BRA. Vó, olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão bem vindos a mais um episódio onde? Estudamos obras póstumas os trabalhos de Allan Kardec, que não deram tempo de ser publicados. Antes do seu desencarne, mais que depois da sociedade espírita de Paris, é os publicou. Nós estamos na primeira parte, estudando um capítulo que se chama estudo sobre a natureza do Cristo no episódio passado.
Estudando sobre Fontes das provas, sobre a natureza do Cristo, e aí nós percebemos que é absurdamente muita coisa foi inventado sobre Jesus e não tem provas sobre isso, né? As provas históricas são muito poucas e aí todo 11, Sobrenatural, toda uma série de coisas que. Hoje é tido como verdade Na Na verdade, foi inventado, não é? Hoje nós vamos é falar sobre o tema. Os Milagres provam a divindade do Cristo. Então, sem demora, vamos para o texto.
Segundo a igreja, a divindade do Cristo está afirmada pelos Milagres que testemunham um poder Sobrenatural. Esta consideração pode ter tido certo peso numa época em que o maravilhoso era aceito sem exame. Hoje, porém, que a ciência levou suas investigações até as leis da natureza. Há mais incrédulos do que crentes nos Milagres, para cujo descrédito não contribuíram um
pouco. O abuso das imitações fraudulentas e à exploração que dessas imitações se afeito a fé nos Milagres foi destruída pelo próprio uso que deles fizeram, donde resultou que muitas pessoas consideram água House do evangelho como puramente lendários. A própria igreja, aliás, tirar os Milagres, todo um alcance como prova da divindade do Cristo, declarando que o demônios pode operar tão prodigiosos quanto aqueles
outros. Citar o poder tem um demônio evidente, se torna que os fatos desse gênero carece, em absoluto, de caráter exclusivamente Divino. Se ele pode fazer coisas espantosas, capazes até de iludir os eleitos, como poderão simples mortais distinguir os bons Milagres e dos maus? Não será de Temer que, observando fatos similares, confundam Deus e Satanás e perceba a grande confusão que existe.
Não é sobre, é? As questões de por que que Jesus é Deus para começo de conversa é que isso foi determinado num concílio, um concílio é uma reunião dos grandes do papa, que geralmente era o imperador Romano. É, e dos grandes que um Belo dia decidiram que Jesus é Deus pronto e acabou, né? E aí hoje as pessoas têm isso como verdade absoluta, não estudam história, não sabe o que que tem por trás de tudo isso. Você atribui a divindade de Jesus somente a milagre que a gente já desconstruiu.
Aqui no canal. Em muitos estudos, que Milagres não existem, né? É é reduzir Jesus a um quase mágico. E aí? Pior, porque esses mesmos que atribuem a divindade de Jesus aos Milagres também dizem que o demônio diabo, se a gente existisse, é se a gente acreditasse que existisse. E o espiritismo, pela lógica, nos traz aí categoricamente que demônio, diabo, suas coisas não existe. Existe espírito inferior, espírito infeliz, mas somos nós
mesmos, né? É que teimamos em um não exercitar o amor, a gente vira uns capeta, uns diabinhos. Mas quando fala que o próprio diabo, o próprio Satanás, faz milagre, engana os seus eleitos. Aí bota tudo no mesmo balaio que aí. Você pode não acreditar, mas nem no diabo, nem Jesus. E qual a importância de Jesus para a sua vida? É por causa dos Milagres que ele fez dos tais Milagres, jura? Que é só por isso, a mensagem dele não tem importância, que tem importância.
É um milagre, pois é nas religiões de hoje, a maioria das pessoas vão, não é para aprender nada, não. É porque é de fenômeno. Nas casas espíritas, maioria das pessoas vão para ver fenômeno. Para incorporação, para ver cura, para buscar é resolver seus problemas físicos, imediatos ou emocionais, enfim, mas assim é. Não é pra aprender, entendi, é pra resolver aquele negócio momentâneo. Há, se eu tiver bem aí, ó, dane-se, eu esqueço quando eu tiver 11, próximo problema.
Aí eu volto, não é? Mas vamos continuar a leitura que dar a Jesus semelhante rival em habilidade, que é o caso do do capeta, cramunhão. É grande desastre mais em matéria de contradições e de inconsequências, não se consideravam as coisas com muita atenção. Numa época em que, para os fiéis, seria um caso de consciência ou pensarem por si mesmos. E discutirem o menor artigo que se lhes impusessem a crença.
