as prejudicial ao futuro da doutrina, é uma medida necessária de mais de um ponto de vista. Quer porque certas questões ainda não se acham completamente elucidadas?

Quer para preparar os espíritos, a melhor assimilá-las, é necessário que outros tenham limpado o terreno que se acha aprovado. A insustentabilidade de certas teorias e que maior vácuo se haja produzido numa palavra. O momento não é oportuno. Poupa te, portanto, quando for tempo indispensável de ser a todo o vigor de corpo e de espírito. Até aqui, o espiritismo foi alvo de muitas diatribes, levantou muitas tempestades.

Julgas, porém, que toda essa agitação esteja abrandada, que todos os ódios e tenham acalmado e tornado impotentes desiludi te o cadinho depurador. Ainda não expeliu todas as impurezas, o porvir lhe reserva outras provas e as últimas crises não serão as menos penosas e difíceis de suportar. Sei que a tua situação particular te impõem uma imensidade de trabalhos secundários que te consomem a

maior parte do tempo. Os pedidos de toda espécie chovem sobre ti, tu te julgas no dever de atendê-los. Quanto possível, farei aquilo que não ousaria fazer por ti próprio dirigindo me a generalidade dos espíritas, pedir-lhe sei no interesse mesmo do espiritismo que te evita em toda a sobrecarga de trabalho, capaz de consumir instantes, que deve consagrar quase exclusivamente a terminação da obra, certo? A correspondência.

Algo sofrer com isso? Em compensação, ensino ganhará às vezes necessário se torna sacrificar a satisfações individuais ao interesse geral. É uma medida urgente que todos os adeptos sinceros, saberão compreender e aprovar. Olha que interessante como essa é uma comunicação particular dada em 1866. Não acabou. Vindo a público, mas os espíritos estavam. Chacoalhando Kardec. Ele faleceu em 1869, ou seja, 3

anos depois. Olha só como os espíritos são compreensivos e como eles estavam alertando, porque eles sabiam onde isso IA dar, né? Mas infelizmente, pelo jeito, Kardec quis trabalhar o máximo possível. A volumosa correspondência que recebi é para ti, um precioso acervo de documentos e informações. Ela te esclarece sobre a verdadeira marcha e os progressos reais da doutrina. É um termômetro imparcial.

Proporciona te além disso satisfações Morais que, por mais de uma vez, te tem sustentado a coragem mostrando te a adesão que encontram tuas Ideas. Em todos os pontos do Globo sob esse aspecto, a superabundância é um bem, e não um inconveniente, mas com a condição de te auxiliar os trabalhos e não de uso embaraçar, criando te um acréscimo de ocupações. Muito bem, quem mandou esta mensagem foi o doutor de Moura de Moura, enfim. E aí, pelo que eu estou entendendo, vamos ver.

Teve um? Uma mensagem do próprio Kardec, dá uma olhada aqui, ele fala. Bom doutor, the mere, agradeço os seus ponderados conselhos graças à resolução que tomei de enviar, salvo casos excepcionais, a correspondência e habitual a um substituto, ela agora sofre menos e no futuro, nada sofrerá. Mas Cade fazer daqui se acha acumulada mais de 500 cartas a qual, a despeito de toda a minha boa vontade, não posso chegar após em dia. Então, o Kardec está falando sobre é que ele recebeu, foi até

retratado no filme né? Que ele recebeu muitas correspondências. Ele queria responder todas, né? E ele está dizendo assim, que. Não dá pra botar em dia o tanto de correspondência. E como é que ele fala, faria isso? E perguntou pro doutor, demorou. Vamos ver a resposta dele. É preciso, como se diz em linguagem comercial, lançá-la em bloco a conta de lucros e perdas noticiando esta providência pela revista, os teus correspondentes

saberão o que fazer. Compreender, iam a necessidade e a considerarão justificadas pelos conselhos que acabamos de dar. Repito, seria impossível que as coisas continuassem. Como tem ido tudo com isso? Sofreria a tua saúde e a doutrina convém, quando necessário, saber fazer os sacrifícios indispensáveis. Tranquilizador do avante. Sobre este ponto, poderá entregar-te mais livremente aos teus trabalhos ordinários. Eis o que te aconselha aquele que será sempre teu amigo dedicado. Que legal.

Demore cedendo a tão sábio conselho, pedimos àqueles dos nossos correspondentes com os quais estávamos desde longo tempo em atraso que aceitassem as nossas escusas e a manifestação do nosso pesar por não termos podido responder pormenorizadamente como desejarmos as suas atenciosa cartas e que se dignassem de receber coletivamente a expressão dos nossos sentimentos fraternais. Muito legal, ou seja, pelo jeito, pelo que eu entendi, talvez você tenha entendido outra coisa.

Até que é deu uma diminuída no trabalho. Com as respostas às cartas, mas continuou o trabalho muito intenso que acabou trazendo o desencarne aí do Kardec 3 anos depois. Bom, muito bem, é por hoje, é só. No próximo episódio nós vamos estudar um outro texto, Regeneração da humanidade. Agradeço a sua companhia até aqui e espero, como sempre, no próximo programa, até mais. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android