Olá, minha amiga, olá, meu amigo, como é que vocês estão? Bem-vindos a mais um episódio onde estudamos a introdução ao livro dos espíritos. Hoje iremos estudar o item número sexto e que já faz um resumão do que que é a doutrina espírita. Então, sem demora, vamos lá para o texto de hoje. Conforme notamos acima, os próprios seres que se comunicam se designam a si mesmos pelo nome de espíritos ou gênios, declarando alguns pelo menos terem pertencido a homens que viveram na Terra.
Eles compõem o mundo espiritual, como nós constituímos o mundo corporal durante a vida terrena. Vamos resumir em poucas palavras os pontos principais da doutrina que nos transmitiram a fim de mais facilmente respondermos a certas objeções, Deus é eterno, imutável e material único, unipotente, soberanoente, justo e bom criou o universo que abrange todos os seres animados e inanimados, materiais, imateriais. Os seres materiais constituem um mundo visível.
E os seres imateriais, o mundo invisível, ou espírita, isto é, dos espíritos. O mundo espirita é um mundo normal, primitivo, eterno, persistente e sobrevivente a tudo. O mundo corporal é secundário, poderia deixar de existir ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do mundo espírita, os espíritos revés têm temporariamente um invólucro material perecível, cuja destruição pela morte lhes restitui a Liberdade entre as diferentes espécies de seres corpóreos.
Deus escolheu a espécie humana para a encarnação dos espíritos, que chegaram a certo grau de. Desenvolvimento, dando-lhe superioridade e moral e intelectual sobre as outras. A alma é um espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu. Ano, o homem 3 coisas. Uma o corpo é o ser material análogo aos animais, é animado pelo mesmo princípio vital. 21 alma ou ser imaterial, espírito encarnado no corpo. 13 o laço que prende a alma, o corpo, príncipio intermediário entre a
matéria e o espírito. E que depois vai explicar exatamente o que esse terceiro item aí é o perispírito. Mas vai falar para a frente. Você vê que a clareza do do do Kardec para resumir as coisas, é algo. Impressionante, né? Mas vamos continuar aqui. Tem assim o homem 2 naturezas pelo corpo, participa da natureza dos animais, cujos instintos lhe são comuns, pela alma, participa da natureza dos espíritos, o laço ou perispírito, que prende ao corpo e o espírito, é uma espécie de
involtório semimaterial. A morte é a destruição do invólucro mais grosseiro. O espírito conserva segundo que lhe constitui um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, porém que pode tornar se acidentalmente visível e mesmo tangível. Como sucede no fenômeno das aparições, o espírito não é, pois, um ser abstrato indefinido, só possível de conceber-se pelo pensamento. É um ser real, circunscrito que, em certos casos, se torna apreciável pela vista, pelo ouvido e pelo tato.
Os espíritos pertencem a diferentes classes e não são iguais nem em poder, nem inteligência, nem em saber, nem imoralidade, uso da primeira ordem. São os espíritos superiores que se distinguem dos outros pela sua perfeição, seus conhecimentos, sua proximidade. De Deus, pela pureza de seus. E, por seu amor do bem, são os
Anjos ou puros espíritos. Uso das outras classes se acham cada vez mais distanciados dessa perfeição, mostrando-se os das categorias inferiores, na sua maioria eivados das nossas paixões. O ódio, a inveja, o ciúme, o orgulho et cetera irá comprar as ensino mal. Há também entre os inferiores, os que não são nem muito bons, nem muito maus, antes perturbadores e enredadores do que perversos. A malícia e as inconsequências parecem ser o que neles predomina, são os espíritos
estúdios ou levianos. Os espíritos não ocupam perpetuamente a mesma categoria, todos se melhoram passando pelos diferentes graus e da hierarquia espírita. Esta melhora se efetua por meio da encarnação que é imposta a uns como expiação a outros como missão. A vida material é uma prova que lhes cumpre sofrer repetidamente, até que hajam atingido a absoluta perfeição
moral. Deixando o corpo, a alma volve ao mundo dos espíritos, de onde saíra para passar por nova existência material, após um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o qual permanece em estado de espírito errante, 2 tendo espírito que passar por muitas encarnações, segue se que todos nós temos tido muitas existências, e que teremos ainda outras mais ou menos aperfeiçoadas, quer na Terra, quer em outros mundos. Tem o que se falado, disse ele.
