O livro dos Espíritos [Ep98] Sacrifícios (669-673) - podcast episode cover

O livro dos Espíritos [Ep98] Sacrifícios (669-673)

Jan 30, 202320 minSeason 2Ep. 98
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OLivroDosEspíritos #Espiritismo #Kardec | Assista em vídeo os outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rP0dqbD-FmSjfs5x5uR8Bv8 | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio, o de número 98. Uau, estamos chegando a 100. Já do estudo do livro dos espíritos, uma obra fundamental da doutrina espírita. A primeira, nós estamos na terceira parte, já no segundo capítulo das leis Morais, e estamos no capítulo da lei de adoração. Hoje nós vamos falar sobre sacrifícios, então, sem demora, vamos lá. 669 remonta a mais alta antiguidade o uso dos

sacrifícios humanos. Como se explica que o homem tenha sido levado a crer que tais coisas pudessem agradar a Deus? É o tipo de coisa que a gente fica se perguntando, né? Até hoje ficar fazendo sacrifício, sacrifício de animal, sacrifício humano, na bíblia tem isso também, né? Então como que a gente chegou nesse ponto? Vamos ver a resposta dos espíritos. Primeiramente, porque não compreende a Deus como a fonte da bondade nos povos primitivos,

a matéria sobrepuja o espírito. Eles se entregam aos instintos do animal selvagem, por isso é que, em geral, são cruéis. É que neles o senso moral ainda não se acha desenvolvido. Em segundo lugar, é natural que os homens primitivos acreditas em ter uma criatura animada, muito mais valor aos olhos de Deus do que um corpo material. Foi isto que os levou a imolar, em primeiro, animais e mais tarde, homens.

De conformidade com a falsa crença que possuíam, pensavam que o valor dos sacrifícios era proporcional a importância da vítima na vida material, como geralmente a praticais se houver de oferecer alguém um presente. Você vai escolher sempre de tanto maior valor quanto mais afeto e consideração quisesse testemunhar a esse alguém assim tinha que ser com relação a Deus, entre homens ignorantezinha. Então, quando nós tínhamos essa. Éramos muito materializados, né?

O que que a gente fazia? A gente entregava para Deus ou para os deuses, AO que tinha mais valor em algumas sociedades. Se eu não me engano, a. Da América central por aí ou até da América do sul, é simulavam as pessoas mais importantes. Uma filha do sacerdote, alguma coisa assim, porque quanto mais importante era a pessoa. Maior é O Presente para Deus. Assim que pensava, não é? E aí continuam as seguintes perguntas. De modo que os sacrifícios de animais procederam.

Os sacrifícios humanos sobre isso não pode haver a menor dúvida. Então se começou a se sacrificar primeiro animais. B então, de acordo com a explicação que vocês deram, não foi de um sentimento de crueldade que se originaram os sacrifícios humanos. Olha que interessante essa pergunta, né?

E a resposta vai Zezinho. Não originaram-se de uma ideia errônea quanto à maneira de agradar a Deus, considerar o que se deu com Abraão, com o correr dos tempos, os homens entraram abusar dessas práticas, emulando seus inimigos comuns, até mesmo seus inimigos particulares. Deus, entretanto, nunca exigiu sacrifícios nem de homens, nem sequer de animais. Não há como imaginar se que se lhe possa prestar culto mediante a destruição inútil de suas criaturas.

É uma coisa muito simples de se entender. Não é a. Deus é o criador, OA criadora ou enfim. Não tem, né? Gênero de todas as coisas, por que que ele se contentaria ou ela se contentaria com? Morte em sacrifício para quê? É a mesma coisa com dinheiro, não é? Mas uma questão assim, bem simples, você acha mesmo que Deus precisa do seu dinheiro para alguma coisa? Hã? Eu vou dar o meu 10% de dízimo para Deus. Deus não precisa de dinheiro,

ele é o criador de tudo. Você pode ajudar alguma obra de Caridade que ajuda a outras pessoas, mas para de ficar enchendo o bolso de líderes religiosos, outra bilionários, para eles ficarem andando de helicóptero ou jatinho, ir para Miami, curtir as férias pelo amor, Hein? Isso é ser trouxa, abre o olho. Deus não precisa nem de dinheiro, muito menos de sacrifício. Aliás, é um contrassenso isso. Vamos combinar, né? É completamente fora do eixo. 670.