Não se contava, então, com o Progresso e ninguém cuidava de que pudesse ter fim o reinado da fé cega e ingenua reinado cômodo, qual o do bel prazer, papel tão preponderante que a igreja se obstinou em atribuir ao demônio produziu consequências desastrosas para a fé, à medida que os homens foram sentindo capazes de ver com seus próprios olhos depois de ter sido explorado com êxito. Durante algum tempo, ele se
tornou. Haviam posto no velho edifício das crenças e uma das causas da incredulidade pode dizer-se que a igreja. Com o tomá-lo por auxiliar indispensável, alimentou em seu seio aquele que se voltaria contra ela, eliminaria os fundamentos. Pois é. Outra consideração, não menos grave, é a de que os fatos milagrosos não constituem privilégio exclusivo da religião cristã.
Não há, com efeito, religião alguma idólatra ou pagã que não tenha seus Milagres tão maravilhosos e tão autênticos para os respectivos adeptos quanto aos do cristianismo. E a igreja se privou do direito de os contestar desde que atribuiu as potências infernais do poder de Deus operar. Compreendi que é tudo muito contraditório. Eu fico meio espantado. Como é que esta fé? Kristan não é lembrando, Jesus Cristo não era questão, ele era
judeu. O cristianismo surgiu, os primeiros cristãos, não é que eram seguidores de Jesus depois da sua morte. E quando o Império Romano resolveu fazer do cristianismo a religião oficial, criou o catolicismo. Que já foi dividido em 2 tipos, Romano Youth ortodoxo, porque eram 2 impérios romanos que se dividiram como papa era o imperador Romano. Naturalmente, a igreja se dividiu e, de lá para cá, foi só acha atrás de racha atrás de racha.
Hoje, 1020 igrejas são criadas por dia, só que no Brasil. Então é. Ficou muito doido, não é? É essas cada um, cada estudante, cada filósofo que pegavam uma parte. Desde o começo fantasiosa sobre a vida de Jesus, sobre os Milagres, sobre o Monte de outras coisas. É fazem teorias, estudos e constrói um Castelo em cima de 11 negócio que não tem nem comprovação. E aí a gente virou essa Torre de Babel que nós temos hoje. Estranha e contraditória, não é?
No sentido teológico, o caráter essencial do milagre é o de ser uma exceção, aberta nas leis da natureza, o que, conseguintemente, o torna inexplicável. Mediante essas mesmas leos, deixa de ser milagre um fato, desde que possa explicar-se que se ache ligado a uma causa conhecida. Desse modo, foi que as descobertas da ciência colocaram no domínio do natural muitos efeitos que eram qualificados de prodígios enquanto se eles desconheciam as causas. Mais tarde, o conhecimento do
princípio espiritual. Da ação dos fluidos sobre a economia geral do mundo invisível dentro do qual vivemos, das faculdades da alma, da existência e das propriedades do perispírito facultou a explicação dos fenômenos de ordem psíquica, provando que esses fenômenos não constituem mais do que os outros derrogações das leis da natureza, que ao contrário, decorrem quase sempre de aplicações destas leos, todos os efeitos do magnetismo, do sonambulismo, do êxtase da dupla vista do hipnotismo.
Da catalepsia, da anestesia, da Transmissão do pensamento, a presciência, as curas instantâneas, as posições, as obsessões, as aparições de transfigurações, et cetera, que formam a quase totalidade dos Milagres do evangelho, pertencem aquela categoria de fenômenos. Então é você está dizendo, levando que Jesus não fez um milagre? Então, nessa concepção da palavra, não Jesus, um espírito feliz, um espírito sabedor de. Todas as coisas que a gente não sabe, obviamente, tinha capacidade de.
É operar pela sua mente, não é pela sua. Pelo seu magnetismo se chama. Diz que se quiser mais um espírito muito superior que sim, esteve encarnado, sabia como fazer as coisas, como operar as coisas. E sim, ele curava as pessoas, né? Com essa energia, com essa capacidade, com esse conhecimento que ele já tinha. Não é previamente. Então a isso chamam de Milagres. É recomendo que você estude céu, inferno ou os Milagres segundo o espiritismo. É porque o perdão se é inferno, não a gênese.