Continua esse resumão. E é interessante para quem quiser conhecer o que que a doutrina espírita bota esse vídeo aqui ou bota esse resumão? Ele está falando exatamente tudo, tudo, tudo, tudo. A encarnação dos espíritos se dá sempre na espécie humana. Seria erro acreditar-se que a alma, o espírito, possa encarnar no corpo de um animal?
As diferentes existências corpóreas do espírito são sempre progressivas e nunca regressivas, mas a rapidez do seu progresso depende dos esforços que faça para chegar à perfeição. As qualidades da alma são as do espírito que está encarnado em nós. Assim, homem de bem é a encarnação de um bom espírito, o homem perverso de um espírito impuro.
A alma possuía sua individualidade antes de encarnar conserva, depois de se haver separado do corpo na sua volta ao mundo dos espíritos, encontra a alma todos aqui, less que conheceram na Terra. E todas as suas existências anteriores, se ele dissemos na memória com a lembrança de todo bem e de todo o mal que fez, o espírito encarnado se acha sob a
influência da matéria. O homem que vence esta influência pela elevação e depuração de sua alma, se aproxima dos bons espíritos em cuja companhia um dia estará aquele que se deixa dominar pelas más paixões e põe todas as suas alegrias na satisfação dos apetites grosseiros, se aproxima dos espíritos impuros, dando preponderância à sua natureza
animal. Os. Que os encarnados habitam os diferentes Globos do universo, os não encarnados ou errantes, não ocupam uma região determinada e circunscrita, estão por toda a parte, no espaço e ao nosso lado, vendo-nos e acotovelando-nos de contínuo é toda uma população invisível a mover-se em torno de nós. Os espíritos a exercem incessante a são sobre o mundo moral e mesmo a sobre o mundo
físico. Atuam sobre a matéria e sobre o pensamento e constituem uma das potências da natureza, causa eficiente de uma multidão de fenômenos até então inexplicados ou mal explicados, e que não encontram explicação racional senão no espiritismo. As relações dos espíritos com os homens são constantes. Os bons espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportálas com coragem e resignação. Os maus nos impelem para o mal, é lisongoso, vernos, sucumbi e
assemelhar-nos a eles. As comunicações dos espíritos com os homens são ocultas ou ostensivas. As ocultas ocultas se verificam pela influência boa ou má que exercem sobre nós. A nossa revelia cabe ao nosso juízo discernir as boas das más inspirações. As comunicações ostensivas se dão por meio da escrita da palavra ou de outras manifestações materiais, quase sempre pelos médiuns, que lhe servem de instrumentos. E continua mais este grande resumão, estou selecionando aqui
até o fim que tem. Bastante coisa pra gente ver, olha lá. Os espíritos se manifestam espontaneamente ou mediante evocação, podem evocar-se todos os espíritos, os que animaram a homens obscuros como os das personagens mais ilustres, seja qual for a época em que tenham vivido os de nossos parentes, amigos ou inimigos, e obter, se deles, por comunicações escritas ou verbais, conselhos, informações sobre a situação em que se encontram no além, sobre
o que pensam a nosso respeito. Assim como as revelações que lhe seja permitido fazer-nos, os espíritos são atraídos na razão da simpatia que lhes inspirem a natureza moral do meio que os
evoca. Os espíritos superiores se comprazem nas reuniões sérias, onde predomina o amor do bem e o desejo sincero por parte dos que as compõem de se instruírem e melhorarem a presença deles afasta os espíritos inferiores que, inversamente, encontram livre acesso e podem dobrar com toda a Liberdade, entre pessoas frívolulas ou impelidas unicamente pela curiosidade, onde quer que exista um maus instintos. Longe de.