Dar-se-á que alguma vez possam ter sido agradáveis a Deus dos sacrifícios humanos, praticados com piedosa intenção. É via dosa, né? É tudo bem se o espírito, se o aquele sacrifício foi feito, colocando a pessoa mais importante da comunidade para Deus, não sei quem diz que lá então a pergunta é assim, será que alguma vez um sacrifício que foi feito dessa maneira piedosa agradou a Deus?

Olha a resposta, não. Nunca, Deus, porém, julga pela intenção, sendo ignorante os homens, natural, era que supusessem praticar ato louvável emulando seus semelhantes. Nesses casos, Deus atentava unicamente na ideia que preside ao ato, e não neste. A proporção que se foram, melhorando os homens tiveram que reconhecer o erro em que laboravam e que reprovar tais sacrifícios com que não podiam conformar-se. As Ideas de espíritos

esclarecidos. Digo esclarecidos, porque os espíritos tinham então a envolvê-los, o véu material, mas por meio do livre arbítrio possível, lisera vislumbrar suas origens e fim e muitos, por intuição, já compreendi o mal que praticavam, se bem que nem por isso, deixa-se de praticá-lo para satisfazer. Das suas paixões, isso me lembra 11 acontecimento que hoje que eu vi no noticiário. É só para você. Saber aí é. Nós estamos no meio da pandemia de COVID-19 ainda, né?

SARS-CoV-2. E numa baita de uma onda da variante omicron, talvez quando você está assistindo isso já até passou, já está com outras outras variantes, enfim, aí hoje é uma festa sagrada. É na Índia. E aí, sabe que que passou na TV. Milhares, centenas de milhares de pessoas por causa da religião se aglomerando e se banhando no Rio ganges, cão Rio, extra poluído. Mas é um tal Rio sagrado. Colocando as vidas em risco de lá, muita gente vai morrer por causa da religião.

Isso é um tipo de sacrifício também. Então antigamente, né? Se fazia sacrifícios e mesmo que intuitivamente, você sabia que aquilo não estava muito certo, mas era uma coisa assim que não podia deixar de fazer. Será que a gente não está fazendo a mesma coisa hoje com as religiões? É agora falar uma coisa é temporária, não é temporal. É se cancelou o Carnaval e tudo quanto é lado do ano 2022. Beleza, mas não se cancela. Cultos, missas, aglomerações, diversas em qualquer espaço.

Compreendi que é meio hipócrita isso, ué, então porque o vírus só prefere o Carnaval para se transmitir quando você tiver 10000 pessoas trancadas dentro de uma de um templo de uma igreja? Ele não vai se transmitir. Não é? Então a gente precisa. Crescer espiritualmente e parar de de hipocrisia nesse sentido,

tá? Continuando, 671 que devemos pensar das chamadas guerras santas aí essa é para acabar o sentimento que impele os povos fanáticos, tendo em vista agradar a Deus, a exterminarem o mais possível, os que não partilham de suas crenças, poderá equiparar-se quanto à origem, ao sentimento que os excitava outrora a sacrificarem seus semelhantes. De novo, mais uma coisa temporal que eu tenho para dizer para vocês.

É o Afeganistão, neste momento, está dominado pelo Talibã, é por uma teocracia, né muçulmana e do islamismo. Beleza. É o ponto em que se produz, se fabrica mais drogas no mundo e o Talibã não fala nada porque eles ganham dinheiro em cima disso. E é prejudicial para todo mundo. É droga e serve para as pessoas morrerem. É lá onde mais produz o ópio. E eu acho que a heroína no mundo e o Talibã sabe disso, mas não faz nada.

Hipocrisia que fala? Então guerra Santa, nenhuma guerra é Santa, não é o que tem é o egoísmo das pessoas, dos homens, dos líderes religiosos que quer fazer com que todo mundo. Siga aquela determinada religião. Ora, ora, ora. Nós cristãos, temos muito que se vem envergonhar, por exemplo, o que nas aulas, né? A gente aprendia como algo. Bonito, olha os Jesuítas catequizaram os índios. Oh, que coisa linda, que maravilhoso. Foi um horror. Isso porque eles tiraram a opção

dos indígenas, né não? Índios, indígenas, de terem suas crenças e tinham. E tinham e vivenciavam isso, mas aí o homem branco chega numa Terra que não é dele. E resolveu que tinha que transformar todo mundo em cristão. Foi um horror, foi um extermínio das culturas locais. E até hoje isso acontece. Há casos em que. Os pajés acasos, não? A maioria deles, os pajés, que é no seu passado, os homens sábios geralmente médiuns, mas tinha muita sabedoria de cura, né?

