Obras Póstumas [Ep51] Fundação da Sociedade Espírita de Paris (Parte II) - podcast episode cover

Obras Póstumas [Ep51] Fundação da Sociedade Espírita de Paris (Parte II)

May 11, 20238 minSeason 15Ep. 51
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#espírita #espiritismo #AllanKardec | Assista em vídeo aos outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rPHwOTDmEFUk2OHIppvmb8Y  | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, minha amiga. Olá, meu amigo, como é que vocês estão bem-vindos a mais um episódio onde? Estudamos obras póstumas, nós estamos aqui é agora. Hoje nós vamos estudar sobre a fundação da sociedade espírita de Paris, é mais matando a nossa curiosidade, nas palavras do próprio Kardec, sobre como isso se deu neste caso. Hoje não é uma comunicação mediúnica, é simplesmente um texto do próprio Kardec. Este texto data de primeiro de abril de 1858. Tão bem no comecinho, né?

Ele Funda a sociedade espírita de Paris. Então, sem demora, vamos para o texto. Se bem, não há, já que nenhum caso de previsão mencionou para conservá-lo em lembrança o da fundação da sociedade, por motivo do papel que ela representou na marcha do espiritismo e das comunicações, a que deu lugar havia cerca de 6 meses. Eu realizava em minha casa a rua dos mártires. Uma reunião com alguns adeptos, às terças-feiras, acertar é do Falcão era médium principal.

Com quanto o local não comportasse mais de 15 ou 20 pessoas, até 30. Lá se juntavam, às vezes apresentavam grande interesse tais reuniões. Pelo caráter Sério de que se revestiam e pelas questões que ali se tratavam lá, não raro compareciam príncipes, estrangeiros e outras personagens de alta distinção. Nada como da pela sua disposição. A sala onde nos reuníamos se tornou em breve, muito acanhada.

Alguns dos frequentadores deliberarão cotizar-se para alugar uma que mais conviesse, então fazia-se necessária uma autorização legal a fim de se evitar que a autoridade nos fosse perturbar o senhor dufaux que se dava pessoalmente com o prefeito de polícia, encarregou-se de tratar do caso. A autorização também dependia do ministro do interior.

Coube então ao general x, que era sem que ninguém o soube se simpatiza com as nossas Ideas. Embora sem as conhecer inteiramente obter autorização esta graças a sua influência pode ser concedida em 15 dias, quando de ordinário, leva 3 meses. Para ser dada, a sociedade ficou em consequência, legalmente constituída e passamos a reunir-nos todas as terças-feiras no compartimento que ela alugaram no Palais Royal Galeria de valores.

Aí esteve um ano de 1/04/1858 a 1/04/1859, não tendo permanecido lá por mais tempo, entrou a reunir-se às sextas-feiras, num dos salões do restaurante do Wish. No mesmo Palais, Royal Galeria Monte pense e de 1/04/1859 a 1/04/1860. Na época em que se instalou num local seu, a rua E passagem Santana, 59, olha que interessante, nós estamos presenciando, como é que foi o primeiro centro espírita, digamos assim, né?

Primeira sociedade espírita de Paris, já que o Kardec fazia reuniões na sua casa, isso depois do lançamento do livro dos espíritos. Então, tinha reuniões frequentes todas as terças-feiras na casa do Kardec, e dava de 15 a 20 pessoas, até 30 mais claro. Imagine aí, você fazer uma reunião com 30 pessoas dentro da sua casa, como é que é que fica isso? E aí os próprios membros quem frequentava? Resolveu, é?

Alugar um lugar para que essas reuniões fossem feitas e por isso era época do Napoleão terceiro, que era um ditador, então eu tinha que pedir autorização, um Monte de coisa. Eles conseguiram, aí começaram a fazer a re uniões num lugar. Depois mudou pra outro, mais 1 ano alugado e por fim, Na Na sede própria, na passagem Santana 59.

Formado OPA formada a princípio de elementos pouco Homogêneos e de pessoas de boa vontade, que eram aceitas com facilidade, um tanto excessiva olha, chega lá e participa. A sociedade civil, sujeita a muitas vicissitudes que não foram dos menores percalços da minha tarefa. Então, Kardec aí já nos diz sobre os perrengue que ele passou. É nessa sociedade porque aceitava. Todo mundo com facilidade, um tanto excessiva, depois eles aprimoraram. Isso. Não ficou assim a quem quer?

Aparece não porque aparecia muita gente para atrapalhar os trabalhos, né? Tinha trabalho mediúnico, você sabe. Mas eu torno a dizer os trabalhos mediúnicos, eles são mais restritos, eles são mais delicados, não é que você precisa fazer um curso de 5 anos para participar de um trabalho mediúnico. Não, não se trata disso, mas. Não entra quem quer, curioso só

para atrapalhar, né? E mesmo assim a gente tem que tomar muito cuidado, então as pessoas entram no estudo recomendável que se faça um estudo antes, aí depois faça o trabalho mediúnico. Só trabalham os médios, que já estão da casa, quem chega vai aprendendo.

Depois de alguns meses se sentir porque é meio de unidades e não desenvolve meu de unidade, você nasce com ela, tem essa história ai precisa desenvolver meu de unidade, precisa, nada precisa educar apenas você precisa conhecer, então educar o seu comportamento, meu dignidade está lá desde criança que você tem, então tem que desenvolver coisa nenhuma, você tem que educar e a partir do momento que essas pessoas que estão no trabalho mediúnico. Assistindo, por exemplo, começam

a ter as manifestações. Elas vão sendo acionadas e, com isso, a prática mediúnica vai sendo dada. Mediante a muito estudo, sempre com muito estudo, tá? Então nem tanto ao céu, nem tanto. A Terra aparece qualquer um e já vai sentando para incorporar não e também não precisa ficar 5 anos fazendo um curso de estudos do dessa ou daquela. Não sei o quê para com isso, né? Gente? Daí já é um pouco demais.

Beleza, então a gente. Aprendeu hoje sobre como foi fundada a sociedade é de estudos de Paris. Não é o primeiro centro espírita, digamos assim, e no final, agora a memória me fala mais. Eu acho que no final não é do céu. Inferno há no final do livro dos médiuns tem um capítulo e tem playlist aqui. Você pode assistir sobre como deve ser organizada uma sociedade de estudos espíritas, um centro espírita, né? Então que a gente preste muita atenção nisso aí, que Kardec deixou tudo certinho.

Descri, tinho bonitinho pra gente não se perder, a gente se perde porque a gente gosta de confusão, é matar tudo determinado aí para nos perder. Beleza, nós vamos continuar os nossos estudos no próximo episódio, que traz um título curioso aqui. Agora, mais uma comunicação mediúnica sobre a duração dos trabalhos do Kardec. Eu te espero como sempre, obrigado pela sua presença e até o próximo. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android