Estou falando besteira. A gênese, os Milagres e as predições segundo o espiritismo, que vem explicar justamente sobre essa questão dos Milagres que o espiritismo encara. Como que que é milagre? É tudo aquilo que é natural. Que é permitido pelas leis naturais, mas que a gente ainda não encontrou uma explicação científica para isso. Beleza, mas vamos continuar aqui na leitura, sabe?
Se agora que tais efeitos resultam de especiais, aptidões e disposições psicológicas que são produzido em todos os tempos e no seio de todos os povos e que foram considerados sobrenaturais pela mesma razão que todos aqueles cuja causa não se percebia, isto explica porque todas as religiões tiverem seus Milagres que mais não são, que fatos naturais quase sempre,
porém. Ampliados até o absurdo pela credulidade e reduzidos agora ao seu justo valor, pelos conhecimentos atuais que permitem, permitem se destaque deles. A parte deriva devido à lenda. E aí eu faço uma correlação muito simples para entender o que que é milagre é considerado até hoje, né? Pelas religiões. Se a 50 anos atrás não vamos nem longe. 50 anos atrás, década de 70. Eu aparecesse. Com este? Equipamento fininho? Celular.
Tá? Fizesse uma chamada de vídeo com alguém que está na Europa, mostrasse para a pessoa. Que que essa pessoa ia achar? Que isso aqui é um milagre. Isso é um milagre. Não se é fruto da inteligência humana que desenvolveu uma tecnologia que nos conecta. Wi-Fi sem fios. Com todo mundo, não é o tempo todo e que todo mundo tem um desse. Mas que há 50 anos atrás. Achariam que era milagre. Porque não sabiam explicar? Que que, que trem é esse?
Do mesmo jeito, tudo aquilo que as religiões chamam de milagre é algo que a ciência ainda não consegue explicar ainda. Ainda, mas não significa que não vai conseguir explicar e quando conseguir explicar, vai ficar evidente que isso é uma lei, está dentro das leis naturais. Não é uma derrogação das leis naturais, porque não faz sentido Deus criar um universo tão perfeito. E para permitir que um outro entortasse essa, a lei da gravidade, por exemplo. É, é uma lei natural, é uma lei divina.
O milagre seria se eu conseguisse sair flutuando, sem mais nem menos. Não é com essa lei de gravidade que nós estamos. Entendi. Então assim não precisa, eu posso ter depois algum instrumento, alguma maneira de flutuar, mas não vai ser milagre, vai ser algo referente como hoje. Nós temos os drone NS que flutuam, os aviões etc, mas os drone? Mas porque tem uma hélice que faz, é com que AA pressão do ar seja menor em baixo e faz com
que ele flutue. Como funciona nas hélices, como funciona em avião et cetera e tal. Tudo explicado pela ciência. Nada de milagre está. Eu estou fazendo essas referências que eu acho que fica mais fácil da gente entender é as coisas.
Continuando a possibilidade da maioria dos fatos que o evangelho cita como operados por Jesus se acha hoje completamente demonstrada pelo magnetismo e pelo espiritismo como fenômenos naturais, pois que eles se produzem as nossas vistas quer, espontaneamente, quer, quando provocados, nada de anormal, em que Jesus possuísse faculdades idênticas às dos nossos
magnetizadores. Curadores sonâmbulos, videntes, médiuns, etc. Do momento em que essas mesmas faculdades se encontram em diferentes graus numa multidão de indivíduos que nada tem de Divino até heréticos idólatras, elas não implicam de maneira alguma a existência de uma natureza sobre humana. Se o próprio Jesus qualifica de Milagres os seus atos, é que nisto, como em muitas outras coisas, lhe cumpria apropriar sua linguagem aos conhecimentos
dos seus contemporâneos. Como poderiam estes aprender os matizes de uma palavra que ainda hoje nem todos compreendem? Para o vulgo eram Milagres as coisas extraordinárias que ele fazia e que pareciam sobrenaturais naquele tempo e mesmo muito tempo depois, ele não podia dar-lhes outro nome. Fato digno de nota é que se serviu dessa denominação para atestar a missão que recebera de Deus, segundo suas próprias
expressões. Porém, nunca se prevaleceu dos Milagres para se apresentar como possuidor do poder Divino. 10 importa, pois se risquem os Milagres do rol das provas sobre que se pretende fundar, a divindade da pessoa do Cristo. Vejamos agora se as encontramos em suas palavras, então isso vai ser no próximo, é estudo, porque chegamos a conclusão que não Jesus não é Divino por causa dos seus Milagres, mesmo que ele tenha falado essa palavra, mas ele dizia assim.