De? Também de é com evas, et cetera e tal. Hoje eles são perseguidos, as suas casas são Queimadas porque hoje tem as missões evangélicas. Que colocam na cabeça dos indígenas que o pajé é o demo que aquilo é coisa do demônio e continuam estraçalhando as crenças e as culturas dos indígenas hoje. Isso É Ou Não É uma guerra Santa está acontecendo agora.

Em diversos lugares, o pior é que muitos que estão fazendo isso sequer se dão conta que estão estraçalhando, estão achando que estão levando um bem. A palavra de Deus, a bíblia dos judeus, não é porque não é para não é, não é livro Santo e nem palavra de Deus. Não é 11 bíblia que é dos judeus e com acréscimos aí dos cristãos. Então, olha como vai. Seguindo, caminhando aí as coisas não é?

Então vamos lá ver a resposta sobre as guerras santas são impelidos pelos maus espíritos e fazendo a guerra aos seus semelhantes contra vem a vontade de Deus, que manda-me cada um o seu irmão como a si mesmo. Todas as religiões, ou antes, todos os povos adoram o mesmo Deus, qualquer que seja o nome que lhe dêem. Por que então, a de um fazer

guerra? Outro, sob o fundamento de ser a religião deste, diferente da sua ou por não ter ainda atingido o grau de Progresso da religião dos povos cultos? Se são desculpáveis os povos de não crêem na palavra, daquele que o espírito de Deus animava e que Deus enviou, sobretudo os que não viram e não lhe testemunharão os atos como pretender disso, que creiam nessa palavra de paz quando ele se diz levar lá de espada, imponho.

Eles têm que ser esclarecidos e devemos esforçar-nos por fazê Los conhecer a doutrina do Salvador mediante a persuasão e com brandura, nunca a ferro e fogo em vós, a maioria não acredita nas comunicações que temos com certos mortais, como quereríeis que estranhos acreditassem na vossa palavra. Quando desmente isso com os atos, a doutrina que pregais é isso aconteceu muito primeiro com a igreja católica romana,

mas. Toda, praticamente toda a religião fez grande estrago e está fazendo grande estrago ainda hoje, né? Por que quer obrigar que o outro acredite naquilo? Hora uma pessoa que nasceu, viveu e morreu e não conheceu Jesus, mas foi uma pessoa boa. Porque o problema? Porque essa angústia de ter que todo mundo conhecer Jesus fica quieto. Google, obrigado de nada. O Google começa a perguntar as coisa. É porque é tantos.

É. Tantas, tantas guerras, tantas tantos modos de forçar os outros, e antes de Jesus teve tanta gente e as religiões não cristãs, que são a maioria do mundo, não conhecem Jesus e tá tudo bem. Entendi, ninguém precisa obrigar ninguém a conhecer nada, muito menos fazer guerra agora. A ala radical do islamismo, por exemplo, está tentando convencer a força. Converter não é na guerra da Síria, por exemplo. Os católicos eram persuadidos e são persuadidos a se converterem

ao islamismo. Porque se não morrem degolados, fizeram árvores de Natal com cabeças de pessoas para forçar. Outras pessoas, seus familiares a se converterem no islamismo. Entendi. Não faz sentido, não é esse amor que Deus é. Quer que temos um pelo outro? Pouco importa o nome que tenha, não faz diferença. 672 a oferenda feita a Deus de frutos da Terra tinha a seus olhos mais mérito do que o sacrifício dos animais.

Já vos respondi declarando que Deus julga segundo a intenção e que para ele pouca importância, tinha o fato mais agradável. Evidentemente era a Deus que lhe oferecessem frutos da Terra. Em vez do sangue das vítimas, como temos dito, sempre repetiremos a prece proferida no fundo da alma. É 100 vezes mais agradável a Deus do que todas as oferendas que lhe possais fazer. Repito que a intenção é tudo que o fato nada vale. Olha que interessante. Não é nem precisa ficar fazendo oferendas.