Se obter em bons conselhos ou informações úteis, dele só se devem espirrar futilidades, mentiras, gracejos de mau gosto ou mistificações, pois que muitas vezes tomam nomes venerados, a fim de melhor induzirem ao erro. Bons dos maus espíritos é extremamente fácil.
Os espíritos superiores usam constantemente de linguagem digna, nobre, repassada, da mais alta moralidade, escorimada de qualquer paixão inferior a mais pura sabedoria lhes transparece dos conselhos que houve, objetivam sempre o nosso melhoramento e o bem da humanidade, a dos espíritos inferiores, ao contrário, é inconsequente, amuditrivial e até a grosseira. Se por vezes dizem alguma coisa boa e verdadeira, muito mais vezes dizem falsidade e absurdos
por malícia ou ignorância. Mas é um bando da credulidade dos homens e se divertem à custa dos que os interrogam. Lisonjeando lhes a vaidade, alimentando-lhes os desejos com falarzes esperanças. Em resumo, as comunicações sérias, na mais ampla acepção do termo, só são dadas nos centros sérios, onde reina intima comunhão de pensamentos, tendo
em vista o bem. A moral dos espíritos superiores se resume como a do Cristo nessa máxima evangélica, fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem, isto é, fazer o bem e não o mal neste princípio. Encontra o homem uma regra universal de proceder mesmo para as suas menores ações, mas não para por aí. É ele continua. Resumindo, inclusive, é um resumo do livro, dos espíritos, do livro, dos médiuns. E as outras obras fundamentais estão todas aqui.
Vamos finalizar o texto. Ensinam-nos que o egoísmo, o orgulho, a sensualidade são paixões que nos aproximam da natureza animal, prendendo-nos à matéria que o homem que já neste mundo se desliga da matéria, desprezando as futilidades mundanas e amando o próximo, se a vizinha da natureza espiritual que cada um deve tornar seu tio de acordo com as faculdades e os meios que Deus lhe pôs nas mãos para experimentálo.
Forte e poderoso devem Amparo e proteção ao fraco, porquanto transgride a lei de Deus, aquele que abusa da força e do poder para oprimir o seu semelhante. Ensina, finalmente, que no mundo dos espíritos nada podendo estar oculto. O hipócrita será desmascarado e patenteada todas as suas torpeas que apresenta inevitável e de todos os instantes daqueles para com quem ou vermos procedido mal.
Constitui um dos castigos que nos estão reservados, que é o estado de inferioridade e superioridade dos espíritos, correspondem penas e gozos desconhecidos na Terra, mas ensinam também não haver falta de irremissíveis que a espia, c cedilha, maiúsculo, ó, não possa pagar meio de consegui-lo, encontra o homem nas diferentes existências que lhe permitem avançar conforme os seus desejos e esforços.
Na cenda do progresso para a perfeição que é o seu destino final, este o resumo da doutrina espírita, como resulta dos ensinamentos dados pelos espíritos superiores, vejamos agora as objeções que se lhe contrapõem. Muito bem. Foi tudo num susto, porque assim é um resumo. É objetivo, é claro. Não tem muito o que nem comentar sobre isso. Se você estuda aqui comigo no canal, né? No podcast, você já deve ter ouvido muitas dessas. Coisas e estudadas mais profundamente.
Né? Então essa introdução aqui é fantástica. Se quiser apresentar Oo espiritismo para alguém, é só apresentar este texto e mais nada. Já tem 11 definição aí, meio que completa sobre o que que é o espiritismo, e porque que é tão bacana, né, essa doutrina e a partir do próximo, agora o item sétimo, nós vamos ver aí algumas objeções ao espiritismo, lembrando que essa introdução vai durar 17 programas. Então nós estamos no sexto, vai até o 17º.
E depois ainda tem os famosos prolegômenos, né? Eu te espero como sempre, até o próximo programa tchau.