Se você tiver fé e dizer para essa Montanha, saia daqui e vá para lá. Vai acontecer, então ele não se colocava como Deus. Ele dizia, muito pelo contrário, ó, se você tiver fé, você vai conseguir fazer as mesmas coisas que eu faço e muito mais. Ele falou isso muitas vezes, só usou a palavra Milagres porque não tinha jeito de usar outra coisa. Na época, as pessoas não iam entender, mas que hoje, por exemplo, não é na época de Kardec, já se conseguia fazer todas essas.
Há, então você está dizendo que Jesus não fazia nada demais? Não? Eu não estou dizendo isso, eu estou dizendo que ele usava estes atos, né, que são explicados pelo espiritismo e que são repetidos por pessoas que não chegavam, que não chegam nem aos pés da autoridade moral que Jesus tem, provando que isso são fatos que qualquer um de nós pode fazer. O segredo é como é que a gente consegue fazer, mas beleza. Tirando isso, não está tirando
autoridade de Jesus em nada. Jesus era Jesus por causa dos Milagres, jura? É só por isso. Ou será que é? A sua divindade vem por causa das suas palavras, não é? Pelo que se ensinou o que que ele veio nos alertar. A gente vai descobrir isso no próximo encontro. Vai sempre lembrando que.
A estes textos vêm nos. Dar um chacoalham vem nos vai, vem para desconstruir muita coisa que a gente é. A gente nasce é criado para acreditar exatamente daquele jeito e sem questionar que é sempre um argumento. As religiões, é não questione nunca. Isso é mistério de Deus. Isso não pode ser questionado, hora. Quem inventou aquele ditado horroroso? 3 coisas não se discutem religião, política e futebol é um baita dum sacana. Não é um espertinho, porque um política é o ato da discussão.
Como é que não se discute política? Política é o ato de conversar e conseguir conseguir construir coisas. Não se discute política. Oi? Como assim se torce para a política? Não, não se torce o que a gente vê hoje no Brasil é uma torcida para a política e não em discussão que a torcida você venera, você cria ídolos e a discussão não, né? Se discutir ideias, a política é o ato de discutir ideias. 2 futebol não se discute.
Bom, eu não gosto de futebol, não vou discutir, mas assim quer dizer que o que cada time faz você não pode discutir? Você não pode questionar você como torcedor e que talvez, vai lá paga ingresso e sustenta esse time. Você não pode questionar oi, como assim? E a pior de todas, religião não se discute como não, meu amigo, minha amiga, como é que se discute? Sim? Se questiona sim, porque as religiões foram feitas por pessoas. Para terem poder? Não é para terem poder e botar
esse negócio. Só não pode ser questionado. Então? É quando disseram que Jesus é Deus. Isso foi numa reunião do clube do bolinha, dos emperadores romanos, dos grandões lá e serás, e a partir de hoje, Jesus é Deus, ponto. E quem falar o contrário é herege ou vai ser condenado? A gente mata. Bem, bem, Deus, isso não é bem amor de Deus isso. E isso não pode ser discutido.
Entendi que criaram EE até hoje todos esses absurdos se perpetuam, porque todo mundo que está no poder e no controle das religiões querem que assim continue para eles continuarem no poder e fazendo o quê? Principalmente, especialmente tirando o dinheiro dos seus fiéis. É só essa função. Né? Tirando o dinheiro de seus fiéis.
E aí conservam o status quo de poder, assim como na política, no política não se discute quem está lá, não quer que ninguém entre quem está lá. Quem é muito rico não quer que nenhum pobre consiga ser mais rico e assim vai. A história bem longe, né? Beleza, me alonguei mais. No próximo encontro, vamos falar sobre se as palavras de Jesus provam a sua divindade, será que provam? Não sei, eu te espero para descobrir. Até mais, tchau.