Não precisa ficar 5 horas rezando por dia. Sabe o que interessa é a sua prece. Você ficar repetindo é fórmulas. Não faz a menor diferença. A sua cabeça está lá, na morte da Bezerra. O que interessa é o que você tem no coração que interessa a Deus é isso, não tem necessidade. Ele ou ela é criador de tudo, não precisa dar de presente para ele ou ela algo que é dele dela.

Compreendi fácil, não é 673, não seria um meio de tornar essas oferendas agradáveis a Deus, consagrá-la, a minorar os sofrimentos das daqueles a quem falta o necessário?

E nesse caso, o sacrifício dos animais, praticado com fio útil, não se tornaria meritório, ao passo que era abusivo quando para nada servia ou só aproveitava aos que de nada precisavam, não haveria qualquer coisa de verdadeiramente piedoso em consagrar-se aos pobres, as primícias dos bens que Deus nos concede na Terra. Deus abençoa sempre os que fazem

o bem. O melhor meio de honrá-lo consiste em minorar os sofrimentos dos pobres e dos Aflitos. Não quero dizer com isto que ele diz, aprove a cerimônia que praticas para lhe dirigir o desastrosas. Preciso muito dinheiro. Porém, aí se gasta que poderia ser empregado mais utilmente do q UE. Deus ama a simplicidade em tudo. Homem que se atenha às exterioridades e não ao coração é um espírito de vistas acanhada e dizer em consciência se Deus deve atender mais a forma do que ao fundo.

Olha que bronca, que os espíritos nos dão agora. Porque está dizendo assim, olha todo o dinheiro que vocês investem construindo coisa, construindo templos, templos cada vez maiores adornado. Se você já visitou o já viu em vídeo AO Vaticano, por exemplo, a. São Pedro AA igreja é como é que chama a gente? Catedral de São Pedro. Você vai ver o quanto de dinheiro que está lá, e aí você fala assim, caramba, quanta gente podia matar a fome. Sem essa opulência toda, né?

Obviamente que hoje em dia, como é que você vai vender uma catedral de São Pedro para alguém, não é isso, mas continuam construindo igrejas e templos a todo momento, achando que vão agradar a Deus quando na verdade. Estão tornando um dinheiro, enquanto muitos passam fome. Por que que os. Os religiosos se importam tanto com pauta de costumes, acham imoral um Monte de coisa, mas não acham imoral uma pessoa em condição de rua? Passa aí, acho que está tudo certo.

É assim mesmo. Deus quis assim. Né? Não se importam? In serem carnívoros, ou é matar animais para sobreviver? Quando a gente pode? Ter outras formas, isso é muito individual, mas assim entende que os valores estão todos, meio mancha. Dados estão todos meio quebrados. A gente precisa realmente dar valor àquilo que precisa ter valor, né? Deus não quer templos? Hã? Mas como é que a gente ia se encontrar no meio da rua? Tá beleza? Faça lá um Barracão.

Nada de luxo, simples, confortável, que ninguém merece. Também tem passar frio nem passar calor, né? Mas para por aí. Para que essa essa, essa cobiça de poder, está tudo resumido aí poder. Os líderes religiosos querem poder quanto mais melhor, porque não se contentam com uma igreja pequena com uma casa espírita pequena, com um templo pequeno. Querem sempre construir algo maior, maior, porque está vindo gente. Beleza, você tem internet agora, transmite online.

As pessoas assistem de casa. Se não precisa mais de templos. Você não precisa mais de centro espírita grande ou sabe, você consegue chegar nas pessoas de outro modo, então não gaste dinheiro com isso, faça campanhas e ajude as pessoas. Mas não fique torrando dinheiro para dizer que aquilo que é para Deus, porque não é para Deus. Deus não se importa com isso. Deus se importa somente com uma coisa com que vai no nosso coração. Maravilha, falei demais.

Hoje eu estou muito tagarela, mas enfim, no próximo episódio vamos começar o capítulo 3 falando da lei do trabalho e especificamente necessidade do trabalho. Será que a gente precisa trabalhar? Eu te espero como sempre, até lá, tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android